LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

sábado, 2 de junho de 2012

PROGRAMAÇÃO FESTIVA E RELIGIOSA DO SÃO JOÃO EM MONTANHAS


P R O G R A M A Ç Ã O  
S O C I O C U L T U R A L
QUERMESSE: Atrações Musicais, Culturais, Barracas com comidas típicas etc.
* 15/06 à 17/06 – Largo da Igreja Matriz
* 21/06 a 23/06 – Largo da Igreja Matriz

S H O W  R E L I G I O S O
*21/06 – Banda Unidos por Deus e Leia e Sônia
*22/06 – Pe. Jorge Alves e Marcos Aurélio

F E S T A  S O C I A L (A partir das 23h – Praça de Eventos)
*22/06 –  Eliane a Rainha do Forró; Hélio dos Teclados; Balança Bebê
*23/06 – Sirano e Sirino; Forró Pegada Forte; Lucivânio Show

F E S T I V A L  D E  Q U A D R I L H A S
*24/06 – Ginásio Esportivo, tendo início após a procissão de São João Batista.

_______ x _______

FESTA DO PADROEIRO SÃO JOÃO BATISTA: PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

Convite
Estimados irmãos e irmãs,
Nas alegrias e esperanças, envolvidos pelo Espírito de Jesus Ressuscitado, mais uma vez nos dispomos a festejar o Padroeiro São João Batista, que teve a grande missão de ser o Precursor de Cristo, preparando os caminhos e convidando todos a conversão para que em seguida fossem batizados na Água e no Espírito.
Neste ano de 2012 teremos como Tema: A MISSÃO DA FAMÍLIA CRISTÃ NO MUNDO DE HOJE. Com esse tema queremos chamar a atenção de todos os fiéis a renovarem as forças na convivência familiar e a enfrentarem com coragem os desafios na certeza de que Deus caminha conosco e deseja a felicidade de todas as famílias.
Que Deus possa abençoar todas as famílias de Montanhas/RN e nos possibilitar a graça de uma Boa Festa!
Fraternalmente,
Pe. Leilson Leandro da Silva
Vigário Responsável
DIA 15 – SEXTA-FEIRA
5h30min – Alvorada em frente a Igreja Matriz
18h30min – Procissão com a Bandeira do Padroeiro
19h20min – Hasteamento da Bandeira
19h30min – Missa de Abertura
Tema: A MISSÃO DA FAMÍLIA CRISTÃ NO MUNDO DE HOJE
Presidente: Pe. Shirleno Sharlisson de Oliveira – Vigário Paroquial de Ganguaretama
Noiteros: Poderes Executivo e Legislativo
DIA 16 – SÁBADO
5h – Caminhada Penitencial
19h – Missa
Tema: O MATRIMÔNIO E A COMUNHÃO ENTRE DEUS E OS HOMENS
Presidente: Pe. Janilson Francisco de Macedo – Vigário Paroquial de Nova Cruz
Noiteros: Comerciantes, Empresários, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, Acólitos e Grupos de Cântico: “Javé nossa Justiça” e “Vem e Segue-me”
DIA 17 – DOMINGO
19h – Missa
Tema: OS FILHOS, DOM PRECIOSÍSSIMO DO MATRIMÔNIO
Presidente: Pe. Leilson Leandro da Silva
Noiteros: Escolas Municipais, Escolas Estaduais, Escolas Particulares, Pastoral da Catequese e Ministério da Criança
DIA 18 – SEGUNDA-FEIRA
5h – Caminhada Penitencial
12h – Oração devocional das 1000(Mil) Ave-Marias.
19h – Missa
Tema: FAMÍLIA, TORNA-TE AQUILO QUE ÉS!
Presidente: Pe. João Paulo Costa da Silva – Administrador Paroquial de Jandaíra
Noiteros: Mãe Peregrina, Terço dos Homens e Apostolado da Oração
DIA 19 – TERÇA-FEIRA
5h – Caminhada Penitencial
19h – Missa
Tema: A UNIDADE INDIVISÍVEL DA COMUNHÃO CONJUGAL
Presidente: Pe. Severino da Silva Neto – Administrador Paroquial de Angicos
Noiteros: Comunidades: São Miguel, Ingá, Campestre, Lagoa de Pedra, Lagoa Nova, Serrote, Barbaço, Botafogo e Curimatã
DIA 20 – QUARTA-FEIRA
5h – Caminhada Penitencial
19h – Missa
Tema: A RESPONSABILIDADE NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS
Presidente: Pe. Darci Lopes de Araújo – Administrador de Lagoa de Pedras
Noiteros: Pastoral do Dízimo, Associação de São Vicente de Paulo
DIA 21 – QUINTA-FEIRA
5h – Caminhada Penitencial
19h – Missa
Tema: A FAMÍLIA NO MISTÉRIO DA IGREJA
Presidente: Pe. José Pereira da Silva Neto – Vigário Paroquial de Santa Cruz
Noiteros: Renovação Carismática Católica – RCC e Casais da Equipe de Nossa Senhora do Rosário – Natal/RN
DIA 22 – SEXTA-FEIRA
5h – Caminhada Penitencial
19h – Missa
Tema: O MATRIMÔNIO, SACRAMENTO DE SANTIFICAÇÃO MÚTUA E ATO DE CULTO
Presidente: Pe. Jorge Alves Cardoso – Vigário Paróquia de Santa Cruz/RN
Noiteros: Ministério Jovem, Catequese de Crisma, Motoristas e Motoqueiros
DIA 23 – SÁBADO
5h – Caminhada Penitencial
19h – Missa e Casamentos Comunitários
Tema: MATRIMÔNIO E EUCARISTIA
Presidente: Pe. Leilson Leandro da Silva
Noiteiros: Poder Judiciário, Cartório Único Judiciário e Polícia Militar
DIA 24 – DOMINGO
SOLENIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA
5h30min – Alvorada em frente a Igreja Matriz
9h – Batizados
12h – Pipocaço (Queima de Fogos)
16h – Missa do Padroeiro seguida de Procissão com a Imagem de São João Batista
Presidente: Pe. Cláudio Luiz de Carvalho – Pároco de Pedro Velho
Fonte: O Precursor

PESQUISA APONTA EMPATE NAS ELEIÇÕES DOS EUA

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, obteria 49% dos votos e seu rival republicano, Mitt Romney, 46%, se as eleições fossem realizadas hoje, segundo uma pesquisa de opinião da emissora de televisão americana CNN, com margem de erro de 3 pontos percentuais, divulgada nesta sexta-feira.
O resultado da pesquisa indica um empate técnico entre ambos, enquanto na última enquete da emissora, no início de abril, o democrata tinha uma vantagem de nove pontos sobre Romney. O republicano, inclusive, já superou o número de delegados necessário para ser matematicamente o candidato presidencial do partido.
Obama e Romney também tiveram a mesma percentagem de respaldo (45%) na pergunta sobre qual candidato entende melhor como funciona a economia.
O que varia é o nível de entusiasmo: mais de 60% dos eleitores democratas disseram que o apoiam firmemente, enquanto só 47% dos apoiadores republicanos afirmou o mesmo.
No entanto, o republicano tem vantagem entre os eleitores independentes, com 51% de apoio contra 39% de Obama, segundo a enquete, realizada entre 29 e 31 de maio com entrevistas a 1.009 adultos em todo o país. A economia é o assunto de maior importância na conjuntura atual para 52% dos entrevistados.
A campanha de Obama se dedicou nas últimas semanas a atacar o histórico de Romney como homem de negócios nos anos 90 e lançaram uma nova estratégia na qual questionam as conquistas de Romney como governador de Massachusetts, afirmando que houve aumento do desemprego e da dívida no período.
Enquanto isso, Romney aproveitou as estatísticas econômicas divulgadas ontem e hoje, que mostraram uma desaceleração da economia no primeiro trimestre e uma alta na taxa de desemprego em maio pela primeira vez em onze meses, para atacar Obama e afirmar que suas políticas "fracassaram".

PSDB E PPS ENTRAM COM REPRESENTAÇÃO CONTRA HADDAD

O PPS e O PSDB informaram nesta sexta-feira (1) que irão entrar com uma ação no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) contra o SBT e o pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, por propaganda antecipada, após entrevista ao programa do apresentador Ratinho na noite de quinta-feira (31).
O presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire (SP),fez o anúncio na tarde desta sexta-feira (1º). Horas depois, no início da noite, foi a vez do PSDB informar, por meio de nota, que entrará com a representação na Justiça Eleitoral.


 


  • A entrevista de Haddad foi concedida do lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o escolheu como candidato a prefeito em São Paulo pelo PT.
“Mais uma vez, o ex-presidente Lula dá uma demonstração ao país de seu total desprezo pelas leis e pelo estado de direito. Ao levar seu candidato a prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, ao programa do Ratinho, no SBT, Lula não procurou nem mesmo fingir seu claro propósito: fazer propaganda eleitoral antecipada a favor de seu escolhido”, disse Freire, por meio de nota.
"Em flagrante desrespeito à Lei e à Justiça, um ex-presidente usou indevidamente espaço de emissora de TV, detentora de concessão pública, na tentativa de promover o candidato de seu partido e tirá-lo da posição inexpressiva em que está estacionado nas pesquisas", afirma a nota do PSDB. "Para isso, entrevistados, programa e emissora não hesitaram em atacar partidos políticos adversários e pré-candidatos concorrentes, bem como a administração municipal", diz o comunicado.
Haddad afirmou nesta sexta-feira que sua aparição foi "espontânea e não planejada". O SBT foi procurado e informou que todos os pré-candidatos em São Paulo já foram ou serão convidados a participar do "Programa do Ratinho".
A pré-candidata do PPS à Prefeitura de São Paulo, Soninha Francine, manifestou sua insatisfação com o episódio desta quinta-feira (31) por meio de sua página no microblog Twitter.

REMEDIO PARA ESPINHAS PODE CAUSAR CEGUEIRA

Medicamentos usados para tratar a acne grave estão relacionados a um risco duas vezes maior de desenvolvimento de problemas oculares, tais como conjuntivite e olhos secos. A informação é proveniente de um estudo israelense, publicado no Archives of Dermatology.

A isotretinoína – que tem diversos nome comerciais, incluindo Roacutan, Claravis e Amnesteem – é conhecida por seus efeitos colaterais graves, como atrasos no crescimento ósseo em adolescentes e abortos e defeitos congênitos, quando ingerida por mulheres grávidas. Os medicamentos à base desta substância são muito populares para o tratamento de casos de acne severa, em adolescentes e adultos.

“Alguns problemas oculares são mais comuns em pessoas com acne, mas o novo estudo, realizado com 15.000 adolescentes e jovens adultos, traz números relevantes: 14% dos participantes que tomaram isotretinoína foram tratados para doenças oculares, dentro de um ano, após o início da medicação. Isso comparado a 7% do grupo controle (livre de acne) e 9,6% de indivíduos com acne que nunca haviam tomado a isotretinoína”, diz Virgílio Centurion, oftalmologista, diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.

Efeitos colaterais

Dentre os participantes do estudo, a queixa ocular mais comum foi a conjuntivite. Quatro em cada 100 pessoas em tratamento com isotretinoína foram diagnosticadas com conjuntivite, enquanto cerca de dois em cada 100 pessoas, que não usavam qualquer medicação para acne, foram tratadas para conjuntivite.

Depois da conjuntivite, o olho seco foi outra queixa recorrente. “Isto porque a isotretinoína pode alterar o funcionamento das glândulas Meibomius nas pálpebras. Estas glândulas são responsáveis pela produção de uma substância lubrificante que impede que os olhos se tornem secos. Se as glândulas não funcionam corretamente, os olhos podem ficar irritados ou inflamados”, explica a oftalmologista Meibal Junqueira, que também integra o corpo clínico do IMO.

Além disso, a presença da isotretinoína e de seus metabolitos no filme lacrimal pode ter um efeito irritante sobre a superfície do olho.

SECA FAZ MUNICÍPIOS CANCELAREM O SÃO JOÃO

A seca que castiga o interior do Estado levou 13 municípios a suspender os tradicionais festejos de São João. A decisão foi tomada após deliberação de representantes da Associação dos Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte – AMORN, nesta semana, em de Pau dos Ferros.

Para os prefeitos, seria um contrassenso realizar os festejos estando as cidades sob o estado de emergência decretado em razão da seca.

Também foi levado em consideração as orientações do Procurador Chefe do Ministério Público de Contas junto ao TCE/RN, Thiago Guterres, no seminário de Gestão Pública promovida pela FEMURN, e do Procurador do Ministério Público Federal, Ronaldo Pinheiro.

Veja abaixo as prefeituras que cancelaram suas festividades:

1. Coronel João Pessoa
2. Francisco Dantas
3. Frutuoso Gomes
4. Itaú
5. Martins
6. Messias Targino
7. Paraná
8. Pilões
9. Portalegre
10. Riacho da Cruz
11. Rodolfo Fernandes
12. Severiano Melo
13. Venha ver

MECÃO VENCE E ASSUME A LIDERANÇA DA SÉRIE B

O América manteve sua boa fase e venceu a terceira partida consecutiva na série B do Brasileiro. A vítima da vez foi o Guaratinguetá/SP, que mesmo jogando em casa, não suportou a pressão alvirrubra e saiu de campo derrotado, na noite dessa sexta-feira, por 2x0. Os gols americanos foram marcados por Gustavo e Lúcio, ambos no segundo tempo. Com o resultado, além de manter uma invencibilidade de nove partidas, contando com o campeonato estadual, a equipe comandada por Roberto Fernandes assumiu a liderança provisória da competição. A equipe potiguar volta a campo na próxima terça-feira, quando enfrenta o Vitória/BA, no Barradão. A partida é válida pela terceira rodada da competição, adiada porque os baianos estavam disputando a Copa do Brasil.
Jefferson Martins/AEO atacante Isac, do América, teve uma boa participação na vitória alvirrubra sobre o Guaratinguetá, na noite dessa sexta-feiraO atacante Isac, do América, teve uma boa participação na vitória alvirrubra sobre o Guaratinguetá, na noite dessa sexta-feira

O América começou a partida atacante a equipe do Guaratinguetá, usando a sua principal arma: a velocidade. Primeiro, com Norberto, pela direita, depois, e com mais força, com Wanderson pela esquerda. Sem conseguir imprimir uma marcação que impedisse as jogadas americanas pelas pontas, os paulistas se seguravam na defesa, tentando impedir o gol americano. A primeira grande oportunidade surgiu aos sete minutos, para a equipe potiguar. Lançamento da esquerda, Isac dominou na área, se livrou da marcação, mas, na hora de chutar, pegou muito forte e a bola acabou subindo demais, sem oferecer perigo ao goleiro Saulo, da equipe paulista.

Logo sem seguida, aos 12 minutos, foi a vez de Norberto assustar. O lateral apareceu de surpresa na entrada da área, avançou com a bola e chutou forte, assustando a defesa do Guaratinguetá. Depois desse lance, a partida caiu um pouco de qualidade, mas com o América sempre tendo o maior domínio de bola. Os donos da casa só assustaram apenas aos 34 minutos, em uma cobrança de escanteio, que o zagueiro Petterson subiu mais alto que a defesa americana e cabeceou forte, assustando o goleiro Dida.

No final da primeira etapa,  as duas equipes tiveram duas grandes chances para abrir o placar. Aos 43 minutos, o meia Francisco chutou forte de fora da área e Dida fez uma grande defesa. Na sequência da jogada, o América puxou contra-ataque e Norberto, pela direita, tocou para Lúcio dentro da área. O camisa 11 americano dominou, se livrou da marcação, mas na hora do chute, escorregou e bateu fraco na bola, sem perigo para Saulo.

Já aos 46 minutos, Isac dominou no meio campo e lançou para Lúcio. O jogador invadiu a área livre, esperou a marcação, driblou o zagueiro e chutou forte, para a grande defesa de Saulo.

Na etapa final, a rede não só balançou, como também furou. Aos 24 minutos, Gustavo foi acionado pelo lado esquerdo e chutou forte, no alto. O goleiro Saulo ainda tentou defender, mas não evitou o gol. A bola acabou furando a rede, saindo.  O árbitro João Batista de Arruda  primeiro assinalou apenas escanteio, para depois confirmar o gol do lateral americano.

A vida do Guaratinguetá ficou ainda mais difícil quando Rafael Mussamba fez falta em Lúcio, recebeu o segundo amarelo e foi expulso de campo aos 27 minutos. Em vantagem numérica tanto em campo quanto no placar, o América-RN só precisou administrar o jogo. Ainda deu tempo para balançar a rede mais uma vez, aos 45 minutos, em chute de Lúcio que desviou e entrou no gol.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

DEMOSTENES TAMBEM NÃO FALA

No início da reunião hoje (31) em que prestaria depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira, o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) disse que não responderia às perguntas feitas pelos parlamentares. Demóstenes alegou que seu advogado, Antônio Carlos de Almeida Castro, solicitou ao Conselho de Ética a degravação de seu depoimento e as notas taquigráficas para entregá-las aos integrantes da comissão.

“Anteontem [terça-feira, 29] prestei depoimento por mais de cinco horas no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, cuja pertinência temática é a mesma desta CPI. Em decorrência disso, por solicitação do meu advogado, Antonio Carlos de Almeida Castro, endereçamos ontem petição a essa comissão e comunicamos, até por uma questão de lealdade, que permaneceríamos calados, conforme faculdade expressamente prevista na Constituição Federal”, disse Demóstenes.

A atitude de Demóstenes fez com que o deputado Sílvio Costa (PTB-PE) se exaltasse e começasse a ofender o senador, acusado de ligações com o suposto esquema criminoso liderado pelo empresário de jogos ilegais Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, investigado pela Polícia Federal. O presidente da comissão decidiu dispensar Demóstenes da oitiva, mesmo procedimento que vem adotando diante dos demais depoentes que se negaram a falar. No entanto, essa atitude acabou irritando ainda mais o deputado.

"O senhor passou cinco horas no Conselho de Ética e não conseguiu se explicar. Mas, aqui, com cinco minutos, o senhor explicou tudo. O seu silêncio é a mais prefeita tradução da sua culpa", ressaltou o deputado. "O senhor apelou para Deus, se disse carola, mas o senhor não vai para o céu porque o céu não é lugar para mentiroso, não é lugar de gente hipócrita", disse o deputado se dirigindo a Demóstenes.

Antonio Cruz/ABr
Deputado Sílvio Costa (PTB-PE) se exalta durante reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira.

Diante da exaltação dos parlamentares, o senador Pedro Taques (PDT-MT) reagiu: “Todos aqui, enquanto parlamentares, devem obedecer à Constituição Federal, que afirma que o cidadão, seja lá quem for, merece respeito. Fui procurador da República por mais de 15 anos e tenho a convicção de que um parlamentar não pode tratar quem quer que seja com indignidade", argumentou Pedro Taques.

A defesa feita por Pedro Taques fez com que Sílvio Costa se voltasse contra ele com xingamentos. Em meio ao tumulto, o presidente da comissão, Vital do Rêgo, encerrou a sessão que durou 20 minutos.

Na última terça-feira, Demóstenes prestou depoimento ao Conselho de Ética do Senado e confirmou sua ligação com o empresário Carlinhos Cachoeira. Ele sustentou que não sabia do envolvimento de Cachoeira com atividades ilícitas, apesar dos mais de dez anos de convivência com o empresário e negou ter recebido dinheiro de Cahoeira.

Além disso, Demóstenes também confirmou usar um celular via rádio doado por Cachoeira e que era o empresário que pagava a conta. Ontem, os integrantes da CPMI quebraram os sigilos telefônicos, bancário, fiscal, de e-mail e de mensagens por celular de Demóstenes. 
 

HULCK VAI PARA O CHELSEA

Não bastou ganhar a Liga dos Campeões pela primeira vez: o magnata russo Roman Abramovich quer ver um Chelsea ainda mais forte na temporada 2012/2013, quando defenderá o título continental e lutará pelo Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão. E, de acordo com o jornal "Guardian", o desejo do dono milionário terá um pouco de sentido literal, já que Hulk, do Porto e da Seleção Brasileira, é o próximo reforço a ser anunciado. O valor da transação seria de € 47 milhões (cerca de R$ 117 milhões).
Segundo a publicação, os ingleses aceitaram o preço considerado próximo do exigido pelo time português, que fixou inicialmente os direitos do atacante em € 60 milhões (R$ 150 milhões), mas não viu outro clube apresentar uma proposta oficial. Restaria, portanto, um acordo somente entre os Blues e o jogador, que está nos Estados Unidos para disputar amistosos com a Seleção Brasileira.
Desta forma, a venda de Hulk superaria a do colombiano Falcao García, que saiu do Porto para o Atlético de Madri por € 40 milhões antes do início da temporada 2011/2012. Caso saia, o brasileiro se despedirá com três títulos do Campeonato Português, três Taças de Portugal e uma Liga Europa. Ele foi artilheiro da edição do Português de 2010/2011, com 23 gols.
Além de Hulk, o Chelsea teria praticamente definida a contratação do meia Eden Hazard, jovem revelação do Lille, eleito o melhor jogador das últimas duas edições do Campeonato Francês. O belga custaria £ 32 milhões (R$ 99,2 milhões) aos cofres londrinos, além de um alto salário depois de o clube ter aparentemente vencido um leilão com Manchester City e Manchester United. O único confirmado, porém, é o alemão Marko Marin, já anunciado por £ 8 milhões (R$ 24,8 milhões).

quinta-feira, 31 de maio de 2012

QUANDO O NAVIO AFUNDA OS RATOS CAEM FORA

A relação entre Flamengo e Ronaldinho Gaúcho terminou nesta quinta-feira. Por meio da advogada Gislaine Nunes, o estafe do craque ingressou com ação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), do Rio de Janeiro, e já tem liminar que confirma a sua saída do clube. O jogador cobra pouco mais de R$ 40 milhões. Gislaine está à caminho da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para oficializar a rescisão contratual.
Ronaldinho no Flamengo
Ronaldinho no Flamengo
O Flamengo pode recorrer da decisão, mas já não há ligação entre clube e jogador, de acordo com a advogada. Em contato com o UOL Esporte, Gislaine revelou quando a decisão de Ronaldinho Gaúcho foi comunicada a ela. “Eles me ligaram ontem [quarta-feira] à noite”, afirmou. A advogada vê relação com as faltas do craque ao treino de quarta-feira e à viagem disputa de amistoso no Piauí.
“Já estavam imaginando. Em razão desta ação, isso pode ter sido definido. O Ronaldinho também passa por momento difícil, com a mãe no hospital. Mas ela já está melhor", explicou a advogada.
Ronaldinho não participava dos treinos do Flamengo desde segunda-feira. Neste dia e no seguinte, o jogador recebeu aval da diretoria para ficar no Rio Grande do Sul e fazer companhia à sua mãe. Dona Miguelina está internada em hospital de Porto Alegre e se recupera de uma cirurgia para retirada de um tumor. O ambiente no clube ficou ruim a partir de quarta, quando o atleta pegou a diretoria de surpresa após faltar a treino pela manhã e à viagem do time rumo ao Piauí em seguida, sem dar satisfações aos cartolas.
Na madrugada desta quinta-feira, o vice presidente de futebol do Flamengo, Paulo Cesar Coutinho, colocou mais fogo na polêmica ao revelar a torcedores que R10 estava “afastado” do elenco. O vídeo com as declarações do dirigente foi gravado e colocado na Internet. Homem forte do futebol rubro-negro, Zinho tentou amenizar o clima ruim, desmentiu tal decisão eafirmou que a decisão sobre o futuro do R10 no clube só seria tomada após uma reunião nesta sexta-feira.

ONU RECOMENDA A EXTINÇÃO DA PM NO BRASIL

O Conselho de Direitos Humanos da ONU pediu nesta quarta-feira (30/05) ao Brasil maiores esforços para combater a atividade dos "esquadrões da morte" e que trabalhe para suprimir a Polícia Militar, acusada de numerosas execuções extrajudiciais.
Esta é uma de 170 recomendações que os membros do Conselho de Direitos Humanos aprovaram hoje como parte do relatório elaborado pelo Grupo de Trabalho sobre o Exame Periódico Universal (EPU) do Brasil, uma avaliação à qual se submetem todos os países.
A recomendação em favor da supressão da PM foi obra da Dinamarca, que pede a abolição do "sistema separado de Polícia Militar, aplicando medidas mais eficazes (...) para reduzir a incidência de execuções extrajudiciais".

A Coreia do Sul falou diretamente de "esquadrões da morte" e Austrália sugeriu a Brasília que outros governos estaduais "considerem aplicar programas similares aos da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) criada no Rio de Janeiro".
Já a Espanha solicitou a "revisão dos programas de formação em direitos humanos para as forças de segurança, insistindo no uso da força de acordo com os critérios de necessidade e de proporcionalidade, e pondo fim às execuções extrajudiciais".
O relatório destaca a importância de que o Brasil garanta que todos os crimes cometidos por agentes da ordem sejam investigados de maneira independente e que se combata a impunidade dos crimes cometidos contra juízes e ativistas de direitos humanos.
O Paraguai recomendou ao país "seguir trabalhando no fortalecimento do processo de busca da verdade" e a Argentina quer novos "esforços para garantir o direito à verdade às vítimas de graves violações dos direitos humanos e a suas famílias".
A França, por sua parte, quer garantias para que "a Comissão da Verdade criada em novembro de 2011 seja provida dos recursos necessários para reconhecer o direito das vítimas à justiça".
Muitas das delegações que participaram do exame ao Brasil concordaram também nas recomendações em favor de uma melhoria das condições penitenciárias, sobretudo no caso das mulheres, que são vítimas de novos abusos quando estão presas.
Neste sentido, recomendaram "reformar o sistema penitenciário para reduzir o nível de superlotação e melhorar as condições de vida das pessoas privadas de liberdade".
Olhando mais adiante, o Canadá pediu garantias para que a reestruturação urbana visando à Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016 "seja devidamente regulada para prevenir deslocamentos e despejos". EFE

MONTANHENSE MORRE EM ACIDENTE EM JOÃO CAMARA

Por volta das 14h20min, nesta Quarta-feira (30), um Grave acidente aconteceu em João Câmara, precisamente na BR 406, próximo à entrada da RN 120 que liga João Câmara a Parazinho. No acidente foi evolvido uma caçamba e um caminhão carregados de ferro para parques eólicos da região. Os dois carros envolvidos no acidente prestam serviço para a empresa Cortez.
O caminhão de placa OCT 5368 de Fortaleza descia a ladeira no sentido Jandaíra e a caçamba de placa NNV 7431 - Ceará-mirim, vinha na RN 120 entrando na BR 406. O motorista do caminhão ainda freou bruscamente não conseguiu evitar a batida perdendo o controle do carro e descendo o aterro.

O ajudante do caminhão José Edilson dos Santos Serafim, de 30 anos, natural do Ceará, morreu preso as ferragens.NINHO COMO ERA CONHECIDO AQUI EM MONTANHAS, JÁ TEVE SEU CORPO LIBERADO PELO ITEP E JÁ SE ENCONTRA AQUI NA CIDADE E SEU SEPUTAMENTE DEVERÁ OCORRER HOJE A TARDE. Porém, motorista o do caminhão foi socorrido para o Clovis Sarinho em Natal consciente.
Equipes do SAMU e Corpo de Bombeiros estiveram no local prestando socorro às vítimas.
O corpo da vítima fatal continua no local aguardando os peritos do ITEP. A polícia militar local faz o isolamento da área juntamente com a Polícia Rodoviária Federal.




Imagens do acidente na BR 406 (Foto Assis Silva)
A BR foi isolada e os veículos estão trafegando por um desvio próximo ao local do acidente.

ESTADO NÃO CORTARÁ SALARIOS DE GREVISTAS

Cerca de 2.100 professores e servidores, ativos e inativos, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte amanheceram o dia de ontem sem dinheiro na conta, depois que o governo estadual cumpriu sua decisão de cortar os salários de maio por conta da greve que completa 30 dias amanhã. A suspensão foi mantida ontem  mesmo com a declaração da legalidade da paralisação por parte da desembargadora em substituição, Sulamita Bezerra Pacheco. No fim da tarde a decisão foi revertida.
Júnior SantosNo campus da Uern em Natal a greve é geral. Um vigilante lamenta o não recebimento do salário alegando que trabalhou todos os diasNo campus da Uern em Natal a greve é geral. Um vigilante lamenta o não recebimento do salário alegando que trabalhou todos os dias

O procurador-geral do Estado, Miguel Josino Neto, informou que "em respeito e em apreço à decisão judicial", a PGE e a Secretaria Estadual da Administração e Recursos Humanos (Searh) determinaram ao Banco do Brasil a liberação dos salários de maio nas contas dos funcionários da Uern. "A determinação de ser feito o pagamento dos salários é um sinal de que o governo almeja a reabertura do diálogo com os servidores da Uern", disse ele.

O presidente da Associação dos Docentes da Uern, Flaubert Torquato Lopes, disse que o governo comunicou o bloqueio da remuneração dos servidores na noite de terça-feira (29), antes mesmo da desembargadora Sulamita Pacheco, ter indeferido, ontem de manhã, o pedido de suspensão da greve, feito no dia 25 pelo governo do Estado.

Flaubert Torquato informou que, às 9 horas de hoje, os 1.300 professores, inclusive os aposentados, e cerca de 800 técnicos administrativos e servidores em geral da Uern realizam uma assembléia para "definir estratégias", a partir da declaração de legalidade do movimento, pelo Tribunal de Justiça.

Torquato só lamentou que o governo tivesse mantido o corte dos salários, antecipando-se a uma decisão judicial, "com agressão ao princípio da autonomia universitária", pois os recursos financeiros para pagamento da folha salarial de maio já estavam na conta da Uern.

"Nós estamos em greve contra a nossa vontade, pois não havia outra alternativa para se exigir o cumprimento do acordo feito em setembro pelo governo", afirmou. 

O procurador Miguel Josino Neto, disse que o governo vai cumprir a determinação da Justiça, mas antecipou que a PGE deverá interpor recurso, provavelmente um embargo de declaração, a fim de que a juíza convocada Sulamita Pacheco, esclareça dúvidas relacionadas ao seu despacho de ontem, declarando a legalidade dos servidores da Uern.

Em seu despacho, a juíza Sulamita Pacheco disse que "a greve que hora se analisa não possui ilegalidade que se possa enxergar neste momento processual, exatamente por ser uma reação às condições de trabalho e o exercício do direito de auto-defesa de categorias".

A magistrada destacou  "assegurar agora o direito à greve traz como consequência a segurança de uma educação mais digna", pois, na sua visão, o  Estado "não cuidou de maneira satisfatória de demonstrar a existência de requisitos necessários, perante à lei, para alcançar a concessão do que pleiteou".

Além disso, ela destacou que, restou evidenciado, o descumprimento pelo Estado de acordo, que garantia um reajuste de 27% para os funcionários da Uern, em três parcelas nos meses de abril deste ano, 2013 e 2014.

"É notório no Brasil que a classe dos professores vem sofrendo péssimas condições de trabalho e uma remuneração que não condiz com a importância do ensino", despachou a juíza Sulamita Pacheco.

Agentes penitenciários em greve sem data para voltar

Os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte darão início hoje a uma paralisação por tempo indeterminado. A decisão de greve ocorreu após o diálogo com o Governo do Estado não ter avançado como previa a categoria. Na sexta-feira da semana passada, os agentes foram informados que o Executivo não teria condições de atender às reivindicações. "Fomos comunicados que o Governo iria priorizar outros setores. Sinceramente, acho impossível algum mais precário que o Sistema Prisional", opinou Vilma Batista, presidenta do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindasp/RN).

O clima nos presídios do Estado, já considerado tenso, pode se agravar com a diminuição do efetivo nas unidades. "Infelizmente não é o que a gente queria, mas não houve compromisso e a categoria votou pela paralisação por tempo indeterminado", acrescentou Vilma. A presidenta do Sindasp esclareceu como funcionará a quantidade de efetivo durante o período da greve: "Não podemos deixar apenas os 30% do efetivo, mesmo que isso esteja previsto em lei, por uma questão de segurança. Os agentes se revezarão para que a porcentagem seja maior". Visitas, inspeção em alimentos para presos e audiências podem ser suspensas.

A categoria reivindica melhores condições de trabalho, através de reformas nas estruturas físicas de unidades prisionais. Além disso, também reclama a nomeação de 55 agentes, já formados e prontos para reforçar o efetivo considerado deficitário. Para a guarda de mais de 7 mil presos em todo o Rio Grande do Norte, há pouco mais de 900 agentes. Também na pauta está o reajuste salarial. "Lutamos por um projeto de lei para que o nosso salário seja uma parcela única e não depende de gratificações, semelhante a um subsídio. Queremos que o projeto tramite para que possa ser encaminhado para aprovação na Assembleia Legislativa", afirmou Vilma.

Representantes do Sindasp foram convocados para uma reunião com o secretário interino da Sejuc, Aldair da Rocha, para tentar encontrar um caminho de solução. Até o final da manhã de ontem, ainda não havia alteração quanto à decisão de greve.

Para o juiz de Execuções Penais Henrique Baltazar Vilar dos Santos, a situação é preocupante. "Com o efetivo normal, já não é oferecida a segurança necessária. Com a greve, então, há um grande risco", disse. O juiz prevê que possam ocorrer rebeliões nas unidades prisionais. "Eles poderão se revoltar e destruir os presídios. Acredito que tenha que haver diálogo entre as partes para que se chegue a um acordo".

Policiais nomeados vão para o interior

Os 85 novos policiais civis nomeados pelo Governo do Estado irão prestar serviços no interior do Rio Grande do Norte, em sua maioria. Serão 20 delegados, 14 escrivães e 51 agentes que irão substituir outros servidores que se aposentaram ou faleceram. De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Fábio Rogério Silva, os policiais civis nomeados serão distribuídos para as delegacias regionais, reforçando a segurança no interior do Estado. "Esse é um compromisso nosso, pois eu fui delegado regional e conheço a realidade no interior, que carece de efetivo", disse.

Os 85 novos policiais serão distribuídos para os seguintes municípios: Parnamirim, Ceará-Mirim, Extremoz, Touros, São Bento do Norte, Marcelino Vieira, Caraúbas, Campo Grande, Umarizal, Janduís, Lajes, Nísia Floresta, Arez, Goianinha, Angicos, São Miguel, Parelhas, Currais Novos, Baraúna e Açu.  A governadora Rosalba Ciarlini já havia nomeado 87  no início deste ano. Destes, 16 pessoas não compareceram para ocupar o cargo.

Para o Governo, a nomeação obedece à Lei de Responsabilidade Fiscal, que prevê novas contratações nas situações pertinentes à reposição dos Quadros de Pessoal decorrente de falecimento ou aposentadoria dos servidores públicos das áreas de segurança, saúde e educação.

Para o presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), Djair Oliveira, as convocações anunciadas muda muito pouco a realidade deficitária da categoria no RN. "É um avanço diante de caos constatado. Mas queremos que todos os aprovados e formados sejam convocados. E mesmo assim, ainda seria necessário a realização de outros concursos para suprir a nossa deficiência", afirmou. Segundo Djair, existem mais de 3 mil vagas abertas e que ainda não foram ocupadas por policiais.

"É lamentável que os policiais chamados venham apenas a suprir os que se aposentaram ou faleceram. Precisamos que todos sejam nomeados", declarou Djair Oliveira. Ele esclareceu que muitas cidades ainda não contam com equipes da Polícia Civil. "A PM ainda é a única responsável pela segurança em muitas cidades do interior atualmente. Com a ausência da Polícia Civil, o cidadão tem o seu direito constitucional ferido", disse.

Campus Natal

O campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), na avenida Ayrton Senna, em Natal, está praticamente deserto. Nas dependências da instituição, em Natal, estavam, na tarde de ontem, apenas dois vigilantes e uma funcionária da secretaria. Um terceirizado, que não quis se identificar, disse lamentar que "trabalhou os 30 dias", não fez greve, mas teve o salário bloqueado pelo governo.

A estudante Adriana Israel avisava que às 18h30 de amanhã, os alunos vão fazer uma manifestação e panfletagem na avenida Salgado Filho, em frente ao Midway Mall, para chamar a atenção da população em apoio aos grevistas da Uern.

Adriana Israel estava no laboratório de informática do campi de Natal, porque "estava pesquisando  na internet" sobre um trabalho de especialização para o curso de Turismo.  Outro estudante de Turismo, Jean Bezerra Marinho, também fazia uma pesquisa no laboratório mas disse que os alunos apoiam a greve dos servidores, "em virtude de um descumprimento de acordo" .


Publicidade

ROBINSON VETA COLIGAÇÃO DO PSD COM DEM

Determinado a enfrentar o Dem onde lhe for possível, o vice-governador Robinson Faria, presidente regional do PSD, deparou-se nesta terça-feira, 29, ontem, em seu gabinete, em Natal, com um abacaxi difícil de descascar num município que lhe é muito caro, Nísia Floresta.

Como lhe expuseram na ocasião, o presidente do diretório local, vereador Eugênio Gondim, e uma penca de correligionários querem que o PSD apóie a candidatura da arquiteta Camila Ferreira, sobrinha do prefeito George Ney, à prefeitura de Nísia Floresta pelo Dem.
Outros social-democratas ligados a Robinson, porém, disseram-lhe que querem que o partido invista numa candidatura própria e indicaram para esta missão a empresária Telma Muraro, que era candidata a vereador enquanto Gondim mantinha sua candidatura à chefia do executivo. Quando Gondim retirou-se do páreo majoritário e declarou seu apoio a Camila, Telma passou a ser estimulada a disputar a prefeitura.
Apesar de manter Gondim na presidência do partido, Robinson pediu mais tempo para decidir a respeito da candidatura própria só depois de uma pesquisa eleitoral lhe mostrar o melhor caminho.

JUSTIÇA DIZ QUE A GREVE DA UERN É LEGAL

O Governo do Estado recorrerá da decisão publicada nesta quarta-feira (30) no site do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, onde a juíza convocada Sulamita Pacheco reconhece a legalidade da paralisação dos servidores e professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

Segundo o Consultor-Geral do Estado, José Marcelo Ferreira Costa, a decisão divulgada liminarmente será analisada pelo Governo, já que, apesar da greve ser considerada legal, existem algumas implicações que devem ser avaliadas, como o fato de garantir um percentual mínimo das atividades para a população, por exemplo.

O processo nº 2012.007272-3 – que requer a suspensão imediata da greve e retorno imediato ao trabalho de todos os servidores e professores da UERN – foi ajuizada na última sexta-feira (25) pelo Governo do Estado.

O Governo do RN, por meio da governadora Rosalba Ciarlini, buscou o diálogo e procurou a negociação para encaminhar o Projeto de Lei ao Parlamento condicionado à observância do limite prudencial previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, mas as propostas foram rejeitadas já que os professores e servidores somente aceitam o pagamento retroativo ao mês de abril de 2012. Assim, coube ao Estado judicializar o assunto para tentar garantir que os alunos da UERN não sejam penalizados com a paralisação.

O Estado do Rio Grande do Norte se encontra acima do limite prudencial instituído pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e, dessa forma, a distribuição do reajuste possibilitaria a concessão dos aumentos aos servidores.
 

quarta-feira, 30 de maio de 2012

MESTRADO EM MATEMATICA NA UFRN

O Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) abre inscrições para o ano 2013. Estão sendo oferecidas 1.570 vagas para todos os Estados brasileiros e o Distrito Federal.

Pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estão sendo oferecidas 15 vagas, sendo 20% delas abertas à sociedade e as demais para professores da rede pública de ensino.

As inscrições vão até o dia 2 de julho e só poderão ser feitas através da seguinte página na internet: www.profmat-sbm.org.br.

Através do programa, são oferecidas bolsas de estudo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) destinadas a professores da rede pública.

O PROFMAT é um programa gratuito reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Tags: celular

PREFEITURA ABRE LICITAÇÃO PARA AQUISIÇÃO DE VEICULOS

A prefeitura de Montanhas Rn abriu licitação para aquisição de veiculos, segundo o Diario Ofcila dos Municípios da FEMURN:

PREGÃO PRESENCIAL Nº. 000008/2012 – PMM/RN
ATA DE REGISTRO DE PREÇOS
Aos vinte e nove dias do mês de maio do ano de 2012, a
PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTANHAS/RN, com sede à
Rua São José, n°. 04, Centro, Montanhas/RN, CEP: 59.198-000,
inscrita no CNPJ/MF sob nº. 08.354.383/0001-08, neste ato
representada pela Prefeita Municipal, a Sra. Maria Eliete Coutinho
Bispo, inscrita no CPF/MF sob nº. 512.948.934-91, residente e
domiciliada no Município de Montanhas/RN, nos termos da Lei nº.
10.520/02; Decretos Municipais nºs. 02/10 e 04/10; e subsidiariamente
as normas constantes na Lei nº. 8.666/93 (com suas posteriores
alterações); conforme a classificação das propostas apresentadas no
PREGÃO PRESENCIAL Nº. 000008/2012 – PMM/RN,
homologado em 25 de maio de 2012, resolve registrar o preço
oferecido pela empresa, como segue:
Empresa: AUTOBRAZ COMÉRCIO DE VEÍCULOS LTDA
CNPJ: 70.166.350/0001-08
Email: autobraz.atendeclientes@fiaterede.com.br
Endereço: Rua Romualdo Galvão, n°. 1700, Lagoa Nova, Natal/RN,
CEP: 59.056-100
Representante: Newton Leite
CPF: 055.868.954-04
Item 01 - Veículo Uno Mille Way Economy 1.0, 0km, ano/modelo
2012, cor branca, 04 (quatro) portas, capacidade para 05 passageiros,
suspensão elevada de fábrica, motor 1.0 com 65 cv (gasolina) e 66 cv
(etanol), todos os equipamentos obrigatórios determinados pelo
CONTRAN – Unid: Unid. – Quant: 02 – V. Unit: R$ 27.000,00 – V.
Total: R$ 54.000,00 / Item 02 - Veículo Dobló Attractive, tipo Van,
motor 1.4 com 85 cv (gasolina), 86 cv (etanol), 04 (quatro) portas,
com capacidade para 07 (sete) passageiros, 05 (cinco) marchas e 01
(uma) ré, tanque de combustível para 60lts e do porta malas para
750lts e demais acessórios obrigatórios de fábrica. - Unid: Unid. –
Quant: 01 – V. Unit: R$ 54.000,00 – V. Total: R$ 54.000,00 / Valor
Global: R$ 108.000,00
CLÁUSULA PRIMEIRA - DO OBJETO E DAS CONDIÇÕES
1.1 – FORNECIMENTO DE 03 (TRÊS) VEÍCULOS, conforme
quantidades estimadas no Anexo I do Edital do PREGÃO
PRESENCIAL Nº. 000008/2012 – PMM/RN e de acordo com as
requisições dos diversos órgãos da Administração.

VACINAÇÃO COMEÇA NA SEXTA FEIRA

A 14ª Campanha de Vacinação Contra a Gripe prossegue até a próxima sexta-feira (1). Quem ainda não se vacinou, deve procurar um dos 34 mil postos de saúde espalhados por todo o país. Até a manhã desta segunda-feira, foram vacinadas quase 18,7 milhões de pessoas, o que representa 61,9% do público-alvo. A meta é proteger 24,1 milhões de pessoas deste grupo, que é formado por idosos a partir de 60 anos de idade, gestantes, população indígena, crianças entre seis meses e dois anos de idade e trabalhadores de saúde. O número representa 80% do público, considerado prioritário por ser vulnerável a desenvolver a forma mais grave da doença.
A vacina contra a gripe é segura e protege contra os três vírus que mais circularam no Brasil e hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1).  O Ministério distribuiu aos estados e ao Distrito Federal, 31,1 milhões de doses da vacina e repassou R$ 24,7 milhões, por meio do Fundo Nacional de Saúde (FNS) aos fundos estaduais e municipais, para custear a infraestrutura das campanhas.
A campanha deste ano tem como lema “proteger é cuidar”. A melhor adesão, até o momento, continua sendo das crianças, com 68,5% de cobertura, o que significa que 2,9 milhões de vacinados. Na sequência, os trabalhadores de saúde respondem pela segunda maior adesão. Mais de 1,7 milhão de profissionais já se protegeram contra a gripe, correspondente ao percentual de 67,8%.
Os idosos alcançaram cobertura de 61,3%, representando 12,6 milhões de pessoas a partir dos 60 anos de idade vacinadas. Já as gestantes atingiram a marca de 55,1%, o que representa quase 1,2 milhão de vacinadas. A população indígena respondeu pelo percentual de cobertura de 50,3%, correspondendo a 294,8 mil pessoas.
A vacina contra a gripe é a melhor estratégia disponível para a prevenção da influenza e suas consequências. Entre os adultos saudáveis, pode prevenir em até 90% os casos de gripe. Já entre os idosos, a vacina pode diminuir as doenças graves em até 60% e as mortes em até 80%. A vacinação reduz, ainda, entre 32% e 45% as hospitalizações, por pneumonias, e de 39% a 75% a mortalidade.
Fonte: Ministério da Saúde

CENSO ESCOLAR ABRE HOJE

Começa nesta quarta-feira, 30, a primeira etapa do Censo Escolar 2012, quando será aberto o Sistema Educacenso na internet. O período de coleta, digitação e exportação dos dados vai até o dia 30 de julho e o resultado preliminar deve ser publicado no Diário Oficial da União até o dia 15 de agosto. Após a publicação, as escolas terão 30 dias para conferência e correção dos dados listados nos relatórios.

O prazo final para a conclusão da primeira etapa se encerra no dia 30 de novembro, quando as instituições de ensino devem ter enviado ao Ministério da Educação os dados resultantes das correções e verificações do censo. Já a segunda etapa acontece de 1º de fevereiro a 25 de março de 2013. Nessa fase, serão coletadas informações mais detalhadas sobre os estudantes declarados na primeira fase.

O Censo Escolar da Educação Básica, que vai da Educação Infantil ao Ensino Médio, é realizado anualmente e apresenta um raio-x da educação brasileira. Todas as escolas, sejam públicas ou privadas, precisam participar. A coleta de dados é feita através do site www.educacenso.inep.gov.br, onde o usuário deve preencher informações detalhadas sobre a escola, alunos, professores, turmas e auxiliares da Educação Infantil.

A secretária de Educação, Betania Ramalho, ressaltou a importância do fornecimento desses dados, pois o levantamento serve de base para o repasse de recursos de programas importantes do governo federal. Os dados subsidiam a elaboração e planejamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Cálculo da aprovação e reprovação do aluno, do Plano de Ações Articuladas (PAR), do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE).

Betania Ramalho lembrou ainda que o Rio Grande do Norte atingiu o percentual de 99,5% das escolas com dados coletados pelo Censo Escolar 2011. “E o comprometimento dos técnicos de todas as regiões do estado, que trabalharam nessa pesquisa, foi essencial para o resultado final. Esperamos esse mesmo comprometimento em 2012, pois sem a parceria com as escolas não será possível avançar.”, concluiu.

QUEREM ACABAR COM O MAGISTÉRIO

A mais nobre das profissões no rol das gloriosas ocupações que integram o universo da Educação está a um passo de entrar em colapso. O magistério nunca esteve tão desmotivado e nem nunca foi tão vilipendiado como tem sido na 6ª maior economia do planeta.
Não que o drama da classe seja novidade. Professor é desrespeitado desde sempre. Mas esqueçamos as barbaridades cometidas contra o magistério no passado para nos concentrar em apenas um dos problemas centrais da categoria no Brasil de hoje: os baixos salários dos professores.
O novo piso do magistério, anunciado no mês passado pelo MEC (Ministério da Educação), recomenda aos estados e municípios pagar um salário mensal de 1.451 reais aos professores por um regime de 40 horas semanais de trabalho. Note-se que este valor é apenas uma recomendação. Não uma exigência.
Mesmo sendo baixo para uma categoria desta importância, o piso proposto é inatingível à grande maioria das 5,5 mil prefeituras brasileiras.
Levantamento divulgado em março no Paraná, estado onde o cenário de crise da Educação é menor, revelou um dado assustador: 51% dos 399 municípios do Estado já concederam reajustes salariais ao magistério em 2012.
Mesmo assim, não atingiram o valor. E o quadro deve piorar em 2013. Primeiro, devido à insuficiência das receitas das prefeituras. Depois, em função do efeito cascata que a correção do piso acarreta sobre as folhas de pagamento dos governos municipais devido à necessidade de repasse do valor aos professores aposentados e a todos os beneficiados pelos Planos de Cargos e Salários do Magistério – fato que, aliás, deve obrigá-los a superar o limite dos 52% de comprometimento de sua receita corrente líquida com pessoal, fixados pela LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).
Em estados mais pobres, o quadro é ainda pior. Seus governadores podem pedir ajuda à União para complementar os valores que as prefeituras pagam até atingir o piso. Mas apenas 1.756 municípios de nove estados do Norte e Nordeste (AL, AM, BA, CE, MA, PA, PB, PE e PI) que recebem recursos do governo por meio do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização do Magistério) têm este direito garantido. Os demais penam em tirar da cartola soluções financeiras mágicas para honrar as exigências previstas na Lei do Piso.
Esta é uma das razões pelas quais, como denunciam os prefeitos, um dos pilares do problema é a insuficiência dos recursos para o financiamento da Educação. De acordo com o coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, de cada 1 real arrecadado em impostos pelo Brasil, 57 centavos ficam com a União e apenas 18 centavos, com os municípios.
Isto não significa que os municípios não tenham culpa pelos baixos vencimentos pagos aos professores, mas que a política salarial do magistério não pode ser tratada apenas como uma questão econômica e de responsabilidade apenas das prefeituras. Há um componente fortemente político na solução dos baixos salários dos professores, que passa por uma ampla reforma tributária – seguida de uma distribuição mais justa de receitas entre os Entes Federados – para garantir o custeio dos aumentos de vencimentos que os professores merecem.
Mas o caos do magistério é extremamente grave por outra razão – e é neste aspecto que reside o eixo deste artigo. É que a consequeência direta do descaso imposto ao magistério é o desinteresse dos jovens pela carreira e a fuga dos profissionais que já atuam na área para outras atividades, mais rentáveis e menos desgastantes.
Os dados justificam esta preocupação. Estudo encomendado pela Fundação Victor Civita à Fundação Carlos Chagas revelou que somente 2% dos estudantes do ensino médio têm como primeira opção no vestibular cursos ligados ao magistério.
E isto não é tudo.
De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), entre 2001 e 2006, o número de cursos de licenciatura cresceu 65%; o de matrículas, apenas 39%. As conseqüências do problema são palpáveis: ainda segundo o Inep, considerando-se apenas o Ensino Médio e as séries finais do Ensino Fundamental, o déficit de professores com formação adequada passa dos 710 mil no Brasil todo.
Como se percebe, a degradação das condições de vida do magistério é muito mais que a degeneração de uma categoria profissional. É sinal da grave crise enfrentada pela instituição Educação.
E não se diga que a culpa pelo problema é apenas dos governantes e legisladores que prometem – e nunca cumprem – posicionar a Educação como sua prioridade. A imprensa, o setor privado e a sociedade adotam rigorosamente a mesma atitude.
A mídia porque, ao invés de promover um debate sério e profundo sobre a Educação, prefere concentrar seu poder de fogo na divulgação sistemática da mediocridade e da cretinice, classificadas de notícias. “Notícias” que agradam ao andar de baixo mas que, acima de tudo, rendem mais reais porque possuem perfil marcado por apelo supostamente popular – futebol, sexo, escândalos, criminalidade e as costumeiras idiotices envolvendo celebridades midiáticas.
O setor privado porque, embora se defina como de vanguarda no ensino, guardadas as exceções de sempre, paga aos seus professores menos que a grande maioria dos profissionais com formação universitária e lhes oferece condições de trabalho nem sempre dignas. Com a diferença de que, pela pressão da lógica capitalista, cobra deles muito mais resultados que no setor público.
A sociedade também é responsável pelo problema. Ao invés de enfrentar este cenário com a seriedade que o tema merece, intensificando as cobranças tanto dos agentes públicos quanto dos privados, prefere desestimular seus filhos a seguir a profissão, rendendo-se à lógica pragmática do capital. Ou apenas se omitir do processo, quando entrega às escolas o ingrato papel (que é seu) de educar os próprios filhos.
O Brasil, que sonha em ser alçado ao seleto rol dos países desenvolvidos, está acabando com a carreira do magistério. Por analogia, está comprometendo seriamente a Educação e, o que é pior, o futuro que estamos reservando aos nossos descendentes. Triste que seja assim.
*Aurélio Munhoz é jornalista, sociólogo, consultor em Comunicação e presidente da ONG Pense Bicho. Pós-graduado em Sociologia Política e em Gestão da Comunicação, foi repórter, editor e colunista na imprensa do Paraná.
Autor(a): Aurélio Munhoz*

DIRETRIZES PARA COMBATER A VIOLENCIA NAS ESCOLAS

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, assinou nesta terça-feira, 29, em cerimônia no auditório do edifício sede do Ministério da Educação, o Parecer nº 8 do Conselho Nacional de Educação (CNE), homologando as diretrizes nacionais para a educação em direitos humanos. A partir de agora, educadores de escolas de ensino fundamental e médio e também de instituições de ensino superior terão referências para promover, no ambiente escolar, uma educação de respeito à diversidade.
O Ministério da Educação vai distribuir às escolas material didático sobre direitos humanos. O objetivo é que se consolide nas escolas brasileiras uma cultura de paz na solução dos conflitos, uma educação que se posicione contra a agressão aos direitos humanos.
“O primeiro desafio que precisamos vencer é a violência na própria sala de aula, o desrespeito ao professor, as agressões entre alunos, a discriminação de raça, de orientação sexual e de religião”, disse o ministro. “Nós não podemos ter um pacto de silêncio com essa situação que está presente em sala de aula. A escola tem de ser uma escola de valores, para termos uma cidadania plena no Brasil”, ressaltou.
A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, também participou da solenidade. “As diretrizes são algo concreto para que cada professor nas redes formais e não formais de ensino produzam ações pedagógicas para enfrentarmos situações banalizadas de violência”, disse. Ela exemplificou com conflitos contemporâneos existentes na escola e na sociedade, como agressão, racismo, homofobia e outras formas de discriminação.
As diretrizes nacionais para a educação em direitos humanos foram consolidadas após mais de dois anos de discussões e reuniões com especialistas no assunto. “Se não atingirmos a escola, não adiantará nada falarmos em direitos humanos. Precisamos levar a escola a refletir dentro de uma perspectiva de totalidade, onde o ser humano é contemplado.”
Para a ministra Maria do Rosário, a educação de direitos humanos não propõe um currículo, mas uma atitude criativa entre todos os envolvidos com a educação. “As diretrizes são um ponto de partida para propor iniciativas e práticas para transformar a escola em um ambiente voltado para os direitos humanos”, ela acrescentou. ”Esses novos valores devem entrar em sala de aula como conteúdo interdisciplinar, transversal e multidisciplinar.”
Na mesma cerimônia, foi lançada a terceira edição do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos 2012. Serão premiadas as experiências em ambientes escolares de respeito à diversidade. Poderão participar instituições públicas e privadas de educação básica e superior, além de secretarias estaduais e municipais de educação e instituições de educação não formal. As inscrições estarão abertas até 30 de julho. Mais informações na página (http://www.educacaoemdireitoshumanos.org.br/) do prêmio na internet.

SEM TERRAS INVADEM BARRA DO CUNHAÚ

Após as primeiras horas da segunda-feira, 28/05, a belíssima Praia de Barra do Cunhaú, localizada na cidade de Canguaretama, a aproximadamente 82 Km  da capital do RN foi surpreendida por uma invasão de  pessoas a um terreno localizado próximo ao "Conjunto olho d`água", conhecido popularmente como "Conjunto Sem Terra".
A equipe do Canguaretama em Chamas, após receber vários chamados advindos dos próprios “recém-posseiros”, foi até o local da invasão, no distrito de Barra do Cunhaú, onde de acordo com relatos da grande massa humana que se somavam ao acampamento improvisado, foi transmitida ao blog a informação de que o terreno invadido teria supostamente sido DOADO por um português de nome Fernando, aproximadamente 70 anos e atualmente residente na praia de Tibau do Sul/RN ao município de Canguaretama/RN com o objetivo de que a população local fosse beneficiada através da construção de uma creche, um ginásio de esportes e uma área de lazer.
Os “sem teto” que invadiram o terreno, nos relataram que é do conhecimento deles que desde a doação do espaço ao município, mais de dois anos já se passaram e a administração pública não havia sequer iniciado as obras projetadas para o local. O Canguaretama em Chamas, ainda não conseguiu contato com representantes da prefeitura para saber a versão oficial do município.
O assentamento já concentra uma multidão de aproximadamente mais de 1000 pessoas, espalhadas em cabanas improvisadas, sem água potável e com a ausência de energia elétrica. É grande o de crianças de colo e idosos, o que pode gerar a rápida necessidade de assistência médica e social por parte dos órgãos competentes. Os "recém-assentados" ainda reclamam um posicionamento do prefeito ou de seus subordinados no local, para que se tentem resolver a situação dos ocupantes em relação a propriedade.
O ÍNICIO DA INVASÃO: 
*DO BLOG SOS CANGUARETAMA E CANGUARETAMA EM CHAMAS
De acordo com relatos dos ocupantes, o doador da área, o português Sr. Fernando, ao visitar o local comentou para uma moradora residente nas redondezas sua insatisfação em não ver qualquer construção na área cedida por ele ao município e que já se havia passado muito tempo desde a doação. Ao ouvir esta declaração, a mulher que residia em casa alugada, deu início a invasão do terreno, espalhando-se a partir daí a notícia com espantosa rapidez. Ao efetivarem a ocupação total do terreno, outras famílias que chegavam ao local  passaram a invadir também as áreas vizinhas que fazem fronteiras ao terreno doado pelo português e que também pertencem ao mesmo.
Ainda continua a chegar ao local dezenas de pessoas em esperança de conseguir um lote do terreno. Até à tarde do dia 29/05, aproximadamente mais de 300 famílias já estavam no assentamento em posse de lotes  que variam em média de 10x15m². Foi informado também que pessoas de outras cidades, dentre as quais Vila Flor e Montanhas tentaram conseguir um espaço, sendo negado pelos próprios invasores sob alegação  de que receberiam prioridade na distribuição dos lotes, pessoas que não tem residências próprias e moram de aluguel, casa de parentes ou em abrigos e que teriam que pertencer à comunidade de Barra do Cunhaú.
No momento da reportagem foi possível ver uma grande multidão de ocupantes “sem teto” distribuídos entre crianças de colo, idosos, jovens e adultos, todos alegando não terem moradias próprias e não possuírem poder aquisitivo para compra de um terreno, já que os preços praticados no mercado imobiliário de Barra do Cunhaú são alarmantes devido ao seu potencial turístico, fator este  que motivou a população a invadir imediatamente o terreno, demarcando assim cada um o seu pedaço de terra.
Sobre a invasão, as informações preliminares do Blog S.O.S Canguaretama  traziam o seguinte teor:  ... primeiro surgiu o boato de que a prefeitura estava doando terrenos para a população, isso causou um grande alvoroço e  dezenas de pessoas se deslocaram para o local ..., cada um que ocupasse o melhor pedaço de chão, por volta das oito horas chega uma equipe da prefeitura e informa que o terreno esta destinado a construção de uma creche e um ginásio esportivo, não convenceram ninguém pois logo em seguida chegou o verdadeiro proprietário do terreno que esclareceu tudo, disse que havia doado o terreno a prefeitura a mais de dois anos com a promessa de que lá realmente fosse feita a tal creche e o ginásio, se disse surpreso ao ver que tudo continuava do mesmo jeito e que também o terreno ainda continuava em seu nome, o que achou estranho pois como tinha doado a tanto tempo já era para ser patrimônio público e que não iria interferir na invasão. Pessoas que moram vizinhos ao terreno nunca souberam que o mesmo pertencia a prefeitura muito menos que existia planos de alguma obra por lá. O tumulto foi geral e até agora nada está resolvido, o pessoal da prefeitura garante que vão construir a tal creche e o ginásio. ..., a invasão continua.-Blog S.O.S. Canguaretama
Confira mais imagens:



ROSALBA RECEBE DIARIAS GENEROSAS

Menos de um ano e meio de mandato e governadores de 15 Estados somam mais de 370 dias fora do país em viagens oficiais pagas com recursos públicos. Nesse período, cumpriram agenda em 23 países.
Levantamento feito pelo O Globo apontou o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), como o recordista em viagens internacionais no atual mandato. Desde janeiro de 2011, início da sua segunda gestão, o baiano passou 78 dias no exterior em 14 missões oficiais — quase uma viagem por mês, em média.
O ranking das comitivas que mais custaram aos cofres estaduais é liderado por Minas Gerais (R$ 687 mil), seguido pelo Rio de Janeiro (R$ 342 mil), segundo levantamento feito pelo O Globo.
As viagens do governador baiano, Jaques Wagner (PT), que está nos Estados Unidos em sua 14ª missão oficial, custaram, até agora, R$ 285 mil. Ele é o líder no ranking de viagens internacionais.
A diária mais generosa paga a um governador é a do Rio Grande do Norte, US$ 1.500 por dia. Nos demais Estados (exceto Rio, São Paulo, DF e Espírito Santo, que usam outro expediente), o valor fica entre US$ 330 e US$ 600.

CPI QUEBRA SIGILO DA DELTA

A CPI mista (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que investiga relações do bicheiro Carlinhos Cachoeira com empresas e políticos quebrou, nesta terça-feira (29), os sigilos bancário e fiscal da construtora Delta em todo o país que, segundo investigações da Polícia Federal, teria o contraventor como sócio oculto. O presidente da comissão, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), decidiu também adiar a decisão sobre depoimentos de governadores.
Envolvido com Cachoeira, o ex-diretor da Delta para o Centro-Oeste Claudio Abreu tinha autorização da cúpula da empresa para operar contas nacionais da construtora, segundo as investigações. A Delta teria fortalecido laços políticos para se beneficiar de contratos, em especial em Goiás, na gestão de Marconi Perillo (PSDB).

Os governadores do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), e do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), também foram citados em conversas de aliados de Cachoeira. De acordo com Vital, a assessoria técnica da CPI vai decidir se é possível convocar essas autoridades e dará uma resposta até 5 de junho.
As operações Vegas e Monte Carlo, da PF, indicaram que a Delta passou dinheiro a empresas fantasmas de Cachoeira. A construtora trabalhou com verbas de governos estaduais e foi uma das principais vencedoras de obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Palácio do Planalto. Parlamentares estimam que os repasses desse tipo podem ter superado os R$ 50 milhões. As investigações não confirmam esses dados.

Mais cedo, os aliados do governo Dilma ampliaram o domínio sobre a direção da CPI do Cachoeira após a eleição do deputado Paulo Teixeira (PT-SP) a vice-presidente da comissão. Ele venceu o senador Pedro Taques (PDT-MT) por 21 a 8. Houve ainda dois votos nulos.

O presidente da comissão passou mais de um mês sem eleger alguém que o substitua em eventualidades. O relator, deputado Odair Cunha (PT-MG), ainda não cogita indicar subrelatores, o que poderia dar espaço aos oposicionistas.

GILMAR, CACHOEIRA , VEJA E MUITA POLEMICA

Para entender este misterioso encontro de Lula com Gilmar Mendes no apartamento de Nelson Jobim, o novo escândalo denunciado pela revista "Veja" com o único objetivo de atingir o ex-presidente da República e o PT, uma verdadeira obsessão do seu proprietário, é preciso recuar um pouco no tempo.

3 de setembro de 2008. A mesma revista denunciou que o mesmo Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal, foi grampeado numa conversa com um senador da República pela Agência Brasileira de Inteligência, a Abin, então dirigida pelo delegado Paulo Lacerda.

E quem era o senador? Ninguém mais, ninguém menos do que Demóstenes Torres, que era do DEM de Goiás, promovido pela revista em suas "páginas amarelas" como caçador de corruptos, aquele mesmo que está depondo agora na manhã desta terça-feira na CPI do Cachoeira, o "empresário de jogos" que é seu amigo e parceiro nos negócios, como revelou a Operação Monte Carlo, da Polícia Federal.

Em 2008, como agora, também se criou uma enorme crise em Brasília, capaz de abalar os alicerces da República e ameaçar a independência entre os poderes. Gilmar chegou a marchar ao lado de outros ministros do STF até o Palácio do Planalto para "chamar o presidente Lula às falas".

Até hoje, o áudio do grampo não apareceu. A revista "Veja" nunca mais tocou no assunto. O delegado Paulo Lacerda, da Polícia Federal, que tinha comandado a prisão de PC Farias e a investigação que levou ao impeachment de Fernando Collor, foi suspenso das suas funções e depois perdeu o cargo, sendo obrigado a se exilar como adido policial da nossa embaixada em Portugal.

Lula terminou tranquilamente seu governo, após inúmeras outras crises políticas que nasceram e morreram na imprensa, com mais de 80% de aprovação popular, o maior índice já registrado por qualquer presidente da República.

Gilmar é amigo de Demóstenes, que é amigo de Carlinhos Cachoeira, o grande contraventor que é "fonte" das reportagens de "Veja", a ponta de lança do Instituto Millenium, que fornece munição para os demais veículos vindos a reboque.

Podem variar os enredos e os personagens, mas o "modus-operandi" da turma é sempre o mesmo. Conhecendo como conhece Gilmar Mendes e seus amigos na imprensa, que sempre darão a versão dele sobre os fatos (ou não fatos), o que não consigo entender é como Lula entrou nesta fria aceitando um encontro secreto na casa do ex-ministro Nelson Jobim, amigo de ambos.

Só estavam os três no encontro e, até agora, não se falou em gravações de áudio ou vídeo, a especialidade da equipe de arapongas de Cachoeira comandada por Jairo Martins, cujo nome também apareceu no grampo sem áudio de 2008.

Lula e Jobim desmentiram a versão publicada pela "Veja", segundo a qual Gilmar Mendes teria sido "constrangido" pelo ex-presidente a adiar o julgamento do mensalão, em troca de uma blindagem do ministro do STF na CPI do Cachoeira.

Outro fato bastante estranho nesta história é que Gilmar Mendes tenha levado um mês curtindo sua perplexidade antes de chamar os repórteres da "Veja", a quem disse, depois de "decodificar" os recados: "Fiquei perplexo com o comportamento e as insinuações despropositadas do presidente Lula".

O ex-presidente só respondeu à reportagem da revista na noite de segunda-feira, quando o assunto já havia tomado conta de todos os noticiários desde sábado.

"Meu sentimento é de indignação", reagiu Lula, que confirmou ter participado do encontro na casa de Jobim, mas qualificou de inverídica a versão publicada pela revista "Veja".

Tem certas coisas que a gente nunca vai saber como de fato aconteceram. Melhor seria, com certeza, se não tivessem acontecido.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

EQUIPE DA U.N.B QUERAM O SIGILO DA URNA ELETRONICA

Grupo de especialistas do Centro de Informática da Universidade de Brasília (UnB), coordenado pelo professor Diego Aranha, do Departamento de Ciência da Computação, conseguiu quebrar a segurança de uma urna eletrônica durante testes organizados esta semana pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O time da UnB foi a único a identificar fragilidades no sistema eleitoral entre nove equipes de especialistas de universidades de todo o país que partiparam dos testes, realizados pelo TSE com o objetivo de garantir a segurança do processo de votação brasileiro.

A equipe da UnB descobriu a ordem cronológica em que 474 eleitores votaram em uma das urnas onde o teste foi realizado. A simulação desenvolvida pela UnB, que envolveu todos os procedimentos adotados em uma eleição, foi realizada com 475 "eleitores", o que representa um índice de acerto de 99,9% pelo grupo da Universidade.
Os especialistas da UnB não conseguiram identificar os autores do voto, mas obtiveram os registros do horário exato de cada voto e revelaram que candidatos esses eleitores escolheram. "Com um pouco mais de tempo, pode ser que conseguíssemos descobrir também quem eram esses eleitores, ou seja, quem votou em quem", afirmou Diego Aranha, que liderou a equipe formada por Filipe Scarel, Marcelo Karam e André de Miranda, todos do Centro de Informática da UnB.

Emília Silberstein/UnB Agência
Equipe da UnB, da direita para a esquerda: Marcelo Karam, Filipe Scarel, Diego Aranha e André de Miranda
O desafio colocado pelo TSE era o de romper a segurança do voto. Isso significa descobrir o nome dos eleitores e em quem votaram. Outro objetivo colocado pelo Tribunal Superior Eleitoral foi o de alterar a destinação dos votos de um candidato para outro, mas a equipe da UnB optou por investir o tempo da prova para alcançar um único objetivo.
Nenhum dos nove grupos que participaram atingiu as duas metas colocadas pelo TSE. A atuação da UnB, entretanto, surpreendeu os organizadores dos testes porque demonstrou que há fragilidades no sistema. “A equipe da UnB conseguiu dar uma importante contribuição para melhorar a segurança das eleições”, afirmou Rafael Azevedo, coordenador de Logística da Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE. “Os testes realizados pela UnB são de alto impacto, de nível tecnológico avançado. Isso permitiu mostrar ao TSE que o softwareprecisa de melhorias”, explicou Wilson Veneziano, professor do Departamento de Ciência da Computação da UnB e um dos organizadores do evento. “O grupo foi o único a conseguir alterar a segurança da urna", completou.
O número de votos utilizado na simulação equivale à média nacional de votos por urna na eleição de 2010, já descontado o índice de comparecimento, que é de 82%. Na simulação no TSE, cada eleitor votou em candidatos a prefeito e vereador, o que significa dois votos por eleitor.
FACILIDADES - Wilson Veneziano ressalta que, embora a UnB tenha tido sucesso em descobrir a ordem de votação e os candidatos que receberam votos, o feito não é suficiente para fraudar uma eleição. Segundo ele, seria preciso que um hacker ficasse guardando a ordem de votação de cada eleitor para que a violação fosse possível, pois a lista que fica na mesa é arranjada em ordem alfabética.
O secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, afirmou que o Tribunal reforçou o sistema das urnas eletrônicas."O que a UnB fez foi desvendar o algorítimo matemático que embaralha a ordem da votação. O sucesso seu deu em parte pela alta competência da equipe, mas também em razão das informações prévias oferecidas pelo TSE para os testes", disse. As facilidade foram a entrega do código fonte do sistema aos membros das equipes e explicações técnicas sobre o funcionamento do sistema. Os participantes também podiam trazer de casa programas para servir de ferramentas para os ataques. "Alteramos o algorítimo dando maior complexidade", completou.
ESFORÇO - Para garantir o sucesso, a equipe da UnB investiu toda a energia em um único objetivo. A equipe não trabalhou com a proposta de obter meios de favorecer um candidato. "Julgamos que a quebra do anonimato do voto era algo mais factível de obtermos sucesso", lembrou Diego Aranha.  
Antes de ir para a simulação com os 475 eleitores, que ocorreu na quarta-feira, 21 de março, a equipe da UnB realizou três simulações nos dois dias anteriores, uma com 10 eleitores, outra com 16 e uma terceira com 21. "Foi um grande desafio, porque aplicamos a metodologia que usamos para um universo pequeno em uma simulação com alto número de eleitores", afirma Diego Aranha.
Participam dos testes nove equipes. Quatro são do Distrito Federal. As demais são de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Ceará. Marcelo de Sousa, professor da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia, afirma que, mesmo com boas condições de fazer os testes, não conseguiu nenhum dado efetivo. “Sentimos uma alta complexidade por conta dos vários níveis de segurança do sistema”, afirma.
SEGURANÇA - Realizados pelo TSE pela segunda vez desde 2009, os testes tem como objetivo garantir segurança total no processo eleitoral brasileiro. Este ano, o sistema eletrônico será novamente utilizado nas eleições municipais. "O que conseguimos não representa um risco para as eleições porque está dentro do objetivo dos testes, que é corrigir antecipadamente as fragilidades do sistema", afirma Diego. "A vantagem dos testes é justamente prevenir que uma fraude ocorra", explica Rafael Azevedo, do TSE.
No próximo dia 29, o Tribunal fará audiência pública para prestar contas do evento, às 10h, na sede do órgão.

PR E PMDB SELAM ALIANÇA EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE

São Gonçalo do Amarante


O Partido da República - PR recebeu na manhã desta segunda-feira (21) a visita de líderes do PMDB para oficializar a adesão do PR à pré-candidatura do deputado estadual Hermano Morais (PMDB) à prefeitura de Natal. Mais de 200 pessoas entre imprensa, lideranças e correligionários do PR e do PMDB estiveram presentes na sede do PR, no Hotel Maine, em Natal.


O primeiro a discursar foi o deputado Hermano Morais, que destacou o apoio do PR e convocou a legenda para "ajudar no programa de Governo". "O PR é essa agremiação que tanto tem feito por Natal e pelo Rio Grande do Norte. Queremos pedir o apoio do PR para estar dentro de um projeto administrativo. Não só o apoio político, mas também sugestões para que possamos incorporar o programa partidário", destacou.

O presidente estadual do PMDB, deputado federal Henrique Eduardo Alves, comentou a adesão: "Estou muito feliz porque o PR do Rio Grande do Norte é o partido de maior proximidade hoje com o PMDB. A minha relação com o deputado federal João Maia extrapola qualquer eleição, é uma relação de afinidade, respeito e companheirismo", destacou Henrique Eduardo Alves.

Durante o evento, o ministro da Previdência Garibaldi Filho afirmou que foi o senador mais votado do Rio Grande do Norte no pleito de 2010 "devido ao apoio do PR". Ele chamou atenção para a atuação do deputado federal João Maia, presidente estadual do PR, na Câmara dos Deputados, e também no Estado potiguar. "O PR escolheu o melhor candidato a prefeito de Natal (Hermano Morais). O candidato mais preparado, aquele que está a altura do desafio de Natal e a altura da crise que Natal enfrenta nos dias de hoje", comentou Garibaldi Filho.

Para o deputado federal João Maia, presidente estadual do PR, a aliança do partido a candidatura de Hermano Morais a prefeito de Natal é "por inteiro". "Natal sofre de uma falta de autoestima. É a capital do Estado, é a cidade que todo mundo que vinha gostava e ainda gosta. Temos a responsabilidade com a capital do nosso Estado, porque se Natal for mal é a nossa cara que vai mal. A cidade está sofrida, maltratada, abandonada", comentou.

Após o evento no PR, foi a vez do presidente do partido, deputado João Maia, acompanhado do prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, irem até a sede do PMDB, em Candelária, e receberem o apoio do presidente estadual do PMDB, deputado federal Henrique Eduardo Alves, do ministro da Previdência Garibaldi Filho e do deputado estadual Poti Júnior, para a reeleição do prefeito de São Gonçalo.

Para o prefeito Jaime Calado, "O aeroporto de S. Gonçalo do Amarante é um instrumento de desenvolvimento nacional, como nossa presidenta Dilma afirmou. Não seria justo que o PMDB, que tanto lutou pela obra, ficasse de fora da luta pelo desenvolvimento de São Gonçalo do Amarante. Essa união é resultado de respeito público", disse o prefeito.

Na sede do PMDB, João Maia chamou atenção para necessidade da qualificação profissional em São Gonçalo do Amarante. "Nós precisamos desde já, junto com toda aliança, ter a obrigação de qualificar as moças e os rapazes de São Gonçalo do Amarante, para que os empregos gerados pelo novo aeroporto sejam deles", disse João Maia.