LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

sábado, 16 de fevereiro de 2013

SUPERTEMPESTADE SOLAR PODE ATINGIR A TERRA

Um alerta da Academia Real de Engenharia do Reino Unido causa preocupação ao redor do mundo. Uma supertempestade solar pode atingir a Terra a qualquer momento. A previsão assusta porque os cientistas só vão saber 30 minutos antes.


O efeito pode ser devastador. Segundo o autor do estudo, uma tempestade dessas dimensões ocorre a cada 150 anos. O cientista também afirma que os governos precisam ter um plano de emergência para enfrentar um apagão longo e de grandes proporções.

Essas tempestades são causadas por manchas solares, regiões onde há uma redução de temperatura e pressão das massas gasosas no Sol, relacionadas ao seu campo magnético. O Sol tem ciclos de atividade de cerca de 11 anos, com períodos mais intensos. O auge desse ciclo acontece agora, em 2013. Por isso, muitos países já começam a buscar maneiras de se preparar para uma grande tempestade solar.

Segundo o jornal "Huffington Post", os pesquisadores anunciaram que essa supertempestade é um evento de proporções raras. Isso porque erupções solares responsáveis por causar tempestades na Terra são muito comuns. Mas essa que se aproxima deve ser parecida com o Evento de Carrington, que aconteceu em 1º de setembro de 1859. Na ocasião, postos de telégrafo pegaram fogo e as redes tiveram grandes interrupções. Também foram registrados distúrbios no campo magnético da Terra.

É provável que a próxima tempestade seja intensa como a ocorrida há mais de 150 anos. Porém, os cientistas alertam que os efeitos na Terra podem ser mais impactantes agora por causa da grande dependência tecnológi- ca atual. A próxima tempestade solar traria consequências para equipamentos eletrônicos, como satélites, comunicações por rádio, GPS, transformadores e linhas de transmissão de alta tensão, segundo especialistas.

Tudo isso é causado pelas partículas carregadas pelas tempestades solares, que afetam os eletrônicos. Isso causa picos de correntes capazes de danificar aparelhos ou queimar transformadores. Como consequência, pode acontecer um colapso nos sistemas de comunicação, nos automóveis e na aviação.

Somente nos EUA, o dano econômico de uma tempestade nessas proporções pode ser entre 1 e 2 trilhões de dólares no primeiro ano. A recuperação completa de todas os perdas causadas pode demorar de 4 a 10 anos, de acordo com um relatório de 2008 do Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos.
Segundo Adriana Valio, astrofísica e presidente da Sociedade Astronômica Brasileira, vale lembrar que essas tempestades não causam riscos imediatos para a saúde de quem está na Terra. De acordo com ela, apenas os astronautas fora da estação espacial e pilotos de aviões de caça ou de voos com rota transpolar podem ser prejudicados.

37 PRESOS DE SC VEM PRA MOSSORÓ

Do G1 RN

Presos foram escoltados sob forte esquema de segurança (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Presos foram escoltados sob forte esquema de
segurança (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Trinta e sete homens, que estavam custodiados em unidades prisionais catarinenses, desembarcaram na tarde deste sábado (16) no Rio Grande do Norte. O destino final foi o Presidio Federal de Mossoró, na região Oeste potiguar. A transferência, segundo anunciado pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, faz parte de uma das cinco medidas adotadas para conter os ataques de violência que atingem cidades de Santa Catarina. O município de Mossoró fica a pouco mais de 280 quilômetros de Natal.

O desembarque aconteceu por volta das 15h45, no Aeroporto Dix-Sept Rosado, em Mossoró. O avião, um Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira, segundo informações da direção do presídio, saiu de Florianópolis e chegou ao RN sem escalas. Um forte esquema de segurança, organizado por agentes federais, impossibilitou a aproximação da imprensa.
106: mapa de ataques em santa catarina 16 de fevereiro (Foto: Arte/G1)
Do aeroporto - em comboio formado por veículos do Sistema Penitenciário Federal e viaturas da Polícia Rodoviária Federal -, os presos foram escoltados diretamente para o Presídio Federal. A direção da unidade, no entanto, não repassou qualquer informação com relação aos detentos ou mesmo sobre o tempo de permanência deles no Rio Grande do Norte.
Além da transferência de detentos para outros estado, prisões, reforço de homens da Força Nacional, criação da Operação Divisa e a formação de uma Frente Nacional de Defensores Públicos compõem o pacote anunciado em coletiva realizada com o ministro e autoridades catarinenses na manhã deste sábado. Segundo Cardozo, há ainda outras operações que serão realizadas sem serem divulgadas, em função de segurança.
"Em certos momentos de crise, é preciso aprofundar essa troca", disse o ministro. A intenção, ainda de acordo com Cardoso, é combater os atentados que ocorrem em Santa Catarina desde 30 de janeiro. Até as 11h deste sábado, a Polícia Militar havia registrado 106 ataques a 33 cidades no estado.
A transferência de presos iniciou justamente nesta manhã, quando 40 homens foram retirados de prisões catarinenses e levados a dois presídios de segurança máxima. Destes, 37 foram encaminhados para Mossoró (RN) e três para Porto Velho (RO).
"O Governo Federal disponibiliza quantas vagas forem necessárias para a transferência de novos presos. É uma remoção de grande porte e o Ministério da Defesa prontamente atendeu as nossas solicitações", afirmou o ministro.
Avião da Força Aérea Brasileira na pista do aeroporto Dix Sept-Rosado, em Mossoró (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Avião da Força Aérea Brasileira na pista do aeroporto Dix Sept-Rosado, em Mossoró (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Para ler mais notícias do G1 Rio Grande do Norte, clique em g1.globo.com/rn. Siga também o G1 RN no Twitter e por RSS.

HOMEM ATIRA EM CARRO DE FRANK AGUIAR


110 comentários
Frank Aguiar divulga nota e diz que está tudo bem com sua família (Foto: Reprodução/Instagram)Frank Aguiar posta foto após emboscada
(Foto: Reprodução/Instagram)
O vice-prefeito de São Bernardo do Campo, Frank Aguiar, publicou em uma rede social um esclarecimento sobre a emboscada que seus seguranças sofreram em Guarujá, no litoral de São Paulo, durante a madrugada deste sábado (16).
Segundo o cantor, apenas os seguranças estavam no carro quando um suspeito armado atirou contra o veículo. "Bom dia amigos. Sobre a emboscada de ontem, quero dizer que está tudo bem comigo e com a família. Eu já estava em casa. O que aconteceu foi com os seguranças na volta. Mas está tudo bem com eles. Os tiros não pegaram em ninguém graças a Deus. Essa minha foto, inclusive, é de hoje, há pouco tempo. Uma prova de que está tudo bem conosco", disse Frank Aguiar no Instagram.
O caso
Um veículo da equipe do vice-prefeito de São Bernardo do Campo, Frank Aguiar, foi abordado por um homem armado por volta das 3h deste sábado (16) no Túnel da Vila Zilda, em Guarujá, no litoral de São Paulo. Segundo informações da polícia, o criminoso atirou contra o veículo onde estava a equipe de Frank Aguiar. Após perícia, ficou constatado que nove tiros atingiram o carro, seis no vidro do passageiro e três no parabrisa do lado direito. Ninguém ficou ferido.
s
De acordo com a polícia, Rogério Pereira e Adílson Cunha estavam em Guarujá para fazer a segurança pessoal de Frank Aguiar. As vítimas contaram que foram surpreendidas por um homem, possivelmente menor de idade, que apontou uma arma na direção do condutor do veículo.
Adílson teria parado o carro e procurado abrigo atrás da porta do motorista. O suspeito começou a atirar e, em seguida, Rodrigo também efetuou disparos na direção do agressor. O suspeito correu na direção de um grupo que estava escondido dentro de um matagal próximo ao túnel da Vila Zilda e fugiu.
A ocorrência foi registrada na Delegacia Sede de Guarujá. Uma equipe da polícia fez uma busca nos hospitais da região no intuito de encontrar algum ferido em busca de atendimento médico, mas nada foi encontrado. A arma utilizada por um segurança de Frank Aguiar para atirar contra o suspeito estava regularizada.
Frank Aguiar
O músico piauiense Frank Aguiar foi eleito deputado federal em 2006 pelo estado de São Paulo e, desde 2008, atua como vice-prefeito do município de São Bernardo do Campo, ao lado do prefeito Luiz Marinho. Uma das músicas mais conhecidas do cantor, que ficou conhecido como o 'Cãozinho dos Teclados', é "Mulher Madura (Lavou, tá nova)".

POLICIAL QUE MATOU ADVOGADA TEM PRISÃO DECRETADA


(Foto: reprodução/InterTV Cabugi)
O juiz Ederson Solano Batista de Morais, de Santo Antônio, acatou o pedido de prisão preventiva do policial Gleyson Alex de Araújo Galvão, suspeito de matar a ex-namorada Vanessa Ricarda de Medeiros a pauladas na madrugada desta quinta-feira em um motel. O pedido de prisão foi encaminhado, por formalidade, para a Delegacia de Capturas (Decap).
O Ministério Público Estadual, por intermédio do Promotor de Justiça da Comarca de Santo Antônio, Mariano Paganini Lauria, requereu, nesta sexta-feira (15), a conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva do policial militar Gleyson Alex de Araújo, autuado pelo homicídio da advogada.
O representante do Ministério Público Estadual defendeu no requerimento encaminhado à Justiça ser imperiosa a decretação da prisão preventiva do PM como forma de garantir a ordem pública além da conveniência da instrução criminal.
Para o Promotor de Justiça de Santo Antônio a decretação da custódia cautelar se recomenda também pela gravidade concreta do delito, pela violência do agente e pelo fato de que o agressor tentou se valer de sua condição de policial militar para intimidar e ameaçar os “colegas de farda” que atuaram na sua prisão.
Gleyson foi preso em flagrante na madrugada ainda no local onde aconteceu o crime. Ao ser encontrado, ele estava com o comportamento
estranho e com marcas de sangue no corpo. Ele está detido na delegacia do município de Nova Cruz.

LEIA AQUI O PEDIDO DE PRISÃO ENVIADO AO JUIZ

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

CRIME ORGANIZADO PODE TER FEITO PAPA RENUNCIAR


ESTA NOTICIA ESTÁ CIRCULANDO ATRAVÉS  DE EMAILS

Ao chegar ao posto máximo da Igreja Católica, Bento XVI encontrou uma situação de devassidão e crimes que seu raciocínio cartesiano, típico dos alemães, jamais compreenderá. Instalado no cargo, Bento XVI começou a seguir a agenda de compromissos oficiais, ao mesmo tempo em que preparava uma nova tentativa de faxina. Ao perceber que sua incursão seria fracassada, como as tentadas por seus antecessores, Ratzinzger preferiu sair de cena. Foi prudente e tomou a decisão acertada.
O crime organizado continuará atuando nos bastidores do Vaticano, pois assim funciona desde Pio XII, mas isso não invalida os fundamentos cristãos e muito menos o que pregou Jesus de Nazaré. O problema está na existência tumoral dos operadores do Catolicismo.

PERIGO: METEORITO CAIU NA RUSSIA E DEIXOU 400 FERIDOS

Cerca de 400 pessoas ficaram feridas em consequência de um meteorito que atravessou o céu sobre a Rússia nesta sexta-feira (15), lançando bolas de fogo na direção da Terra, quebrando janelas e acionando alarmes de carros.
Moradores que estavam a caminho do trabalho em Chelyabinsk ouviram um barulho que parecia ser de uma explosão, viram uma luz forte e sentiram uma onda de tremor, de acordo com um correspondente da Reuters na cidade industrial, que fica a 1.500 quilômetros de Moscou.
O meteorito atravessou o horizonte, deixando um longo rastro branco em seu caminho que podia ser visto a até 200 quilômetros de distância, em Yekaterinburgo. Alarmes de carros soaram, janelas quebraram e telefones celulares tiveram o funcionamento afetado pelo incidente.
Autoridades municipais de Chelyabinsk disseram que cerca de 400 pessoas procuraram ajuda médica, a maioria por pequenos ferimentos causados por estilhaços de vidro.
"Eu estava dirigindo para o trabalho, estava bem escuro, mas de repente veio um clarão como se fosse dia", disse Viktor Prokofiev, de 36 anos, morador de Yekaterinburgo, nos Montes Urais. "Me senti como se estivesse ficado cego pela luz", acrescentou.
Não foram relatadas mortes em consequência do meteorito, mas o presidente Vladimir Putin, que nesta sexta recebe ministros da Fazenda dos países do G20, e o primeiro-ministro Dmitry Medvedev foram notificados sobre os acontecimentos.
Não há informações sobre a relação da queda do meteorito com a passagem, nesta sexta, de um asteroide de 50 metros de comprimento a 27.700 km acima da superfície da Terra. A distância é menor do que a órbita dos satélites de comunicação.

Alguns veículos da imprensa chegaram a informar que uma chuva de meteoritos teria caído sobre os Urais.
Janelas de um centro esportivo ficaram destruídas após serem atingidas por meteoritos nos Montes Urais (Foto: Reuters)Janelas de um centro esportivo ficaram destruídas após serem atingidas por meteoritos nos Montes Urais (Foto: Reuters)
"Não foi uma chuva de meteoritos, mas um meteorito que se desintegrou nas camadas baixas da atmosfera", disse à agência "Interfax" a porta-voz do Ministério para Situações de Emergência da Rússia, Elena Smirnij.
Elena acrescentou que a onda expansiva provocada pela queda do corpo celeste quebrou as janelas de "algumas casas na região".
A porta-voz ministerial também informou que a queda do meteorito não alterou os níveis de radiação, que se mantêm dentro dos parâmetros frequentes para a região.

 VEJA O VIDEO
http://youtu.be/J9Iut-IYKbI

TESTEMUNHA CONTA DETALHES DO CRIME DO MOTEL EM SANTO ANTONIO



Carla França - TRIBUNA DO NORTE

O assassinato da advogada Vanessa Ricarda de Medeiros, 37 anos - morta a pauladas na madrugada de ontem (14) em um motel próximo ao município de Santo Antônio - tem uma testemunha. Pedro Jorge, que segundo a polícia tem cerca de 25 anos, disse em depoimento ao delegado Everaldo Fonseca que o PM Gleyson Alex Araújo Galvão, 35 anos, o obrigou a levar o casal para o motel. O carro utilizado, um Voyage de placas não informada, pertencia a advogada.
CedidaVanessa chegou a ser socorrida pelo Samu, mas não resistiu aos ferimentosVanessa chegou a ser socorrida pelo Samu, mas não resistiu aos ferimentos

A versão contada por Pedro Jorge ao delegado é que Gleyson teria pedido que ele levasse o casal à praia de Pipa. Quando passava pelas proximidades do motel, o PM mandou que ele entrasse no estabelecimento e que subisse até o quarto.

"Segundo a testemunha, logo que os três chegaram ao quarto do motel, o policial foi logo se despindo para ter relações sexuais com a vítima, que resistiu. Enfurecido com a recusa, o policial passou a agredir a advogada. Pedro disse que pediu para que o policial parasse e acabou sendo agredido também. Foi quando a testemunha fugiu do quarto", disse o delegado Everaldo Fonseca.

Ainda segundo a testemunha Gleyson saiu atrás dele, mas não o alcançou. Nessa hora, segundo a polícia, o PM pegou um pedaço de pau que estava em uma das garagens do motel, voltou para o quarto e espancou a advogada. Pedro Jorge mora em Santo Antônio e disse conhecer o PM há cerca de três meses. Ele foi liberado depois de prestar depoimento.


CedidaGleysson confessou o crime e está detido na delegacia de Nova CruzGleysson confessou o crime e está detido na delegacia de Nova Cruz
O CRIME

Por volta da 1h30 de ontem (14) a Polícia Militar recebeu uma ligação informando que uma pessoa estava sendo espancada no quarto de motel nas proximidades de Santo Antônio do Salto da Onça, cidade que fica a 70 km de Natal. "Os funcionários ouviram a mulher gritando e decidiram chamar a polícia. Quando chegamos ao local, encontramos o suspeito na área comum do prédio do motel. Ele apresentava um comportamento estranho, fora de si e agressivo. Ele vestia somente um short, que estava  sujo de sangue", disse o tenente do 8º Batalhão da PM, Everthon Vinício, que atendeu a ocorrência. Ao entrar no quarto, a polícia encontrou a advogada caída no chão desacordada e ensanguentada.  Os objetos do quarto estavam revirados, alguns quebrados.

"O rosto dela estava bastante desfigurado. Ela foi muito agredida, mas quando a guarnição chegou no quarto ela ainda estava viva, porém o estado de saúde era bastante grave. Chamamos o SAMU que ficou de levar a vítima ao hospital de Goianinha onde seria colocada em uma ambulância mais equipada, no esforço para tentar fazer com ela chegasse com vida ao Hospital Walfredo Gurgel, mas não deu tempo", disse o tenente  Everthon Vinício.

Antes de avisar à polícia, os funcionários do motel comunicaram o ocorrido ao dono do estabelecimento que chegou ao local antes da PM. "O dono do motel disse que ao chegar no local, encontrou o assassino cavando um buraco nas proximidades do muro do prédio. Gleyson não disse para que era, mas desconfia-se que ele queria esconder o corpo da vítima", disse o tenente.

O PM foi levado para a delegacia de Santo Antônio para que fosse feito o flagrante. Lá ele teria confessado que espancou  Vanessa de Medeiros. Ele disse tinham reatado o relacionamento naquela noite. "O crime foi motivado por ciúme, mais ciúme dele do que dela. Vamos continuar investigando para saber realmente o que aconteceu", disse o delegado Everaldo Fonseca. Por ser policial milita, Gleyson Alex Araújo Galvão foi levado para o batalhão da PM de Nova Cruz, onde ficará à disposição da Justiça. 

Família acredita em assassinato premeditado

A família de Vanessa Ricarda de Medeiros está inconformada com o crime que tirou a vida da advogada de 37 anos. A sobrinha da vítima, Ravênia Dantas, 24 anos, acredita que o assassinato foi premeditado pelo policial militar Gleyson Alex Araújo Galvão. "Há uns seis meses ela me disse que foi ameaçada por Gleyson. Até disse para ela denunciar, mas minha tia disse que tinha medo porque ele era muito agressivo, coagia psicologicamente ela. O celular dela era cheio de mensagem dele", contou Ravênia.

Ela acredita que a tia foi sequestrada e levada à força para o motel. Peritos do ITEP teriam dito a sobrinha que os pés da vítima estavam sujos de terra. "O carro era dela. Tenho certeza que ele a sequestrou. Esse homem não se conformava com o fim do relacionamento. E diferente do que ele disse, minha tia não voltou o namoro e foi, por isso, que ele fez essa atrocidade", disse Ravênia. Vanessa de Medeiros era tida como uma pessoa calma e discreta. Era evangélica.

Ela mantinha sociedade com a irmã em dois escritórios de advocacia, sendo um em Natal e outro em Parelhas, e pretendia montar um terceiro escritório em Santo Antônio. "Ela foi a Santo Antônio para desfazer o contrato de aluguel do prédio. Desistiu de abrir o negócio porque ela estava ameaçando muito. Inclusive, foi por esse motivo que ela acabou o relacionamento em dezembro passado", contou o  cunhado da vítima, Genilson Dantas.

Ainda segundo ele,  Gleyson teria ameaçado Vanessa de morte e chegou a dizer que como era policial e réu primário teria a pena, caso fosse preso, reduzida em 1/3 e responderia o crime em liberdade. O corpo da advogada chegou no final da tarde de ontem ao ITEP em Natal. Segundo informações dos familiares, ela está completamente desfigurada. O enterro será realizado hoje, às 9h da manhã na cidade de Parelhas, cidade natal da advogada, e onde ela residia.

Ficha limpa

A TRIBUNA DO NORTE entrou em contato com comandante-geral da PMRN, coronel Francisco Araújo para saber sobre o comportamento do policial Gleyson Alex Araújo Galvão. E segundo o coronel, o PM não responde por nenhum processo.

"A ficha funcional dele é limpa, não há nenhum registro contra ele. E também não há informações sobre problemas de saúde de qualquer ordem, nem psicológico", disse coronel Araújo.

Ele entrou na Polícia Militar em 2006. Segundo o coronel  Araújo, o policial irá responder a um processo administrativo disciplinar  paralelamente ao processo criminal. A PM ainda não sabe se será necessária a saída dele da corporação, essa é uma decisão que depende da sentença judicial.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

PRESIDENTE DO URUGUAI VIVE SEM REGALIAS E DOA SALÁRIO

NYT
Alguns líderes mundiais vivem em palácios. Alguns gozam de regalias como um mordomo, uma frota de iates ou uma adega com champanhes. E no meio disso tudo, há José Mujica, o ex-guerrilheiro que é presidente do Uruguai. Ele vive em uma casa simplória, na periferia de Montevidéu, sem empregados. Sua equipe de segurança: dois policiais à paisana estacionados em uma estrada de terra.


NYT
José Mujica, presidente do Uruguai, caminha pela casa onde mora com sua esposa há anos


Pepe Mujica:  Maconha merece ‘mais respeito’, diz presidente do Uruguai
Diante desta nação de 3,3 milhões de pessoas, Mujica, 77 anos, se recusou a ocupar a mansão presidencial Suarez y Reyes, com sua equipe de 42 empregados, optando por permanecer na casa onde ele e sua esposa vivem há muitos anos, em um pedaço de terra onde crescem crisântemos para venda em mercados locais.
Visitantes chegam até a casa de Mujica após descerem a rua O'Higgins, passando por bosques de limoeiros. Seu patrimônio líquido ao assumir o cargo em 2010 era de cerca de US$ 1,8 mil - o valor do Volkswagen Beetle 1987 estacionado em sua garagem. Ele nunca usa gravata e doa cerca de 90% do seu salário, principalmente para um programa de ampliação de habitação para os pobres.
Sob o mandato de Mujica, que tomou posse em 2010, o Uruguai tem chamado a atenção por tentar legalizar a maconha e o casamento entre pessoas do mesmo sexo , além de decretar uma das leis de direito ao aborto  e aumentar o uso de fontes de energia renováveis como a eólica e biomassa.
À medida que a doença tirou o presidente da Venezuela,  Hugo Chávez , do cenário político repentinamente, deixando o continente sem um ícone, o ascetismo praticado por Mujica é um estudo de contrastes. Ele argumenta que para a democracia funcionar corretamente, os líderes eleitos devem receber menos atenção do que normalmente recebem.
"Temos feito o possível para que a presidência se torne algo menos venerado", disse Mujica em uma entrevista, depois de preparar em sua cozinha um chimarrão.
Ao passar o chimarrão adiante, reconheceu que seu estilo de vida descontraído pode parecer incomum. Ainda assim, disse que foi de uma escolha consciente de renunciar às armadilhas do poder e da riqueza. Citando o filósofo Seneca, Mujica disse: "Pobre não é o homem que tem pouco demais, mas o homem que anseia por mais."

NYT
José Mujica é fotografado em sua propriedade perto de Montevidéu, no Uruguai
O líder no comando das mudanças do Uruguai, conhecido por seus muitos detratores e simpatizantes como Pepe, é alguém que poucos pensaram que poderia assumir tal posição. Antes de Mujica se tornar um jardineiro de crisântemos, ele foi líder dos Tupamaros, o grupo de guerrilha urbana que se inspirou na revolução cubana e realizou assaltos à mão armada em bancos e sequestros nas ruas de Montevidéu.
A contra-insurgência brutal subjugou os Tupamaros e a polícia capturou Mujica em 1972. Ele passou 14 anos na prisão, incluindo mais de uma década em confinamento solitário, muitas vezes em um buraco no chão. Durante esse tempo, passava mais de um ano sem tomar banho, e seus companheiros, segundo ele, não passavam de pequenos sapos e ratos com quem dividia migalhas de pão.
Mujica raramente fala sobre a época que passou na prisão. Sentado em uma mesa em seu jardim, tomando seu chimarrão, ele disse que teve tempo para refletir. "Eu aprendi que sempre se pode começar de novo."

Ele escolheu começar de novo ao entrar para a política. Eleito deputado, chocou os atendentes de estacionamento no Parlamento por chegar em uma Vespa. Em 2004, após a ascensão da Frente Ampla, uma coalizão de partidos de esquerda e social-democratas mais centristas, foi nomeado ministro da Agricultura, Pecuária e Pescas.
Suas doações o deixam com cerca de US$ 800 por mês de seu salário. Ele e sua esposa Lucia Topolansky, uma ex-guerrilheira que também foi presa e é agora uma senadora, não precisam de muito para viver. Em uma nova declaração, em 2012, Mujica disse que atualmente compartilha propriedade de bens que anteriormente estavam apenas no nome de sua esposa, incluindo sua casa e equipamentos agrícolas, o que aumentou seu patrimônio líquido.
De fato, se há algum país da América do Sul onde um presidente pode dirigir um Fusca e passar sem uma grande comitiva de guarda-costas, seria o Uruguai, que se classifica consistentemente entre as nações menos corruptas e menos desiguais da região. Embora o aumento do crime seja uma preocupação, o Uruguai continua sendo um concorrente para o país mais seguro da região.


Mas o estilo de governo de Mujica não é do agrado de todos. A proposta de legalizar a maconha, em particular, incitou um debate acirrado, com pesquisas mostrando que a maioria dos uruguaios se opõem à medida. Em dezembro, Mujica pediu a legisladores para adiar a votação para regular o mercado da maconha, embora esteja se esforçando para que o projeto de lei seja discutido novamente em breve.
"É uma vergonha ter um presidente como este homem", disse Luz Diaz, 78 anos, uma empregada doméstica aposentada que mora perto de Mujica e votou nele em 2009. Ela disse que não faria isso novamente se pudesse escolher. "Essa história de legalizar a maconha, é um absurdo", acrescentou. "Pepe deveria voltar a se dedicar à venda de flores."
Pesquisas mostraram que os índices de aprovação estão em declínio, mas "não dou a mínima", insistiu Mujica, enfatizando que ele considerava a reeleição para mandatos consecutivos, já proibida pela Constituição do Uruguai, como "monárquica". "Se eu me preocupasse com pesquisas de opinião, eu não seria presidente."
Com dois anos restantes de seu mandato, Mujica parece valorizar a liberdade de poder dizer o que pensa. Sobre suas crenças religiosas, disse que ainda estava à procura de Deus.


NYT
Presidente do Uruguai, José Mujica, prepara chimarrão em sua casa

Ele lamenta que muitas sociedades consideram o crescimento econômico uma prioridade, dizendo que este é "um problema para nossa civilização" por causa das demandas sobre os recursos do planeta. (Curiosamente, a economia do Uruguai ainda está se expandindo confortavelmente em uma taxa anual estimada de 3,6 %).
Finalmente, os olhos de Mujica se iluminaram à medida que se lembrou de uma passagem do livro "Dom Quixote", no qual o cavaleiro bebe vinho de um chifre e janta cabra salgada com seus anfitriões Cabrera, entregando uma arenga contra a "peste da galanteria". "Os criadores de cabras eram as pessoas mais pobres da Espanha", disse Mujica. "Provavelmente", ele acrescentou, "eles eram os mais ricos."

POLICIAL MATA MULHER EM MOTEL DE SANTO ANTONIO RN

 
Um soldado da Polícia Militar identificado como Gledson Alex de Araújo Galvão, lotado na cidade em Goianinha...

está sendo apontado como autor de um homicídio na cidade de Santo Antônio do Salto da Onça. Ele teria matado a própria companheira, identificada como Vanessa Ricarda de Medeiros, durante uma briga em um motel.

A ocorrência foi registrada na madrugada desta quinta-feira (14). Por volta das 2h, funcionários do Motel Cactus acionaram a Polícia Militar informando de uma briga de casal em um dos quartos. Pensando ser um caso de Lei Maria da Penha, os policiais foram até o local e ao entrarem no quarto já encontraram a mulher desmaiada.

Com isso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado para socorrer Vanessa Ricarda, que era advogada. No entanto, a mulher já deu entrada no hospital sem vida. Diante do crime de homicídio, os próprios colegas do Soldado Galvão deram voz de prisão e o levaram para a Delegacia de Santo Antônio do Salto da Onça.

De acordo com informações repassadas ao Portal BO por agentes da Polícia Civil daquela cidade, o soldado encontra-se detido na unidade. O delegado Everaldo Lopes está em diligências ouvindo outras testemunhas para só então realizar o procedimento de flagrante delito contra o policial militar.

O soldado Galvão, que é lotado em Goianinha, teria matado a mulher por espancamento. Ele chegou a confessar o crime para o major Tavares, comandante do 8º Batalhão da PM. Em contato com o Portal BO, o oficial informou que o soldado declarou que ele e Vanessa estavam em processo de separação e, por isso, tiveram a discussão no motel, resultando na agressão e na morte da mulher.
 
Advogada Vanessa Ricarda.
Foto: Cedida por familiares(blog amigosdaonça)