LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

sexta-feira, 25 de maio de 2012

DEMOSTENES PODE SER ABSOLVIDO

Parece inacreditável, mas não é.

Leiam a reportagem de Maria Lima no jornal O Globo:

Pelo balanço de peemedebistas e líderes da base governista no Senado, o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) só precisaria virar hoje 11 votos para não ser cassado no plenário da Casa. Certo de que o caso é perdido no Conselho de Ética, onde o pedido de cassação deve ser aprovado em votação aberta no final de junho, Demóstenes tem investido pesado nas articulações para derrubar a decisão do colegiado no plenário, onde o voto é secreto. Nesta quarta-feira, ele passou quase toda a tarde no plenário, e senadores de quase todos os partidos fizeram questão de cumprimentá-lo ou trocar algumas palavras.

A cassação de um mandato exige o voto de 41 dos 81 senadores. Pelo levantamento informal, Demóstenes já contaria com 30 votos a seu favor, principalmente do PMDB, que, segundo um integrante do partido consultado, não tem tradição de votar por cassação de mandato. O advogado de Demóstenes, Antônio Carlos de Almeida Castro, afirma, em conversas reservadas, que seu cliente tem chances no plenário. Alguns senadores, sob anonimato, também admitem isso. Além da investida pesada para virar o voto do plenário, a estratégia é ganhar tempo no Conselho de Ética, pois logo vem o recesso e a campanha política.

— Estamos trabalhando — diz Kakay, mas sem confirmar os 30 votos a favor nesse momento: — Cada senador é uma instituição — acrescenta.

Na avaliação dos senadores, as chances de Demóstenes aumentam se houver um número de ausências ou abstenções.

— Hoje o Demóstenes tem 51 votos a favor da cassação. Precisa virar 11. Se cinco se ausentarem e seis se abstiverem ele escapa. No PTB, hoje, tem três doentes, afastados. Se o povo viajar? Na cassação do Renan, cinco viajaram. A defesa mais consistente que o Demóstenes tem hoje é o tempo. Seu maior amigo é o tempo — explicava um líder da base.

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) foi um dos que Demóstenes procurou. Publicamente, o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), diz que Demóstenes não tem chances no plenário, mas peemedebistas dizem que “não há hipótese” de o PMDB ligado ao líder e ao presidente do Senado, José Sarney (AP), votar a favor de cassação de mandato.

— O Demóstenes andou me ligando, dizendo que estava à disposição para dar explicações. Mas depois que publicaram que eu defendia o voto aberto para votação de seu processo no plenário, ele parou de me ligar — contou Jarbas Vasconcelos.

Sem falar com os jornalistas, Demóstenes participou nesta quarta-feira no plenário de votações e recebeu muitos cumprimentos de Renan, Romero Jucá (PMDB-AP), Blairo Maggi (PR-MT), Cyro Miranda (PSDB-GO), Eduardo Suplicy (PT-SP), do líder do DEM, José Agripino Maia (RN), entre outros senadores.

O líder do PT, Walter Pinheiro (BA), considera muito difícil a absolvição, mas outros senadores têm dúvidas, como o conterrâneo Cyro Miranda (PSDB-GO), que, em conversas com os colegas, fala até em renúncia caso Demóstenes seja absolvido.

— Se esse homem escapar eu estou morto. Quem em Goiás vai acreditar que eu não votei a favor de sua absolvição? Se não ficar de olho, ele escapa — disse Cyro para um líder da base.

O relator do processo no conselho, senador Humberto Costa (PT-PE), nega que esteja sendo articulada uma pena alternativa, mais branda, de afastamento por seis meses, ao invés da cassação:

— Eu ouvi essa conversa. Fui atrás mas não tem nada. Quem iria apresentar um voto em separado nesse sentido?

Nenhum comentário:

Postar um comentário