LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

RESULTADO DAS ELEIÇÕES NOS EUA

Resultado da eleição presidencial por estado. Em azul são estados/distritos vencidos por Obama, e vermelho são os estado onde Romney venceu. Os números indicam os votos eleitorais dados aos vencedores de cada estado.


VEJAM QUE AI AINDA NÃO CONSTA A APURAÇÃO NO ESTADO DA FLÓRIDA
Na Flórida ainda não terminou a contagem dos votos, mais a equipe de Rommey ,para evitar mais perda de tempo e de dinheiro público, o candidato republicano decidiu conceder a vitória a Obama. Ele termina a contagem com 206 votos no Colégio Eleitoral - precisava de 270 para ganhar - e perdendo em todos os estados cruciais onde fez campanha. Os resultados finais não serão revelados até 20 de novembro

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/florida-ainda-conta-votos-mas-obama-garante-vitoria-no-estado-6677743#ixzz2BiZ7LqxB
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Resultados
Candidato a
presidente
Candidato a
vice-presidente
Partido Votos  % votos Colégio
Eleitoral
Barack Obama Joe Biden Democrata 60.459.974 50% 303
Mitt Romney Paul Ryan Republicano 57.653.982 48% 206
Gary E. Johnson James Gary Partido Libertário 1.139.562 0,96% 0
Jill Stein Cheri Honkala Partido Verde 396.684 0,33% 0
Roseanne Barr Cindy Sheehan Paz & Liberdade 48.797 0,04% 0
Rocky Anderson Luis J. Rodriguez Justiça 34.521 0,03% 0
Virgil Goode Jim Clymer Constituição 3.553 0,003% 0
Total
100% 538
Necessário para vencer 270


HOMEM É PRESO SOB ACUSAÇÃO DE ESTUPRO A MENOR

Na noite desta quinta-feira (07), por volta das 21:30, a guarnição da Polícia Militar, comandada pelo sargento Jota Ricardo, prendeu um homem acusado de abusar sexualmente de um menino de nove anos, na cidade de Jacaraú –
O acusado, Cícero Barbosa de Lima, 43 anos, segundo informações repassadas pelo concelheiro tutelar, Cristiano Felix, ao receber duas ligações com denúncias de que Cícero estava abusando da criança, os conselheiros, decidiram investigar, eles foram até o local, uma residência localizada a 1km na zona rural de Jacaraú, que pertence ao acusado. Ao chegarem ao local, eles encontraram Cícero trancado dentro da casa com o menor A .T . D., 9 anos, os concelheiros perguntaram a Cícero o que ele estaria fazendo como menor, o mesmo respondeu que estavam descansando e que a porta estaria trancada por temer assalto, já que a região é bastante perigosa, eles também observaram que A.T.D estava com o a frente do short para traz.
Os concelheiros decidiram encaminhar o menor e o acusado para a sede do concelho, lá chamaram a mãe do menor, e a Polícia.
A mãe do menor disse que a criança confirmou os abusos, ainda segundo ela, Cícero levava o menino para o sitio, lá ele pedia que o menino tirasse a roupa e praticava sexo com o menor.

TCE REGULAMENTA EQUIPES DE TRANSIÇÃO NOS MUNICÍPIOS

O Tribunal de Contas do Estado aprovou em sessão plenária desta quinta-feira (08), a Resolução Nº 027/2012 que dispõe sobre a instituição de equipe de transição pelo candidato eleito para o cargo de Prefeito com base na Constituição Federal e na Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e determina a competência dos Tribunais de Contas na fiscalização do seu cumprimento.
A Resolução disciplina os instrumentos que permitem o conhecimento da situação orçamentária, contábil, financeira e patrimonial, necessário à prestação de contas anuais do exercício findo das administrações municipais. O candidato eleito para o cargo de Prefeito Municipal deverá instituir equipe de transição, cujos trabalhos não serão remunerados pelos cofres públicos.
Deverão ser designados agentes públicos com o objetivo de subsidiar a equipe de transição com todas as informações necessárias ao regular cumprimento da Resolução.  Os membros da equipe de transição indicados pelo candidato eleito terão acesso às informações relativas ao Sistema Integrado de Auditoria Informatizada – SIAI, desde que sejam cadastrados previamente no Sistema pela unidade gestora de informática do Tribunal.
Empossado no cargo de Prefeito Municipal, o novo gestor deverá: receber os levantamentos, demonstrativos, relações e inventários, emitindo recibo ao ex-Prefeito Municipal e ressalvando que o recebimento não induz responsabilização pela veracidade e consistência dos dados contidos nos documentos, os quais serão objeto de conferência posterior e só então validados; promover a alteração dos cartões de assinaturas nos estabelecimentos bancários em que a Prefeitura mantém conta; apresentar as contas referentes aos recursos estaduais recebidos por seu antecessor, quando este não o estiver feito, ou, na impossibilidade de fazê-lo, adotar as medidas legais visando ao resguardo do patrimônio público com a instauração da competente Tomada de Contas Especial, sob pena de responsabilidade solidária.
E ainda: ter acesso aos assuntos que requeiram adoção de providências, ação ou decisão da administração no primeiro quadrimestre do novo gestor; ter acesso aos projetos a serem implementados ou que tenham sido suspensos; ter acesso ao glossário de projetos, termos técnicos e siglas utilizadas pela Administração Pública; providenciar o cadastramento dos agentes públicos no Tribunal, para encaminhamento dos dados exigidos pelo Sistema Integrado de Auditoria Informatizada – SIAI e encaminhar, tão logo seja empossado, o rol de responsáveis das unidades gestoras da administração direta e indireta, incluídas as autarquias, fundações públicas e fundos especiais.

HOMEM CORTA A LINGUA PRA TRAZER A ESPOSA DE VOLTA

No desespero de conter sua língua afiada, um homem de 32 anos cortou uma parte do órgão para demonstrar seu amor à esposa. De acordo com o HuffingtonPost.com, o indiano Bunty Verma teria insultado sua mulher, Hema, várias vezes. Recentemente, ela resolveu sair de casa , levando a filha do casal.

Verma tentou enviar um bilhete à esposa, contando que, se o problema era sua “língua grande”, ele havia acabado com isso. O homem foi internado em um hospital do governo para tratamento e tentativa de reparação do órgão.

O médico informou à polícia local sobre a mutilação, mas a esposa do agressor ainda não se pronunciou sobre uma possível reconciliação.

MAIS UM PM É BALEADO EM NATAL RN

Mais um caso de policial militar ferido em confronto com bandidos foi registrado na Grande Natal. Por volta das 12h30 dois bandidos assaltaram uma farmácia no Centro de Macaíba e na fuga foram perseguidos pelo policial Antônio Dorstovis, 35 anos, que foi atingido por um tiro na perna, foi socorrido e não corre riscos.
Segundo informações do tenente PM Leão, o policial estava de folga auxiliando a esposa que é a proprietária da farmácia. Após o anúncio do assalto pelos dois bandidos que estavam armados, uma quantia em dinheiro em torno de R$ 3,5 mil foi tomada e eles iniciaram a fuga.

O policial Dorstovis então perseguiu os bandidos, mas foi atingido com um tiro na perna e a dupla conseguiu fugir. O PM foi levado para o hospital, onde foi socorrido e não corre risco de morte. Este foi o 12º atentado contra policiais em 2012.
 
Ainda segundo as estatísticas da Associação de Cabos e Soldados foram registrados nove mortes de policiais militares neste ano.

CIENTISTAS DESCOBREM PLANETA SEMELHANTE A TERRA

BBC
Divulgação
Concepção artística do HD 40307g, planeta que pode ser habitável e fica a 42 anos-luz da Terra
Uma equipe de astrônomos de vários países encontrou uma "superterra", um planeta que pode ter um clima parecido com o da Terra e com potencial para ser habitado, a apenas 42 anos-luz de distância.

O planeta orbita em volta da estrela HD 40307. Anteriormente, sabia-se que três planetas orbitavam em volta desta estrela, todos eles próximos demais para permitir a existência de água.

Mas, outros três planetas foram encontrados em volta da HD 40307, entre eles a "superterra", que tem sete vezes a massa da Terra e está localizada na zona habitável do sistema, onde a água líquida pode existir.

O planeta, batizado de HD 40307g, tem a órbita mais externa entre os seis em volta da estrela e percorre esta órbita em um tempo equivalente a 200 dias terrestres. E, o mais importante, os cientistas acreditam que o planeta gira em torno de seu próprio eixo, o que gera o efeito de dia e noite.


Com isso, aumentam as chances de ele ter um ambiente mais parecido com o da Terra. "A órbita mais longa do novo planeta significa que seu clima e atmosfera podem ser os certos para abrigar a vida", disse Hugh Jones, da Universidade de Hertfordshire, que participou da pesquisa.

A estrela HD 40307 é uma versão menor e mais fria do Sol, que emite luz laranja. Foram as variações sutis nesta luz que permitiram que os cientistas, trabalhando com a rede Rocky Planets Around Cool Stars (Ropacs), descobrissem os outros três planetas.

A última descoberta se junta aos mais de 800 exoplanetas (planetas de fora do Sistema Solar) já conhecidos pelos cientistas e parece ser apenas uma questão de tempo para os astrônomos finalmente encontrarem a chamada "Terra 2.0", um planeta rochoso com atmosfera e orbitando uma estrela parecida com o Sol e potencialmente habitável.

A pesquisa deve ser publicada na revista especializada Astronomy and Astrophysics.

Descoberta pela luz
A equipe internacional de cientistas usou um instrumento chamado Harps, localizado no Observatório Europeu do Sul, em La Silla, Chile.

O Harps não vê os planetas diretamente mas detecta pequenas mudanças na cor da luz de uma estrela causada pelas pequenas alterações gravitacionais causadas pelos planetas, uma medição e alta precisão.

"Nós fomos os pioneiros em novas técnicas de análise de dados incluindo o uso de comprimento de onda para reduzir a influência de atividades no sinal desta estrela", afirmou Mikko Tuomi, pesquisador da Universidade de Hertfordshire e que liderou a pesquisa. "Isto aumentou significativamente nossa sensibilidade e permitiu que revelássemos três novas superterras em volta da estrela conhecida como HD 40307, transformando-a em um sistema de seis planetas."

O próximo passo da equipe de cientistas é usar telescópios baseados no espaço observar diretamente o planeta HD 40307g e descobrir qual é sua composição. Recentemente, o Harps foi usado para localizar outro exoplaneta, desta vez orbitando uma estrela do sistema Alpha Centauri, o mais próximo ao Sistema Solar, a apenas quatro anos-luz de distância.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

CONFIRA SEU LOCAL DE PROVA DO VESTIBULAR DA DA UFRN


A Comissão Permanente de Vestibular da UFRN (Comperve) disponibilizou os locais de prova para os candidatos do concurso para ingresso na Universidade. Os inscritos podem conferir o local onde realizará as provas preenchendo número de CPF e um código verificador. Clique aqui e faça a consulta!

O Vestibular 2013 da UFRN oferece 3.015 vagas. No total foram registradas 25.617 inscrições. As provas serão aplicadas entre os dias 25 e 27 de novembro simultaneamente, nos municípios de Natal, Mossoró, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz.

Sistema de Cotas

No vestibular 2013 da instituição terá 12,5% do total de 3.015 das vagas, reservadas para as cotas destinadas estudantes de escolas públicas que cursaram em escola pública e estiverem no perfil de renda abaixo de 1,5 salário mínimo ou sejam negros, pardos ou indígena.

De acordo com a presidente da Comissão Permanente de Vestibular (Comperve), Magda Barreto o sistema de cotas irá substituir o argumento de inclusão, que acrescia a pontuação final de candidatos de escolas públicas para alcançar as vagas.

No NovaCruzOficial do DN

MEC DIVULGA GABARITO DO ENEM

NT do G1

O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira (6) o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2012). As provas foram realizadas no sábado (3) e domingo (4). O Enem contou com a participação de mais de 4,1 milhões de candidatos. Os documentos referente a cada cor de prova estão disponíveis para download no site do Enem. O MEC ainda vai disponibilizar os cadernos de prova de cada cor.
O resultado individual das provas, que inclui a correção e nota da redação, será divulgado em 28 de dezembro. Os participantes podem acessar os resultados individuais mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no site do Enem.
VEJA O GABARITO OFICIAL DAS PROVAS DE SÁBADO (3) DO 
EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM 2012)

 1º DIA (Sábado)
Gabarito da
PROVA AZUL


 1º DIA (Sábado)
Gabarito da
PROVA AMARELA


 1º DIA (Sábado)
Gabarito da
PROVA BRANCA


 1º DIA (Sábado)
Gabarito da
PROVA ROSA




VEJA O GABARITO OFICIAL DAS PROVAS DE DOMINGO (4) DO 
EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM 2012)

 2º DIA (Domingo)
Gabarito da
PROVA AZUL


2º DIA (Domingo)
Gabarito da
PROVA AMARELA


2º DIA (Domingo)
Gabarito da
PROVA CINZA


2º DIA (Domingo)
Gabarito da
PROVA ROSA

DÉBORA SECCO POUSA SÓ COM CRISTAIS


Deborah Secco posa com cristais
Deborah Secco exibiu a sua boa forma em ensaio fotográfico para a revista "Corpo a Corpo" deste mês, que completa 25 anos. A atriz ainda posou para as fotos com o corpo coberto de gotas de cristais. Deborah, que interpreta a jornalista Giovana na segunda temporada da minissérie "Louco Por Elas", contou que perdeu dois quilos, pois reduziu o percentual de gordura no corpo e torneou os músculos para estrelar o papel.


“Uma das minhas principais características é ser determinada. Não sou do tipo que fica em casa sentada esperando um papel. Se quero fazer, vou atrás do diretor, peço o trabalho. E eu mudo o meu corpo pelo personagem. Não sou do tipo que ama malhar, fazer tratamentos estéticos, me dedicar à dieta. Esta não sou eu. Por outro lado, se tenho um trabalho que pede isso, eu me transformo e sigo na linha”, disse ela em entrevista para a publicação.


A atriz ainda revelou que para alcançar esse resultado teve que intensificar a malhação, ter uma alimentação mais saudável e fazer tratamentos estéticos. Deborah contou com a ajuda de um personal trainer, uma nutricionista, uma médica especialista em ortomolecular e uma dermatologista. “Eu sou preguiçosa, não vejo prazer em malhar, mas meu personal trainer me mostra o desafio e fico louca, querendo me superar. Só para se ter uma ideia, eu odiava corrida, nunca me vi correndo, seja na praia ou na esteira, mas foi só me desafiar que fui atrás, comecei e hoje já me superei. Dou tiros de 16 km/h tranquilamente. E eu achei que nunca seria capaz de tal proeza”, afirmou ela.




IDOSO RESPIRA APÓS SER DADO COMO MORTO

O médico Francisco Braga, vice-presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremern) e plantonista do Hospital Walfredo Gurgel (HWG), confirma que um idoso foi retirado do necrotério da unidade de saúde na manhã desta terça-feira (6) após um maqueiro tê-lo visto respirar. Segundo o doutor, o caso agora está sendo analisado pela Comissão de Revisão de Óbito do hospital.

O médico diz ter conversado com o maqueiro que levou o idoso, cuja identidade está sendo preservada, para o necrotério. "Ele disse que viu o paciente inspirar. Imediatamente, o idoso foi levado para a sala de reanimação e foi entubado".

Francisco Braga relata que, segundo informações que obteve no hospital, o idoso chegou a respirar com ajuda de aparelhos. Um eletrocardiograma foi feito após a reanimação e o paciente apresentou sinais de atividades elétricas no corpo. Contudo, após duas horas na reanimação, o idoso veio à óbito.

Segundo o planonista do HWG, o idoso era paciente da Clínica Médica do hospital. Ele apresentava uma doença crônica e utilizava, inclusive, um marcapasso.

Francisco Braga afirma que caso seja encontrada alguma irregularidade no procedimento com esse paciente pela Comissão de Revisão de Óbito, o caso será encaminhado para a Comissão de Ética do Cremern.

Um técnico em enfermagem que trabalha no serviço de atendimento móvel de urgência (Samu) entrou em contato com a redação do DN Online por telefone na manhã desta quarta-feira. Ele alega que estava na Clínica Médica do HWG, por volta das 9h desta terça, quando viu o maqueiro pedir auxílio de médicos no necrotério. "Havia dois médicos de plantão na Clínica quando isso aconteceu", garante ele. Um dos médicos, cujo nome será preservado, retirou o paciente do necrotério e o levou para a animação, segundo a testemunha. "Estão querendo abafar. Mas aconteceu, eu estava lá", garante o servidor do Samu.

A assessoria de imprensa do Walfredo Gurgel informou no início da tarde desta quarta-feira (07) que o hospital só vai se pronunciar sobre o assunto após que a conclusão da sindicância aberta para apurar o fato.

HOMEM ESFAQUEIA MULHER E FILHA EM CAICÓ

Um crime chocou a população da cidade de caicó, na região Seridó do estado. Na tarde de hoje, um homem de 70 anos identificado como Francisco Leite da Silva invadiu a casa da ex-companheira, a matou a golpes de faca e ainda feriu uma filha dela, que está internada em estado grave no hospital Regional da cidade seridoense. Depois dos crimes, o acusado tentou se matar, não conseguiu e quase acabou linchado pela população, que invadiu o local.

De acordo com a polícia, o crime ocorreu por volta das 15h30, na rua Major Lula, no bairro Paraíba. Segundo relatos de familiares, Leite chegou à casa da ex-companheira Maria das Neves de Oliveira, de 53 anos, entrou e em seguida começou uma discussão com ela. Depois de ameaçá-la de morte várias vezes durante o bate-boca, Francisco acabou consumando o ato. Maria foi morta na cozinha de sua casa, vítima de várias facadas. Um dos filhos da vítima, menor de idade, ainda tentou ajudar a mãe dando uma cadeirada em Francisco, mas em vão.

Uma filha de Maria identificada como Francilane Neves de Medeiros, de 25 anos, que também estava em casa interferiu e foi ferida violentamente pelo acusado. Francisco desferiu três golpes de faca na mulher, que acabou atingida na região abdominal. Depois de ferir mãe e filha, Francisco usou a mesma faca para cortar os pulsos e tentar suicídio. Neste momento, vizinhos invadiram a casa e passaram a agredir o homem. Ele foi retirado de dentro da casa e agredido com pedras e outros objetos. A polícia foi acionada, conteve a população e evitou o linchamento. Em seguida, as vítimas foram socorridas.

A dona de casa Marias das Neves morreu ainda no local, enquanto sua filha foi encaminhada para o Hospital Regional ainda com vida. Em estado grave, ela foi logo encaminhada para a sala de cirurgia. Francisco também foi atendido no Hospital Regional. “Ela vivia dizendo que eu não era homem e ao longo do tempo fui desgostando disso. Eu cheguei lá e disse vamos viver comigo, porque você vive me maltratando assim, e disse que ia matar ela e depois me matava. Eu não lembro quantas facadas eu dei nela. Agora eu acho que vou morrer, não vou? Eu acho que vou. Eu sai de casa com esse objetivo mesmo, de matar e me matar. A faca era de cortar carne pra eu comer“, relatou ao radialista Sidney Silva.

O inquérito policial ficará a cargo da Delegada Maria Dulcineia da Costa.

VEREADOR DE ESPIRITO SANTO É PRESO

Prisão aconteceu na manhã desta quarta-feira (7), em Natal. Luiz Humberto Dias é suspeito de usar documento falso para fraudar INSS.
A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quarta-feira (7), o vereador Luiz Humberto Dias, o Buba (PMDB), de 54 anos, eleito no município de Espírito Santo, distante 69 quilômetros da capital potiguar. Segundo o agente Gilberto Fernando, chefe de investigação da Delegacia de Defraudações (Dedef), o vereador é suspeito de utilizar documentação falsa para sacar benefícios do INSS. “O vereador foi detido no Banco do Brasil do bairro da Ribeira, em Natal”, confirmou o policial.
O policial Gilberto Fernando disse ao G1 que o vereador afirmou, em depoimento, que o documento falso, no nome de José Pedro de Souza, é de um homem que mora em Recife, mas não informou como conseguiu a documentação. "O vereador admitiu que usou o documento falso e que sacaria o benefício", acrescentou o chefe de investigação. Ainda segundo o chefe de investigações, os policiais chegaram a Luiz Humberto depois de uma denúncia anônima. O suspeito permanece detido na Dedef, mas o inquérito ficará sob a responsabilidade da Polícia Federal. Na eleição municipal deste ano, Buba foi o terceiro mais votado em Espírito Santo. Ele se elegeu vereador com 381 votos (6,08%).

terça-feira, 6 de novembro de 2012

SHELL LEVA MULTA POR CRIME AMBIENTAL NA NIGÉRIA

    A Nigéria multou a filial da companhia petrolífera Shell no país africano em US$ 5 bilhões por causa do vazamento de petróleo ocorrido no Delta do Rio Níger, em dezembro de 2011.
    O diretor-geral da Agência nigeriana de Resposta e Detecção de Vazamentos de Petróleo (Nosdra, na sigla em inglês), Peter Idabor, anunciou nesta segunda-feira (16) a multa à Companhia de Exploração e Produção Shell Nigeria (SNEPCo) perante um comitê parlamentar, informou nesta terça-feira (17) o jornal "Vanguard".
    Idabor disse considerar a multa como uma "sanção administrativa", levando em conta a quantidade de petróleo vazada pela SNEPCo na região e o impacto dessa matéria-prima na água e no ecossistema marinho.
    No entanto, o diretor-geral da Nosdra especificou que a multa não é uma compensação, já que esta última só poderia ser solicitada após uma análise de impacto ambiental.
    "Não acreditamos que haja base legal para tal multa. Também não consideramos que a SNEPCo tenha cometido alguma infração das leis nigerianas que justifique essa sanção", afirmou o porta-voz da companhia, Tony Okonedo.
    Segundo Okonedo, a "SNEPCo respondeu ao incidente com profissionalismo e atuou o tempo todo com o consentimento das autoridades para prevenir o impacto meio ambiental".
    O vazamento aconteceu em 20 de dezembro de 2011, quando o equivalente a 40 mil barris de petróleo provenientes da plataforma Bonga contaminaram 950 km² de superfície marítima. O acidente afetou a flora e a fauna, assim como a população local, cujo sustento depende em grande parte da pesca.
    Imagem divulgada nesta terça-feira (27) mostra uma mancha de petróleo nas proximidades do Delta do rio Niger, na Nigéria, na última segunda-feira (26). De acordo com a empresa anglo-holandesa Shell, o vazamento de petróleo na costa do país foi amplamente  (Foto: Sunday Alamba/AP)Imagem divulgada em 27 de dezembro de 2011 mostra uma mancha de petróleo nas proximidades do Delta do Rio Niger, na Nigéria. (Foto: Sunday Alamba/AP)
    Histórico
    A Nigéria tem um longo histórico de problemas ambientais por causa da exploração petrolífera. Em agosto, um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) afirmou que a região habitada pelo povo ogoni, no Delta do Rio Níger, foi poluído por petróleo durante 50 anos e precisará da maior limpeza de óleo já empreendida na história, a um custo de US$ 1 bilhão, e que pode demorar até 30 anos para ser executada.

    A petrolífera Shell era a maior operadora em Ogoniland até ser forçada a sair pelas comunidades locais, em 1993. Seus oleodutos e outras infraestruturas, no entanto, permanecem e continuam a causar derrames e sofrer ataques de sabotagem. Na ocasião da divulgação do relatório, a Shell assumiu a responsabilidade por dois vazamentos na região ocorridos em 2008 e 2009.

    O Pnuma afirmou que a água potável em algumas áreas foi contaminada tão gravemente que precisaria de ação de emergência imediata. O levantamento foi feito ao longo de um período de 14 meses, com visitas a 122 km de oleodutos e a revisão de mais de 5 mil registros médicos, envolvendo mais de 23.000 pessoas em reuniões locais.

    O relatório, financiado pela própria Shell, foi o estudo científico mais detalhado já feito de qualquer área do Delta do Níger, coração da indústria de petróleo da África.

    O delta é a terceira maior área pantanosa do mundo, e tem grande biodiversidade em seus mangues e cursos d’água. Mas a exploração petrolífera a transformou numa das zonas de pior poluição por óleo no mundo. Já são mais de 6.800 vazamentos registrados, com até 13 milhões de barris derramados, de acordo com ambientalistas.

    A Shell tem dito que os derramamentos de óleo no Delta do Níger são, em maioria, causados por roubo de petróleo e ataques de sabotagem, mas promete que limpará a área, qualquer que seja a causa.

    MONTANHAS ESTÁ UM "LIXO"

    A cidade de Montanhas continua debaixo de lixo, até agora não foi tomada as devidas providencias para normalizar a coleta, a prefeitura afirma que acabou o contarto com a empresa JMT, que era responsável pela coleta, o estranho é que todo ano esta empresa prestava serviço até o mes de dezembro e este ano, justamente este ano o contrato só foi feito até o mês de outubro.






    EUA ELEGEM HOJE NOVO PRESIDENTE DO PLANETA





    Madison (AE) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e seu rival republicano Mitt Romney percorreram ontem mais uma série de Estados antes das eleições presidenciais de amanhã, quando também manterão uma agenda de campanha no dia do sufrágio. Romney, por exemplo, planeja votar nesta terça-feira com a esposa Ann em Belmont, Estado de Massachusetts, mas também visitará os Estados da Ohio e Pensilvânia - o último um Estado que tradicionalmente vota nos democratas, mas onde o republicano ainda espera vencer. Já Obama, que votou antecipado em Chicago, fez ontem um comício no Estado de Wisconsin, onde teve o apoio da estrela do rock Bruce Springsteen. A estrela viajou com Obama no avião presidencial Air Force One e abriu nesta segunda-feira comícios do presidente em Wisconsin, Ohio e Iowa.
    Harles DharapakNa véspera da eleição mais disputada dos últimos tempos, os candidatos Barack Obama e Mitt Romney fazem maratona de viagens na tentativa de conquistar votos nos estados considerados indecisos. Eleição será hoje, mas resultado só será divulgado no dia 17 de dezembroNa véspera da eleição mais disputada dos últimos tempos, os candidatos Barack Obama e Mitt Romney fazem maratona de viagens na tentativa de conquistar votos nos estados considerados indecisos. Eleição será hoje, mas resultado só será divulgado no dia 17 de dezembro

    Ontem, o foco dos dois candidatos estava nos Estados do Colorado, Flórida, Ohio, New Hampshire, Virginia e Wisconsin - juntos, esses Estados significam 83 votos dos 538 do Colégio Eleitoral, que é quem efetivamente elege o presidente norte-americano. Nova York e Nova Jersey, mais atingidos pela supertempestade Sandy na semana passada, são vistos como fortemente democratas e por isso nenhum dos dois foi visitado hoje pelos candidatos.

    Uma projeção da Associated Press para os votos no Colégio Eleitoral dava como garantidos 249 votos para Obama e 206 para Romney, deixando 83 votos em disputa nos Estados de Colorado, Flórida, Ohio, New Hampshire, Virgínia e Wisconsin. Nos EUA, vence a eleição presidencial o candidato que obtiver 270 votos no Colégio Eleitoral.

    Assessores democratas disseram que o presidente e Springsteen discutiram no Air Force One temas como os esforços para a recuperação dos Estados de Nova York e Nova Jersey, atingidos na semana passada pela supertempestade Sandy. Springsteen brincou no Wisconsin que embora esteja "orgulhoso" de apoiar Obama pela segunda vez, "aquele primeiro debate realmente me assustou". O cantor apoiou Obama em 2008 e se referiu ao primeiro debate de Obama com Romney, em 3 de outubro, vencido pelo republicano. Pesquisa indicam que o presidente venceu os outros dois debates.

    Romney começou a segunda-feira com um comício no Estado da Flórida. "Nós ainda temos um trabalho a fazer e esse trabalho é convencer as pessoas a votarem", disse Romney. A multidão respondeu "Mais um dia". O republicano ressaltou novamente sua experiência de empresário e afirmou que Obama, caso reeleito, aumentará os impostos. "O presidente pensa que mais governo é a resposta. Eu digo que mais empregos são a resposta", afirmou o republicano.

    Obama argumentou que as propostas de Romney - nenhum aumento de impostos para os mais ricos e menos regulamentação para o mercado financeiro - equivalem a "políticas que vão esmagar a nossa economia".

    A pesquisa final feita pelo jornal The Wall Street Journal e pela emissora de televisão NBC, publicada domingo, mostrou Obama com 48% das intenções de voto, enquanto Romney estava com 47%. A pesquisa tem margem de erro de 2,55 pontos porcentuais e por isso os dois estão em empate técnico no voto popular - que elege os 538 delegados do Colégio Eleitoral que efetivamente escolhem o presidente. O resultado final será divulgado no dia 17 de dezembro.

    Colégio eleitoral é quem define vencedor

    Ricardo Gozzi - Agência Estado

    São Paulo (AE) - A cada quatro anos, sempre que os Estados Unidos realizam eleições para presidente, uma expressão é repetida com frequência pelos principais candidatos e pelos participantes de suas campanhas para estimular o eleitorado: "Todo voto conta". Para a contagem geral dos votos, a declaração é verdadeira; para o desfecho da eleição, nem sempre. Isto porque a eleição nos EUA não é direta. Considerado confuso por muitos e criticado por alguns especialistas, o sistema de eleição por meio do Colégio Eleitoral nos EUA será posto à prova novamente hoje. Para ser declarado presidente do país, é preciso que o candidato conquiste a maioria entre os 538 membros do Colégio Eleitoral, sem que necessariamente tenha sido o vencedor no voto popular.

    O presidente Barack Obama, do Partido Democrata, e o adversário Mitt Romney, do Partido Republicano, lutam para chegar ao "número mágico" de 270 delegados no Colégio, que garante a presidência. Na disputa deste ano, ainda que Barack Obama e Mitt Romney apareçam empatados nas pesquisas, o democrata desponta nas projeções do site Huffington Post com 277 votos no Colégio Eleitoral e, por isso, mantém o favoritismo na disputa pela Casa Branca.

    A divisão dos delegados e dos distritos eleitorais por eles representados é feita proporcionalmente à população dos Estados. Um Estado populoso como a Califórnia tem 55 delegados, enquanto Estados com população menor, como Vermont e Delaware, têm apenas três. Esses números são recalculados de acordo com o Censo, realizado a cada dez anos nos EUA.

    Uma importante regra é que, na maioria dos Estados, o vencedor no voto popular leva todos os votos correspondentes àquele Estado. Isso significa que, se um candidato vence com 50,1% ou com 99% dos votos, ele terá os mesmos 100% dos delegados. As únicas exceções a essa fórmula são Maine e Nebraska, onde os votos dos delegados são distribuídos de acordo com o número de distritos em que um candidato tiver obtido a maioria dos votos.

    Em alguns Estados, há clara vantagem para uma das duas principais forças políticas norte-americanas: os partidos Democrata e Republicano. Mas em outros - os chamados "swing states" - não há um padrão claro. Críticos do sistema observam que essa "infidelidade" dos eleitores dos "swing states" muitas vezes faz com que seu voto seja mais importante do que o dos demais para o desfecho da eleição, além de fazer com que os principais candidatos empenhem mais tempo e recursos no cortejo a esses eleitores.

    O aspecto mais polêmico é a possibilidade de o resultado do Colégio Eleitoral, dependente do peso de cada Estado na disputa, não corresponder à vontade da maioria do eleitorado. Nos anos de 1876, 1888 e 2000, o favorito da população como um todo não foi aquele que o sistema eleitoral colocou na Casa Branca.

    Em 2000, a Suprema Corte determinou que a recontagem no Estado da Flórida fosse interrompida, o que resultou na vitória do republicano George W. Bush sobre o democrata Al Gore no Colégio Eleitoral, apesar de o democrata ter conseguido meio milhão de votos a mais que o adversário na votação popular.

    Já em 1824, havia divisão política e nenhum dos candidatos conseguiu o número necessário para vencer no Colégio Eleitoral. Nesse caso, a Câmara dos Representantes determina o vencedor. Naquela ocasião foi escolhido o secretário de Estado John Adams, e não o preferido dos eleitores, o senador Andrew Jackson. Em tese, um delegado pode ignorar o voto dos eleitores de seu distrito e escolher o candidato que quiser no dia em que o Colégio Eleitoral for reunido. No entanto, isso acontece raramente e considera-se improvável qualquer alteração no resultado final por causa desse fator.

    Obama pode ser presidente 'biônico'

    São Paulo (AE) - O resultado da eleição presidencial deste ano nos Estados Unidos pode reviver o cenário ocorrido no ano 2000, quando o então candidato republicano George W. Bush perdeu para o democrata Al Gore no voto popular, mas levou a disputa no Colégio Eleitoral. Nos EUA, quem decide a eleição é o Colégio Eleitoral, composto por 538 delegados. Cada Estado corresponde a um número determinado de delegados conforme o tamanho de sua população. A Califórnia, por exemplo, tem 55 delegados. Quem vencer a eleição no Estado, leva todos os 55 votos. O presidente é eleito ao conseguir 270 delegados. Portanto, como os Estados têm um número diferente de delegados, um candidato com maior número de votos populares pode não ser eleito, que foi o que aconteceu há 12 anos.

    Alguns Estados tendem para os democratas e outros, para os republicanos. De acordo com as projeções, Obama já conta 201 delegados contra 191 de Romney. No entanto, há Estados que não têm preferência democrata ou republicana, os chamados "swing states", em que estão em jogo os demais 146 delegados. Os principais são Flórida (29 delegados), Ohio (18), Virgínia (13), Wisconsin (10), Colorado (9) e New Hampshire (4).

    Por isso, o presidente Barack Obama e seu rival republicano, Mitt Romney, empenham esforços finais na busca dos eleitores desses Estados. Ontem, Obama esteve no Wisconsin e Iowa, enquanto Romney visitou  Flórida, Virgínia e New Hampshire. Ambos, porém, encerraram a campanha em Columbus, a capital de Ohio, considerado o prêmio principal entre os "swing states", já que quem venceu Ohio nas últimas 12 eleições foi o eleito para a Casa Branca.

    Voto antecipado provoca filas e confusão

    Miami (AE) - O Partido Democrata da Flórida moveu uma ação na Justiça Federal norte-americana devido às dificuldades encontradas pelos eleitores do Estado para registrar o voto antecipado. Muitos cidadãos do sul da Flórida não conseguiram votar mesmo depois de enfrentar longas horas nas filas. No domingo, os eleitores do Condado de Miami-Dade foram avisados que poderiam realizar o voto antecipado se o registrassem pessoalmente. No entanto, depois de aberto por quase uma hora, o escritório do Condado teve as portas fechadas sob a alegação de que os funcionários estavam sobrecarregados de trabalho com a participação inesperada. Cerca de 200 pessoas que esperavam para votar se manifestaram em frente ao escritório do governo. "Queremos votar!", gritavam.

    O problema aconteceu porque as autoridades no Condado de Miami-Dade haviam anunciado que os eleitores poderiam registrar o voto antecipado no domingo entre as 13h e as 17h (horário local). Contudo, a realização do voto antecipado estaria proibida desde o ano passado, conforme uma lei sancionada pelo republicano Rick Scott, governador da Flórida.

    Em geral, os democratas preferem realizar o voto antecipado. Por essa razão, estão pedindo na Justiça Federal que sejam considerados os votos contabilizados em três condados da Flórida: Miami-Dade, Palm Beach e Broward.

    Independentes podem ter até 14% dos votos

    Washington (AE) - Na véspera do pleito, as pesquisas de intenção de voto mostravam que a eleição será decidida dentro da margem de erro. Essa situação aumenta a importância dos eleitores independentes para o desfecho da votação. Estima-se que os independentes representarão 14% do eleitorado na votação de amanhã. São considerados independentes os eleitores que não se declaram nem democratas nem republicanos.

    Apesar da situação de empate técnico nas pesquisas nacionais, o presidente Barack Obama aparece à frente de Mitt Romney nos chamados "swing states", Estados que não têm tradição de votar sempre nos democratas ou nos republicanos. Ao mesmo tempo, Romney aparece à frente de Obama na preferência dos eleitores independentes.

    A campanha de Romney aposta no voto dessa fatia do eleitorado para que o candidato republicano chegue à Casa Branca. Segundo uma pesquisa NBC/Wall Street Journal, Romney tem a preferência de 47% dos independentes, enquanto 40% deles afirmam preferir Obama.

    O pesquisador republicano Bill McInturff considera que essa proporção deveria acender um sinal de alerta na campanha de Obama. Segundo o pesquisador democrata Peter Hart, Obama precisará contar com um elevado índice de comparecimento entre os eleitores de seu partido para que essa desvantagem não o prejudique.

    OI DEIXA CIDADES DA REGIÃO AGRESTE SEM SINAL



    O sinal de telefonia móvel da operadora OI ficou sem funcionar por aproximadamente 12 horas em toda região do agreste potiguar. Por volta do meio dia de ontem DOMINGO ate pouco mais de meia noite não era possível receber nem efetuar chamadas em Passa e Fica, Nova Cruz, Lagoa d'Anta e outras Cidades da região que recebem o sinal da OI. 

    Informações preliminares davam conta que a falta de sinal se deu devido a uma queda de energia na torre de Passa e Fica, porem a energia voltou ao normal as 15 horas e o sinal só voltou pouco mais de meia noite, o que descartou a possibilidade deste ter sido a causa. Na manhã de hoje a informação dava conta que o rompimento em um cabo de fibra ótica da operadora havia sido a real causa do "apagão" telefonico.

    ESCOLAS POTIGUARES REALIZARÃO ELEIÇÃO DIRETA NESTA TERÇA



    Várias Escolas Estaduais do Rio Grande do Norte realizam o processo de VOTAÇÃO para a escolha de suas novas diretorias para o biênio 2013/2014,  nesta terça feira, 06 de Novembro

    Em Nova Cruz, sede da 3a DIRED, haverá votação para as diretorias das seguintes escolas:

    Escola Estadual de Santa Luzia - CHAPA UNICA - Diretor Adriano
    Escola Estadual Firma Francelina - CHAPA UNICA - Diretora Maria José e Vice Francileide
    Escola EStadual Djalma Marinho - CHAPA UNICA - Diretor Luiz Paixão e Vice Marleide
    Escola Estadual Pref. Joanita Arruda Câmara - CAIC ( Escola em que haverá disputa de duas Chapas):
    ---CHAPA 1 - Diretora Filomena e Vice Eugenia; 
    ---CHAPA 2 - Diretor Claudio Lima e Vice Professor Lula.
    Em Montanhas  a eleição se dará na Escola Estadual Carlos Gomes , onde concorrerão em chapa Unica as professoras Luci Gomes (diretora) e Luciene Azevedo ( vice)

    Podem votar: Pais dos alunos; alunos matriculados em 2012 ( mesmo que seja desistente) e funcionários devidamente regularizados que atuam na Escola.

    O processo de votação que acontece via URNA ELETRONICA, começa às 08 horas da manhã e vai até às 21 horas e o resultado será divulgado em seguida . Uma comissão escolhida por cada comunidade escolar é quem conduzirá o pleito.

    segunda-feira, 5 de novembro de 2012

    SENADOR PROIBE MÚSICO CANTAR NA CASA QUE ELES DIZEM QUE É DO POVO

    Chambinho do Acordeon é impedido de cantar no plenário do Senado
    Suplicy convidou o sanfoneiro, que interpreta Gonzagão no cinema, e o deixou em saia-justa
    Publicidades Surgiu-22
    Chambinho do Acordeon, que interpreta Luiz Gonzaga no filme "Gonzaga de Pai para Filho", passou por um constrangimento no Senado na tarde desta segunda-feira. Levado ao plenário pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP), ele foi impedido de cantar pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), que presidia a sessão. Recorrendo ao regimento da Casa, Mozarildo alegou que o local não era adequado.

    - Não é possível, não tem amparo no regimento. Não é o momento. O senhor pode solicitar uma sessão especial, de homenagem - disse Mozarildo a Suplicy, que ainda insistiu.

    O petista já havia anunciado que Chambinho não só cantaria, mas também tocaria acordeon. O sanfoneiro estava de pé ao seu lado, acompanhado pela mulher, pronto para começar. Pela manhã ele participou de cerimônia no Palácio do Planalto, de entrega da Ordem do Mérito Cultural.

    - Inúmeras vezes, no plenário do Senado, foram feitas homenagens, até com o coral do Senado - protestou, sem sucesso, Suplicy.

    Antes de ir embora, Chambinho ainda deu uma palinha no corredor do Senado, com Suplicy sempre a tiracolo.
     Esse senhor Mozarildo é médico, vota com a bancada evangélica e é um dos amis retrógrados senadores da casa.
    senador queria holofotes e conseguiu

    MODELO QUE MORREU DURANTE UMA LIPO JÁ TINHA POUSADO NUA

    A modelo Pamela Baris Nascimento, 27, que já trabalhou como assistente de palco em programas de televisão, morreu durante uma lipoaspiração em uma clínica no Ipiranga (na zona sul de São Paulo).
    O caso ocorreu no último dia 19, mas a polícia só foi informada ontem pela manhã.
    De acordo com a investigação, o fígado de Pamela acabou perfurado durante a cirurgia. Ela perdeu muito sangue, sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.
    O corpo já havia sido removido para São Francisco do Sul, em Santa Catarina, onde foi enterrado, quando a polícia soube do ocorrido.

    A modelo também ja havia feito um ensaio nú para a revista sexy, veja algumas fotos:


    Para ver mais fotos da beldade clique no link abaixo( atenção muito cuidado voce será redirecionado a um site com imagens pornográficas )
    FOTOS DE PÂMELA

    PREFEITOS NÃO PAGAM,MAS QUEREM SABER SOBRE AUMENTO DO FUNDEB

    - Publicado por Robson Pires, na categoria Notas às 18:00
    O atraso da publicação, pelo Ministério da Educação, da nova estimativa – ainda para 2012 – de receita do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) aumenta as preocupações dos gestores municipais, principalmente pela proximidade do final do ano. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reivindica urgência na publicação da nova portaria fixando as estimativas da receita do Fundeb, sob pena de prejuízos incalculáveis ao planejamento municipal e ao equilíbrio das contas públicas.
    A entidade explica que, devido à crise econômica, os Municípios sentem os reflexos com a redução nos repasses do Fundo e o governo federal já deveria ter revisto os valores, em razão da queda na arrecadação. Essa realidade é diferente nos diversos Estados em que a redução de receita tem variado negativamente de 3% a 11%. Para a maioria dos Municípios brasileiros, as consequências dessa crise ainda produzirão muitos problemas até o final do ano, pois não há condições de cumprir o planejado e, por esta razão, a contenção dos gastos é inevitável.
    Para a CNM, o atraso do MEC em publicar os novos valores pode prejudicar as contas públicas, especialmente a dos Municípios que são beneficiados com recursos da União a título de complementação ao Fundeb. Se a arrecadação cai, os recursos do bolo do fundo da Educação também são diminuídos, inclusive os do governo federal.
    “Como a grande maioria dos Municípios depende desses recursos para honrar com os compromissos de pagamento da folha da educação e do 13º salário, as dificuldades serão ainda maiores, pois não há tempo para fazer compensação dos repasses em várias parcelas, porque o ano já está acabando”, alerta o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

    HOMENS DE TERNO ASSALTAM BB DO ALECRIM


    Publicação: 05/11/2012 10:19 Atualização: 05/11/2012 11:38

    Por Paulo de Sousa, do DN Online
    Quadrilha chegou a atirar em vidraça para invadir a agência do BB no Alecrim (Paulo de Sousa/DN/D.A.Press)
    Quadrilha chegou a atirar em vidraça para invadir a agência do BB no Alecrim
     
    Uma quadrilha formada por cinco homens armados, vestindo ternos, assaltou a agência do Banco do Brasil do bairro do Alecrim, Zona Leste de Natal, na manhã desta segunda-feira. Toda a Polícia da região metropolintana está à procura dos criminosos.

    Segundo o major PM Cícero Cardoso, comandante do Batalhão de Choque (BPChoque), o grupo invadiu a agência, localizada no cruzamento das avenidas Presidente Bandeira com a Jaguarari, por volta das 9h30. A quadrilha aproveitou o momento em que um carro forte tinha acabado de entregar malotes e roubou um desses, com uma quantia ainda não divulgada, fugindo logo em seguida.

    Um funcionário público de 50 anos, que estava na agência no momento do crime e preferiu não se identificar, conta que apenas quatro dos criminosos invadiram o prédio, momentos depois da equipe do carro forte ter saído do banco. Todos de terno e gravata, estavam armados de pistola. Dois deles atiraram contra a vidraça que separa a área de terminais eletrônicos dos guichês internos. Outros dois ficaram do lado de fora, tentando barrar a saída dos clientes. Numa ação rápida, os bandidos tomaram um malote e fugiram do local em um carro ainda não identificado.

    Várias unidades da Polícia Militar estão agora em diligência, procurando pistas do grupo. O caso deve ser investigado pela Divisão Especializada de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor).
    Tags: celular

    MAIS UM POLICIAL É MORTO NO RN

    Mais um policial militar foi morto e outro ficou ferido, há poucos minutos, no interior, após troca de tiros com suspeito por roubo a agência dos correios de São Tomé.

    O sargento Emanuel e o soldado Fernando Quirino patrulhavam pela Zona Rural do município de Lajes e se depararam com os suspeitos, em fuga. Houve troca de tiros e os PMs acabaram atingidos pelos disparos.

    Emanuel foi atingido por um tiro na perna e está sendo socorrido para o pronto socorro Clóvis Sarinho em Natal; o soldado Quirino não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

    Com estes já são 20 policiais alvos de bandidos apenas este ano.
     (Andre Fotos/Divulgação)
    No início da tarde desta segunda-feira um policial militar identificado como Fernando Quirino do Nascimento, morreu em tiroteio com bandidos no município de Lajes Pintadas distante 128 km de Natal.

    De acordo com informações do sargento Wellington, da 4ª Companhia Independente da PM de Santa Cruz, dois bandidos assaltaram uma agência dos Correios no município de São Tomé e fugiram em direção a Lajes Pintadas.

    Uma viatura da PM iniciou a perseguição com o sargento Emanoel e o soldado Quirino. Os bandidos começaram o tiroteio e atingiram os policiais, conseguindo fugir.

    O soldado Quirino morreu no local, enquanto o sargento EManoel foi atingido na perna e após receber atendimento no hospital de Santa Cruz foi encaminhado para o Walfredo Gurgel. A polícia continua realizando diligências e um dos bandidos estaria baleado.

    DILMA QUER MANDAR BANDIDOS PARA O RN

    No VNT do DN Online

    Alguns chefes do crime organizado de São Paulo poderão ser transferidos para o Presídio Federal de Segurança Máxima de Mossoró-RN. A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, se reuniu com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e sugeriu o estabelecimento de uma ação conjunta dos Governos Federal e estadual para combater o crime organizado no Estado paulista. Apesar disso, o juiz corregedor do Presídio Federal de Mossoró, Walter Nunes, afirma que nenhum pedido de protocolo foi enviado até a última semana. De acordo com a assessoria de imprensa da Justiça Federal no RN, pelo menos 77 detentos estão albergados atualmente na unidade.

    A União ofereceu ajuda do Setor de Inteligência da Polícia Federal, bem como disponibilizou vagas na unidade prisional de segurança máxima em Mossoró, para isolar os criminosos e impedir a comunicação entre eles. O acordo entre os chefes de Estado foi selado na última quinta-feira (1), por telefone. Na próxima semana, está previsto o encontro de membros da cúpula da segurança paulista com representantes do Governo Federal para traçar o cronograma de ações com vistas à transferência do

    domingo, 4 de novembro de 2012

    A CORRUPÇÃO NO BRASIL

    Quase um em cada quatro brasileiros (23%) afirma que dar dinheiro a um guarda para evitar uma multa não chega a ser um ato corrupto, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais e o Instituto Vox Populi. Os números refletem o quanto atitudes ilícitas, como essa, de tão enraizados em parte da sociedade brasileira, acabam sendo encarados como parte do cotidiano.
    "Muitas pessoas não enxergam o desvio privado como corrupção, só levam em conta a corrupção no ambiente público", diz o promotor de Justiça Jairo Cruz Moreira. Ele é coordenador nacional da campanha do Ministério Público "O que você tem a ver com a corrupção", que pretende mostrar como atitudes que muitos consideram normal são, na verdade, um desvirtuamento ético.
    Como lida diariamente com o assunto, Moreira ajudou a BBC Brasil a elaborar uma lista de dez atitudes que os brasileiros costumam tomar e que, por vezes, nem percebem que se trata de corrupção. Confira a lista:
    - Não dar nota fiscal
    - Não declarar Imposto de Renda
    - Tentar subornar o guarda para evitar multas
    - Falsificar carteirinha de estudante
    - Dar/aceitar troco errado
    - Roubar TV a cabo
    - Furar fila
    - Comprar produtos falsificados
    - No trabalho, bater ponto pelo colegaFalsificar assinaturas
    "Aceitar essas pequenas corrupções legitima aceitar grandes corrupções", afirma o promotor. "Seguindo esse raciocínio, seria algo como um menino que hoje não vê problema em colar na prova ser mais propenso a, mais pra frente, subornar um guarda sem achar que isso é corrupção."
    Segundo a pesquisa da UFMG, 35% dos entrevistados dizem que algumas coisas podem ser um pouco erradas, mas não corruptas, como sonegar impostos quando a taxa é cara demais.
    Otimismo
    Mas a sondagem também mostra dados positivos, como o fato de 84% dos ouvidos afirmar que, em qualquer situação, existe sempre a chance de a pessoa ser honesta. A psicóloga Lizete Verillo, diretora da ONG Amarribo (representante no Brasil da Transparência Internacional), afirma que em 12 anos trabalhando com ações anti-corrupção ela nunca esteve tão otimista - e justamente por causa dos jovens.
    "Quando começamos, havia um distanciamento do jovem em relação à política", diz Lizete. "Aliás, havia pouco engajamento em relação a tudo, queriam saber mais é de festas. A corrupção não dizia respeito a eles." "Há dois anos, venho percebendo uma grande mudança entre os jovens. Estão mais envolvidos, cobrando mais, em diversas áreas, não só da política."
    Para Lizete, esse cenário animador foi criado por diversos fatores, especialmente pela explosão das redes sociais, que são extremamente populares entre os jovens e uma ótima maneira de promover a fiscalização e a mobilização. Mas se a internet está ajudando os jovens, na opinião da psicóloga, as escolas estão deixando a desejar na hora de incentivar o engajamento e conscientizá-los sobre a corrupção
    "Em geral, a escola é muito omissa. Estão apenas começando nesse assunto, com iniciativas isoladas. O que é uma pena, porque agora, com o mensalão, temos um enorme passo para a conscientização, mas que pouco avança se a educação não seguir junto", diz a diretora. "É preciso ensinar esses jovens a ter ética, transparência e também a exercer cidadania."
    Políticos x cidadão comum
    Os especialistas concordam que a corrupção do cotidiano acaba sendo alimentada pela corrupção política. Se há impunidade no alto escalão, cria-se, segundo Lizete, um clima para que isso se replique no cotidiano do cidadão comum, com consequências graves.
    Isso porque a corrupção prejudica vários níveis da sociedade e cria um ciclo vicioso, caso de uma empresa que não consegue nota fiscal e, assim, não presta contas honestamente.
    De acordo com o Ministério Público, a corrupção corrói vários níveis da sociedade, da prestação dos serviços públicos ao desenvolvimento social e econômico do país, e compromete a vida das gerações atuais e futuras.

    NOVOS PREFEITOS DAS CAPITAIS REPRESENTAM O VELHO

    Carolina Freitas
    O prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad, de 49 anos
    O prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad, de 49 anos (Rodrigo Dionisio/Frame/Estadão Conteúdo)
    "Não perdemos a eleição porque Serra tem 70 anos de idade. A principal rejeição a Serra foi a rejeição a Kassab, que é jovem", Alberto Goldman, vice-presidente nacional do PSDB
    As eleições de 2012 trouxeram para a cena política nomes novos - na idade e na vida pública. Prefeitos de dezesseis capitais têm até 50 anos, no mundo político, uma tenra idade. Veja aqui quem são eles. Dados do Tribunal Superior Eleitoral indicam que os eleitos para comandar as cidades brasileiras têm, em média, entre 39 e 48 anos. Apesar do marketing do novo, a ascensão desses jovens pouco tem a ver com renovação. Eles são, em sua maioria, herdeiros da velha política.
     
    Ninguém explorou mais a dicotomia entre o velho e o novo do que Fernando Haddad, de 49 anos, em São Paulo. Luiz Inácio Lula da Silva, mentor do candidato, chegou a recomendar a aposentadoria do adversário de seu pupilo, José Serra (PSDB), de 70 anos - esquecendo-se de seus próprios 67 anos. Haddad foi apresentado na campanha como “o homem novo, para um novo tempo”. E a tese do marqueteiro do PT, João Santana, teve eco até mesmo no discurso pós-derrota de alguns tucanos. Integrantes do PSDB creditaram a derrota à idade do candidato tucano. Serra disputou a indicação do partido com pré-candidatos mais novos, entre eles Bruno Covas, de 32 anos.
     

     
    O vice-presidente nacional do PSDB, ex-governador Alberto Goldman, coloca a situação em seus devidos termos. “Alguém no mundo pode ser contra a renovação? Renovação é sempre boa”, afirma Goldman. “Mas não perdemos a eleição porque Serra tem 70 anos de idade. A principal rejeição a Serra foi a rejeição ao prefeito Gilberto Kassab, que é jovem.” Pesquisa Datafolha de agosto mostra que 36% dos paulistanos considera a gestão Kassab ruim ou péssima. Para outros 38%, a administração é regular. Kassab, de 52 anos, assumiu a prefeitura em 2006, quando José Serra deixou o cargo para concorrer ao governo de São Paulo. 
     
    O professor de Filosofia Política e Ética da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Roberto Romano afirma que, quando se trata de renovar a política, a idade pouco importa. “O que vimos nessa eleição, mais uma vez, foi a manutenção de procedimentos arcaicos, envernizados pela publicidade como produtos modernos, novos ou engraçadinhos.” Para Romano, um candidato novo seria, no mínimo, aquele escolhido dentro de um processo democrático, de consulta às bases, sem precisar da bênção do dono do partido. “Os partidos brasileiros seguem a linha do caciquismo, têm dono. As mesmas pessoas estão na liderança deles há trinta ou quarenta anos.” 
     
    Haddad é produto desse caciquismo. E teve boa ajuda da linha do marketing político que deu certo em 2010 pelas mãos do mesmo João Santana com Dilma Rousseff. Tornou-se candidato pelo condão de Lula, mesmo contrariando lideranças do PT de São Paulo. Entre os insatisfeitos estava a senadora Marta Suplicy, que, para aderir à campanha do ungido exigiu da presidente Dilma Rousseff o ministério da Cultura. E levou. Fisiologismo à moda antiga. Apesar de trazer em seu plano de governo ideias novas para a cidade, Haddad segue o velho manual de práticas do PT. “Haddad é da escola de Lula. Não é só cria de Lula. Os dois têm a mesma formação mental. O novo vem com os velhos vícios de seu mestre”, diz Goldman.
     
    A eleição de Haddad em São Paulo reprisa uma estratégia vencedora do PT e PMDB no Rio de Janeiro, com a eleição de 2008 e reeleição agora, em primeiro turno, com 64% dos votos, do peemedebista Eduardo Paes, de 42 anos. A fórmula? Um prefeito com pinta de gente fina, disposto a cair do skate e a tocar em bateria de escola de samba, com o caixa da cidade turbinado por dinheiro do governo federal.
     
    Falha histórica - Os partidos brasileiros sofrem, de fato, com a escassez de novas lideranças. O vácuo na formação de quadros decorre do bipartidarismo surgido no regime militar. “A ditadura forçou a importância dessas lideranças e o controle das lideranças sobre suas bases”, diz Romano. Findo o regime, houve um segundo fenômeno que tampouco colaborou com o amadurecimento da democracia: a proliferação de pequenos partidos, muitos de aluguel, destinados apenas a negócios. 
     
    Entre as apostas da nova geração estão o senador Aécio Neves (PSDB) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Apesar de todo o frisson, eles ainda não mostraram a que vieram.
     
    Pelo Brasil - Em Salvador, o nem tão novo prefeito eleito foi ACM Neto (DEM), de 33 anos. Apesar da idade, ele traz no nome e no rosto a história do coronelismo na Bahia. O estado foi comandando por décadas por seu avô, o senador Antônio Carlos Magalhães, morto em 2007. “Não há nada mais velho do que Antônio Carlos Magalhães”, diz Romano. “Significa rede de favores, adesão pessoal a um líder, obediência ao coronel.” Em seu primeiro pronunciamento, ACM Neto dedicou a vitória ao avô.
     
    Outro exemplar da velha política em roupagem moderna está em Curitiba. A cidade elegeu Gustavo Fruet (PDT). Ex-oposicionista, ele deixou o PSDB, ingressou em um partido da base do governo Dilma Rousseff e se elegeu prefeito de Curitiba com o apoio do PT - a quem fazia duras críticas até então. Fruet ajudou a investigar o mensalão e, em 2010, associou ao PT à “roubalheira” e a “dinheiro na gaveta, na mala, na cueca". 
     
    Agora, diz que a contradição faz parte da convivência na política. “Seria muito simples se fosse um partido só de gente boa e outro só de gente má. A vida política é um pouco mais complexa”, disse em entrevista ao site de VEJA. A velha elasticidade ideológica.
     
    Nessa matéria, Haddad e Kassab têm feito escola em São Paulo. Na primeira semana após a eleição, depois de uma campanha sangrenta, o prefeito, que apoiava José Serra, acolheu de braços abertos o petista. “É capacitado, inteligente e tem formação moral”, disse Kassab sobre o sucessor. “São Paulo estará em ótimas mãos.” E Haddad aceitou de bom grado o apoio daquele que antes acusava de gerir mal a cidade. Pragmatismo puro. 
     
    Do alto de seus 81 anos, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) bem advertiu na última semana: "Juventude, em si, não produz ideias novas."