LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

sábado, 26 de janeiro de 2013

MP-RN RECOMENDA CANCELAMENTO DE CARNAVAL

A recomendação do procurador-geral, Manoel Onofre Neto, para que os membros do Ministério Público do RN fiscalizem e tentem impedir gastos públicos com o carnaval, publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial do Estado (DOE), parece ter surtido efeito. Hoje, foram mais de 10 recomendações publicadas a diferentes municípios do RN. O promotor Roger de Melo Rodrigues, de João Câmara, por exemplo, recomendou que o prefeito da cidade, Ariosvaldo Targino, o Vavá, “se abstenha de realizar despesas com o Carnaval de 2013, incluindo a contratação de artistas, serviços de ‘buffets’ e montagens de estruturas para apresentações artísticas, enquanto perdurar a referida situação de emergência, excetuando-se a hipótese de realização de eventos mediante o uso de verbas federais recebidas do Ministério da Cultura ou do Ministério do Turismo, quando sua destinação seja especificamente vinculada à realização de festas ou eventos culturais no município, ressaltando que na hipótese não se aplica o art. 24, IV, da Lei 8.666/1993”.
O gestor da cidade deve, no prazo de cinco dias: cópia da programação do evento, indicando a data, o horário e as atrações contratadas para o Carnaval de 2013; cópias dos processos licitatórios e dos eventuais procedimentos de inexigibilidade ou de dispensa de licitação referentes a todas as contratações realizadas para a organização do Carnaval 2013 (bandas, banheiros químicos, palco, som, iluminação, camarotes, alimentação, etc); nome e CPF de todos os componentes da comissão organizadora do(s) evento(s) (secretários e outros servidores); cópias de documentos que comprovem o atendimento à presente recomendação, a saber, o cancelamento de eventos festivos relacionados ao Carnaval 2013 mediante oneração do erário público.
Essa mesma recomendação foi enviada aos prefeitos de Jardim de Angicos, Bento Fernandes, Parazinho, Jandaíra, Nova Cruz, Passa e Fica e Lagoa D’anta. Nessa soma já são oito as cidades que tiveram as recomendações publicadas hoje. Contudo, a lista não para por aí. O Ministério Público também enviou recomendações a Bodó, Caiçara do Norte, Florânia, São Vicente e Tenente Laurentino Cruz.
A estas três últimas cidades, a recomendação foi assinada pelo promotor de Justiça Tiago Neves Câmara e tem um teor semelhante a enviada por Roger de Melo Rodrigues. “Considerando que as adversidades sofridas pelo homem do campo e o consequente Estado de Emergência são incompatíveis com a contratação de bandas ou a realização de festas por parte do Poder Público Municipal e que a realização de despesas dessa natureza em pleno Estado de Emergência consubstanciaria flagrante violação ao Princípio Constitucional da Moralidade Administrativa, previsto no art. 37 da Constituição Federal”, escreveu Tiago Neves.
Segundo o promotor, foi importante também lembrar na recomendação “a afirmação contida nos referidos Decretos, no sentido de que a estiagem na área rural dos municípios do RN é caracterizada como gradual e de evolução crônica, de nível III, de grande porte e grande intensidade, onde os danos causados são importantes e os prejuízos vultosos, contribuindo para intensificar a estagnação econômica e o nível de pobreza do semiárido norte-riograndense e, consequentemente, os desequilíbrios inter-regionais e intra-regionais”.
É importante lembrar que as recomendações para o não gasto público começou a ser enviada antes do procurador-geral se manifestar. Cidades como Guamaré e Lajes, por exemplo, já tinham recebido a recomendação. As duas cidades, entre outras, por sinal, já resolveram não utilizar recursos públicos com a realização dos festejos e o carnaval foi cancelado.
A cidade de Montanhas não se inclui na lista de municipios que receberam a recomendação do MP RN

LEIA A RECOMENDAÇÃO NA ÍNTEGRA

VEJA QUAIS OS MUNICIPIOS QUE RECEBERAM A RECOMENDAÇÃO DO MP RN

ADVOGADO ASSUME HOSPITAL WALFREDO GURGEL

Data: 25 janeiro 2013 - Hora: 18:00 - Por: Roberto Campello

Superlotação, desabastecimento, falta de leitos de UTI e déficit de profissionais são alguns dos problemas. Foto: José Aldenir
O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel passa por uma das maiores crises dos últimos anos. Problemas de superlotação, com pacientes espalhados pelos corredores, em cadeiras, macas e, por vezes, no chão. O constante desabastecimento da farmácia, que chegou a ter apenas 26% do necessário, e falta de insumos é constante, o que tem ocasionado por diversas vezes o fechamento da UTI Cardiológica. Diariamente, os médicos denunciam a falta de leitos de UTI e tornou-se comum pacientes judicializarem ações para tentar conseguir vaga, motivo que afastou os dois últimos diretores da unidade. Além disso, a falta de profissionais tem comprometido o cumprimento da escala médica. É em meio a esse cenário de crise, que o advogado Marcondes Diógenes de Souza Paiva assume a direção geral do maior hospital de urgência e emergência do Rio Grande do Norte. A posse do novo diretor deve acontecer na próxima semana, mas o Governo do Estado ainda não definiu a data.
A governadora Rosalba Ciarlini anunciou, na tarde desta quinta-feira (24), o nome do advogado Marcondes Diógenes, que recentemente foi o interventor da Associação Marca à frente da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pajuçara e nos três Ambulatórios Médico Especializados (AMEs) de Natal. Ele administrou as unidades durante seis meses. “Firmamos um contrato e será uma experiência inicial de seis meses, onde vamos trabalhar com metas e resultados”, disse Rosalba. O advogado assume a direção do Hospital Walfredo Gurgel com a missão de levar à unidade um “novo momento”.
Durante o anúncio do nome do novo diretor do Hospital Walfredo Gurgel, a governadora afirmou que “o novo gestor foi contratado para gestão onde colocamos como prioridade resultados. Será um período inicial de seis meses”, disse a governadora. Rosalba Ciarlini ressaltou que ele já tem experiência administrativa, amplo conhecimento em administração hospitalar. “Esperamos, realmente, que dê resultados. Até porque grande parte dos problemas do Walfredo é questão de gestão”, destacou.
A governadora não quis responsabilizar as gestões passadas da unidade de saúde pelos problemas de superlotação. “Aqueles que estiveram à frente do Walfredo Gurgel até por sobrecarga, porque eram médicos que tinham que se dedicarem a outras atividades, não tiveram condição de, realmente, dar o melhor resultado”, observou a governadora, reconhecendo que na unidade há carências “em função da superlotação”. “Mas nada disso justifica e vamos fazer o novo momento, nova gestão, cobrar resultados porque nosso objetivo é a população”, completou.
O secretário estadual de Saúde Pública, Isaú Gerino Vilela, explicou que a escolha pelo nome do advogado Marcondes Diógenes se deu pelo “excelente” trabalho desenvolvido como interventor à frente da UPA do Pajuçara e dos três AMEs. O secretário rebateu as críticas pelo fato de o nome diretor geral do Walfredo ser um advogado. “O fato de ele ser um advogado não quer dizer nada. O Ministério da Saúde preconiza que apenas o diretor médico e o técnico que tem que ser médico. O diretor geral tem que saber administrar e o trabalho desenvolvido na UPA e nos AMEs mostra que ele tem respaldo e experiência para resolver os problemas do Walfredo Gurgel. O  novo diretor ficará por um prazo de seis meses, podendo ser renovado por mais seis meses, e será avaliado para ver se está atendendo os anseios da população e do governo, mas acreditamos que dará certo”, afirmou o secretário Isaú Gerino Vilela.
Apesar dos problemas a serem enfrentados, o advogado Marcondes Diógenes assume a direção do Hospital Walfredo Gurgel em um momento de mudanças. Após o fim do Estado de Calamidade da Saúde Pública, que durou seis meses e não conseguiu acabar com o desabastecimento e a superlotação do hospital, o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel entra em uma nova fase. O apoiador do SOS Emergência, programa do Governo Federal de apoio aos hospitais de urgência e emergência, o enfermeiro Marcelo Bessa, começou as atividades desde o dia 2 de fevereiro, que devem culminar com a criação do Setor de Classificação de Risco na porta de entrada do Hospital nos próximos meses. Além disso, pelo programa, o Hospital recebe, mensalmente, R$ 650 mil para compras de medicamentos, insumos, equipamentos e outras finalidades.
Um grande problema do Hospital Walfredo Gurgel, a ambulâncioterapia deve acabar, ou pelo menos diminuir, na teoria, nos próximos meses. Isto porque dentro do Plano de Enfrentamento para os Serviços de Urgência e Emergência do Rio Grande do Norte, mais de 13 hospitais regionais estão passando por reformas, a fim de garantir a assistência dos pacientes em municípios pólos, sem que eles precisem se deslocar para Natal.
A governadora Rosalba Ciarlini disse que parte da superlotação se deve porque das quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA), apenas a do Pajuçara está em funcionamento. A UPA de Cidade da Esperança, que tem capacidade para 800 atendimentos, está pronta, mas não está funcionando. “Queremos somar esforços para que a UPA de Cidade da Esperança possa funcionar e que as outras duas possam ser construídas, para que o município possa dar resposta dentro da sua obrigação, que é a baixa e média complexidade, e o Estado, com a alta complexidade”, afirmou a governadora Rosalba Ciarlini.
A falta de leitos clínicos do Hospital, diante da alta demanda, também é um problema a ser combatido. A criação de mais de 100 leitos de retaguarda clínica nos hospitais da Polícia, Ruy Pereira dos Santos e no Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol). Além disso, mais 30 leitos de retaguarda clínica devem surgir no Hospital João Machado, que passa por uma reforma.
A ex-diretora geral do Walfredo Gurgel, Fátima Pinheiro, que tem mais de 25 anos de atuação como plantonista do Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, assumiu a direção geral do Walfredo Gurgel no dia 23 de junho do ano passado. Médica especialista em cirurgia geral, ela conta que o problema do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel não é de gestão.
“O caos que recebi o Walfredo Gurgel seria impossível resolver todos os problemas em apenas seis meses. Mas tenho certeza absoluta de que a partir de agora as coisas vão começar a acontecer e se resolver, e me sinto triste em saber que estou saindo em um momento de mudança no Walfredo Gurgel, principalmente com a presença do SOS Emergências dentro do Hospital. Saio com o sentimento de dever cumprido, pois fiz tudo que estava ao meu alcance. O que não fiz era porque não era de minha responsabilidade”, destacou a médica Fátima Pinheiro.
O novo diretor do Walfredo Gurgel terá um orçamento de R$ 1,150 milhão por mês para administrar. São R$ 100 mil do Governo do Estado, R$ 400 mil da produtividade do Walfredo e R$ 650 mil do Governo Federal, oriundos do SOS Emergência. No entanto, a diretora Fátima Pinheiro conta que esses recursos nem sempre tem o repasse regular. “O Walfredo Gurgel tem autonomia orçamentária, mas os recursos precisam vir e isso não estava acontecendo, o que dificulta a gestão do Hospital, mas o secretário garantiu que a partir de janeiro a produtividade do Walfredo vai passar a chegar regularmente”, afirmou a diretora.

HOMEM É MORTO A TIROS EM CANGUARETAMA

 

Givanildo Gomes de Melo, conhecido como toca, de 26 anos de idade, foi moto a tiros na noite desta quinta-feira (24) na Rua Jiqui Campo, em Canguaretama, litoral sul do Rio Grande do Norte.

De acordo com informações repassadas pela polícia, dois homens em uma moto, emcapuzados, teriam se aproximado da vítima e efetuado os disparos. Não há identificação dos acusados nem da motivação do crime.

Tôca já tinha passagens pela polícia.

INMET FAZ PREVISÃO DE POUCAS CHUVAS ATÉ ABRIL

O prognóstico oficial de chuvas no semiárido do Nordeste para os meses de fevereiro, março e abril é de maior probabilidade de chuvas na categoria abaixo da média histórica. A previsão climática foi obtida em reunião realizada em Fortaleza, nos dias 23 e 24 de janeiro de 2013, sob coordenação da Fundação Cearense de Meteorologia do Estado do Ceará (Funceme), com participação dos núcleos estaduais de meteorologia do Nordeste, Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Magnus NascimentoSemarh alerta que se uma nova seca se configurar, a situação dos reservatórios que hoje já estão com volumes em torno de 30 por cento se agravaráSemarh alerta que se uma nova seca se configurar, a situação dos reservatórios que hoje já estão com volumes em torno de 30 por cento se agravará

O principal parâmetro que influenciou na conclusão de incidência de poucas chuvas nos próximos meses foi a condição apresentada pelo oceano Atlântico Norte, aonde predominaram águas mais quentes em relação ao setor sul deste oceano. As demais regiões que estabelecem relação com as chuvas na região - Oceano Pacífico e Atlântico Sul- apresentaram condições neutras.

"No entanto é preciso salientar que o comportamento dos parâmetros oceânicos-atmosféricos apresentados durante o mês de dezembro de 2012 não é definitivo para uma previsão conclusiva referente ao comportamento das chuvas no período de fevereiro a maio de 2013, até porque na análise das condições de anomalia da superfície de mar referente a última semana entre os dias 16 a 23 de janeiro de 2013 mostra uma diminuição do aquecimento do oceano atlântico norte e aquecimento no atlântico sul, principalmente na costa da África, mostrando uma evolução favorável para a ocorrência de chuvas na região", diz o documento.

Com a confirmação, o secretário do Meio ambiente e Recursos Hídricos, Gilberto Jales, disse que a perspectiva de um período fora do normal já vinha sendo trabalhada desde as previsões de novembro e dezembro. Jales reforça que a situação é muito preocupante. "Diferente da seca de 2012, quando os reservatórios do Estado estavam com volumes médio entre 50% e 60%, se tivermos nova seca em 2013, a situação dos reservatórios que hoje já estão com volumes em torno de 30% - muitos dele até abaixo, se agravará", destaca.

As medidas apresentadas pelo governo estadual, em parceria com outros órgãos, para manter o quadro de seca sob controle vai do alerta à população pedindo o uso mais consciente da água até a retomada de obras estruturantes que estavam paralisadas  e racionamento parcial do recurso em algumas regiões. "É importante sempre alertar a população que a água é o bem mais escasso do mundo. Em muitos países isso rende até guerra", cita.

REUNIÃO

No fim de fevereiro, haverá, na Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), uma nova reunião climática para apontar um prognostico atualizado, chegando até o fim de maio. As avaliações acontecerão mensalmente em 2013. "Estaremos constantemente monitorando a evolução das condições atmosféricas e oceânicas para enxergarmos possíveis mudanças nesse quadro. Isso aumenta a confiabilidade na nossa previsão", ponderou o presidente da Funceme, Eduardo Martins.

Estoque escasso para atender 16 mil cadastrados

Na manhã de ontem, no galpão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Natal o estoque de milho era de 1.938 toneladas para comercialização no programa Vendas em Balcão, que objetiva viabilizar o acesso dos criadores e das agroindústrias de pequeno porte, por meio da venda direta dos estoques de diferentes produtos agrícolas, tais como, milho, arroz, trigo e castanha, entre outros. De acordo com o superintendente regional da Conab, João Maria Lucio da Silva,  o estoque não é suficiente para atender os 16 mil cadastrados. "Estamos racionando e a venda está limitada a 3 toneladas por agricultor ou criador cadastrado", disse.

A preocupação da Conab é que o programa Venda em Balcão, que tem subsídio do governo federal, termina dia 28 de fevereiro. "Os governos dos estados do Nordeste terão que se mobilizar para tentar sensibilizar o governo federal a prorrogar o prazo", explicou José Maria Lúcio. De acordo com José Maria, a Conab recebe cerca de 300 novos cadastros por dia.

Para discutir ações emergenciais de combate aos efeitos da seca, os agricultores e criadores de gado do Rio Grande do Norte pretendem se reunir com a governadora Rosalba Ciarlini. De acordo com o presidente da Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc), a perspectiva de mais três meses de chuvas abaixo do normal apresentada pelos meteorologistas é preocupante. "A nossa preocupação é porque mesmo se as chuvas começassem hoje só teríamos volumoso dentro de 30 a 45 dias. Imagine se o inverno começar daqui a 90 dias", disse José Teixeira de Souza Junior.

Teixeira afirmou que em reunião realizada na última terça-feira com representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do RN (Faern), e do Sindleite, ficou decidido tentar marcar uma agenda com a governadora. "Nós queremos saber do governo quais são as estratégias tem para oferecer daqui para frente, tendo em vista que já houve grande redução do rebanho no Estado", disse.

A estimativa do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn) é de uma diminuição de 25% no rebanho potiguar por conta da seca. A porcentagem significa uma perda de 225 mil cabeças de gado. O rebanho potiguar foi estimado em 900 mil cabeças no ano passado pelo IBGE.

A Anorc também irá procurar os deputados estaduais para cobrar engajamento na problemática da seca. "Temos uma reunião marcada com o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, para a próxima terça-feira e vamos pedir que os deputados se engajem para tentar encontrar soluções para os efeitos da seca no RN", afirmou Teixeira. Segundo ele, a ideia é pedir que os deputados visitem as regiões atingidas pela estiagem e, diante do diagnósticos, cobrem dos governos federal e estadual ações para minimizar os efeitos da seca. "Assim como foi feito na Paraíba, onde os deputados fizeram uma caravana pelo estado e depois elaboraram a 'Carta da Paraíba' com sugestões de ações estruturantes para o semiárido".

Como medida emergencial a Anorc se reuniu essa semana com a diretoria da Usina São Francisco, em Ceará-Mirim, para negociar a compra de cana-de-açúcar, usada como volumoso. "Estamos negociando a compra da cana com a Usina São Francisco. Eles ficaram de fazer um levantamento de quanto será possível disponibilizar para a Anorc", explicou. José Teixeira ressaltou que, independente de previsões, é importante que cada criador se previna para um quadro negativo.

Uso da água

O volume de água presente nos reservatórios estaduais atualmente foi retido, em grande parte, ainda em 2011, já que 2012 foi um ano de poucas chuvas. Em função disso, os principais encaminhamentos são o pactuamento sobre o uso da água em algumas bacias, como na Bacia Piranhas-Assu nos perímetros de Irrigação - com a Agência Nacional de Águas (ANA), Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn).

O perímetro de  Cruzeta é um exemplo. "Pactuamos que não havia mais condições de liberar água para irrigação. Precisamos preservar a água para uso humano. Mas ao mesmo tempo alertando para a Caern fazer uma revista em toda a rede para ver se existe ou não algum tipo de desperdício de água. E buscar alternativas de abastecimento", destaca Gilberto Jales.

Para obras estruturantes, a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) recebeu R$ 17,8 milhões, oriundos de convênio firmado do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A verba será usada para a construção de 7.470 reservatórios, em área rural. A parcela é referente ao convênio, no valor global de R$ 33,8 milhões, com  R$ 338,9 mil de contrapartida contratual do Governo do Estado.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

VEREADORA DE NATAL DOARÁ SALARIOS A INSTITUIÇÕES

Eleita pela primeira vez vereadora de Natal, a professora Eleika Bezerra (PSDC) doará seu primeiro salário para 4 instituições filantrópicas do bairro de Mãe Luiza, zona leste da capital potiguar. O anuncio foi feito nesta sexta-feira (25), dias antes da parlamentar receber o subsídio do Legislativo.  A Casa do Bem, o Espaço Solidário, a Casa Crescer e o Espaço Livre serão as instituições beneficiadas com o primeiro salário da vereadora.
Em Natal, os parlamentares municipais recebem R$ 15.019,00. Com os descontos de Imposto de Renda e INSS, o valor líquido é de R$ 11.306,56. Cinco por cento será doado para o Partido Social Democrático Cristão (PSDC), R$ 6 mil reais serão distribuídos entre as instituições e o restante será aplicado em uma conta bancária como reserva para projetos sociais que já estão sendo elaborados.
A escolha das instituições foi feita pela vereadora e uma comissão de três técnicos formada por ela. O critério utilizado foi a seriedade do trabalho desenvolvido pelas instituições. A comissão será responsável também por avaliar e acompanhar a utilização dos recursos nos projetos filantrópicos. “O bairro de Mãe Luiza é uma das comunidades mais desafiadoras de Natal e eu tenho uma aproximação geográfica e afetiva com ele”, disse a professora vereadora.
Eleika Bezerra tem 69 anos e é professora aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A decisão de doar o salário foi registrada em cartório, em agosto de 2012. A atitude inédita chamou a atenção da imprensa local e nacional.
“Felizmente, minha família e eu dispomos do necessário para termos uma vida digna. Por isso, me acho no dever de abdicar do salário como vereadora para lutar por uma causa que eu dediquei toda a minha vida, a educação”, explicou a vereadora.

Instituições
Criada há 8 anos, a Casa do Bem realiza um trabalho na área da educação, cultura e esportes para crianças, adultos e idosos. Para Flávio Rezende, presidente da OnG, a doação veio em boa hora. “Como vivemos exclusivamente de doações, ficamos muito felizes com esta iniciativa. É uma ajuda muito importante para nós”, disse ele.
Os três outros projetos beneficiados são ligados à Igreja Católica, o Espaço Solidário abriga idosos, já a Casa Crescer desenvolve atividades esportivas e artísticas com meninos e meninas entre 8 e 18 anos. O Espaço Livre tem um trabalho voltado para crianças na faixa da educação infantil.
AMANDA GURGEL
É importante lembrar que assim como a vereadora Eleika, outra recentemente eleita para o Poder Legislativo Municipal, Amanda Gurgel, do PSTU, divulgou que não receberá salário. Pelo menos, não integralmente. Ela ficará com uma quantia que se aproxima do valor que ela recebia antes, como professora, ou seja, cerca de R$ 2,8 mil, e o restante da remuneração será doado ao partido.

NASA CALCULA QUE MAIS DE 4000ASTEROIDES PODEM COLIDIR COM A TERRA


Colisão Terra Asteroide
Ilustração artística mostrando uma colisão de asteroide com o planeta Terra (Jupiterimages)
Para ser considerado perigoso, um asteroide precisa ter mais de 100 metros de diâmetro e estar a uma distância de no máximo oito milhões de quilômetros da Terra
A Nasa calculou nesta quarta-feira que há cerca de 4.700 asteroides com potencial para atingir a Terra. A estimativa foi feita sobre dados coletados pela sonda WISE, que analisa o cosmos com luz infravermelha.

Para serem considerados perigosos, os asteroides precisam ter 100 metros ou mais de diâmetro, sendo grandes o suficiente para resistir à passagem pela atmosfera, e ter órbitas próximas à Terra, a uma distância de no máximo oito milhões de quilômetros – vinte vezes maior do que a que separa o nosso planeta da Lua.

Oportunidades - “Não é algo que deva provocar pânico nas pessoas”, tranquilizou o astrônomo da Nasa, Amy Mainzer, em declaração para a rede americana CNN. “Entretanto, estamos prestando atenção ao tema”, assegurou. Mainzer acrescenta que os asteroides próximos não oferecem apenas perigo, mas também oportunidades para a exploração espacial, já que esses corpos celestes estariam ao alcance de uma missão tripulada: “São um grupo interessante e queremos ficar de olho neles”.



O número de 4.700 estimado pela agência espacial americana possui uma margem de erro de 1.500 para mais ou para menos. Até o momento, a Nasa calcula que entre 20% e 30% dos asteroides potencialmente perigosos já foram localizados e monitorados.

“Fizemos um bom começo na busca dos objetos que realmente representam um risco de impacto”, comemorou Lindley Johnson, responsável pelo Programa de Observação de Objetos Próximos à Terra. Johnson, no entanto, avisa que ainda há muito a evoluir. “Será necessário um grande esforço durante as próximas duas décadas para encontrar todos os que podem causar graves danos ou ser destino das missões espaciais no futuro”, avaliou.

VEJA EM QUANTOS % DIMINUIRÁ SUA CONTA DE ENERGIA

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) publicou nesta quinta-feira a lista de descontos para consumidores residenciais das 63 distribuidoras de eletricidade do País. Conforme o anunciado na quarta-feira (23) pela presidenta Dilma Rousseff e referendado pelo órgão regulador, a redução das tarifas de baixa tensão - que vale a partir desta quinta-feira - foi de pelo menos 18% para todas as contas de luz.

Cosern decide aplicar redução mínima na tarifa


O representante do Procon Estadual dentro do Conselho dos Consumidores de Energia Elétrica, Araken Farias, participa da reunião e destaca a incoerência dos atos. "Ficou todo mundo abismado com o anúncio que chega um dia depois do que foi feito pela presidente", diz. O reajuste tarifário é anual e busca restabelecer o poder de compra da receita obtida pelo concessionário. "Já que o reajuste é programado, os cálculos deveriam ter sido antecipados e anunciados juntamente com o desconto. O temor é que esse desconto anunciado pelo governo Federal soe como uma enganação", reclama.

Segundo a Cosern os mecanismos de Revisão Tarifária Periódica, que ocorre a cada cinco anos, e Reajuste Tarifário Anual, não ocorrem no mesmo ano. "O reajuste e as revisões são mecanismos pelos quais as tarifas de energia elétrica podem ser alteradas. Estão previstos nos contratos de concessão e permitem a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro das concessionárias, conforme a lei", destaca nota emitida pela assessoria de imprensa da companhia de energia.
 
 
A Cosern negou impacto financeiro provocado pela redução da tarifa de energia elétrica. "A diminuição da tarifa de energia elétrica, prevista na Lei 12.783 de 11/01/13, será possível em função da redução dos custos da energia comprada e dos encargos e tributos do setor elétrico. Portanto, não haverá influência dessa redução sobre o planejamento de investimento e manutenção do sistema elétrico da Cosern", informou em nota.

A redução do custo da eletricidade anunciado pela presidente Dilma Rousseff entrou em vigor desde ontem em todo Brasil. Para os consumidores residenciais, o corte mínimo será de 18%, acima dos 16,2% estimados em setembro do ano passado, quando foi anunciada a proposta de renovação antecipada das concessões do setor elétrico com redução no valor da tarifa cobrada pelas empresas. Para as indústrias, o corte será de até 32%, superando os 28% projetados anteriormente.
Veja como será a redução em cada uma das 63 empresas:
Concessionária Redução
AES SUL 23,62% 
AMAZONAS 18,22% 
AMPLA 18,00% 
BANDEIRANTE 18,08%
BOA VISTA 18,14% 
CAIUA 18,08% 
CEA 18,04% 
CEAL 18,00%
CEB 18,11% 
CEEE 18,13% 
CELESC 18,48%
CELG 18,00% 
CELPA 18,83% 
CELPE 18,04% 
CELTINS 18,20% 
CEMAR 18,00% 
CEMAT 19,29%
CEMIG 18,14%
CEPISA 18,00% 
CEON 18,00% 
CERR 18,04% 
CFLM 20,92% 
CFLO 18,00% 
CHESP 18,01% 
CJE 18,34% 
CLFSC 19,66% 
CNEE 19,69% 
COCEL 18,41% 
COELBA 18,96% 
COELCE 18,05% 
COOPERALIANÇA 18,01%
COPEL 18,12% 
COSERN 18,00% 
CPEE 23,38% 
CPFL PAULISTA 18,07% 
CPFL PIRATININGA 18,39% 
CSPE 18,01% 
DEMEI 18,36% 
DMED 18,08% 
EBO 18,00%
EDEVP 18,16% 
EEB 18,65% 
EFLUL 18,17% 
ELEKTRO 18,47% 
ELETROACRE 18,01% 
ELETROCAR 18,07% 
ELETROPAULO 18,25% 
ELFJC 18,04% 
ELFSM 18,97%
EMG 18,14% 
ENERSUL 18,24% 
ENF 18,07% 
EPB 18,01%
ECELSA 18,01% 
ESE 18,00% 
FORCEL 18,01%
HIDROPAN 18,50% 
IGUACU 18,11% 
LIGHT  18,10% 
MUXFELDT  18,55% 
RGE  22,00% 
SULGIPE  18,33% 
UHENPAL  25,94% 
* Com Agência Estado

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

GAROTA DE 13 ANOS É ASSASSINADA E ESTUPRADA NO INTERIOR DO RN



A Polícia Militar prendeu no final da manhã desta quinta-feira (24), um homem suspeito de estuprar e matar Maria Vitória Henrique da Costa, de 13 anos, em um matagal em São Miguel do Gostoso, município que fica a 110 quilômetros de Natal.

Segundo o subtenente José Edson, comandante do destacamento da PM no município, a garota tinha avisado ao padastro por volta das 9h que ia defecar no mato (prática comum na periferia da região) e demorou para voltar. Diante da situação, o próprio padastro saiu a procura da menina quando avistou-a juntamente com um amigo da família despida e enforcada com o próprio short que vestia.

Maria Vitória Henrique da Costa foi levada para para o pronto-socorro mas chegou ao local sem vida. Já a suspeita de estupro só poderá ser confirmada após o exame de corpo e delito na vítima no Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP), mesmo o acusado ter confessado o ato. "Ele confessou que estuprou a garota, mas vamos aguardar a perícia", disse o subtenente.


O acusado Moisés da Silva, mais conhecido como "Cearense", é pedreiro e disse em depoimento à polícia que quando viu a menina seguiu-a pelo matagal. Ele foi flagranteado na delegacia do município de Touros.

JABUTI FICA SUMIDA POR 30 ANOS NUMA CASA


Jabuti ficou dentro de quarto por 30 anos (Foto: Perla Rodrigues/ TV Globo)Jabuti ficou dentro de quarto por 30 anos (Foto: Perla Rodrigues/ TV Globo)
Manuela tinha uma vida normal de jabuti. Acordava, passeava pelo jardim, comia suas folhas e adorava se esconder pela casa. Um belo dia resolveu se esconder muito bem e ficou sumida por 30 anos.
Aconteceu em Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A jabuti da família Almeida foi reencontrada numa caixa de som após 30 anos sumida dentro da própria casa da rua Padre Sabóia de Medeiros.
No início da década de 1980, durante uma reforma da casa, os Almeida deram por falta do bicho. "Eu achei que ela tinha fugido, porque o pedreiro que fazia a obra da casa deixava o portão aberto”, disse a dona da jabuti, Sueli de Almeida. A família perguntou para a vizinhança, mas ninguém encontrava uma ‘tartaruga fugitiva’ por Realengo. Até que Manuela foi esquecida.
No início de 2013, o patriarca da família, Leonel Almeida, morreu. Ele tinha a mania de acumular objetos e equipamentos eletrônicos dentro da própria casa. Esse hábito era tão arraigado que chegou a ocupar um quarto e o segundo andar da residência.
“Tudo que ele achasse que dava para consertar na rua, ele pegava. Se achasse uma televisão velha, pensava que no futuro poderia usar alguma peça para consertar uma nova e, assim, foi acumulando as coisas”, explica a filha Lenita de Almeida.
Após a morte de Leonel, o filho começou a desobstruir as áreas intransitáveis da casa. Até que veio a surpresa dentro de um dos sacos de lixo.
“Eu coloquei o saco de lixo no chão e o vizinho só me avisou ‘vai jogar fora a tartaruga também?’. Nesse momento, eu fiquei branco e não acreditei”, disse o filho Leandro.
A família toda ficou emocionada. Afinal, a querida ‘tartaruga’ Manuela tinha voltado. Mas como ela conseguiu viver dentro de um quarto cheio de equipamentos eletrônicos durante anos?
O professor e veterinário Jeferson Pires explicou ao Fantástico como os jabutis são resistentes.
“Apesar das situações adversas, eles podem ficar muito tempo sem comer. Mesmo sem ter um dado cientifico comprovando, eles podem ficar de dois a três anos sem comer. Na natureza, eles comem frutas, folhas, fezes, animais mortos”, disse.
A família, apaixonada por animais, acha que a jabuti se alimentava de cupins no local e, para eles, não há a possibilidade de alguém ter colocado ela dentro do quarto.
Manuela é um jabuti da espécie Chelonoides carbonaria, conhecida como jabuti piranga. Mas, para os Almeida, não tem jeito, é a tartaruga da casa. Agora, Manuela anda por toda a residência e diverte as gerações que já conhecia e as novas da família Almeida.

MARIDO É PRESO APÓS ESCALPELAR A MULHER


Um homem de 37 anos foi preso depois de arrancar parte do couro cabeludo da própria mulher em Tangará da Serra, no sudoeste do Mato Grosso. De acordo com a Polícia Civil, o homem atacou a mulher com uma faca quando ela chegou em casa e a ameaçou de morte. Ferida, mas consciente, a própria vítima chamou a PM, que prendeu o agressor.
O caso ocorreu entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira. De acordo com a delegada Liliane Diogo, o motivo da agressão seria ciúme, mas o homem não revelou muitos detalhes à polícia. Segundo um relato inicial, a mulher teria passado alguns dias fora de casa, e o marido a esperou. Quando ela chegou, foi atacada com uma faca.

DIVIDAS COM O INSS DEIXA PREFEITURAS SEM VERBAS

O governo federal prepara um plano para salvar os munícipios brasileiros da dívida com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), conforme antecipou o iG . A informação foi confirmada pela ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) nesta quinta-feira (24), durante o programa de rádio Bom dia Ministro, da estatal Empresa Brasil de Comunicação (EBC). “A presidenta Dilma deu ordem para que fosse feito o estudo [para o encontro de contas previdenciárias dos municípios com a União e do governo federal com as cidades]”, afirmou.




Segundo a ministra, cerca de 400 cidades deixaram de receber repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em janeiros devido a atraso no pagamento do INSS. “Por isso, que é tão importante, se for decidido pela presidenta Dilma, o anúncio desse encontro de contas”, disse Ideli.


Alan Sampaio / iG Brasília
A ministra Ideli Salvatti anunciou que o governo prepara um plano para salvar os municípios

A retenção ocorreu porque o Palácio do Planalto editou, em 2012, a Medida Provisória 589, atrelando os repasses do FPM ao pagamento de dívida previdenciária. Criticada por prefeitos, a decisão passou a reter verbas que entravam como renda para cidades que não saldarem débitos com o INSS.
Encontro de contas
Reportagem do iG havia antecipado a expectativa dos municípios de saldar uma dívida com de R$ 33,6 bilhões com o INSS após o governo federal propor uma equiparação de contas. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) calcula que a União deve outros R$ 30 bilhões em débitos previdenciários aos municípios.
Os municípios esperam que o Planalto equipare dívida com crédito a receber para calcular, posteriormente, quanto cada cidade deve efetivamente repassar ao INSS. Eles também esperam uma linha de crédito que não atrele o pagamento da previdência aos repasses do FPM.
O tema está em estudo no Ministério da Fazenda, que refaz as contas para apresentar à Dilma antes do Encontro Nacional com Novos Prefeitos na próxima segunda-feira (28), em Brasília.
A ministra indicou que a solução pode ser apresentada pela presidenta durante palestra para os chefes dos Executivos de mais de 5 mil cidades. “Dependendo do valor e do impacto disso, ela deve decidir se anuncia [na semana que vem] a possibilidade de fazer o encontro dessas contas previdenciárias”, indicou.

IBGE ATUALIZA ÁREA DOS MUNICÍPIOS


Foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (23) pelo  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)   a área oficial atualizada de todo o país;  municípios, estados e regiões brasileiras.
O Brasil tem hoje 8.515.767,049 quilômetros quadrados segundo a portaria divulgada no Diário da União. A região Norte, com 3.853.676,948 de quilômetros quadrados, é a maior, e a Sul, com 576.774,310, é a menor. O maior estado da federação é o Amazonas, com 1.559.159,148 quilômetros quadrados. O estado de Sergipe é o menor de extensão territorial, com 21.915,116 quilômetros quadrados.
O maior município brasileiro fica no Pará. Altamira tem 159.533,730 quilômetros quadrados,  já o município mineiro de Santa Cruz de Minas, com área de 3,565 quilômetros quadrados, é o menor do país.
De acordo com a portaria Montanhas  tem  82,214 km²


Veja a área territorial de alguns municípios do agreste e litoral sul potiguar: (quilômetros quadrados)
Arês: 115,505
Baía Formosa: 245,661
Brejinho: 61,559
Canguaretama: 245,408
Espírito Santo: 135,838
Goianinha: 191,279
Jundiá: 44,641
Lagoa D’Anta: 105,652
Lagoa de Pedras: 117,663
Montanhas: 82,214
Monte Alegre: 210,916
Nova Cruz: 277,658
Passa e Fica: 42,137
Passagem: 41,215
Pedro Velho: 192,708
Santo Santônio: 301,082
Serrinha: 193,351
Tibau do Sul: 101,822
Várzea: 72,684
Veja a área de todos os Municípios do RN aqui.

BANDIDO TENTA ASSALTAR E LEVA A PIOR

Data: 23 janeiro 2013 - Hora: 13:42 - Por: Portal JH
Um cliente percebeu a ação do criminoso e chegou a reagir. Foto: Cedida / Blog Patrulha Rocas
Um jovem de 18 anos foi preso na noite desta terça-feira (22), no bairro das Rocas, após uma tentativa de assalto frustrada. Alexandro Araújo da Costa estava acompanhado de um adolescente no momento que entrou em um mercadinho, na avenida do Areal, e anunciou o assalto. Segundo testemunhas, um cliente percebeu a ação da dupla e reagiu atirando. Um dos suspeitos conseguiu fugir.
De acordo com informações repassadas pela polícia, o acusado preso estava armado com um revolver calibre 38 e é apontado como sendo autor de diversos assaltos na região, inclusive contra motoristas, cobradores e passageiros de ônibus coletivos.
Um policial militar, que preferiu não ser identificado, relatou para a reportagem do Portal BO que Alexandro, apesar de muito jovem é um homem perigoso, chegando inclusive, em uma de suas ações, atirar na vítima. “Ele é bastante conhecido nosso. Quando ele era adolescente foi apreendido diversas vezes. O rapaz é sem compaixão, atira gratuitamente”, disse.
O acusado não foi atingido pelo tiro disparado pelo cliente, mas acabou se ferindo ao cair no chão e tentando fugir da reação do desconhecido. Alexandro é filho de “Pedro Caçarola”, um presidiário conhecido, ex-morador do bairro das Rocas, que se encontra hoje no presidio Estadual de Alcaçuz. Depois de rendido, Alexandro foi conduzido para a Delegacia de Plantão da Zona Sul, onde foi autuado no artigo 157, assalto a mão armada.

VATICANO RECEBIA DOAÇÕES DE DE MUSSOLINI

 

Poucos turistas em visita a Londres imaginariam que as instalações da refinada joalheria Bulgari em New Bond Street têm qualquer conexão com o papa. O mesmo vale para a sede do próspero banco de investimento Altium Capital, na esquina de St. James' Square e Pall Mall.
Mas esses edifícios de escritórios em um dos bairros mais caros de Londres são parte de um surpreendente império secreto de imóveis comerciais do Vaticano.
Por trás de uma estrutura disfarçada por companhias de paraísos fiscais, a carteira internacional de imóveis da igreja foi expandida ao longo dos anos, com o uso de dinheiro pago originalmente por Mussolini em troca do reconhecimento do regime fascista pelo papa, em 1929.
Desde então, o valor internacional desse patrimônio criado com a ajuda de Mussolini vem crescendo até atingir os 500 milhões de libras.
Em 2006, no auge da mais recente bolha imobiliária, o Vaticano investiu 15 milhões de libras desse dinheiro para adquirir o imóvel do nº 30, St. James' Square. Outros imóveis britânicos controlados pela igreja ficam em 168 New Bond Street e na cidade de Coventry. O Vaticano também controla edifícios de apartamentos em Paris e na Suíça.
O aspecto surpreendente da história, para alguns, será o esforço do Vaticano para preservar o sigilo sobre os milhões de Mussolini. O edifício da St. James' Square foi adquirido por uma empresa chamada British Grolux Investment, que detém outros imóveis no Reino Unido.
O registro de empresas britânico não revela os verdadeiros proprietários da empresa e não menciona o Vaticano.
Menciona dois acionistas nominais, ambos proeminentes executivos bancários católicos: John Varley, que até recentemente presidia o Barclays Bank, e Robin Herbert, ex-executivo do banco de investimento Leopold Joseph.
O "Guardian" enviou cartas a ambos perguntando a quem eles representavam, mas não recebeu respostas. A lei britânica permite que os verdadeiros proprietários de uma empresa sejam protegidos por sócios nominais.
BANQUEIRO
Os investimentos com o dinheiro de Mussolini no Reino Unido são controlados hoje, em companhia de outras propriedades europeias e de uma subsidiária de câmbio, por um funcionário do Vaticano em Roma, Paolo Mennini, que opera como banqueiro de investimento do papa.
Mennini comanda uma divisão especial do Vaticano, a divisão extraordinária da Amministrazione del Patrimonio della Sede Apostolica, que administra o chamado "patrimônio da Santa Sé".
De acordo com um relatório do Conselho da Europa no ano passado, que investigou os controles financeiros do Vaticano, os ativos controlados pela divisão de Mennini superam € 680 milhões.
Embora o sigilo quanto à origem fascista da riqueza papal pudesse ser compreensível durante a guerra, o que fica menos claro é o motivo para que o Vaticano tenha continuado a guardar segredo sobre suas propriedades em Londres mesmo depois que sua estrutura financeira foi reorganizada, em 1999.
O "Guardian" perguntou ao representante do Vaticano em Londres, o núncio apostólico Antonio Mennini, por que o papado continuava a manter tanto segredo sobre seus investimentos imobiliários na cidade. Também perguntou em que o papa gastava a receita gerada por eles.
Confirmando sua tradição de silêncio sobre o tema, um porta-voz da Igreja Católica afirmou que o núncio nada tinha a declarar.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

ASTROS AMEAÇAM A TERRA EM 2013

Cometa gigante pode brilhar mais que Lua cheia em 2013...


Descoberto por Astrônomos russos, o cometa gigante (cerca de 3 km de largura) passará "perto" da Terra no próximo ano e pode brilhar mais que a Lua cheia em nosso céu! Batizado de "2012 S1", o cometa gigante será observável no céu a olho nu a partir de agosto de 2013. Atualmente, ele está passando pelas órbitas de Saturno e Júpiter.
Os astrônomos que participaram de sua descoberta e calcularam sua órbita, os russos Artyom Novichonok e Vitali Nevski, afirmam que o cometa é feito de rochas e gelo. Ele chegará a uma distância de cerca de 1,1 milhões de km da superfície do Sol. Se ele sobreviver a esta passagem tão próxima da nossa estrela, em 26 de dezembro passará a 60 milhões de km da Terra.
Existe uma pequena possibilidade de ele já ter passado por aqui antes e estar em uma órbita excessivamente elíptica.
Para quem estava decepcionado por não viver até a próxima passagem do cometa Halley  (no ano de 2061), eis uma ótima oportunidade! Se bem que não se sabe o que esperar de sua visibilidade. Assim como as expectativas são grandes, pode ocorrer um grande fiasco! Ou mesmo, a observação do hemisfério em que moramos pode ser frustrante.

... Enquanto um pequeno asteroide vai "tirar uma fininha" da Terra!

Mas este não irá ser o único "visitante" inesperado em 2013. Um pequeno asteroide, batizado de DA14, tem apenas 45 m de largura, vai passar a 27 mil km do nosso planeta! Isso significa que ele vai passar "raspando"! É tão perto que irá passar abaixo de alguns de nossos satélites artificiais.
Inicialmente, astrônomos chegaram a calcular que ele estaria em rota de colisão com a Terra, o que causaria um estrago e tanto; um impacto com um asteroide deste tamanho teria efeitos de uma explosão nuclear! 

Editora Globo
Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI297713-17770,00-ASTEROIDE+PASSARA+PERTO+DA+TERRA+EM.html.


ANEEL ANUNCIA BARATEAMENTO NA CONTA DE LUZ




Conta de luz  (Foto: Editoria de Arte/G1)
O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Romeu Rufino informou nesta quarta-feira (23) que o barateamento da conta de luz, que começa a valer em 5 de fevereiro, vai ser de 18% para residências e comércio e de até 32% para grandes indústrias.

Esses índices são maiores que os previstos anteriormente pelo governo. Em setembro, quando anunciou o plano para redução da tarifa de energia, a presidente Dilma Rousseff informou que o corte seria, em média, de 16% para residências e comércio e de até 28% para a indústria.

Os novos valores vão ser anunciados oficialmente pela presidente durante pronunciamento que está previsto para ir ao ar na noite desta quarta-feira.

Rufino confirmou que o corte maior será bancado com recursos do Tesouro, mas não soube dizer, porém, de quanto será o aporte. A previsão inicial era de que o Tesouro aplicasse R$ 3,3 bilhões para que o governo pudesse colocar em prática o barateamento na conta de luz. Com os novos índices, esse valor vai ser maior.

O plano de barateamento da energia é uma das principais bandeiras do governo Dilma. Com a medida, o governo espera reduzir os custos das empresas brasileiras, que ganham mais competitividade num momento em que a crise econômica internacional se agrava.
Sanção da lei
No dia 14 de janeiro foi publicada a sanção, pela presidente Dilma Rousseff, da lei 12.783, que renova concessões do setor de energia e permite o barateamento da conta de luz dos brasileiros.

Na época, cálculos do governo federal apontavam que as medidas previstas na lei levariam a uma redução média de 20,2% na tarifa de energia a partir de fevereiro (16% para residências e até 28% para a indústria).

A lei permite ao governo prorrogar, por até 30 anos, concessões de geração (usinas hidrelétricas e térmicas), transmissão e distribuição de energia que vencem entre 2015 e 2017. Em troca, esses concessionários tiveram que aceitar receber, já a partir de 2013, uma remuneração até 70% inferior pelo serviço prestado.

Uma parte da redução na conta de luz vem através dessa medida. A outra vem da eliminação, da conta de luz, de dois dos encargos setoriais incidentes: a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) e a Reserva Geral de Reversão (RGR). Já a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) será reduzida a 25% de seu valor atual, e assume o custeio de programas contidos nos outros dois.

A energia produzida pelas usinas cujas concessões estão sendo prorrogadas, mais barata por conta do corte na remuneração desses agentes, será transformada em cotas e repartida entre todas as distribuidoras do país. Dessa maneira, segundo o plano do governo, o barateamento na conta de luz vai poder chegar a todos os brasileiros.

COMISSÃO DA VERDADE VAI INVESTIGAR SUPOSTO ASSASSINATO DE JK

 
A Comissão Nacional da Verdade investiga a morte do ex-presidente Juscelino Kubistchek e de seu motorista Geraldo Ribeiro, em 22 de agosto de 1976. As investigações tiveram início a partir de relatório entregue à comissão pela Comissão de Direitos Humanos da OAB-MG (Ordem dos Advogados do Brasil – Minas Gerais). No requerimento enviado à comissão, a OAB-MG afirma que o ex-presidente "foi morto e vítima do regime de 64". A apuração começou, em sigilo, desde o fim do ano passado.

De acordo com a assessoria de imprensa da Comissão Nacional da Verdade, por causa do "peso" da investigação e por tratar-se do ex-presidente JK, não serão informados os passos das investigações e detalhes do processo. Somente ao fim dos trabalhos, finalizando as investigações, a comissão de sete membros decide se pede ou não a reabertura na Justiça do processo de morte do ex-presidente e do ex-motorista ao Ministério Público.
Segundo o presidente da comissão da OAB, William Santos, fatos novos revelados após a morte de JK e seu motorista exigiram a reabertura das investigações pela comissão. Ele afirma que o suposto assassinato do ex-presidente está ligado à operação Condor que, por meio do SNI (Serviço Nacional de Informações), órgão de repreensão da Ditadura Militar brasileira, perseguiu, torturou e matou opositores nos países vizinhos.
De acordo com as versões oficiais, o ex-presidente e  Ribeiro morreram em um acidente na via Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro. O ex-motorista teria perdido o controle do Opala que dirigia, ocasionando uma colisão, ao esbarrar num ônibus da Viação Cometa e bater de frente em um caminhão, saindo da pista e capotando.
A operação Condor ficou conhecida como uma espécie de "multinacional" dos órgãos de repressão das ditaduras militares implantadas nas décadas de 1960 e 1970 em países da América Latina. Os agentes dos órgãos de repressão agiam com liberdade e tinham apoio dos órgãos similares nos países, incluindo o Brasil, para perseguir opositores.
Com isso, diversos exilados políticos foram vitimados pelos governos de seus países de origem, mesmo estando fora. Segundo Santos, esses "acidentes" à época, que aconteciam com opositores do regime, o "código 12", funcionava para "liquidar" figuras da oposição.
De acordo com o documento, "após estudos, pesquisas, depoimentos, leitura apurada do Inquérito Policial e do laudo da exumação do corpo do motorista Geraldo Ribeiro, após apontamentos novos e não trazidos à época no Inquérito e a opinião pública (...) tratou-se de atentado político, a morte do ex-presidente e Geraldo Ribeiro".
O ex-motorista, segundo essa nova versão, teria sido "atingido na cabeça, por um projétil denominado batente, de fabricação e uso exclusivo das Forças Armadas, muito utilizado à época pelo Exército Brasileiro".
Ainda de acordo com a OAB-MG, o depoimento do  motorista do  ônibus da Viação Cometa, Josias de Souza, que relatou no Inquérito: "que não houve qualquer impacto entre o veículo dirigido pelo interrogado e pelo veículo acidentado, e que a tinta encontrada no laudo pericial do para-choque do veículo, encontra-se em qualquer veículo que frequenta a rodoviária de São Paulo e é originada de algumas peças semelhantes a manilhas que são colocadas na entrada da Estação Rodoviária de São Paulo".
antos diz que ainda que faltam ser inquiridas mais testemunhas que estavam no ônibus.  "Os passageiros não foram ouvidos".

Assassinato de Stuart Angel

De acordo com o documento, antes da morte de JK e o ex-motorista, a estilista Zuzu Angel, teria sido vítima de outro "acidente" no túnel Dois Irmãos, no Rio de Janeiro, a mando de oficiais do regime.
"Zuzu Angel, era forte adversária do regime de 64 (...) seu filho, Stuart Angel, teria sido torturado e morto por militares, no Centro de  Informações e Segurança da Aeronáutica. Zuzu Angel queria recuperar o corpo do filho, além de pedir a punição dos torturadores (...) O governo militar, à época, acabou reconhecendo a culpa no fato, indenizando a família".

Assassinato de Roberto Letelier

"Em uma carta de Figueiredo (João Batista, ex-chefe do SNI e ex-presidente da República) enviada a embaixada do Brasil em Portugal, se confirma a existência do "código 12", e autoriza tal código em desfavor de dois nomes de ativistas políticos brasileiros moradores em Lisboa e que representava graves riscos à segurança nacional, sob a alegação que faziam parte de organização de terroristas internacionais", diz o documento.
De acordo com o documento, a troca de correspondências envolveu dirigentes dos serviços secretos, provam o assassinato do ex-presidente e do motorista.
"João Batista Figueiredo, então chefe do SNI, e Manuel Contreras Sepúlveda, à época chefe do (Dina) Departamento Informações Nacionais, do Chile. Manuel Contreras chegou a coronel e se encontra até a presente data, preso em Santiago do Chile, como um dos que elaborou a estratégia e a executou, resultando na morte do ex-ministro Roberto Letelier, ex- ministro do regime democrático no Chile, do governo de Salvador Allende,  derrubado pelos militares, tendo Pinochet à frente daquele golpe".

Assassinato de Juscelino Kubitschek

Ainda de acordo com o documento, "Figueiredo e Contreras, deduzem que era necessário matar Letelier e JK, que com as respectivas popularidades nos seus respectivos países, ameaçavam os regimes ditatoriais, sendo inclusive citados por setores da imprensa e da sociedade, como fortes pré candidatos à Presidência do Brasil e do Chile".
"Os então chefes do SNI e do Dina revelaram também, nas cartas, suas preocupações com a hipótese da vitória do Partido Democrata, nas eleições dos Estados Unidos, que, com sua tradição de maior abertura política que os conservadores republicanos norte-americanos, poderia, o novo governo, pressionar os militares brasileiros e chilenos pela redemocratização. E poderiam ter em JK e Letelier importantes exemplos e parceiros".
"Ainda assim, Manuel Contreras achou seguro que o atentado que mataria Letelier acontecesse na capital Washington. Cálculo equivocado. O governo dos Estados Unidos teve que realizar detalhada investigação e chegou aos autores do crime, prendendo inclusive o comandante da operação, o próprio Manuel Contreras. (...) Mesmo neste cenário, o regime de 64, meses depois, executou a operação de morte de JK no Brasil, como estava combinado por Figueiredo e Contreras".

MARINA SILVA ANUNCIA CRIAÇÃO DE NOVO PARTIDO

De olho na disputa presidencial de 2014, a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva reuniu-se na noite desta terça-feira com apoiadores em São Paulo para discutir a criação de um novo partido político.
O encontro reuniu cerca de 350 pessoas, segundo estimativa dos organizadores, em um auditório na zona oeste da cidade. Ao chegar ao local, a ex-ministra, que foi candidata ao Planalto em 2010 pelo PV e recebeu quase 20 milhões de votos, foi recebida aos gritos de "Marina presidente".
Apoiadores de Marina fazem 'plebiscito' por nome de partido
O evento foi organizado pelo Movimento por uma Nova Política, que surgiu em 2011, quando Marina deixou o PV após desentendimentos.
A ex-ministra falou ao público ao lado de apoiadores como o empresário Guilherme Leal, que foi vice em sua chapa em 2010, o vereador Ricardo Young (PPS), João Paulo Capobianco e o deputado Walter Feldman (PSDB).
O nome e o programa do partido ainda não foram definidos e serão discutidos em reunião marcada para o dia 16 de fevereiro, em Brasília. Para que a nova sigla participe da disputa em 2014, será preciso reunir 500 mil assinaturas até outubro.

Zé Carlos Barretta/Folhapress
Marina Silva fala durante encontro para discutir formação de novo partido político
Marina Silva fala durante encontro em São Paulo para discutir formação de novo partido político
Durante o encontro, Marina descartou fazer concessões para receber em sua nova sigla lideranças partidárias que não se alinhem com o ideário do movimento que a apoia. "Não se está fazendo adaptação de discurso para integrar pessoas de qualquer forma", afirmou.
Questionada especificamente sobre o tucano José Serra, que avalia deixar o PSDB, Marina disse que dificilmente ele se enquadraria no perfil do novo partido.
"Essas lideranças têm tido muita dificuldade de entender a questão do desenvolvimento sustentável, e não é pelo que se diz, é pelo que se faz. A postura dessas lideranças em relação ao Código Florestal e outros retrocessos que estão acontecendo hoje. Dificilmente acho que teriam identidade programática", disse Marina.
Feldman, que disse ter avisado o PSDB sobre seu apoio à nova sigla de Marina, afirmou que o processo de criação do partido será diferente da de outras siglas, pois a busca será por apoiadores dos ideias. "500 mil assinaturas são fundamentais, mas se forem 500 mil numéricos [sem apoio ideológico], não vale à pena", disse.
O vereador Ricardo Young, que em 2010 estava no PV ao lado de Marina, disse não estar preocupado com o calendário eleitoral, mas pediu aos apoiadores que "arregacem as mangas para levantar a legenda".

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DA PADROEIRA DE ESPIRITO SANTO RN



Confira a programação da Festa da Padroeira de Espírito Santo/RN:
  • Sábado – 26/janeiro:  Gêneros o Swing  e Forró da Pegação;
  • Domingo – 27/janeiro: Forró Arrocha, Forró Agora é Nós  e Banda Grafith;
  • Quarta-feira– 30/janeiro: Gatinha Enxirida,  Sirano e Sirino e Forró do Assum Preto;
  • Quinta-feira– 31/janeiro:  Tornados do Forró, Deixe de Brincadeira  e Forró do Bom;
  • Sexta-feira – 01/fevereiro: Thiago e Santa Fé e Cavaleiros do Forró.

HOMEM DEPENA UM PATO VIVO E É PRESO



Um homem de 28 anos de idade foi pego na tarde desta segunda-feira(21), pela polícia militar no centro de São José de Mipibu, próximo ao cemitério público municipal.

André Ramos Saldanha estava de posse de uma ave (pato), enquanto caminhava pela rua. Até ai tudo bem, se o mesmo não estivesse depenando o animal, além de arrancar as duas patas do bicho ainda vivo.

Populares entraram em contato com a polícia e o mesmo se livrou de ser linchado por populares que, de acordo com sua irmã, dois homens teria falado para mesma que a sorte o acusado foi a chegada dos PMs.

O homem com bastante sinais de embriaguez, foi conduzido à DP da cidade, ouvido pelo delegado Dr Egídio feito um Termo circunstancial de ocorrência(TCO), e liberado em seguida onde irá aguardar em liberdade.