LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

sábado, 20 de outubro de 2012

SECD RN LANÇA SISTEMA DE MATRÍCULAS ON LINE

A governadora Rosalba Ciarlini participou na manhã desta sexta-feira (19), no auditório da Escola Estadual Edgard Barbosa, do lançamento da matrícula antecipada na Rede Pública de Ensino para os novos alunos com deficiência, que este ano contará com uma novidade. A partir de agora, os pais de alunos poderão solicitar a matrícula dos seus filhos através do novo Sistema Integrado de Gestão da Educação – SIGEduc, pela internet.

Customizado a partir do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA, da UFRN, o SIGEduc irá proporcionar mais agilidade e facilidade na hora da matrícula, além do acesso aos recursos e às informações relacionados à rotina escolar do aluno. O sistema já está implantado, desde 1º de outubro, em 112 escolas estaduais da capital, e a expectativa é de que até 2014 todas as 698 escolas públicas do Rio Grande do Norte tenham o novo sistema.

Durante a solenidade, a governadora Rosalba Ciarlini ressaltou o novo momento vivido pela educação do Estado através da implantação do SIGEduc, “vivemos um momento de transformação. O SIGEduc foi sonhado e construído, e agora, podemos dizer que demos um grande passo para fazer da Educação no RN um exemplo”, afirmou Rosalba.

“Estamos somando esforços para melhorarmos o Índice de Educação Básica do Estado colocando todos na escola e melhorando as condições das instituições de ensino. Já demos o primeiro passo, sendo pioneiros na Educação Básica”, disse a Governadora, reforçando o comprometimento do Governo do Estado com a Educação.

Além dos diretores das maiores escolas da capital, participaram do evento o presidente do Instituto Metrópole Digital da UFRN, Ivonildo Rego, o Pró-Reitor de Extensão da UFRN, Edmilson Lopes, e a Secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho, que ressaltou o potencial do novo sistema. “O SIGEduc está proporcionando uma revolução no sistema educacional. O próprio Ministério da Educação mostrou que acredita no programa e já estuda levá-lo para outros estados do país”, falou a secretária.

Os benefícios para os pais e alunos também foram lembrados por Betania Ramalho, “os pais, que antes sofriam com as filas para realizar as matrículas, agora contam com esse sistema, que além de identificar quantas vagas estão disponíveis em cada escola cadastrada, proporciona também o acompanhamento do desenvolvimento escolar do aluno. Saímos de um sistema arcaico para a modernidade e a comodidade”, reforçou a secretária.

Entre as principais vantagens do SIGEduc estão o aplicativo Diário de Classe para tablets, transparência e acesso aos dados escolares, mapa georeferenciado, com localização das escolas da rede por mapas e rotas de transporte coletivo escolar, dados sobre a vida escolar do aluno e perfil dos professores, por escola, organização das turmas de alunos por série e modalidades de ensino, vagas disponíveis por escola, reordenamento e enturmação de alunos e acesso ao Diário de Classe.

SIGEduc facilitando a vida dos estudantes com deficiência

A estudante de radiologia, Marcelania Bezerra, 26 anos, mãe do aluno José Vinícius, 7 anos, que cursa a 2ª série do ensino fundamental e tem deficiência motora, conta que através do SIGEduc pôde encontrar uma instituição de ensino equipada para recebê-lo. “O meu filho sempre estudou em escolas particulares, porém sempre sofria preconceito e nunca tinha a sua disposição uma estrutura ou assistência educacional adequada”, contou a estudante.

Através do SIGEduc Marcelania teve acesso a informações sobre todas as escolas estaduais da cidade e acabou optando pela Escola Estadual Presidente Kennedy para solicitar a matricula do pequeno José Vinícius. “Depois que conheci o projeto pedagógico do Kennedy, vi que o Estado tem condições de dar assistência a uma criança especial com toda estrutura e ensino voltado para ela. O mais importante foi que através do SIGEduc a busca foi rápida e sem peregrinação pelas escolas de Natal. Agora, a partir do próximo ano, meu filho poderá continuar a estudar, e o mais importante, recebendo um tratamento adequado”, afirmou Marcelania.

O endereço eletrônico para acessar o sistema é o www.sigeduc.rn.gov.br. Mesmo quem não está inserido na comunidade escolar pode conferir algumas funcionalidades, como a consulta às escolas por bairro, distrito ou município, consulta de unidades escolares próximas a sua residência, com a possibilidade de indicação de rotas para se chegar ao local, e visualização do mapa de unidades por todo o Estado. Para a população em geral, o SIGEduc também servirá de portal da transparência da Educação, onde futuramente serão publicadas informações do censo escolar, investimentos, reformas e construções, transporte e merenda escolar, entre outros dados.

Quem acessar o endereço ainda vai conferir o calendário detalhado de matrículas do SIGEduc para as escolas de Natal. Os novos alunos com deficiência devem se matricular entre 19 e 26 de outubro. Entre os dias 10 e 14 de dezembro, será aberto o período de renovação automática dos estudantes veteranos da rede estadual. Entre 14 e 16 de janeiro de 2013 será a vez da transferência automática dos alunos da rede estadual e municipal. Já a transferência por interesse próprio deve acontecer entre 18 e 21 de janeiro. Por fim, de 2 a 11 de fevereiro serão realizadas as matrículas dos novos estudantes. Lembrando que os alunos do interior terão um calendário diferenciado, para realizarem suas matrículas de forma presencial.

PARA ENTRAR NO SISTEMA CLIQUE AQUI

MAIS UM JOVEM É ASSASSINADO EM NATAL

Um jovem identificado como Ubirajackson Nascimento da Silva, de 20 anos, foi morto a tiros na manhã desta sexta, em Brasília Teimosa, Zona Leste de Natal. A polícia já tem um suspeito para o crime. Ubirajackson era foragido da justiça, por um homicídio praticado há cerca de dois anos.

De acordo com a polícia, Ubirajackson foi baleado em plena via pública, por volta das 12h. Ele chegou a ser socorrido para o hospital dos pescadores, nas Rocas, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. "Já colhemos algumas informações sobre o crime, mas ainda não o elucidamos", informou o delegado Amaro Rinaldo, titular da 2ª Delegacia de Brasília Teimosa, que investiga o crime.

Ainda segundo o delegado, um homem identificado até o momento apenas pelo apelido de Boboy está sendo apontado como autor do assassinato. "O acusado é envolvido com roubos e assaltos e há muito tempo estamos à sua procura", declarou Amaro. De acordo com ele, Ubirajackson era foragido da justiça. "Contra ele havia um mandado de prisão em aberto. Há cerca de dois anos, ele matou uma mulher grávida, na comunidade do Vietnã", relatou o delegado. Este crime foi investigado pela delegacia da Mulher. Boboy está sendo procurado. 

MULHER É EXECUTADA EM PONTA NEGRA



Vila de Ponta Negra, Zona Sul de Natal (foto: Eduardo Maia/Arquivo DN/D.A.Press)
Vila de Ponta Negra, Zona Sul de Natal (foto: Eduardo Maia/Arquivo DN/D.A.Press)
Uma mulher identificada como Ana Cristina de Souza Silva, de 38 anos, foi assassinada na madrugada desta sexta-feira (19), por volta das 4h, em frente de sua residência, localizada na rua cabo Onório, na Vila de Ponta Negra, Zona Sul de Natal. A informação foi confirmada pelo tenente Nicolas, oficial da Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur). De acordo com o policial militar, quando a viatura chegou no local da ocorrência, a vítima já havia sido socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência(Samu).

“Infelizmente não se tem informação da autoria do crime e como ele aconteceu. A lei do silêncio é adotada pelos moradores”, disse o tenente Nicolas, que revelou que a vítima é conhecida no local por envolvimento com tráfico de drogas.

A Polícia Civil ainda não foi informada sobre a ocorrência para dar início ao trabalho de investigações.
informações dn on line

4 HOMENS ASSALTAM A DISTRIBUIDORA KERO KERO

A indústria de alimentos Kero Kero foi assaltada por quatro homens armados com revólveres no fim da manhã desta sexta-feira (19). A ação aconteceu na sede da Kero Kero, à margem da B-101, em Neópolis. Ninguém se feriu. O grupo levou R$ 4,1 mil em dinheiro e pertences dos funcionários. Um carro foi roubado e o dono foi feito refém durante o assalto.

Segundo o tenente Vinícius Oliveira, do 5º Batalhão da Polícia Militar, o veículo foi um Fiat Uno de cor prata, roubado em Emaús. O proprietário permaneceu dentro do carro até ser liberado após a ação dos bandidos. Um Polo Hatch de cor preta já esperava o grupo em um estacionamento para fugir com o material do roubo.

Os quatro assaltantes - três morenos e um loiro - aparentavam idade acima de 30 anos. Nenhuma pista foi encontrada até o momento. "Só sabemos que são de Parnamirim. E se eu lhe disser que as diligências continuam é mentira minha. São muitas ocorrências. Mas todas as viaturas estão cientes para ser acionada sob qualquer suspeita", concluiu o tenente.

PESQUISAS MOSTRAM VANTAGEM DE PSDB SOBRE O PT NO 2º TURNO

Pesquisas mostram PSDB com 7 líderes, seguido do PT, com 4.
Conheça todas as sondagens eleitorais em 39 das 50 cidades que terão 2º turno.
Os institutos de pesquisa já apresentam dados sobre as eleições de 39 das 50 cidades que farão 2º turno em 28.out.2012. Em 27 desses municípios, as sondagens mostram um dos candidatos como favorito. Nos outros 12, os concorrentes estão tecnicamente empatados. O empate ocorre porque a diferença entre os percentuais de intenção de voto dos candidatos não supera a margem de erro dos estudos de opinião.
Nas 27 cidades com favoritos, o PSDB é o que mais têm líderes das disputas: possui 7 candidatos isolados em primeiro lugar. Considera-se isolado o político que têm mais pontos que o 2º colocado mesmo quando a margem de erro diminui seu percentual e aumenta o do adversário.
Depois do PSDB, aparece o PT , com 4 líderes isolados. Em seguida, vêm PMDB com 3 líderes e DEM, PDT, PPS, PSD e PV com  2 primeiros isolados cada. PC do B, PP e PTC têm 1 candidato cada um nessa condição.
Viradas
O levantamento do Blog indica também possibilidade de vitória do candidato que terminou o 1º turno em segundo lugar em 18 das 39 cidades com pesquisas disponíveis até a tarde desta 6ª feira (19.out.2012).
Os candidatos que terminaram o 1º turno atrás dos adversários são líderes isolados em 6 cidades: Belém (PA), Curitiba (PR), Diadema (SP), Florianópolis (SC), Ponta Grossa (PR) e São Paulo (SP). Em outras 4 cidades, esses candidatos estão empatados com os concorrentes, mas levam vantagem numérica. Isso ocorre em Cascavel (PR). Cuiabá (MT), Uberaba (MG) e Volta Redonda (RJ).
Nas outras 8 cidades em que, segundo as pesquisas, pode haver virada, o vencedor do 1º turno continua na frente, mas empatado com o adversário. É o caso de Campinas (SP), Fortaleza (CE), Londrina (PR), Maringá (PR), Mauá (SP), Montes Claros (MG), Rio Branco (AC) e Sorocaba (SP).

2º turno
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Brasil possui, em 2012, 83 cidades com mais de 200 mil eleitores, número mínimo de votantes que um município precisa ter para poder realizar 2º turno. A segunda etapa da votação só é necessária nesses grandes municípios, no entanto, quando nenhum candidato obtém 50% dos votos válidos mais 1 voto válido no 1º turno –os votos válidos são só aqueles dados a candidatos, nulos e brancos não são válidos. Das 83 localidades habilitadas, 50 farão 2º turno neste ano.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

GOVERNO DO RN PUBLICA QUINQUENIOS DOS SERVIDORES

Foi publicada na edição desta terça-feira (16) do Diário Oficial uma lista de trabalhadores em Educação contemplados com Gratificação Adicional Qüinqüenal por Tempo de Serviço.
Veja a relação dos contemplados aqui.

Para agilizar sua consulta quando abrir a pagina clique em Ctrl  F e digite seu nome e de um enter.

GOVERNO DO RN NÃO PAGA PROMOÇÕES VERTICAIS

Mais uma vez as promoções verticais deixarem de ser pagas. Somando-se a isso outros vários compromissos não cumpridos pelo governo do estado, a situação é preocupante. Diante das cobranças o governo Rosalba inventa desculpas e prefere o jogo do empurra-empurra ao invés de honrar os acordos com a categoria.
O alerta para a greve já no início do ano letivo de 2013 já foi dado, mas nem isso preocupa o governo que segue como se nada estivesse acontecendo.
De acordo com a coordenadora geral Fátima Cardoso, a sociedade já está fazendo uma análise mais apurada do governo e tem reprovado sua forma de gestão. A Educação é uma das áreas que mais deixa a desejar. “Se fosse apenas as promoções não estaríamos fazendo todo esse ‘cavalo de batalha’, mas outros pontos importantes para que a categoria possa trabalhar dignamente estão sendo desrespeitados. Já avisamos e se as providências não forem tomadas seremos obrigados a tomar decisões mais duras”, alertou a sindicalista.

BB ABRE CONCURSO AQUI NO RN



O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta sexta-feira um concurso público para a formação de cadastro de reserva no cargo de escrituário em 15 Estados, segundo o Diário Oficial da União. Não há número de vagas estabelecido, os aprovados serão chamados conforme a necessidade da instituição nas regiões específicas.
De acordo com o edital, o banco vai selecionar candidatos dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas (parte do Estado), Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina (parte do Estado) e Sergipe. O salário base é de R$ 1.892.
 Para concorrer, é necessário ter concluído pelo menos o Ensino Médio e idade mínima de 18 anos até a data da contratação. Entre as tarefas do escrituário estão atendimento ao público, atuação no caixa e prestação de informações aos clientes. A carga horária é de 30 horas semanais.
 As inscrições podem ser feitas até as 14h do próximo dia 5, por meio do site daFundação Carlos Chagas. O candidato deverá informar qual a região que prefere concorrer na hora do preenchimento. A taxa de inscrição é de R$ 40 e as provas estão previstas para 13 de janeiro de 2013.

LOTÉRICA É ASSALTADA EM ESPIRITO SANTO

o VNT do Espírito Santo em Foco

No fim da manhã de hoje, (19 de Outubro/2012) por volta das 11:00 h a casa lotérica de Espírito Santo foi assaltada mais uma vez e pelo que tudo indica foram os mesmos assaltantes das outras vezes. 
Com esse ultimo soma-se 6 vezes no qual a mesma casa lotérica foi assaltada. Estavam na lotérica cinco pessoas na hora que chegaram os dois bandidos, um não armado entrou para pegar o dinheiro enquanto o outro armado com um revolve calibre 38 ficou do lado de fora da lotérica dando cobertura e deu ordem para que todos os clientes não saíssem e ficassem dentro da lotérica calados sem fazer movimentos. 
Após pegar o dinheiro os assaltantes saíram a pé e caminharam até um beco que fica na mesma rua a pouco metros da lotérica, o beco da caminho a Rua Fortaleza onde provavelmente outro bandido estava em um carro a espera dos comparsas. Ainda não se sabe ao certo quanto foi levado pelos bandidos, mas estimasse que como a loteria já estava próximo a fechar e já tinha realizado vários pagamentos, tenham levado entre 2.000,00 a 3.000,00 mil reais. 
 Também já foram assaltados em Espírito Santo as agências do Correios e do Bradesco por 2 vezes. Até o momento não se sabe o paradeiro dos assaltantes.

MAIS UMA AGENCIA DE CORREIOS É ASSALTADA

o VNT do blog Cardoso Silva

A agência dos Correios da cidade de São José de Campestre foi assaltada na manhã desta sexta-feira(19).
 .
Segundo informações preliminares, dois indivíduos armados entraram na agência e anunciaram o assalto, viaturas do pelotão de Tangará e de Santo Antonio foram deslocadas até Campestre para dar suporte aos policiais daquele município.
 .
Até o momento não foi informado o montante levado pelos assaltantes, o assalto ocorreu por volta das   10h:00 e na agência tiha mais de 30 clientes.

CORPO É ENCONTRADO BOIANDO NA PRAIA DE BF



Populares localizaram na noite desta terça-feira (16) o corpo de um homem boiando nas àguas da praia de Bahia Formosa, litoral sul do RN.

De acordo com informações do 8º BPM-RN, sediado em Nova Cruz, o homem teria sido identificado como sendo Claudio Sabino de Sousa, 39 anos, natural de Recife-PE.

A polícia não sabe informar ainda como o corpo do homem foi parar naquele ponto da praia.

POLICIA PRENDE MAIS UMA QUADRILHA AQUI NO AGRESTE



Quatro homens foram detidos no município de Lagoa Salgada, nesta quinta-feira (18). Os suspeitos estavam em um carro e uma moto, portando armas e drogas, no entanto, de acordo com a polícia, são apontados como autores de assaltos em Natal e Macaíba. Um dos presos, identificado como Robson Walace Gomes Pinheiro, de 18 anos, tinha mandado de prisão em aberto por um homicídio em Parnamirim.
Além dele, foram detidos Hélio Ramos de Andrade, de 20 anos, Jubertino Cordeiro da Silva, de 19 anos, e Luiz Antônio da Silva, de 28 anos. As prisões foram comandadas pelos sargentos De Assis, de Lagoa Salgada, e Bonifácio, de Lagoa de Pedras. As equipes deles conseguiram interceptar o grupo, que portava dois revólveres e drogas.
O grupo foi levado até a Delegacia da Polícia Civil, onde foi autuado pelo delegado Raimundo Rolim pelos crimes de receptação, tendo em vista que o carro em que eles estavam era roubado, tráfico de drogas, porte ilegal de armas e formação de quadrilha. A motocicleta usada pelo bando também apresentava adulteração. Apenas Luiz Antônio, de acordo com o delegado, não foi autuado, pois ele estava com a moto adulterada, mas constatou-se que não portava armas nem drogas.
A polícia suspeita ainda que o grupo se preparava para realizar outro homicídio. Dois dos criminosos serão encaminhados para o Núcleo de Custódia da Polícia Civil, na Cidade da Esperança, e o outro para o Centro de Detenção Provisória de Pirangi.

SECD RN VAI SUBSTITUIR DIARIO DE CLASSE POR TABLETS



O SIGEduc também vai levar mais dinamismo às salas de aula. No início de 2013, todos os professores do Ensino Médio da rede pública vão receber um tablet com o aplicativo Diário de Classe. Ligado diretamente ao sistema, ele vai possibilitar aos professores fazerem a chamada sem precisar usar a tradicional lista de papel.
Com o novo Diário de Classe integrado ao SIGEduc, será possível ter mais transparência e acesso aos dados sobre a vida escolar dos alunos por turmas, série e modalidade de ensino.

JUSTIÇA INVESTIGA VENDA DE BEBES EM NISIA FLORESTA



O Ministério Público está investigando a suspeita de uma adoção ilegal de um bebê no município de Nísia Floresta, na região metropolitana de Natal. Segundo o inquérito, o recém-nascido teria sido entregue pela mãe a um casal que reside em São Paulo sem a intermediação da Justiça.
De acordo com o MP, a lavadeira Márcia Manuela Silva, mãe do bebê, está grávida pela terceira vez. A gestação atual aconteceu três meses após o nascimento de seu último filho, um menino que ela não chegou a levar para casa.
A promotoria ainda precisa identificar o casal e localizar o bebê. “A dificuldade que nós temos é a falta de informações. Márcia Emanuela (a mãe) não dá informação concreta, não diz pra quem deu o filho. O crime vai demorar a prescrever, mas pra reverter a adoção e retirar a criança desses pais que obtiveram a criança cometendo um ilícito, precisamos ser rápidos, porque a criança vai criando laços”, ressaltou a promotora Maria Zélia.
Para conferir a matéria completa direto do G1 RN Clique Aqui

INTENÇÃO DE VOTO EM NATAL, CURITIBA E FORTALEZA

O candidato Gustavo Fruet (PDT) tem 52% das intenções de voto e lidera a disputa. Ratinho Jr. (PSC) somou 36%. Brancos e nulos foram 8%, eleitoreis que não souberam ou não quiseram responder, 4%.
A pesquisa mostra uma inversão nos resultados das urnas no primeiro turno, quando Ratinho foi o primeiro colocado com 34,09% dos votos válidos e Fruet, 27,22%.
O Datafolha também calculou os chamados votos válidos, que excluem da amostra os brancos, nulos e eleitores indecisos. Este é a mesma metodologia utilizada pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado das eleições.
Neste cenário, Fruet tem 60% dos votos e Ratinho, 40%.
A pesquisa levantou ainda a rejeição dos candidatos: Ratinho Jr tem o maior índice, com 40% de rejeição; Gustavo Fruet tem 25%.
A primeira pesquisa de intenções de voto Ibope para o segundo turno em Fortaleza divulgada nesta quinta-feira (18) mostra Roberto Claudio (PSB) com 41% e Elmano de Freitas (PT) com 39%.

Com a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, há empate técnico entre os dois. Brancos e nulos somam 14% e não sabem ou não opinaram, 6%.
O Ibope ouviu 805 eleitores entre os dias 15 e 17 de outubro. A pesquisa foi encomendada pela TV Verdes Mares, afiliada Globo, e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), sob o número CE-00180/2012.
A primeira pesquisa Ibope de intenção de voto do segundo turno em Natal aponta a liderança de Carlos Eduardo (PDT), que tem 49% das intenções de voto. Hermano Moraes (PMDB) tem 35%. Brancos e nulos somaram 10% e os eleitores que não souberam ou não quiseram responder, 6%.


O Ibope também calculou os chamados votos válidos, que excluem da amostra os votos brancos, nulos e eleitores indecisos. Este é a mesma metodologia utilizada pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado das eleições.
Neste cenário, Carlos Eduardo tem 58% e Hermano Moraes, 42%. No primeiro turno, Carlos Eduardo teve 40,42% dos votos válidos, e Hermano, 23,01%

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

UFRN RETIFICA EDITAL DO VESTIBULAR PARA SE ADEQUAR A LEI DE COTAS

No VNT da TN

Após a publicação de portaria onde o Governo Federal regulamenta a Lei das Cotas, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte cancelou as provas de seleção para a Escola Agrícola de Jundiaí e para a Escola de Enfermagem de Natal, inicialmente programadas para o dia 21 de outubro em Natal, Caicó e Touros. Além disso, a Universidade estuda extinguir o argumento de inclusão, instrumento utilizado para aumentar o nível de participação de estudantes de escolas públicas na UFRN. Segundo o pró-reitor de Graduação, Alexandre Lara, uma reunião hoje deve definir o "futuro" do argumento de inclusão.
 Embora não tenha uma definição, o mais provável, segundo Alexandre Lara, é utilizar somente o sistema de cotas introduzido pelo Governo Federal, extinguindo o argumento de inclusão. Isso porque, na avaliação da Universidade, os dois instrumentos têm "força" equivalente. O pró-reitor de Planejamento, João Emanuel Evangelista, explica que a participação do argumento até aqui é de 12,2% das matrículas. Já a determinação do Ministério da Educação é de que 12,5% das vagas no próximo ano sejam destinadas às cotas.

Essas vagas serão divididas entre estudantes com renda familiar mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e estudantes de cor negra, parda ou indígena. Todos obrigatoriamente precisam ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública. Pelo menos metade das vagas referente a cotas será escolhida a partir da renda familiar. O percentual de cotistas negros, pardos e indígenas muda de estado para estado, a partir dos dados do censo do IBGE. No Rio Grande do Norte, segundo João Emanuel Evangelista, o percentual ficará em 6,9%.

No Rio Grande do Norte, mais uma variável se insere, tendo em vista que metade das vagas serão selecionadas a partir do Exame Nacional do Ensino Médio e metade a partir das provas do vestibular da própria Universidade Federal. O percentual de 12,5% de cotas será aplicado separadamente em cada grupo. "As vagas do Enem terão 12,5% de reserva para as cotas e da mesma forma as vagas do vestibular", esclarece Alexandre Lara.

A adaptação do vestibular UFRN à Lei de Cotas não irá, segundo o pró-reitor Alexandre Lara, influenciar na data da prova do vestibular, de 25 a 27 de novembro. "As provas da Escola de Jundiaí e de Enfermagem foram adiadas pela proximidade, mas não haverá modificação na data do vestibular, que continuará a mesma", assegura o pró-reitor.

A intenção da UFRN é divulgar uma retificação no edital do vestibular até a próxima semana explicando detalhadamente qual será a influência e as modificações no exame seletivo deste ano. No que diz respeito à Escola de Jundiaí e à Escola de Enfermagem, as adequações serão divulgadas no dia 25 de outubro, segundo nota de esclarecimento publicada ontem pela reitora Ângela Paiva Cruz.

NELTER DEIXA A ASSEMBLEIA E O RN PRA NÃO MORRER

No VNT do DN

O deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) pediu licenciamento do cargo durante o período de 120 dias durante a sessão plenária desta terça-feira (16). O deputado entregou à mesa diretora da Assembleia Legislativa requerimento com pedido de licença do mandado alegando motivos pessoais.  De acordo com o documento Nelter Queiroz deve retornar à Casa em fevereiro de 2013. O advogado Kelps Lima, primeiro suplente da coligação e filiado ao PR, ocupará a cadeira de Nélter Queiroz durante esse período.

Nelter Queiroz teve sua morte encomendada pelo presidente da Câmara de Assu, Odelmo de Moura Rodrigues (PSD), preso desde o dia 30 de agosto investigado sob acusação de inúmeros outros crimes cometidos durante mais de 20 anos em toda região do Vale do Açu.

“É um momento difícil na minha vida. Irei me ausentar do Rio Grande do Norte por questões pessoais. Conversei com minha família, amigos e com assessoria jurídica e decidimos que chegou a hora. Cumpri com meu dever político e deixo o plenário certo que volto a partir de fevereiro de 2013 para ficar mais a vontade. Não me sinto a vontade sabendo que enquanto a população sofre com falta de segurança eu ando escoltado pela Polícia Militar”, anunciou.

O comando da Polícia Militar do Rio Grande do Norte confirmou no mês de setembro que o deputado estava sob escolta ininterrupta do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope).

Em aparte, o deputado Walter Alves se solidarizou com Nelter dizendo que o mesmo fará falta nos embates por conta de sua altivez e lutas pelos que mais precisam. “Sua licença será por pouco tempo, mais deixará saudades”, disse Walter líder do PMDB.

O presidente Ricardo Motta (PMN) manifestou apoio ao colega em nome de toda a Casa. “Sou reconhecedor do trabalho de vossa excelência pelo desenvolvimento do Rio Grande do Norte. O trabalho devotado, não só de Nélter Queiroz, mas de toda a família, como o deputado Nelson Queiroz, seu pai, de quem tive a honra de ser colega de plenário. Receba o reconhecimento do trabalho em defesa do desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, declarou. Os demais deputados presentes acompanharam os votos do presidente.

Nélter lembrou que o pai cumpriu quatro mandatos e ele está no sexto mandato. Portanto 40 anos da família Queiroz representando Jucurutu e a região Seridó no Legislativo. “Meu estilo não é de se calar, de recuar. Por isso faço um pedido aos meus colegas deputados. Ajudem a bandidagem a não vencer”, afirmou.

BANDO SEQUESTRA GERENTE DE POSTO EM PASSA E FICA



Três homens, fortemente armados em um veículo Honda Civic, de cor preta, placas não informadas, fizeram refém um gerente da rede de postos de combustível Odom, localizado no centro da cidade de Passa e  Fica, no agreste potiguar. O crime ocorreu no final  da manhã desta segunda-feira (15), próximo a Tacima-PB

De acordo com as informações repassadas pela polícia, o gerente do posto de combustível, identificado apenas como Tony, seguia em uma moto para a cidade paraibana, Tacima, para a realização de um depósito financeiro da empresa em que trabalha, quando foi interceptado pelos criminosos que obrigaram a vítima a parar a moto e entrar no veículo. O que os criminosos não sabiam, era que o dinheiro que estava sendo levado para o Banco d o Brasil, estava sendo transportado em um veículo que ia mais a frente.

A vítima sofreu um sequestro relâmpago e ficou na mira dos criminosos por um bom tempo, sendo liberado em um trecho da rodovia PB-105, entre os municípios de Belém e Bananeiras. A vítima não sofreu nenhuma lesão.

As polícias da Paraíba e do Rio Grande do Norte realizaram buscas em toda a região, mas não há informações sobre o paradeiro dos criminosos.

DELEGADO DAVA CACHAÇA PARA INTERROGAR PRESOS

- Publicado por Robson Pires, na categoria Notas às 19:33
A Corregedoria de Polícia Civil está investigando a conduta de um delegado de polícia que oferece cachaça na hora de colher o depoimento de pessoas acusadas de crime. Segundo o delegado, bêbado só fala a verdade, de modo que, fica mais fácil interrogá-lo sob o efeito do álcool.
“Existe o ditado que diz que, quando a bebida entra, a verdade sai, e usei dessa estratégia, fazendo os presos contarem toda a verdade na hora de prestarem depoimento”, disse o delegado.
Em conversa com o repórter de G17, Aldo Adriano Alves de Almeida Albuquerque, o corregedor de polícia reconheceu que a fórmula pode ser eficaz para elucidar os crimes, no entanto, a corregedoria de polícia não pode ser a favor de algo que possa ajudar nas investigações policiais, uma vez que isso desburocratiza o serviço da polícia, e a secretaria de segurança publica não pode ser conivente com métodos que possam ajudar a melhorar a segurança das pessoas.
Os agentes de policia aprovaram a ideia do delegado, mas disseram que oferecer cachaça para presos também causa problemas. “Tem pinguço por aí jogando praticando desordem pra ser preso e tomar cachaça na delegacia”, disse um agente de Policia Civil

CRIME COM MORTE EM CEARÁ MIRIM

Um duplo homicídio foi registrado na madrugada desta quarta-feira (17), por volta das 4h, dentro de uma casa noturna, em uma localidade conhecida como Ponta do Mato, no município de Ceará - Mirim, região metropolitana de Natal. De acordo com o subtenente Pereira, oficial da Polícia Militar em serviço pelo 11º Batalhão, às vítimas, do sexo masculino, com identidades a serem confirmadas, foram arrastadas por cerca de quatro homens encapuzados para fora da residência e executadas com disparos de pistola 380 milímetros.

Segundo o subtenente Pereira, a polícia só tomou conhecimento do crime no início ao nascer do sol, quando um dos moradores da casa noturna, que estava amarrada com outras vítimas, conseguiu se soltar a acionar a polícia.

Informações preliminares dão conta que os assassinos fugiram em um veículo com destino ignorado. O local do crime fica próximo ao município de Ielmo Marinho. Diligências foram realizadas, mas até o momento nenhum suspeito foi encontrado.

A motivação do crime pode estar relacionado com acerto de contas. O caso será investigado pela Polícia Civil.

ACADA DIA UMA AGENCIA DOS CORREIOS É ASSALTADA NO RN

 Segundo levantamento do jornal TRIBUNA DO NORTE assalto a agencias dos correios aumento em 500%.
Com 184 agências em todas as 167 cidades do Rio Grande do Norte, os Correios passaram a ser alvos fáceis dos assaltantes, principalmente depois que foi fechada a parceria com o Banco do Brasil para a prestação de serviços como banco postal. Tanto é que o número de assaltos cresceu, praticamente, 500% nos últimos cinco anos, pois de 21 assaltos ocorridos em 2008, os casos de assaltos passaram para 102 até setembro deste ano.
Emanuel AmaralPara tentar coibir a violência, a ECT vai investir R$ 4,4 milhões em equipamentos de segurançaPara tentar coibir a violência, a ECT vai investir R$ 4,4 milhões em equipamentos de segurança

Por decisão de sua Direção Regional e também devido a uma determinação da Justiça Federal no Estado, o diretor Francisco Gilberto Barbosa informou que a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) vai investir cerca de R$ 4,14 milhões na terceirização de recursos humanos para a prestação de serviços de segurança privada e na aquisição de sistemas eletrônicos de vigilância, como circuito interno de TV. "Nós temos um prazo até 31 de janeiro de 2013 para contratar 96 seguranças e adquirir 23 portas eletrônicas", informou ele.

Francisco Barbosa adiantou que o assunto já foi discutido com o Comando da Polícia Militar do RN e com a Secretaria Estadual de Segurança. Em virtude da sequencia de assaltos ás agências em Natal e no interior, Barbosa afirmou que existem, hoje, pelo menos 30 servidores da empresa afastados do serviço operacional para tratamento psicológico.

Barbosa declarou, ainda, que atualmente somente cinco agências contam com portas eletrônicas no RN, das quais três estão em Natal (Nova Descoberta, Cidade Alta e Princesa Isabel) e duas em Mossoró: "As novas portas eletrônicas vão para as cidades onde já ocorreram dois ou mais assaltos este ano", disse, citando o caso de Ielmo Marinho, onde já ocorreram quatro assaltos.

O presidente do Sindicato dos Empregados dos Correios, Moacir Soares, afirmou que tem pressionado os Correios no sentido de oferecer melhores condições de trabalho e segurança para os trabalhadores da empresa. "Reformas dos prédios são feitas, mas precisa adaptá-los para receber as portas eletrônicas".

Para Soares, os casos de assaltos aos Correios aumentaram depois de janeiro deste ano, quando o   Banco do Brasil fechou parceria com os Correios. Ele admite que os dias mais visados são os cinco dias antes e cinco dias do fim de cada mês, período em que o volume de recursos aumenta nos Correios por causa do pagamento dos aposentados e das bolsas sociais oferecidas pelo governo federal.

MEDO

Com 30 anos de Correios, uma funcionária dos Correios que não quis se identificar,  já foi assaltada duas vezes, a primeira foi em São José do Mipibu, de onde pediu transferência para Natal. Mas, em seguida foi assaltada pela segunda vez, quando estava trabalhando na tesouraria da agência da avenida João Medeiros Filho, em frente ao conjunto Santa Catarina, na zona Norte de Natal.

Um servidor da agência do bairro Pitimbu, onde já ocorreram quatro assaltos, disse que a direção dos Correios foi pressionada pelos funcionários para colocar uma câmara de circuito interno de tv do lado de fora da agência, situada, na rua Xavantes.

NUMEROS DE ALUNOS POR TURMA SERÁ LIMITADO EM LEI


Senado aprova limite de alunos por turmas do ensino público Texto que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação segue para a análise na Câmara dos Deputados

As turmas de pré-escola e do 1º e do 2º ano do ensino fundamental da rede pública deverão ter no máximo 25 alunos. No caso das demais séries dessa etapa e do ensino médio, o limite é 35 estudantes. A restrição está prevista em projeto de lei aprovado nesta terça-feira (16/10), em caráter terminativo, pela Comissão de Educação do Senado.
O texto, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/1996), agora será analisado na Câmara dos Deputados. O autor do projeto, Humberto Costa (PT-PE), destacou que o elevado número de alunos por turma impede o acompanhamento e o aprendizado de cada estudante da rede pública.
Pelo texto aprovado na comissão, uma vez aprovada pelo Congresso e sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, a nova lei entrará em vigor em 1º de janeiro do ano subsequente ao da publicação no Diário Oficial da União.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

PROMOTOR INVESTIGA EFETIVO DA PM RN

promotor do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial no Rio Grande do Norte, Wendell Beethoven Ribeiro Agra, publicou na edição desta terça-feira (16), no Diário Oficial do Estado, a abertura de uma investigação para apurar o déficit no quadro de efetivo na Polícia Militar do estado.

De acordo com as informações coletadas pelo próprio promotor, o número previsto por leis estaduais é de 13.466 policiais militares na ativa. Contudo, em dezembro do ano passado, o total de homens e mulheres nas fileiras da corporação apontava para 9.683 PMs.

Ao G1, Wendell Beethoven disse acreditar que a deficiência, hoje, é bem maior. “Devido a vários pedidos de aposentadoria”, justificou. Para o promotor, além da realização de um concurso para compor o quadro, seria necessário um planejamento por parte do Governo do Estado para que o efetivo não fique ainda mais defasado nos próximos anos.
"Queremos saber qual é o plano do Governo até o fim desta gestão para resolver este problema", explicou Beethoven. O promotor sugere a realização de concursos periódicos para não permitir a queda no número de policiais.
Beethoven revelou que se reuniu, em Natal, com o secretário adjunto de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), o delegado federal Clidenor Cosme Silva Júnior, para debater a situação da segurança no Rio Grande do Norte. Também estavam na reunião o comandante geral da Polícia Militar no estado, coronel Francisco Araújo Silva, e o delegado geral da Polícia Civil, Fábio Rogério.
Segundo Beethoven, a maior preocupação das duas polícias é o grande número de aposentadorias requisitadas pelos servidores. "Os policiais estão se aposentando e não há nenhuma providência para recompor o efetivo", afirmou o promotor.
O coronel Araújo afirmou que o Governo do Estado está no limite providencial e não pode realizar contratações, mas afirma que aguarda a liberação para a contratação de novos policiais. O comandante também concordou que o número atual de policiais militares é insuficiente.
O secretário adjunto da Sesed, Silva Júnior, disse que a pasta tem plano para realização de concurso, mas está impossibilitada de executá-lo, justamente, em razão do limite providencial do Governo.
Sobre a proposta de concursos periódicos para a composição do efetivo, Silva Júnior também concordou que a medida é interessante para não deixar o quadro deficitário. Porém, ele voltou a alegar a impossibilidade do Estado de realizar novas nomeações.

APRESENTADORA DA GLOBO EXIBE CORPÃO EM PRAIA CARIOCA

Glenda Kozlowski fez sucesso na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, no começo da tarde desta terça-feira, 16. Com um microbiquíni, ela exibiu o corpão e reforçou o bronzeado.
Glenda kozlowski na praia (Foto: Edson Teófilo e Gil Rodrigues / FotoRioNews)Glenda kozlowski na praia (Foto: Edson Teófilo e Gil Rodrigues / FotoRioNews)Glenda Koslowski (Foto: Edson Teófilo/Fotorio News)Glenda Kozlowski pegando sol (Foto: Edson Teófilo e Gil Rodrigues / FotoRioNews)Glenda Kozlowski pegando sol (Foto: Edson Teófilo e Gil Rodrigues / FotoRioNews)

HORARIO DEVERÃO COMEÇA NO PROXIMO DOMINGO

Regiões que adotam o horário de verão (azul), que já adotaram e não adotam mais (laranja) e que nunca adotaram (vermelho).
Regiões que adotam o horário de verão (azul), que já adotaram e não adotam mais (laranja) e que nunca adotaram (vermelho).

 A partir do próximo domingo (21), brasileiros que vivem nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e no estado da Bahia terão que adiantar seus relógios em uma hora. A data está marcada para o início do horário de verão, que vai até 17 de fevereiro de 2013. Segundo informações do Ministério de Minas e Energia, durante a vigência do horário diferenciado está prevista uma redução média de 5% no consumo no horário de pico, que vai das 18h às 21h.

O horário de verão é adotado em função do aumento da demanda por energia nesta época do ano, resultante do calor e do crescimento da produção da indústria com a aproximação do Natal. O Norte e Nordeste não aderem à mudança, porque o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) avaliou que a economia nesses mercados

Horário de verão ou DST (Daylight Saving Time) é a prática de adiantar o relógio em uma hora. O horário de verão foi Idealizado por Benjamin Franklin, em 1784, nos Estados Unidos. A intenção de Franklin era aproveitar a luz natural durante os dias mais longos do ano. No entanto, o governo americano não gostou da ideia. O primeiro país a adotar oficialmente o DST foi a Alemanha, durante a Primeira Guerra Mundial.
O objetivo do horário de verão é a economia do consumo de energia por meio do melhor aproveitamento da luz natural do dia. Assim, a prática reduz a demanda em períodos considerados como “horários de ponta” (das 18 às 21h), onde o consumo é bem maior. No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932. Em 1985, depois de 18 anos sem sua instituição, a prática de adiantar os relógios em uma hora foi novamente adotada em razão da queda do nível de água nos reservatórios das hidrelétricas. Após esse período, o horário de verão passou a ocorrer em todos os anos.

Por meio do aproveitamento da luz natural, obtém-se uma redução de 4 a 5% no consumo de energia elétrica, o que faz com que o país não sofra com problemas decorrentes da falta de energia. O DST se inicia no verão pelo fato de a estação ser a mais quente e a que mais provoca o aumento do consumo de eletricidade: refrigeração, condicionamento de ar, ventilação etc., além de apresentar os dias mais longos que as noites.

O horário é adotado em toda a Europa, na maior parte da América do Norte e Austrália. A medida é mais eficaz nas regiões distantes da linha do Equador, já que nesta estação os dias são mais longos e as noites mais curtas. Nas regiões próximas ao Equador, o horário de verão traz poucos benefícios, pois os dias e as noites têm duração igual ao longo do ano.

Embora proporcione a redução do consumo, o horário de verão é visto por muitos como algo relativamente desnecessário e prejudicial à saúde, já que altera o relógio biológico das pessoas, provocando uma mudança brusca nos ritmos do organismo humano que, normalmente, estão sincronizados entre si, seguindo uma ordem temporal interna.

O horário de verão (2011/2012) iniciará no dia 16 de outubro de 2011 e terminará no dia 26 de fevereiro de 2012. As Regiões brasileiras que adotam esse horário são: Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal), Sudeste (Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro) e Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
Em 2011, o Estado da Bahia participará do horário de verão para se manter alinhado ao horário de Brasília, esta adesão foi solicitada pelo governador do estado, Jaques Wagner.

PREFEITO DE SERRA DO MEL SE ENTREGA A JUSTIÇA

Do G1 RN
Prefeito Josivan Bibiano de Azevedo é procurado pela polícia do RN (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Prefeito Josivan Bibiano de Azevedo se entregou à
Polícia (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
O prefeito em exercício de Serra do Mel, município potiguar da Região Oeste, distante 320 quilômetros de Natal, se apresentou à Polícia Militar na manhã desta segunda-feira (15). Josivan Bibiano de Azevedo é suspeito de participar do assassinato do então jornalista e presidente do Partido dos Trabalhadores no município, Ednaldo Filgueira, no dia 15 de junho de 2011.
Josivan Bibiano de Azevedo se apresentou no 2º Batalhão da Polícia Militar em Mossoró, também na Região Oeste. O prefeito em exercício de Serra do Mel era considerado foragido de Justiça desde a quinta-feira (11). Josivan ficará detido no Quartel da PM em Mossoró à disposição da Justiça.
 (O Câmera/Divulgação)
Relembre o caso
Ednaldo Filgueira, de 36 anos, foi executado com seis disparos de arma de fogo por volta das 22h do dia 15 de junho de 2011, quando saía do trabalho na Vila Brasília, bairro de Serra do Mel. Ednaldo era jornalista e dono do "Jornal Serrano", no mesmo município. As investigações da Polícia Civil apontaram para motivações político-partidárias como as causas do crime.
saiba mais
Em agosto de 2011, oito pessoas foram indiciadas criminalmente pelo delegado Odilon Teodósio, que trabalhou na primeira parte do inquérito que investiga o assassinato. Cícera Soares da Costa, proprietária do restaurante Padre Cícero, em Serra do Mel, foi indiciada, juntamente com Rafânio Brito de Azevedo, Raniely Brito de Azevedo e Daniel dos Santos Azevedo, como autores intelectuais do crime. Abnadabe Nunes Ismael Pereira da Silva (Foguinho), Francisco Fábio Ferreira (Galego), Paulo Ricardo da Costa (Paulinho) e Marcélio de Sousa Moura também foram indiciados, apontados como envolvidos diretamente na execução do então presidente do PT de Serra do Mel.
Ao concluir a investigação, o delegado Odilon Teodósio creditou a autoria intelectual do crime ao prefeito do município, Josivan Bibiano de Azevedo (PSDB). O delegado afirmou, à época, que a execução do jornalista ocorreu em decorrência das críticas à gestão de Bibiano Azevedo no jornal de Ednaldo Filgueira. osivan teve a prisão preventiva decretada no dia 24 de dezembro do ano passado e foi solto, por força de habeas corpus, no dia 3 de janeiro deste ano.
Um novo mandado de prisão foi decretado pela Justiça semana passada e  não foi cumprido. Josivan era considerado foragido desde a quinta-feira (11).

MULHER TOMA BANHO NUA NA PRAIA DO FLAMENGO(fotos)

Uma mulher, aparentemente turista, chamou a atenção de quem passava pela Praia do Flamengo, na zona sul do Rio de Janeiro, no início da manhã desta segunda-feira (15). Sem biquini e acompanhada por um homem, ela tomou banho de mar sem se intimidar com os olhares de curiosos.
Em forma e bronzeada, a loira se divertiu nas águas da Baía de Guanabara e depois foi coberta pelo homem com uma canga. O ocorrido não gerou queixas de pessoas que passavam pelo local. Procuradas pela reportagem, a Guarda Municipal e a Polícia Militar informaram não possuir registros da ocorrência.
Em tempo, a Praia do Flamengo não está recomendada para o banho, segundo o último boletim divulgado pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente). Veja as fotos:
Mulher foi coberta com uma toalha ao sair do mar (Foto: Alessandro Buzas/Futura Press/Estadão Conteúdo)Mulher Toma Banho Nua na Praia do Flamengo
O que a peladona do Flamengo e a maioria dos turistas que visitam o Rio de Janeiro não sabem é que as águas da orla do Flamengo, bem como as de outras praias cariocas, inclusive Copacabana, não estão recomendadas para o banho, segundo o Inea (Instituto Estadual do Ambiente. Há contaminação por coliformes fecais nas areias e na água, em níveis acima dos recomendáveis pelas autoridades de saúde. Portanto, é bom que a jovem que se arriscou pegar uma micose hoje cedo no Flamengo tome uma bom banho de bucha com sabão de coco.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

ROMEIROS SÃO ENTERRADOS EM IGAPÓ

As cinco vítimas do acidente com um ônibus de romeiros, às 5h desse domingo, foram sepultadas no Cemitério Público de Igapó. O velório aconteceu no ginásio de esportes Manoel Targino em Jardim Lola, distrito de São Gonçalo do Amarante, vizinho ao bairro Igapó. Após o velório, o cortejo saiu do ginásio onde foi rezada a missa de corpo presente e a Polícia Rodoviária Federal controlou o trânsito para que o cortejo chegasse ao cemitério pela avenida Tomaz Landim.
A missa, que durou cerca de 50 minutos, foi celebrada pelos padres André Martins de Melo e Gilmar Pereira de Castro. O padre belga Tiago Theisen, que tem um projeto de evangelização na zona
Norte, também participou da celebração. O sepultamento já foi realizado no cemitério de Igapó.
VEJA SA FOTOS NO LINK
http://tribunadonorte.com.br/album/embed/3853#3

RESULTADO DA ELEIÇÃO PARA PREFEITO EM MONTANHAS POR SEÇÃO(VOTOS VÁLIDOS)



Seção
Algacir
Letinha
Manoel Gustavo
Adriana
09
96
70
55
0
10
85
69
62
1
11
96
76
52
2
12
95
60
64
0
13
82
71
57
0
14
92
62
60
2
15
81
84
57
0
16
113
51
56
4
17
82
56
67
0
18
84
62
61
3
19
106
62
55
1
20
96
75
50
0
21
67
67
42
2
22
87
76
61
2
23
74
67
51
1
24
93
71
60
2
87
99
53
65
3
90
92
62
54
1
97
98
71
66
1
104
92
71
70
0
108
87
71
70
1
113
86
79
59
0
116
86
70
66
1
121
91
78
60
2
122
88
68
81
1
130
100
55
67
1
134
96
74
69
0
138
97
58
77
1
139
90
59
71
1
154
69
70
57
1
161
95
92
76
0
167
116
85
73
3
Total
2911
2196
1991
39