LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

sábado, 6 de outubro de 2012

TSE NÃO VAI INDEFERIR CANDIDATURAS COM CONTAS REJEITADAS PELO TCE

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram, na sessão de terça-feira (25/09), manter, por maioria, para as eleições municipais deste ano, o deferimento do registro de candidatura de Sandoval Cadengue de Santana ao cargo de prefeito de Brejão, no agreste pernambucano.
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) manteve a sentença de primeiro grau, apesar de o Tribunal de Contas do Estado ter rejeitado as contas de Sandoval, referentes a 2001 e 2004, quando o candidato foi prefeito municipal.
O Tribunal Regional concluiu na linha de entendimento do TSE que a competência do julgamento das contas do prefeito é da Câmara Municipal e, dessa forma, não havendo, no caso, decisão da Câmara de Vereadores rejeitando as contas, o candidato não estaria inelegível.
O Tribunal regional se baseou na alínea g do artigo 1º da Lei das Inelegibilidades (LC 64/90), modificada pela Lei da Ficha Limpa (LC 135/10). Essa alínea considera inelegíveis os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, para as eleições que se realizarem nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão.
Para o ministro Arnaldo Versiani essa questão tem como ponto central saber se a decisão do Tribunal de Contas teria eficácia ou se seria necessário aguardar o pronunciamento da Câmara Municipal. Salientou que, em discussões antigas no STF, ficou assinalado que compete ao Poder Legislativo o julgamento das contas do chefe do Poder Executivo, considerados os três níveis: municipal, estadual e federal. O Tribunal de Contas atua como simples órgão auxiliar, afirmou o ministro.
“A minha preocupação é com a interpretação da letra g porque lá se alude a órgão competente. Se por acaso pudéssemos entender que há aí um divisor de águas entre a aprovação ou não do parecer, haveria em princípio dois órgãos competentes, ou seja, o Tribunal de Contas até que a Câmara deliberasse a respeito da aprovação ou rejeição do parecer, e a partir dessa decisão o órgão competente seria a Câmara Municipal”, salientou.
Ressaltou que, no seu entendimento, não podem existir dois órgãos competentes. Disse que, para ele, o órgão competente continua sendo a Câmara Municipal. “O Poder Legislativo, de duas, uma: ou aprova ou rejeita as contas”. Disse que, de acordo com a letra g há apenas um órgão competente para reconhecer a inelegibilidade, que é a Câmara Municipal.
O ministro negou o recurso da coligação Juntos Somos Mais, seguido por cinco ministros.Vencido o relator, ministro Dias Toffoli.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

POLICIA PRENDE MAIS ASSALTANTES DE CORREIOS EM LAGOA DANTA

Mazinho
Em continuidade a ação que resultou na prisão de três criminosos acusados de assaltar a Agência dos Correios da cidade de Nova Cruz, na tarde desta quinta-feira (04), a Polícia Militar do 8º BPM-PB, sob o comando do Major Tavares, chegou a outros três acusados de participação na quadrilha que agia em toda a região do agreste potiguar, em parte do litoral sul do Rio Grande do Norte e até na Paraíba. 

Margébio
Com informações colhidas dos criminosos em Nova Cruz, policiais se dirigiram até a cidade de Lagoa D´anta, município vizinho a Nova Cruz, onde prenderam mais três criminosos, identificados como sendo Margebio Martins cruz, vulgo Mazinho; Ivanaldo Julião da Costa e João Maria Corcino Ferreira, mais conhecido como Bal.
Com os criminosos a polícia pistola ponto 380, várias munições, moveis, carro e uma moto. Ainda foi apreendida uma quantia no valor de cinco mil reais em dinheiro, produto de roubo.
Bal
De acordo com as informações a pistola apreendida pertence a um policial militar da Paraíba. Não há informações de como a arma foi parar nas mãos dos criminosos. 
Para a polícia não resta dúvidas de que o Bal era o chefe da quadrilha e é suspeita de ter assaltado pelo menos, treze agencias dos correios no RN e na PB.
Os três criminosos foram encaminhados para a superintendência da Polícia Federal em Natal-RN.
Uma tatuagem com o nome de Gabriel, foi o que ajudou funcionários de algumas agências reconhecer o Magérbio como integrante do bando.

Parte do material apreendido

PREÇO DA ENERGIA ELÉTRICA DEVE CAIR 26%

O pacote de redução dos custos de energia elétrica, somado ao resultado do terceiro ciclo de revisão tarifária das distribuidoras, deve gerar queda média de aproximadamente 26% nas tarifas aos consumidores, segundo o presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Nelson Leite.
Segundo estudo da Abradee, 20% da redução de custos deve vir das medidas que o governo anunciou no dia 11 de setembro, que incluem a diminuição de encargos setoriais e a renovação das concessões de geração e transmissão de energia.
Outros 6% devem vir da redução da componente tarifária de distribuição, que também terá impacto nas tarifas finais dos consumidores.
Concessões
Leite afirmou ainda que, dentro desse cenário, a tendência para as empresas de distribuição é aceitar as condições apresentadas pelo governo e renovar as concessões que vencem entre 2015 e 2017.
Entre as empresas de geração e transmissão, ainda há dúvidas sobre se a melhor alternativa é aceitar as condições para renovar as concessões ou deixar que os contratos vençam, aproveitando, até o prazo final, tarifas mais elevadas. "Mas entre as distribuidoras, não há maiores questionamentos", afirmou.

FERRAMENTA LOCALIZA ENDEREÇO DESEÇÃO ELEITORAL

Os eleitores que estiverem sem o título eleitoral em mãos poderão votar normalmente nas eleições de domingo (7). Para que tenha acesso à urna, o eleitor precisa somente apresentar um documento oficial com foto, que pode ser passaporte, carteira de identidade, CNH ou carteira de trabalho com foto. Porém, é importante que o eleitor saiba onde fica a sua respectiva seção. Para isso, a Justiça Eleitoral disponibilizou um link de busca.

De acordo com o coordenador de logística das eleições no Rio Grande do Norte, Tyronne Dantas, o eleitor estará com o título apto a votar desde que não tenha faltado três turnos de eleição e não tenha regularizado a situação. "É bom que esteja com o título em mãos, mas se não tiver, o eleitor poderá votar com um documento, sem problema nenhum", explicou Tyronne Dantas.

Para saber o endereço e o número da seção eleitoral, faça a consulta aqui.

JUSTIÇA ELEITORAL SUSPENDE REPASSES A MUNICÍPIOS

A Justiça Eleitoral suspendeu um repasse de R$ 4,320 milhões que seria feito,  às vésperas das eleições de 7 de outubro, pelo Governo do Estado para os municípios potiguares. A decisão, em caráter liminar, foi proferida ontem, 4, e atendeu uma ação  movida pelo Ministério Público Eleitoral. O argumento do MP Eleitoral, acatado pelo Juízo da 4ª Zona Eleitoral foi de que o repasse da verba, nesse período, caracteriza conduta vedada aos agentes públicos, tendo em vista que "afeta a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais".

Além disso, de acordo com a decisão da Justiça Eleitoral, no período que antecede as eleições somente é permitido repasse de recursos de caráter obrigatório ou para atender obrigações formais preexistentes, que tenham cronograma prefixado e já estejam em andamento. Outra possibilidade é o  repasse dos recursos em casos de emergência ou calamidade pública. A transferência, publicada no Diário Oficial do Estado do último dia 3, não se encaixa em nenhuma das duas situações.

Trata-se de um crédito suplementar que teve como fonte o excesso de arrecadação proveniente do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Essa verba não tem vinculação, podendo ser utilizada a critério do gestor municipal. A lei eleitoral veda o repasse de recursos dos Estados aos Municípios, nos três meses anteriores ao pleito eleitoral (Artigo 73, VI, a, da Lei 9.504/97).

O QUE PODE E O QUE NÃO PODE NO DIA DA VOTAÇÃO

O que pode e o que não pode no dia da votação?

O que pode:
  • Funcionamento do comércio, desde que empregados possam votar
  • Manifestação individual da preferência política do eleitor
  • Divulgação de pesquisas feitas em data anterior às eleições
  • Divulgação a partir das 17h de pesquisas feitas no dia das eleições
O que não pode:
  • Aglomeração de pessoas com vestuário padronizado, bandeiras, broches, dísticos e adesivos que caracterizem manifestação coletiva
  • Uso de vestuário ou objeto com propaganda política por servidores da Justiça Eleitoral, mesários e escrutinadores – responsáveis pela contagem de votos
  • Porte de celular, máquinas fotográficas, filmadoras na cabine de votação
  • Uso de vestuário padronizado por fiscais partidários que trabalhem na votação
  • Propaganda de partidos ou de candidatos

Como eu denuncio um candidato?

Se você quiser fazer denúncia formal de irregularidade nas campanhas, procure a procuradoria eleitoral de seu Estado. No site www.eleitoral.mpf.gov.br , em "Como denunciar", você pode ser redirecionado para a página da sua regional.

GOVERNADORES NÃO QUEREM PAGAR O PISO DO PROFESSORES

ENTRE ELES ESTA O SR TARSO GENRO DO PT QUE ERA MINISTRO DA EDUCAÇÃO QUANDO FOI APROVADO O PISO
Os governadores dos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Piauí e Roraima ingressaram com nova Ação Direta de Insconstitucionalidade (Adin) contra o piso salarial dos professores. No ano passado, outra ação, impetrada por governadores descontentes com a determinação da Lei 11.738 que definiu uma remuneração mínima para a carreira, foi julgada improcedente pelo Supremo Tribunal Federal .
Agência Brasil
Trabalhadores da educação marcham em Brasília por mais recursos e criticam nova ação de governadores contra o piso salarial do professor
O STF, em abril de 2011, considerou constitucional a definição de um piso salarial para os professores e concordou que o cálculo fosse feito em cima do salário-base. Os professores da rede pública que trabalham 40 horas devem receber, mensalmente, pelo menos R$ 1.451 hoje . Agora, a ação impetrada nesta terça-feira no STF pelos governadores questiona o Artigo 5º da Lei, que trata do cálculo do reajuste do piso.
Pelas regras, o piso deve ser reajustado anualmente a partir de janeiro, tendo como critério o crescimento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Entre 2011 e 2012, o índice foi 22% e o valor passou de R$ 1.187 para R$ 1.451. Entidades ligadas à educação criticaram a decisão dos governadores.


“A lei agora está sub judice. Estamos no limbo, porque tem um projeto na Câmara que trata dessa questão, um grupo de trabalho que está prestes a apresentar resultados, uma câmara de negociação no Ministério da Educação e os governadores dão mostra de que não querem negociar”, disse o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão. A organização fez uma marcha em Brasília nesta quarta por mais recursos na área e pela aplicação da lei do piso.


Segundo Leão, se o STF acatar o pedido dos governadores e derrubar o artigo que regulamenta o reajuste, cada estado poderá definir um cálculo para corrigir o piso, o que representará perdas para os professores. “Os governadores estão criando um problema para eles. Não existindo mais o balizador do reajuste, cada estado vai fazer a sua luta, vai ter muito mais greve”.
A CNTE defende o cumprimento da lei e também é contrária à proposta que tramita na Câmara dos Deputados e que altera o cálculo do reajuste. Defendida pelos estados, o projeto prevê a correção com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), o que, na prática, resultaria em reajustes menores. O relator do processo no STF será o ministro Joaquim Barbosa.
A Campanha Nacional pelo Direito à Educação também criticou, em nota, a decisão dos governadores. "A atitude desses governadores é contraproducente e fere todos os esforços de garantir uma educação pública de qualidade a todos os brasileiros e todas as brasileiras", diz o texto. Eles consideram os argumentos apresentados pelos gestores contra a forma de cálculo do reajuste "absurdos".
* Com informações da Agência Brasil

PROFESSOR NO BRASIL É UM DOS MAIS MAL PAGOS DO MUNDO

Professores brasileiros em escolas de ensino fundamental têm um dos piores salários de sua categoria em todo o mundo e recebem uma renda abaixo do Produto Interno Bruto (PIB) per capita nacional. É o que mostram levantamentos realizados por economistas, por agências da ONU, Banco Mundial e Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).



Prestes a comemorar o Dia Internacional do Professor, na sexta-feira (05), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) lançou um alerta, apontando que a profissão em vários países emergentes está sob "forte ameaça" diante dos salários baixos.
Em um estudo realizado pelo banco UBS em 2011, economistas constataram que um professor do ensino fundamental em São Paulo ganha, em média, US$ 10,6 mil por ano. O valor é apenas 10% do que ganha um professor nesta mesma fase na Suíça, onde o salário médio dessa categoria em Zurique seria de US$ 104,6 mil por ano.



Em uma lista de 73 cidades, apenas 17 registraram salários inferiores aos de São Paulo, entre elas Nairobi, Lima, Mumbai e Cairo. Em praticamente toda a Europa, nos Estados Unidos e no Japão, os salários são pelo menos cinco vezes superiores ao de um professor do ensino fundamental em São Paulo.
Guy Ryder, o novo diretor-geral da OIT, emitiu um comunicado na quarta-feira (03) no qual apela para que governos adotem estratégias para motivar pessoas a se tornarem professores. Sua avaliação é de que, com salários baixos, a profissão não atrai gente qualificada. O resultado é a manutenção de sistemas de educação de baixo nível. "Muitos não consideram dar aulas como uma profissão com atrativos", disse. Para Ryder, a educação deve ser vista por governos como "um dos pilares do crescimento econômico".



Outro estudo liderado pela própria OIT e pela Unesco (órgão da ONU para educação, ciência e cultura) e realizado com base em dados do final da década passada revelou que professores que começam a carreira no Brasil têm salários bem abaixo de uma lista de 38 países, da qual apenas Peru e Indonésia pagam menos. O salário anual médio de um professor em início de carreira no País chegava a apenas US$ 4,8 mil. Na Alemanha, esse valor era de US$ 30 mil por ano.
Em um terceiro levantamento, a OCDE apontou que salários de 2009 no grupo de países ricos tinham uma média de US$ 39 mil por ano no caso de professores do ensino fundamental com 15 anos de experiência. O Brasil foi um dos poucos a não fornecer os dados para o estudo da OCDE.
Médio
Em uma comparação com a renda média nacional, os salários dos professores do ensino fundamental também estão abaixo da média do País. De acordo com o Banco Mundial, o PIB per capita nacional chegou em 2011 a US$ 11,6 mil por ano. O valor é US$ 1 mil a mais que a renda de um professor, segundo os dados do UBS. Já a OCDE ressalta que professores do ensino fundamental em países desenvolvidos recebem por ano uma renda 17% superior ao salário médio de seus países, como forma de incentivar a profissão.
Na Coreia do Sul, os salários médios de professores são 121% superiores à média nacional. O Fórum Econômico Mundial apontou recentemente a Coreia como uma das economias mais dinâmicas do mundo e atribuiu a valorização da educação como um dos fatores que transformaram uma sociedade rural em uma das mais inovadoras no século 21. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

10 CAPITAIS PODEM NÃO TER 2° TURNO

A cerca de 48 horas do início das votações em todos os municípios do Brasil, o privilégio de vencer a eleição já em primeiro turno é considerado por 10 candidatos à prefeitura entre as 26 capitais.
Nestas cidades, as intenções de voto dos líderes superam os 40%, de acordo com as pesquisas mais recentes, enquanto seus oponentes mais próximos derrapam ao redor dos 20% ou 10%. O Rio de Janeiro é a capital mais previsível Os 90 dias de campanha eleitoral apenas comprovaram o favoritismo do atual prefeito Eduardo Paes (PMDB) à reeleição contra a oposição de PSOL, PSDB, DEM e PV.

O candidato, cujo apoio soma 15 partidos, vai às urnas neste domingo com a projeção de 57% das intenções de voto — 66% na contagem apenas dos votos válidos, modo como a Justiça Eleitoral divulga o resultado oficial das eleições. Marcelo Freixo , do PSOL, espera confirmar 20% dos votos cariocas na segunda posição, revelou o Datafolha. Porto Alegre e Boa Vista também indicam que mais de 50% dos eleitores já escolheram um candidato: José Fortunati , do PDT, com 51% das intenções de voto, e Teresa, do PMDB, com 54%.


A capital com cenário mais polarizado é Belo Horizonte. O atual prefeito Marcio Lacerda (PSB) e aliados anunciam uma vitória à militância já neste domingo, apesar do crescimento do rival Patrus Ananias (PT), que alcança os 34%. Lacerda aparece com 45% das intenções de voto, segundo a última pesquisa Datafolha, e 54% contando apenas os votos válidos.
Na reta final, a capital mineira foi palco de ataques em discurso entre o senador tucano Aécio Neves e a presidenta Dilma Rousseff , o que deve provodcar efeitos colaterais na boca de urna. “Belo Horizonte votará em um cenário mais ou menos fragmentado”, observa o cientista político Leoncio Rodrigues.


Em uma análise partidária das dez capitais prestes à uma decisão, PT ou PSDB não contam com candidatos em cinco — Goiânia, Palmas, Aracaju, Maceió e Boa Vista. E em outras três — Porto Alegre, Rio de Janeiro, Vitória — uma das duas legendas está fora da disputa pela liderança. “Isso mostra que petistas e tucanos saíram enfraquecidos destas eleições, perderam espaço”, afirma Rodrigues.
Se o antagonismo entre as duas siglas é mais evidente na capital mineira, na capital capixaba seus candidatos apresentam campanhas opostas. O tucano Luiz Paulo Velloso Lucas é o favorito com 43% das intenções de voto. Já Iriny Lopes, do PT, chega apenas aos 16%, segundo última pesquisa Ibope. Em Porto Alegre, Adão Villaverde (PT) e Wambert di Lorenzo (PSDB) oscilaram entre 12% e 2%. “Há um esgotamento desta polarização, desde a eleição para presidente em 1994”, diz Carlos Melo, professor de Ciência Política do Insper.
“Isso significa um enjoo do eleitor, e o surgimento de outras alternativas”, acrescenta, citando os casos de São Paulo ( Celso Russomanno ) e Curitiba (Ratinho Jr). “Porém, a maior lição destas eleições é que o resultado de uma pesquisa é apenas a foto do dia”, pondera.

COLIGAÇÃO FAZ MAIOR COMÍCIO DA CAMPANHA POLITICA DE MONTANHAS

A candidata à prefeita de Montanhas, ex-gestora do município, Otêmia Maria, fez comício nesta quarta-feira com presença do presidente do PSD, vice-governador Robinosn Faria e do deputado federal Fábio Faria (PSD).
Otêmia disputa em chapa puro sangue que tem como vice, Algacir, também do PSD.
No comicio Fabio Faria destacou a importancia da eleição de Otemia para que ele possa fazer emendas parlamentares para Montanhas, Robinson declarou que a eleição de Otemia é estratégica para seu partido aqui no agreste.
Otemia destacou em seu discurso as perseguções e  as humilhações que sofreu durante toda a campanha, mais ressaltou que o garnde apoio do povo de Montanhas a fez continuar de cabeça erguida . por fim destacou o que ja fez por Montanhas e o que vai fazer ainda mais e agrdeceu a todos pela bela campanha promovida duarnte os 60 dias e convidou todos a retornar no dia da vitória.
Veja algumas fotos;( crédito ed Vandré)


















TRIO QUE ASSALTOU CORREIOS DE NOVACRUZ É PRESO EM MONTANHAS


AGENCIA DE NOVA CRUZ


Um trabalho preciso da Polícia Militar do 8º BPM-RN resultou na prisão de três perigosos bandidos que foram responsáveis por um assalto á Agencia dos Correios da cidade. O crime ocorreu no início da tarde desta quinta-feira (04). 
De acordo com uma testemunha que foi rendida na frente da agência quando esperava seu irmão que era atendido no interior da Agência; os homens chegaram e lhe obrigaram a entrar na agência onde rederam todos os clientes e funcionários, levando uma quantia em dinheiro. Os criminosos ainda tomara uma pistola de um Agente Penitenciário que estava no local e levaram vários objetos dos clientes. 
A ação dos criminosos foi rápida. Um deles fugiu na moto Honda Fan, de cor vinho, placa FAY-7385-RN, que foi tomada da primeira vítima, enquanto que os outros dois, seguiram a pé até o ponto onde estava o veículo Pampa, de cor azul, placas 9786/Natal-RN.
Foi nesse exato momento que uma guarnição da Polícia Militar, comandada pelo Sargento  Ivan e composta pelos soldados Marinho e Sérgio, realizava ronda nas proximidades do Banco do Brasil. O criminoso teria abandonado a motocicleta e efetuado fuga, junto com os outros, no veículo pampa. 
Iniciou-se uma perseguição e os criminosos fugiram no sentido Montanhas. A guarnição de serviço em Montanhas fez uma barreira, porém os criminosos ignoraram a presença da polícia e iniciaram uma troca de tiros. Os criminosos furaram o bloqueio e em seguida desceram do veículo e, já no início da cidade, entraram em uma residência e fecharam as portas para evitar que a polícia os prendesse.
Já com reforço, o Polícia Militar passou a negociar com os criminosos que resolveram liberar as três pessoas que se encontravam no interior da casa. A polícia invadiu a residência e prendeu os três elementos acusados do roubo aos correios de Nova Cruz.
A polícia apreendeu com os criminosos, celulares, um revolver calibre 38, uma pistola e recuperou ainda, a pistola do Agente Penitenciário. Cerca de 86 mil reais levados da Agência, também foi recuperado.
Os homens foram identificados como sendo Gilferson Soares Oliveira, de 22 anos de idade, residente na Rua Ferlisado Moura, José Kleyton da Silva, de 23 anos de idade, e Caio Henrique Pereira da Silva, de 24 anos de idade, ambos residentes na Rua Lauro Bezerra, todos em Natal. 
À polícia eles confessaram que saíram de Natal para realizar algum assalto no interior, e que o alvo inicial seria a cidade de Pedro Velho, mas como a Agência estava fechada resolveram ir até Montanhas. Na cidade de Montanhas a ação foi frustrada porque a guarnição da PM em serviço, realizava rondas nas proximidades do alvo dos criminosos. Foi então que decidiram assaltar a Agência dos Correios de Nova Cruz.
Caio, apontado pela polícia como o mentor do grupo, confessou ter participado de assaltos em Arez e em Bom Jesus, quando roubaram as Agências dos Correios daqueles municípios.
Para o comandante do 8º Batalhão, Major Tavares, não há dúvidas de que a quadrilha estava agindo em toda a região do agreste do Rio Grande do Norte, acreditando ainda, que existam outros membros desta quadrilha. “Estamos trabalhando com o objetivo de garantir a segurança de todos e não vamos permitir que criminosos venham atuar na nossa área. Acreditamos que existam outros criminosos que façam parte deste grupo e temos a certeza que vamos chegar a estes e coloca-los atrás das grades o mais rápido possível.” Declarou o comandante.
Os três criminosos foram encaminhados para a sede da Polícia Federal em natal.


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

SÃO FRANCISCO DA CIDADE DE ASSIS NA ITÁLIA

A Itália é um país de solo sagrado. Que nação abriga, dentro de tão exíguo território, lugares como o Vaticano, a Capela de San Gennaro e o Duomo de Florença?
Poucos destinos italianos, porém, mexem tanto com os devotos quanto Assis, pequena cidade da região da Umbria onde, no ano de 1182, nasceu Francesco Giovanni di Pietro Bernardone.
Filho de uma família próspera, comandada por um pai comerciante de tecidos, Francesco viveu uma juventude boêmia e, no começo do século 13, chegou a lutar em batalhas contra a cidade vizinha de Perúgia, em um momento em que a região presenciava grandes conflitos territoriais.


Foto 3 de 23 - Viajante caminha pelo centro histórico de Assis, uma das cidades mais sagradas da Itália Marcel Vincenti/UOL
Caiu prisioneiro de guerra, adoeceu no cárcere e, após retornar a Assis, sua vida mudou. Foi nesse momento que, segundo a história, Francesco teria começado a ouvir chamados divinos para que dedicasse sua existência a Deus.
O jovem abandonou todos os seus bens materiais, abraçou a pobreza e passou as décadas seguintes em peregrinações ao redor de Assis e da Itália, nas quais ajudou pessoas doentes (principalmente leprosos), fez pregações, interagiu com a natureza e juntou ao redor de si um grupo de seguidores, com quem formou a Ordem dos Franciscanos.
Não demorou para que a aura divina que cercava Francesco se propagasse para toda a história – e ficasse impregnada em sua cidade natal, Assis.
Clima sagrado
O caráter sagrado de Francesco – que, após a sua morte, ocorrida em 3 de outubro de 1226, foi canonizado e transformado em São Francisco de Assis– ainda influencia o clima de seu berço.
Todos os anos, milhares de turistas viajam a Assis para fazer uma peregrinação por suas ruas medievais e, principalmente, pela enorme Basilica di San Francesco, erguida em louvor ao santo que, por sua renúncia às posses, também ficou conhecido com “Il Poverello” (algo como “O Pobrezinho”).
  • Marcel Vincenti/UOL Turista observa o pôr do sol desde mirante da cidade de Assis, destino sagrado da Itália
A basílica abriga um complexo religioso que começou a ser construído em 1228 e, hoje, exibe inúmeras obras de arte e relíquias para os visitantes: afrescos atribuídos ao artista Giotto, pinturas de Cimabue e objetos que pertenceram a São Francisco e que representam a vida austera à qual ele se dedicou: estão lá sua túnica, suas sandálias e fragmentos de algumas de suas obras, como o “Cântico das Criaturas”. 
Na cripta, onde se encontram os restos mortais de São Francisco, dezenas de pessoas se juntam em orações silenciosas, quase sempre acompanhadas por lágrimas de emoção. São padres, freiras e devotos do mundo inteiro, de todas as feições, tocados pela história de ajuda ao próximo construída nesse território que os cerca.
Passeio nas colinas
Ao sair da basílica, os fiéis voltam a se deparar com a linda cidade que é Assis. Cercado pelas paisagens rurais da Umbria, e erguido sobre um terreno alto e acidentado, o local reúne uma série de locais sagrados relacionados com a história de São Francisco – e lindos mirantes para os campos e montanhas vizinhos.
  • Marcel Vincenti/UOL Berço de São Francisco, Assis é uma cidade medieval da região da Umbria, no coração da Itália
Erguida no século 13, a Basílica di Santa Chiara, por exemplo, homenageia Santa Clara, discípula de Francesco e líder da Ordem das Clarissas. A Chiesa Nuova, por sua vez, foi construída no século 17 no local onde teria existido a casa de São Francisco. E a igreja Duomo di San Rufino, do século 13, abriga a fonte onde São Francisco e Santa Clara foram batizados.
É na caminhada pelos arredores da cidade, entretanto, que os turistas podem seguir os passos do santo: é nessa região verdejante, cercada de oliveiras, que ele compôs o Cântico das Criaturas, que se recolhia em cavernas para rezar e que supostamente estabelecia longos diálogos com os pássaros.
Na paisagem também aparece o Santuário di San Damiano, onde o “Poverello” teria conversado com Deus. E no horizonte, se a sorte colaborar, o viajante poderá presenciar sua própria manifestação celeste: no momento em que se põe, o sol dá às construções de Assis uma coloração rosada e transforma o céu num enorme manto de fogo. Fica fácil entender por que São Francisco amava tanto a natureza.

POLÍCIA MOBILIZARÁ 7 MIL HOMENS DURANTE A ELEIÇÃO

 Para a segurança do dia das eleições a Polícia Militar terá 7 mil homens. O comandante geral da PM, coronel Francisco Araújo confirmou ontem que foram convocados para o trabalho no pleito até mesmo os policiais militares que estavam cedidos ao Tribunal de Justiça e a Assembleia Legislativa. "Solicitamos os policiais de todos os órgãos que estavam cedidos e vamos colocá-los na redistribuição pelos municípios", comentou coronel Araújo, observando que com a convocação dos cedidos são 800 policiais a mais.
O comandante geral informou que em cada local de votação haverá dois policiais militares. A proteção à integridade das urnas ficará com 3.200 homens. Eles guardarão os equipamentos no sábado e após a eleição entregarão as urnas nos Correios. No caso desses homens, eles ficarão direto nos locais de votação.

Em todo Estado são 1.582 locais de votação. O Tribunal Regional Eleitoral disponibilizará 7.100 urnas. "Nosso trabalho será de guardar essas urnas", ressaltou coronel Araújo. Os policiais militares responsáveis pela guarda das urnas viajarão para o interior na sexta-feira e receberão diária operacional de R$ 250.

Coronel Araújo confirmou que os policiais viajarão para o interior já com o depósito das diárias sendo feito. "Além desses policiais que irão para o interior, todo o efetivo de cada cidade irá trabalhar no dia da eleição", completou.

Ele ressaltou ainda que tem a expectativa de um pleito tranquilo e orienta os policiais a se manterem imparciais. "Vamos ter também a atuação das tropas federais e vamos trabalhar em conjunto para um complementar a atividade do outro", disse.

Hoje, deve haver uma reunião entre representantes do TRE-RN, a Polícia Militar e do Exército para uma definição das estratégias de segurança e distribuição do efetivo nas cidades onde o TSE autorizou uso das tropas federais.

PARAÍBA ABRE CONCURSO COM 5379 VAGAS



O governador Ricardo Coutinho anunciou, nesta terça-feira (2), a abertura de concurso público contemplando 5.379 vagas para as áreas de Educação, Detran e Codata. As vagas são destinadas ao preenchimento de cargos de níveis médio e superior. Durante a solenidade, realizada no Palácio da Redenção, o governador também assinou uma Medida Provisória que será encaminhada para o legislativo estadual criando 3.180 cargos de nível médio.
Ricardo Coutinho afirmou que o concurso é uma conquista para consolidar o processo de modernização do Estado. Ele ainda afirmou que este será o primeiro concurso para técnicos administrativos de nível médio realizado na Paraíba. “Esse é o esforço do Estado para modernizar os serviços, o que é uma tarefa muito difícil, pela condição financeira e a necessidade de controlar a receita com a folha de pessoal”, explicou.
O governador afirmou que, com a realização deste concurso, a administração chegará a mais de 9 mil convocações, o que demonstra uma mudança focada na revitalização das carreiras no Estado e na oportunidade de ingresso no serviço público de maneira justa e impessoal.
Educação e Detran – Serão 2 mil vagas para professores na Secretaria de Estado da Educação e outras 3.180 de nível médio para a contratação de pessoal de apoio. O Departamento de Trânsito do Estado da Paraíba (Detran-PB) oferecerá mais 108 vagas, sendo 10 para Analista de sistema, 60 para agente de trânsito, 30 para agente de vistoria e 8 para advogados.
Codata - A Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata) oferecerá mais 91 vagas, sendo 55 para analista de informática, 14 para assistente de informática, 3 para auxiliar de informática, 4 para técnico de administração e finanças e 10 para auxiliar de administração e finanças.
A secretária de Estado da Administração, Livânia Farias, informou que ainda no mês de outubro o Estado vai divulgar o edital do concurso para preenchimento de 2 mil vagas na Educação e, em seguida, divulgará os editais para as demais vagas na administração direta e indireta.
“Essa é mais uma demonstração de compromisso com o servidor e com a melhoria dos serviços públicos e que refletirá em uma máquina administrativa mais ágil e moderna”, acentuou Livânia.
A secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, explicou que as vagas para professor do ensino médio vão complementar o primeiro concurso, que aconteceu no primeiro semestre deste ano, quando foram convocados 1.123 professores que estão em sala de aula. “Esta determinação do governador em fazer concursos públicos demonstra o esforço para a valorização do magistério e a melhoria da qualidade de ensino”, destacou.

CANDIDATO A PREFEITO DE IELMO MARINHO SOFRE ATENTADO



O candidato a prefeito da cidade de Ielmo Marinho, Cássio Cavalcante de Castro, do PMDB, foi vítima de um atentado na noite de ontem, numa estrada carroçável do município, que fica a 54 km da capital Natal. O crime foi registrado na delegacia d Plantão da Zona Sul, em Natal. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. No carro da vítima, também estava um candidato a vereador, identificado apenas como Gileno. 

De acordo com um agente da Delegacia de Plantão da Zona Sul, o atentado ocorreu por volta das 23h. "Segundo a vítima, ele vinha de Ielmo Marinho para Natal quando nessa estrada carroçável foi surpreendido por homens em um carro não identificado. Os acusados abriram fogo e o veículo em que o candidato a prefeito estava, uma Saveiro, foi atingida com quatro disparos. Logo após a ação, os homens fugiram", relatou o agente. 

Depois de ter seu carro atingido pelos disparos, Cássio, ainda segundo relato do agente, se refugiou em uma fazenda da região. Após o susto, ele se dirigiu para Natal e fez um Boletim de Ocorrência na Plantão Zona Sul. "Fizemos o B.O e encaminhamos a guia para que o veículo fosse vistoriado no ITEP", informou o agente de plantão. 

CARTÕES DO ENEM SERÃO DISTRIBUIDOS DIA 10

 
Os cartões de confirmação de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam a ser entregues a partir da próxima quarta-feira (10). O documento contém o número de inscrição, data, hora e local das provas e a opção de língua estrangeira. A previsão é que, até o dia 25 de outubro, todos os inscritos recebam os seus cartões pelos Correios.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame, os inscritos também terão a opção de imprimir o cartão por meio do site do Enem (www.enem.inep.gov.br). Quem tiver dúvidas pode entrar em contato com o Ministério da Educação pelo telefone 0800-616161.

BLOG PUBLICA PRESENÇA DE VICE GOVERNADOR EM MONTANHAS

BLOG DO XERIFE ROBSON PIRES DA TOTAL COBERTURA AO COMICIO REALIZADO PELA COLIGAÇÃO VITORIA QUE VEM DO POVO 

Ex-prefeita de Montanhas, Otêmia Maria é a candidata do PSD à Prefeitura da cidade, ao lado do vice Algacir, também do PSD. Na noite desta quarta-feira (3), eles receberam o vice-governador Robinson Faria, presidente estadual do partido, e o deputado federal Fábio Faria.
“Otêmia foi uma grande administradora de Montanhas e voltará à Prefeitura agora pelo nosso PSD. Uma prefeita que valoriza e orgulha o partido e sabe que poderá contar sempre com meu mandato na Câmara Federal e com o vice-governador”, disse Fábio Faria em grande comício realizado após quase duas horas de arrastão pelas ruas da cidade.
ENCERRAMENTO – A agenda do deputado Fábio Faria nesta quinta-feira (4), último dia de campanha, começa pelo Vale do Açu e termina no Oeste: Pendências, Alto do Rodrigues, Assú, Severiano Melo e Apodi.


Photo by fabiofaria55




quarta-feira, 3 de outubro de 2012

ELEITOR DEFICIENTE PODERÁ LEVAR PESSOA DE SUA CONFIANÇA NA HORA DE VOTAR


Divulgação
Faltam quatro dias para as eleições municipais de 2012. Para votar, o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida poderá contar com o auxílio de pessoa de sua confiança, ainda que não tenha feito o pedido antecipadamente ao juiz eleitoral.

A falta do alistamento eleitoral de pessoa com deficiência cuja natureza impossibilite ou torne extremamente difícil o exercício de suas obrigações eleitorais não será apenada com multa. Nesse caso, o próprio eleitor, seu representante ou procurador legalmente constituído poderá comprovar a condição perante o juiz eleitoral da zona em que deveria ser inscrito, que o isentará da obrigatoriedade do voto.

Caso o presidente da mesa receptora de votos, verifique ser imprescindível que o eleitor com necessidades especiais seja auxiliado por pessoa de sua confiança para votar, autorizará o ingresso dessa segunda pessoa, com o eleitor, na cabina, podendo esta, inclusive, digitar os números na urna. A pessoa que auxiliará o eleitor com necessidades especiais não poderá estar a serviço da Justiça Eleitoral, de partido político nem de coligação.
 

 

AMÉRICA TERÁ DESFALQUES CONTRA CRB

O treinador Roberto Fernandes enfrenta diversas dúvidas na montagem do América para encarar o CRB nesta sext-feira (5), no estádio Nazarenão, em Goianinha. Isso porque o time poderá ter até 11 desfalques para a partida diante do time regatiano.

A defesa é o setor que mais sofrerá mudanças. Na teoria, a primeira linha é formada por Norberto, Edson Rocha, Cleber e Wanderson. Nenhum deles deverá atuar. Thiaguinho, que vem jogando como titular há algumas partidas, será o dono da lateral-direita. Zé Antônio e Rodrigão substituem a dupla de zaga titular, que está suspensa.

VEJA ELENCO ATUAL DO AMÉRICA
http://www.americadenatal.com.br/equipe/futebol-masculino/

HOJE FERIADO DOS MÁRTIRES

O feriado dos Mártires de Uruaçu e Cunhaú foi decretado por uma lei estadual Nº 8.913/2006, durante o governo de Wilma de Faria. Foram dois massacres, que aconteceram em 1645, durante a invasão holandesa no Brasil. Um foi na cidade de Canguaretama e outro foi em São Gonçalo do Amarante.

De acordo com a historiadora Andreia Mendes, os mártires, no início do cristianismo, eram as pessoas que aceitavam a tortura e a morte no lugar de uma conversão forçada. “Na história da Igreja Católica existem várias devoções a muitos homens e mulheres que supostamente tenham renunciado à vida em nome de sua fé religiosa”, disse. A historiadora explica que muitos mártires não possuem registro histórico ou algo que possa provar a sua existência.

Antes de falar dos massacres, precisa comentar primeiramente sobre a vinda da Holanda ao Brasil. Portugal estava sendo administrada pelo rei Filipe II da Espanha e esse período ficou conhecido como União Ibérica. Logo, Portugal e Espanha pertenciam ao mesmo império.

A Holanda era uma das principais compradoras do açúcar do Brasil, antiga colônia lusa. Devido ao desafeto com a Espanha, o país neerlandês rompeu a sua parceria com Portugal. Por causa disso, criou a Companhia das Índias Ocidentais e foram para diversos países, incluindo as terras tupiniquins, com o objetivo de dominar o mercado açucareiro.

Os holandeses chegaram ao nordeste brasileiro e conquistaram Pernambuco. “A invasão foi bem sucedida, e após os primeiros conflitos violentos, ocorreu uma longa trégua entre a população local e os holandeses, o que possibilitou a reconstrução dos engenhos e a retomada da produção açucareira, com exploração exclusiva da Companhia das Índias Ocidentais”, disse Andreia.

Porém, a Holanda queria conquistar mais terras brasileiras e em 1633, após uma tentativa fracassada, conseguiu invadir a capitania do Rio Grande, que não havia uma forte produção de açúcar como Pernambuco.

Andreia comentou que enquanto a capitania pernambucana recebia investimentos do governo holandês, as demais capitanias serviram apenas como postos de abastecimento ou pontes para a conquista e manutenção dos outros territórios.

“Devido seu pouco desenvolvimento econômico, a presença holandesa concentrou-se na sua defesa, por ser a área mais próxima da Europa e estrategicamente melhor posicionada para combater qualquer tentativa de retomada do território pela coroa ibérica”, disse Andreia Mendes sobre Rio Grande.

Uma das provas que os holandeses, que invadiram a capitania rio-grandense, não realizaram o mesmo tratamento feito na capitania pernambucana foi através de dois massacres que aconteceram em 1645. Na época, o Rio Grande era dominado pelo alemão, que estava servindo a Holanda, Jacob Rabib.

O primeiro crime aconteceu no dia 16 de julho, no Engenho Cunhaú (hoje, Canguaretama). Rabib era conhecido pelos moradores do engenho, pois ele já havia passado por lá e sempre destruía os locais que andava e por estar escoltado por índios Tapuias.

No dia do massacre, Jacob Rabib fixou um edital na porta da igreja Nossa Senhora das Candeias que avisava que haveria algumas ordens do governo holandês após a missa. Ele estava acompanhado de soldados holandeses e indígenas da tribo dos Potiguares e Tapuias. Segundo a Arquidiocese de Natal, no momento em que o Padre André de Soveral levantou a hóstia, as portas da igreja foram fechadas e os holandeses invadiram o local e mataram os 70 fiéis e o sacerdote.

Três meses depois, em 03 de outubro de 2012, aconteceu um novo massacre, sendo na comunidade de Uruaçu, localizado onde hoje fica o município de São Gonçalo do Amarante. O morticínio também era organizado por Jacob Rabib e feito de forma semelhante ao que aconteceu no primeiro acontecimento, segundo os dados da arquidiocese. O padre Ambrósio Francisco Ferro foi torturado pelos holandeses e o fiel, Mateus Moreira, teve o seu coração arrancado. Mais 78 pessoas também morreram.


Reprodução

Alguns historiadores afirmam que os holandeses só realizaram essas chacinas por motivos religiosos, visto que a população das duas comunidades era católica e eles eram protestantes. Mas, Andreia acredita que os dois atos realizados foram movidos a motivos comerciais.

“Não havia um projeto de conversão ou evangelização segundo os moldes do protestantismo, pelo contrário, existem muitos exemplos de tolerância religiosa, mesmo nas áreas totalmente dominadas como Olinda e Recife. O que ocorreu nas comunidades de Uruaçu e Cunhaú foi um ataque motivado pela disputa das áreas açucareiras mais importantes da capitania”, afirma.

Por motivos religiosos ou não, no dia 5 de março de 2000, o Padre Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira, o Padre André de Soveral e mais 27 pessoas foram beatificados pelo Papa João Paulo II. O processo de beatificação foi aberto em 15 de maio de 1988.

Atualmente, os mártires são lembrados em duas datas, no dia 16 de julho em Canguaretama, e dia 03 de outubro em São Gonçalo do Amarante. Existem também lugares de romarias e peregrinações, como a Capela dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu em São Gonçalo do Amarante, o Santuário dos Mártires, no bairro Nossa Senhora de Nazaré em Natal, e a capela de Nossa Senhora das Candeias, no antigo engenho de Cunhaú.
 

VEJA AS CIDDAE DO RN QUE RECEBERÃO TROPAS FEDERAIS NA ELEIÇÃO

Com a aprovação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de envio de tropas federais para 111 cidades do Rio Grande do Norte nas eleições municipais do próximo dia 7, o estado passará a ter o segundo maior número de cidades atendidas no país pelo efetivo, atrás apenas do Piauí, com 143. 

Diante do alto número de municípios que foram atendidos pela solicitação de segurança no próximo domingo, uma reunião foi agendada a partir das 10h de amanhã na 7ª Brigada de Infataria Motorizada do Exército para definir as estratégias a serem planejadas a fim de serem executadas no pleito. A reunião contará com a presença do comando geral da Polícia Militar e membros do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A informação foi confirmada pelo major do Exército Gelson de Souza.

De acordo com o major, um efetivo de 1.600 pessoas do exército, envolvendo militares do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, irá realizar a "Operação de Garantia de Votação e da Apuração", que vai ter realização durante todo o dia. "Os militares irão ficar desde o início do dia das eleições nos locais de votação e só vão evadir após a apuração na parte da noite para garantir a segurança de todos", disse o major, que confirmou ainda que de acordo com a lei eleitoral, os militares devem ficar no máximo a 100 metros dos locais específicos de votação para não inibir o eleitor.

Os militares não sairão juntos para a execução da tarefa, já que o dia de chegada nos municípios vai depender da distância. "A logística vai ser descentralizada. Vai ter gente saindo já na sexta-feira para municípios mais distantes. Os lugares mais próximos, por sua vez, vão receber os militares no sábado", confirmou o major.

Indagado se os 1.600 militares irão dar conta da numerosa quantidade de municípios atendidos pela solicitação da presença de tropas federais para este ano no estado, ainda mais com a quantidade de atentados motivados por questões políticas nesses últimos dias, o major Gelson de Souza garantiu a segurança. "É um número mais que suficiente, sem contar que a PM terá um efetivo maior que o nosso para nos auxiliar para que consigamos o objetivo.

Objetivo

O envio de tropas federais tem como finalidade garantir a segurança pública e a normalidade da votação nas eleições. O TSE analisa os pedidos de requisição de força federal com base nas informações encaminhadas pelos TREs sobre a necessidade do auxílio de tropas federais. Todos os pedidos são submetidos à manifestação prévia do governador do Estado, que deve informar se concorda ou não com o envio das forças federais. Com base nesse conjunto de dados, o Tribunal decide.

Municípios que serão atendidos com tropas federais no Rio Grande do Norte

Acari
Afonso Bezerra
Alexandria
Almino Afonso
Alto do Rodrigues
Angicos
Antônio Martins
Apodi
Areia Branca
Arez
Assu
Baía Formosa
Baraúna
Barcelona
Boa Saúde
Bom Jesus
Brejinho
Caiçara do Rio do Vento
Caicó
Campo Grande
Campo Redondo
Canguaretama
Caraúbas
Carnaubais
Ceará-Mirim
Cerro-Corá
Coronel Ezequiel
Currais Novos
Espírito Santo
Extremoz
Felipe Guerra
Fernando Pedroza
Frutuoso Gomes
Goianinha
Governador Dix-Sept Rosado
Grossos
Guamaré
Ielmo Marinho
Ipanguaçu
Itajá
Itaú
Jaçanã
Janduís
Japi
Jardim de Piranhas
João Dias
José da Penha
Jucurutu
Jundiá
Lagoa D'Anta
Lagoa de Pedras
Lagoa de Velhos
Lagoa Nova
Lagoa Salgada
Lajes
Lajes Pintadas
Lucrécia
Luís Gomes
Macaíba
Macau
Marcelino Vieira
Montanhas
Monte Alegre
Monte das Gameleiras
Mossoró (nas duas zonas eleitorais)
Nova Cruz
Olho D'Água dos Borges
Paraú
Parnamirim
Passagem
Pau dos Ferros
Pedra Preta
Pedro Avelino
Pendências
Pilões
Poço Branco
Porto do Mangue
Rafael Fernandes
Rafael Godeiro
Riachuelo
Rodolfo Fernandes
Ruy Barbosa
Santa Maria
Santo Antônio
São Bento do Trairi
São Fernando
São Francisco do Oeste
São  José de Mipibu
São José de Campestre
São Miguel
São Paulo do Potengi
São Pedro
São Tomé
Senador Georgino Avelino
Serra Caiada
Serra de São Bento
Serra do Mel
Serrinha dos Pintos
Serrinha
Severiano Melo
Sítio Novo
Tangará
Tenente Ananias
Tibau
Tibau do Sul
Timbaúba dos Batistas
Triunfo Potiguar
Umarizal
Várzea
Venha Ver
Vila Flor

AMANDA GURGEL LIDERA PESQUISA EM NATAL RN

A “professorinha” Amanda Gurgel, do PSTU, continua sendo um fenômeno em sua primeira campanha eleitoral. Despontando em todas as pesquisas de intenção de voto para vereador como uma das mais citadas, Amanda foi a primeira nos números divulgados pela Consult. Teve 5,39% das citações de voto, o que representa, se o cenário demonstrado na pesquisa for repetido nas eleições, mais de 28 mil votos.
Para se ter uma ideia desse montante, Paulo Wagner, em 2008, foi o vereador mais votado, com 14 mil votos e conseguiu puxar Aquino Neto e Edivan Martins, ambos do PV, para a Câmara. Por isso, caso o cenário se confirme nas urnas, Amanda Gurgel vai poder levar para o Poder Legislativo municipal nomes como os dos candidatos Santino Arruda e Sandro Pimentel.
“Amanda Gurgel já vinha se destacando nas pesquisas anteriores e não chega a ser uma surpresa esse crescimento dela. Porém, resta saber se a coligação a qual pertence conseguirá elegê-la, afinal, além dos votos dela, é preciso que os demais candidatos também sejam bem votados”, avaliou o diretor da Consult, Paulo de Tarso.
Continuando na lista dos mais votados pela Consult, aparecem Chagas Catarino (3,67%), Luiz Almir (3,44), novamente como terceiro mais citado, Adão Eridan e Aquino Neto (ambos 2,22%). Rafael Mota, filho do presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ricardo Mota, ficou logo depois. Na primeira disputa eleitoral dele, teria 2,17%.
Atual presidente da Câmara Municipal, Edivan Martins ficou com 1,72%. Raniere Barbosa, um dos principais apoiadores de Carlos Eduardo Alves, ficou com 1,5%. Ele, inclusive, seria o mais votado da coligação União por Natal II, à frente de Vober Júnior, George Câmara e Justina Iva, que não aparecem entre os 30 mais citados.
Do grupo do PSB/PDT, a coligação União por Natal I, Júlia Arruda (PSB) e Júlio Protásio seriam os mais votados. Além deles, Franklin Capistrano e Bispo Francisco de Assis também aparecem dentro das 29 vagas da Câmara Municipal de Natal. “A listagem demonstra os mais votados, mas isso não quer dizer que demonstra os eleitos. Desses 30 primeiros, podemos ressaltar 20 ou 25 que são nomes que, realmente, devem ir para a Câmara, baseado no cálculo de uma eleição proporcional”, explicou Paulo de Tarso.

COEFICIENTE ELEITORAL
Por isso, como o próprio diretor da Consult ressaltou, é importante ressaltar que apesar da pesquisa demonstrar os mais votados, a eleição proporcional não elege, especificamente, aqueles que foram melhores nas urnas. A eleição é feita por meio de coligação, onde as mais votadas conseguem mais cadeiras na Câmara Municipal.
Sendo assim, pode ocorrer que um candidato muito votado fique de fora e outro, que recebeu menos voto, por estar em uma coligação “mais forte”, entre. Por sinal, esse foi um dos fatores que fez o PT não se coligar com nenhum outro partido. Porém, segundo a pesquisa da Consult, o mais votado do partido seria o vereador Fernando Lucena.

CORREIOS DE CANGUARETAMA É ASSALTADO


A agência dos Correios de Canguaretama acaba de ser assaltada, segundo populares que ficaram de reféns por aproximadamente 50 minutos, três elementos sendo dois homens e uma mulher entraram na agência  anunciaram o assalto, quem entrava para utilizar os serviços dos correios era surpreendido com a abordagem dos assaltantes que anunciavam o acontecimento e tomavam os celulares das pessoas. Ainda não se sabe quanto foi levado, tomaram um carro de um cliente para a fuga, só apos 15 minutos depois que os bandidos foram embora que os clientes ainda muito assustados tiveram coragem para sair e acionar a polícia militar.
Tudo aconteceu na tarde desta terça feira.

BRASIL TEM SUA PIOR COLOCAÇÃO NA FIFA

O Brasil caiu duas posições no ranking da Fifa e agora amarga a 14ª colocação na lista das melhores seleções do mundo, divulgada nesta quarta-feira. É o pior desempenho da equipe pentacampeã de futebol desde que o ranking começou a ser elaborado em 1993. Apesar das vitórias nos três amistosos que disputou no mês de setembro - 1 a 0 contra a África do Sul, 8 a 0 contra a China e 2 a 1 contra a Argentina -, a seleção de Mano Menezes foi ultrapassada por rivais que pontuaram mais e aparece na lista atrás de países com pouca tradição no esporte como Rússia, Croácia, Grécia e Colômbia.

A menos de dois anos da Copa do Mundo de 2014, o Brasil não deve recuperar muitas posições na lista da Fifa até o torneio. Como os amistosos não têm a mesma força de competições oficiais para o ranking, mesmo conseguindo vitórias como as de setembro a seleção acaba ultrapassada por equipes que estão disputando as eliminatórias continentais para a Copa - torneio que o Brasil não joga por já estar classificado para o Mundial como país-sede. Dessa forma, a melhor chance para ganhar algumas posições na tabela e tentar chegar à Copa pelo menos entre as dez melhores equipes do mundo será a Copa das Confederações. O torneio, que acontece em junho de 2013, será a única competição oficial que a seleção vai participar até 2014, quando os comandados de Mano Menezes terão a oportunidade de enfrentar rivais de peso como Espanha, Itália e Uruguai.


Ranking da Fifa

1. Espanha, 1.611 pontos
2. Alemanha, 1.459
3. Portugal, 1.259
4. Argentina, 1.208
5. Inglaterra, 1.196
6. Holanda, 1.141
7. Uruguai, 1.140
8. Itália, 1.106
9. Colômbia, 1.102
10. Grécia, 1.029
11. Croácia, 1.023
12. Rússia, 1.014
13. França, 1.011
14. Brasil, 1.001

CASA DE CANDIDATO A PREFEITO SOFRE ATENTADO

No VNT Espírito Santo em Foco por Alane Freitas

Na madrugada desta terça-feira, 02 de Outubro/2012 a casa do ex-prefeito e candidato nesta eleição de 2012 na cidade de Jundiá, Drº Thiago sofreu atentado. 
Por volta das 2h53min da madruga de hoje homens fortemente armados chegaram até a casa do candidato a prefeito que fica localizada a poucos metros do centro da cidade no inicio da estrada que liga Jundiá ao distrito de Lajedo Grande e efetuaram vários disparos. Um carro de anuncio e o portão da casa foram alvos de diversos disparos. 
O candidato a prefeito e toda sua família que dormiam na hora do atentado ficaram chocados com o ocorrido e neste momento esperam a policia civil para fazer perícia.

"ZAROLHA" VAI APARECER NUA NA PLAYBOY



Após ser engavetada duas vezes, finalmente chegou a vez de Leona Cavalli lançar seu ensaio nu para a "Playboy". Capa da edição de outubro, a atriz aparece enroscada em plumas negras, deixando quase tudo à mostra.

A global chamou a atenção do público masculino após aparecer sem roupa em diversas cenas do remake "Gabriela", novela em que interpreta a prostituta Zarolha ao lado da amiga Nathália Rodrigues, que roubou sua frente na edição especial de aniversário da revista.

Ao ter seu ensaio substituído pelo da colega de elenco, Leona contou com um espacinho na tiragem de agosto, fazendo uma breve aparição na sessão Happy Hour e deixando os leitores ainda mais curiosos.