LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

sábado, 13 de outubro de 2012

MAIORIA DOS PREFEITOS CONSEGUEM A REELEIÇÃO

O resultado das eleições municipais deste ano mostrou que os atuais prefeitos são beneficiados pelo instituto da reeleição, apesar do número dos prefeitos que conseguiram mais um mandato ser menor do que nos pleitos anteriores. Dos 2.736 candidatos que disputaram um novo mandato 55% deles foram reeleitos, ou seja, 1.505, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Dos quase 5.600 prefeitos, 3.659 poderiam pleitear mais um mandato, mas 923 optaram por não concorrer. A estimativa da CNM, antes do pleito, era que o percentual de reeleitos fosse em torno de 66%, número maior que os 55% que conseguiram um novo mandato. Nas eleições de 2008, 65,9% dos prefeitos que disputaram um novo mandato foram reeleitos. Já nas eleições de 2004 e 2000 o número de reeleitos foi 58,2%, de acordo com levantamento feito pela CMN com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo a entidade, os estados que mais conseguiram reeleger seus prefeitos foram Rio Grande do Norte (69,1%), Paraíba (68,4%), Rio Grande do Sul (67,6%), Pernambuco (62,4%) e Mato Grosso do Sul (61,3%). Levando em conta apenas o número de municípios, os estados que mais reelegeram prefeitos foram Minas Gerais, com 185 reeleitos, São Paulo, com 182, e Rio Grande do Sul, com 163.

A Emenda Constitucional 16, que permitiu a reeleição do presidente da República, governadores e prefeitos, foi aprovada pelo Congresso Nacional e promulgada em 4 de junho de 1997, no governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso, que foi o primeiro presidente beneficiado pelo dispositivo na eleição de 1998.

A primeira eleição municipal em que foi permitida a reeleição para prefeitos ocorreu no ano de 2000. Na ocasião, 62% disputaram a reeleição. Já em 2004, 63% concorreram a um novo mandato e em 2008 o percentual de postulantes à reeleição foi 78,6%. Este ano 74,8% dos prefeitos buscaram um segundo.

Fonte: Agência Brasil

TRABALHADOR JA PODE SACAR PIS/PASEP

Trabalhador já pode sacar benefícios

Brasília - O pagamento do abono salarial do PIS já está disponível para trabalhadores nascidos no mês de janeiro, em todo o país. A partir da próxima quarta-feira (17), poderão sacar o benefício os trabalhadores nascidos em fevereiro. Já os nascidos em março terão direito ao abono a partir do dia 24. Desde o dia 15 de agosto deste ano, a Caixa e o Banco do Brasil estão pagando o beneficio referente ao Abono Salarial PIS/Pasep calendário 2012/2013. Para o exercício atual, foram identificados cerca de 21,4 milhões de beneficiados no país. O prazo para recebimento do abono vai até 28 de junho de 2013.
O Abono Salarial do PIS/Pasep equivale ao valor de um salário mínimo (R$ 622). Têm direito ao benefício todas as pessoas que trabalharam com vínculo empregatício por pelo menos 30 dias no ano anterior ao exercício e tenham recebido, em média, até dois salários mínimos (até R$ 1.244). Também é preciso estar inscrito no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Púbico (Pasep) há cinco anos.

Onde receber 
Os trabalhadores inscritos no PIS recebem o abono nas agências da Caixa. Os que tiverem Cartão Cidadão com senha cadastrada também podem fazer o saque em casas lotéricas, caixa de autoatendimento e postos do Caixa Aqui. Os inscritos no Pasep recebem no Banco do Brasil. Para retirar o dinheiro, devem apresentar um documento de identificação e o número de inscrição no PIS ou no Pasep.
Informações sobre o Abono Salarial podem ser obtidas em qualquer agência da Caixa, pelo SAC Caixa (0800 726 0101), nos postos de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) ou ainda pelo Alô Trabalho, pelo número 0800 61 0101.
Fonte: Tribuna do Norte
TABELA DO PIS
TABELA DO PASEP

CLASSE POLITICA DA O ULTIMO ADEUS A JANILSON FERREIRA

39
Centenas de pessoas acompanharam na sexta-feira (12) as últimas homenagens ao ex-prefeito de São José de Mipibu, Janilson Ferreira, que faleceu no dia anterior.
Parentes, amigos e a classe política do estado estiveram reunidos na missa de corpo presente celebrada na Igreja Matriz, em São José de Mipibu. Após a missa, os presentes saíram em cortejo rumo ao cemitério da cidade onde ocorreu o sepultamento.
O deputado federal Felipe Maia foi levar sua solidariedade à família do ex-prefeito. “Janilson Fereira é uma referência política em nosso estado. Um grande homem público que soube honrar seus mandatos com lisura e compromisso em benefício da população de São José de Mipibu”, comentou o parlamentar.
O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, a governadora Rosalba Ciarlini, o deputado federal Henrique Alves, os deputados estaduais Hermano Moraes e Fábio Dantas, a prefeita do município e filha de Janilson, Norma Ferreira e o prefeito eleito Arlindo Dantas também foram se despedir do líder mipubiense.
Janilson Ferreira, 72, foi vereador, prefeito por três vezes e suplente do senador José Agripino.

NELTER QUEIROZ VAI SE LICENCIAR DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

 Nelter teria ficado marcado para morrer ao cobrar prisão dos criminosos

Alvo de ameaças de morte atribuídas ao presidente da Câmara Municipal de Assu, vereador Odelmo de Moura Rodrigues, o deputado estadual Nelter Queiroz ( PMDB) vai pedir licença do mandato. A decisão é dada como certa nos corredores da Casa, faltando apenas a formalização do pedido à Presidência. Com a licença de Nelter, o suplente Kelps Lima (PR), ex-secretário de Mobilidade Urbana de Natal, assumiria sua vaga.
Odelmo de Moura Rodrigues foi preso na tarde do dia 30 de agosto, no município de Assu, por suspeita de envolvimento em vários homicídios que aconteceram na região do Vale nos últimos 20 anos. A prisão fez parte da Operação Malassombro. O deputado estadual teria ficado marcado para morrer depois de conceder entrevistas cobrando do Governo do Estado a prisão dos responsáveis pelos crimes.
De acordo com o delegado Odilon Teodósio, diretor da Divisão de Polícia do Oeste (Divipoe), com sede em Mossoró, Odelmo era o mentor intelectual do grupo que aterrorizava a região.
O vereador teria contratado dois pistoleiros identificados como Paulo Douglas e Valdemar Ulisses para matar o deputado, mas como o serviço não foi feito, os dois acabaram sendo executados, possivelmente a mando do próprio Odelmo.
Queima de arquivo praticada pelo bando teria sido o motivo da morte de Joaquim Gomes, executado com quatro tiros em 29 de fevereiro do ano 2000, às 22h, na Avenida Prudente de Morais, no bairro de Petrópolis, Zona Sul de Natal, por quatro homens que chegaram num Palio de cor verde, quatro portas.
Joaquim Gomes tinha morado em Assu e suspostamente era pistoleiro do bando, expulso da cidade por desavenças. “Temos informações, que na época, deram 24h para o Joaquim sair da cidade, mas depois vieram em Natal e o mataram”, disse o delegado, em entrevista coletiva realizada um dia após a prisão de Odelmo.
Segundo as investigações, Odelmo de Moura Rodrigues cumpria a função, antes exercida pelo próprio pai, conhecido como Zé Rodrigues, já falecido, e que era o mentor do grupo. O irmão de Odelmo, Aureliano Rodrigues da Silva, também fazia parte do bando. De acordo com a polícia, Aureliano era pistoleiro e foi preso em março deste ano no Rio de Janeiro, porque tinha contra ele três mandados de prisão em aberto.

“Tendenciosa”
O advogado Antônio Carlos de Souza Oliveira, que faz a defesa do presidente da Câmara Municipal de Assu, vereador Odelmo de Moura Rodrigues, acusado de comandar um grupo de extermínio na Região do Vale, já afirmou que a investigação intitulada Operação Malassambro tem sido tendenciosa. Ele diz que as acusações são infundadas e que não existem provas concretas contra Odelmo. “O meu cliente e o deputado tiveram uma discussão simples, mas tudo já estava resolvido, não havia rancor, nem mágoa. Isso não existiu”, afirmou, em setembro.

PREFEITO É ESFAQUEADO EM FESTA DA VITÓRIA

O prefeito eleito da cidade de Pocinhos, Cláudio Chaves Costa, 47 anos, foi esfaqueado no abdômen e na mão durante uma festa de comemoração no centro da cidade. De acordo com a Polícia Militar do 10ºBPM a tentativa de assassinato, que aconteceu na noite desta segunda-feira (08), pode estar relacionada com divergências políticas.
Cláudio Chaves (Foto: Reprodução/Facebook)
Durante o tumulto mais duas pessoas ficaram feridas, entre elas, uma adolescente de 16 ano, atingida no braço por um golpe de faca.
Pocinhos (município localizado na região do Cariri paraibano, fica a  186,4 quilômetros da capital João Pessoa).
De acordo com o José Roberto Soares, 20, que foi esfaqueado nas costas, o prefeito eleito estava na praça da cidade comemorando sua vitória, quando um homem chegou e lhe desferiu três golpes de faca. As perfurações atingiram duas vezes o abdômen. A a outra perfuração foi em uma das mãos do prefeito eleito.
Os três feridos foram socorridos para o Hospital de Trauma em Campina Grande. De acordo com o médico cirurgião que estava de plantão, Gilberto Cavalcanti, todos estão em estado regular.
A Central de Operações da Polícia Militar (Copom) não revelou o nome do acusado, mas informou que ele foi detido em flagrante e deverá ser encaminhado para Central de Polícia em Campina Grande ainda nesta segunda-feira.
Claudio Chaves Costa (PMN) foi eleito no último domingo (07) com 5.674 votos que respondeu a 56,55% dos votos válidos. Ele fez parte da coligação “Unidos para Reconstruir Pocinhos”. O candidato derrotado nas urnas foi Arthur Bonfim Galdino de Araújo (PSDB) que teve 4.727 votos com um percentual de 45,45%. A coligação dele era a “Por amor a Pocinhos”.
Pocinhos tem 13.246 eleitores e, de acordo com o IBGE, sua população é estimada em 17.032 habitantes. Sua área territorial é de 630 km².

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

ARQUEÓLOGOS ACHAM ESQUELETO DE VAMPIRO

Um arqueólogo encontrou nesta terça-feira (12/06) um novo esqueleto com mais de 700 anos e que foi submetido a um ritual para impedir que se transformasse em um vampiro, informou Nikolay Ovcharov, na Bulgária.

"O esqueleto estava preso ao solo pelas pernas e o tórax. Como medida de precaução, o túmulo também foi recoberto por carvão queimado", explicou o arqueólogo.

O esqueleto, de um homem de cerca de 30 anos, possui vários séculos, segundo Ovcharov, que o descobriu quando explorava a necrópole de um pequeno mosteiro da cidade de Veliko Tarnovo, no centro do país.

"Este homem não era um vampiro, mas foi submetido a um ritual pagão guiado pela superstição para impedir que virasse vampiro depois de sua morte", explicou.

Há alguns anos, o arqueólogo descobriu neste mesmo sítio outro esqueleto com as mãos amarradas e submetido a um ritual semelhante.

Recentemente foram encontrados outros dois esqueletos do mesmo tipo em Sozopol, perto do Mar Negro. As histórias de vampiros e as superstições associadas a eles são muito comuns na região dos Bálcãs.

NASA DESCOBRE PLANETA FEITO DE DIAMANTES


Nasa
Imagem de divulgação da Nasa mostra planeta 55 Cancri e orbitando em torno de seu sol na constelação de Câncer.
Astrônomos descobriram um planeta duas vezes maior do que a Terra, composto na maior parte de diamante, orbitando uma estrela que é visível a olho nu.
O planeta rochoso, chamado "55 Cancri e", orbita uma estrela como o sol a 40 anos-luz de distância na constelação de Câncer, movimentando-se tão rápido que um ano lá dura apenas 18 horas.
Descoberto por uma equipe de pesquisa franco-americana, o planeta tem raio duas vezes maior que o da Terra, mas é muito mais denso, com uma massa oito vezes maior. Também é incrivelmente quente, com temperaturas em sua superfície atingindo 1.648 graus Celsius.


"A superfície deste planeta é provavelmente coberta de grafite e diamante em vez de água e granito", disse o pesquisador Nikku Madhusudhan, de Yale, cujas conclusões deverão ser publicadas no Letters Astrophysical Journal.
O estudo, feito com Olivier Mousis do Institut de Recherche en Astrophysique et Planetologie em Toulose, na França, estima que pelo menos um terço da massa do planeta, o equivalente a cerca de três massas terrestres, poderia ser de diamante.
Planetas-diamante já foram vistos antes, mas esta é a primeira vez que um foi localizado orbitando em torno de uma estrela parecida com o Sol e estudada em tantos detalhes.
"Este é o nosso primeiro vislumbre de um mundo rochoso, com uma química fundamentalmente diferente da Terra", disse Madhusudhan, acrescentando que a descoberta do planeta rico em carbono significa que não se pode mais acreditar que planetas rochosos mais distantes teriam componentes químicos, interiores, ambientes ou biologia semelhantes à Terra.
O astrônomo David Spergel, da Universidade de Princeton, disse que é relativamente fácil desenvolver a estrutura básica e histórica de uma estrela, uma vez que se descobre sua massa e idade.
"Os planetas são muito mais complexos. Esta 'super-Terra cheia de diamantes' é provavelmente apenas um exemplo dos ricos conjuntos de descobertas que nos esperam, à medida que começamos a explorar planetas em torno de estrelas próximas".

SILAS MALAFAIA ELEGE MAIS DE 70% DOS POLITICOS QUE APOIOU

Fábio Guimarães / Extra / Agência O Globo
Malafaia diz que sua função é influenciar
Silas Malafaia, fundador da Assembleia de Deus Vitória em Cristo e prestigiado pastor no meio evangélico, consolidou-se, nas eleições de domingo (7), como um importante líder político em âmbito nacional. repetindo os passos de outras influentes denominações, como a Igreja Universal e a Assmbleia de Deus.


Carismático, com linguagem direta, cheia de gírias e por vezes agressiva em defesa de suas ideias conservadoras, ele está no centro de polêmica em São Paulo, onde apoia José Serra (PSDB) contra Fernando Haddad (PT), a quem se refere como "autor do kit-gay".


Malafaia apoiou 40 candidatos vencedores no pleito pelo País – 24 a prefeito (quatro estão no segundo turno) e 16 a vereador. Com 48 indicados no total em sete Estados, sua performance foi de 83% de sucesso.
Ele declarou voto em seis candidatos a prefeito em cidades grandes. Dois venceram no primeiro turno: Eduardo Paes (PMDB) , no Rio, e Fortunati (PDT) , em Porto Alegre e três foram para o segundo turno: José Serra (PSDB) , em São Paulo, Ratinho Júnior (PSC) , em Curitiba, na frente; e Neilton Mulim (PR) ficou em segundo em São Gonçalo (segundo maior colégio eleitoral do Rio). Na menor cidade da lista, Palmas, seu preferido, Marcelo Lelis, foi derrotado. “Só perdi com o cara de Palmas, onde não tem segundo turno.”
“Apoiei 18 caras para vereador, 16 foram eleitos. Em Porto Alegre, quando cheguei para apoiar (José) Fortunati (prefeito eleito), estava empate técnico com a Manuela Dávila (PCdoB) . Dei uma força, lá em Porto Alegre tem muito evangélico. Ele pediu: ‘Grava aqui para o TRE.’ Fiz um áudio e pus na porta da igreja. Não digo que ganhei, mas ajudei a ganhar”, contou.
Ele concentrou as ações principalmente no Rio: De 25 candidatos a prefeito no Estado, perdeu em cinco municípios, venceu em 18 e dois foram para o segundo turno. O religioso conseguiu fazer ainda 16 de 18 (86,6%) vereadores - 16 no Rio, um em Manaus (AM) e um em Cabo Santo Agostinho (PE), onde fica o Porto do Suape. Nas eleições de 2010, o pastor já tinha ajudado a eleger três deputados federais no Rio.
Luiz Roberto Lima/Futura Press
Pastor Silas Malafaia em trio elétrico, na Marcha para Jesus, no Rio
Apesar de ter dito ao iG que faria campanha discreta para o tucano José Serra no segundo turno em São Paulo, ele tem provocado polêmica, ao escrever seguidas mensagens críticas a Fernando Haddad no twitter e no facebook, identificando-o como “autor do ‘kit-gay’”.
O pastor tem consciência de sua força nas urnas, no segmento evangélico e se regozija disso. Ele afirma que esta sua missão é influenciar o máximo possível. “Gooosto (de política)! Eu nunca vou ser candidato a nada, pode anotar aí! Agora, tenho a convicção, como pastor, acredito que fui levantado para influenciar. Então, vou influenciar o máximo que puder. Ser (político), nunca, mas influenciar, sempre!”
Malafaia também não tem pudores em relação ao jogo político, cuja dinâmica revela conhecer bem. “Na época da eleição, o prefeito e governador bajulam todo mundo para ganhar. Quando são eleitos, essa aqui é que é a verdade, amigo: “Quem é esse cara aí? Elegeu quem?” Então, para eles te atenderem, você tem de mostrar que você tem força política! Senão é mais um no bolo! (...) Essa é que é a verdade nua e crua.”
Leia ainda: Silas Malafaia: “Tenho pastores que ganham entre R$ 4 mil e R$ 22 mil"
Segundo o pastor, é graças ao poder político que os evangélicos conseguem garantir seus “princípios”. “Quando vier coisa de molecagem contra os nossos princípios, a gente tem voz para pressionar. É esse que é o jogo. Isso é o que eu faço. Não tem conversa: “Vai fazer essa lei aí? Vai? Então vai ver se vai ter o meu apoio...!” Você vê, tanta coisa foi freada aí, em âmbito federal e tudo, por medo de nossa comunidade”, explica.
Direto, o pastor não se furta a fazer comentários sobre outras igrejas, como a Universal, com mais tempo de atuação política.
Fábio Guimarães / Extra / Agência O Globo
Malafaia ajudou a eleger prefeitos e 13 vereadores
Além da igreja e da TV, onde tem programas em três canais, Malafaia aposta suas fichas na influência pela internet. “O segmento social que mais usa a internet e as redes sociais são os evangélicos.”
Ele contou ao iG que usa a mala direta de venda de seus produtos evangélicos (livros, CDs, DVDs) para fazer propaganda política de seus candidatos. Malafaia disse esperar que os candidatos por ele apoiados defendam os interesses dos evangélicos e honrem o seu nome, porque os apoiou. Se pisar (na bola), “quem vai dar com o sarrafo sou eu, (...), largo o aço em cima, (...) vou sacudir em cima dele!”. “Meu nome não está à venda para ninguém”, afirmou Malafaia.

ELEITOR TEM 60DIAS PARA JUSTIFICAR AUSENCIA

O eleitor que deixou de votar no primeiro turno das Eleições 2012 por estar fora de seu domicílio eleitoral e não justificou no dia da eleição poderá apresentar a justificativa até o dia 6 de dezembro. No Brasil, o voto é obrigatório entre 18 e 70 anos.

A justificativa deve ser apresentada em qualquer cartório eleitoral do país. Para tanto, o eleitor deve preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral, que pode ser obtido, gratuitamente, nos cartórios eleitorais e nos postos de atendimento ao eleitor.

O documento também pode ser baixado em formato PDF no site do TSE. Para preencher o formulário, é indispensável que o eleitor tenha o número do título. Além do requerimento devidamente preenchido, o eleitor também terá de apresentar um documento com foto, que pode ser a carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais), como certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.

O eleitor que não votar e não apresentar justificativa fica impedido, entre outras coisas, de tirar passaporte, inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outras sanções.

Eleitores no exterior

Os eleitores residentes no exterior e que já se cadastram para votar no país onde moram não votam nem precisam justificar a ausência na eleição municipal. Esses eleitores participam somente do pleito para presidente da República.

Já os residentes no exterior que não se cadastraram para votar no país onde se encontram e os que estiverem fora do País no dia do pleito municipal devem justificar a ausência às eleições no prazo de 30 dias após o retorno ao Brasil.
 

"VOTO CRÍTICO" PARA C. EDUARDO,:MAIS UMA PIADA DO PT

erminou há pouco a reunião do diretório municipal do PT no qual o partido anunciou o apoio à candidatura do ex-prefeito Carlos Eduardo no segundo turno. O deputado estadual Fernando Mineiro e a deputada federal Fátima Bezerra declararam que estão disponíveis para a participação na campanha de rua e no horário eleitoral gratuito.  Mas, os dirigentes petistas sustentam que se trata de um "voto crítico" e que não é uma adesão incondicional.

Ao explicar o que significa "voto crítico", Fátima Bezerra disse que o apoio está condicionado a uma campanha propositiva, que apresente propostas para a cidade coerentes com os projetos do PT para políticas públicas.

O teor da resolução divulgada durante reunião, que foi no Hotel Monza nesta quinta-feira à noite, destaca que os petistas também consideraram, ao tomar a decisão, o aspecto da postura de oposição do candidato do PDT.

Um dos pontos que provocou discussão na reunião de ontem foi o que envolve a definição sobre possível participação na administração, se Carlos Eduardo for eleito. A resolução descarta a indicação de nomes. Mas Fátima Bezerra comentou que não é o momento para detalhar o assunto, o que sinaliza a possibilidade de rediscutir a orientação.

PMDB

O deputado Henrique Eduardo Alves, presidente estadual do PMDB e líder da bancada do partido na Câmara dos Deputados, afirmou que recebeu a garantia de que a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não vão participar da campanha em Natal.

A informação foi confirmada ao deputado pessoalmente pela presidenta. Essa será a postura dela e de Lula nas cidades onde candidatos da base aliada concorrem ao segundo turno na condição de adversários.

"Agradeço publicamente essa posição democrática e equilibrada que a presidenta Dilma e o ex-presidente Lula mantêm com os aliados", afirmou, acrescentando que sabe da preferência da presidenta e de Lula para que a decisão em Natal fosse pela neutralidade do PT.

Henrique Eduardo disse ontem à noite que respeita a decisão do PT local e lembrou que defende, desde o encerramento da apuração, no primeiro turno, que a formação de alianças é um assunto a ser definido nos municípios e não em articulações nacionais que atropelassem lideranças e candidatos nas cidades.

As declarações do ministro da Previdência, Garibaldi Filho, foram na mesma direção: "Realmente o PMDB gostaria de ter tido o apoio do PT, mas o partido (PT) fez sua opção e respeitamos. Agora vamos à luta".

Ontem, Henrique Eduardo participou, no escritório do vice-presidente da República, Michel Temer, em São Paulo, de uma reunião com os presidentes nacionais do PT, Rui Falcão, e do PMDB, senador Valdir Raupp.

EXÉRCITO DECEIDE DAR PROTEÇÃO A JOAQUIM BARBOSA

“Exército, que se valeu de militares cedidos à Agência Brasileira de Inteligência, acabou passando por cima da Presidência da República, do Ministério da Justiça e da cúpula da Polícia Federal, que por questões óbvias não foram consultados, mas a quem, por dever de ofício, caberia a decisão.”
 
Temperatura alta – Azedou a relação entre o Palácio do Planalto e a cúpula do Exército brasileiro. Sem que a presidente Dilma Rousseff fosse consultada, o Exército destacou os melhores e mais preparados oficiais da inteligência para dar proteção diuturna ao ministro Joaquim Barbosa, relator do processo do Mensalão do PT (Ação Penal 470).
 
Ao criar o esquema que dá garantia de vida a Joaquim Barbosa, que tem ojeriza a esse tipo de situação, o Exército, que se valeu de militares cedidos à Agência Brasileira de Inteligência, acabou passando por cima da Presidência da República, do Ministério da Justiça e da cúpula da Polícia Federal, que por questões óbvias não foram consultados, mas a quem, por dever de ofício, caberia a decisão.
 
Outros dois ministros do Supremo, Ricardo Lewandowski e José Antônio Dias Toffolli, reconhecidamente ligados ao Partido dos Trabalhadores e a alguns dos seus mais altos dirigentes, também contam com escolta, mas da Polícia Federal. O esquema criado para o ministro-relator não se limite à proteção física, mas inclui também monitoramento constante de ambientes e do sistema telefônico utilizado pelo magistrado.
 
 
A proteção ao ministro Joaquim Barbosa foi uma decisão tomada pelo alto comando do Exército e pelo general José Elito, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Esse episódio, que tem como palco a necessária proteção a Joaquim Barbosa, deve aumentar a tensão entre Dilma e os militares, que ganhou reforço extra com a criação da Comissão da Verdade, que investigará apenas os crimes cometidos por agentes do Estado durante a ditadura, deixando de fora os protagonizados pelos terroristas que chegaram ao poder no vácuo de um discurso fácil, repetitivo e mentiroso.
 

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

CANDIDATOS GANHAM COM APENAS UM VOTO DE DIFERENÇA

Nas urnas de cinco cidades, o resultado das eleições municipais foi definido por apenas um voto: Exu (PE), Correntes (PE), Caiçara (PB), Álvaro de Carvalho (SP) e Moiporá (GO).
Em Exu, o prefeito Léo Saraiva (PTB) foi reeleito com 10.023 votos, vencendo Jailson Bento (PSB), que recebeu 10.022 votos.
Já o candidato Edimilson da Bahia (PSB) teve 4.621 votos e será prefeito de Correntes (PE), deixando seu concorrente Júnior (PR) para trás com 4.620 votos.
Em Caiçara, o candidato Cícero Francisco da Silva (PSB) foi eleito com 2.736 votos contra 2.735 do seu concorrente Severino de Lima Bezerra (PMDB), conhecido como Bola.
Em Álvaro de Carvalho, o candidato Marcos Del (PSDB) venceu as eleições com 843 votos. Seu concorrente Cicero Martins (PP) recebeu 842 votos. Em Moiporá, o candidato Nilson (PSDB) venceu Wolnei (PSB) por 682 votos a 681 votos.

PREFEITOS QUEREM MAIS DINHEIRO EM FINAL DE MANDATO

No VNT da Agência Brasil

Após se reunir hoje (10) com a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para apresentar demandas por mais recursos para os municípios, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, disse ter recebido a promessa de que as propostas serão estudadas. Os prefeitos querem dinheiro para fechar as contas de final de mandato.

A preocupação é que os atuais prefeitos não consigam entregar os cargos aos sucessores com as contas da gestão devidamente equilibradas. Os prefeitos reclamam, por exemplo, que a expectativa inicial de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para 2012 caiu de R$ 76,9 bilhões para R$ 69 bilhões. A CNM, no entanto, estima que o valor não passará sequer de R$ 67 bilhões.
A entidade pede também a liberação de restos a pagar do Orçamento da União devidos aos municípios, valores que chegam a R$ 18,2 bilhões, de acordo com o presidente da CNM. A perda de receita com a desoneração de impostos como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) também foi citada pelos prefeitos.
"O governo já atendeu a demandas de outros setores da sociedade e vemos a possibilidade de atender também aos prefeitos. Foi feita a promessa de se avaliar, de se tentar atender aos pleitos onde for possível", disse Ziulkoski, que participou do encontro acompanhado de um grupo de prefeitos. Segundo Ziulkoski, Ideli Salvatti deve voltar a receber os prefeitos no dia 13 de novembro para dar uma resposta às demandas.
O municipio de Montanhas RN recebeu no período de 1°  janeiro de 2012 a 30 de setembro de 2012  o montante de R$ '11.088.639,30( onze milhoes oitenta e oito mil seiscentos e trinta e nove reais e trinta centavos).

SELIC CAI A 0,75%

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu nesta quarta-feira, em decisão não unânime, a Selic em 0,25 ponto percentual, para 7,25% ao ano, novo recorde histórico de baixa.
Segundo avaliações de especialistas, a autoridade monetária encerrou o ciclo de afrouxamento monetário iniciado há pouco mais de um ano.
"Considerando o balanço de riscos para a inflação, a recuperação da atividade doméstica e a complexidade que envolve o ambiente internacional, o Comitê entende que a estabilidade das condições monetárias por um período de tempo suficientemente prolongado é a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação para a meta, ainda que de forma não linear", informou o Copom por meio de nota.
Poder Econômico: Tanto faz baixar ou não 0,25 pontos na Selic, diz economista do ano
Pesquisa da Reuters mostrou na semana passada que 28 de 45 analistas consultados previam manutenção da taxa básica de juros em 7,50%, sendo que o restante esperava um corte de 0,25 ponto percentual.
A decisão foi dividida, com cinco membros do Copom votando pela redução dos juros e três, pela manutenção, sendo eles Anthero Meirelles (Fiscalização), Carlos Hamilton Vasconcelos (Política Econômica) e Sidnei Corrêa Marques (Organização do Sistema Financeiro).
A última divergência no Copom ocorreu na reunião de 7 de marco de 2012, quando a Selic estava em 10,50% ao ano. Naquele momento, cinco membros votaram pela redução para 9,75%, enquanto dois optaram pela redução para 10%.
A equipe do banco Nomura, por meio de nota, ressaltou que a expressão "estabilidade das condições monetárias por um período de tempo suficientemente prolongado" usada pelo BC indica que o ciclo de cortes da Selic chegou ao fim. Outros especialistas concordam com a análise e acreditam que somente no próximo ano, a taxa poderia ser alterada novamente.
"O Banco Central deve interromper agora os cortes da Selic e a taxa deve continuar em 7,25% por um bom tempo... No nosso cenário, o BC só voltaria a subir a Selic no segundo semestre de 2013, em agosto ou outubro", afirmou o gestor de investimentos da Lecca Investimentos, Georges Catalão.
Este foi o décimo corte seguido na Selic, que somaram 5,25 pontos percentuais desde agosto de 2011, numa ação do BC para ajudar na recuperação da economia brasileira, afetada pela crise internacional.
A redução de agora mostrou também que a autoridade monetária tirou o pé do acelerador, já que nas últimas três decisões optou por reduzir a taxa em 0,50 ponto cada. No encontro anterior, de agosto, o BC havia afirmado que mais ajustes monetários, se necessários, seriam feitos com a "máxima parcimônia".
Diante da ainda pressão nos indicadores de inflações, boa parte do mercado acreditava que o atual ciclo de afrouxamento monetário seria encerrado nesta noite, mas as impressões começaram a mudar com mais força nos últimos dias.
As declarações do diretor de Assuntos Internacionais do BC, Luiz Awazu Pereira, no fim da semana passado, de que a recuperação econômica global está mais lenta, levaram o mercado futuro de juros a postar em mais um corte.
(Reportagem de Luciana Otoni e Alonso Soto)

VEREADORA MAIS JOVEM DE SC PASSOU EM 7 VESTIBULARES

No dia 26 de setembro, Jayana Nicaretta da Silva comemorava o aniversário de 18 anos. Onze dias depois, a comemoração era outra: a eleição como vereadora do município onde mora, União do Oeste, no Oeste de Santa Catarina.
Ela é a vereadora mais jovem do estado, pelo Partido Progressista (PP), e uma das mais jovens do país. Com 133 votos, de um total de 2.523, ela foi a quarta mais votada do município. Notícia que recebeu logo após saber que passou em sete vestibulares, três deles em universidades federais.
Na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e na Universidade Federal Fluminense (UFF) Jayana passou no curso de engenharia de petróleo. Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) conseguiu uma vaga no curso de engenharia de energias. Na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), na Universidade de Uniguaçu, na Universidade de Pelotas e na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) passou nos processos seletivos para medicina veterinária.
Vou começar a faculdade em Pelotas, mas quero tentar transferir para Balneário Camboriú"
Jayana Nicaretta da Silva
Diante das opções, ela decidiu cursar engenharia de petróleo na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), no Rio Grande do Sul, mas garante que a prioridade será a Câmara de Vereadores de sua cidade. "Vou começar em Pelotas, mas quero tentar transferir para Balneário Camboriú. Além disso, vou trancar algumas matérias e fazer o curso em parcelas, para conseguir conciliar", afirma ela.
Pela legislação eleitoral, é preciso ter 18 anos no dia da posse, em 1º de janeiro. Porém, apenas seis jovens todo o país se elegeram com 17 anos. No caso de Jayana, explicar porque uma garota tão jovem que adora festas, balada com as amigas, cinema, livros, filosofia e viajar, além do tradicionalismo gaúcho, tenha priorizado a política não é tão difícil.

A vida política
Quando ela nasceu, em 1994, o pai, João Lário da Silva, já era vereador da cidade. Ela ainda acompanhou outras duas eleições dele como vereador, mas foi quando ele foi prefeito que ela começou a admirar a política. Na época com 10 anos, lembra que gostava de distribuir propagandas, vestir a camisa com a sigla do partido e até de fazer campanha de casa em casa. Algumas vezes chegou a brincar que queria ser política.
Aos 14, não era apenas um comentário despretensioso a amigos e colegas de aula. "Quando os outros estavam fazendo campanha, pensei em começar a minha e me preparei", conta ela, cujas propostas incluiam trabalhar com inteligência e renovação, sobretudo pelas mulheres e jovens.
Entre os passatempos da vereadora eleita estão as tradições gaúchas (Foto: Arquivo Pessoal)Entre os passatempos da vereadora eleita estão
as tradições gaúchas (Foto: Arquivo Pessoal)
Apesar disso, ela esperou contar aos amigos para só então contar ao pai. Não esperou que ele manifestasse nenhum desejo de voltar à vida política, após alguns anos afastado. "Ele me apoiou, me orientou e ficou muito orgulhoso. Se estava pensando em se candidatar, desistiu na hora", diverte-se ela, ao lembrar da reação do pai. No fim, ele acabou servindo de professor. "Ele me orientava a sair de casa e pedir votos, tomar chimarrão com as pessoas. E sempre que me via em casa sem fazer nada, brigava comigo para sair e fazer campanha", conta.
Assim, a garota que acabou de passar em sete vestibulares, antes dedicada aos estudos, aos amigos, a passatempos e a cuidar de si, começou a pensar no cuidado de uma cidade, além de incluir na rotina muitas cuias de chimarrão, comum na região Oeste de Santa Catarina. "Sempre tomei em casa, mas durante a campanha tomei muito mais. Também aprendi a acordar cedo, dormir tarde e às vezes ficar sem almoço", diz.
O lado ruim, segundo ela, é a rivalidade que existe entre os partidos. "Só me incomodo quando os amigos se afastam por política. Eu sempre tentei separar mas acaba afetando", afirma. Durante a campanha, ela comenta que chegou a ir parar na delegacia, com um Boletim de Ocorrência registrado contra ela. "Teve uma suposta acusação durante a minha campanha de uma tentativa de furto, mas logo consegui comprovar que era apelação política", diz ela.
Além disso, ela também afirmou no Facebook que chegou a receber a culpa por equívocos cometidos pelo pai enquanto era político. Ele foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e ficou inelegível por alguns anos. Sobre isso, ela afirma que, apesar disso, a questão de ser filha dele mais ajudou do que atrapalhou. "Mas alguns não votaram por eu ser filha dele ou não deixaram seus filhos votarem. É uma pena, pois eu deixei sempre claro que penso diferente, que as ideias e a vontade de fazer algo são minhas", afirma ela.
"Cada voto é um compromisso e essa é a primeira coisa que me vem à mente quanto penso sobre meu mandato",  afirma Jayana, decidida a começar no dia 1º de janeiro cheia de ideias e propostas.

FESTA DO BOI COMEÇA HOJE

No VNT do G1 RN

(Foto: Canindé Soares/Cedida)
A 50ª edição da Festa do Boi, principal feira agropecuária do Rio Grande do Norte, e uma maiores do país, tem início nesta quinta-feira (11). O evento é realizado no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, região metropolitana de Natal. A Festa do Boi 2012 se estende até o dia 21 de outubro.
 
A Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) estima que mais de R$ 100 milhões sejamNO negociados durante as exposições e leilões. Os organizadores esperam cerca de 450 mil visitantes, já que preparam uma programação paralela, com shows das bandas Aviões de Forró, Sorriso Maroto e Chiclete com Banana.
 
“Os shows são atrações a parte, para o público em geral. Mas o foco mesmo é a comercialização de animais. A Festa do Boi tornou-se um marco na venda de equinos, caprinos, bovinos. Trazendo no mês de outubro ao Rio Grande do Norte criadores, compradores e autoridades de todo o país. Além de reunir centenas de expositores e empresas no mês de outubro”, frisou Betinho Rosado, secretário de estadual de agricultura, em nota enviada à imprensa.
 
De acordo com os dados Sape, em 2011 a exposição agropecuária recebeu cerca de 5 mil animais das regiões Nordeste, Norte e Sudeste do país. Com isso, foram movimentados cerca de R$ 100 milhões em negócios. Marca que deverá ser superada em 2012, baseado no número de expositores, que este ano aumentou para 500. “Os criadores vão bater a meta nos leilões, no torneio leiteiro e nos estandes”, especulou Betinho Rosado.
 
Segundo a organização da Festa do Boi, estão previstas para esta edição as seguintes atrações: Forró Pé de Ouro, Forró Pegado, Solteirões do Forró, Thiaguinho, Chiclete com Banana, Cavaleiros do Forró, Sorriso Maroto, Aviões do Forró, Dorgival Dantas, Garota Safada e Forró da Pegação.

BARCO EXPLODE NA PB E É ENCONTRADO EM PIPA



Homem aparece em praia da Paraíba após passar três dias à deriva em mar  (Foto: Walter Paparazzo/G1)A Capitania dos Portos da Paraíba localizou na tarde desta quarta-feira (10) destroços da embarcação Horizonte 2, que explodiu no dia 3 de outubro na divisa entre os estados de Pernambuco e Paraíba. O barco pesqueiro foi encontrado a 1,6 quilômetro da praia da Pipa, em Tibau do Sul, litoral Sul do Rio Grande do Norte. De acordo com a Marinha, mergulhadores do Comando de Patrulha Naval do Nordeste irão até o local na manhã desta quinta-feira (11) para tentar encontrar os dois tripulantes, que continuam desaparecidos depois do acidente. Os outros sete já foram resgatados com vida.
De acordo com a Capitania dos Portos da Paraíba, pescadores da região avistaram a embarcação por volta das 11h desta quarta. Depois de ir até o local, a Marinha confirmou ser o Horizonte 2. “Fomos até o local e ratificamos. O dono da embarcação, que é potiguar, também foi até lá e constatou que se tratava do barco dele”, contou ao G1 Victor Jeronimo Duarte, capitão dos portos da Paraíba.
Na manhã desta quinta-feira, os mergulhadores do Comando de Patrulha Naval do Nordeste farão buscas detalhadas na área da praia da Pipa. O grupo irá procurar pelos dois últimos tripulantes da embarcação. Além disso, a Marinha se preocupa com o risco de outros acidentes, já que o barco ainda pode ter combustível.
“Hoje não sabemos se pode ter algum corpo, como está o barco, se está encalhado, se ainda tem combustível. Só depois do mergulho teremos as confirmações”, acrescentou o capitão dos portos.
A Marinha informou também que a operação de reconhecimento contou com a colaboração do helicóptero da Secretaria de Defesa Social da Paraíba, Polícia Rodoviária Federal de Pernambuco, Corpo de Bombeiros e Marinheiros da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Segundo a capitania dos Portos da Paraíba, o barco era usado na pesca de Atum, media 16 metros, antes da explosão, e levava nove tripulantes. De acordo com Ramiro Freires,  comandante do barco que naufragou, a tripulação é formada por pescadores do Rio Grande do Norte.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

ELEITORES" DELETAM" PREFEITOS QUE TENTARAM REELEIÇÃO

Pelo menos sete prefeitos do Rio Grande do Norte, que buscavam a reeleição nas eleições deste ano, não conseguiram obter a vitória nas urnas. Outros três não conseguiram fazer seus sucessores. É o que traz um levantamento feito pela nossa reportagem após resultado das eleições na região do agreste e litoral sul do Rio Grande do Norte.
Em Monte das Gameleiras, a atual prefeita, Edinha que, buscava a reeleição perdeu para o candidato Rodolfo dos Anjos; já em Lagoa D`Anta, Tito também perdeu para seu oposicionista João Paulo. Não foi diferente em São José de Campestre, onde    Zequinha Borges perdeu para Sione.
Em Nova Cruz, principal município do agreste potiguar, Flávio Azevedo, atual gestor, perdeu para o ex-prefeito Cid Arruda. No município vizinho, Montanhas a prefeita Letinha, perdeu para Algacir, filho da ex-gestora Otêmia. 
Em Santo Antônio, outro município importante do agreste potiguar, Dr. Gilson, atual chefe do executivo, também perdeu. Lula Ribeiro saiu vitorioso nas urnas.
Canguaretama é um dos principais municípios do Litoral sul do estado e lá, o gestor Wélisson que também buscava a reeleição, foi derrotado nas urnas por Fátima Marinho, mãe da Deputada Estadual Gesane Marinho.
Dos municípios do agreste potiguar apenas o prefeito de Passa e Fica, Pepeu Lisboa, conseguiu sucesso nas urnas.
Em Serra de São Bento o atual gestor não conseguiu fazer seu sucessor, Erasmo Neto que, perdeu para o empresário Emanuel Faustino. O mesmo ocorreu em espírito Santo, onde Tonho Branco, perdeu para Chico Araújo. Em Pedro Velho a candidata situacionista, Patrícia Targino perdeu para o Tio Zé.
Com esse resultado, muitos municípios do agreste potiguar tiveram uma renovação na chefia do executivo, e a partir de janeiro de 2013, serão estes novos prefeitos eleitos que terão a missão de administrar os recursos e as ações dos seus municípios com responsabilidade, atendendo a expectativa dos cidadãos que optaram  pela mudança.

COM PRISÃO PREVENTIVA VEREADOR É O MAIS VOTADO DE MONTEA ALEGRE



O vereador e sargento reformado Cleonaldo Joaquim Oliveira foi reeleito no último 7 de outubro com a terceira maior votação de Monte Alegre, mesmo em regime de prisão preventiva. O parlamentar está detido no 3º Batalhão de Polícia de Choque, em Natal. A primeira audiência para julgar o caso acontecerá dia 26 deste mês. Caso seja condenado pelo Tribunal do Júri ele perde o mandato e cede lugar ao primeiro suplente.
Cleonaldo confessou ter assassinado Erival Lopes da Silva, de 37 anos, em legítima defesa. O crime aconteceu no último 28 de junho. O motivo teria sido fútil, segundo informaram fontes de Monte Alegre: o pneu do carro que Erival dirigia furou e o carro ficou “no prego” em frente à casa de Cleonaldo, em Vera Cruz. Ele e os amigos pararam próximo à residência do vereador para trocar o pneu.
Erival teria destratado os próprios amigos pela forma como trocavam o pneu. Os xingamentos chamaram a atenção da mulher do vereador. Ela teria saído de casa e pedido para Erival parar com a baderna na rua e chamou Cleonaldo para resolver a situação. Fontes do município contam que o vereador pediu respeito à sua casa. Sem ser atendido, apontou as armas e efetuou quatro disparos de arma de fogo contra Erival.
O juiz eleitoral de Monte Alegre (comarca responsável por Vera Cruz), Marcos José Sampaio, disse que o próprio vereador – ex-presidente da Câmara Municipal – procurou a delegacia para confessar o crime. “Ele disse ter agido em legítima defesa, pois pensava que seria atacado pelo rapaz”. O magistrado disse só se pronunciar a respeito da consequência da condenação para o mandato do vereador após o julgamento.
No NovaCruzOficial do DN

DONO DE PIZARIA MATA CLENTE EM BREJINHO


Um homicídio, apontado inicialmente como acidental, foi registrado por volta das 19h30 dessa segunda-feira (8), em uma pizzaria no centro de Brejinho, situado a 48 km de distância de Natal. Segundo o soldado Roberto, policial militar local, a vítima de 19 anos, identificada até o momento como Luan, foi baleada quando tentava entrar no estabelecimento na companhia de sua namorada e amigo. Na ocasião, o proprietário identificado como Antônio de Oliveira Melo, de 45 anos, que estava na companhia do filho e um funcionário, realizou um disparo espingarda calibre 28, atingindo a região do peito do jovem.
O soldado Roberto revelou que a vítima não percebeu que o estabelecimento estava fechado, e foi surpreendido enquanto abriu o portão e se dirigia até a entrada. “Existe uma vidraça onde o proprietário visualizou toda a movimentação. Assustado, achando que era assalto, o disparo foi efetuado”, contou o PM. 
O jovem foi socorrido para o hospital local, porém, diante do estado grave, foi encaminhado para o pronto-socorro Clóvis Sarinho, não resistindo ao ferimento. O dono do estabelecimento se encontra foragido até o momento.

NATAL E MONTE ALEGRE AINDA NÃO TEM PREFEITO ELEITO

Quase todos os municípios do Rio Grande do Norte já definiram os seus respectivos prefeitos. Em Natal, a decisão vai para o segundo turno, entre Carlos Eduardo Alves e Hermano Morais (PMDB). A capital potiguar é uma das 50 cidades que vão ter as eleições definidas para próxima etapa.

Na cidade de Monte Alegre, localizada na região Metropolitana da capital potiguar, o pleito ficou indefinido, visto que as candidaturas de Severino da Irmã Dulce (PMDB) e Graça (PSD) foram indeferidas e estão aguardando o julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As pesquisas de boca de urna apontam Severino como vencedor da eleição na cidade.

25 municípios conseguiram reeleger os atuais prefeitos. Três pessoas foram eleitas a partir de uma chapa única. Embaixo está disponível a lista dos prefeitos potiguares eleitos:

Acari: Isaías Cabral (PMDB)
Afonso Bezerra: Jackson Bezerra (PSD)*
Água Nova: Rafaella Carvalho (PMDB)
Alexandria: Nei Rossato (PSB)
Almino Afonso: Lawrence Amorim (PMDB)*
Alto do Rodrigues: Abelardo Rodrigues (DEM)
Angicos: Júnior Batista (DEM)
Antônio Martins: Zé Júlio (PSD)
Apodi: Flaviano Monteiro (PCdoB)
Areia Branca: Luana Bruno (PMDB)
Arês: Doutor Erço (PR)*
Assu: Ivan Júnior (PP)*
Baía Formosa: Nivaldo Melo (PSB)*
Baraúna: Isoares Martins (PR)
Barcelona: Doutor Raroldo (PR)
Bento Fernandes: Ivanaldo (PP)
Boa Saúde: Paulinho (PSD)
Bodó: Tinhá (DEM)
Bom Jesus: Júnior de Dona Lurdinha (PMDB)*
Brejinho: Doutora Ivete (PR)
Caiçara do Norte: Alcides (PP)
Caiçara do Rio do Vento: Etinho (PMDB)*
Caicó: Roberto Germano (PMDB)
Campo Grande: Bibi de Nenca (PMDB)
Campo Redondo: Alessandru (PMN)
Canguaretama: Fátima Marinho (PSD)
Caraúbas: Ademar (PMDB)
Carnaúba dos Dantas: Dr Sérgio (PSB)
Carnaubais: Luizinho (PSB)
Ceará-Mirim: Antônio Peixoto (PR)*
Cerro-Corá: Novinho (DEM)
Coronel Ezequiel: Taú (PSB)
Coronel João Pessoa: Pachica (PP) **
Cruzeta: Nena (PMDB)
Currais Novos: Vilton Cunha (PR)
Doutor Severiano: Carlos (PP)
Encanto: Alberone Neri (DEM)
Equador: Noeide Sabino (DEM)
Espírito Santo: Chico Araújo (PMDB)
Extremoz: Klauss Rego (PMDB)*
Felipe Guerra: Haroldo Ferreira (PSD)
Fernando Pedroza: Renato (PV)
Florânia: Júnior de Janúncio (PSD)
Francisco Dantas: Gilson Dias (PTB)
Frutuoso Gomes: Dr Lucídio (PSB)*
Galinhos: Aluísio Oliveira (PMN)
Goianinha: Júnior Rocha (PMDB)
Governador Dix-Sept Rosado: Anax (DEM)
Grossos: Mauricinho (PMDB)
Guamaré: Hélio de Mundinho (PMDB)
Ielmo Marinho: Bruno Patriota (PSD)
Ipanguaçu: Leonardo Oliveira (PT)*
Ipueira: Paulo (DEM)
Itajá: Licélio Guimarães (PSB)
Itaú: Ciro Bezerra (DEM)
Jaçanã: Esdras (DEM)
Jandaíra: Beto Roque (PR)
Janduís: Lígia Félix (PSDB)
Japi: Robinho (PSB)
Jardim de Angicos: Suely (PMDB)
Jardim de Piranhas: Elídio Queiroz (PSD)
Jardim do Seridó: Padre Jocimar (PMDB)*
João Câmara: Vavá (DEM)*
João Dias: Girlano (PMN) **
José da Penha: Antônio Dólar (PMN)
Jucurutu: George Queiroz (PMDB)
Jundiá: Beto de Izaías (PMDB)
Lagoa D’Anta: João Paulo (PR)
Lagoa de Pedras: Raniere (DEM)
Lagoa de Velhos: Igor Araújo (DEM)
Lagoa Nova: João Maria (DEM)
Lagoa Salgada: Alexandre Justino (PSB)
Lajes: Benes Leocádio (PMDB)*
Lajes Pintadas: Nivaldo (PR)
Lucrécia: Walter Araújo (PSB)*
Luís Gomes: Dr Tadeu (PPS)
Macaíba: Fernando Cunha (PMN)
Macau: Kerginaldo (PMDB)
Major Sales: Dr Thales (PMDB)
Marcelino Vieira: Dr Ferrari (PR)
Martins: Olga Fernandes (DEM)
Maxaranguape: Neidinha (PSDB)*
Messias Targino: Arthur (PMDB)
Montanhas: Algacir (PSD)
Monte das Gameleiras: Rodolfo dos Anjos (PMN)
Mossoró: Cláudia Regina (DEM)
Nísia Floresta: Camila (DEM)
Nova Cruz: Cid Arruda (PSB)
Olho D’Água do Borges: Brenno Queiroga (PMDB)
Ouro Branco: Doutora Fátima (PT)
Paraná: Oriana (PMDB)
Paraú: Antônio de Narciso (PSD)
Parazinho: Marquinhos (PR)
Parelhas: Chico do PT*
Parnamirim: Maurício Marques (PDT)*
Passa e Fica: Pepeu (PMDB)*
Passagem: Dedé de Babá (DEM)
Patu: Evilásia (PSB)*
Pau dos Ferros: Fabrício Torquato (DEM)
Pedra Grande: Marcão (PMDB)
Pedra Preta: Luiz de Haroldo (PSDB)
Pedro Avelino: Sérgio Cadó (PMDB)
Pedro Velho: Tio Zé (PSD)
Pendências: Ivan Padilha (PMDB)*
Pilões: Dr Chagas (PMDB)
Poço Branco: Maurício Menezes (PSD)*
Portalegre: Neto da Emater (PP)
Porto do Mangue: Titico (PMDB)
Pureza: Maria do Sindicato (PT)
Rafael Fernandes: Nicó Júnior (PMDB)
Rafael Godeiro: Abel Filho (PSB)
Riacho da Cruz: Bernadete Rego (DEM)
Riacho de Santana: Jessé (PSB)
Riachuelo: Mara (PSB)
Rio do Fogo: Laerte (DEM)
Rodolfo Fernandes: Monteiro Neto (PR)
Ruy Barbosa: Nica (PMDB)
Santa Cruz: Fernanda Costa (PMDB)
Santa Maria: Celina (PMDB)
Santana dos Matos: Lardjane (DEM)
Santana do Seridó: Dril (PMDB)
Santo Antônio: Lula Ribeiro (PMDB)
São Bento do Norte: Cláudio (PSD)
São Bento do Trairi: Kally (PSB)
São Fernando: Genilson Maia (PSB)
São Francisco do Oeste: Gildene (PTB)
São Gonçalo do Amarante: Jaime Calado (PR)*
São João do Sabugi: Aníbal (PMDB)
São José de Mipibu: Arlindo Dantas (PMDB)
São José de Campestre: Sione (PMN)
São José do Seridó: Jackson Dantas (PMDB)
São Miguel: Dario Vieira (PP)
São Miguel do Gostoso: Fafá (PMDB)
São Paulo do Potengi: Naldinho (PSD)
São Pedro: Robenice Ribeiro (PR)
São Rafael: Arimatéia Braz (PPS)
São Tomé: Gutemberg (PMDB)
São Vicente: Joci (PMDB)
Senador Elói de Souza: Kerginaldo (PMDB)*
Senador Georgino Avelino: Val (PMDB)
Serra Caiada: Socorro de Faustinho (PMN)
Serra de São Bento: Emanuel Faustino (PSD)
Serra do Mel: Irmã Lúcia (PMDB)
Serra Negra do Norte: Urbano Faria (PT)
Serrinha: Fabiano de Souza (PMDB)
Serrinha dos Pintos: Rosania (PT)
Severiano Melo: Dr Dagoberto (PSD)
Sítio Novo: Nenem (PR)
Taboleiro Grande: Klebinha (PSD)
Taipu: Louvado (PSD)
Tangará: Alcimar de Gija (PMN)
Tenente Ananias: Mazé (PSB)
Tenente Laurentino Cruz: Titico de Vicente (PMDB)
Tibau: Naldinho (PSD)
Tibau do Sul: Valdenício (PR)
Timbaúba dos Batista: Chilon Batista (PMDB)
Touros: Ney Leite (PSD)
Triunfo Potiguar: Gildenor (PSB)
Umarizal: Mano (DEM)
Upanema: Luiz Jairo (PR)
Várzea: Getúlio Ribeiro (PSD)*
Venha-Ver: Expedito Salviano (PR)*
Vera Cruz: João Paulo (PMDB)
Viçosa: Toinho do Miragem (PP) **
Vila Flor: Manoel de Lima (PV)

*prefeitos que foram reeleitos
**chapa única

DAGÔ É ELEITO PELA PRIMEIRA VEZ

Artur Melo/Nominuto.com
“Não desisti, pois pensei no presidente Lula”, disse Dagô.
Áudios
Dagô foi um dos candidatos eleitos a vereador e a partir de 1º de janeiro de 2013, ele vai assumir uma das cadeiras da Câmara Municipal do Natal (CMN). Em entrevista na edição desta terça-feira (10) do Jornal 96, da 96 FM, ele disse após 10 anos tentando conquistar um cargo político, ele nunca desistiu.

“Não desisti, pois pensei no presidente Lula”, disse ao comparar com o ex-presidente que demorou quatro eleições para conseguir ser eleito.

Ele disse que seu projeto é criar programas para as pessoas idosas, trazendo lazer para elas a partir de shows de forró no bairro e distribuição de lanches.

Dagô do Forró, como é conhecido, começou a carreira política, em 2000, filiando no Partido Socialista Brasileiro (PSB). Porém, ele não conseguiu a candidatura. Ele disse que foi estimulado por amigos e familiares a entrar na carreira política, visto que era uma pessoa popular.

Logo após, ele filiou ao Partido dos Aposentados da Nação (PAN) e se candidatou pela primeira vez em 2002 para deputado estadual. Em 2004, ele se filiou ao Democratas (DEM) quando o nome ainda era Partido da Frente Liberal (PFL) e se candidatou a vereador, obtendo 2000 votos.

Artur Melo/Nominuto.com
Dagô se candidatou pela primeira vez em 2002 para deputado estadual.
Em 2008, ele se candidatou a vereador e ficou na suplência. Dagô lembrou que quase ia desistindo de se candidatar naquela época para apoiar o seu irmão em Parnamirim. Mas, a pedido de José Agripino, presidente do DEM, ele resolveu entrar na eleição.

O resultado estimulou Dagô a tentar novamente o cargo de vereador em 2012. “Eu esperava a vitória”, afirma o vereador eleito que estava com a voz rouca devido ter ido às ruas nos últimos dias para agradecer a população natalense pela vitória.

Um pouco mais sobre Dagô
Uma figura folclórica da cidade, Flaviano Dagoberto Ferreira de Andrade é casado e nasceu no município de João Câmara e ele concorre às eleições desde o ano de 2002, tentando o cargo de vereador ou deputado estadual. Ficou famoso pelo jingle de sua campanha “Vote 25.123, Dagô será eleito pela primeira vez”.

De acordo com Dagô, ele começou a trabalhar desde cedo e já foi catador de vidro, vendedor de picolé e cavaco chinês. Hoje, ele é dono da casa de shows “Forró do Dagô”, que existe há muitos anos no Alecrim.

Ele é conhecido por andar com seu carro nas ruas da cidade para vender os discos dos artistas da sua casa de show por um real e gritando o seu bordão “Me ajude”. Na parte superior do carro, fica um boneco que apresenta as suas características de forma caricata.

Além do bordão, ele ficou conhecido pela sua dancinha no final de seu anúncio na sua propaganda eleitoral. “Meu irmão achou que a dancinha iria acabar minha carreira política”, afirma.

PREFEITO ELEITO DE PALMAS É COLOMBIANO

O empresário colombiano naturalizado brasileiro Carlos Amastha (PP), eleito prefeito de Palmas, anunciou nesta segunda-feira (8)que abrirá mão do salário de R$ 19 mil, que será doado a entidades sociais. "Não preciso de recursos econômicos para os próximos quatro anos", afirmou.

Ele já começou a transição de governo, em encontro com o prefeito Raul Filho (PT). Para se dedicar totalmente ao cargo, Amastha, presidente do Grupo Skipton, dono do Shopping Capim Dourado, em Palmas, vendeu o empreendimento por R$ 180 milhões.

Quando candidato, declarou possuir R$ 11 milhões em cotas do shopping. "As pessoas confundem capital social e cotas com o valor da empresa. Os ativos são bem maiores."
Trajetória
Amastha era o azarão no início da disputa, quando aparecia com 1% das intenções de voto. Sua ascensão refletiu a habilidade em usar o horário eleitoral para emplacar o discurso de que o morador de Palmas será “atendido como cliente” pelos funcionários da prefeitura. Para isso, prometeu implantar um esquema de metas e tarefas para premiar os servidores por “meritocracia”.
Filho de um médico comunista, o portunhol carregado do colombiano radicado no Brasil desde os 22 anos, hoje tem 51 (12 deles em Palmas), é atacado pelos concorrentes, surpresos com o desempenho do candidato do PP – em parte creditado à ex-equipe de publicidade que coordenou a campanha vitoriosa do governador Siqueira Campos (PSDB-TO), em 2010.
O marketing emplacou um estilo de candidato do povo em Amastha, que sempre aparece na televisão vestindo camisa xadrez – longe da imagem do empresário milionário. Sem padrinhos políticos locais, a campanha do colombiano recebeu a adesão de partidos sem candidatura própria na reta final das eleições. Caso do PDT de Tocantins.

PRESOS FOGEM DE CADEIA NA ZONA NORTE

pesar dos tiros cinco presos conseguiram fugir às 11 horas da manhã de ontem do Presídio Provisório Raimundo Nonato Fernandes, localizado na zona Norte de Natal.

Uma dona de casa, Mailde Almeida, que mora na rua Guarara, disse que lá "já se tornou uma rota de fuga" e também para o vai-e-vem de traficantes que jogam drogas por cima do muro lateral do presídio, pelo lado da rua Iguatu.

Dona Mailde Almeida disse que só escutou os tiros e correu para dentro de uma cantina localizada na mesma rua. Outro morador da área disse que viu quando um dos fugitivos "rolou no chão" para se esquivar dos tiros de fuzil, do tipo FAL, disparados pelo soldado da Polícia Militar que fica na guarita da frente, pelo lado da rua Itapetinga, no conjunto Santarém.

Já o guariteiro que fica de sentinela na guarita da retaguarda, afirmou que tentou disputar o FAL, mas falhou: "É normal isso aqui travar".

Os cinco presos fugiram através de um pequeno buraco cavado sob o muro de concreto, para sair  do outro  lado, no pé do muro.  Moradores vizinhos ao presídio afirmaram que os bandidos seguiram em direção à rua Guarará, onde havia um veículo tipo Strada, de cor prata, aguardando a saída dos apenados, o que caracteriza uma fuga planejada.

O presídio Raimundo Nonato tem capacidade para 160 presos, mas hoje conta com pelo menos 400 apenados, disse o vice-diretor Wellington Cunha.

MONTANHAS:PREFEITA TEM UM REVÉS DE QUASE 72% NAS URNAS

ESTÃO DIZENDO QUE  O CANDIDATO ELEITO EM MONTANHAS FOI REJEITADO NAS URNAS,ORA QUE ESTAVA EM JULGAMENTO ERA A ADMINISTRAÇÃO ATUAL E ELA FOI REJEITADA PELA MAIORIA ABSOLUTA DOS ELEITORES QUE COMPARECERAM , QUE FOI 71,32% DE VOTOS CONTRA ESSA ADMINISTRAÇÃO ENTRE VÁLIDOS , BRANCOS E NULOS. ISSO SIGNIFICA QUE DE CADA 10 ELEITORES 7 DESAPROVARAM A ATUAL ADMINISTRAÇÃO.
O QUE ESTÃO QUERENDO AGORA? JUSTIFICAR O INJUSTIFICÁVEL?
POR QUE AGORA SE JUSTIFICAR DE UMA DERROTA COM MAIS UMA MENTIRA? TÃO TENTANDO ENGANAR A QUEM NESSA ALTURA DO CAMPEONATO?
É COMO DIZ A MUSICA DE MARIZA MONTE:
"É isso aí!
Como a gente achou que ia ser
A vida tão simples é boa
Quase sempre

É isso aí!
Há quem acredite em milagres
Há quem cometa maldades
Há quem não saiba dizer a verdade "
                                  prefeita de Montanhas teve a maior rejeição das urnas em todo o agreste

terça-feira, 9 de outubro de 2012

26 URNAS FORAM SUBSTITUIDAS NO RN , MONTANHAS TEVE UMA



O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte registra que 26 urnas foram substituídas. 
As cidades onde ocorreram esse problema foram: Rodolfo Fernandes, Almino Afonso, Messias Targino, Tibau, Areia Branca, Macau, Guamaré, Pedra Preta, Jardim de Angicos, João Câmara, Lagoa Nova, Lagoa Danta, Santo Antonio, Nova Cruz, Montanhas, São Gonçalo, Natal e Parnamirim. No caso da capital potiguar o problema com urna eletrônica foi na 2 zona.
A Corte registrou também 28 ocorrências simples.

100 PESSOAS FORMA PRESAS POR CRIME ELEITORAL



Gabinete de Gestão Integrada, no RN (Foto: Ricardo Araújo/G1)Em entrevista coletiva realizada no final da tarde deste domingo, representantes do Gabinete de Gestão Integrada da Segurança Pública do Rio Grande do Norte (GGI) apresentaram os dados relativos ao período de votação eleitoral em todo o Estado.
As ocorrências de crimes eleitorais foram registrados em mais de 20 cidades do RN. São elas:  Natal, Mossoró, Campo Grande,Taboleiro Grande, Afonso Bezerra, Olho D'água do Borges, Parnamirim, Assu,Caraúbas, Alexandria, São José de Mipibu, Serra do Mel, Jardim de Piranhas,Ceará-Mirim, Baraúna, João Câmara ,Goianinha , Pilões , Rio do Fogo , Tibau e Caicó.
Das 6h às 17h, 100 pessoas foram presas. Os principais crimes eleitorais praticados foram boca de urna, transporte irregular de eleitores, aglomeração de pessoas em torno de seções eleitorais e compra de votos.
As ocorrências registradas são de natureza não apenas classificadas como crime eleitoral, mas também de natureza cível e criminal. Dentro do número de 31 ocorrências e 100 detenções, 45 dizem respeito à boca de urna, 20 por transporte irregular, 10 por aglomerações, 8 compras de votos, 3 por direção perigosa, 3 por embriaguez, 3 consumo de álcool, 2 por tentativa de homicídio, 1 por depredação de urna, 1 por porte ilegal de arma de fogo, 1 por desacato, 1 por fotografar a urna e outros 2 por diversos. Na divisão das ocorrências, 64% se referiu ao interior, 28% à região metropolitana e 8% em Natal.

AMANDA GURGEL: A FICHA JÁ CAIU

O protesto de Amanda Gurgel, que virou hit no YouTube no ano passado, levou a professora do ensino médio de Natal à Câmara Municipal como a vereadora mais votada da capital potiguar com 32.819 votos – quase três vezes e meia mais que o segundo colocado. Sozinha, ela obteve 8,59% dos quase 430 mil votos depositados nas urnas da cidade. “Eu não esperava tanto voto. Foi surpreendente, mas a ficha já caiu”, afirma ao iG .
 

Candidata única do PSTU, a professora ficou famosa ao constranger os deputados estaduais do Rio Grande do Norte ao perguntar se eles “conseguiriam viver e manter seu padrão de vida com o salário de R$ 930” recebido por ela.

Bancada de três
Militante do PSTU antes do vídeo como mais de 2 milhões de acessos de internet, Amanda diz que a decisão de concorrer foi tomada depois que as pessoas a incentivaram nas ruas de Natal. “Não foi uma ideia do partido ( a candidatura ), foi uma reivindicação dos trabalhadores que me paravam na rua e diziam que eu devia concorrer”, diz.
O PSTU, então, concentrou todas as forças na sua candidatura, aproveitando os 17 segundos que tinham direito para expor a candidata única durante o programa da coligação com o PSOL. “O candidatos do PSOL se revezavam ( na propaganda eleitoral ), enquanto eu aparecia todo dia”, afirma.
A estratégia deu certo. Além de Amanda, a coligação PSTU-PSOL elegeu Sandro Pimentel e Marcos. Juntos, os colegas de PSOL não obtiveram 2.115 votos – volume muito distante do coeficiente mínimo de 14 mil para cada postulante a uma cadeira na Câmara de Natal, composta por 29 membros.
Meta: 30% para educação
A professora garante que a bancada esquerdista de três integrantes “não pensa em fazer acordos, como os outros partidos” para aprovar projetos de lei. “Nunca tive ilusões de que é difícil fazer como vereadora”, reconhece.
Amanda antecipa que pretende utilizar o apoio popular para passar pelo crivo da Câmara suas ideias – entre elas, uma lei que obrigue a capital potiguar a destinar 30% de seu orçamento para educação. “A Lei Orgânica do Município diz que tem de ser 25% ( do orçamento para educação ), mas a prefeitura gasta só 17%”, diz.
A convocação aos quase 33 mil eleitores foi feito no domingo, logo após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) confirmar a vitória da vereadora, que recebeu mais do que o dobro dos votos do candidato à prefeitura por seu partido – Professor Robério teve 13.552 votos.

MONTANHAS: RESULTADO FINAL DA ELEIÇÃO 2012

 A eleição para prefeito foi disputado por 4 candidatos e foram dados 7137 votos nominais ficando assim o resultado:
Algacir -PSD- 55 -  2911 votos - 40,79% dos votos válidos.
Letinha - PMDB - 15- 2196 votos - 30,77% dos votos válidos
Manoel Gustavo - PSDC - 27 -1991 votos - 27,890% dos votos válidos
Adriana Cruz - PV - 43 -39 votos válidos - 0,55% dos votos válidos
Brancos - 108
Nulos 322.
TOTAL DE VOTANTES: 7567
ABSTENÇÃO : 1874

A eleição para vereador em Montanhas teve 38 candidatos na disputa , sendo que a coligação PDT/PSD/PTB/PRP/DEM/PHS , obteve 3398 votos nominais , a coligação PT/PMDB/PR/PSB , obteve 2802 votos nominais, a coligação PSDC/PC do B  obteve 491 votos nominais, foram dados 483 votos de legenda , o PV onteve 12 votos e o PMN 12 votos, totalizando a quatia de 7198 votos validos.
Com isso o coeficeinte eleitoral foi 800 votos computados, ficando a colidação PDT/PSD/PTB/PRP/DEM/PHS com 4 cadeiras  e a coligação PT/PMDB/PR/PSB com 3 cadeiras, a coligação PSDC/PC do B não atingiu o coeficiente eleitoral, ficando assim sem nenhuma vaga para vereador.
como foram preenchidas 7 cadeiras  as duas restantes ficaram  para serem preenchidas pela  sobra ficando a coligação PT/PMDB/PR/PSB com a 1ª sobra  e a coligação PDT/PSD/PTB/PRP/DEM/PHS com a segunda sobra .

O resultado ficou assim:  a coligação PDT/PSD/PTB/PRP/DEM/PHS elegeu Dinho, Ronaldo Pedro , Dado Teixeira e  Marcleide, sendo que Da Luz , foi eleita pela 2ª vaga da sobra.A coligação PT/PMDB/PR/PSB, elegeu fabiano, Zé Porcidonio e Itamar, sendo que Fá entrou pela 1ª vaga da sobra.

VOTOS EM BRANCO: 165
NULOS: 204

17 CIDADES DO RN AINDA TEM ELEIÇÃO SUB-JUDICE


Segundo dados da Tribuna do Norte, em dezessete municípios do Rio Grande do Norte, os resultados das eleições não estão totalizados. Isso porque dezenove candidaturas majoritárias estão sub judice, segundo informações dadas ontem pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), desembargador João Batista Rebouças. Esses candidatos aguardam julgamento de recurso interposto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O caso que mais chama a atenção é o de Monte Alegre (a 45 km de Natal), onde não há prefeito eleito até agora.
Nesse município, as duas candidaturas (Maria das Graças Marques Silva – PSD e Severino Rodrigues – PMDB) estão com registro indeferido com recurso. Se a decisão for mantida, os votos dados aos dois candidatos serão anulados e haverá eleição suplementar. No sistema de divulgação de resultados do TSE consta um total de 13.816 votos nulos, dentre os quais estão os votos dados aos dois candidatos. Esse votos esperam por validação. “Se o TSE entender que os dois são hábeis, o que tiver maior quantidade de votos é o eleito. Se entender que são inábeis, teremos eleição suplementar. Se ele entender que um só é hábil, e se esse candidato tiver maioria, será o eleito”, afirmou o desembargador. Nesses municípios, os dois candidatos aparecem com votação zerada.
O julgamento dos recursos, no âmbito do TSE,  ainda pode alterar os resultados, inclusive com realização de nova eleição, em outros seis municípios. São eles: Arês, Serra do Mel, Triunfo Potiguar, Barcelona, Galinhos e Caiçara do Rio do Ventos.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

MONTANHAS ELEGE NOVOS VEREADORES

                                                                DINHO DE GERALDO -585 VOTOS
                                                                   RONALDO PEDRO -505 VOTOS
                                                                   DADO TEIXEIRA- 450 VOTOS





                                                                 FABIANO - 437 VOTOS

                                                            ZE PORCIDONIO - 423 VOTOS
                                                                ITAMAR - 415 VOTOS

                                                                 
                                                                  FÁ- 414 VOTOS

                                                          MARCLEIDE - 387 VOTOS

                                                              DA LUZ - 346 VOTOS