LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

domingo, 20 de maio de 2012

TERREMOTO ATINGE PROVINCIA ITALIANA

Pelo menos três pessoas morreram neste domingo, uma na queda do teto de uma indústria na região de Bondeno e outras duas no desmoranamento de uma fábrica de cerâmica em San Agostino, província de Ferrara, na região de Emilia Romagna por causa de um terremoto, informou o responsável de Defesa Civil da região.
Após a réplica de magnitude 4,9 graus na escala Richter que sacudiu o norte da província de Modena às 5h03 (horário local, 0h03 de Brasília) - uma hora depois do terremoto de magnitude 5,9 sentido em todo o nordeste da Itália -, aconteceram desmoronamentos de algumas fábricas em Bondeno.
Segundo Demetro Egli, responsável de Defesa Civil da região e dos bombeiros, que já estão trabalhando na região, pode haver pessoas presas. Também a igreja de San Felice sul Panaro, na província de Modena, veio abaixo após o terremoto, assegura Defesa Civil.
Na localidade de Mirandola, província de Ferrara, os doentes em estado grave do hospital local foram removidos, assim como os idosos de um asilo, informa a Defesa Civil.
O terremoto de 5,9 graus de magnitude na escala Richter registrado às 2h03 deste domingo (horário local, 11h03 de sábado em Brasília) na região de Emília-Romanha (norte da Itália) foi sentido também em outras como Toscana, Vêneto, Lombardia, Tretino Alto Adigio e Friuli Venezia Giulia.
O tremor, que teve seu epicentro a 5 quilômetros a leste da localidade de San Felice sul Panaro, segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália, foi precedido por outros dois, um de intensidade 4,1 - umas três horas antes do principal - e outro, de 2,2 graus.
Em várias cidades, segundo informa a imprensa local, muitas pessoas saíram para as ruas em pânico ao sentir o tremor, que durou cerca de 20 segundos. Segundo o Serviço de Vigilância Geológica dos Estados Unidos (USGS), o tremor foi registrado a uma profundidade de 10,1 quilômetros.
Os italianos reviveram o terremoto de Abruzos (centro da Itália) que no dia 6 de abril de 2009 teve uma magnitude de 5,8 graus na escala Richter, provocou a morte de 308 pessoas, 1.600 feridos e milhares de deslocados, devastando povoados da região e o centro histórico da cidade de Áquila.
Foto: Reuters Prédio destruído em San Agostino,na província de Ferrara

Nenhum comentário:

Postar um comentário