LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

sexta-feira, 12 de abril de 2013

STEPHEN HAWKING ALERTA PARA EMINENTE FIM DO MUNDO

Um dos maiores físicos e cosmólogos do mundo, Stephen Hawking, voltou a alertar que a extinção da raça humana pode ser iminente, a menos que alguém descubra uma maneira de sobrevivermos no espaço. Durante uma palestra realizada em Los Angeles e divulgada pelo Los Angeles Times, Hawking disse que não devemos sobreviver mais de mil anos graças ao tratamento que damos à Terra, que, segundo ele, é um planeta muito delicado.
Hawking é mais conhecido pelo seu trabalho de estudar os buracos negros e a maneira como as partículas se comportam em torno dessas entidades enormes capazes de engolir até mesmo a luz. Mas, agora, ele também tem se destacado como entusiasta das viagens e exploração espacial.
Durante muitos anos, o físico tem aconselhado que as pessoas comecem a buscar novos planetas para habitar, e ele não fala isso devido a nenhuma teoria da conspiração ou fim do mundo profético. Em meados de 2006, ele já havia comentado a respeito do assunto abordado na palestra dessa semana, dizendo que a sobrevivência da raça humana depende de sua capacidade de encontrar novas casas em outros lugares do universo. Já em 2011, ele disse que “nossa única chance de sobrevivência a longo prazo é não permanecer à espreita no planeta Terra, mas sim espalhar-se para o espaço”.
Aos 71 anos, o estudioso estava em um encontro de medicina onde pôde dedicar um olhar mais atento para os tratamentos com células-tronco para a doença de Lou Gehrig – a condição neurodegenerativa progressiva que o mantém preso a uma cadeira de rodas nos últimos 50 anos.
21077.34992-stephen-hawking

POLICIA CIVIL PRENDE HOMICIDA EM CANGUARETAMA

Na tarde de hoje desta quinta-feira (11), a Polícia Civil de Canguaretama deflagou uma operação que culminou com a prisão de Pedro Henrique Fernandes Duarte, 26 anos, acusado de dois homicídios e outra tentativa de homicidio na cidade de Canguaretama. O primeiro aconteceu no dia 22 de maio do ano passado quando ele matou outro homem com vários golpes de peixeira por causa de 20 reais oriundos de uma dívida de droga. O outro homicídio foi recentemente, no último dia 30, também por causa de dívida de drogas.
Pedro Henrique estava em casa no momento da prisão e não esboçou reação 
      Segundo o Chefe de Investigação Sidney Robson, foi montado uma campana próximo a sua residência do acusado. "Esperamos o momento mais adequado para realizarmos a prisão. O criminoso nao esboçou qualquer tipo de reação no momento da prisao", afirmou.

     De acordo com o delegado Wellington Guedes, a polícia já estava investigando o acusado há alguns meses. "É um individuo bastante frio e violento, que agia com muita crueldade contra suas vitimas, matando-as de forma brutal", disse. O rapaz está na delegacia de Canguaretama, mas o delegado tenta tranferência para alguma unidade prisional onde tenha vaga.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

VEREADORA MARCLEIDE ESCLARECE VOTAÇÃO DO PISO DOS PROFESSORES

EM NOTA A VEREADORA ESCLARECE AS ACUSAÇÕES DE QUE TERIA VOTADO "CONTRA A EDUCAÇÃO"
Segundo o que vem sendo divulgado votar contra o aumento dos professores é ser contra a educação, como se a educação fosse resumida só ao aumento de salário de professor.Aumento este que já é determinado por lei federal e reajustado anualmente.

Leia abaixo a nota divulgada pela vereadora:




Esclareço ao povo de montanhas, que não fui em momento algum e jamais serei contra a educação, nem a nenhuma questão em benemérito ao povo de montanhas.
Também gostaria de lembrar que ao longo de minha vida publica, de maneira SOLITARIA E SEM TEMOR ALGUM, tenho combatido as irregularidades e as injustiças cometidas por gestores no passado; Ainda na gestão passada, mas precisamente no ano de 2012, fui ao ministério público e a PROCURADORIA GERAL DO ESTADO com a finalidade de Denunciar supostas Irregularidades no FUNDEB, naquela ocasião alguns vereadores que hoje querem POSAR DE DEFENSORES DO POVO se calaram diante de tal suspeita de Irregularidade, por motivos oriundos da posição politica que se encontravam.

Já ao fato ocorrido na câmara Municipal no ultimo dia 10, com relação ao veto da emenda que prevê o reajuste de 9% do piso salarial para professores, o QUAL NÃO FUI CONTRA A ESTA EMENDA, apenas me abstive a votar por entender que seria INCONSTITUCIONAL e ao mesmo tempo FERE A LEI ORGANICA DO MUNICIPIO no ART° 45 que diz: “Não ser admitido aumento das despesas previstas nos projetos de iniciativa exclusiva ao prefeito municipal ressalvado o disposto no inciso IV” ou seja torna-se um “VICIO DE INICIATIVA” .

Quero reafirmar meu comprometimento com o povo de montanhas em especial com a educação, pela qual tenho lutado por toda a minha vida mesmo antes da vida publica, e sempre lutarei de MANEIRA RESPONSAVEL, obedecendo a constituição e a lei orgânica do município. Então desde já estou batalhando junto ao executivo por melhorias tanto salariais quanto estruturais para nossa educação municipal.
Assim, é importante ressaltar ao povo que o que DEVE APARECER DE UM VEREADOR é o seu trabalho, suas ações e seu comprometimento com o povo, e jamais querer se promover com ações Hipócritas e de caráter sensacionalistas.

O curioso é que muitos vereadores que hoje posam de “cavaleiros da ética sem ética” no passado não deram a mínima para o povo Montanhense e ficaram CEGOS, MUDOS e SURDOS diante das inúmeras irregularidades que marcaram a ADMINISTRAÇÃO PASSADA!

Aproveitando-me do assunto, QUEM NÃO LEMBRA das faltas de médicos; de merenda escolar; merendas vencidas; Ambulâncias quebradas e hospital sem ter NEM AGUÁ pra os médicos e o povo; Inúmeras Obras Inacabadas; ENRIQUECIMENTO ILÍCITO; ruas escuras; prédios públicos jogados ao tempo; Alugueis de prédios desnecessários; ALUGUEIS DE VEICULOS; Entre tantas e tantas....

ONDE ESTAVAM OS “VEREADORES FISCAIS”?

Caros amigos, vereador deve ter UM LADO, o LADO DO POVO! Não pra aparecer e defender INTERESSES PRÓPRIOS! E sim defender os INTERESSES DO POVO!
Desde já, agradeço ao povo de Montanhas pelo apoio e a solidariedade dês do inicio das acusação levianas e sem fundamento ao meu respeito e de meus colegas, Da Luz, Ronaldo e Dado Teixeira. Onde todos os Montanhenses sabem do comprometimento dos mesmo com povo.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

COMETA PODERÁ CAUSAR GRANDES ESTRAGOS NO PLANETA MARTE

http://4.bp.blogspot.com/-i577S7WnLbk/UUyNdJNlIXI/AAAAAAAAJsI/2WEhQzn8Nbk/s1600/marte.jpg
O Cometa C/2013 A1 foi detectado pela primeira vez em 3 de janeiro, o primeiro descoberto este ano em 2013. Segundo cálculos, ele irá passar a cerca de 37.000 quilômetros de distância da superfície de Marte, mas, as órbitas dos cometas são imprevisíveis e podem mudar à medida que se aproximam do Sol, pois, devido à sua composição, pode haver erupções de gases, o que faria com que sua rota mudasse de percurso, se afastando ou entrando em rota de colisão com o planeta vermelho.
Estima-se que o núcleo do cometa seja de até 49 quilômetros de diâmetro, se movendo a uma velocidade de 193.000 km/h, dando-lhe enorme energia cinética.
O renomado Astrônomo Phil Plait, autor do blog Slate's Bad Astronomy, calculou que, mesmo que se o cometa for de 14 km de diâmetro, uma estimativa baixa, um impacto com Marte causaria uma explosão de um bilhão de megatons. Isso é, diz ele: “25 milhões de vezes maior do que a maior arma nuclear já testada na Terra”.

O mais provável é que o cometa não atinja Marte, no entanto, o planeta irá passar pela nuvem de gás que será expelida pelo cometa à medida que ele se aproxima do Sol.
Como asteroides, os cometas são grandes pedaços de rocha espacial que orbitam nosso sistema solar. Mas, ao contrário dos asteroides, os cometas são embalados com gelo. Esse gelo não é necessariamente apenas água, também há elementos como o dióxido de carbono e monóxido de carbono, que na Terra, geralmente, conhecemos apenas como gases, mas que no curso gelado do espaço se congelam no núcleo do cometa.
No momento o C/2013 A1 está a mais de um bilhão de quilômetros do Sol, em algum lugar depois de Júpiter, ou seja, ainda é muito frio. À medida que a órbita do cometa o arremessa em direção ao Sol, essas substâncias passam do estado sólido para o gasoso, o que muitas vezes causam erupções na superfície do cometa, alterando a rota do cometa.
Com essa evaporação de gases, o núcleo do planeta fica envolto em uma nuvem difusa, chamada de 'coma', composto pelos gases e pedaços de escombros do cometa rochoso, podendo ter centenas de quilômetros de diâmetro.
Mesmo que o núcleo não atinja Marte, o efeito será apocalíptico para o planeta. Plait diz que o cometa deixaria uma cicatriz de centenas de quilômetros em Marte.Isso significa que uma erupção pode ser maior que a distância que ele irá passar da superfície de Marte, e “se isso acontecer vai ser uma chuva de meteoros dos deuses para o planeta vermelho”, escreve Plait.
E para as bases de observatórios na Terra seria ainda pior, já que, certamente, destruiria as sondas que estão em órbita e na superfície do planeta: “O material ejetado viria rigorosamente para o planeta e seria enviado para todas as direções na órbita de Marte”, segundo os escritos de Plait, “seria como estar orbitando em um tiro de espingarda”.
De acordo com os cálculos, o cometa deve passar por Marte em Outubro de 2014.

CNTE CONVOCA GREVE GERAL PARA OS DIAS 23, 24 E 25 DE ABRIL

No VNT da CNTE
A CNTE convoca todos os trabalhadores da educação e a sociedade para a Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, que será realizada entre 23 e 25 de abril. Além da greve nacional, o foco é a valorização dos profissionais em educação. “Esta semana tradicionalmente se destina ao debate das questões educacionais e terá como prioridade o debate sindical da mobilização, mais um ano que estaremos lutando para que o piso salarial nacional seja efetivamente aplicado no nosso país com uma greve nacional nos dias 23, 24 e 25 de abril”, explica o presidente da CNTE, Roberto Leão.
No dia 24 de abril será realizado um ato com representação dos estados na Câmara dos Deputados, em Brasília e também atos locais nas sedes de governo estaduais e municipais pelo país.
Assista a reportagem completa:

CAMINHADA É MAIS EFICIENTE QUE CORRIDA DIZ PESQUISA



Casal praticando exercício - foto: Getty ImagesQuem prefere caminhar a correr agora tem mais motivos para continuar no ritmo das passadas. A caminhada moderada pode ser tão eficiente para a saúde quanto a corrida vigorosa, aponta uma pesquisa do Lawrence Berkeley National Laboratory, na Califórnia (EUA) e publicada no periódico Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology no dia 5 de abril. O estudo apontou que as pessoas que caminham também tem menos riscos de ter diabetes, hipertensão e doenças coronarianas.
Os pesquisadores acompanharam por seis anos 33.060 corredores e 15.045 praticantes de caminhada, comparando os gastos de energia relatados pelos entrevistados, e os diagnósticos médicos de hipertensão, hipercolesterolemia, diabetes e doença cardíaca coronariana. Os indivíduos estudados tinham idades entre 18 a 80 anos, mas a maioria estava entre os 40 e 50 anos de idade.
Para os cientistas, os resultados são semelhantes porque ambas as atividades físicas envolvem os mesmos grupos musculares, apenas mudando a intensidade de seu trabalho. Na verdade, entre os entrevistados que praticavam caminhada, as reduções do risco eram ainda maiores:
- O risco de desenvolver hipertensão diminui 4,2% com corrida, e 7,2% com caminhada
- Já o desenvolvimento de colesterol alto cai 4,3% em corredores e 7% em quem caminha
- A diferença na queda dos riscos de diabetes foi pouca: 12,1% na corrida e 12,3% na caminhada
- Quem caminha reduz os riscos de doença coronariana em 4,5%, contra 9,3% em quem prefere correr
A corrida e a caminhada foram medidas pela distância percorrida, ao contrário de outros estudos que contabilizavam o tempo da atividade. Logo, os corredores têm a vantagem de se exercitar mais em menos tempo. E quanto maior a distância que as pessoas estudadas andavam ou corriam, maior a redução dos riscos destas doenças em cada um deles. Portanto uma hora de corrida melhora os índices de saúde mais do que uma hora caminhando

terça-feira, 9 de abril de 2013

TSE MUDA NUMEROS DE DEPUTADOS POR ESTADO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira (9), por cinco votos a dois, alterar a quantidade de deputados federais de 13 estados para as eleições de 2014.
O novo cálculo foi feito com base dos dados do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente, a divisão das 513 cadeiras da Câmara tem por base a população dos estados em 1998.
Se algum estado considerar inconstitucional a nova divisão, pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Pelos dados apresentados pelo TSE, os estados de Alagoas, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul perderão uma cadeira. Paraíba e Piauí perderão dois deputados.
Ganharão mais uma cadeira Amazonas e Santa Catarina. Ceará e Minas Gerais passarão a ter mais dois deputados. O Pará foi o maior beneficiado - passará de 17 cadeiras para 21. O estado de São Paulo continuará com 70 cadeiras.
A decisão, conforme estabeleceu o TSE, terá impacto nas assembleias legislativas e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Discussão no TSE
A proposta aprovada foi apresentada pela ministra Nancy Andrighi, relatora de ação apresentada pela Assembleia Legislativa do Amazonas para que fosse feita a redefinição das cadeiras em razão do aumento populacional de diversos estados. Segundo os dados apresentados, o Amazonas ganhou uma nova cadeira - passou de 8 para 9.
A legislação estabelece que a Câmara deve ter 513 deputados. Cada estado deve ter entre 8 e 70 parlamentares, a depender do tamanho da população. A Constituição diz que o número de deputados de cada bancada deve ser definido no ano anterior às eleições.
deputados por unidade da federação (Foto: Editoria de Arte / G1)
O caso começou a ser julgado em março de 2012, mas acabou adiado por um pedido de vista (mais tempo para analisar o pedido). O TSE acabou decidindo promover uma audiência pública sobre o assunto em maio do ano passado.
A ministra Cármen Lúcia chamou os presidentes dos partidos políticos para uma reunião na manhã desta quarta (10).
Ela pretende explicar a eles a decisão tomada pelo plenário do TSE, além de abordar as instruções normativas para as eleições de 2014.
A favor
De acordo com a relatora Nancy Andrighi, relatora da proposta, para calcular o número de cadeiras para cada estado, foi considerada a população de 2010, de 190,755 milhões de habitantes.
A população total foi dividida pelo número de cadeiras na Câmara (513). Nessa fase despreza-se a fração, considera-se o número inteiro. O estado que não chegou a 8, teve o número automaticamente arredondado. Com isso, 496 das 513 cadeiras foram preenchidas.
Após o cálculo, uma nova fase foi feita para dividir as 17 vagas que sobraram. Considerou-se então a população dos estados.
"A proposta assegura maior proporcionalidade entre as unidades da federação e o número de cadeiras. E ainda tem vantagem em fundar-se no cálculo previsto na legislação eleitoral. Defiro [o pedido do Amazonas] para reformular o número de deputados por estado nas eleições de 2014", disse a ministra.
O ministro Henrique Neves, que ajudou a criar a nova regra de distribuição, disse que a mudança acompanha a evolução do tamanho da população, que aumentou 14% entre 1998 e 2010. "É natural a necessidade de reajuste para efeito de proporcionalidade."
Também votaram a favor da mudança as ministras Laurita Vaz e Luciana Lóssio, além do ministro Dias Toffoli.
Toffoli, que também é ministro do STF, destacou que não analisou a constitucionalidade da divisão. "Os partidos políticos foram ouvidos. Não vejo nenhuma nulidade. Sem prejuízo de futuramente analisar a legalidade", destacou.
saiba mais
Contra
Só dois ministros votaram contra a redistribuição: Marco Aurélio Mello e Cármen Lúcia. Os dois ressaltaram que há inconstitucionalidade na divisão, uma vez que não caberia ao TSE decidir sobre a mudança, mas sim ao Congresso.
"Só se tranfere a competência que a Constituição permite. [...] O artigo 45, parágrafo 1º da Constituição, não faz qualquer referência ao TSE. Diz que o número será estabelecido por lei complementar", disse a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia.
O ministro Marco Aurélio também lembrou que o Congresso não decidiu. "Aqui não está o Congresso Nacional. Muito menos votando. Muito menos no campo administrativo. A República está assentada em três poderes harmônicos e independentes. A Carta da República delimita o campo de atuação de cada poder. [...] Não temos autorização constitucional. Estamos mexendo com a representação de 13 estados, uma dança das cadeiras, de exatamente 10 cadeiras", declarou.

VEJA A RELAÇÃO DAS BANDAS QUE FAZIAM SUPERFATURAMENTO COM A S PREFEITURAS

dícios revelam suposto envolvimento de empresários e bandas no desvio de recursos.

Por Thyago Macedo
Foto: Sérgio Costa
A Operação Máscara Negra, deflagrada nesta terça-feira (9), revela que o Ministério Público encontrou indícios da participação de empresários e bandas em esquema de desvio de recursos públicos, através de contratos superfaturados. Vários grupos musicais teriam sido usados por intermediários em processos sem licitações. Os valores pagos por shows chegam a superar 400% acima do mercado.
A ação do Ministério Público teve como foco os municípios de Macau e Guamaré. Na ação, o órgão divulgou: “dentre as bandas contratadas, sempre se destaca, pela frequência e pelos altos cachês, a Banda Grafith, pertencente a CHRISTIANO GOMES DE LIMA JÚNIOR (Júnior Grafith) e ANGÉLICA DIAS DE ARAÚJO. Nos últimos eventos, a contratação da referida banda passou a ser realizada com a intermediação do empresário EDVANIO DE OLIVEIRA DANTAS, cuja articipação nos eventos do Município tem crescido vertiginosamente”.
O órgão ministerial publicou ainda que: “Além da Banda Grafith, outras atrações têm participado com frequência dos eventos do Município, havendo fortes indícios de que estejam inseridas no esquema de desvio de recursos públicos através do superfaturamento de contratos, quais sejam, Cavaleiros do Forró, Banda Deixe de Brincadeira e Forró da Pegação”.
A ação informa também que, após vários meses de investigação, constatou-se de forma cristalina que as contratações, em todos os eventos, foram realizadas ilegalmente por empresários intermediários e com superfaturamento de preços, com a participação e engajamento de todos os investigados acima citados, quais sejam, Flávio Vieira Veras [ex-prefeito de Macau], Francisco Gaspar da Silva, José Romildo, Francisco Edson Ribeiro, Márcio Anderson Denis de Araújo, Christiano Gomes de Lima, Edvânio de Oliveira Dantas e das atrações Banda Grafith, Cavaleiros do Forró, Banda Deixe de Brincadeira e Forró da Pegação.
Segundo se apurou, FRANCISCO GASPAR DA SILVA PARAÍBA CABRAL, Presidente da Fundação de Cultura, realiza o primeiro contato com as bandas e é responsável por acertar os preços dos cachês, elaborando tabela de “pesquisa mercadológica”.
 

 

“Foi o que aconteceu em relação às festividades do Carnaval de 2011, cujas contratações por inexigibilidade de licitação foram deflagradas a partir de“Pesquisa Mercadológica” subscrita pelo Presidente da Fundação de Cultura, e se repetiu em relação à Festa do Sal de 2011 e ao Carnaval 2012”, explicou o Ministério Público.
Além da contratação ilegal por inexigibilidade de licitação e superfaturamento de preços, foram constatadas também diversas irregularidades nos contratos celebrados diretamente com pessoas físicas representantes de bandas formalmente inexistentes, já que não registradas nos órgãos competentes.

SINTE GANHA AÇÃO PARA CORREÇÃO DAS VANTAGENS DOS PROFESSORES

Em mais um vitória do SINTE/RN, o Tribunal de Justiça determinou ao estado a correção dos valores pecuniários das vantagens transformadas pela LCE 203/01 adequando-os à LCE 206/01. O governo do RN também foi condenado a pagar as diferenças a partir 20 de fevereiro de 2003 até a implantação da correção nos contracheques, a serem corrigidas de acordo com o disposto na sentença.
A ação coletiva movida pelo Sindicato cobrou a correta aplicação das Leis Complementares 203 e 206/2001, tendo em vista que o estado converteu as gratificações pecuniárias e de aperfeiçoamento, entre outras, sem levar em consideração que, no mês da conversão das gratificações para valor nominal, houve o reajuste dos salários dos professores e especialistas da rede estadual.
A decisão foi aprovada por unanimidade pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

EXPLOSÃO DE FABRICA CANDLESTINA DE FOGOS DILACERA CORPOS EM BELEM PB

DO BLOG DO MAGO:http://www.blogdomago.com/


Um local completamente destruído e Pedaços de corpos espalhados num raio de 400 metros; esse foi o saldo de uma explosão ocorrida na madrugada desta terça-feira (09) na localidade de Aldeia, zona rural de Belém, que vitimou duas pessoas.

A explosão teria ocorrido pouco depois das quatro horas da madrugada em um pequeno galpão que funcionava como uma fábrica clandestina de fogos de artifício, e pode ter sido provocada pelo uso de um candeeiro, usado para iluminar o local. Antonio Lopes da Silva, 37 anos e sua filha, Marília Macena Lopes dos Santos, de 19 anos, tiveram os corpos desintegrados, espalhados por toda parte. As cenas fortes encontradas no cenário da tragédia deram uma dimensão do tamanho da explosão. “Em toda a minha vida eu jamais tinha visto algo parecido.” Declarou um oficial do corpo de bombeiros que esteve no local. 

Um morador do local disse que após a explosão saiu para ver o que estava acontecendo e se deparou com os gritos da família que já chamavam pelo Antônio e pela filha. “Nós ouvimos o barulho, sentimos o chão tremer, depois saímos para ver o que estava acontecendo. A família chamava desesperadamente pelo Antônio e pela jovem Marília, e só quando o dia ficou claro foi que nós começamos a encontrar os pedaços dos corpos e entender o que tinha acontecido.” Conversou seu Antônio, morador do local.

Após ouvir vizinhos das vítimas, a polícia acredita que o homem tenha chegado ao local com uma luz de candeeiro, o que teria provocado a combustão, seguida da explosão. Foi possível ouvir o barulho da explosão num raio de até 12 km de distância do Sítio Aldeia.

Próximo do local da explosão a polícia encontrou o veículo saveiro, de cor azul, placas KGX 6894-PE, com uma carga de material explosivo usado para a fabricação dos fogos e os chamados, “chuveirinhos”, já prontos para a comercialização. O carro com o material foi apreendido, e a polícia tentará localizar o proprietário do material para os procedimentos legais. “Uma das nossas preocupações agora é identificar quem fornecia o material explosivo para que a vítima usasse na linha de produção.” Comentou o agente Nóbrega do GTE – Grupo Tático Especial – da Polícia Civil. O policial aproveitou para pedir que seja denunciada esse tipo de fabricação de fogos de artifício que não tenha a liberação para funcoinamento.

A família é de Guarabira e há pouco mais de um ano estava residindo na localidade. Sua vinda para a zona rural do município de Belém, teria sido em razão do trabalho com o material explosivo.







Participaram das buscas pelos corpos, a Polícia Militar do Pelotão de Belém, a polícia civil – GTE/Guarabira – e policiais do Corpo de Bombeiros.

POLICIA PRENDE 9 PESSOAS POR SUPERFATURAMENTO EM SHOWS DE BANDAS PARA PREFEITURAS


FONTE: TRIBUNA DO NORTE
A Operação Máscara Negra, sob apoio da Polícia Militar do RN, prendeu nove pessoas. A maioria ocupa ou já ocupou cargos públicos. De um total de dez mandados de prisão, apenas o ex-prefeito de Guamaré, Emílson de Borba Cunha, conhecido como Lula, agora considerado foragido. O valor do superfaturamento, de acordo com o Gaeco, chegava a ser até quatro vezes superior ao normal.

O esquema de supostas fraudes investigado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte aponta que apenas uma empresa lucrou R$ 1,1 milhão no ano de 2012 apenas em contratos firmados com a Prefeitura de Guamaré.

De acordo com a promotora Patrícia Antunes, parte das fraudes ocorria principalmente através de superfaturamento na contratação de bandas, estruturas de som e palco feitos na modalidade "inexigibilidade de licitação". Esses contratos, ainda de acordo com a coordenadora do Gaeco, chegavam a custar até 400% acima do preço cobrado pelos mesmos serviços e/ou estruturas em outros municípios.

Em alguns casos, ocorria a emissão de cheques em nomes das bandas, mas que na verdade seriam eram sacados por servidores das duas prefeituras, e em seguida faziam o rateio entre eles.

Além das prisões, o MP conseguiu cumprir os 59 mandados de busca de apreensão nos municípios de Macau [23], Natal [12], Guamaré [12], Mossoró [2], Caraúbas e Parelhas [um mandado em cada cidade]. Houve mandados de busca e apreensão também nos estados da Paraíba, Ceará, Pernambuco, Bahia e São Paulo.

De acordo com a promotora e coordenadora do Gaeco, Patrícia Antunes, os presos nesta operação são:

>> Katiúrcia Miranda de Fonseca [chefe de gabinete da Prefeitura de Guamaré];
>> Kaline Karen de Fonseca [filha do ex-prefeito de Guamaré, Auricélio dos Santos Teixeira, e que ocupa o cargo de Secretária de Turismo naquele município];
>> Kelly Margareth Miranda de Fonseca [ex-secretária de Turismo de Guamaré, e mulher de Auricélio Teixeira];
>> Gelsa Morais, tesoureira da Prefeitura de Guamaré;
>> Tércia Raquel, secretária de Administração e Finanças de Guamaré;
>> Francinilson Nunes Cabral;
>> Fábio Alves de Miranda;
>> Rosângela de Morais Freire;
>> Clodoaldo Bahia, empresário do ramo de decoração.

O MP informou ainda que as buscas e apreensões ocorreram nos seguintes locais:

>> Escritórias das bandas Cavaleiros do Forró, Forró da Pegação e Deixe de Brincadeira;
>> Designer Brasil, de propriedade do empresário Clodoaldo Brasil;
>> Rafa Produções;
>> Escritório da banda Aviões do Forró;
>> KN Produções, em Mossoró;
>> Residência do artista e atualmente vereador de Natal, Christiano, conhecido como Junior Grafith, localizado em Nova Parnamirim.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

BOA NOTÍCIA:TJ RN OBRIGA GOVERNO A PAGAR 16 HORAS EXTRAS A TODOS PROFESSORES DO ESTADO



O Governo do Estado foi obrigado a pagar 16 horas extras por mês para cada professor da rede pública estadual de ensino. A determinação é retroativa a 2008. A decisão liminar foi do desembargador Claudio Santos. A ação foi assinada pelo advogado Carlos Gondim que representa o Sindicato dos Trabalhadores em Educação.
“Diante do exposto, exrcendo o juízo de retrataçäo, defiro, em parte, 0 pedido de antecipaçâo da tutela recursal, para determinar que o Estado do Rio Grande do Norte remunere os professores por mais 04 horas de trabaìho, tendo como base o valor da hora normal, como já explicitado, até que se efetive o direito à carga horária de 30 (trinta) horas, sendo 2O (vinte) horas em sala de aula e 10 (dez) honras para atividades extraclasse, como previsto na lei de regência”, diz o desembargador na decisão.
A ação foi originada porque a lei que instituiu o Piso Nacional do Professor definiu que o docente deve cumprir dois terços da carga horária em sala de aula e um terço em atividade extra classe, como corrigir provas e qualificação.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação acionou judicialmente o Estado porque os professores da rede pública estavam cumprindo 24 horas em sala de aula e 6 horas na atividade extra. “A carga horária do professor é de 30 horas, ele (o docente) está dando 4 horas a mais em sala de aula”, explicou o advogado Carlos Gondim.
O pleito inicial era uma liminar para instituir as 20 horas em sala e outras dez para as tarefas extras. No entanto, o juiz de primeira instância Airton Medeiros negou o pedido. No recurso ao Tribunal de Justiça, o desembargador Claudio Santos analisou que limitar a carga horária na sala de aula a 20 horas traria grande transtorno no planejamento da rede e, a partir disso, determinou o pagamento das horas extras. No total, são quatro horas por semana, ou seja, 16 horas semanais para cada professor.
O cálculo será retroativo a 2008.
A decisão é passível de recurso do Governo do Estado.

CASAL É FEITO REFEM EM PIPA É LEVADO A UM MOTEL EM NOVA CRUZ

Um casal de natalenses foi feito refém na praia da Pipa, no litoral Sul do Rio Grande do Norte, levado para uma cidade vizinha, amarrado e ainda forçado a assistir os assaltantes fazendo sexo dentro de um motel. Segundo a Polícia Militar, toda a violência, que aconteceu ao longo da madrugada deste último sábado (6), durou aproximadamente seis horas.
As vítimas tiveram um notebook, R$ 500 em dinheiro e o carro roubados. O veículo, modelo Fiat Uno Sport, de cor amarela e placas NNV 5015, até o momento não foi encontrado. Os criminosos, segundo o tenente Raimundo Sobrinho, são dois casais que ainda não foram identificados.
O tenente confirmou ao G1 que o casal mora em Natal e foi passar o final de semana na praia da Pipa, no município de Tibau do Sul. Por volta das 2h, numa das principais ruas da Baía dos Golfinhos, as vítimas foram surpreendidas por dois homens e duas mulheres. O casal foi obrigado e entrar no carro e de lá foi levado para um motel na cidade de Nova Cruz, distante 50 quilômetros.
No motel, ainda de acordo com o oficial da PM, o casal foi amarrado e obrigado a ver os assaltantes fazendo sexo. Na fuga, já por volta das 8h, os criminosos levaram o carro, um notebook que estava no veículo e R$ 500 em dinheiro.
Depois que conseguiram se libertar, as vítimas chamaram a polícia. Guarnições realizaram diligências em busca dos suspeitos, mas ninguém foi preso até o momento. O carro do casal também não foi encontrado.

CAOS NA SAUDE EM NATAL RN

O Hospital Santa Catarina, na zona Norte de Natal, está superlotado. Na unidade, que é referência para grávidas de alto risco no Rio Grande do Norte, faltam macas, profissionais e até aparelhos de ar condicionado, o que aumenta o desconforto das pacientes. Um bebê, recém-nascido, sofre constantes convulsões. E pelos corredores, grávidas dormem no chão, espalhadas pelos pelos corredores e são abanadas para amenizar o calor.
Os problemas na unidade foram denunciados pelos próprios funcionários. Segundo eles, (veja o vídeo ao lado), a situação piorou ao longo deste último final de semana, como mostra matéria feita pela Inter TV Cabugi, exibida nesta segunda-feira (8).
Um dos problemas encontrados na maternidade é o calor. O aparelho de ar condicionado está quebrado há bastante tempo. “Tem seis meses que o ar não funciona. Com essa superlotação, os municípios não cumprem com sua missão. A gente não consegue mais. É impossível você trabalhar em condições normais. Nós estamos adoecendo. Hoje, que se fala de parto humanizado e humanização do atendimento, a gente vê essas condições. Isso aqui é guerra. É guerra pura”, diz a obstetra Conceição Pinheiro.
O secretário de Saúde do Rio Grande do Norte, Luiz Roberto Fonseca, afirmou que reconhece os problemas e que o Estado tentará procurar soluções para as questões. No entanto, ele ainda aponta que os municípios também devem atender ao dever de atender as gestantes. “Nós temos ciência, inclusive em função dessa percepção. Nós temos conversado com alguns colegas a respeito da superlotação da obstetrícia, da própria clínica médica, da clínica pediátrica e conversando com esses colegas e com a própria direção. Nós sabemos que a situação do Hospital Santa Catarina é de superlotação. Não é diferente da situação que a gente enfrenta em todos os outros hospitais, mas ela tencionou no Santa nesse final de semana e nós vamos avaliar essa situação localmente”, disse.
No hospital, também não há macas para as grávidas. Maria Luisa Guedes passou a noite do domingo e amanheceu nesta segunda no chão. “Estou desde ontem à noite deitada ou sentada no chão. Não tinha mais maca para me botarem deitada”, afirmou a paciente.
Andrea da Silva deu a luz ao seu filho, mas até agora a criança não recebeu o banho. “A pessoa precisa deles e nenhum aparece para dar banho no menino. Posso fazer o que?”, reclamou. “Aqui não está tendo água. É um calor infernal. Nem tem aleitamento para a gente, nem maca. Aqui não tem nada. Calamidade total”, acrescentou a gestante Arilda Costa da Silva.
Algumas salas que foram inauguradas para funcionar como sala de parto não estão abrigando as mães que já tiveram seus filhos. “Nós não temos condições de prestar um assistência com cinco técnicos de enfermagem e uma enfermeira sozinha no setor. Então, é impossível uma situação dessa. A gente faz o que pode. Mas, com certeza, vai deixar muita coisa a desejar, porque não tem condições de a gente dar uma assistência desse jeito”, argumentou Maria da Conceição Lemos, enfermeira do hospital.
Uma das médicas ouvidas pela reportagem afirma que uma criança tem seguidas convulsões desde o domingo. No entanto, ela não consegue a transferência para nenhuma UTI. “Ele está em uma situação gravíssima. Imagine como é para nós, profissionais pediatras, nos depararmos com numa situação dessa, ficarmos de mãos atadas e incapacitados, sem ter o que fazer. Antes mesmo dela convulsionar, nós tentamos a vaga, pensando na possibilidade de que ela poderia vir a convulsionar, por que ela nasceu com anoxia grave, quando o bebê nasce sem respirar. Ela nasceu às 12h20 e à tarde começou a convulsionar”, relata a enfermeira.

CAMINHÃO SEM FREIO PROVOCA ACIDENTE NA AVENIDA DA INTEGRAÇÃO


Por Thyago Macedo
Fotos: Thyago Macedo
Um caminhão sem freio causou um acidente na avenida Prudente de Morais, no bairro de Candelária, na tarde desta segunda-feira (8). O veículo descia a via no sentido da avenida Governador Tarcisio Maia, conhecida como avenida da Integração, e acabou arrastando outros três carros.
 

 
O motorista do caminhão, Edvan Monteiro, explicou que descendo a ladeira e, mais ou menos em frente à Delegacia de Plantão da Zona Sul sentiu que o veículo já estava sem freio. “De imediato, eu tentei parar utilizando a redução de marcha. No entanto, como o caminhão estava pesado, porque está carregado com cimento, acabou descendo mesmo assim”.
Edvan contou ainda que o semáforo estava vermelho para ele e vários carros estavam parado no local. Por esse motivo, três veículos, sendo um Ford Ka, um Honda Fit e um Vectra, foram atingidos pelo caminhão e arrastado por alguns metros.
O acidente só não foi maior porque o motorista do caminhão conseguiu puxar a direção para o sentido da avenida da Integração e acabou subindo o canteiro e se chocando com uma mureta colocada para proteger um poste de alta tensão. Com o impacto da batida, Edvan chegou a ficar com as pernas presas.
 

 
O Corpo de Bombeiros e os paramédicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência estiveram no local e prestaram socorro às vítimas, que tiveram apenas escoriações. No momento do acidente, além do motorista, outro funcionário da empresa de cimento estava como passageiro no carro.

Edvan Monteiro informou ainda que o caminhão está carregado com aproximadamente 50 sacos de cimento, cada um com aproximadamente 50 quilos. Devido ao acidente, o trânsito ficou bastante lento para quem subia e descia pela avenida Prudente de Morais.

SINTE RN REGIONAL DE NOVA CRUZ DIVULGA CALENDARIO DE ATIVIDADES DA SEMANA

Confiram o calendário de atividades e lutas da Regional.

  • DIA 08/04/2013 SEGUNDA-FEIRA - BREJINHO/RN 
- ASSEMBLEIA NA ESCOLA M. DINARTE DE NEDEIROS MARIZ, ÀS  9:30 HORAS
- PAUTA: AÇÃO JÁ AJUIZADA COBRANDO O SALÁRIO DE DEZEMBRO DE 2012 DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL, GREVE NACIONAL NOS       DIAS 23, 24 E 25 DE ABRIL, IMPLANTAÇÃO DE 1/3 DE HORA-ATIVIDADE, ETC.
  • DIA 09/04/2013 TERÇA-FEIRA -   ESPÍRITO SANTO/RN 
- ASSEMBLEIA NA ESCOLA M. LENIRA GOMES TEIXEIRA, ÀS  9:30 HORAS
- PAUTA: RETROATIVIDADE DO PISO JÁ IMPLANTADO, CORREÇÃO DA TABELA SALARIAL, GREVE NACIONAL NOS DIAS 23, 24 E 25 DE   ABRIL, IMPLANTAÇÃO DE 1/3 DE HORA-ATIVIDADE, ETC.
  • DIA 10/04/2013 QUARTA-FEIRA: PASSAGEM/RN
- ASSEMBLEIA NA ESCOLA M. MINISTRO JARBAS PASSARINHO, ÀS  9:30 HORAS
- PAUTA: REAJUSTE DO PISO DO MAGISTÉRIO RETROATIVO A JANEIRO, GREVE NACIONAL NOS DIAS 23, 24 E 25 DE ABRIL, IMPLANTAÇÃO DE 1/3 DE   HORA-ATIVIDADE, ETC.  
  • DIA 11/04/2013 QUINTA-FEIRA - SERRA DE SÃO BENTO/RN 
- AUDIÊNCIA ÀS 09:00 HORAS, NA SEDE DA PREFEITURA
- ASSEMBLEIA ÀS 15:30 HORAS, NO CEMEI DONA BELA
- PAUTA: REAJUSTE DO PISO DO MAGISTÉRIO RETROATIVO A JANEIRO, GREVE NACIONAL NOS DIAS 23, 24 E 25 DE ABRIL, IMPLANTAÇÃO DE 1/3 DE   HORA-ATIVIDADE, ETC.  
  • DIA 12/04/2013 SEXTA-FEIRA - LAGOA D'ANTA/RN 
- ASSEMBLEIA ÀS 09:30 HORAS, NA ESCOLA MUNICIPAL FELIPE ANDRÉ BEZERRIL SOUTO
- PAUTA: AÇÃO JÁ AJUIZADA COBRANDO O SALÁRIO DE NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2012 DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL, GREVE   NACIONAL NOS DIAS 23, 24 E 25 DE ABRIL, IMPLANTAÇÃO DE 1/3 DE HORA-ATIVIDADE, DISCUSSÃO SOBRE REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA, ETC.
  • DIA 12/04/2013 SEXTA-FEIRA - SÃO JOSÉ DO CAMPSTRE/RN
- ASSEMBLEIA ÀS 15:00 HORAS, NA ESCOLA MUNICIPAL JARDELINA FREIRE DO NASCIMENTO
- PAUTA: SALÁRIOS ATRASADOS DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL, GREVE NACIONAL NOS DIAS 23, 24 E 25 DE ABRIL, IMPLANTAÇÃO DE   1/3 DE HORA-ATIVIDADE, DISCUSSÃO SOBRE REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA, ETC.


É A REGIONAL DE NOVA CRUZ DE LUTAS E PRESENTE!
NOSSA UNIÃO É NOSSA FORÇA PARA CONQUISTAR!


'DAMA DE FERRO" MORRE AOS 87 ANOS

A ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher morreu, na manhã desta segunda-feira (8), após sofrer um derrame. A notícia foi confirmada pelo porta-voz da "Dama de Ferro", que foi a primeira-ministra britânica entre 1979 e 1990, e faleceu aos 87 anos, na Inglaterra.

"É com grande tristeza que Mark e Carol Thatcher anunciam que sua mãe, a baronesa Thatcher, morreu pacificamente em seguida a um derrame nesta manhã".
Thatcher foi a primeira mulher a se tornar primeira-ministra do Reino Unido, cargo que ocupou entre os anos 1979 e 1990
Primeira mulher a ocupar o posto de premiê, Margaret Tatcher ganhou notoriedade mundial também por sua postura como chefe de Estado. Com estilo autoritário e crítica frequente do modelo adotado pela então União Soviética, a ex-primeira-ministra ganhou o apelido de "Dama de Ferro" também por ter sobrevivido a um atentado em 1984.

Antes de ser primeira-ministra, Margaret Tatcher foi eleita parlamentar em 1959. Posteriormente, foi secretária do Departamento de Educação e Habilidades, em 1970. Em 1975, ela foi eleita líder do Partido Conservador, sendo a primeira mulher a liderar um dos principais partidos do Reino Unido e, em 1979, ela se tornou a primeira mulher a ser primeira-ministra do Reino Unido.

Foi durante o governo de Thatcher que o Reino Unido disputou a Guerra das Malvinas, pela posse das Ilhas Malvinas, em inglês Falklands, com a Argentina. A guerra ocorreu entre abril e junho de 1982, matou 649 soldados argentinos e 255 britânicos. O arquipélago foi recuperado pela nação europeia, mas a disputa territorial ocorre até os dias de hoje e tanto a Argentina quanto o Reino Unido consideram a soberania territorial uma questão de orgulho nacional.

A vida da ex-primeira ministra foi representada no cinema no filme "A Dama de Ferro", de 2011. No longa-metragem dirigido por Phyllida Lloyd, Meryl Streep interpretou a conservadora premiê britânica, papel que rendeu o Oscar de melhor atriz à produção.

POR R$ 600,00 CONSEGUE-SE CONCLUIR O ENSINO MÉDIO EM UM DIA


“Conclua seus estudos em poucos dias”. Essa é a promessa que alguns cursinhos de Natal oferecem para quem deseja queimar etapas dos ensinos fundamental ou médio sem precisar dedicar vários anos aos estudos. Em apenas um único dia, é possível obter o certificado de conclusão do ensino básico ou secundário. A proposta é ofertada em faixas publicitárias espalhadas pela cidade e chama atenção de quem deseja “ganhar tempo”. Mas a propaganda esconde um fato: é preciso viajar até à Paraíba para realizar as provas que custam entre R$ 600,00 e R$ 750,00. E há algo considerado estranho pela secretaria de Estado da Educação  (SEEC): o aluno não precisaria viajar pra o Estado vizinho, pois a mesma modalidade de ensino, com regras mais rigorosas, é oferecida aqui no Estado.
Júnior SantosAs faixas anunciando a facilidade de diplomas de ensino fundamental e médio estão por toda NatalAs faixas anunciando a facilidade de diplomas de ensino fundamental e médio estão por toda Natal

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) estabeleceu, em 1996, o supletivo através da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Existem duas possibilidades de conseguir o certificado de ensino: aulas presenciais três vezes por semana ou apenas a aplicação de provas, popularmente chamada de “banca de provas”. No primeiro caso, os nove anos do ensino fundamental são reduzidos a dois e os três anos do ensino médio, abreviados à metade.

Sala de aula

Quem não quer voltar às salas de aula pode optar por submeter aos exames. O aluno estuda em casa e vai à escola apenas para responder as provas. Esse tipo de ensino é previsto em lei e cabe a cada Estado controlar a aplicação dos testes. Até ano passado, no RN, as escolas particulares poderiam oferecer essa modalidade de supletivo. Porém, uma decisão do Conselho Estadual de Educação (CEE) bloqueou essa possibilidade. Atualmente, apenas a SEEC pode oferecer o supletivo através de provas.

Assim como o CEE do RN, outros conselhos também decidiram proibir o supletivo de provas nas escolas privadas. É assim em quase todos os Estados, menos na Paraíba. No Estado vizinho, pelo menos três escolas ainda aplicam o teste. A oferta gera uma procura dos Estados vizinhos e verdadeiras caravanas invadem, a cada dois meses, a Paraíba. O presidente do CEE paraibano  faz duras críticas ao sistema. Ele alega que já tentou barrar a aplicação das provas, mas as escolas mantém o sistema através de liminares judiciais. “Isso é uma tramóia. Uma máquina de entregar certificado de ensino. Existe uma fiscalização, mas não podemos fazer nada porque eles conseguem liminares na Justiça”, diz o professor José Neto.

De acordo com o presidente do CEE da Paraíba, cerca de cinco mil pessoas fazem as provas nas escolas autorizadas pela secretaria do Estado. “Tem uma escola em João Pessoa, uma em Patos e outra em Queimadas”, explica. Mas a “farra”, como salienta o presidente, tem data para acabar. O decreto que autoriza o exercício das escolas tem validade até setembro.


Setembro

Enquanto o decreto tem validade, os cursinhos lucram. Hoje, um cursinho de Natal, o “Faça Supletivo”, vai levar mais de 400 pessoas para realizar as provas em João Pessoa (PB). Cada aluno pagou R$ 600,00. “O valor dá direito a fazer prova, ônibus com guia e almoço”, enfatizou, por telefone, um funcionário do cursinho.

Tanto no RN como na PB, os alunos que se submetem ao supletivo de “banca de provas” fazem provas de todas as disciplinas. Aqui, são 40 questões por disciplina e para ser aprovado é preciso acertar 20. É possível fazer, no máximo, duas provas por dia. Na PB, são 12 questões por prova sendo necessário acertar seis questões. É possível fazer todas as provas em um único dia.

domingo, 7 de abril de 2013

16 CIDADES TIVERAM PREFEITOS ELEITOS HOJE

Mais de 140 mil eleitores de 16 municípios brasileiros voltaram às urnas neste domingo (7) para escolher novos prefeitos. Seis meses depois das eleições que definiram os candidatos vitoriosos, os pleitos foram realizados novamente porque os escolhidos em 2012 tiveram as candidaturas anuladas pela Justiça Eleitoral.
saiba mais
As novas eleições ocorreram em: Pedra Branca do Amapari, no Amapá; Muquém do São Francisco, na Bahia; Diamantina, Cachoeira Dourada, São João do Paraíso e Biquinhas, em Minas Gerais; Joaquim Távora, no Paraná; Caiçara do Rio do Vento e Serra do Mel, no Rio Grande do Norte; Triunfo, Fortaleza dos Valos, Sobradinho e Tucunduva, no Rio Grande do Sul; e Eldorado, Coronel Macedo e Fernão, em São Paulo.
Confira os resultados nos 16 municípios que tiveram novas eleições neste domingo:
Pedra Branca do Amapari (AP)
Prefeito eleito: Genival Santana (PR)
Muquém de São Francisco (BA)
TRE apontou vitória de Evandro dos Santos Guimarães (PT), mas resultado ainda aguarda decisão judicial
Joaquim Távora (PR)
Prefeito eleito: Gelson Nassar (PSDB)
Coronel Macedo (SP)
Prefeito eleito: Edivaldo Neres (PSDB)
Eldorado (SP)
Prefeito eleito: Eduardo Fouquet (PMDB)
Fernão (SP)
Prefeito eleito: Altemar Canelada Campos (PTB)
Biquinhas (MG)
Prefeito eleito: Carlos Alberto Rodrigues Pereira (PR)
Cachoeira Dourada (MG)
Prefeito eleito: José Marcio Storti (PTB)
Diamantina (MG)
Prefeito eleito: Paulo Célio (PSDB)
São João do Paraíso (MG)
Prefeito eleito: Antônio de Oliveira Pinto (PSDB)
Caiçara do Rio do Vento (RN)
Prefeita eleita: Ceiça Lisboa  (DEM)
Serra do Mel (RN)
Prefeito eleito: Fábio Bezerra de Oliveira (PMDB)
Fortaleza dos Valos (RS)
Prefeito eleito: Adair Toledo (PDT)
Sobradinho (RS)
Prefeito eleito: Luiz Affonso Trevisan (PMDB)

Tucunduva (RS)
Prefeito eleito: Paulo Roberto Schwertz (PMDB)
Triunfo (RS)
Prefeito eleito: Mauro Poeta (PMDB)
Pendências da eleição 2012
Segundo o secretário-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Henrique Braga, a disputa nos 16 municípios ocorreu sem problemas.
Braga afirmou neste domingo (7) que a Justiça Eleitoral espera resolver até junho deste ano todas as pendências da eleição do ano passado.
Está marcada também a disputa para a cidade de Meruoca, no Ceará, para o dia 5 de maio. Outros quatro municípios também podem passar por novas eleições, mas os nomes não foram informados.
Segundo a legislação eleitoral, quando o eleito tem mais de 50% dos votos e a candidatura é barrada, deve ser feito novo pleito. Quando o candidato cujos votos tenham sido anulados receberam menos de 50% dos votos, assume o segundo colocado. Atualmente, as cidades estão sendo governadas interinamente pelo presidente da Câmara Municipal.
Entre as irregularidades que levam à anulação do registro de candidatura, ainda durante o processo eleitoral, estão práticas como fraude, falsidade, coação, abuso de poder, compra de votos ou emprego de processo de propaganda vedado por lei.
Além disso, no ano passado entrou em vigor a Lei da Ficha Limpa, que barra políticos condenados em diversos crimes na Justiça por órgão colegiado ou que tiveram contas rejeitadas à frente de administrações anteriores. Muitos candidatos concorreram em 2012 garantidos por recursos, mas, em alguns casos, a inelegibilidade acabou confirmada pela Justiça Eleitoral e a candidatura foi anulada.

PORTEIRO MATA FILHO E ESPOSA AO SABER QUE O MENINO NÃO ERA DELE

Volta a repercutir no Facebook uma cena de descontrole mental por parte de uma pessoa que se diz ser humano, Falo de Odair José de Oliveira Santos, apelidado de "DAI", 36 anos, natural de Maiquinique, porteiro da Câmara de Vereadores da cidade.O crime aconteceu na Rua Maria Dália, bairro Tiradentes em Maiquinique por volta dás 16:00hs, o acusado chegou em casa chamou a ex esposa Débora Santos Lima, 19 anos, para uma conversa, e durante a conversa o indivíduo começou a agredi-la, ela correu para o banheiro e ele começou a bater a sua cabeça contra o chão, por tantas vezes que a matou. Após matar a ex companheira Odair pegou o seu filho de apenas 08 meses, Erick de Oliveira Lima, e também o matou, lançando-o por várias vezes contra o chão.


ATENÇÃO CENAS FORTÍSSIMAS: 
As cenas abaixo não podem ser vistas por pessoas cardíacas ou menores de 18 anos.





Depois de matar a mulher e o filho o indivíduo tentou se matar tomando o veneno conhecido como “chumbinho”. sem o imediato efeito do veneno, ele tentou sair da residência e cambaleando foi socorrido por um popular que o levou ao Hospital da cidade, que ficava próximo a residência de Débora. Chegando no hospital o assassino contou então para uma enfermeira o ocorrido, que havia cruelmente matado a ex mulher e o seu filho no banheiro de casa.A notícia se espalhou pela cidade e a população extremamente revoltada quebrou as grades do hospital, invadindo o ambulatório e retirando o bandido para fora do local. Na ânsia de fazer justiça pelos crimes cometidos contra uma mãe e seu filho, o povo enfurecido espancou e apedrejou o bandido, e com ele ainda vivo atearam fogo ao seu corpo.

A Polícia Militar foi acionada, porém a população revoltada não deixou que os policiais se aproximassem, foi então pedido reforço ao PETO de Itapetinga, porém ao chegar na cidade já não havia o que ser feito pois o homem já se encontrava sem vida. A justiça pelas próprias mãos não é justificável num país que tem uma lei séria e onde os criminosos são punidos. Já no Brasil, onde o povo está preso e a bandidagem nas ruas matando e roubando a sensação de impunidade acaba imperando.

O povo vai sendo tomado pela revolta. A população se vendo defronte de uma situação de tal impacto psicológico perde totalmente o controle e ela própria passa a querer a imediata justiça. Como sabe da inércia do nosso poder judiciário acaba cometendo anomalias como essa. O que o povo de Maiquinique quis foi apenas fazer justiça, num país onde essa palavra é totalmente inexistente. Odair que tentou se matar finalmente conseguiu o seu intento.

CAIÇARA DO RIO DOS VENTOS E SERRA DO MEL TEM NOVOS PERFEITOS

A candidata Conceição de Maria Gomes Lisboa Rocha (Ceiça), apoiada pela coligação “Unidos por uma Caiçara melhor”, integrada por PR/PSDB/DEM/PSD/PP, é a nova prefeita do município de Caiçara do Rio do Vento.

Ceiça foi eleita neste domingo (7) durante as eleições suplementares realizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral – TRE/RN. Ela obteve 1.719 votos (56,31%), contra 1.334 (43,69%) votos do seu adversário Arnaldo Aciole, do PMDB. Foram apurados 5.153 votos, desses, 3.053 foram votos válidos, 23 brancos, 77 nulos. A abstanção foi de 296 votos, ou 8,58%

O que provocou a eleição suplementar em Caiçara do Rio do Vento foi o fato do candidato Felipe Muller ter seu registro de candidatura indeferido em virtude do seu pai ter exercido o cargo de prefeito por dois períodos consecutivos, o que contraria a Constituição Federal por caracterizar um terceiro mandato por pessoas pertencentes a um mesmo grupo familiar.
O candidato Fábio Bezerra de Oliveira (Fabinho), da coligação “Serra do Mel de Todos”, integrada por PMDB/PP/PR, foi eleito prefeito de Serra do Mel. Ele conquistou 4.077 votos (53,08%), contra 3.604 votos (46,92%) dados à sua adversária, Francisca Rodrigues Costa (Dona Francisca), da coligação “A mudança é pra valer, essa mudança inclui você”, composta de PT/PTB/PCdoB.

Foram computados 7.631 votos válidos, 63 brancos, 181 nulos e uma abstenção de 1.108 votos (12,27%).

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), as eleições suplementares que aconteceram hoje em Serra do Mel e Caiçara do Rio dos Ventos foram tranquilas e não foram registradas ocorrências graves.  O Rio Grande do Norte foi o terceiro de 7 Estados que realizaram eleições suplementares a concluir a totalização dos votos.

Fonte: TRE/RN