LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

EM ASSEMBLÉIA SINTE RN ADIA INDICATIVO DE GREVE PARA DIA 28

 
Com o adiamento do ano letivo determinado pelo Governo do Estado, a assembleia dos trabalhadores em educação da rede estadual de ensino realizada na manhã desta quarta-feira (22) decidiu adiar o indicativo de greve para o próxima quarta-feira (28). Esta é a nova data para o início das aulas segundo o planejamento do Governo.
A coordenadora geral Fátima Cardoso criticou o atraso no ano letivo. Segundo ela, o problema é que o sistema informatizado de matrículas Sigeduc não funciona. “É apenas uma mega central de informações isolada na Secretaria de Educação e sem canal de alimentação já que nas escolas a informatização não existe ou porque não foi instalada ou porque não há manutenção.”
A categoria decidiu se manter mobilizada e mobilizar também pais e alunos com divulgação da luta através de anúncio na TV, redes sociais e escolas.

PAGAMENTO: ESTADO CONFIRMA 1/3 DE FÉRIAS MAS NÃO O PISO

A direção do SINTE/RN recebeu a confirmação da Coordenadoria de Recursos Humanos da SEEC de que o terço de férias será pago ainda neste mês de janeiro. Entretanto, a correção do piso salarial de 8,32% mais os 0,26% de 2013 não serão implantados agora porque não foi enviado o projeto de lei para a Assembleia Legislativa.
Essa falta de compromisso evidencia a falta de respeito do governo Rosalba com a educação pública e toda a categoria.

CHICO CÉSAR E MARIA BETHÂNIA

ACREDITE SE QUISER!

LULA QUER EFETIVAR A CANDIDATURA DE FÁTIMA AO SENADO


Ex-presidente Lula e a deputada federal, Fátima Bezerra. Foto: Divulgação
Ex-presidente Lula e a deputada federal, Fátima Bezerra. Foto: Divulgação
Joaquim Pinheiro
Repórter de Política
O vereador Hugo Manso, do PT, informou na manhã desta terça-feira que se o PMDB optar pela candidatura da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, do PSB, para o Senado, serão iniciados imediatamente entendimentos para formação de uma aliança com o PSD do vice-governador Robinson Faria, com o PROS, partido liderado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, PC do B, presidido no Estado por Antenor Roberto e PDT, que tem como líder o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, além do Solidariedade, presidido pelo deputado Kelps Lima.
“A partir daí será construído um programa e escolhido um candidato a governador, tendo Fátima Bezerra na condição de candidata à senadora”, disse o petista, alertando que a candidatura de Fátima Bezerra ao Senado é um projeto político do PT nacional. O vereador do PT informa que o presidente do PT, Ruy Falcão virá a Natal na próxima sexta-feira trazendo recomendações do ex-presidente Lula nesse sentido.
Hugo Manso ressalta o desejo de que todos os partidos da base aliada da presidenta Dilma Rousseff estivessem no mesmo palanque com o PMDB apresentando o candidato a governador e o PT indicando a candidata à senadora, mas se isso não for possível o Partido dos Trabalhadores buscará outra alternativa que preserve o espaço do partido na vaga para o Senado. Questionado sobre o veto do prefeito Carlos Eduardo a várias emendas de sua autoria, o vereador Hugo Manso informa que primeiramente vai examinar as razões dos vetos para poder se posicionar.
“Entendo que todas as emendas ajudam o município de Natal, a exemplo de uma que permitirá a capacitação de agentes culturais e outra que cria um fundo municipal de transportes”, lamenta o vereador, acrescentando que tentará recuperá-las, lutando pela derrubadas dos vetos. “Eles ainda não me explicaram as razões dos vetos, mas não aceito que a cidade seja prejudicada”, completa o vereador.
CÂMARA FEDERAL
Dentro da perspectiva de uma aliança do PT com PSD,  PROS, Solidariedade, PC do B e até PDT, Hugo Manso admite uma possível candidatura de Fernando Mineiro a deputado federal ou até dele próprio (Hugo Manso) para a Câmara Federal. “O nosso propósito é manter o espaço atualmente ocupado pela deputada Fátima Bezerra”, disse o vereador natalense.

“Vamos sugerir a construção do Centro Administrativo na Ribeira”
Ao ser instado a falar sobre o projeto de reforma administrativa encaminhado à Câmara Municipal de Natal no dia 12 de dezembro, o vereador Hugo Manso disse contar de uma pauta extensa com assuntos importantes a serem examinados e debatidos pelos vereadores durante a convocação extraordinária a partir do próximo dia 2 de fevereiro. Entre as propostas está a construção do Centro Administrativo do Municípios num terreno próximo a Ponte Forte/Redinha, onde também será construído a sede do Poder Legislativo.
“Vamos sugerir a construção do Centro Administrativo na Ribeira onde existem terrenos disponíveis e prédios ociosos que têm débitos com o município e poderão ser negociados. É até uma forma de revitalização daquele importante bairro da capital”, disse Hugo Manso, lembrando que recentemente o DNOCS construiu sua sede num prédio que era da Rede Ferroviária Federal e foi transformado em sede daquele departamento mantendo seu projeto original.
TRABALHOS LEGISLATIVOS EM 2014
“Existe uma boa expectativa para este ano, já que no ano passado faltou entrosamento entre pessoas que não se conheciam, gerando assim, um conjunto de dificuldades, inclusive, por condições físicas ruins do atual prédio onde funciona o Poder Legislativo. “Eu, por exemplo, tive que trabalhar mais fora do que dentro da Câmara”, disse ele, defendendo a construção da nova sede este ano. (JP)

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

SINTE RN:ANO LETIVO DE 2014 PODE COMEÇAR COM GREVE


No caso do Governo do Estado os acordos feitos em fevereiro do ano passado e reafirmados em agosto e não foram cumpridos
As aulas do início do ano letivo de 2014 podem começar com atraso, caso os professores da rede estadual e municipal de ensino optem pela greve. A decisão será tomada em assembleia no próximo dia 22 de janeiro para a rede estadual e 4 de fevereiro para a municipal.
De acordo com a coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte), Fátima Cardoso, no caso do Governo do Estado os acordos feitos em fevereiro do ano passado e reafirmados em agosto e não foram cumpridos.
"O Governo rasgou o acordo que fizeram conosco e não cumpriram nenhum dos itens da greve do ano passado", comentou.
Na última semana, o Governo do Estado anunciou o adiamento do início das aulas para o dia 5 de fevereiro sob alegação de que o período de matrículas não foi suficiente. Para Fátima, o Governo quer adiar o início do ano letivo porque sabe que a categoria planeja uma greve. "Eles sabem disso e querem ganhar tempo", disse.

Mesmo com o adiamento, o Sinte manteve a assembleia e espera definir a greve ainda esta semana. "O Governo não cumpre o que promete, então dessa vez vamos querer os projetos encaminhados à Assembleia e a garantia no contracheque de que os professores terão as letras implantadas", detalhou.

Atualmente, a rede estadual de ensino conta com mais de 10 mil professores na ativa e caso a greve seja determinada, o Sinte acredita na adesão dos professores de todo o Estado.

No caso da greve na rede municipal de ensino, Fátima Cardoso disse que os pleitos são diferentes e que no ano passado deu "trégua" porque o Prefeito ainda estava assumindo o cargo e tinha que "organizar a casa". "
"Queremos o direito a 1/3 da hora de atividade e a redução da carga de trabalho dos educadores infantis. Hoje, eles trabalham mais uma hora do que os outros e não tem intervalo", justificou.

A rede municipal de ensino em Natal tem hoje cerca de 4.500 professores.

AMÉRICA GOLEIA VITÓRIA DO TECNICO NEY FRANCO NO BARRADÃO

Era para ser um dia de festa para a torcida do Vitória, que foi ao Barradão dar o seu ‘até logo’ ao estádio, que passará por reformas. Só que esqueceram de combinar com um ‘intruso’ que vestia as cores alvirrubras. O atacante Alfredo, então, apresentou o seu cartão de visitas, marcou duas vezes e conduziu o América-RN ao triunfo por 3 a 0 na estreia da Copa do Nordeste, na noite deste domingo. O primeiro gol saiu dos pés de Rafinha, ainda no primeiro tempo.
Além da competência, a sorte andou de mãos dadas com o América-RN. Logo aos dez minutos da etapa inicial, o atacante Max, titular, deixou o jogo para a entrada de Alfredo. Melhor para os potiguares, já que foi ele o grande nome do duelo.
Do lado do Vitória, nada de sorte ou competência. Além de uma noite infeliz do sistema defensivo, sobretudo pelo lado direito, o atacante William Henrique foi expulso ainda na primeira etapa. Em dois minutos, o jogador levou dois cartões amarelos e complicou a vida do Rubro-Negro baiano.

A próxima rodada do Nordestão será realizada nesta quarta-feira. O América-RN recebe o Sergipe em casa, no estádio Nazarenão, naquela que será a briga pela liderança do Grupo A. Já o Vitória tenta a reabilitação diante do Confiança, no estádio Fernando França.
América-RN x Vitória; William Henrique (Foto: Divulgação/EC Vitória)William Henrique, atacate do Vitória, foi expulso ainda na primeira etapa (Foto: Divulgação/EC Vitória)
Alfredo, o dono da festa
O primeiro tempo começou morno. Ao melhor estilo Vitória de 2013, a equipe de Ney Franco tentou empurrar o adversário para o campo de defesa logo nos minutos iniciais. Aos poucos, porém, o América-RN foi equilibrando as ações, até que se tornou soberano na partida. Tanto que teve a primeira chance de marcar. Após escanteio cobrado por Rafinha, a defesa rubro-negra afastou mal e a bola ficou viva na pequena área, só que ninguém apareceu para empurrar para o fundo das redes.
A superioridade americana em campo fez transparecer a falta de entrosamento do sistema defensivo rubro-negro. O estreantes Dão e Lucas Zen, este último volante improvisado, não conseguiam acompanhar as investidas de Adriano Pardal e Rafinha. O lado direito da defesa do Vitória se mostrou uma verdadeira avenida. Foi por ali que Rafinha e Alfredo, o nome do jogo, fizeram uma festa particular. Primeiro, Rafinha tirou o volante Cáceres para dançar antes de acertar um belo chute no ângulo de Wilson. Em seguida, Alfredo precisou de duas tentativas para colocar a bola na rede com muita categoria.
E as coisas poderiam ter terminado ainda piores para o Vitória. Antes do fim do primeiro tempo, Raí recebeu livre, de novo pelo lado direito da defesa adversária, mas, na hora da conclusão, mandou pelo lado de fora da rede.
Com festa potiguar, torcida do Vitória sai mais cedo
Para mudar o panorama da partida, o técnico Ney Franco resolveu mexer no ataque. Saiu Pedro Oldoni e entrou Alan Pinheiro. Mas a alteração não surtiu efeito, embora Marquinhos tenha assustado o goleiro Andrey logo aos oito minutos, após chute forte de fora da área. A resposta do América-RN não demorou a sair. Com total liberdade, Adriano Pardal arriscou chute de longe e obrigou Wilson a fazer grande defesa.
  •  
Juan; Vitória x América-RN (Foto: Divulgação/EC Vitória) 
As duas equipes voltam a campo no meio de semana
Só que o tiro de misericórdia veio mesmo aos 17 minutos. Em boa triangulação de ataque, Adriano Pardal encontrou Alfredo na entrada da área. O atacante americano não teve qualquer dificuldade para girar sobre a marcação do lateral Ayrton, invadir a área e tocar na saída de Wilson: 3 a 0. Após o gol, boa parte da torcida do Vitória começou a esvaziar o estádio. A pequena torcida americana, por sua vez, continuou a fazer a festa nas arquibancadas do

MST BLOQUEIA BR 101 EM CANGUARETAMA



Membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) bloquearam duas rodovias federais que cortam o Rio Grande do Norte, na manhã desta segunda-feira (20). Enquanto um grupo fechou a BR-304, em Santa Maria, outro bloqueou a BR-101, em Canguaretama. A Polícia Rodoviária Federal está a caminho dos dois pontos e o motivo pelo protesto ainda não está confirmado.
Lara VarelaMembros do MST queimaram pneus para evitar o fluxo de carrosMembros do MST queimaram pneus para evitar o fluxo de carros

Na BR-304, os manifestantes queimaram pneus e galhos de árvores para fechar os dois sentidos da via. A PRF orienta os motoristas que trafegam entre Natal e a região Oeste do Estado utilizem a BR-406, seguido pelo acesso de João Câmara a Riachuelo, onde a BR-304 está desbloqueada. Já no caso da BR-101, a PRF disse que são poucas as alternativas e, como ainda não se sabe ao certo onde está o bloqueio, o ideal é que o motorista que puder espere o desbloqueio para seguir à rodovia.

A PRF vai analisar a situação ainda nesta manhã. Caso seja necessário, a Polícia Militar poderá ser acionada para dar reforço no desbloqueio das rodovias.

ÔNIBUS DA BANDA RAÇA NEGRA CAPOTA NA BR 101

Um ônibus com integrantes da banda Raça Negra capotou na madrugada de hoje (20) na BR-101, em trecho no município de Goiana, no interior de Pernambuco. Após show feito na noite de sábado (18) na Shock Casa Show, na zona Norte, a banda seguia viagem de Natal para Recife, capital pernambucana, onde pegaria voo até Salvador. Pelo menos 27 pessoas ficaram feridas, incluindo o vocalista Luís Carlos, que sofreu escoriações e passa bem.
Divulgação/Arquivo TNLuís Carlos, vocalista da banda, está entre os feridosLuís Carlos, vocalista da banda, está entre os feridos

Segundo relatos, o ônibus já havia passado da divisa entre os estados da Paraíba e Pernambuco quando bateu em uma mureta de proteção. Logo em seguida um caminhão, que transitava no mesmo sentido, bateu no ônibus, causando o capotamento.


Depois de ser atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Igarassu, ele visitou dois integrantes da banda em estado grave, internados no Hospital Miguel Arraes, em Paulista. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, entre os feridos estão: Francisco de Assis, Glauco Antônio, Edson Alves, Marcos Roberto, Fabiano José, Rafael Bandeira, Valdemir Cleiton, Cledson Leopoldino e o vocalista Luís Carlos. O motorista do caminhão, identificado como Francisco Dantas, também se feriu.

Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fizeram os primeiros socorros. As vítimas em estado grave, identificadas como Edson Alves e Marcos Roberto, foram levados ao Hospital Miguel Arraes. Os demais foram atendidos num hospital de Goiana e na UPA de Igarassu.

A assessoria de imprensa da banda negou a informação de que 27 pessoas ficaram feridas e disse que no ônibus estavam 22 pessoas. Desses, pelo menos 15 foram levados a hospitais da região com escoriações leves e por volta das 10h, cinco pessoas da banda ainda permaneciam hospitalizadas em observação.


Um milagre. Foi assim que o vocalista da banda Raça Negra, Luiz Carlos, definiu o fato de nenhum dos 23 integrantes do grupo estar correndo risco de morte após o acidente com o ônibus em que estavam, ocorrido na madrugada desta segunda-feira (20), na BR-101, em Pernambuco. "Graças a Deus que não houve morte nenhuma. A gente estava assistindo a reportagem hoje pela manhã, eu mesmo me assustei de ver como o ônibus ficou e a gente sair vivo dali. Eu não sei como é que foi [possível]", afirmou, em entrevista à TV Globo, após visitar alguns dos integrantes da banda que estão internados no Hospital Miguel Arrraes (HMA), em Paulista, no Grande Recife.
Após tombar na rodovia, o ônibus foi atingido na traseira por uma carreta, que não conseguiu desviar ou frear. A colisão foi leve, mas empurrou o ônibus alguns metros mais à frente. Não há informações sobre o motorista que dirigia esse caminhão.
Além das 23 pessoas da equipe do Raça Negra, um trompetista que era da banda de Reginaldo Rossi e o motorista estavam no veículo. Três integrantes do grupo estão em estado mais preocupante: um com as duas pernas quebradas, outro com afundamento do rosto e um terceiro está com um corte na cabeça. Segundo o Corpo de Bombeiros, todos precisaram de algum tipo de atendimento no local do acidente, mas as unidades de saúde ainda não confirmaram quantas pessoas envolvidas na colisão efetivamente foram atendidas por suas equipes.
Cochilo ou susto
A única explicação que Luiz Carlos consegue encontrar para o acidente foi o motorista ter cochilado ou se assustado com algo na pista. "Eu não vi motivo nenhum para o ônibus balançar. Ou ele acordou, ou cochilou, não sei, porque ele está acostumado a trabalhar com isso. [...] Infelizmente, não era o nosso [ônibus]. Os meus motoristas não vão para o show, eles ficam dormindo", explica. O veículo em que o grupo viajava era alugado, de turismo.
Em 30 anos de carreira, essa foi a primeira vez que a banda sofreu um acidente como esse, explica Luiz Carlos, que estava acordado no momento do choque. "Eu geralmente durmo pouco, estou acostumado a fazer show de madrugada. Vi o ônibus balançando, balançando, e o cara perder o controle, como se ele tivesse tomado um susto. Olhei para fora e não estava chovendo, estava em linha reta, ainda ia entrar na curva. Quando ele fez a curva, o ônibus se perdeu todo, chegou a virar. Veio virando, até capotar de vez", recorda o vocalista.
Acidente com a banda Raça Negra, na BR-101, em Goiana-PE (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Outro dos integrantes da banda, Alex, foi levado para a sala vermelha do HMA, devido a um corte profundo, segundo Luiz Carlos. Outro sofreu afundamento das pernas e, por isso, foi encaminhado para cirurgia. "O menino do sax, Marcos, abriu o rosto, vai ter que suturar e uma série de coisas, mas graças a Deus não corre risco de vida", tranquiliza Luiz Carlos.
A backing vocal Gina Garcia estava dormindo na hora do acidente. Acordou assustada, com o tecladista da banda caído por cima dela "Eu ouvi o 'quicar dos pneus' no chão. Acordei meia tonta e já vi o ônibus tombado. Ouvi o deslizar do ônibus, porque a carreta bateu. Eu estava no lado direito, que foi o lado que o ônibus tombou", recorda.
Mãe de um rapaz de 19 anos, Gina explica que ainda está nervosa, mas agradece a Deus por algo pior não ter acontecido. "Em cinco segundos, passa um filme da sua vida na sua cabeça, sua família... Eu só fazia agradecer a Deus por ter livrado a gente de que aquela carreta entrasse no nosso ônibus. Se isso tivesse acontecido, talvez não estivéssemos aqui conversando", afirma.
Para os fãs, a mensagem do vocalista Luiz Carlos é de cuidado redobrado ao pegar no volante para viajar. "A gente está bem. Sempre costumamos olhar e criticar os outros, mas a estrada é uma armadilha. Você tem que tomar cuidado quando pega seus filhos, sua esposa, quando vai para trás de um volante. Tem que estar muito bem descansado, muito bem alimentado, é um monte de detalhe que a gente não liga. A gente vai lá, calibra o pneu, bota oléo, água, mas o cara está há três dias sem dormir", alerta.

domingo, 19 de janeiro de 2014

BANDIDOS ARROMBAM COFRE DA CEF EM GOIANINHA





Uma quadrilha invadiu a agência da Caixa Econômica Federal na cidade de Goianinha, cidade distante 54 quilômetros de Natal, arrombou um dos cofres e roubou as armas dos vigilantes. O caso foi registrado na madrugada deste domingo (19). Segundo a Polícia Militar, o cofre da agência foi arrombado a marretadas. A Polícia Federal irá investigar o caso.

O comandante da PM no Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo, disse que a quadrilha invadiu a agência pelo teto. "Após entrarem na agência, eles foram até os cofres. Havia dois: um com e um sem dinheiro. Os bandidos arrombaram com golpes de marreta o que estava cheio e levaram toda o dinheiro", relatou o oficial. A Caixa não informou quanto foi levado pela quadrilha.
Antes de sair, o grupo ainda foi até a sala dos vigilantes e furtou quatro revólveres que estavam no local. A polícia ainda não sabe o paradeiro dos assaltantes.

TRES PESSOAS MORREM NUM ACIDENTE DE TRÂNSITO EM GUAMARÉ EM GUAMARÉ

Três pessoas de uma mesma família morreram na tarde deste domingo (19) após uma colisão entre um caminhão e um Gol na BR-406, no município de Guamaré, distante 174 quilômetros de Natal. Segundo informações da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, o acidente aconteceu por volta das 14h próximo ao distrito de Baixa do Meio. Um homem, a mulher dele e um filho do casal morreram na hora. Um outro filho do casal foi levado para o pronto-socorro Clóvis Sarinho, em Natal.

As vítimas ainda não foram identificadas. O caminhão tem placas MYL-0433, de Caiçara do Norte/RN. O Gol tem placas MMP-2011, de Natal. O motorista do caminhão fugiu sem prestar socorro.
Segundo o soldado Elton Bezerra, da Companhia de Polícia Militar de Guamaré, o caminhão trafegava no sentido Natal/Guamaré. O motorista do Gol tentava fazer um retorno na BR para ir em direção ao distrito de Baixa do Meio. "Um dos dois avançou a preferencial e acabou acontecendo essa tragédia. A Polícia Rodoviária Federal já está no local e deverá emitir um laudo sobre o acidente. O menino que sobreviveu foi levado para Natal, mas ainda não temos informações sobre o estado de saúde dele", disse o policial ao G1.
O trânsito de veículos no trecho do acidente ficou interrompido até as 17h e já foi liberado. Os corpos das vítimas já foram levados para o Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep), onde serão necropsiados. Ainda não se tem informações sobre o velório e o sepultamento da família.

SONDA FARÁ ATERRISSAGEM EM COMETA

A sonda Rosetta da Agência Espacial Europeia, equipamento astronômica que está há dez anos viajando pelo Sistema Solar, prepara-se para sair amanhã de sua hibernação e preparar a primeira aterrissagem da história em um cometa em voo.

"Tenho bastante confiança em que funcionará. O momento-chave será o 'despertar' da sonda após quase dois anos e meio em hibernação", explicou à Agência Efe Nicolas Altobelli, um dos cientistas da ESA que participam da missão.

Os astrônomos consideram que os cometas podem ser comparados aos primeiros tijolos com que o Sistema Solar foi construído e, talvez, os veículos que trouxeram água à Terra e possibilitaram a aparição da vida.

"Acredita-se que tenham surgido no início do Sistema Solar, há cerca de 4,5 bilhões de anos, e que se mantêm quase idênticos ao que eram em seu nascimento", acrescenta o especialista.

Para resolver esses e outros enigmas, a ESA consagrou 1 bilhão de euros (cerca de US$ 1,365 bilhão) a essa ambiciosa missão que decolou em março de 2004 a bordo de um foguete Ariane 5 desde o Centro Espacial Europeu de Kuru, na a Guiana Francesa rumo ao cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

Desde então, Rosetta traçou uma complexa série de órbitas, aproveitando em quatro ocasiões o impulso gravitacional da Terra (2005, 2007, 2009) e de Marte (2007), e chegou ao momento-chave de sua tarefa.

Se tudo sai como está previsto, nesta segunda-feira às 10h GMT (8h de Brasília) o relógio do computador central da nave fará soar o despertador e Rosetta, hibernando para economizar combustível, apontará com sua antena à Terra e voltará a enviar informações às estações de controle.

O aparelho, que viaja a 135 mil km/h, estará ainda a 9 milhões de quilômetros de seu alvo. Para começar a preparar a ambiciosa aterrissagem, primeiro o dispositivo precisará provar que todos seus instrumentos científicos funcionam corretamente após o longo percurso.

Em maio, quando a Rosetta estiver a apenas 2 milhões de quilômetros de seu anfitrião, fará a que se considera a manobra crítica, na qual corrigirá sua velocidade e sua trajetória, e começará a enviar fotografias do 67P/Churyumov-Gerasimenko.

Em agosto, mais de dez anos após sair da Terra, chegará às proximidades do cometa. Então se dedicará a cartografar a superfície e enviará dados à Terra para encontrar "o melhor lugar de aterrissagem".

Uma vez selecionado o ponto ideal, a sonda liberará um veículo de 100 quilos, Philae, que posará sobre o cometa.

"Ele lançará arpões ao chão para se ancorar, porque a gravidade é muito baixa e, não fosse assim, rebateria", resume Altobelli, que explica que a quase ausência de gravidade faz com que a aterrissagem seja, em princípio, mais complexo que o de um aparelho similar na superfície de Marte.

Esse veículo, que dispõe de nove ferramentas como indicadores de gás, câmeras panorâmicas e sondas para analisar as ondas de rádio do núcleo, passará entre um e dois meses fazendo fotografias e recolhendo mostras que analisará junto com sua sonda matriz, que orbitará, enquanto isso, ao redor do cometa.

Quando seus painéis solares se cobrirem de pó, Philae deixará de funcionar. Mas a sonda Rosetta permanecerá orbitando ao redor do cometa e reunindo dados durante pelo menos mais um ano.

Para isso conta com dez complexos instrumentos científicos, entre os quais estão o telescópio Alice, desenhado para captar a faixa eletromagnética ultravioleta, a câmera Osiris, e vários espectrômetros de massa para analisar o pó e a atmosfera do cometa.

O 67P/Churyumov-Gerasimenko passará por seu ponto mais próximo ao sol (agosto de 2015), enquanto Rosetta segue orbitando ao seu redor e colhendo dados.

"Pela primeira vez seremos capazes de analisar um cometa durante um longo período de tempo" e isso nos dará "uma visão interna de como trabalha um cometa para nos ajudar a decifrar o papel que desempenham no Sistema Solar", sintetiza Matt Taylor, cientista que atua na missão.

FALCÃO EM VERSÃO DE LONDON LONDON

FALCÃO

 Falcão e suas façanhas
Agora sim, isso virou música de verdade!


CAMAROTE DESABA EM SHOW NO CIRCO DA FOLIA

Do G1 RN

Piso do camarote desabou e deixou feridos na madrugada deste domingo em Natal (Foto: Marcela Zauli/Arquivo pessoal)Piso do camarote desabou e deixou feridos na madrugada deste domingo em Natal (Foto: Marcela Zauli/Arquivo pessoal)
O piso do camarote montado para os shows da dupla sertaneja Fernando e Sorocaba e da Banda de Forró Garota Safada cedeu e cerca de 30 pessoas ficaram feridas na madrugada deste domingo (19) na praia de Pirangi, na Grande Natal. Segundo relato de vítimas, chovia no momento do incidente e muitas pessoas se concentraram na parte coberta do camarote.
Às 12h48, a Destaque Promoções - empresa que organizou o evento - emitiu nota lamentando o incidente. "No local do evento o suporte de primeiros socorros foi prestado a quem necessitou. O Corpo de Bombeiros foi acionado e emitirá um laudo em breve. Em todos os eventos que realiza a Destaque busca a excelência no atendimento, organização e estrutura para seus clientes e mais uma vez lamenta o ocorrido", diz a nota.
A advogada Ellen Cruz estava no camarote e sofreu uma torção no pé. "Era 1h e chovia um pouco. Por isso, as pessoas que estavam no camarote se concentraram na parte coberta. Minha irmã chegou a comentar que o camarote estava balançando muito e pensamos em sair. Mas não deu tempo. Logo em seguida o piso desabou", contou.
Segundo Ellen, houve correria e gritaria no momento do incidente. "Foi uma coisa desesperadora. Todos queriam sair o mais rápido possível dali. Cerca de 30 pessoas caíram e ficaram feridas. Mas pelo que o que soube, ninguém ficou ferido gravemente", frisou.
A empresária Marcela Zauli também estava no camarote, mas não ficou ferida. "Eu e minhas amigas estávamos indo para a parte coberta devido à chuva. Mas havia muita gente e não conseguimos. Acabamos ficando próximas à escada. Minutos depois, tudo desabou. Mesmo com toda a correria, descemos as escadas e ficamos bem. Nossa primeira medida foi tentar ajudar as pessoas que se feriram", falou.
A dupla sertaneja Fernando e Sorocaba já havia se apresentado no palco principal. No momento do desabamento, não havia apresentação no palco principal e a banda 5% se apresentava no camarote. "O pessoal da banda 5% foi super atencioso. Eles pararam o show e pediram socorro. Como não havia mais clima, eles decidiram interromper o show, ajudaram as pessoas e em seguida foram embora".
O Corpo de Bombeiros esteve no local e interditou o camarote. Uma equipe do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) deve ir ao local ainda neste domingo para periciar o camarote.