LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

sábado, 18 de agosto de 2012

CONDENADA PROFESSORA QUE FEZ SEXO COM 5 ALUNOS

Da EFE
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A professora americana acusada de ter relações sexuais com estudantes é julgada (Foto: Reprodução)Professora americana pegou cinco anos de prisão por manter relações sexuais com estudantes (Foto: Reprodução)
Uma ex-professora de Kennedale, no Texas, foi condenada nesta sexta-feira (17) a 5 anos de prisão por manter múltiplos encontros sexuais com cinco estudantes de 18 anos, informou o diário local "Star-Telegram".
Brittni Colleps, de 28 anos, casada e mãe de três filhos, foi declarada culpada por um júri no condado de Tarrant de 16 acusações por manter uma relação inadequada entre um professor e um aluno.
Os encontros sexuais com estudantes aconteceram na casa da professora durante dois meses em 2011, segundo informou a acusação.
Brittni podia pegar até 20 anos de prisão e ter de arcar com uma multa de US$ 10 mil, mas acabou condenada a uma quarto desta pena antes de poder pedir liberdade condicional. Ela também não precisará pagar nenhuma quantia.
Brittni Colleps fez sexo com cinco estudantes. (Foto: Divulgação)Brittni Colleps fez sexo com cinco estudantes
(Foto: Divulgação)
Durante seu julgamento, os promotores revelaram que um dos estudantes registrou em vídeo uma orgia com participação da professora, segundo reportagem da rede de TV Fox.
O vídeo da orgia foi mostrado durante o julgamento dela, e criou desconforto em todos os presentes, segundo a reportagem.
As leis locais proíbem os professores de ter relações sexuais com estudantes, não importa qual seja a idade. Brittni Colleps foi levada para a cadeia e liberada depois de pagar uma fiança de US$ 125 mil.
Logo após a prisão da professora, seu marido, Christopher Colleps, saiu em defesa dela. Segundo reportagem da emissora de TV "WFAA", Christopher disse que tem sido atacado e alvo de brincadeiras desde que sua mulher foi detida. O marido disse que vai ficar ao lado Brittni, apesar das acusações. "Ela é uma pessoa amável e leal", disse ele, destacando que Brittni é uma mãe amorosa.

PREFEITO PEPEU CONSEGUE MAIS UMA LIMINAR NA JUSTIÇA

O ministro Arnaldo Versiani, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), concedeu pedido cautelar ao prefeito do município de Passa e Fica-RN, Pedro Augusto Lisboa, que questionou decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) pela perda do seu mandato. O TRE julgou procedente uma Ação de Decretação de Perda de Cargo Eletivo, por desfiliação partidária sem justa causa.

Pedro Augusto Lisboa aponta que a sua saída do Partido Progressista (PP) para o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) ocorreu em razão da falta de apoio político dentro do partido e da sua falta de espaço e das lideranças, em relação ao Diretório Nacional, dado que não eram sequer ouvidos.

Ele ressalta que a decisão do TRE-RN, ao entender que a desorganização do Diretório Estadual do PP e a entrega da legenda a grupo opositor não caracterizariam discriminação pessoal, mas divergências partidárias, teria divergido do entendimento adotado pelo TSE em casos similares, bem como afrontado o artigo 1º, § 1º, inciso IV, da Resolução nº 22.610/2007 da Corte.

Alega que houve "a formação de reiteradas comissões provisórias, sem a manutenção de um comando coeso, e o sucateamento de sua sede, com a caducidade do Diretório por mais de três meses, o que evidenciam a situação de penúria que vivia o Diretório Estadual do PP, bem como o desprezo da sigla nacional com seus filiados”. Também afirma que este fato teria sido divulgado na imprensa local.

Segundo o prefeito, o desrespeito da legenda aos seus filiados, a desorganização partidária, a entrega da direção estadual a grupos rivais das lideranças locais, bem como “a desídia na comunicação e no trato com os prefeitos e vereadores, ocasionou um onda de desfiliações que não teve como ser impedida pelo partido, todas amparadas por dois viés: a justa causa e a autorização da legenda".

Sustenta que a grave discriminação pessoal que deu origem ao seu pedido de desfiliação ficou comprovada de forma incontroversa, tendo em vista que, “como demonstrado, estava plenamente desamparado e preterido no partido”. Acrescenta que o próprio Diretório Municipal concordou com a sua saída.

Assim, alega a existência da fumaça do bom direito e do perigo na demora de um pronunciamento judicial, pois "o não deferimento da liminar resultará na mudança nos cargos do executivo municipal, o que vem sendo evitado por esta Corte". Sustenta, ainda, que já está afastado do cargo de prefeito e “o julgamento tardio da cautelar ensejaria a perda do objeto da ação, porquanto faltam menos de seis meses para o fim de seu mandato”.

Por meio da presente ação, Pedro Augusto Lisboa pedia o deferimento da medida liminar, a fim de suspender os efeitos do acórdão regional e, consequentemente, sua manutenção no cargo de prefeito do município de Passa e Fica. De forma alternativa, solicitava seu retorno ao cargo de vereador, anteriormente ocupado.

Concessão do pedido

Para o relator da matéria, há a plausibilidade das alegações expostas no recurso especial de que o entendimento da Corte de origem diverge da jurisprudência do TSE no sentido de que, havendo consonância do partido quanto à existência de fatos que justifiquem a desfiliação partidária, não há razão para não se declarar a existência de justa causa. O ministro Arnaldo Versiani citou como precedente a Petição 2797.

Ao final, ele deferiu o pedido cautelar, a fim de suspender os efeitos do acórdão do TRE-RN, até a apreciação do recurso pelo Tribunal Superior Eleitoral. Com isso, Pedro Augusto Lisboa deverá permanecer no exercício do mandato ou ser reconduzido ao cargo, caso dele já tenha sido afastado.
 

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

CHICO ANTONIO: HÉROI COM CARÁTER

"Já viu como é o coco, major?". A pergunta que Chico Antônio, exímio embolador e coquista potiguar, dirigiu ao cineasta Eduardo Escorel  já completou 30 anos desde o momento em que foi registrada no documentário "Chico Antônio, um herói de caráter", filmado em 1982, lançado em 83, e reexibido quarta-feira passada, no Teatro de Cultura Popular, dentro da programação audiovisual do Agosto do Alegria.   
Alex FernandesSala do TCP recebeu está semana diretores como Eduardo Escorel e Lírio FerreiraSala do TCP recebeu está semana diretores como Eduardo Escorel e Lírio Ferreira

A exibição do filme, além de reviver um momento histórico da cultura potiguar, também proporcionou uma discussão sobre o estado da produção de cinema documental no Brasil - assunto comum ao longo roteiro profissional do paulista Escorel, que já trabalhou com Glauber Rocha, Eduardo Coutinho e João Moreira Salles, e foi premiado no Festival de Gramado.  Após a exibição do filme,  o diretor conversou com a plateia, formada por contemporâneos de Deífilo Gurgel, estudantes de cinema e curiosos. A conversa se dividiu entre o tema do filme, experiências de Escorel com o coquista, e perguntas técnicas sobre a produção.

INSPIRAÇÃO FOI O MODERNISTA

"A princípio, meu interesse pelo documentário vinha mais do testemunho de Mário de Andrade do que por alguma ligação com o Rio Grande do Norte", confessa Eduardo Escorel. O intelectual modernista conheceu Chico Antônio em 1928, por ocasião de uma visita ao Estado, a convite do  jornalista e crítico de arte Antônio Bento de Araújo Lima. Mário de Andrade ficou hospedado na Fazendo Bom Jardim, em Goianinha, onde Chico Antônio trabalhava e já era coquista renomado. Os versos do embolador potiguar marcaram Andrade. "A voz dele é quente e de uma simpatia incomparável. Estou divinizado por uma das comoções mais formidáveis da minha vida", escreveu. A experiência potiguar de Mário de Andrade foi registrada no livro "Turista Aprendiz".

Alex FernandesNo extenso currículo de Eduardo Escorel como editor, estão filmes como Macunaíma e Terra Em Transe e Santiago, além de um prêmio em Gramado com o filme Lição De Amor.No extenso currículo de Eduardo Escorel como editor, estão filmes como Macunaíma e Terra Em Transe e Santiago, além de um prêmio em Gramado com o filme Lição De Amor.
Eduardo Escorel já havia feito um trabalho em cima desse livro, e o nome de Chico Antônio não lhe era de todo desconhecido. Casualmente, no final dos anos 70, entre um trabalho e outro, ele soube que Chico Antônio ainda estava vivo. O renomado designer Aloísio Magalhães já havia lhe falado sobre o talento do coquista potiguar, e o interesse de evidenciar isso. "Pouco tempo depois, o Aloísio faleceu na Itália, e eu fiquei com aquele compromisso na cabeça. Comecei a fazer os contatos para isso", lembra.

Através de contatos com a Fundação José Augusto e, principalmente, Deífilo Gurgel, o cineasta paulista foi conduzido à casa de Chico Antônio em 1982, no município de Pedro Velho. A simpatia, humor e agilidade verbal do coquista conquistaram Escorel da mesma forma que fizeram com Mário de Andrade há 54 anos. O trabalho concluído em 83, incluindo a troca emocionada de mensagens  entre Antônio Bento (no Rio de Janeiro) e Chico Antônio.

O filme, de 40 minutos, tem edição simples, e a narração de Ferreira Gullar situando os fatos e as citações de Mário de Andrade. Uma das mais emblemáticas: "Na pancada do ganzá, Chico Antônio vai fraseando com uma força inventiva incomparável. O que canta em pleno sonho não se sabe se é música, se é esporte, se é heroísmo". O ganzá que o coquista deu a Andrade em 1928, foi reapresentado a ele anos depois por ocasião do vídeo.  A música não para. 

CARREIRA

"Chico Antônio" é um trabalho quase desconhecido dentro do extenso currículo de Eduardo Escorel - que já produz desde meados dos anos 60. O cineasta - que editou "Macunaíma" e "Terra em transe", e ganhou o prêmio de melhor diretor no Festival de Gramado em 1976, por "Lição de amor" -, entende que o documentário ainda ocupa um nicho à parte dentro da filmografia nacional. "O documentário ainda é visto como algo para um público restrito, particularmente no Brasil. Quase não tem espaço no circuito comercial, pouca gente vê. E também é difícil de ser exibido na televisão, ou só direcionado para canais a cabo", afirma.

A questão, para ele, não tem uma razão fácil de determinar, mas pode vir a ter consequências nefastas. "Esse fato pode vir a inviabilizar os investimentos nesse tipo de cinema", diz. Escorel ressalta que é preciso prestar atenção nos mecanismos atuais de divulgação. Apesar dos 'docs' ainda não terem um enfoque comercial, surgiu toda uma cultura própria em volta deles nos últimos quinze anos, segundo o diretor. "Há revistas, festivais, cursos, sites, blogs e tudo mais voltados para documentários. Acredito até que este seja um dos setores mais vitais e criativos dentro da atual produção nacional", explica.

Eduardo Escorel não acredita numa função social "doutrinadora" do documentário. "Todos nós temos papéis sociais. Mas na arte, não deve ser confundido com a intenção de ensinar ou convencer alguém de alguma coisa. Acho que o papel do documentário é apenas satisfazer sua própria curiosidade pelo real, e procurar entender e compartilhar essa experiência de entendimento com o público", afirma. Há uma relação familiar com o jornalismo, no sentido do registro isento. "O documentário tem uma zona comum com o jornalismo, apesar de os objetivos serem diferentes. Enquanto o jornalismo deve ser fiel aos fatos e informar, o documentário tem mais liberdade, podendo criar uma visão menos objetiva que aquela do jornalista", conclui.

Serviço: Próximo encontro audiovisual:  Mostra de Cinema, Memória e Cultura Popular, de 20 a 22/08, no auditória da CBTU, Ribeira. Horário: 18 às 20h.

CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO SERÁ BASEADO NO ENEM

pós a divulgação dos resultados insuficientes das escolas de ensino médio na última edição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Ministério da Educação (MEC) planeja uma modernização do currículo, propondo a integração das diversas disciplinas em grandes áreas. A inspiração deverá vir do próprio Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que organiza as matrizes curriculares em quatro grandes grupos: linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza. Essa é a divisão que segue a prova, ao contrário do modelo tradicional por disciplinas como química, português, matemática e biologia.

O debate não é novo: no ano passado, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou as novas diretrizes curriculares do ensino médio que propõem uma flexibilização do formato atual. O diagnóstico é que o currículo do ensino médio é muito inchado – em média são 13 disciplinas – o que, na avaliação do secretário de Educação Básica do MEC, César Callegari, prejudica a aprendizagem. “O Enem é uma referência importante, mas não é o currículo, ele avalia o currículo. Mas ele traz novidades que têm sido bem assimiladas pelas escolas”, diz o secretário.

De acordo com Callegari, a ideia é propor uma complementação às diretrizes aprovadas pelo CNE, organizando as diferentes disciplinas em grandes áreas. “O que tem que ficar claro é que não estamos propondo a eliminação de disciplinas, mas a integração articulada dos componentes curriculares do ensino médio nas quatro áreas do conhecimento em vez do fracionamento que ocorre hoje”, explica.

Na próxima semana, o ministro Aloizio Mercadante se reúne com os secretários de Educação com o objetivo de discutir os caminhos para articular a mudança. Uma providência já foi tomada para induzir essa modernização dos currículos. Segundo Callegari, a próxima compra de livros didáticos para o ensino médio dará prioridade a obras que estejam organizadas nesse formato. O edital já está sendo preparado. O MEC tem um programa que distribui os livros para todas as escolas e a próxima remessa será para o ano letivo de 2015 – as obras são renovadas a cada três anos.

Para o secretário de Educação do Espírito Santo, Klinger Barbosa Alves, uma das explicações para os maus resultados da etapa em diferentes indicadores, além do Ideb, está na própria estrutura organizacional do ensino médio que se baseia na preparação para o vestibular e tem pouca atratividade para o projeto de vida do adolescente.

“A visão de que o ensino médio serve para formar pessoas para ingressar na universidade não se aplica à realidade de muitos. Os jovens têm necessidades econômicas e sociais diferentes. Existe uma pressão para que parte dos jovens ingresse no mercado de trabalho e aí o curso superior entra como uma segunda possibilidade” explica Alves, que é vice-presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed).

O secretário do Espírito Santo, um dos estados em que a nota do Ideb caiu de 2009 para 2011, defende um modelo de ensino médio que dialogue com as diferentes necessidades dos estudantes e inclua também a preparação para o mundo do trabalho, já que para muitos o ingresso na universidade pode não estar na lista de prioridades.

Para que a escola possa abranger essa formação diversificada - que inclua a aprendizagem dos componentes curriculares, a articulação com o mundo do trabalho e a formação cidadã –, Callegari defende que é indispensável a ampliação do número de horas que o estudante permanece na escola, caminhando para o modelo de tempo integral.

“Temos consciência de que os conteúdos e habilidades que os estudantes precisam desenvolver não cabem mais em um formato estreito de três ou quatro horas de aula por dia. É assim [com ensino em tempo integral] que os países com um bom nível de qualidade do ensino fazem”, diz.

MONTANHAS VEJA OS NÚMEROS DO IDEB 2011



Apesar de o índice do IDEB municipal ter atingido e até ultrapassado a meta o IDEB ( Índice de desenvolvimento da Educação Básica) de Montanhas, ficou abaixo da média  Estadual e Nacional. Veja os dados:
MÉDIA NACIONAL
ENSINO FUNDAMENTAL 5º ANO – 5,0 – META - 4,6     +8%
ENSINO FUNDAMENTAL- 9º ANO – 4,1 – META – 3,9     +9%
ENSINO MÉDIO – 3º ANO – 3,7 – META -  3,7      0%
MÉDIA FUNDAMENTAL 2011 -  4,5

MEDIA DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO FUNDAMENTAL 5º ANO – 3,8 – META – 3,2   + 16%
ENSINO FUNDAMENTAL- 9º ANO – 3,0 – META – 3,0    0%
MEDIA FUNDAMENTAL 2011 -  3,4

MEDIA DE MONTANHAS RN
ENSINO FUNDAMENTAL 5º ANO – 3,7 – META – 3,3    +11%
ENSINO FUNDAMENTAL- 9º ANO – 2,6 – META – 3,1     - 19%
MEDIA FUNDAMENTAL 2011 -  3,1
MÉDIA POR ESCOLA

FUNDAMENTAL 5º ANO
CARLOS GOMES –   2,1 – META  3,3      - 57%
BELO HORIZONTE-  4,0 – META 4,1       - 3%
BOA ESPERANÇA -  2,9 – META 2,9          0%
SERROTE DE CIMA – 2,9 – META 3,3   -13%
GRIMALDI RIBEIRO – 3,2 – META 3,2    0%
JESSÉ FREIRE       -   4,0  - META  2,9     + 37%
FÁTIMA ARANHA - 4,2 -  META 3,2      + 31%

FUNDAMENTAL – 9º ANO

BELO HORIZONTE  -  2,3    – META 2,6      - 12%
CARLOS GOMES – 2,1      – META 3,3          - 57%
OCILA BEZERRIL – 3,1        – META – 2,8       + 10%

OBS : A PORCENTAGEM SIGINIFICA VALORES ACIMA(+) OU ABAIXO (-)DA META

               

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

RN CONGELA IDEB

LI ESTA POSTAGEM NO BLOG DO PRF JOÃO MARIA E ESTOU POSTANDO AQUI SEU COMENTÁRIO QUE ACHEI INTERESSANTE
O Rio Grande do Norte  atingiu nota 4,1 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os anos iniciais do ensino fundamental em 2011. Um aumento de 0,4 ponto tendo em vista que a meta do Estado era  3,8 pontos. Apesar do avanço, o RN ficou abaixo da média nacional (5,0) e da média regional (nordeste) que foi 4,2. Os dados da última edição do Ideb foram divulgados ontem pelo Ministério da Educação (MEC. Enquanto a meta para a educação básica foi atingida, o Ideb do ensino médio  regular no RN não apresentou nenhum crescimento em relação a 2009. A meta estabelecida era de 3,2 pontos, mas se manteve em 3,1 pontos.
O indicador avalia a qualidade do ensino do país a partir das taxas de aprovação e do desempenho de escolas, municípios e estados na Prova Brasil). Desde a criação do indicador, em 2005, foram estabelecidas metas que devem ser atingidas a cada dois anos por escolas, prefeituras e governos estaduais.

 A média nacional foi de 5 pontos, com Minas Gerais e Santa Catarina como os estados com maiores pontuações, de 5,9 e 5,8, respectivamente. O Nordeste apresenta os índices mais baixos do Ideb nos anos finais do ensino fundamental. A média na região é de 3,5 pontos, acima da meta projetada de 3,3 pontos. O destaque da região foi o Ceará, com 4,2 pontos, acima da meta projetada. Alagoas teve a pior marca do país, com 2,9 pontos, mesmo índice registrado em 2009.

A leitura dos dados mostra um desafio insistente no ensino brasileiro: a situação tem melhora no início da educação básica, mas piora com o passar dos anos e dos ciclos. Apesar de a meta nacional do ensino médio, de 3,7, ter sido atingida nesta etapa, os sistemas estaduais de dez unidades da Federação apresentaram índices inferiores aos da edição de 2009. O Inep estipulou uma meta nacional de 5,2 para ser alcançada no ensino médio em 2021. Além das metas estaduais e nacional, o Ideb traça metas para cada escola.
Fonte: Tribuna do Norte

DO BLOG:

O que vem acontecendo no RN e em quase todos os estados e municípios do Brasil, é que nós professores esquecemos de dar aulas e cobrar através de uma avaliação diagnóstica a aprendizagem dos alunos.

Atualmente, em grande maioria, os alunos só precisam "ler algumas linhas" em frente da turma, recordar algumas figuras e colar em cartolina ou fazer uma paródia e pronto! Está apto a avançar na série.

Quando se deparam com as provas que de fato são cobradas pelas instituições (MEC, UNIVERSIDADES, CONCURSOS, ETC) os alunos não estão preparados para "enfrenta-las" pois não foram preparados para tal nível de cobrança.
Também, diga-se de passagem, tem sempre um supervisor para apregoar que as aulas tem que ser agradáveis, divertidas, prazerosas. Esquecem que estudar é sacrifício e uma forma de trabalho, que são antônimos do discurso citado.

A solução do governo é criar cotas e camuflar a real aprendizagem...

Caros alunos não se sintam desprestigiados, pois vocês são as grandes vítimas do sistema.

CIENTISTAS ESTÃO DESENVOLVENDO ANTICONCEPCIONAL MASCULINO

Uma pesquisa inovadora com ratos de laboratório aumentou as esperanças de se desenvolver uma pílula anticoncepcional para homens, segundo estudo de cientistas americanos.

Um composto inicialmente concebido para deter o câncer demonstrou ser capaz de interromper a produção de esperma nos ratos, segundo os cientistas.

Uma vez suspensa a administração do medicamento, os roedores recuperaram a fertilidade, demonstrando-se capazes de ter descendentes saudáveis. "Se o medicamento deixar de ser dado, há uma reversibilidade completa", disse Martin Matzuk, do Baylor College of Medicine de Houston, Texas.

O composto é conhecido pelo nome laboratorial JQ1, em homenagem ao químico que o concebeu, Jun Qi, com a ideia inicial de bloquear um gene denominado BRD4, causador de câncer.

No entanto, o mesmo composto é capaz de inibir proteínas chamadas bromodomínios. Uma delas, a BRDT, desempenha um papel importante na produção de esperma.

Ao inibir esta proteína, o composto JQ1 diminui substancialmente a quantidade e a qualidade do esperma, tornando o rato estéril. No entanto, é pouco provável que o JQ1 seja a descoberta definitiva para este tipo de contracepção masculina, já que segundo Matzuk, o composto "afeta outros membros da família dos bromodomínios".

O especialista acrescenta que "no entanto, os dados provam o princípio de que a BRDT é um excelente objetivo frente à contracepção masculina e nos dá uma informação valiosa para o desenvolvimento de um futuro produto".

O estudo foi publicado na revista americana Cell.

HOMEM É EXECUTADO COM TIRO EM RESTAURANTE

O bairro de Dix-Sept Rosado, na Zona Oeste de Natal, foi palco de mais uma execução. Ontem (15), um homem de 29 anos foi morto dentro de um restaurante com pelo menos seis tiros, sendo três deles na cabeça. Não há pistas sobre o suspeito.

A tarde estava tranquila em um pequeno restaurante popular de Dix-Sept Rosado, onde poucos clientes movimentavam o ambiente, até que uma movimentação pegou todos de surpresa. Um homem identificado como Klen Ferreira da Silva adentrou o estabelecimento correndo, derrubando mesas e cadeiras enquanto se dirigia aos fundos do restaurante. Ele fugia de um homem ainda não identificado, que conseguiu alvejá-lo.

O assassino entrou no restaurante logo após Klen Ferreira e disparou nas costas da vítima. Em seguida, pelo menos mais cinco disparos foram efetuados e três deles atingiram a cabeça vítima, enquanto ele já estava caído. Em seguida, o algoz fugiu e não há informações sobre seu paradeiro.

Oficiais do 9º Batalhão da Polícia Militar, que atenderam a ocorrência, disse que um irmão de Klen Fereira acredita na hipótese de vingança. Um vigilante que teria sofrido uma tentativa de homicídio por parte da vítima supostamente vinha ameaçando Klen Ferreira. Porém, as pessoas que estiveram no restaurante não deram informações sobre o suspeito.

O caso já foi encaminhado à Polícia Civil, que comandará a investigação.

PROCON FISCALIZARÁ EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

O órgão de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado (Procon/RN), vinculado a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), irá notificar, nesta sexta-feira (17), os bancos que realizam empréstimo consignado. As instituições financeiras não estão apresentando o saldo devedor aos clientes que solicitam o empréstimo.

Os bancos terão cinco dias para justificar o motivo pelo qual não entregam o saldo devedor dos servidores públicos que realizaram o empréstimo. O Procon/RN também solicitará que apresentem a relação de todo os seus correspondentes bancários no Estado. Assim como deverão apresentar o motivo pelo qual os bancos não estão entregando aos clientes a cópia do contrato no ato da contratação.

De acordo com o coordenador do Procon/RN, Araken Farias, os bancos terão que apresentar ao órgão de Proteção e Defesa do Consumidor a cópia de todos os contratos firmados no mês de julho. "Essa ação visa diminuir as frequentes fraudes constatadas nesses empréstimos consignados, bem como resguardar o direito dos consumidores. O Procon/RN está trabalhando para coibir práticas abusivas", informou Araken Farias.

Ainda de acordo com o coordenador, os bancos terão que apresentar relação e cópia dos convênios firmados com órgãos federais, estaduais e municipais do Rio Grande do Norte.

MENOR IDEB DO BRASIL FICA NO RN

Os municípios de Lagoa de Pedras, localizado na microrregião do Agreste Potiguar, e Pedro Avelino, na região central do Rio Grande do Norte, ostentam o lamentável título de piores municípios do Brasil nos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2011. Segundo a avaliação, Lagoa de Pedras obteve o índice de 1,0 enquanto Pedro Avelino alcançou 1,2, muito abaixo da meta estadual, que é de 4,6. A listagem das dez piores classificações do país contempla ainda o município de Pilões, situado na região do Alto Oeste potiguar, com índice de 1,4. A lanterninha nacional do IDEB é a Escola Estadual João Tomás Neto, de ensino fundamental e médio. Já a escola municipal de Lagoa de Pedra conseguiu alcançar a meta projetada de 3,1 na avaliação.


Foto: Fernando Lopes/CB/D.A Press
Os dados do IDEB foram divulgados na última terça-feira pelo Ministério da Educação (MEC) e novamente o estado do Rio Grande do Norte não atingiu a meta proposta de 4,6, chegando a 4,2. Apesar disso, o estado apresentou um crescimentode 0,3 ponto em relação à pesquisa de 2009. A listagem das dez piores classificações no IDEB só contempla municípios da região Nordeste, sendo três do Rio Grande do Norte, seis de Alagoas, três da Bahia e um de Sergipe.

Criado em 2005, o IDEB é calculado a cada dois anos com base no desempenho dos alunos na Prova Brasil, de português e matemática, e na taxa de aprovação das escolas. A avaliação é aplicada a alunos da 4ª e 5ª séries e da 8ª e 9ª séries de todas as escolas públicas com mais de 20 alunos matriculados na turma. Estudantes do 3º ano do ensino médio e de escolas particulares são avaliados de forma amostral.

Na região metropolitana do estado, apenas Parnamirim ultrapassou a meta de 4 pontos atingindo o índice de 4,1, nos Anos Iniciais. A Escola Municipal Nossa Senhora da Guia foi a campeão do IDEB no RN, alcançando o invejável índice de 6,7, ultrapassando todas as metas estadual, municipal e nacional e, inclusive o índice de 2009 que ficou em 6,4. Já o município de Natal ficou a 0,1 de bater a meta, atingindo 4,0 para uma meta de 4,1. Macaíba também não alcançou os índices projetados de 3,5, ficando com 3,2 e Extremoz com 3,4 quando projetou 3,6.

Natal integra uma rede de capitais que não bateram as metas das séries iniciais nem das finais do ensino médio: Aracaju (SE), Maceió (AL), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO) e São Paulo (SP). Além dessas redes, a de Macapá (AP), Manuaus (AM), Rio Branco (AC) e São Luís (MA) não bateram as metas dos anos iniciais. Recife (PE) não atingiu a meta para os anos finais do ensino médio.

As três cidades do Rio Grande do Norte que integram a lista das dez piores são consideradas de pequeno porte, mas segundo os dados do Tesouro Nacional, receberam uma boa quantidade de recursos do Fundo da Educação Básica (Fundeb), além do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Situado a 51 quilômetros de Natal e com um total de 7.390 habitantes, o município de Lagoa de Pedras recebeu um total de R$ 3.750.998,46 do Fundeb que, se dividíssemos pelo número de habitantes daria um valor de R$ 507,57 por cabeça. Já o município de Pedro Avelino, cuja escola avaliada é da rede municipal, recebeu R$ 2.540.313, 65, enquanto que Pilões foi contemplado com R$ 1.097.539,23 do Fundeb.

Piores municípios do país
- Lagoa de Pedras/RN (Estadual) 1.0
- Pedro Avelino/RN (Municipal) 1.2
- Capela/AL (Estadual) 1.3
- Murici/AL (Estadual) 1.3
- Iraquara/BA (Estadual) 1.3
- Pilões/RN (Municipal) 1.4
- Barra dos Coqueiros/SE (Estadual) 1.5
- Pojuca/BA (Estadual) 1.5
- Atalaia/AL (Estadual) 1.6
- Monteiropolis/AL (Municipal) 1.6
- Monteiropolis/AL (Pública) 1.6
- Pão de Açúcar/AL (Estadual) 1.6
- Itanagra/BA (Estadual) 1.6

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

OCILA BEZERRIL ATINGE METAS DO IDEB

A Escola Estadual professora Ocila Bezerril conseguiu atingir as metas previstas pelo IDEB.
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007, mas ainda não é plenamente conhecido pelos brasileiros.
confira nos links abaixo:
Ensino Fundamental
http://ideb.inep.gov.br/resultado/resultado/resultado.seam?cid=134188   

IDEB - Resultados e Metas


Parâmetros da Pesquisa
Resultado:
Escola
UF:
RN
Município:
Montanhas
Nome da Escola:
Todas
Rede de ensino:
Estadual
Série / Ano:
8ª série / 9º ano


8ª série / 9º ano

Ideb ObservadoMetas Projetadas
Escola
2005
2007
2009
2011
2007
2009
2011
2013
2015
2017
2019
2021
ESC EST CARLOS GOMES ENS DE 1 GRAU2.81.92.92.12.93.03.33.74.04.34.64.8
ESC EST PROFA OCILA BEZERRIL FUND E MED1.82.02.03.11.92.32.83.43.94.24.44.7


Obs:
* Número de participantes na Prova Brasil insuficiente para que os resultados sejam divulgados.
** Solicitação de não divulgação conforme Portaria Inep nº 410.
*** Sem média na Prova Brasil 2011.
Os resultados marcados em verde referem-se ao Ideb que atingiu a meta.


O que é o Ideb?
É o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, uma das primeiras iniciativas brasileiras para medir a qualidade do aprendizado nacionalmente e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

Quando o Ideb foi criado? Quem fez?
O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Esse órgão é uma autarquia do Ministério da Educação (MEC).

Como varia o Ideb?
O Ideb das escolas e das redes de ensino varia em uma escala de zero a dez, assim como as notas escolares variam usualmente.

Para que serve o Ideb?
O Ideb é um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população. É um dado concreto, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.

Como o Ideb é calculado?
A partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos.

Qual é a fórmula para o cálculo?
As notas das provas de língua portuguesa e matemática são padronizadas em uma escala de zero a dez. Depois, essa nota é multiplicada pela taxa de aprovação, que vai de 0% a 100%.
Por exemplo, se a média das notas nas provas de determinada escola for 7 e, se essa mesma escola tiver 70% de aprovação, seu Ideb será 4,9:
7 x 70% = 7 x 0,7 = 4,9

O que são as metas do Ideb?
Na criação do Ideb, foram calculadas metas de melhoria da Educação. Ou seja, se o País tem mais estudantes com boas notas e mais aprovados na escola, isso é sinal de que houve melhora no aprendizado e no sistema educacional. O Ministério da Educação (MEC) tem metas para cada uma das escolas e também para os municípios, estados e para a federação. Acesse aqui. (ou coloque o link em ‘metas’)

Qual é a meta geral do Ideb para o Brasil?
O objetivo principal, segundo o MEC, é que o Brasil conquiste 6 pontos no Ideb da primeira etapa do Ensino Fundamental até 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil. Essa nota é equivalente à média dos estudantes dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em 2005, primeiro dado disponível (e anterior à criação do Ideb, em 2007), a nota do Brasil para essa etapa do ensino era 3,8.

As metas das escolas são todas iguais?
Não. As metas são diferenciadas para cada rede e escola. Estados, municípios e escolas deverão melhorar seus índices e contribuir, em conjunto, para que o Brasil chegue à meta 6 em 2022. Mesmo quem já tem um bom índice deve continuar a evoluir. No caso das redes e escolas com maior dificuldade, as metas prevêem um esforço mais concentrado, para que elas melhorem mais rapidamente, diminuindo, assim, a desigualdade.

GTO APREENDE MOTO ADULTERADA EM NOVA CRUZ

Durante um patrulhamento de rotina, na noite desta terça-feira (14), uma guarnição do Grupo Tático Operacional, de prefixo 816 do 8° PBM-RN, sediado em Nova Cruz, sob o comando do Major PM Tavares, se deparou com uma motocicleta em atitude suspeita. O condutor da motocicleta foi abordado e após averiguação, foi constatado que a moto encontrava-se com a placa MOT-1100, pertencente a uma moto Honda CG/125, Titan ES, ano 2001/2002 de cor azul do município de AREZ-RN, e que após consultada pelo chassi trava-se de uma moto Honda de placa MOL- 6703/PB, CG/150 ano 2009 de cor preta, município de SOLANEA-PB.
O condutor da moto, identificado como Edson Caetano da Conceição, mais conhecido como "Igor", informou que havia comprado a moto em Solânea–PB e que, não se encontrava com os documento da referida moto.
Igor foi apresentado na 6°DRP onde foi autuado em flagrante por adulteração de sinal identificador; art.311 CPB.  A moto ficou apreendida.
Segundo a polícia não há restrição de furto/roubo contra o veículo, porém se alguém reconhecer a moto como produto de furto/roubo, pode entrar em contato com o 8º BPM-RN, através do número (084) 3281-5916.
BLOG DO MAGO

SP:GRUPO FAZ TOPLESS EM PROTESTO NO CONSULADO RUSSO


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Protesto ocorreu em frente ao Consulado da Rússia, em São Paulo (Foto: Nathália Duarte/G1)Protesto ocorreu em frente ao Consulado da Rússia, em São Paulo (Foto: Nathália Duarte/G1)
Três integrantes do grupo Femen foram detidas por volta das 12h45 desta quarta-feira (15) após um protesto em frente ao consulado da Rússia, no Morumbi, Zona Sul de São Paulo. Elas vestiam apenas calcinha e traziam cartazes em um protesto no qual gritaram pela liberdade de um grupo feminino punk preso na Rússia. Elas também jogaram água com tinta no muro do consulado.
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De acordo com o delegado Osvaldo Nico Gonçalves, da Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista (Deatur), elas assinariam um termo circustanciado e seriam liberadas. Segundo os policiais civis que estavam no local, a ação das protestantes pode caracterizar ato obsceno e danos materiais.
O protesto durou menos de dez minutos. As jovens gritavam, em russo, pedindo liberdade e foram detidas depois que começaram a jogar tinta na fachada do Consulado. Elas resistiram à prisão e foram conduzidas à força pela polícia.
Protestantes jogaram tinta no muro do Consulado da Rússia (Foto: Nathália Duarte/G1)P
"Foi como na Ucrânia e na Rússia. Uma violência. Estamos machucadas, raladas. Assim que deixarmos a delegacia vamos organizar mais um protesto pela liberdade da banda russa", disse Sara Winter, umas das detidas, ao G1. Outras duas pessoas simpatizantes do movimento punk que participaram do protesto foram detidas.
O ato realizado nesta tarde ocorreu em apoio à banda punk Pussy Riot. Três integrantes do grupo foram presas após cantarem, em fevereiro, diante da catedral de Cristo Salvador, em Moscou, uma "oração" contra Vladimir Putin.
Na noite de sábado (11), duas paulistanas fizeram ato exibindo os seios na região da Bela Vista, no Centro de São Paulo, simbolizando sua adesão ao Femen, que começou na Ucrânia em 2008.

TRE-RN JULGA 13 RECURSOS DE CANDIDATOS

Na sessão ordinária desta terça-feira (14), mais 13 recursos de registro de candidatura foram julgados pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN), destacando-se o julgamento dos processos provenientes de Ouro Branco e Campo Redondo.
No primeiro recurso julgado, da relatoria do juiz Jailsom Leandro, o Ministério Público Eleitoral alegou a inelegibilidade de José Batista de Lucena e Ediwilson Azevedo de Araújo, respectivamente pré-candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito do município de Ouro Branco, por terem contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), no caso de José Batista de Lucena, e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), no caso de Ediwilson Azevedo de Araújo, com ambas as decisões já transitadas em julgado.
No recurso de Campo Redondo, o candidato a prefeito do município, Marcus Welby Martins Ferreira, também teve contas rejeitadas pelo TCU e pelo TCE, motivo pelo qual teve seu registro de candidatura impugnado.
Na ocasião, o Tribunal reconheceu, por maioria de votos, que a competência para julgar as contas de gestão de prefeito e vice-prefeito é do Tribunal de Contas, não havendo necessidade de sua apreciação posterior pelas câmaras municipais. Vencido o entendimento do juiz Verlano Medeiros.
Nesses julgamentos, a Corte aplicou a alínea “g” do inciso I do art. 1º da Lei Complementar n.º 64/90, com redação dada pela Lei Complementar 135/2010, a Lei da Ficha Limpa, reconhecendo sua constitucionalidade.
Também foram julgados os recursos que indeferiram o registro de candidatura dos candidatos a vereador Aristides Redson de Paula Gomes e Francisca de Assis da Silva, ambos do município de Lajes Pintadas; Marcelo de Melo Rocha, de Natal; Francisco Oliveira de Mendonça Filho, de Areia Branca; e Francisco Osmídio da Silva, de Tibau.
Os candidatos a vereador que tiveram o registro deferido foram: Antônio Leão Fernandes Neto, de Alto dos Rodrigues; Sebastiana Neta da Silva, de Grossos; e João Américo da Silva Araújo, de São Gonçalo do Amarante. Para o cargo de prefeito de Alto dos Rodrigues, o candidato Abelardo Rodrigues Filho também teve o registro deferido.
Por maioria de votos, o Pleno do TRE/RN ainda negou provimento ao recurso interposto pela Coligação Transformar Natal II (PTB, PSL, PRTB, PRP, PT do B) contra sentença do Juízo Eleitoral da 4ª Zona, que indeferiu o pedido de registro do ente coligado, por inobservância de percentual de gênero. Assim, os 26 vereadores que fazem parte da coligação, tiveram o registro indeferido.
Saliente-se que em todos os casos cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral.
DO BLOG: NO ENTENDIMENTO DO TRE-RN , NÃO IMPORTA SE   O JULGAMENTO FOI DO TCU, TCE OU CAMARA MUNICIPAL QUALQUER UM DELES TEM O MESMO EFEITO LEGAL.

CPTRAN VAI VISTORIAR CARROS DE SOM EM MONTANHAS

CEPTRAN vai estar hoje em Montanhas para uma fiscalização nos veículos que serão usados como carro de som para divulgação das campanhas eleitorais no município, a partir das 08:00 horas,
Assim sendo, os veículos, paredões e as carroças que transportam som, terão que estar habilitadas com registro no DETRAN, devidamente licenciada em 2012 e seus condutores com  a Carteira Nacional de Habilitação devidamente atualizada.
Segundo o Comandante do CEPTRAN, informa que qualquer irregularidade não haverá possibilidade de haver circulação por parte dos veículos durante a Campanha Eleitoral, caso seja descumprido a ordem do Juiz Dr. Ricardo, a Coligação ou a agremiação partidária, sofrerá punições rigorosas com multas e até possível suspensão de divulgação de campanha.
Portanto, devamos estar atentos para essa realidade, e não deixar que ocorra qualquer irregularidade que passe por despercebido, sabe-se que alguns carros trafegaram ai pelas ruas da cidade sem essas qualificações que apontam o Juiz Eleitoral e o Comando do CEPTRAN no RN, regional de Nova Cruz.
CRÉDITOS: MONTANHAS EM AÇÃO

PEC QUER TIRAR REMUNERAÇÃO DE VEREADORES

VNT da Agência Senado via Os Amigos da Onça 

Câmara Municipal - Várzea/RN
O fim do pagamento da remuneração de vereador em municípios com até 50 mil habitantes é o objetivo de proposta de emenda à Constituição (PEC) em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). De autoria do senador Cyro Miranda (PSDB-GO), o texto foi subscrito por outros 30 parlamentares. Se aprovada pelo Congresso Nacional, a proposição deverá atingir cerca de 90% das câmaras municipais do país.

Além disso, a PEC limita o total da despesa das câmaras de vereadores dessas cidades a no máximo 3,5% da arrecadação municipal.

“Estamos seguros de que sua adoção causará impactos positivos consideráveis, tendo em vista que 89,41% dos municípios brasileiros possuem até 50 mil habitantes. Dessa forma, pouco mais de 600 municípios brasileiros continuarão a remunerar seus vereadores”, argumenta o senador.

Com essa medida, acredita ele, os vereadores passarão a assumir o cargo eletivo “em razão de sua condição cívica, de sua honorabilidade ou de sua capacidade profissional”. Portanto, para o senador, serão selecionados candidatos comprometidos com a ética, o interesse público e o desenvolvimento local.

O senador avalia que a proposta, se aprovada, trará um impacto positivo para os cofres públicos dos pequenos municípios. Ele lembra que o número de vereadores no país pode superar a marca de 59 mil nas eleições de 2012. Quase sete mil a mais do que o número de eleitos para as câmaras municipais em 2008, o que representa, conforme assinala Cyro Miranda, “um aumento significativo nos gastos públicos municipais”.

Na justificativa da PEC, o senador também lembra que a própria Constituição Federal permite aos vereadores ocupantes de cargo público acumular outras funções no caso de compatibilidade de horários. Cyro Miranda ressalta ainda que, na maioria dos municípios, os vereadores reúnem-se duas ou três vezes por mês, o que viabiliza a manutenção de outras atividades profissionais por parte desses parlamentares.

A proposta, que tramita no Senado como PEC 35/12, aguarda a designação de relator na CCJ e, se aprovada pela comissão, segue para análise do Plenário.

VILÃO DO ENSINO A DISTANCIA É A EVASÃO

A evasão dos estudantes é o maior obstáculo para o EAD (Ensino a Distância), segundo instituições que ofertam cursos nesta modalidade. O resultado foi obtido pelo Censo EAD.br 2010, o último divulgado pela Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância). Pela metodologia, foram considerados alunos evadidos os que não iniciaram os cursos na modalidade a distância ou os que abandonaram de uma forma ou outra.
A seguir, em segundo lugar como fator mais desafiador, está a resistência dos educadores à modalidade. Em terceiro aparecem as dificuldades de adaptação da educação presencial para EAD e, em quarto, a resistência dos alunos ao novo formato.

Principais obstáculos ao EAD, segundo instituições de ensino*

  Cursos autorizados Cursos livres Total
Evasão de alunos 59 24 83
Resistência dos educadores 43 22 65
Adaptação da educação presencial para EAD 45 14 59
Resistência dos alunos 39 15 54
Custos de produção dos cursos 27 22 49
Restrições legais 30 9 39
Suporte pedagógico e de tecnologia para os estudantes 22 14 36
  • Fonte: Censo EAD.br 2010
  • *Os dados na tabela referem-se ao número de respostas obtidas no estudo
As causas de evasão mais apontadas pelas instituições foram falta de tempo do aluno para estudar e participar do curso, acúmulo de atividades no trabalho e a dificuldades de se adaptar à metodologia.
Segundo João Vianney, consultor em ensino a distância, o primeiro semestre é o principal período de evasão de alunos no EAD. "Uma parte não se adapta à rotina de estudos individuais que a modalidade exige e acaba desistindo. Isso acontece porque ainda há o imaginário de que é possível aprender sem esforço no EAD, o que não é verdade. Os alunos têm de dedicar entre 12 a 15 horas estudos semanais para aprender, pois o conteúdo é equivalente ao que se ensina em uma faculdade presencial".

Causas de evasão, de acordo com as instituições*

  Cursos autorizados Cursos livres Total
Falta de tempo para estudar e participar 42 21 63
Acúmulo de atividades no trabalho 36 14 50
Falta de adaptação a metodologia 30 11 41
Desemprego 15 6 21
Viagens a trabalho 13 3 16
Custo de matrícula ou mensalidade 13 1 14
Impedimentos criados pelas chefias 1 1 2
  • Fonte: Censo EAD.br 2010
  • *Os dados na tabela referem-se ao número de respostas obtidas no estudo
Foi o caso de Luiza Caires, 30, jornalista que se inscreveu no curso de licenciatura em Ciências da USP/Univesp no início desse ano, como uma segunda graduação. "Apesar de o curso ser a distância, era necessário ter mais dedicação do que no presencial. O curso previa duas horas para uma atividade, mas, na verdade, eu levava seis horas para terminar. Como eu já trabalho, não tinha tempo suficiente para me dedicar".
Mesmo sem conseguir se adaptar à rotina da licenciatura, Luiza afirma que vai insistir na modalidade EAD. "Vou tentar fazer cursos livres de literatura e de história, que estão sendo oferecidos pelas universidades norte-americanas".

Foto 6 de 8 - Acesso a grande variedade de cursos SXC

Mais evasão em cursos públicos

O Censo EAD.br 2010 indica que as taxas de evasão são maiores nas instituições públicas do que nas privadas: dentre os autorizados, a média de evasão é de 22,1% nas públicas ante a 15,8% nas particulares. Para cursos livres, que compreendem cursos de língua, extensão, entre outros, as taxas de evasão são de 30,9% nos públicos, e de 20,0% nos particulares.
Na Unopar (Universidade Norte do Paraná), instituição com mais matrículas no ensino superior a distância segundo o Censo de Educação Superior 2010, o índice de evasão está entre 10% e 13% no EAD; no presencial é superior a 13%.
"Esse índice pequeno se deve ao modelo que utilizamos, em que o aluno tem de ir ao polo pelo menos uma vez por semana para participar de atividades em grupo com os colegas, acompanhado de um tutor presencial. Isso faz com que os estudantes criem laços sociais e permaneçam estudando", acredita Elisa Maria de Assis, diretora de EAD da instituição.
A diretora de EAD da UVA (Universidade Veiga de Almeida), no Rio de Janeiro, Jucimara Roesler, afirma que os índices de evasão do ensino presencial e do EAD são equivalentes. "A taxa de evasão média [em sua instituição] é de 18% nos cursos de EAD. No ensino presencial, ela está entre 18% a 20%", aponta.
Vianney confirma a tendência apontada nas duas instituições. "Na Unisul Virtual, por exemplo, a taxa de perda de alunos na educação a distância é menor do que nos mesmos cursos da educação presencial. Tudo é uma questão do modelo criado pela instituição e da atenção dedicada ao estudante".
O consultor aponta, porém, que isso não é uma regra. "Em instituições que oferecem programas de apoio e de acolhimento aos estudantes, a taxa de evasão no primeiro semestre costuma ficar entre 10% e 15%. Mas sem essas iniciativas, a perda na primeira fase pode passar de 25% do total de matriculados. Em um ciclo de quatro ou cinco anos, no ensino presencial a taxa de perda média no mercado fica ao redor de 45% a 50%. Na educação a distância esta mesma taxa pode chegar a 70%. Mas, tudo depende da qualidade de atendimento pedagógico que a instituição oferece".

BRASILEIROS SÃO QUEIMADOS VIVOS NA BOLIVIA

Uma multidão enfurecida ateou fogo e matou, nesta terça-feira (14), dois brasileiros acusados de assassinar três homens, na cidade de San Matías, na Bolívia (350 km de Cuiabá), em um aparente caso envolvendo o tráfico de drogas, informou a polícia.

Os brasileiros Rafael Max Dias e Jefferson Castro Lima foram retirados à força de um posto policial por cerca de 300 moradores de San Matías (1.300 km de La Paz), que "jogaram gasolina e atearam fogo para queimá-los vivos", revelou um jornalista da TV Uno.

"Os dois foram queimados a cinco metros da porta do posto policial", confirmou o oficial boliviano Grover Ramos ao site do jornal El Deber, de Santa Cruz, região que engloba San Matías.

A dupla era suspeita de matar a tiros, na segunda-feira (13), os bolivianos Paulino Parabá Ramos, 33 anos, Banderley Costas Parabá, 27, e Edgar Suárez Rojas, 26.

Os dois brasileiros foram detidos na tarde desta terça-feira (14) "na região de Fátima, e quando a população tomou conhecimento do fato foi até o posto [policial], invadiu o local e arrancou os homens à força", disse Ramos, oficial da Força Especial de Luta contra o Narcotráfico (FELCN).

"Era impossível controlar esta gente. Temos sete policiais, nada mais", justificou Ramos.

A ciadade de San Matías fica na fronteira com o Estado do Mato Grosso e tem apenas dez policiais.
UOL

ANATEL:CONSUMIDOR NÃO PAGARÁ LIGAÇÃO QUE "CAIR".

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deve fazer uma mudança nas normas de cobrança das ligações de celular, para proibir que as operadoras cobrem pela segunda ligação em seguida para um mesmo número, caso a primeira chamada caia. Uma fonte ligada à agência informou que se a segunda chamada foi feita em até dois minutos após o desligamento, as empresas não poderão cobrar pela chamada.

Atualmente, essa regra vale para ligações refeitas em até 30 segundos, e a proposta que o conselho da agência deve aprovar é aumentar esse período entre as ligações. A medida poderia beneficiar principalmente os usuários de planos que cobram por ligação feita, e não pela duração dessas chamadas, que seriam mais prejudicados em caso de falha e queda na ligação.

A mudança deve ser encaminhada em regime de circuito deliberativo pelo conselho da Anatel, devido à sua urgência e relevância, e não precisará esperar pela próxima reunião do colegiado. Porém, após a aprovação, que pode acontecer ainda nesta semana, a proposta deverá ficar em consulta pública por dez dias.

Apesar de não resolver o inconveniente em caso de queda da chamada – o que depende de melhoria nas redes das operadoras e já foi alvo de determinação da Anatel às empresas – a medida visa reduzir a cobrança aos usuários com uma nova chamada.

- O que temos observado é que ultimamente a grande reclamação é a queda de chamadas, sendo que hoje a cobrança em alguns planos não é por minuto, mas por chamada. Mas queremos adotar uma medida para acabar com isso, pois prejudica o usuário. Vamos adotar a medida que se cair a chamada, não será cobrada novamente – afirmou a fonte.

Na semana passada, a agência determinou a abertura de processo administrativo para verificar dados sobre a queda de ligações dos celulares da TIM em todo o país, que seria quatro vezes maior do que a das outras empresas do setor, segundo fiscalização realizada pela agência em março deste ano.

Da Agência O Globo
Tags: celular

ÍNDICE DO IDEB TEM MELHORA

Desde 2005, o sistema de ensino brasileiro tem um indicador criado para medir a qualidade da educação básica no país. Se o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) fosse uma prova, poderia se dizer que finalmente o país ficou “na média”. É o que apontam os números de 2011: em uma escala de 0 a 10, a nota atribuída aos anos iniciais do ensino fundamental é 5. O resultado supera a meta estabelecida para 2011, 4,6 pontos. Também é 0,4 ponto superior ao verificado em 2009. Os dados da última edição do Ideb foram divulgados hoje (14) pelo Ministério da Educação (MEC).

O Ideb é calculado a partir da taxa de aprovação e do desempenho dos alunos na Prova Brasil, avaliação aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) a cada dois anos. Com base nessas informações, são atribuídas notas para cada escola pública do país, assim como para as redes de ensino e para os municípios e os estados. Cada escola, prefeitura e governo estadual tem uma meta que deve ser atingida de dois em dois anos.


O indicador atribui uma nota diferente para três etapas da educação básica: anos iniciais do ensino fundamental (1° ao 5º ano), anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio. Se nos anos iniciais houve crescimento de 0,4 ponto, nos anos finais a melhora é mais lenta – a nota passou de 4 pontos em 2009 para 4,1 em 2011. No caso do ensino médio, a situação é mais grave: na média nacional, a meta de 3,7 pontos foi atingida, mas nove estados pioraram seu desempenho em relação a 2009.


Para a diretora executiva do Movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz, os resultados dos anos iniciais do ensino fundamental devem ser comemorados. “A gente está acertando a mão. Já sabemos o que fazer [para melhorar a aprendizagem], o que precisamos é intensificar as ações. Já [a fase final do] ensino fundamental é o nó invisível, existem poucas políticas voltadas para essa etapa. E no ensino médio está a crise, não conseguimos evoluir”, aponta.


O objetivo do Ideb é fomentar a melhoria da qualidade do ensino para que o país atinja a nota 6 para as séries iniciais do ensino fundamental até 2022, bicentenário da Independência. Em 2005, o Ideb aferido para os anos iniciais foi 3,8. Em 2007, subiu para 4,2, em 2009, para 4,6, e agora chegou aos 5 pontos. Em todas as edições, as médias nacionais superaram as metas estabelecidas para o período.

O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Márcio Costa avalia que os resultados devem ser analisados com cautela. “Eu não asseguraria que esse resultado quer dizer necessariamente que há uma melhoria na qualidade da educação”, diz. O pesquisador aponta que os resultados em educação muitas vezes estão conectados a fatores externos à escola, como a condição social dos alunos.

“Um dos fatores mais associados ao desempenho escolar é o nível socioeconômico da população. Com a melhoria de renda que o país vive, é esperado que isso tenha um reflexo na educação, portanto o resultado não necessariamente é fruto da política educacional. Em educação, tudo é um conjunto complexo de fatores”, destaca.

Para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, os resultados precisam ser comemorados. “Quero parabenizar os professores do Brasil que permitiram no seu trabalho cotidiano que o Brasil alcançasse esse resultado”, disse.

O ministro citou três fatores como explicação para a melhoria do Ideb nos anos iniciais. O primeiro seria o ensino fundamental de nove anos, modelo que começou a ser implantado em 2007 e antecipou a entrada das crianças no ensino fundamental dos 7 para os 6 anos de idade. Os outros seriam o aumento dos investimentos em educação e das matrículas na educação infantil. “Outro fator importante é o fortalecimento da cultura da avaliação. Quando você mede e estabelece metas o sistema se move, você estabelece uma perspectiva de melhora e uma ambição de futuro.”

terça-feira, 14 de agosto de 2012

DEPUTADOS CONTRA OS 10% DO PIB PARA EDUCAÇÃO(LISTA)

Oitenta deputados assinaram o recurso que leva o Plano Nacional de Educação para discussão em plenário (leia CNTE Informa nº 630). A manobra, além de adiar a tramitação do PNE no Congresso, coloca em risco a votação na Comissão Especial pelo investimento de 10% do PIB em educação até 2022.
Nós podemos reverter esse quadro pressionando os deputados a retirarem a assinatura do recurso.
Vamos exigir deles compromisso e prioridade para educação: o maior investimento que o Brasil pode fazer hoje em benefício das gerações futuras.
1 ADEMIR CAMILO PSD MG
dep.ademircamilo@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5212 - Fax: 3215-2212
2 AFONSO HAMM PP RS
dep.afonsohamm@alternet.com.br
Telefone: (61) 3215-5604 - Fax: 3215-2604
3 ANDRE VARGAS PT PR
andrevargaspt@sercomtel.com.br
Telefone: (61) 3215-5923 - Fax: 3215-2923
4 ÂNGELO AGNOLIN PDT TO
dep.angeloagnolin@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5367 - Fax: 3215-2367
5 ARLINDO CHINAGLIA PT SP
dep.arlindochinaglia@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5966 - Fax: 32152966
6 ARMANDO VERGÍLIO PSD GO
dep.armandovergilio@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5816 - Fax: 3215-2816
7 AROLDE DE OLIVEIRA PSD RJ
dep.aroldedeoliveira@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5917 - Fax: 3215-2917
8 ÁTILA LINS PSD AM
dep.atilalins@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5730 - Fax: 3215-2730
9 AUREO PRTB RJ
dep.aureo@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5581 - Fax: 3215-2581
10 BENEDITA DA SILVA PT RJ
dep.beneditadasilva@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5330 - Fax: 3215-2330
11 BOHN GASS PT RS
dep.bohngass@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5473 - Fax: 3215-2473
12 CARLOS MAGNO PP RO
dep.carlosmagno@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5213 - Fax: 3215-2213
13 CARLOS SOUZA PSD AM
dep.carlossouza@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5319 - Fax: 3215-2319
14 CELSO MALDANER PMDB SC
dep.celsomaldaner@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5311 - Fax: 3215-2311
15 COSTA FERREIRA PSC MA
dep.costaferreira@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5554 - Fax: 3215-2554
16 DANRLEI DE DEUS HINTERHOLZ PSD RS
dep.danrleidedeushinterholz@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5566 - Fax: 3215-2566
17 DIEGO ANDRADE PSD MG
dep.diegoandrade@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5307 - Fax: 3215-2307
18 DILCEU SPERAFICO PP PR
dep.dilceusperafico@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5746 - Fax: 3215-2746
19 DOMINGOS DUTRA PT MA
dep.domingosdutra@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5806 - Fax: 3215-2806
20 EDMAR ARRUDA PSC PR
dep.edmararruda@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5962 - Fax: 3215-2962
21 ELCIONE BARBALHO PMDB PA
dep.elcionebarbalho@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5919 - Fax: 3215-2919
22 ELISEU PADILHA PMDB RS
dep.eliseupadilha@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5222 - Fax: 3215-2222
23 ERIVELTON SANTANA PSC BA
dep.eriveltonsantana@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5756 - Fax: 3215-2756
24 FÁBIO FARIA PSD RN
dep.fabiofaria@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5335 - Fax: 3215-2335
25 FÁTIMA PELAES PMDB AP
dep.fatimapelaes@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5416 - Fax: 3215-2416
26 FELIPE BORNIER PSD RJ
dep.felipebornier@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5216 - Fax: 3215-2216
27 FERNANDO FERRO PT PE
dep.fernandoferro@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5427 - Fax: 3215-2427
28 FRANCISCO ARAÚJO PSD RR
dep.franciscoaraujo@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5587 - Fax: 32152587
29 GEORGE HILTON PRB MG
dep.georgehilton@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5843 - Fax: 3215-2843
30 GERALDO RESENDE PMDB MS
dep.geraldoresende@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5905 - Fax: 3215-2905
31 GERALDO SIMÕES PT BA
dep.geraldosimoes@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5446 - Fax: 3215-2446
32 GIOVANNI QUEIROZ PDT PA
dep.giovanniqueiroz@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5618 - Fax: 3215-2618
33 GUILHERME CAMPOS PSD SP
dep.guilhermecampos@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5283 - Fax: 3215-2283
34 GUILHERME MUSSI PSD SP
dep.guilhermemussi@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5712 - Fax: 3215-2712
35 HÉLIO SANTOS PSD MA
dep.heliosantos@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5268 - Fax: 3215-2268
36 HOMERO PEREIRA PSD MT
dep.homeropereira@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5960 - Fax: 3215-2960
37 HUGO LEAL PSC RJ
dep.hugoleal@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5631 - Fax: 3215-2631
38 HUGO NAPOLEÃO PSD PI
dep.hugonapoleao@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5414 - Fax: 3215-2414
39 JANETE ROCHA PIETÁ PT SP
dep.janeterochapieta@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5578 - Fax: 3215-2578
40 JAQUELINE RORIZ PMN DF
dep.jaquelineroriz@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5408 - Fax: 3215-2408
41 JILMAR TATTO PT SP
dep.jilmartatto@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5548 - Fax: 3215-2548
42 JOÃO MAGALHÃES PMDB MG
dep.joaomagalhaes@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5211 - Fax: 3215-2211
43 JOSÉ CARLOS ARAÚJO PSD BA
dep.josecarlosaraujo@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5246 - Fax: 3215-2246
44 JOSÉ DE FILIPPI PT SP
dep.josedefilippi@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5611 - Fax: 3215-2611
45 JOSÉ MENTOR PT SP
dep.josementor@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5502 - Fax: 3215-2502
46 JÚLIO CESAR PSD PI
dep.juliocesar@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5944 - Fax: 3215-2944
47 LAERCIO OLIVEIRA PR SE
dep.laerciooliveira@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5629 - Fax: 3215-2629
48 LEONARDO GADELHA PSC PB
dep.leonardogadelha@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5735 - Fax: 3215-2735
49 LUCIANO CASTRO PR RR
dep.lucianocastro@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5401 - Fax: 3215-2401
50 LUIZ ALBERTO PT BA
dep.luizalberto@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5954 - Fax: 3215-2954
51 MANOEL SALVIANO PSD CE
dep.manoelsalviano@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5506 - Fax: 3215-2506
52 MÁRCIO MACÊDO PT SE
dep.marciomacedo@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5654 - Fax: 3215-2654
53 MARCON PT RS
dep.marcon@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5569 - Fax: 3215-2569
54 MOREIRA MENDES PSD RO
dep.moreiramendes@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5943 - Fax: 3215-2943
55 NAZARENO FONTELES PT PI
dep.nazarenofonteles@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5640 - Fax: 3215-2640
56 NELSON MARQUEZELLI PTB SP
dep.nelsonmarquezelli@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5920 - Fax: 3215-2920
57 NELSON MEURER PP PR
dep.nelsonmeurer@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5916 - Fax: 3215-2916
58 NELSON PADOVANI PSC PR
dep.nelsonpadovani@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5513 - Fax: 3215-2513
59 NILTON CAPIXABA PTB RO
dep.niltoncapixaba@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5724 - Fax: 3215-2724
60 ONOFRE SANTO AGOSTINI PSD SC
dep.onofresantoagostini@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5404 - Fax: 3215-2404
61 PAULO FEIJÓ PR RJ
dep.paulofeijo@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5286 - Fax: 3215-2286
62 PAULO MAGALHÃES PSD BA
dep.paulomagalhaes@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5903 - Fax: 3215-2903
63 PEDRO CHAVES PMDB GO
dep.pedrochaves@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5406 - Fax: 3215-2406
64 POLICARPO PT DF
dep.policarpo@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5352 - Fax: 3215-2352
65 PROFESSOR VICTÓRIO GALLI PMDB MT
dep.professorvictoriogalli@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5815 - Fax: 3215-2815
66 REINHOLD STEPHANES PSD PR
dep.reinholdstephanes@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5820 - Fax: 3215-2820
67 RICARDO ARCHER PMDB MA
dep.ricardoarcher@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5710 - Fax: 3215-2710
68 RICARDO IZAR PSD SP
dep.ricardoizar@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5634 - Fax: 3215-2634
69 ROBERTO BALESTRA PP GO
dep.robertobalestra@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5219 - Fax: 3215-2219
70 ROBERTO BRITTO PP BA
dep.robertobritto@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5733 - Fax: 3215-2733
71 ROBERTO SANTIAGO PSD SP
dep.robertosantiago@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5533 - Fax: 3215-2533
72 ROGÉRIO PENINHA MENDONÇA PMDB SC
dep.rogeriopeninhamendonca@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5656 - Fax: 3215-2656
73 SÉRGIO BARRADAS CARNEIRO PT BA
dep.sergiobarradascarneiro@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5834 - Fax: 3215-2834
74 SÉRGIO BRITO PSD BA
dep.sergiobrito@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5638 - Fax: 3215-2638
75 SÉRGIO MORAES PTB RS
dep.sergiomoraes@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5258 - Fax: 3215-2258
76 SIBÁ MACHADO PT AC
dep.sibamachado@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5421 - Fax: 3215-2421
77 SILAS CÂMARA PSD AM
dep.silascamara@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5532 - Fax: 3215-2532
78 VITOR PAULO PRB RJ
dep.vitorpaulo@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5422 - Fax: 3215-2422
79 WALTER TOSTA PSD MG
dep.waltertosta@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5214 - Fax: 3215-2214
80 ZÉ SILVA PDT MG
dep.zesilva@camara.gov.br
Telefone: (61) 3215-5573 - Fax: 3215-2573