LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

sábado, 1 de dezembro de 2012

SAI HOJE GRUPOS DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES


Getty Images
Palco do Anhembi, onde acontecerá a cerimônia do sorteio da Copa das Confederações, neste sábado
Com a presença de convidados ilustres, como a da presidenta da República Dilma Rousseff, a Fifa realiza neste sábado, a partir das 11h20, no Complexo do Anhembi (SP) o sorteio dos grupos para a Copa das Confederações , que será realizada entre 15 e 30 de junho de 2013 e será o grande evento-teste do Brasil para a organização da Copa do Mundo de 2014 , exatamente um ano depois.
Quais serão os adversários do Brasil na Copa das Confederações? Opine
Mas mesmo toda a pompa do evento não deverá trazer maiores surpresas. Com a definição de Brasil e Espanha como cabeças de chave, ficaram automaticamente definidas as colocações de Itália e Uruguai nos grupos de brasileiros e espanhois, respectivamente. Assim, a festa deste sábado deverá ter como único atrativo conhecer as posições de Japão, México, Taiti e o representante da África, que só será definido no começo de 2013.


"Já está claro que Japão ou México cairão na nossa chave, ao menos um deles. Agora, se por acaso os dois deles estarem no nosso grupo, além da Itália, só nos restará elevar o nosso nível de atenção. Mas às vezes mesmo um adversário teoricamente mais fácil pode nos complicar. Portanto, temos que jogar com atenção, independentemente de quem for sorteado", afirmou o técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari.


Com apenas um ano e meio de trabalho até a abertura do Mundial, em 12 de junho de 2014, Felipão entende que a utilidade da Copa das Confederações vai muito além do que colocar mais um troféu na prateleira. Vale lembrar que o Brasil já conquistou três vezes a Copa das Confederações ao longo de sua história, em 1997, 2005 e 2009.


"É uma competição que serve mais para dar parâmetro ao treinador do que para a imprensa ou torcedores. Pelo período em que os atletas ficam à disposição do técnico, cerca de 14 dias antes do torneio e depois ao longo de toda a competição, ela serve para que o técnico observe a reação dos jogadores na convivência, como reagem a determinadas situações etc", explica Felipão.
Getty Images
Luiz Felipe Scolari (no centro) posa ao lado dos demais treinadores das seleções que disputarão a Copa das Confederações
Supermodelo e chef internacional
Apresentada pelo secretário-geral da Fifa, o francês Jéromê Valcke, o sorteio da Copa das Confederações, que começará às 11h20, terá convidados ilustres ajudando a definir a colocação de cada seleção nos grups. A supermodelo Adriana Lima e o chef internacional Alex Atala irão sortear as equipes. Além deles, a cerimônia contará também com a presença do ex-lateral Cafu, capitão da seleção brasileira na conquista do pentacampeonato mundial, em 2002. A presidenta Dilma Rousseff também confirmou que estará no Anhembi neste sábado.
Os nomes das oito seleções serão dividiso em dois potes. Como país sede, o Brasil estará no pote 1, ao lado das quatro seleções melhores ranqueadas na Fifa: Espanha, Itália e Uruguai. No pote 2, estarão Japão, México, Taiti e o representante da África.


Como cabeça de chave, o nome do Brasil estará dentro de uma bola amela e será definido como A1, enquanto a Espanha será B1. A Itália tertá então definida sua posição no Grupo A, ocorrendo o mesmo com o Uruguai na chave B.
As equipes do pote 2 serão sorteadas em seguida, com a primeira e terceira seleções escolhidos caindo no Grupo A, enquanto a segunda e quarta ficarão no Grupo B. Após o encerramento do sorteio, os treinadores das sete seleções presentes falarão com os jornalistas.

POLICIA FECHA PONTO DE DROGA EM CANGUARETAMA


Na manhã dessa sexta (30/11), por volta das 11h:00min, o Núcleo de Operações Rodoviárias Estadual(NORE), sediado em Canguaretama, com o apoio do Grupo Tático Operacional(GTO) fecharam um ponto de venda de drogas no conjunto Ana Catarina, região do porto, em Canguaretama. 

A operação foi realizada em virtude de várias informações que davam conta de que na localidade estava ocorrendo um intenso comércio de entorpecentes. No momento da entrada na residência, o infrator identificado por Josevaldo Torres da Silva, conhecido por Ball,encontrava-se em casa na compahia de sua filha e sobrinha, ambas com aproximadamente 10 anos de idade, e empreendeu fuga pelo interior da casa, burlando o cerco policial, já que a área é de difícil acesso. 

Ball já tem várias passagens pela polícia, inclusive por tráfico de drogas e porte ilegar de arma de fogo. Dentro da residência foi encontrado um vasto material que comprova o tráfico de drogas, como aproximadamente 200g(duzentos gramas) de substância denominada crack, o que daria após ser fracionada quase cento e cinquenta pedras para o comércio no valor de $5(cinco reais) cada uma; 02 (dois) aparelhos celulares; o1(uma) máquina digital; 01(um) notebook; 01(um) toca cd Buster; 01(uma) corrente de ouro; dezenas de brincos; relógios diversos - material geralmente levado por viciados para trocar por droga; vários sacos plásticos para embalar a droga, além de 104R$(cento e quatro reais) fracionado. Todo o material foi entregue a Delegacia da cidade de Canguaretama. 

De acordo com o Tenente César, comandante da operação, o Poder Judiciário em Canguaretama já está ciente da situação e nas próximas horas deverá ser expedido mandado de prisão em desfavor de ball. Ainda de acordo com o oficial, operações para coibir o tráfico de drogas na cidade deverá se tornar uma constante, já que quanto mais dificultado for o acesso às drogas, menor será a probabilidade dos jovens ingressarem no mundo dos entorpecentes.

CIENCIA & RELIGIÃO :NASA NEGA FIM DO MUNDO



De olho na aproximação do dia 21 de dezembro de 2012, data em que algumas pessoas acreditam que a antiga civilização maia previu o fim do mundo, e no aumento do fluxo de mensagens pedindo esclarecimentos sobre o assunto, cinco cientistas da Nasa participaram esta semana de um debate na internet para responder às dúvidas do público. Durante o encontro na rede social "Google Plus", especialistas da agência espacial americana rechaçaram teorias apocalípticas como a de que um planeta errante chamado Nibiru, ou Planeta X, chocaria-se com a Terra e tentaram colocar um pé na realidade temores como o de uma tempestade solar de grandes proporções que poderia destruir boa parte de nossa tecnologia atual e deixar o planeta às escuras.
- É tudo uma elaborada fantasia - afirmou David Morrison, astrobiólogo do Centro de Pesquisas Ames da Nasa. - Mas a verdade é que muitas pessoas estão verdadeiramente preocupadas e muitas delas escrevem sobre isso para a Nasa. Em particular, fico preocupado com os jovens que escrevem para mim e dizem estar apavorados, que não conseguem dormir, comer. Alguns deles contam que até consideram o suicídio. Acho uma maldade ficarem espalhando rumores pela internet para assustar crianças.
Quanto a Nibiru, um suposto planeta com órbita irregular que levaria 3,6 mil anos para completar uma volta em torno do Sol, os cientistas esclareceram que se um objeto tão grande existisse e estivesse em rota de colisão com a Terra ele já teria sido detectado.
- Não faz nenhum sentido, pois se ele estivesse lá nós o veríamos. Nós estaríamos acompanhando sua trajetória por uma década ou mais e agora ele seria o objeto mais brilhante no céu depois do Sol e da Lua. Você pode derrubar este rumor sozinho, basta sair e olha para o céu - disse Morrison.
Já com relação à atividade solar, uma pergunta feita por um dos internautas surpreendeu a heliofísica Mitzi Adams, do Centro de Voo Espacial Marshall. Segundo o boato citado pelo internauta, a Nasa teria previsto que o Sol sofreria um "apagão" entre os dias 21 e 23 de dezembro.
- Não há nada que conhecemos na física que permita que o Sol se desligue por três dias e depois ligue de novo - respondeu, sem, no entanto, afirmar que estamos totalmente livres de qualquer perigo. - A maior ameaça à Terra em 2012, no fim deste ano e no futuro vem da própria espécie humana.

DILMA VETOU :ROYALTIES VÃO PARA EDUCAÇÃO




Brasília (AE) - A presidente Dilma Rousseff vetou ontem  o Artigo 3º do projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados que muda a forma de dividir os royalties de petróleo recolhidos nos campos já em exploração. Ela também confirmou que - ao contrário do que previa o projeto - o dinheiro que for obtido com a compensação em novas áreas terá de ser aplicado na educação. 
José Cruz/ABrGleisi Hoffmann: MP respeita a Constituição, os contratos estabelecidos e fortalece a EducaçãoGleisi Hoffmann: MP respeita a Constituição, os contratos estabelecidos e fortalece a Educação

"Todos os royalties, a partir das futuras concessões, irão para a educação. Isso envolve todas as prefeituras do Brasil, os estados e a União, porque só a educação vai fazer o Brasil ser uma nação efetivamente desenvolvida", disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, disse que a medida provisória (MP), que será encaminhada para publicação no Diário Oficial da União na próxima segunda-feira (3), tem como premissas o respeito à Constituição e aos contratos estabelecidos, a garantia da distribuição das riquezas do petróleo e o fortalecimento da educação brasileira.

Royalties

A ministra disse esperar  "sensibilidade" do Congresso Nacional para a aprovação da MP e argumentou que a medida vai beneficiar todos os entes federativos. "Estamos chegando num momento que não conseguimos ir para frente, não conseguimos fazer novas concessões porque não temos uma regra estabelecida na distribuição de royalties. Então, começamos a passar para um momento em que todos vão perder. Da forma como estamos mandando a medida provisória, respeitando a distribuição feita pelo Congresso, dirigindo para a educação, acredito que vamos ter a sensibilidade do Congresso Nacional", acrescentou ela.

Segundo Gleisi, a presidenta procurou conservar a maior parte do que foi deliberado no Congresso Nacional. "O veto ao Artigo 3º, resguarda exatamente os contratos em exercícios e redistribuição dos royalties ao longo do tempo", disse.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que o veto não significa "nenhum desapreço ao Congresso Nacional", "mas sim a defesa de dispositivos constitucionais que asseguram a preservação dos contratos firmados até então."

A tendência é, porém, que o veto vai gerar nova batalha no Congresso liderada pelos parlamentares que representam Estados e municípios que pouco produzem petróleo no País.

Escalados para anunciar a posição da presidente, os ministros Edison Lobão (Minas e Energia), Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Aloizio Mercadante (Educação) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais) destacaram que o objetivo do veto parcial é evitar que a questão gere uma guerra nos tribunais. "Não há desapreço pelo Congresso, mas a defesa dos princípios constitucionais que asseguram contratos firmados até esta lei", diz Lobão. "Estamos fazendo o aperfeiçoamento da lei", completa.

Pressão dos Estados influenciou Dilma

Um dos motivos que levou ao veto é que uma nova distribuição em áreas licitadas levaria municípios e estados produtores, principalmente Rio e Espírito Santo, ao Supremo Tribunal Federal (STF). Sem o veto, os recursos de royalties dos estados produtores - que pressionaram contra a mudança - cairiam dos atuais 26,25% para 20% em 2013 e os dos municípios de 26,25% para 15% no próximo ano e para 4% em 2020.

Outro motivo é que o texto aprovado pelo Congresso previa divisão de 101% de royalties a partir de 2017, uma "inconsistência material", segundo Mercadante.

O governo preservou os porcentuais aprovados pelo Congresso em relação ao modelo de partilha, fixando em 15% a alíquota dos royalties que deve ser pago pelas petroleiras e aumentando a parcela de recursos que irá para os cofres dos não produtores.

Para atender, em parte, o desejo dos parlamentares, o governo enviará uma MP adotando os porcentuais fixados por eles para as novas áreas que forem licitadas pelo antigo modelo de concessão. Estará ainda na MP a vinculação dos recursos das novas áreas de forma exclusiva para a educação, não podendo ser usado para cumprir exigência de investimento no setor.

Com essas regras, os recursos para os não produtores vão demorar a chegar. O governo prevê que isso ocorra a partir de 2014, mas parlamentares acham que repasses significativos só ocorrerão após 2020. Este é o problema que levará o Congresso novamente a enfrentar o Planalto. "Vamos tentar reverter isso por todos os caminhos", adianta o vice-líder do PMDB, Marcelo Castro (PI), um dos principais articuladores dos não produtores.

IMPACTO

O diretor-geral do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), Jean-Paul Prates, considerou acertada a decisão da presidenta Dilma Rousseff ao aprovar, com vetos, a redistribuição do royalties do petróleo. De acordo com ele, ao vetar o Artigo 3º, ela evitou um imbróglio judicial e administrativo para estados produtores, como o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Norte, que trabalham com contratos a antecipação da participação. "Ela ainda manteve a soberania do Congresso ao aprovar a redistribuição e tomou uma atitude de mudança histórica: a destinação de todo e qualquer royalties arrecadados futuramente para educação é a melhor notícia dos últimos 50 anos", comemorou. A medida provisória que deverá ser publicada até a próxima segunda-feira, explica Prates, acaba com a disputa para aplicação do royalties em outros setores da administração pública e força municípios e estados a investir na educação, além de preservar o percentual constitucional de 25% do Orçamento Geral para a educação.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

EIKE BATISTA ESTÁ MAIS POBRE



ÉPOCA – O empresário Eike Batista, dono do grupo EBX, perdeu o posto de homem mais rico do Brasil, disse nesta sexta-feira (30) a agência de notícias econômicas Bloomberg. Segundo a agência, Batista foi ultrapassado por Jorge Paulo Lemann, dono da fabricantes de cerveja AB InBev.
Segundo a Bloomberg, após uma série de quedas de valores das empresas do grupo EBX, Eike Batista passou a ter um patrimônio avaliado em US$ 18,6 bilhões. O empresário, que disse ter como objetivo ultrapassar o mexicano Carlos Slim e ser o homem mais rico do mundo, caiu para a 38ª posição do ranking.
Batista começou a cair no ranking em junho, quando sua principal empresa, a OGX Petróleo e Gás, reduziu sua produção inicial pouco mais de cinco meses depois de começar a operar. Hoje, a queda foi na construtora de navios OSX, que caiu 6,8% após um contrato para a construção de cinco navios ser cancelado. Além disso, outra empresa do grupo, a LLX Logística, nomeou um novo CEO hoje, a sexta mudança de direção em suas companhias desde junho.
Enquanto isso, a fortuna de Joge Lemann subiu para US$ 18,9 bilhões, chegando a 36ª posição do ranking. Segundo a Bloomberg, o patrimônio de Lemann aumentou mais de 50% neste ano, estimulado pelo aumento da demanda de cerveja no mundo. Lemann possui 10% AB InBev, e a empresa é avaliada em US$ 14 bilhões.

SECD CONVOCA 1162 APROVADOS EM JANEIRO

A Secretaria de Estado da Educação confirmou nesta sexta-feira (30) para o início do ano que vem uma terceira convocação de professores aprovados no último concurso público. No dia 3 de janeiro, serão convocados 1.162 aprovados, com posse coletiva prevista para o dia 4 de fevereiro. Eles já devem iniciar o ano letivo de 2013, no dia 18 de fevereiro, em sala de aula.
 (Fábio Cortez/DN/D.A.Press)
Além do preenchimento de vagas que continuam abertas em algumas escolas, outro fator que contribuiu para a terceira chama foi a saída progressiva dos professores temporários, que devem deixar os quadros da Educação até o início do próximo ano. Os contratos desses professores temporários estão chegando ao fim e não podem ser renovados, uma vez que os profissionais foram contratados por um ano, com prorrogação por igual período, conforme determina a legislação.

Com essa terceira chamada, o Governo do Estado terá convocado, para suprir as necessidades das salas de aulas em todas as regiões do Rio Grande do Norte, 3.119 professores aprovados no concurso da Educação. No início do primeiro semestre, foram convocados 1.013 educadores e, no segundo semestre, 944.

MONTANHAS:CANDIDATURA DE ALGACÍR TEM REGISTRO DEFERIDO

A candidatura de Algacír teve registro deferido hoje, em sentença dada pelo juiz eleitoral com mérito,  os candidatos adversários tentaram a todo custo burlar os resultados das urnas impugnando a candidatura vitoriosa em 07 de outubro, mais em sentença proferida agora as 15 horas a justiça deferiu com mérito o registro de sua candidatura o que reconhece sua vitória  e vai diploma-lo como futuro prefeito de Montanhas RN.
 Agací era candiadto a vice prefeito na chapa encabeçada por Otemia Maria, mas com o pedido de renuncia da mesma , ele foi alçado a condição de candidato a prefeito,o que era natural pois era o vice da chapa, o que foi contestado pela coligação adversária apos a derrota nas urnas, alegando que não houve divulgação de tal mudança, ora quem primeiro divulgou em carros de som por toda a cidade foram  as  candidaturas adversárias, que além de divulgar a noticia da renuncia e sua substituição, ainda divulgava fatos denegrindo a imagem da ex candidata Otemia Maria.
agora a justiça condiderou lega a mudança de candidatura, com isso Agací e seu Vice Caldas Neto, serão diplomados e consequentemente empossados para gerir a cidade nos próximos quatro anos. 

Só pra constar esta ai abaixo o resultado das eleições de 2012 

Resultado de eleição em Montanhas rn


Foto
PROCESSO: Nº 36974 - REGISTRO DE CANDIDATURA UF: RN
12ª ZONA ELEITORAL
Nº ÚNICO: 36974.2012.620.0012
MUNICÍPIO: MONTANHAS - RN N.° Origem:
PROTOCOLO: 720032012 - 06/10/2012 09:12
REQUERENTE: Coligação VITORIA QUE VEM DO POVO (PDT / PTB / DEM / PHS / PRP / PSD)
CANDIDATO: ALGACIR ANTONIO DE LIMA JANUARIO, CARGO PREFEITO, NÚMERO 55
JUIZ(A): RICARDO HENRIQUE DE FARIAS
ASSUNTO: REGISTRO DE CANDIDATURA - RRC - CANDIDATO - CARGO - PREFEITO
LOCALIZAÇÃO: 12ª ZE-12ª ZONA ELEITORAL
FASE ATUAL: 30/11/2012 15:18-Registrado Sentença de 30/11/2012. Registro de candidatura deferido . Com mérito (Cód. 219 CNJ)
Andamento Despachos/Sentenças Processos Apensados Documentos Juntados Todos
Andamentos
Seção Data e Hora Andamento
12ª ZE 30/11/2012 15:18 Registrado Sentença de 30/11/2012. Registro de candidatura deferido . Com mérito (Cód. 219 CNJ)
12ª ZE 30/11/2012 15:17 Conclusos ao(à) juiz(a) em 19/11/2012
12ª ZE 30/11/2012 15:16 Registrado Despacho de 09/11/2012. Audiência Presidida - Meta 7/2010-CNJ
12ª ZE 16/11/2012 08:40 Juntada do documento nº 86.838/2012

ACIDENTE MATA 2 PESSOAS PROXIMO A MOSSORÓ

Do DN Online, com informações de O Câmera
 (Fotos/ O Câmera)
Uma colisão envolvendo três veículos na Rn 117, cerca de 20 km a caminho da cidade de Governador Dix sept Rosado, resultou na morte de duas pessoas e três socorridas com ferimentos para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. Os veículos envolvidos foram identificados como um Gol prata de placas HUM 5933, um Hyundai prata de placas NUZ 6686, Fortaleza no estado do Ceará, e um Corsa verde de placas MXL 3121 Mossoró, que trafegava pela via. O acidente aconteceu por volta de 20h dessa quinta-feira (29).

Segundo informações preliminares, o motorista do Hyundai trafegava com destino a Mossoró, teria tentado desviar de um animal na pista e colidiu frontalmente com o Gol que trafegava no sentido contrário. Duas passageiras do Gol morreram no local. Maria Ivaneide Vilanês de Sales, 41 anos e sua irmã, Maria Luzia Vilanês 37,  presas as ferragens , não resistiram aos ferimentos

Os outros feridos foram identificados como Livia Maria Vilanês de 7 anos, sobrinha das vítimas, com fratura nas duas pernas, e Antônio Osório de Sales, condutor do veículo e esposo de Ivaneide, que sofreu escoriações e está com suspeita de fratura da bacia. Após os primeiros atendimentos no Hospital Regional Tarcísio Maia, as vítimas deverão ser transferidas para Natal.

Por outro lado, o motorista do Hyunday, de identidade a ser confirmada, foi socorrido para Mossoró, e não corre risco de morte. Já o condutor do Corsa, nada sofreu.

Equipes de resgate do Corpo de Bombeiros de Mossoró auxiliaram na remoção dos corpos presos as ferragens. Após a perícia no local, peritos do Instituto Técnico e Científico de Policia, Itep, removeram os corpos para os procedimentos de necropsia, em Mossoró.

POLÍCIA FRUSTA ASSALTO A CORREIOS DE VÁRZEA

Dois homens foram detidos em atitudes suspeitas por policiais do destacamento local do policiamento militar no município de Várzea, no agreste potiguar. A ação da polícia ocorreu no início da tarde desta quinta-feira (29).
Os homens identificados como Luiz Henrique Ramires da Silva, de pouco mais de 30 anos e Diogo do Rego Soares, de aproximadamente 25 anos, foram presos sob a suspeita de estarem se preparando para uma ação criminosa que possivelmente, teria os Correios da cidade, como alvo.
Com os suspeitos a polícia apreendeu um revólver calibre 38 e sacolas, supostamente, usada para levar o dinheiro roubado. Um terceiro suspeito teria fugido com a presença da polícia, usando uma moto CB 300, de cor vermelha.
À polícia, a dupla contou que estava na cidade para a compra de gado.
o VNT do Nominuto/BLOGDOMAGO

Correios Várzea(Foto:Beto Bello/VNT)
Policiais militares do Destacamento de Várzea prenderam dois homens armados no final da manhã de quinta-feira (29), estacionados em um Gol prata, próximo à agência dos Correios do município.

Para o major Tavares, comandante do 8° BPM, o alvo da dupla era a agência. “Além do revólver calibre 38, também encontramos no carro, sacolas plásticas que poderíam ser usadas para transportar dinheiro. Há uns 15 dias um grupo roubou o Correios de Montanhas e fugiu num Gol prata também”.

O oficial ainda lamentou que outros dois suspeitos tenham fugido em uma moto CB 300, no momento em que a primeira dupla era abordada. “Provavelmente eles estavam dando apoio à ação”.

O pernambucano, Luíz Henrique Ramires da Silva, de 33 anos, e Diogo do Rêgo Soares, de 25, foram levados para a delegacia de Nova Cruz onde, segundo Tavares, devem ser autuados por porte ilegal de arma de fogo.

MERCADANTE QUER BOLSA PARA ESTUDANTE COTISTA

Brasília (AE) – O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informou ontem que os alunos cotistas de baixa renda que ingressarem nas universidades públicas federais ganharão uma bolsa do governo federal, nos moldes do programa Bolsa Família. “Vamos fazer uma política de assistência estudantil, estamos ampliando alimentação, moradia e também uma bolsa, porque especialmente aqueles alunos com renda per capita inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 933) e vão fazer, por exemplo, medicina, que é tempo integral durante seis anos, como vão terminar a faculdade se não tiverem uma renda?”, questionou o ministro a jornalistas, após participar de cerimônia no Palácio do Planalto.
Wilson Dias/ABrMercadante anuncia criação de política de assistência estudantilMercadante anuncia criação de política de assistência estudantil
“Vamos fazer uma bolsa para esses alunos que têm mais de cinco horas de jornada (de estudo) e baixa renda, o governo federal vai dar um cartão de crédito, eles vão ter uma renda direta, como é o Bolsa Família”, completou.
Procurado pela reportagem, o Ministério da Educação (MEC) disse que prepara um pacote de medidas voltadas para os estudantes cotistas, que deve ser anunciado nas próximas semanas. O governo pretende aumentar os repasses para o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), que devem chegar a R$ 603 milhões no ano que vem – o valor não inclui a bolsa para os cotistas.
Mercadante também elogiou a adoção do sistema de cotas na USP, Unicamp e Unesp, conforme informou o jornal O Estado de S.Paulo na segunda-feira. “É muito positivo que as universidades estaduais acompanhem o esforço das universidades federais e que a gente amplie as cotas”, afirmou Mercadante. Conforme estabelecido pela Lei das Cotas, no próximo vestibular, as instituições federais terão de reservar no mínimo 12,5% de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. A proporção deverá chegar a 50% das vagas dentro de quatro anos.
A Lei das Cotas estabelece ainda que 50% das vagas reservadas para alunos de escolas públicas serão reservadas a estudantes de famílias com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.
Mercadante reiterou o compromisso de vincular 100% dos recursos do petróleo para educação. “O Plano Nacional de Educação não pode virar um Protocolo de Kyoto , todo mundo concorda, mas depois não cumpre.”

ARBITROS MONTANHENSES SÃO DESTAQUES NA REGIÃO AGRESTE

  TRIO DE ARBITRAGEM:
MICHEL MARTINS, SAMUEL MARQUES, PAULO ROBERTO  – MONTANHAS
Arbitros da cidade de Montanhas receberam premios de destaque na Copa Robinson Faria de seleções do Agreste, o trio Michel, Samoel e Robson receberam o premio de melhor trio de arbitragem do campeonato. 
Além disso o trio montanhense composto por Michel , Samoel e Paulo Roberto  foi escalado para apitar a final do campeonato , onde jogaram as seleções de Goianinha e Monte Alegre , sendo que Goianinha sagrou-se campeã do torneio.

MAIS INFORMAÇÕES ACESSE O LINK:

COPA
 

ATORES GLOBAIS JÁ ESTÃO GRAVANDO NOVELA EM PIPA- RN

o VNT do blog Adaebson Nino

Os atores Henri Castelli, José Loreto e Grazi Massafera participaram hoje do segundo dia de gravações da novela "Flor do Caribe" na Praia da Pipa. As filmagens de hoje iniciaram com o ator José Loreto (o Darkson, de "Avenida Brasil") e o ator e Bruno Gissoni (o Iran de "Avenida Brasil". José Loreto viverá o personagem "Candinho", um matuto do campo. 
Durante a cena na praia ele estava acompanhado de um cabrito. Logo após as cenas de "Candinho" foi a vez dos protagonistas, Henri Castelli, que viverá "Floriano" um piloto da Aeronáutica e fará um par romântico com a atriz Grazi Massafera. 
As cenas entre os dois se passaram com o casal se divertindo na areia da praia e tomando banho de mar entre os barcos da Praia do Porto, as gravações que iniciou por volta das 07 da manhã se estendeu até as 11h00. As gravações foram acompanhadas por dezenas de curiosos.

.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

EDUCAÇÃO EMPOSSA DIRETORES ELEITOS

Educação do Estado empossa nesta quinta-feira (29), os gestores escolares eleitos para o biênio 2013-2014. A cerimônia de posse está marcada para as 14h30, no Praiamar Hotel, em Ponta Negra, e vai contar com a presença da secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho. Serão empossados 275 gestores, que irão desenvolver atividades como articulação na comunidade escolar, gerenciamento de recursos financeiros e responderão por todos os atos administrativos da escola.

Desde a quarta-feira (28), os diretores eleitos em todas as regiões do Estado participam de palestras sobre gestão escolar, Conselho Escolar, relações humanas no trabalho, gestão pública, planejamento estratégico e troca de experiências, com o objetivo de fortalecer o Processo de Gestão Democrática na Rede Pública Estadual.  "Nesse sentido, acreditamos que a formação e a qualificação dos gestores têm contribuído para uma melhor organização do trabalho pedagógico. O papel do diretor é decisivo, por isso temos investido tanto nessas formações", ressaltou a secretária.

A coordenadora dos Órgãos Regionais de Educação, da SEEC, professora Elizabeth Jácome, lembra que a formação dos gestores é continuada e que, pela primeira vez, foi realizada uma capacitação antes mesmo das eleições. "Apenas quem participou dessa capacitação teve o registro da candidatura deferido. Com isso, qualificamos o perfil dos nossos gestores e estimulamos uma cultura positiva em relação ao trabalho, com foco no planejamento, monitoramento e avaliação do processo de Ensino/Aprendizagem."

MONTANHAS:OPERAÇÃO NA REGIÃO AGRESTE PRENDE TRAFICANTES

 (Divulgação/Degepol)
Uma Operação em conjunto das Polícias Civil e Militar, denominada Presente de Natal, cumpriu mandados de busca na região Agreste desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (29), e resultou na prisão quatro pessoas e na apreensão de um adolescente de 17 anos. Os mandados de prisão foram expedidos pela Justiça dos municípios de Nova Cruz, Montanhas e Passa e Fica. A operação teve como objetivo o combate ao porte de armas, munições e tráfico de drogas nas três cidades.

Segundo o delegado Normando Feitosa, responsável pelo comando da operação, cerca de 80 policiais participaram da ação que resultou nas apreensões de duas espingardas, uma escopeta calibre 12, e outra 28; dois revólveres calibre 38; duas munições calibre 12 e trinta e oito munições de calibre 38.

Em Nova Cruz foram detidos Manoel Laércio da Silva, de 21 anos, acusado de assaltos; Eduardo da Silva Moreira, 23 anos, acusado de porte de munições; Tiago da Silva, de 18 anos, acusado de porte de armas, e um adolescente de 16, com 12 pedras de crack. No município de Passa e Fica, José dos Santos Souza, de 43 anos, foi preso por porte de armas e munições. Todos os presos e o menor estão detidos nas delegacias de suas cidades.

A Operação Presente de Natal é fruto de uma investigação que durou cerca de três meses, comandada pelo Delegado de Nova Cruz, Normando Feitosa. “Cumprimos mandados de busca e apreensão em residências que estariam sendo usadas como pontos de venda de drogas e vamos dar continuidade para que possamos efetuar outras prisões e apreensões ainda no decorrer desse ano”, explicou o delegado Normando.

Também foram apreendidos quatro mil reais em espécie, TV’s, relógios, câmera fotográfica digital e aparelhos celulares. Ao todo 120 policiais, entre civis e militares participaram da Operação. “Essa integração entre as Polícias Civil e Militar teve um saldo positivo, pois conseguimos tirar esses criminosos e armas de circulação”, concluiu o delegado José Carlos Oliveira, diretor de policiamento do interior.
As policiais Civis e Militar do Rio Grande do Norte realizaram, logo nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (29), uma operação de combate ao tráfico de drogas na região Agreste potiguar, segundo informações do delegado Normando Feitosa, titular da regional de Nova Cruz. Ele comandou a ação.
A operação foi batizada de 'Presente de Natal' e, ainda de acordo com o delegado, foi realizada para o cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão expedidos pela Justiça nas cidades de Nova Cruz, Montanhas e Passa e Fica.

A população de algumas ruas de Montanhas acordou com um monte de policiais nas ruas, em busca de traficantes e armas roubadas, tendo inclusive varias casa arrebentadas pelos policais que tinham mandado debusca e apreensão.

Foto: Divulgação / Polícia Civil
A Polícia Civil com o apoio da PM deflagrou nessa quinta-feira (29) a Operação Presente de Natal, com o objetivo de combater o tráfico de entorpecente na região Agreste do estado, mais precisamente nos municípios de Nova Cruz, Passa e Fica e Montanhas. Ao todo foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão.

A ação resultou na prisão de quatro pessoas e apreensão de um adolescente de 17 anos flagrado com certa quantidade de crack. Os presos foram identificados como: Edivaldo da Silva Moreira, 21 anos (com ele foi apreendida seis munições calibre 38); Manoel Laércio da Silva, 23 anos (contra ele existia um mandado de prisão por assalto); José Neto dos Santos Souza, vulgo “Zulu”, 43 anos (com ele foi apreendida uma espingarda calibre 12, dois revólveres calibre 38 e 36 munições desse mesmo calibre); Tiago Darquino da Silva, 18 anos (com ele foi apreendida uma espingarda calibre 28).

A Operação Presente de Natal é fruto de uma investigação que durou cerca de três meses, comandada pelo Delegado de Nova Cruz, Normando Feitosa. “Cumprimos mandados de busca e apreensão em residências que estariam sendo usadas como pontos de venda de drogas e vamos dar continuidade para que possamos efetuar outras prisões e apreensões ainda no decorrer desse ano”, explicou o delegado Normando.

Também foram apreendidos quatro mil reais em espécie, TV’s, relógios, câmera fotográfica digital e aparelhos celulares. Ao todo 120 policiais, entre civis e militares participaram da Operação. “Essa integração entre as Polícias Civil e Militar teve um saldo positivo, pois conseguimos tirar esses criminosos e armas de circulação”, concluiu o delegado José Carlos Oliveira, diretor de policiamento do interior.
*Fonte: Assessoria / Degepol

APOSENTADOS DO RN: CALENDÁRIO DE RECADASTRAMENTO

O recadastramento para os aposentados da rede estadual não será mais feito baseando-se na data do aniversário. A partir de agora, o critério a ser utilizado é a idade. O atendimento deverá ser feito nas Centrais do Cidadão obedecendo ao seguinte calendário:
Quem tem acima de 70 anos: 19 e 20 de dezembro;
Quem tem de 60 a 69 anos: 26 a 31 de janeiro de 2013;
Quem tem menos de 60 anos: 1º de fevereiro a 1º de março de 2013.
 

WILMA DIZ QUE NÃO É CANDIDATA AO GOVERNO

A presidente estadual do PSB, ex-governadora e vice-prefeita eleita de Natal Wilma de Faria reafirmou na manhã desta quarta-feira sua disposição de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2014. A ex-prefeita de Natal avalia, porém, que está muito cedo para discutir as próximas eleições gerais. Ela analisou as declarações da presidente do PSB de Natal, deputada estadual Márcia Maia, não como decisão do PSB. “Não há desejo meu, pretensão, nem decisão nossa. Não há nada. O que existem são especulações”, afirmou.
Nesta terça, em entrevista ao Jornal de Hoje, Márcia Maia declarou que Wilma é uma liderança lembrada pela população do Rio Grande do Norte e que seu nome surge como “natural” para disputar o governo ou o Senado, ou ainda a Câmara dos Deputados. “Já disse que minha preferência é pelo legislativo, mais viável seria deputada federal, mas não vou falar isso agora, já falei uma vez, não precisa ficar dizendo isso porque a gente vai assumir uma luta grande no governo de Carlos Eduardo diante deste momento que a prefeitura está vivendo, com o povo sofrendo, recursos presos. Hoje mesmo fui à Caixa Econômica Federal tentar encontrar alternativas para esse problema, uma vez que Carlos Eduardo está viajando, e tentar dar uma ajuda”, relatou Wilma de Faria.
Sobre as declarações de Márcia Maia, que é sua filha, Wilma disse ter avaliado suas declarações com naturalidade, uma vez que a dirigente do PSB na capital declarou tendo em vista a situação de desgaste do governo Rosalba Ciarlini (DEM). “Ela não se expressou no sentido de que havia uma definição nem pretensão. Nem há pretensão nem há decisão de candidatura. A gente está preocupada com o dia de hoje”, afirmou.
REPERCUSSÃO
A deputada federal Sandra Rosado (PSB) repercutiu as declarações da deputada estadual Márcia Maia. “Não li a declaração da deputada Márcia, mas considero que a governadora Wilma é um grande nome que o PSB tem”, afirmou Sandra. Para a deputada federal, contudo, o PSB precisa estabelecer um diálogo com os demais partidos da base oposicionista com vistas à sucessão estadual. “Entendo que temos que estabelecer diálogo com os outros partidos para que a gente forme uma chapa muito forte e retomar a governança para esses partidos”, destacou Sandra Rosado.
“Nós temos relação com o PC do B, o PT, o PDT, o PSD, e entendo que nós temos que ter um diálogo a esse respeito. Agora, não resta dúvida que o nome de Wilma é um grande nome e que tenho sido testemunha em vários municípios da reclamação da população em relação ao governo estadual”, completou.
Ao falar sobre nomes para compor chapas majoritárias pela oposição, Sandra Rosado citou que, além do vice-governador Robinson Faria (PSD) e da deputada federal Fátima Bezerra (PT), a oposição tem outros nomes que estarão disponíveis para a composição em 2014. Tais nomes se encontram inseridos no contexto da Assembleia Legislativa, a exemplo dos deputados Fernando Mineiro (PT) e Larissa Rosado (PSB), que fizeram importantes campanhas eleitorais em Natal e em Mossoró, primeiro e segundo maiores colégios eleitorais do Estado, bem como da própria deputada estadual Márcia Maia, presidente do PSB em Natal.
“São nomes que têm força estarem dentro de uma união desses partidos. O deputado Robinson e a deputada Fátima são bons nomes, mas muitos parlamentares que tem feito esse trabalho, como Larissa, Mineiro e Márcia, que também podem compor”, declarou.
PMDB na oposição
A deputada Sandra Rosado disse que por onde tem andado no Rio Grande do Norte existe muita reclamação popular em relação ao governo da medica Rosalba Ciarlini. “Há muitas reclamações com relação ao governo do Estado. O povo do RN está manifestando que quer mudar. Tem reclamado e tem apontado para uma mudança em relação ao governo do Estado”, contou a parlamentar.
Neste sentido, Sandra avalia que as recentes declarações do ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, no sentido de apontar para um rompimento do PMDB com o governo do Estado, revelam que a sigla peemedebista está ouvindo essas mesmas reclamações. “Eu acredito que essas declarações do ministro Garibaldi, da mesma forma que eu escuto, ele está ouvindo o clamor da população do RN contra administração do estado”, analisa a parlamentar.
A deputada Sandra confirmou o interesse do governo federal no alinhamento dos partidos da base da presidente Dilma Rousseff, o que incluiria a presença do PMDB na chapa oposicionista. Contudo, ela acredita que as declarações de Garibaldi são mais no sentido do clamor popular do que uma tentativa de se seguir os anseios políticos do Planalto.
“Com relação interesse governo federal, é evidente que a presidente Dilma gostaria imensamente, tenho certeza, de ter a base de sustentação do governo federal também se repetir nos Estados. Entendo que é legítimo a presidente ter essa defesa, mas acho que o mais forte é a declaração da população que tem apontado desejo mudança no estado”, completou a deputada Sandra Rosado.

FLOR DO CARIBE FAZ LOCAÇÕES NO RN

pós gravar as primeiras cenas na Base Aérea de Natal, a equipe técnica da novela Flor do Caribe, da TV Globo, pegou o rumo do litoral Sul. Elenco e direção já passaram por Baia Formosa, e desde o início desta semana circulam pela praia da Pipa, em Tibau do Sul, onde fizeram tomadas à beira mar a partir da varanda do restaurante Caxangá. Ao todo serão cinco dias de filmagem na região de Pipa: dois dias no restaurante e outros três em pontos pitorescos como o Chapadão (falésia) e a praia de Malembá (dunas). Ontem o diretor Jaime Monjardim comandou apenas a captação de imagens da paisagem, hoje é que os atores entram em cena.
João Maria AlvesO diretor Jaime Monjardim faz primeiras imagens da PipaO diretor Jaime Monjardim faz primeiras imagens da Pipa

As gravações seguem em sigilo para que nenhum detalhe do folhetim seja revelado antes da hora. A estreia de "Flor do Caribe" (título ainda provisório), escrita por Walter Negrão, está agendada para o primeiro semestre de 2013 e entrará no ar no lugar de "Lado a Lado" no horário das 18h.

"Não posso falar muita coisa antes de ter autorização da Globo", adiantou Jaime Monjardim após o almoço. Simpático e visivelmente queimado do Sol, assegurou que ainda não teve tempo de aproveitar as praias. "Por enquanto só trabalho", garantiu. Durante toda a manhã desta quarta-feira, Monjardim coordenou o trabalho do diretor de fotografia: passava instruções enquanto conferia as imagens em um monitor coberto por um pano preto que evitava reflexos da ensolarada Pipa. À tarde a equipe gravou cenas no Chapadão.

A produtora da TV Globo, Tatynne Lauria, que acompanha os trabalhos da equipe aqui no RN, explicou que todo esse cuidado "é para garantir o ineditismo". Ela disse que os atores podem até conversar informalmente, "mas sem o figurino dos personagens". Nove pessoas, incluindo Tatynne e o diretor, estavam no set de filmagem - para garantir a tranquilidade dos trabalhos, policiais militares foram destacados para o local. Como o movimento na praia é menor durante os dias de semana, a rotina não foi alterada.

LOCAÇÃO


Parte dos deslocamentos da equipe foram feito por três bugueiros locais. "Eles já tinham todos os locais mapeados, indicam onde querem ir", disse o bugueiro Bruno Queiroz. Os bugueiros contaram que o diretor, a produtora e um técnico visitaram o litoral Sul potiguar há cerca de três meses. "Quando vieram da outra vez, paravam, olhavam a paisagem, faziam marcações e fotos. Estivemos em Barra do Cunhaú, Sibaúma, Pipa e Malembá. Também fomos até o porto em Baia Formosa", lembrou Gilson Nascimento.
Foto FotoFoto
diretor Jaime Monjardim em BAIA FORMOSA
Foto: GLOBO GRAVA NOVELA EM BAIA FORMOSA
gravação na praia do porto atraiu curiosos
Já a escolha do restaurante Caxangá como locação aconteceu meio que por acaso. "A equipe estava procurando um restaurante à beira mar, e estiveram por aqui sem se identificar. Comeram, gostaram e pegaram nosso contato", disse o proprietário do lugar Ricardo Gomes, que um mês depois recebeu ligação da produção da TV Globo.
Foto: Bom dia,caminhao da Globo em Cunhau p filmagem da novela!
caminhão da Globo em barra de Cunhaú

PREFEITOS GANHAM VERBA EXTRA PARA SALDAR 13°

No VNT do TN Online

A Secretaria do Tesouro Nacional divulgou nesta quarta-feira (28) o fator de correção da última cota de novembro de Fundo de Participação dos Municípios, o que projeta um aumento de 35% em relação do FPM de outubro. As prefeituras de cidades com até 10.188 habitantes vão fechar o mês com R$ 515,6 mil em valores brutos, que não incluem os descontos de 20% do Fundo Nacional da Educação e Valorização do Magistério (Fundeb), 15% do Fundo Municipal de Saúde, 1% do Pasep, além das contribuições sociais, que variam de prefeitura a prefeitura. O fator de correção é de 1,0953%.

Em final de mandato, e preocupados com o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal sobre o equilíbrio financeiro da gestão pública, a esperança dos prefeitos é a  parcela extra do FPM, uma espécie de poupança que é feita ao longo do ano (o tesouro retém 1% do volume de recursos a cada mês) para pagar o décimo-terceiro dos servidores municipais.

O dinheiro do FPM-Extra deve ser depositado até o dia 10 de dezembro para que a segunda parcela do abono natalino possa ser paga antes do dia 20, como determina a legislação trabalhista vigente no Brasil.

MORRE O JORNALISTA JOELMIR BETTING

Morreu na madrugada desta quinta-feira (29/11), à 0h55, o jornalista Joelmir Beting . O comentarista da Band estava em coma desde o dia 25 de novembro , quando sofreu um acidente vascular encefálico hemorrágico. Seu corpo será velado na manhã de hoje, a partir das 8h, no Cemitério do Morumbi, zona sul da capital. O enterro está previsto para acontecer em cerimônia restrita à família, às 14h.
A morte de Joelmir foi confirmada pelo seu filho Mauro Beting , que escreveu no Twitter: "Um minuto de barulho por Joelmir Beting. 21/12/1936 - 0h55 de 29/12/2012". O jornalista estava internado desde 22 de outubro no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, para o tratamento de uma doença autoimune, da qual vinha se recuperando antes do AVE.
Joelmir Beting tinha 75 anos de idade e 55 de jornalismo. Palmeirense fervoroso, iniciou a carreira fazendo coberturas de esportes, mas deixou sua paixão pelo time transparecer e superar a imparcialidade da profissão. Por conta disso, quase foi agredido pela torcida do Corinthians durante a transmissão de um jogo em 1959. O fato fez com que o jornalista deixasse o ramo esportivo de lado, se dedicando, inicialmente, ao caderno de Automóveis da Folha de S. Paulo, seguindo para a economia, setor que permaneceu até sua morte.
O jornalista ancorou o “Jornal da Band”, na TV Bandeirantes, antes de seguir para a Globo. Joelmir trabalhou também nas TVs Gazeta e Record, retornando para a Band em 2004. No canal, exercia a função de editor e comentarista econômico do “Jornal da Band”, apresentado por Ricardo Boechat .
Jornalista renomado, Joelmir já ganhou diversos troféus no Prêmio Comunique-se de Jornalismo, entre eles o de Melhor Jornalista de Economia em 2012. Em 2001, faturou o Grande Prêmio Instituto Ayrton Senna de Jornalismo.
Joelmir era casado há 53 anos com Lucila, que foi sua assessora durante mais de 25 anos. Juntos, tiveram dois filhos, o publicitário Gianfranco e o jornalista esportivo Mauro Beting

LAGOA DANTA: BANDIDOS ARROMBAM CAIXA ELETRONICO

Foi registrado na madrugada desta quarta-feira (28) um arrombamento a um caixa eletrônico do Bradesco na cidade de Lagoa D'Anta,município localizado no agreste potiguar.
De acordo com informações repassadas pelo 8º BPM-RN, por volta das 02h00, oito homens em dois veículos, sendo um Corsa Preto e um Tucson prata, renderam um vigilante da Rua e efetuaram a ação criminosa que durou cer de uma hora e trinta minutos.
Os acusados teriam usado um maçarico para violar o terminal eletrônico e na fuga deixaram grampos em baixo dos pneus da viturado destacamento local e jogaram outros pelas ruas para impedir a ação da polícia.
A polícia só teria tomado conhecimento da ação cerca de duas horas depois, quando o vigilante foi liberado.

FINALISTAS DO SELO UNICEF.MONTANHAS TÁ FORA!

O Selo UNICEF – Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.
A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência.
Municípios do RN Finalistas do Selo UNICEF – Município Aprovado Edição 2009-2012. E foram anunciados os finalistas no Rio Grande do Norte: Acari, Alto do Rodrigues, Angicos, Areia Branca, Campo Grande, Baraúna, Bodó, Carnaúba dos Dantas, Ceará-Mirim, Cerro Corá, Cruzeta, Doutor Severiano, Encanto, Florânia, Frutuoso Gomes, Ielmo Marinho, Ipanguaçu, Ipueira, Itaú, Jardim do Seridó, Jucurutu, Lucrécia, Major Sales, Martins, Mossoró, Olho D’Água do Borges, Parazinho, Parelhas, Pendências, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes, Santa Cruz, Santo Antônio, São João do Sabugi, São José do Campestre, São José do Seridó, São Miguel, São Paulo do Potengi São Tomé, Serra Negra do Norte, Tenente Laurentino Cruz, Venha-Ver, Vera Cruz e Viçosa.
 
Mais uma vez o municipio de Montanhas está fora e não receberá os elo unicef de municííop aprovado. VIVA!

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

VALOR ALUNO DO FUNDEB SOFRE QUEDA DE R$ 5,00


O Ministério da Educação (MEC) divulgou os parâmetros de operacionalização do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para o exercício de 2012. Entre as definições está o novo valor anual mínimo nacional por aluno de R$ R$ 2.091,37 ainda para este ano.

Houve uma queda de R$ 5 no valor anteriormente previsto pela pasta (R$ 2.096,68). Segundo portaria publicada nessa terça-feira (27) no Diário Oficial da União, o valor considera a reintegração ao Fundeb dos alunos da pré-escola, atendidos em instituições conveniadas, como as filantrópicas, sem fins lucrativos.

De acordo com Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), esse valor mínimo é fixado, anualmente, por portaria interministerial dos ministérios da Educação e da Fazenda e pode ser ajustado, no decorrer do ano, em razão de mudanças no comportamento das receitas do Fundeb, provenientes das contribuições dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. O governo federal complementa o Fundeb sempre que a arrecadação de um determinado estado não for suficiente para garantir o valor mínimo nacional por aluno matriculado na rede pública.

O dinheiro do fundo é transferido de forma automática e periódica para cada governo estadual e municipal, com base no número de alunos registrados no Censo Escolar mais recente. Na última transferência, em novembro, a União depositou R$ 755,2 milhões nas contas dos estados que não alcançam com sua própria arrecadação o valor mínimo nacional por aluno. Neste ano estão no grupo Alagoas, o Amazonas, a Bahia, o Ceará, Maranhão, Pará, a Paraíba, Pernambuco e o Piauí.

O valor previsto em complementação para os nove estados este ano e em janeiro de 2013 soma R$ 10,4 bilhões. A próxima transferência, no mês de dezembro, terá o mesmo valor de novembro. Em janeiro do ano que vem, o investimento da União alcança R$ 1,4 bilhão, referente a 15% de todo valor anual. A previsão do valor anual mínimo nacional para o próximo ano ainda será divulgada pelo MEC em nova portaria até o final do ano.

Constituído em 2007, o Fundeb engloba 27 fundos específicos, um para cada estado da Federação e um para o Distrito Federal. Seus recursos devem ser destinados necessariamente ao financiamento de ações de manutenção e desenvolvimento da educação básica, isto é, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos. O Fundeb funciona como um fundo contábil, composto por uma cesta de impostos e transferências estaduais e municipais, e sua vigência se estende até 2020.

Por lei, pelo menos 60% dos recursos do Fundeb devem ser usados para remunerar o magistério e os gestores educacionais. Nesse cálculo, incluem-se professores e profissionais da área de suporte pedagógico, como direção e administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão, coordenação e orientação educacional. O restante do dinheiro vai para outras despesas de manutenção e desenvolvimento da educação básica pública, como aperfeiçoamento de professores e compra de equipamentos necessários ao ensino.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

ATIVISTAS DE TOPLESS PROTESTAM CONTRA TURISMO SEXUAL

Um protesto feito por duas mulheres de topless contra turismo e exploração sexual provocou uma confusão na manhã desta quinta-feira (22), dentro do Hotel Copacabana Palace, na zona sul do Rio. As ativistas do Femen Brazil acabaram detidas.
As manifestantes gritavam e estavam com cartazes com os dizeres: “Turistas sexuais, vão embora”. No corpo, elas escreveram em inglês "go away", ou seja, vão embora.
As mulheres foram retiradas de dentro do estabelecimento por policiais militares e levadas para a Delegacia de Copacabana (12ª DP).
O Femen é um movimento que nasceu na Ucrânia em 2008, mas já se espalhou para outros países. O objetivo da organização é por fim as práticas como turismo sexual, exploração sexual de adultos e crianças e sexismo.