LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

sábado, 23 de fevereiro de 2013

ESPIRITO SANTO: SUSPEITOS DE TENTAR ASSALTOS SÃO PRESOS

o VNT do ESO
Por volta das 16:00h desta sexta-feira, 22 de Fevereiro/2013 a policia militar de Espírito Santo/RN persegue e prende bandidos suspeitos de tentativa de assalto ao Correios.
Segundo informações dois bandidos de nomes ainda não identificados esperavam em uma embosca na estrada que liga Espírito Santo a Pedro Velho a funcionaria da agência dos Correiros da cidade que seguia na estrada de volta pra casa, os bandidos pretendiam faze-la como refém para abrirem o cofre da agência.
Ainda segundo informações passadas ao site ao desconfiar que estava sendo seguida a funcionária ligou para policia de Espírito Santo que no mesmo instante acionou o GTO e a policia de outras cidades circunvinhas e foram a perseguição dos bandidos, chegando nos eucaliptos já próximo a cidade de Pedro Velho a policia localizou os bandidos que ao vê a policia sacou a arma e começaram a atirar, daí começou uma troca de tiros entre bandidos e policia, onde os dois bandidos foram baleados, pegos e trazidos até o posto de saúde de Espírito Santo onde após receberam atendimentos médico foram levados para o presidio.
Um dos bandidos é conhecido da policia, já tinha sido preso por roubo e estava em liberdade a aproximadamente três meses, tudo indica que um dos bandidos é de Nova Cruz/RN e o outro da cidade de Mataraca na Paraíba.
Ao perceber o que estava acontecendo a população foi até a frente do posto de saúde que fica localizado no centro da cidade para verem os bandidos após a saído do posto.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

EE PROF OCILA BEZERRIL INICIAS AULAS SEGUNDA DIA 25/02


A Escola Estadual professora Ocila Bezerril inicia seu ano letivo dia na próxima segunda feira dia 25, são mais de mil alunos matriculados de do 6º ao 9º ano do ensino fundamental  , EJA (Ensino Fundamental  e Médio ) e Ensino Médio.
A escola conta com o quadro de professores quase completo em torno de 95%.
 Nesta quinta feira foi realizada uma reunião onde foi dada as diretrizes para o ano letivo de 2013 , foram repassados alguns informes e a distribuição de carga horária de cada professor.
Vale a pena valorizar o trabalho que foi feito no Ocila pela direção da Escola o que recuperou a credibilidade da escola, tanto na pate disciplinar quanto na parte de ensino aprendizagem, foram alunos aprovados em vestibulares(UFRN e outras)  e concursos do IFRN, alem de ficar com a 3ª melhor escola publica da 3ª DIRED de acordo com o IDEB.
                                                     Diretor Roberto(a direita) e vice Odailza( a direita)

No turno matutino funcionarão dois sexto ano, um sétimo , um oitavo e um nono ano no ensino fundamental, no esnino medio teremos dois primeiros anos, um segundo ano e um terceiro ano.
No turno vespertino funcionarão, tres sexto ano , dois setimo ano  e um oitavo ano , e ainda um EJA III  e um segundo ano deensino médio .
No turno noturno funcionarão  um EJA III, um EJA IV, dois primeiro anos do Ensino Medio, dois segundo anos e um terceiro ano; um EJA EM I periodo, umEJA EM II periodo e um EJA EM III periodo.
novos computadores chegaram a escola
A escola dispõe de livros didáticos de todas as disciplinas que serão distribuido aos alunos , assim como caderno e lápis.


                                              FOTOS DO ENCONTRO PEDAGÓGICO









                                                    kit entregue aos professores





                                                    parada para um lanche


                                                     foi dada uma nova pintura na escola

                                                    livros didáticos e paradidáticos


REDE DE SEXO E CORRUPÇÃO PODE TER LEVADO A RENÚNCIA DO PAPA

O jornal italiano La Repubblica garantiu nesta quinta-feira que Bento XVI decidiu renunciar após receber um informe ultrassecreto elaborado por três cardeais sobre uma trama de corrupção, sexo e tráfico de influências no Vaticano.


De acordo com o diário, em uma reportagem assinada pela jornalista Concita di Gregorio, o relatório que foi encomendado por Bento XVI a três cardeais no ano passado - o espanhol Julián Herranz, o eslovaco Jozef Tomko e o italiano Salvatore De Giorgi -, após vazamentos de documentos confidenciais em um escândalo que ficou conhecido como Vatileaks, revela um sistema de "chantagens" internas baseado em fraquezas sexuais e ambições pessoais.

O texto de 300 páginas que se refere a um "lobby gay" dentro do Vaticano, foi entregue em dezembro ao pontífice, segundo a jornalista que não esclarece como teve acesso ao documento. "Fantasias, invenções, opiniões", assegurou o porta-voz do Vaticano, o padre Federico Lombardi, após advertir que não comentará a reportagem e que os cardeais envolvidos não aceitarão conceder entrevistas.
Com o título "Não fornicarás, nem roubarás, os mandamentos violados no informe que sacudiu o Papa", o jornal sustenta que o cardeal espanhol Herranz, do Opus Dei, ilustrou ao Papa no dia 9 de outubro do ano passado os "assuntos mais escabrosos" do relatório, em particular a existência de uma "rede transversal unida pela orientação sexual".
"Pela primeira vez a palavra homossexualidade foi pronunciada no gabinete papal", escreve o impresso italiano. A reportagem sustenta que, durante oito meses, os cardeais interrogaram muitos prelados e laicos, dividindo-os por congregação e nacionalidade, e estabeleceram que existem vários grupos de pressão dentro do Vaticano, entre eles um sujeito a chantagem, a "impropriam influentiam" por sua homossexualidade.

NATAL:CASAL QUE MATOU MÃE E FILHA É PRESO NA PARAIBA

Casal morava vizinho às vítimas e estava foragido desde do dia do crimeasal que matou mãe e filha na comunidade do Japão no ano passado foi preso na cidade de Guarabira, na Paraíba, na manhã desta quinta-feira (21). Após a detenção, os dois foram trazidos de volta ao Rio Grande do Norte pela Polícia Civil potiguar e chegaram  até à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM).
Júnior SantosAnderson e Daniele chegaram em Natal no início da noiteAnderson e Daniele chegaram em Natal no início da noite

Anderson Elias do Nascimento, de 28 anos, e Daniele da Silva Miranda, 25 anos, foram primeiramente detidos pela  polícia paraibana como suspeitos de tráfico de drogas. Entretanto, segundo a delegada da DEAM, Karen Cristina Lopes, os dois não foram detidos em flagrante e só podiam ser presos mediante um mandado de prisão, que a polícia potiguar já possuía.

Uma viatura da Decap se deslocou até Guarabira para efetuar a prisão e levá-los de volta ao RN. Durante a viagem, Anderson quis encobrir a participação de  Daniele e tomar toda a culpa do crime para si, mas  o inquérito já incrimina o casal.

Daniele será levada ao CDP Feminino de Parnamirim e Anderson, ao Núcleo de Custódia da Cidade da Esperança. Ele respondia por homicídio e assalto e era fugitivo de Alcaçuz, enquanto ela é ré primária.
O crime aconteceu dentro da casa das vítimas, Lorrana Vicente do Nascimento, 29 anos, e Jasmin Lorrana Nascimento Santos Lopes, 6 anos. Na época do crime, o delegado Raimundo Lucena, da 7ª Delegacia de Polícia, afirmou que a mãe foi morta a tiros por Anderson, enquanto Daniele esfaqueou o pescoço da criança.


Anderson estava foragido da penitenciária de Alcaçuz e morava com Daniele vizinho às vítimas. Segundo familiares de Lorrana, Daniele discutia frequentemente com ela e a criança costumava se envolver na discussão. "Populares relataram que, ao sair da residência de Lorrana, Daniele gritou 'sangrei uma galinha', se referindo à criança", disse Raimundo Lucena.

O corpo das duas foi encontrado por volta das 2h, sobre a cama da casa onde moravam. Ao identificarem o suspeito, a polícia seguiu para a casa dele e encontraram uma faca suja de sangue e pedras de crack

CANGUARETAMA:JOVEM É PRESO POR TRAFICO DE DROGAS



A Polícia Militar de Canguaretama, município localizado no Litoral Sul do Rio Grande do Norte, realizou na tarde desta quarta-feira (20), mais uma operação conjunta entre - RP, GTO e NORE, sob o comando do Cap. PM Luiz Carlos e do Ten. PM César que culminou com a prisão de Elizeu do Nascimento Bastos, vulgo "Zeu", 18 anos, residente no bairro do Jiqui, em Canguaretama. 

O jovem foi preso pela prática do tráfico de drogas.  Há cerca de duas semanas a Polícia Militar vinha monitorando a residência do acusado, aonde funcionava uma "boca de fumo" para a venda de crack.

Na ação desta terça a polícia aprendeu cerca de 40 pedras de crack, aparelhos celulares, uma espingarda de "soca" e outros objetos sem nota fiscal que, podem ser moedas usadas na comercialização do entorpecente.  "Zeu" foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Canguaretama, onde foi autuado em flagrante de delito e será investigado como suspeito de prática de outros delitos.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

CRIME BARBARO: HOMEM MATA JOVEM A GOLPES DE FOICE EM PEDRO VELHO

CRIME BÁRBARO. Assim foi caracterizado o crime de assassinato registrado no final da tarde desta quarta-feira (20) em uma localidade da Zona Rural de Pedro Velho.





Um homem identificado como José Vieira da silva, de 50 anos foi preso, no início da manhã desta quinta-feira (21), suspeito de matar e decapitar o vizinho dele, na cidade de Pedro Velho. O crime foi registrado na noite desta quarta-feira (19) e a vítima foi identificada como José Ailton Alves Gomes, de 31 anos.
O capitão PM Luís Carlos, comandante do policiamento naquela cidade, disse ao Portal BO que o acusado havia brigado com a esposa dele, dentro de casa, na noite de ontem, e ao sair encontrou José Ailton na rua. “Sem nenhum motivo, apenas por ser um homem violento, ele partiu para cima do vizinho e desferiu golpes de foice”, revelou o policial.
A vítima foi atingida por vários golpes e acabou tendo a cabeça degolada. Logo depois, José Vieira fugiu com destino ignorado. Ainda de acordo com o capitão Luís Carlos, no início da manhã de hoje, os policiais militares estavam em diligências e acabaram visualizando o suspeito saindo de dentro de um matagal.
“Fizemos a abordagem e o encontramos, inclusive, carregando a arma do crime. De imediato, demos voz de prisão e ele não reagiu”, completou. José Vieira foi levado para a Delegacia de Pedro Velho, onde os policiais descobriram que o suspeito já respondia por lesão corporal contra a esposa e tinha um histórico de violência.

A PRISÃO

Após o assassinato, a Polícia Militar do 8º BPM-RN que tem o comando do Major Tavares, sob o comando do Cap. PM Luiz Carlos, iniciou diligências na tentativa de chegar ao homicida. Durante toda a noite da quarta e madrugada desta quinta, os policiais ficaram em campana. Por volta das 04h30 (quinta-feira) a Guarnição da cidade de Pedro Velho, conseguiu interceptar e prender o criminoso que tentava escapar fugindo em direção ao Alecrim. O homem ainda estava com a foice usada para tirar a vida de José Hailton. 

À Polícia, Zé Vieira contou que assassinou a vítima porque estava sendo ameaçado e que matou para não morrer. Não mostrou arrependimento e disse não está embriagado no momento do crime. A família e moradores da localidade, onde o assassinato ocorreu, relataram nunca terem tido conhecimento de algum tipo de desentendimento entre os dois.

O acusado foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil para os termos legais e deve ficar a disposição da justiça.

VEJA AS DELIBERAÇÕES DA ASSEMBLEIA DO SINTE RN



Professores e funcionários da Educação da rede estadual de ensino participaram, na tarde desta segunda-feira (18), da primeira assembleia geral da categoria em 2013. Confira as deliberações:

 Entrega da pauta de reivindicação na governadoria no dia 4 de março, às 9 horas. As regionais deverão trazer caravanas e os profissionais de Natal e região metropolitana do turno matutino darão aula em frente à Governadoria;
 Durante o mês de março a direção estadual irá participar das mobilizações nas regionais através de assembléias;
 Durante os meses de fevereiro e março os profissionais nas escolas devem trabalhar com os alunos e pais a pauta de reivindicação.
 Formar representantes de alunos e pais nas escolas para participar das lutas do SINTE-RN na Campanha Educacional e Salarial;
 Coletar assinaturas na comunidade escolar em defesa da pauta de reivindicações;
 Escolha de representantes de turno por escola durante o mês de março e enviar ata de escolha para o SINTE-RN;
 Mobilizar os funcionários para participar das atividades de discussão nas escolas e as promovidas pelo SINTE-RN;
 Direção do SINTE-RN participar do Fórum dos Servidores;
 Direção do SINTE-RN enviar a pauta de reivindicação da categoria às Centrais Sindicais e movimentos sociais para que estes dialoguem com a nossa luta em defesa e promoção da Educação pública;
 Veicular na imprensa uma nota que denuncie as reais condições de trabalho e salarial da categoria;
 O SINTE-RN vai encampar o “Fora Rosalba”;
 Quando houver descumprimento da legislação em vigor pelos gestores públicos que seja pedido seu impeachment;
 Buscar na Promotoria e Conselho Nacional de justiça a criminalização de juízes por omissão de julgamento das ações requeridas pelo SINTE-RN;
 Parada de Advertência de 48 horas nos dias 14 e 15 de março
PROGRAMAÇÃO:
14/03/2013 9h ato político na Praça Gentil Ferreira e às 15 h Exposição sobre o tema: Avaliação na Educação Básica;
15/03/2013 9h Ato político de desagravo sobre a postura da Promotora Carla Amico contra os/as trabalhadores/as, ás 15 h Exposição e debate do tema: Contratos coletivos Especiais - com as Centrais Sindicais. Local: auditório do SINTE-RN.
Pauta de reivindicação da categoria aprovada em assembléia da categoria
1) Reajuste de acordo de acordo com a tabela salarial expressa no projeto de lei de revisão do plano de carreira.
2) A tabela deve ser corrigida pelo Custo/Aluno, previsto na lei 11.738/2008;
3) Pagar imediatamente a tabela salarial do plano de carreira dos Funcionários/as;
4) Correção da tabela salarial do plano de carreira dos funcionários com base no índice do salário mínimo;
5) Aplicação imediata do 1/3 de hora atividade;
6) Revisão imediata do plano de carreira dos funcionários, para incluir correção salarial, mês da correção, reduzir de 39 anos para 30 anos a finalização da carreira para chegar ao último nível remuneratório, abrir novo enquadramento, reduzir de 03 para 02 anos a mudança de um número para outro denominado de nível remuneratório;
7) Atualização imediata da promoção horizontal devida a partir do plano de carreira;
8) Convocação dos concursados para os pólos de Natal e Pau dos ferros e suporte pedagógico onde não houve convocação;
9) Atualização e pagamento das promoções verticais;
10) Concessão das licenças prêmios para quem está em sala de aula;
11) Climatização das salas de aula;
12) Aplicação da resolução do MEC que trata do número de alunos por sala de aula;
13) Reforma nas escolas;
14) Formação para os funcionários em vista ao plano de carreira, ou seja, que sirva de instrumento de valorização na carreira, através da Escola de Governo;
15) Encaminhar para a assembleia os projetos de lei que estão na Casa Civil: Revisão do plano de carreira, porte das escolas, Gratificação de diretores e vicediretores e Reformulação da lei de gestão democrática;
16) Concessão de aposentadoria em 30 dias ou afastamento imediato das atividades com espera de aposentadoria em casa;
17) Concessão de valetransporte independente de teto salarial;
18) Concessão de vale-refeição;
19) Confecção da carteira funcional para a categoria;
20) Funcionamento do Conselho de Controle Social;
21) Funcionamento do Conselho Político do profuncionário;
22) Fazer cumprir a lei da RAIS que paga o PASEP;
23) Concessão do vale-cultura;
24) Reestruturar os locais de trabalho: dotar de estrutura e infraestrutura, número de profissionais por escola, estabelecer critérios de remoção dos/as funcionários;
25) Elaboração do Plano Estadual de Educação;
26) Divulgação do repasse dos recursos enviados pelo governo federal;
27) Publicação da folha de pessoal com o quantitativo no nível e classe, quantidade dos aposentados por Regional;
28) Pagamento de 45 dias de férias;
29) Disponibilidade aos dirigentes do SINTE;
30) Pagamento após 30 dias de trabalho aos novos professores;
31) Realização de concurso público para provimento de cargo dos serviços da Educação.

ASTEROIDE PODE TER CAIDO NO RJ



Moradores do estado do Rio de Janeiro foram surpreendidos por uma bola de fogo que cruzou o céu fluminense na manhã desta quarta-feira (20). De acordo com o Jornal Hoje, diversos moradores das cidades de Cabo Frio e Rio das Ostras viram o fenômeno por volta das 10h. 

O fenômeno foi identificado como a queda de um meteoro na região. Até o momento não foram encontradas fotos ou vídeos de cinegrafistas amadores que tenham registrado o momento em que o fato aconteceu, dada à velocidade com a qual o objeto caiu na Terra e a forte luz do Sol no período do fim da manhã, quando o evento aconteceu.

Ainda segundo o Jornal Hoje, um outro meteoro caiu nesta manhã no Espírito Santo. O fato foi confirmado por funcionários da Infraero que trabalham na torre de controle do aeroporto Eurico de Aguiar Salles, no município de Vitória, no Espírito Santo. Eles avistaram a queda de um objeto que deixou um rastro luminoso no céu. Segundo a Infraero, o fenômeno aconteceu de forma rápida e, portanto, não houve necessidade de alertar as aeronaves da região sobre o ocorrido.

DEPUTADA QUER AGENCIA DA CAIXA EM CANGUARETAMA

VNT via e-mail por Imprensa Fátima Bezerra
Deputada federal Fátima Bezerra (PT)
A deputada federal Fátima Bezerra (PT) solicitou ao presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda a ampliação de mais nove agências para atender à população do Rio Grande do Norte. “A Caixa, além do papel fomentador da economia, é o executor dos mais importantes programas sociais do Governo Federal, principalmente do Minha Casa, Minha Vida”, justificou Fátima.
Para a deputada não se justifica, por exemplo, que um município como Parelhas, com mais de 20 mil habitantes e em cujo entorno estão oito municípios da região do Seridó, não conte com uma agência da Caixa. Nesse caso, Fátima assegurou ao presidente da Caixa que o prefeito municipal, Francisco Medeiros se dispõe a ceder, se for necessário, prédio para instalação provisória da agência.
Além de Parelhas, a deputada ainda solicitou novas agências em Parnamirim, para atender a população do bairro da Cohabinal; Canguaretama; São Paulo do Potengi; Umarizal; Alexandria; Caraúbas. Ipanguaçu e São Miguel do Gostoso.
“Todas as solicitações que fizemos ao presidente da Caixa foram em cima de argumentos. Boa parte da população do Alto Oeste Potiguar, hoje, tem que recorrer à agência de Pau dos Ferros, quando esse atendimento pode ser descentralizado com agências em Umarizal e Alexandria. O mesmo ocorre com a população do entorno de Caraúbas que precisa se deslocar até Mossoró, assim como a população do Vale do Assú, do Potengi, do Agreste e do Litoral Norte, que precisa se deslocar a municípios mais distantes quando poderia ser atendido na própria região se existissem agências nos municípios que estamos sugerindo”, finalizou a deputada.

GOVERNO GARANTE VALOR MINIMO PARA O BOLSA FAMÍLIA

do G1
O governo federal anunciou nesta terça-feira (19) uma ampliação do programa Bolsa Família. A partir de agora, os beneficiários passam a ter a garantia de renda de ao menos R$ 70 per capita (por pessoa), ou seja, R$ 350 em uma família de cinco pessoas, por exemplo.
Com a iniciativa, todos os 22 milhões de beneficiários cadastrados no Bolsa Família ficarão acima da linha de extrema pobreza – que é definida por quem vive com menos de R$ 70 por mês, conforme Tereza Campello, ministra do Desenvolvimento Social.
A estimativa, no entanto, é de que ainda existam cerca de 2,52 milhões de brasileiros não identificados e cadastrados nos programas sociais vivendo em situação de miséria. Segundo Tereza Campello, para erradicar a pobreza absoluta no país o governo precisa localizar e incluir essas pessoas no Cadastro Único para Programas Sociais (Cadúnico).
Ao anunciar as medidas, a ministra disse que a iniciativa elevará imediatamente a renda de cerca de 2,5 milhões de beneficiários do Bolsa Família, que terão garantidos pelo menos R$ 70, seja unicamente pelo Bolsa Família ou como complemento ao salário que recebem.
De acordo com informações do ministério, a complementação de renda aos 2,5 milhões de brasileiros custará R$ 773 milhões em 2013. O pagamento começará a ser feito em março deste ano.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, os valores pagos pelo Programa Bolsa Família variavam de R$ 36 (trinta e seis reais) a R$ 306 (trezentos e seis reais), de acordo com a renda mensal por pessoa da família e o número de filhos menores. Agora, esse limite deixa de existir para que todas as famílias tenham a garantia de R$ 70 por pessoa, independente do número de filhos.

CONCURSO:CAERN LANÇARÁ EDITAL NA PROXIMA SEMANA

o VNT da Caern por Ellen Rodrigues
O concurso para provimento de 27 cargos na Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) tem previsão de publicação de edital até o final de fevereiro, segundo a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN), contratada para realização do certame 2013.
Serão oferecidas funções de níveis fundamental, médio-técnico e superior. As inscrições devem começar no dia 20 de março e, as provas, aplicadas em 05 de maio, com resultado final provável para o mês de julho.
As funções que exigem escolaridade fundamental são: Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, Eletromecânico, Mecânico Geral, Mecânico de Manutenção, Operador de Sistema de Água e Esgoto, Operador de Sistema de Água e Esgoto e Veículo Médio, Operador de Sistema de Água e Esgoto e Veículo Pesado, Sondador.
Para o nível médio as inscrições são para Técnico de Contabilidade, Técnico em Controle Ambiental, Técnico em Edificações, Técnico em Topografia, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Mecânica, Técnico de Geologia, Técnico de Manutenção de Computador, Técnico de Segurança do Trabalho.
As provas de nível superior serão para Advogado, Analista Ambiental, Analista de Sistema, Analista de Suporte, Arquiteto, Biólogo, Contador, Engenheiro Civil, Engenheiro Mecânico e Engenheiro Eletricista.
De acordo com o presidente da Comissão do Concurso, Vicente de Paula, o Concurso 2010 é válido até 2014, com convocações de acordo com a demanda da Companhia. Em setembro de 2012, a Caern iniciou o Programa de Aposentadoria para os servidores e possui uma crescente demanda de serviços, o que justifica a realização do Concurso. Para se ter uma ideia, do certame de 2008 já houve mais de 400 convocações e, do concurso de 2012, mais de 140 novos admitidos.
“Deste total, aproximadamente 90% substituiu funcionários que se aposentaram, enquanto os demais foram necessários em razão de a Caern estar expandindo seus serviços. Além disso, não existe cadastro de reserva para os cargos a serem oferecidos no certame 2013″, explica o presidente da Comissão.
O vencimento inicial para as funções de escolaridade fundamental é de R$ 774,00. O provimento para nível médio-técnico é de R$2.073,00 e, para as funções de nível superior, de R$4.320,00, além de outros benefícios como vale-alimentação, todos para jornada de 40 horas semanais.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

NATAL:MÃE ADMITE TER MATADO SEU FILHO DE 8 MESES




Mais um crime bárbaro foi elucidado no Rio Grande do Norte. Na manhã de hoje (20), Josenilde Lopes de Mendonça, de 35 anos, admitiu que matou o filho de oito meses na madrugada de sexta para sábado, no Carnaval. De acordo com a mulher, o crime ocorreu durante um surto provocado por ingestão de bebida alcoólica e drogas.
Emanuel AmaralMãe confirma homicídio de bebê de oito mesesMãe confirma homicídio de bebê de oito meses
Em depoimento ao delegado Sílvio Fernando, responsável pela investigação, Josenilde Lopes confirmou que matou o filho no apartamento em que vivia com o bebê, no bairro de Nova Descoberta, zona Sul da capital potiguar. A mulher é usuária de drogas e confirmou que já passou por três internações, sendo uma em Fortaleza e outra no estado de São Paulo. 

Segundo relatos à polícia, Josenilde Lopes ficou atordoada após ter cometido o homicídio e perambulou por Natal até ontem, quando foi encontrada por policiais na estrada da Redinha. Ela havia consumido álcool e drogas durante todo o período em que andou pela cidade e disse que cogitou se jogar da ponte Newton Navarro, arrependida pelo crime.

Logo após ser abordada por policiais, a mulher negou o homicídio, mas admitiu hoje ao delegado Sílvio Fernando que ela foi a autora do crime, mesmo sem lembrar detalhes do que realmente ocorreu. O laudo sobre a morte da criança confirmou que a morte ocorreu devido a uma "ação contundente", que foi uma pancada na cabeça do bebê. 

De acordo com Josenilde Lopes, ela nunca foi agressiva com o filho e não havia disputa com o pai da criança pela guarda do bebê, registrado como Rodrigo Ramón Ramalho dos Reis Segundo.

Após o depoimento e exame de corpo de delito, Josenilde Lopes será levada para o Centro de Detenção Provisória Feminino de Parnamirim.

O delegado afirmou também que pedirá uma mudança na prisão de Josenilde. Ele pretende que a reclusão deixe de ser temporária e passe a ser preventiva, o que deve ser feito nesta sexta-feira, dia 22.

Prisão
A Polícia Militar encontrou Josenilde Lopes de Mendonça na Redinha, na zona Norte da capital, na tarde desta terça (19). "Ela estava vagando pela avenida João Medeiros Filho, próximo ao rio Doce. Ela disse que estava a caminho da Ponte Newton Navarro para cometer suicídio. Ela estava usando um vestido e parecia não ter tomado banho há vários dias", disse AiltonTrindade, tenente da PM.
Na manhã desta quarta (20), o delegado Sílvio Fernando, responsável por investigar o crime, confirmou que o Tribunal de Justiça do RN decretou a prisão preventiva de Josenilde. Laudos do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) atestam que o bebê sofreu traumatismo crânio-encefálico. De acordo com o delegado, a suspeita matou o filho com um soco na cabeça.
  •  
Bebê de oito meses, filho de Josenilde (Foto: Cedida/arquivo da família)Bebê de 8 meses foi encontrado morto no sábado (9).
(Foto: Arquivo pessoal)
O caso
O filho de Josenilde foi encontrado morto no sábado de carnaval, dia 9, no apartamento onde morava com a mãe no bairro de Nova Descoberta, na zona Sul de Natal. Segundo a polícia, o corpo do bebê estava em uma cama, enrolado em um lençol, e tinha um grande hematoma no lado direito do rosto.
O corpo do bebê foi sepultado no domingo (10), em Natal. A mãe do bebê, principal suspeita de ter cometido o crime, de acordo com a polícia, estava desaparecida desde então.
O pai da criança, Ramon Ramalho, está em Limeira, no interior de São Paulo. Em entrevista ao G1, ele cobrou justiça para a morte do filho. "A droga e a negligência acabaram com a vida do meu filho", disse ele.
Ramon conheceu Josenilde em Limeira, em 2011, ocasião em que ela frequentava uma clínica de tratamento para dependentes de drogas. Assim que iniciaram o relacionamento, ela ficou grávida e os dois se mudaram para Natal, onde viveram juntos por pouco mais de um ano. "Sempre soube do vício. Até pensei que o fato de ficar grávida e de ter um filho faria com que ela deixasse as drogas, mas infelizmente isso não aconteceu", acrescentou o pai da criança.

ORGANIZAÇÃO AVAAZ QUER CASSAR REGISTRO DE PSICOLOGO DE MALAFAIA

O que o pastor Silas Malafaia tem em comum com Renan Calheiros, o "Veta, Dilma!" (contra o novo Código Florestal) e os índios guarani-caiová?
O líder evangélico também virou tema de um abaixo-assinado na Avaaz.org, como as listadas acima. E, por conta dele, está sendo investigado pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro.
A turma da internet se voltou contra Malafaia após sua participação no programa "De Frente com Gabi" (SBT), da jornalista Marília Gabriela.
A Avaaz.org é uma organização de ativistas criada em 2007 que faz mobilizações sociais através da internet. A palavra Avaaz significa "voz" nos idiomas hindi e persa e "som" em urdu (dialeto paquistanês).
Na entrevista, ele atacou o que chama de "ativismo gay" e se disse contra a adoção de crianças por casais homossexuais usando argumentos como "eu não acredito que dois homens possam desenvolver um ser humano ou criar uma criança perfeita no sentido total".
Também foi mencionada, no programa, sua formação de psicólogo. Uma petição lançada no dia 8 no Avaaz pede, portanto, a cassação do registro de profissional de Silas Malafaia pelo Conselho Regional de Psicologia carioca.
Os autores da proposta contra Malafaia se baseiam em artigo instituído em 1999 pelo Conselho Federal de Psicologia, que proíbe emitir opiniões públicas e tratar a homossexualidade como um transtorno.
A Folha apurou que há um processo que corre em sigilo para investigar o caso no conselho carioca de psicólogos.
Nada tem valor legal no site, mas as assinaturas colhidas na internet viram justamente um termômetro do clamor social --vide o pedido pelo impeachment do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Qualquer pessoa pode cadastrar um abaixo-assinado.
Houve, inclusive, réplica: também no Avaaz, criou-se uma campanha a favor da "não cassação" do registro do psicólogo-pastor.
Mas o abaixo-assinado que beneficia Malafaia foi retirado do ar (quando a campanha a seu favor tinha 65 mil assinaturas, e a contrária ao religioso registrava 55 mil adesões).
Para o pastor, foi "coisa de safado antidemocrático".
Pedro Abramovay, ex-secretário nacional de Justiça e um dos responsáveis pelo Avaaz, confirma a exclusão do abaixo-assinado pró-Malafaia.
"Mais de 77% da nossa comunidade votou para remover esta petição, e estamos muito orgulhosos dessa decisão democrática para rejeitar este tipo de lobby para continuar práticas homofóbicas", diz.
O Conselho de Psicologia carioca diz que não se manifestará sobre o assunto. Informa, no entanto, via assessoria de imprensa, que "está preparando nota pública para falar sobre o tema 'psicologia laica'. A ideia é não pessoalizar Silas Malafaia, mas se posicionar sobre o tema da psicologia e religião".
DOUTOR SILAS
Malafaia se formou em psicologia pela faculdade particular Gama Filho, no Rio, em 2006.
Diz que chegou a praticar a profissão no começo, numa clínica particular. Atendia a "evangélicos que se identificavam com ele".
Mas preferiu "não misturar as coisas" e passou a se dedicar apenas à vocação religiosa.

CRISE DA JBS NESTLÉ PODE AFETAR VENDA DE CARNE DE CAVALO DO BRASIL

Getty Images
A subsidiária europeia do JBS foi envolvida no escândalo da carne de cavalo

O Brasil, conhecido pela relevância nas exportações de carne bovina e suína, também atua no mercado de carne de cavalo. Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em 2012 o país exportou 2.375,9 toneladas de carne de equídeos (que inclui cavalo, jumento e mula), um aumento de cerca de 13% em relação ao volume de 2011. Isso coloca o Brasil como o 12º maior exportador do mundo nesse mercado. Se o critério for exportações líquidas (exportações menos importações), o país ocupa a 9ª posição global.
Depois do escândalo de uso de carne de cavalo em substituição à bovina, que ganhou o noticiário internacional nas últimas semanas, há quem acredite que as vendas poderão sofrer retração. E o cenário pode ficar ainda pior caso a desconfiança do consumidor europeu contamine a indústria de alimentos de uma forma geral. Ainda mais depois de a Nestlé, gigante do setor, informar na segunda-feira (18) ter encontrado o DNA de cavalo em pratos prontos vendidos na França, na Itália, na Espanha e em Portugal. A matéria-prima saiu da linha de produção de um fornecedor da brasileira JBS, a alemã H.J. Schypke .
Os embarques brasileiros de carne de cavalo já foram mais relevantes, como lembra Roberto Arruda de Souza Lima, professor do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq, escola de Agronomia ligada à USP. Em 2005, foram exportadas 19.100 toneladas do produto. Os principais mercados consumidores são países da Europa, como Itália e França, e parte da Ásia.
Apesar da posição ocupada pelo Brasil, explica Souza Lima, dificilmente se vê casos em que a atividade é rentável para aqueles que criam o animal exclusivamente para o abate. O mais comum é que o cavalo seja usado em outra atividade e vendido a um frigorífico quando ficar mais velho. “Criá-lo para o abate não é vantajoso porque a chamada taxa de conversão [quanto do que ele come é transformado em carne] é muito baixa, principalmente quando comparada ao bovino”, explica o professor. “Quem deseja ganhar dinheiro produzindo carne deve optar por criar boi. O abate de cavalo é uma atividade complementar, uma receita adicional para o dono do cavalo velho”, afirma o acadêmico.
A cotação da carne bovina é mais alta que a de equídeos. O produtor de gado vende o quilo por um valor em torno de R$ 6,33. Já a carne de cavalo custa na casa dos R$ 5.
Wikimedia Commons/Dario Sanches
Carne de jegue e de mula (foto) é apreciada em países como a China
O preço menor, acredita Souza Lima, pode ter influenciado na substituição da carne bovina pela de cavalo. ”Trocou-se a matéria-prima por uma carne muito similar em gosto e aparência, mas que é mais barata”.
No ano passado, uma comitiva chinesa visitou o Rio Grande do Norte para ver a viabilidade de ter o Estado como fornecedor de carne de jumento. A falta de escala na criação do animal inviabilizou o projeto até agora. “A exportação é viável economicamente, mas não temos essa quantidade toda de animais disponíveis nem capacidade de abate em frigoríficos para elevar significativamente nossas exportações”, afirma o professor da Esalq.
FRIGORÍFICOS
De acordo com o Ministério da Agricultura, sete frigoríficos brasileiros são habilitados a exportar para a União Europeia. Eles estão localizados em Minas Gerais, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul. Mas apenas três deles produzem.
Em Araguari, cidade do Triângulo Mineiro, está uma dos mais antigos frigoríficos brasileiros especializados em equídeos. O Prosperidad, fundado há 52 anos, vende para Japão, Holanda e Itália produtos com a marca Fava. No mercado interno, a produção é comprada por um laboratório farmacêutico. Os animais são adquiridos em cidades vizinhas e de tropeiros vindos da Bahia e do Tocantins. O ideal é que tenham pelo menos dez anos, porque a idade acentua o sabor da carne. A capacidade diária de abate é de 1 mil animais. Mas desde setembro passado as atividades estão suspensas. Cavalos de exposição foram contaminados pela doença mormo em um centro de exposições próximo ao frigorífico. Por determinação do Ministério da Agricultura, as atividades foram suspensas e o frigorífico entrou em um período de quarentena, que deve terminar no mês que vem. Todos os funcionários deverão ser recontratados.
Sandra Jorge, diretora comercial do frigorífico, está otimista com a reabertura da linha de produção, principalmente porque existe uma expectativa de que a partir de abril o Brasil possa exportar para a Rússia, o país que melhor remunera pela carne de cavalo. Técnicos russos chegaram ao Brasil pouco antes do Carnaval para inspecionar os frigoríficos e dar o sinal verde para os primeiros embarques. “É o mercado dos sonhos de quem atua nesse setor”, diz.
EFEITOS
Clésio de Meira, secretário de Desenvolvimento e Turismo da cidade, acredita que o escândalo na Europa poderá afetar o mercado de carnes de equídeos. “A má fé vista nesse caso vai atrapalhar os negócios. Os consumidores ficaram surpresos ao saber que levaram para casa carne de cavalo em vez da bovina. Há uma questão cultural. E será preciso fazer um trabalho de marketing para recuperar a imagem do produto”, explica.
Segundo Meira, não apenas os produtores de carne de cavalo, mas o setor de alimentos como um todo será afetado pelo escândalo. Tanto que as vendas de produtos congelados prontos na França caíram 7% desde que a história tornou-se conhecida.
Para o diretor-executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Fernando Sampaio, a União Europeia tem responsabilidade na disseminação de carne de cavalo no lugar do produto de origem bovina. “Ao impor tantas tarifas, normas e ações protecionistas e criar dificuldades para nossas exportações de carne, a Europa criou uma oportunidade de negócio para o crime”, afirma o representante do setor.
Como consequência do escândalo, já se vê uma reação de quem faz parte da cadeia de alimentos. O McDonald’s divulgou no último fim de semana uma campanha publicitária em que mostra a origem dos produtos comercializados em suas lojas. É uma forma de fomentar a própria credibilidade e sutilmente tripudiar sobre o que aconteceu com o concorrente Burger King na Irlanda e no Reino Unido, onde foi confirmada a presença de carne de cavalo em vez do hambúrguer bovino.
VALOR NUTRICIONAL
Segundo o professor Souza Lima, da Esalq, a carne de cavalo é muito saudável. Uma das suas vantagens em relação a outras carnes é a quantidade de ferro. São 3,8 miligramas de ferro por 100 gramas de carne de equino. Já no caso do bovino, a relação é de 1,9 mg de ferro para 100 gramas de carne. Além disso, ela tem mais proteína (igual a do bovino, entre 21% e 23%, contra uma variação entre 14% a 17% do suíno e de 58% a 64% do carneiro). O equino também tem menos gordura (entre 1% e 3%).

AOS 90 ANOS CASA DO ESTUDANTE SOFRE DEGRADAÇÃO

ta: 19 fevereiro 2013 - Hora: 18:47 - Por: Conrado Carlos
Prédio histórico, construído em 1856, tem acumulados problemas estruturais, forte odor e muita sujeira. Foto: José Aldenir
“Atenção a todos!!! Quando usar o banheiro, jogue um balde d’água nas fezes! Dessa maneira, evitamos a bagunça que os ratos fazem com sua m…!”. O aviso exclamativo e escatológico está fixado acima de mictório de um dos três banheiros que ainda funcionam na Casa do Estudante de Natal. O prédio histórico, construído em 1856 e transformado em hospedaria para jovens oriundos do interior do Estado 90 anos depois, vive um processo de degradação que parece inacabável. Da calçada é perceptível o cheiro de dejetos humanos, animais, alimentos estragados e mofo, que deixa o lugar com ares de presídio.
Na manhã desta terça-feira (19), a reportagem esteve no local e constatou a fedentina que, aliada aos forros e rebocos corroídos, oferecem uma imagem condizente com um ponto de encontro para viciados em drogas, ao contrário do motivo maior: oferecer apoio logístico para a parte mais pobre da juventude potiguar. Água suja e urina no chão, teto com manchas verdes de infiltração, mosquitos, gatos, pichações compõem o cenário de um salão que um dia serviu de lugar para leitura. No pátio central, alunos e desocupados assistem televisão em meio às moscas.
A situação é a pior dos últimos anos, segundo os residentes. O que outrora fora um refeitório, agora é um galpão abandonado com janelas quebradas, sujeira onipresente e o fantasma do que um dia serviu de moradia para norte-riograndenses ilustres. Nos quartos, fios expostos e paredes descascadas. O perigo e a falência moral aparecem em cada cômodo (51 ao todo).  Mesmo assim, o tom das reclamações é ameno. “Na minha cidade, todos que têm alguma coisa, passaram por aqui”, diz Marco Antonio, de 22 anos, que há quatro trocou Pilões, no Alto Oeste, pela Casa do Estudante.
Em pleno recesso estudantil, durante o mês de janeiro, a Casa foi invadida por marginais que arrombaram dois quartos. “Antes, professores bons vinham dar aula de graça, como um reforço, aqui pra nós. Agora não vem mais ninguém, pela situação que isso está aqui. Antes funcionava tudo”, diz Marco Antonio, aluno de um cursinho pré-vestibular. Ao custo de R$ 20 por mês, ele e mais 180 estudantes têm a disposição água encanada, energia, telefone e alimentação.
Para Deividem Lisboa, jovem natural de Pau dos Ferros que trancou a faculdade de Direito, a vulnerabilidade começa com a alvorada: “Aqui de dia não tem vigia e à noite só tem um sargento aposentado da PM. Eu quero ficar só mais um ano, no máximo. Não tem condições de viver nessa imundície toda” – como apoio às cinco instituições de direito privado que abrigam estudantes no Estado, a Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) faz um repasse de R$ 150 mil.
A administração da Casa do Estudante está sob responsabilidade do ex-cozinheiro Luiz Alves. Há 28 anos, ele convive com grupos de jovens. “O quarto depende de cada um. Todo mundo é de maior (sic). Só que ali, tem muitos que não são estudantes, são elementos que não estudam, mas não saem da Casa. Eu não posso pegar na mão deles e botar pra fora”. Ciente da cena dantesca, ele diz que está em fase de regularização dos documentos da instituição para solicitar melhorias para o prédio.
Do outro lado da mesa de negociações, à espera de Luiz Alves, está o secretário Luiz Eduardo Carneiro Costa. “Não gerimos a Casa do Estudante. Damos um apoio pagando as contas básicas. Desde o ano passado, estamos esperando essa documentação. Mas até agora, nada. Não podemos fazer tudo por eles. A ideia é que eles procurem parceiros, e nós somos parceiros. Estamos aqui para ajudar. Cheguei a falar com a Fundação Banco do Brasil, mas eles [a administração da Casa] não retornaram até agora, mesmo eu oferecendo a estrutura da secretaria para ajudá-los na elaboração dos projetos”.
No meio do imbróglio, o prédio histórico tem o emblema da negligência em duas placas, uma inaugurada pelo então governador Vivaldo Costa, em 1994, e outra na gestão Cortez Pereira, em 1973. Fé e desenvolvimento são mesclados em textos fora da realidade observada e mantida pelos últimos governos. A primeira diz que [...] aos estudantes que vivem nesta casa a esperança de um futuro melhor para o nosso Estado”. Enquanto a segunda, traz entre outros dizeres “[...] que Deus nos ajude a nós, Rio Grande do Norte, Povo e Governo, para sermos, na nossa dimensão, a dimensão grande que é o Brasil”.

ALECRIM CONTRATA PRIMO DE SEEDORF

  • Stefano Seedorf, primo de Clarence Seedorf, foi apresentado pelo Alecrim nesta terça Stefano Seedorf, primo de Clarence Seedorf, foi apresentado pelo Alecrim nesta terça
Após o Botafogo entrar para a história com a contratação de Clarence Seedorf, o Alecrim, time de Natal, apresentou nesta terça-feira Stefano Seedorf, primo do camisa 10 alvinegro. O presidente do clube potiguar, Anthony Amstrong, teve conversa com o apoiador do Glorioso, que confirmou que seu parente era jogador de futebol.
Anthony se interessou e foi atrás de mais informações sobre Stefano. O presidente se surpreendeu e conseguiu viabilizar a contratação do primo de Seedorf. O novo reforço do Alecrim foi formado no Ajax-HOL e passou pelo Nac Breda, do mesmo país. Em seguida jogou pelo Veria-GRE e Monza-ITA.
“Desde pequeno eu queria ser jogador de futebol. E jogar no Brasil sempre foi um sonho, que felizmente estou realizando. Estou aqui para jogar futebol e me encantei com o projeto do Alecrim. Tenho qualidades, o que vou mostrar dentro de campo”, disse Stefano Seedorf ao site oficial do Alecrim.
Além de Stefano Seedorf, o Alecrim conta com outro estrangeiro em seu elenco: o nigeriano Henry Kanu. O holandês será inscrito no Campeonato Potiguar nos próximos dias e já tem data prevista para a sua estreia no futebol brasileiro.
“Só estamos aguardando a liberação da CBF, e os vistos trabalhistas já estão encaminhados. Acredito que em duas rodadas, no máximo, o Stefano já estará em campo”, finalizou o presidente Anthony Armstrong.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

CARDEAL ACUSADO DE PEDOFILIA QUER IR A CONCLAVE



WASHINGTON, 18 Fev 2013 (AFP) - Uma associação de católicos americanos, a Catholics United, lançou uma petição para impedir que o cardeal aposentado Roger Mahony viaje a Roma para participar no conclave que designará o novo Papa, por sua suposta participação no escândalo de pedofilia nos Estados Unidos.

"Querido cardeal Mahony, permaneça em casa", destaca o texto, postado no site da associação.

"Seu envolvimento no escândalo de pedofilia na Igreja e a proibição de exercer o ministério público que lhe foi infligida pelo arcebispado de Los Angeles deveriam representar para você um sinal de que não deve intervenir no próximo conclave papal", indica ainda o texto.

Acusado de ter encoberto casos de pedofilia supostamente cometidos por uma centena de religiosos, Mahony foi privado de todas as "responsabilidades administrativa ou pública" na Igreja por seu sucessor em Los Angeles, o arcebispo José Gomez.

O cardeal de 76 anos, que participou na designação de Bento XVI, é teoricamente membro do conclave, constituído por 117 cardeais co menos de 80 anos.

GOVERNADORA E SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO ANUNCIAM PAGAMENTOS DE PROMOÇÕES



A governadora Rosalba Ciarlini, e a secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, aproveitaram o início do Ano Letivo 2013 para anunciar a liberação das promoções verticais dos professores da rede estadual, que desde 2006 não eram concedidas. Promoções verticais são aquelas que o servidor tem direito após concluir qualificações como pós-graduação, especialização, mestrado ou doutorado.

Neste mês de fevereiro, serão pagas as promoções dos anos de 2006 a 2009, publicadas no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira (08). Já as promoções dos anos de 2010 a 2012 serão pagas na folha do mês de março. Segundo a Governadora, os processos abertos a partir de 2013 terão suas promoções publicadas automaticamente, na medida em que forem concluídos.

Rosalba Ciarlini também anunciou a liberação das promoções horizontais, com a concessão de uma letra para todos os professores, a partir do mês de abril. Apenas os servidores que estão na letra A, em estado probatório, não receberão o benefício, que é concedido por tempo de serviço ou avaliação do profissional. Os primeiros a receber as promoções horizontais serão os servidores com maior tempo de serviço.

Além das promoções, a Governadora anunciou que vai implantar nas escolas o sistema de meritocracia, concedendo o 14º salário para os professores, diretores e servidores da escola que mais se destacar e conquistar o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A implantação do sistema visa estimular os professores a desenvolver atividades pedagógicas, fazendo com que alavanquem os resultados das unidades.

"Este é um governo que valoriza a Educação e o professor. Com a liberação das promoções, algumas retidas há mais de sete anos, a governadora deu mais uma clara demonstração nesse sentido. Já havia feito isso no mês de janeiro, quando anunciou o novo reajuste de 7,97%, e agora reafirma o compromisso que tem com a melhoria da qualidade do ensino no Rio Grande do Norte", ressaltou a professora Betania Ramalho.
 
Os professores ativos e inativos do Estado também receberão neste mês de fevereiro o reajuste do piso salarial, retroativo a janeiro.  Esse é o terceiro aumento concedido pelo Governo do RN aos professores da rede estadual em um período de menos de dois anos. "Com os reajustes implantados entre setembro de 2011 e março de 2012, no acumulado, o salário dos professores cresceu 76,8%. É o maior aumento salarial da categoria concedido por um Governo nas últimas duas décadas", lembrou a governadora.

A secretária Betania Ramalho relembrou ainda outras medidas adotadas desde o início da gestão, dentro da política de valorização dos profissionais da Educação. "Em dois anos, o governo concedeu aposentadorias a mais de dois mil servidores - algumas represadas desde 2005 - e reduziu o tempo dos trâmites burocráticos. Liberou quinquênios retidos desde 2002 e reorganizou o setor de Recursos Humanos da Educação, com a criação do Sistema de Gestão de Pessoal."