LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

sábado, 17 de março de 2012

SENADORES QUEREM O IMPEACHMENT DO GESTOR QUE NÃO PAGAR O PISO DO PROFESSOR
Os gestores públicos que não pagarem o piso salarial dos professores deveriam ser afastados de suas funções. É o que defendeu o senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Ele disse ainda que a greve dos professores não deveria paralisar completamente as atividades, para evitar prejudicar os estudantes.
Em contrapartida, sugeriu que as demais categorias de trabalhadores entrassem em greve geral em apoio aos docentes.
Atualmente o piso salarial nacional dos professores equivale a R$ 1.458,00, um valor que alguns estados e muitas prefeituras alegam não serem capazes de pagar. Isso gerou no país, segundo o senador, “uma explosão de greves”. “Não estou satisfeito, pois é lamentável que a lei ainda não esteja sendo cumprida, mas também acho lamentável que por causa dessa lei tenhamos crianças sem aula nos dias de hoje.
“Não consigo deixar de apoiar os professores, mas não consigo ser solidário com greve de aulas”, disse o senador.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Governo do RN assegura piso a todos professores.






Em Assembléia realizada na tarde desta quarta-feira (14) na escola estadual Winston Churchill, em Natal, a diretoria do Sinte-RN apresentou a categoria a tabela de reajuste do piso nacional da educação com 22,22% contemplando todos os professores.



Veja a tabela:



PROFESSOR:






ESPECIALISTA:








Também junto a tabela o governo divulgou a diretrizes a serem cumpridas em 2012.



1 - Pagamento no mês de março a todos os professores lotados na educação, devidamente regularizados no rol, o reajuste de 22,22%. Os inativos (aposentados) receberão o reajuste a partir de abril em 4 parcelas.



2 - Jornada de 2/3 está aguardando decisão judicial.



3 - Promoções verticais realizadas na seguinte ordem: março - as solicitadas em 2006, abril - as solicitadas em 2007, maio - solicitadas em 2008 e assim por diante.



4 - Promoções verticais - A ser definida pela Comissão.



5 - Contratação de professores: Serão efetivados 1000 professores e 13 apoio pedagógico aprovados no último concurso.

FONTE:
http://www.professorjoaomaria.blogspot.com/


PASSARELA CAI NA BR 101


Ascom/Parnamirim
Dispositivo não aguentou mais um impacto de veículo e cedeu.
Atingida pela segunda vez por um caminhão, uma passarela no município de Parnamirim cedeu ao fim da manhã desta quarta-feira sobre a BR-101 e cessou o trâfego na região.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) indica rota alternativa para evitar transtornos aos motoristas, a Avenida Olavo Montenegro, que dá acesso a Cajupiranga.

A passarela já havia sido interdidata pelo DNIT semanas atrás.
Ascom/Parnamirim

Ascom/Parnamirim

quarta-feira, 14 de março de 2012

14 DE MARÇO DIA DA POESIA

DA POESIADia da Poesia
Aos poetas...
Poesia é uma forma de se expressar e transmitir sentimentos, emoções e pensamentos.
Antigamente, as poesias eram cantadas, acompanhadas pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga.
Por isto, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico.
Hoje é considerado o Dia Nacional da Poesia, pois foi nesta data que nasceu o grande poeta brasileiro Castro Alves.
Poeta romântico, Castro Alves morreu de tuberculose na capital baiana Salvador em 06 de julho de 1871, com apenas 24 anos.
Castro Alves escreveu obras clássicas como "Navio negreiro" e "Espumas flutuantes".
Faça um poema e mostre o poeta que existe em você!!!

ACÚLO DE CARGOS SERÃO MONITORADOS

Cruzamento de dados identificará situações ilegais de acúmulo de cargos e salários; iniciativa é dos ministérios da Previdência e Planejamento.



Uma medida do governo federal pode ser saudada como um importante passo para combater desmando e acabar com a farra de quem acumula, ilegalmente, salários na administração pública. O projeto depende apenas de decreto presidencial.




Desenhado pelos ministérios do Planejamento e Previdência Social, o Sistema Nacional Gestão de Regimes Públicos de Previdência (Sisprev) será de adesão compulsória e contará, de partida, com as informações dos servidores ativos e inativos (aposentados e pensionistas) da União, dos 27 Estados e dos 50 maiores municípios do país - um universo de quase 11 milhões de pessoas.



Ao todo, os técnicos já fecharam uma agenda de trabalho com 11 Estados, incluindo o Rio Grande do Norte (DF, SP, RS, MS, CE, AP, PA, RO, RN, PB e AL) e nove municípios (São Paulo, Curitiba, Fortaleza, João Pessoa, Natal, Campo Grande, Belo Horizonte, Goiânia e Maceió). Outros quatro Estados (PR, ES, PE e SC) e um município (Recife) serão notificados até o fim de abril.

CONVOCADOS DO AMERICA PARA O JOGO DE HOJE

O técnico Roberto Fernandes relacionou 20 jogadores para a partida desta quarta-feira (14), contra o Horizonte-CE, às 20h30, no estádio Nazarenão, em Goianinha/RN, válida pela partida de volta da 1ª fase da Copa do Brasil.

Confira os relacionados:

Goleiros: Fabiano e Dida
Zagueiros: Zé Antônio, Cléber e Edson Rocha
Laterais: Wanderson, Bruno e Norberto
Volantes: Nata, Márcio Passos e Felipe Macena
Meias: Jairo, André Beleza e Júnior Xuxa
Atacantes: Isac, Pingo, Soares, Lúcio, Rivaldo e Wanderley

Para passar de fase, o alvirrubro necessita de uma vitória por três gols de diferença. Em caso de uma vitória por 2 a 0, o time potiguar disputa a vaga contra os cearenses nos tiros da marca do pênalti. No primeiro confronto, o Horizonte venceu pela placar de 2 a 0.

PROFESSORES PARALIZAM ATIVIDADAES POR TRES DIAS

Roberto Lucena - Repórter

Escolas da rede pública municipal e estadual do Rio Grande do Norte estarão com as portas fechadas a partir de hoje. Não haverá aulas até a próxima sexta-feira. O motivo é a paralisação nacional dos professores que durará três dias. No Estado, o movimento poderá ser estendido caso o indicativo de greve seja aprovado em assembleia que será realizada no início da tarde de hoje. Pela manhã, são os professores de Natal que decidem se cruzam os braços.
Júnior SantosA turma da escola professor Anísio Teixeira teve seu último dia de aula desta semana, ontem. A paralisação nacional vai até sexta-feira e a greve no Estado é uma ameaçaA turma da escola professor Anísio Teixeira teve seu último dia de aula desta semana, ontem. A paralisação nacional vai até sexta-feira e a greve no Estado é uma ameaça

A greve temporária é organizada, todos os anos, pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Esse ano, o órgão quer chamar atenção da sociedade para o que é definindo como "descaso de grande parte dos gestores públicos em não cumprir a Lei Nacional do Piso do Magistério". Além disso, diz a nota da CNTE, "os professores também vão defender o maior investimento público em educação, com a previsão de 10% do Produto Interno Bruto no Plano Nacional de Educação (PNE)".

No Rio Grande do Norte, a categoria está em negociação desde o início do ano. Professores estaduais e da rede municipal da capital pleiteiam reajustes salariais e melhorias nas condições de trabalho [veja box]. Na tarde da última segunda-feira, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-RN) se reuniram com a secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho. Na ocasião, a gestora apresentou o Novo Projeto de Educação do Rio Grande do Norte, projeto que, segundo a secretária, ainda está em construção.

Entre os pontos exigidos pelos professores, está o pagamento do Piso Nacional dos Professores. No início do mês, a governadora Rosalba Ciarlini anunciou que irá pagar o valor fixado em R$ 1.450,00 para 30 horas, obedecendo um reajuste de 22,22%. Segundo Betânia, os professores da rede estadual receberam aumento de 63,77% nos últimos meses. "Concedemos um reajuste de 34% em 2011. Com o o atual aumento, totalizamos 63,77% acumulados nos últimos seis meses. Um aumento histórico que precisa ser registrado", disse.

A secretária acredita que avançou nas negociações e não acredita em um nova paralisação da categoria. "Fomos muito prejudicados com a greve de 70 dias ano passado. Uma greve agora seria totalmente sem sentido", afirmou.

Apesar dos "avanços", como ressalta Betânia, a possibilidade de greve não está descartada. De acordo com a presidente do Sinte-RN, Fátima Cardoso, há incertezas com relação a alguns pontos. "Há divergência com relação ao reajuste de 22,22% para os aposentados. A proposta do Governo é de que o aumento seja dividido em quatro parcelas cumulativas entre abril e julho. Outro ponto que não houve consenso é com relação ao pagamento do retroativo de janeiro", disse. O futuro das aulas na rede estadual será decidido logo mais à tarde, durante assembleia da categoria.

Antes disso, ainda pela manhã, os professores da rede municipal de ensino batem o martelo com relação à paralisação. O caminho de negociações, nessa esfera, parece mais difícil. O secretário municipal de Educação, Walter Fonseca, não chegou a um acordo com a categoria. Enquanto os profissionais querem reajuste de 22,22%, o secretário disse que a Prefeitura não pode arcar com o pedido e fez a oferta de um aumento de 10%, dividido em três vezes, pago a partir de maio. A briga pode chegar à Justiça.

Para Walter Fonseca, a greve, se for confirmada, terá motivações políticas. "Nós temos mantido o diálogo com o sindicato desde o ano passado. A conversa sempre foi fraternal, sadia. Já acumulamos um aumento de 35,83% nos últimos três anos. Pagamos um salário superior ao Piso Nacional. Não há o que contestar. Não posso afirmar com certeza, mas acho que há motivações políticas nessa greve. Tanto política interna como a sucessão municipal desse ano", disse. As assembleias do Sinte-RN acontecem às 8h30 e 14h30, na Escola Estadual Winston Churchil.

Censo quer saber onde estão os professores

Genúbia Alves da Silva é vice-diretora da Escola Estadual Professor Anísio Teixeira. A profissional se orgulha em afirmar que completou 26 anos de educadora no início desse mês. Porém, há mais de dois anos, ela não ministra nenhuma aula de Geografia - disciplina que lecionava - devido ao cargo que ocupa na unidade de ensino. A secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) quer saber quantos professores estão na mesma situação de Genúbia. Para tanto, dados de um censo serão divulgados ainda esta semana. A ideia, de acordo com a secretária Betânia Ramalho, é otimizar os recursos financeiros e pessoal existente na SEEC.

Ontem, a secretaria afirmou que o censo está quase consolidado. Faltando apenas algumas informações de poucas escolas da Grande Natal, o resultado deverá ser apresentado nos próximos dias. "Precisamos saber onde nossos professores estão e o que estão fazendo. As informações até então existentes são desencontradas e isso acaba desorganizando nosso planejamento", disse.

A falta de informação sobre o corpo docente da rede estadual de ensino foi responsável, segundo Betânia, pelo pagamento indevido de um reajuste ano passado para professores que não estavam dentro de sala de aula. "Havia uma regra sobre reajuste que era válida somente para os que professores que estão na ativa. Sem a informação correta, acabamos concedendo àqueles que não estavam em sala de aula e ocasionou um problema".

A SEEC quer saber também quais as causas de afastamento de serviço. Em reportagem publicada na edição do dia 18 de setembro do ano passado, a TRIBUNA DO NORTE registrou que a SEEC lidera o ranking dos órgãos que enviam servidores para a Junta Médica do Estado em busca de permissão para se afastar do serviço por motivos de saúde. À época da reportagem, havia mais de 600 professores fora da sala de aula.

Enquanto não podem ministrar aulas, os profissionais são encaminhados para outros setores das escolas - bibliotecas, salas de vídeo, por exemplo - através de um procedimento conhecido como "estado de readaptação". Após um período que pode variar de 90 a 730 dias, o professor retorna à sala. "Queremos saber se essa realidade, por exemplo, perdura", disse Betânia.

A secretária acredita que, com os números em mãos, vai ter mais condições de completar o Programa de Educação apresentado na última segunda-feira para os representantes do Sinte-RN. "É peça fundamental para a organização", enfatizou.

terça-feira, 13 de março de 2012

SINTRO FINALIZA ELEIÇÃO

O candidato Nastagnan Batista, da chapa 1, foi reeleito na tarde desta terça-feira, 13, para a presidência dos Sindicatos dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Passageiros do Rio Grande do Norte (Sintro-RN). Depois de uma votação tumultuada ocorrida na segunda-feira, quando eleitores compareceram às urnas portando armas, a expectativa era de mais tensão. No entanto, a presença do Ministério Público do Trabalho(MPT), da Polícia Federal e da Polícia MIlitar garantiram tranquilidade à contagem dos mais de 3.600 votos. Esta foi a primeira vez que o MPT precisou intervir na eleição do sindicato, conhecido por brigas internas acaloradas.
Adriano AbreuNastagnan Batista ficará a frente do Sindicato por mais três anosNastagnan Batista ficará a frente do Sindicato por mais três anos

O caminho até a eleição foi longo. O pleito, que deveria ter ocorrido no dia 3 desse mês, foi suspenso por determinação da juíza Lisandra Cristina Lopes, da 7ª Vara do Trabalho de Natal, depois de ter concedido antecipação de tutela ao pedido de Júnior Rodoviário, também candidato, que alegou a ocorrência de irregularidades no processo eleitoral conduzido pela diretoria do Sintro-RN, como a filiação de motoristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A partir daí veio a intervenção do MPT, em fevereio passado, quando o procurador Regional do Trabalho, José de Lima, se reuniu com os candidatos ao pleito para que chegassem a um consenso. No encontro definiu-se que, a partir de agora, o mandato da diretoria eleita será de três anos. A nova diretoria também será responsável pela negociação coletiva referente ao biênio 2012/2013, e o mais importante: eleições monitoradas do início ao fim.

Os acertos e a presença do MPT contribuiu para que, nesta terça, o clima fosse de cordialidade formal entre as chapas. José Ribamar da Silva, membro da chapa 4, acreditava na vitória do grupo, apesar de considerar que as chapas 1 e 2 eram favoritas. "Queremos moralizar o sindicato. Do jeito que está, não dá", comentou, se referindo ao suposto apoio de políticos a outras chapas.

O motorista Itamar de Lima, filiado à chapa 2, espera que a presidência lute com mais firmeza pelas questões salariais e pelo pagamento adequado das horas extras. Afastado por um problema na coluna causado pelas oito horas de trabalho diário, Itamar também espera melhoria nas condições de trabalho, e eleogiou a intervenção do MPT. "Se não fosse assim, os prejuízos seriam maiores", contou.

Tanto a apuração quanto a votação foram filmadas, medida que visava barrar a ocorrência de irregularidades - como votos duplicados - verificadas, segundo filiados, nas eleições anteriores. Outro destaque foi a participação dos sindicalistas na contagem dos votos, o que garantiu transparência à apuração. A próxima eleição, segundo o MPT, deve contar com o auxílio de urnas eletônicas.

Questionado sobre a possibilidade de investigar as irregularidades internas do Sintro, o procurador e árbitro José de Lima, disse que a interveção do MPT se encerrava na apuração. "O pleito foi conduzido com todo o cuidado e reponsabilidade, foi pra isso que fomos acionados", comentou. Segundo o procurador, o resultado da votação pode ser questionado na Justiça, mas ele acredita que não há razões para isso.

"É neste momento que vemos como vale a pena trabalhar", comentou o presidente reeleito, Nastagnan Batista. A luta dos rodoviários, segundo o presidente, focará o aumento dos salários de motoristas e cobradores do Estado. "A classe não é valorizada pelos empresários como deveria". O Sintro/RN possui mais de quatro mil associados que contribuem, mensalmente, com 2% do salário, o que dá, em média, R$ 25,00 por associado.

Relembrando

A briga interna do Sintro-RN já resultou em paralisação de representantes da categoria no último dia 23 de dezembro do ano passado, na frente do sindicato, na avenida Rio Branco. Na ocasião, o trânsito ficou parado das 9h às 11h, até a Polícia Militar intervir e resolver a situação. Na data, uma assembleia era realizada para escolher os componentes da comissão eleitoral, um dos pontos polêmicos do embate. Dessa vez, o risco de paralisação, pelo menos para os próximos dias, foi descartado pelas chapas perdedoras.

O que é arbitragem ?

A arbitragem é uma forma de resolução alternativa de conflitos onde as partes escolhem um terceiro, fora da relação conflituosa (no caso o MPT), que resolverá, de acordo com seu entendimento e a lei, o impasse existente. A arbitragem realizada pelo Ministério Público do Trabalho é prevista no Estatuto do Ministério Público da União e na Resolução nº 44/99, do Conselho Superior do MPT.

Votos:

Chapa 1, Nastagnam Batista - 1º colocado: 1.260 - 40,87%
Chapa 2, Júnior Rodoviário - 2º colocado: 999 - 32,40%
Chapa 3, Orlando Jacó - 3º colocado: 407 - 13,20%
Chapa 4, Gilbero Fonseca - 4º colocado: 359 - 11,64%
Brancos : 18 - 0,58%
Nulos : 40 - 1,30%

SECD SE REUNE COM O SINTE RN

Audiência com Betânia Ramalho discute pauta de reivindicações
A direção do Sinte participou de uma audiência com a secretária de Educação do Estado, Betânia Ramalho. O encontro ocorreu nessa segunda-feira (12), após sete meses de solicitações do Sindicato. Durante a audiência - que teve a participação da deputada Fátima Bezerra e da Comissão de Base, composta por Vilma Geruza, Dário Barbosa e José Rebouças – foram elencados os principais pontos da pauta de reivindicação da categoria.
Correção salarial da categoria
A secretária reafirmou que o Governo corrigirá os salários em 22,22% neste mês de março. O anúncio é válido para os Educadores que atuam nas Escolas, nas Direds e na SEEC, com base na tabela de dezembro de 2011. Os pontos levantados pelo Sinte sobre a correção salarial não foram discutidos.
A tabela apresentada pelo Sinte propõe salário de R$1.530,00 para profissionais com nível médio e R$2.142,00 para aqueles que possuem nível superior. O Sindicato pediu a correção com base nessa tabela, mas a secretária desconsiderou a proposta e já apresentou a do Governo com os 22,22%, de forma definitiva.
Os educadores que não estiverem devidamente regularizados nas entidades definidas pelo Governo terão 30 dias para fazê-lo. A situação deve ser regularizada junto ao COAPRH.
Aposentados (as)
A proposta que o Governo apresentou para essa parcela de trabalhadores (as) é dividir os 22,22% de reajuste em quatro parcelas iguais, de forma cumulativa. O pagamento da primeira parcela será feita em abril e as demais se estenderão até julho.
Quadro Suplementar
Os professores que estão na ativa e fazem parte do grupo que terá o reajuste a partir de março receberão os 22,22%. Em caso de aposentados (as), serão enquadrados na proposta anterior (de aposentados).
Retroativos
A secretária afirmou que discutirá o pagamento de retroativos em outra ocasião, pois o Governo não tem proposta, ainda. A direção do Sinte deixou claro que o valor retroativo a janeiro – referente ao reajuste – deve ser discutido imediatamente, uma vez que, a lei deve ser cumprida para ativos e aposentados, de acordo com o Plano de Carreira da categoria.
Promoções Verticais
A reivindicação do pagamento das Promoções Verticais é válida para cerca de 2.800 professores (as). O cronograma apresentado pela secretária foi o seguinte: em março serão pagos os processos de 2006; em abril, os processos de 2007; em maio, os de 2008; em junho, os de 2009; em julho, os de 2010; e em agosto, os de 2011. Os retroativos referentes às Promoções Verticais ainda estão indefinidos e serão pautados em outro debate com a secretária.
Promoção Horizontal
Betânia Ramalho se comprometeu a formar uma comissão para construir uma proposta em relação às Promoções Horizontais. Ela ressaltou o fato de a Promoção considerar o mérito e, por isso, tem buscado subsídios em outros Estados para fundamentar a proposta do Governo. Não foi definida uma data para a constituição da Comissão, mas a secretária afirmou que enviará ofício ao Sinte solicitando nomes para compor a equipe.
Revisão do Plano de Carreira do Magistério
Durante a audiência, a gestora não fez referência à proposta existente, mas se comprometeu a instituir uma Comissão, com prazos definidos para início e término dos trabalhos. A comissão deverá ser formada entre abril e agosto deste ano.
Terço de hora-atividade
A secretária disse reconhecer a legitimidade do que diz a lei sobre a implantação da hora-atividade, mas afirmou que governo aguardará uma decisão Judicial.
Plano Estadual de Educação
Na reunião foi apresentada a proposta de se instituir uma comissão para elaborar o Plano estadual de Educação. Não há data, ainda, para início de trabalhos nem a forma de sua composição.
Infraestrutura
Sobre o Plano de Recuperação da Infraestrutura das escolas, a secretária sugeriu à direção do Sinte procurar o setor de construção civil do Governo. Mas afirmou que as reformas do Atheneu, do Winston Churchill, do Anísio Teixeira e dos quatros CAICs estão garantidas.
Convocação dos Concursados
Ao ser questionada sobre a convocação dos concursados, Betânia Ramalho respondeu que serão chamados, inicialmente, mil professores. Eles substituirão os estagiários e contarão ainda com 16 novos profissionais de Apoio Pedagógico. A direção do Sinte solicitou, ainda, que fosse publicada a relação de todos os classificados no concurso, para dar transparência aos participantes da seleção.
Funcionários
A direção do Sinte reivindicou a discussão da pauta dos Funcionários com destaque para a valorização profissional, a formação e as condições de trabalho.
Apesar da pauta está sendo tratada pelo Fórum dos Servidores, os Funcionários em funções da Educação têm legislação específica e precisam que a representante da pasta se posicione nas negociações. A secretária se comprometeu a participar da discussão e ouvir a comissão de implementação do Plano de Carreira.
Ao final do encontro, a direção do Sindicato falou sobre as negociações de outras pautas, cuja comissão não funcionou e a gestora disse que reativará os trabalhados do grupo.

segunda-feira, 12 de março de 2012

BOCA É O MELHOR DO SÉCULO

A IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol) divulgou nesta segunda seu ranking dos 200 melhores clubes dos últimos 10 anos (2001-11) na América do Sul. Com três títulos da Libertadores no período (2001, 03 e 07), além de um vice (2004), o Boca Juniors, da Argentina, tem 2.199 pontos e é o 1º colocado, seguido pelos brasileiros São Paulo (2.041) - campeão da Libertadores em 2005 -, Santos (1.805) - campeão em 2011 e vice em 2003 - e Cruzeiro (1.771) - vice em 2009 - em seguida

TEIXEIRA DEIXA A CBF

Após 23 anos e dois meses no poder, o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira, divulgou carta nesta segunda-feira na qual anunciou sua saída da entidade e também do COL (Comitê Organizador Local) da Copa do Mundo de 2014. O vice-presidente mais velho da CBF, José Maria Marín, ficará no cargo da duas entidades até abril de 2015, quando ocorre a assembleia geral da CBF para avaliação das contas de 2014.
Deixe o seu recado e comente a notícia com outros torcedores
Marín, que leu a carta de Teixeira em coletiva, se emocionou a falar do ex-presidente: "Acompanhei a Copa do Mundo de 1950 [no Brasil] pelo rádio, e quero dar meu testemunho como ex-atleta e brasileiro. O Ricardo Teixeira tornou realidade o sonho de milhões de brasileiros. Eu chorei naquele dia que perdemos para o Uruguai, e agora temos que fazer justiça. O grande responsável por dar esse oportunidade ao Brasil é o Ricardo Teixeira. E presto solidadiredade a outra pessoa que aprendi a admirar e respeitar há muito tempo, o João Havelange. Há pessoas pelas quais temos que ter ao menos respeito. Se não tem gratidão, ao menos respeito tem que ter", afirmou, emocionado.

domingo, 11 de março de 2012

AGRIPINO EMPREGA FANTASMAS

O jornal O Globo afirma na edição deste domingo (11) que os senadores José Agripino Maia (DEM) e Paulo Davim (PV) empregam servidores fantasmas.

Segundo a publicação carioca, Agripino Maia "pagava até semana passada mais de R$ 4 mil mensais em seu escritório político no RN para uma servidora fantasma. Estudante de Medicina, em vez de trabalhar para o senador em Natal, ela foi fazer um estágio, em agosto de 2011, na Espanha. Gleika de Araújo Maia é sobrinha do deputado João Maia (PR) e do ex-diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, demitido por manter escondidos os atos de nomeações e benefícios de pessoas protegidas pelos senadores", relatou o jornal. Depois de procurado pelo GLOBO, o senador demitiu a funcionária.

"Eu não sabia disso e, ao ser informado de que era verdade, mandei afastá-la. Houve quebra de confiança", disse Agripino.

Já Paulo Davim, diz o texto, "paga R$ 8,1 mil para a cardiologista Carla Karini de Andrade Costa, sua sócia em uma clínica no estado. Segundo dados do Ministério da Saúde, ela cumpre 50 horas semanais de trabalho no exercício da Medicina. A assessoria de Davim sustenta que 80% dos pronunciamentos do senador na tribuna do plenário versam sobre saúde. E ela seria a consultora técnica", informou O Globo.

Davim disse que não abre da servidora que emprega, por ela prestar "relavantes serviços ao mandato, voltado prioritariamente à saúde".