LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

sexta-feira, 5 de julho de 2013

SINTE RN AFIRMA QUE GREVE NA REDE ESTADUAL TA SE TORNANDO INEVITÁVEL

 
A novela sobre o pagamento das horas extras trabalhadas pelos professores da rede pública estadual de ensino no Rio Grande do Norte ainda tem muito que mostrar. Isso porque, a cada nova decisão acerca dos direitos dos profissionais, o Estado encontra uma maneira de fugir da sua obrigação com a categoria. É o que alega o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinte/RN), o qual, no momento, só reforça a necessidade do indicativo de greve. “Eu já vinha dizendo que a greve pode ser algo inevitável. Agora, mais do que nunca”, afirmou Fátima Cardoso, coordenadora geral do sindicato.
O discurso da representante sindical vai de encontro à nova postura adotada pelo Governo do Estado. De acordo com a lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), os profissionais da Educação devem cumprir uma carga horária de 30h/aula semanais. Conforme dita Lei do Piso da categoria (Nº 11.738/2008), dois terços dessa carga horária (20h) devem ser trabalhadas em atividades presenciais com os alunos. O restante das horas, um terço (10h), é para planejamento pedagógico, formação profissional e atividade extraclasse.
Entretanto, segundo os educadores, para que não haja prejuízo no calendário letivo, muitos profissionais são obrigados a pagar 24h semanais por desfalque no quadro de professores. O Estado reconhece a situação, mas não quer pagar as horas extras trabalhadas. Diante disso, por diversas vezes o Sinte entrou com processo judicial contra o Estado para que os professores recebam as horas extras, em medida retroativa a 2008. Recentemente, o processo foi julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que ficou ao lado da categoria e obrigou o cumprimento da ordem pelo Governo do Estado.
Na semana passada, o Procurador Geral do Estado, Miguel Josino, disse a O JORNAL DE HOJE que não havia outra saída para o Estado, “a não ser cumprir com a decisão do Supremo”. Porém, hoje o discurso é outro. O procurador não foi encontrado pela reportagem, mas a Secretária de Educação, Betânia Ramalho, afirmou que a Procuradoria está aguardando uma nova posição jurídica do caso.
“Além disso, é importante falar que nós estamos trabalhando a reestruturação da rede para que os professores cumpram, definitivamente, às 20h dentro das salas de aula e 10h para planejamento pedagógico. Aqueles que por ventura precisem prestar um serviço além das 20h serão remunerados. Até o final do mês de agosto esperamos estar com tudo resolvido, para cumprimento efetivo da Lei do Piso”, afirmou a secretária Betânia.
Além disso, a titular da Educação informou que a secretaria também está desenvolvendo mecanismos para acompanhar o cumprimento das horas para planejamento pedagógico. “Isso significa que o professor não poderá passar esse tempo fora da escola ou trabalhando em outro emprego. Teremos uma fiscalização rigorosa”, disse.
Para a coordenadora do Sinte/RN, a nova postura do Estado é “lamentável”. “É muito triste ver que o Estado, em determinados momentos, teve um reconhecimento da legitimidade do direito da categoria, e agora está voltando atrás, procurando meios para descumprir a ordem do Supremo. O próprio procurador reconheceu que deveria pagar, mas agora voltou atrás”, destacou Fátima Cardoso.
O Sindicato estará reunido nesta sexta-feira (5) para avaliar possibilidade de uma assembleia geral com a categoria, mesmo ela estando em recesso escolar. “Vamos começar a desencadear um processo de assembleia, para avaliar o indicativo de greve. Nossa situação está muito ruim e não podemos ficar quietos”, afirmou Fátima.

GARIBALDI TAMBEM USOU AVIÃO DA FAB PRA IR AO MARACANÃ

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho (PMDB), também usou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) no fim de semana para ir ao Rio de Janeiro assistir à final da Copa das Confederações no Maracanã.
O ministro saiu de Brasília na sexta-feira às 6h com destino a Fortaleza para cumprir agenda oficial na cidade de Nova Morada (CE). O compromisso acabou pela manhã.


Em vez de retornar a Brasília, o ministro pediu que o avião, um Learjet 35, o levasse ao Rio, onde havia programado passar o fim de semana para ver o jogo da seleção brasileira contra a Espanha.
Sergio Lima - 7.dez.2010/Folhapress
O ministro da Previdênvia, Garibaldi Alves Filho
O ministro da Previdênvia, Garibaldi Alves Filho
A aeronave saiu às 14h de sexta de Fortaleza e chegou às 17h no Rio. Em entrevista à Folha, Garibaldi contou que deu carona a um amigo, o empresário Glauber Gentil. Ambos viajaram num avião que comporta 10 passageiros.
"Eu não iria passar o fim de semana em Natal [terra do ministro]. Se fosse voltar para Brasília, teria optado por lá. Mas havia programado ir ao Rio. Fui para passar o fim de semana e ver o jogo", disse.
"Me senti no direito de o avião me deixar onde eu quisesse ficar", afirmou o ministro. "Já fiz isso outras vezes, porque na volta fico sempre no destino que eu me programei. Pedi com antecedência, senão ministro entra na fila."
Ele ganhou ingresso do Ministério do Esporte para o Maracanã e disse ter gostado do jogo. "Quem não gostou?"
O decreto 4244/2002, que disciplina o uso de aviões da FAB por autoridades, diz que os jatos podem ser requisitados quando houver "motivo de segurança e emergência médica, em viagens a serviço e deslocamentos para o local de residência permanente".
Ou seja, segundo o decreto, Garibaldi não poderia ir ao Rio porque não tinha agenda nem mora na cidade. O ministro disse que retornou para Brasília em voo comercial.
Garibaldi é primo do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que usou outro avião da FAB para ver o jogo da seleção. Alves levou sete convidados de Natal para o Rio. Glauber Gentil, que foi para o Rio com Garibaldi, pegou carona com Alves para voltar a Natal.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

PRESEPADA DE HENRIQUE ALVES FOI NOTÍCIA ATÉ NO NEW YORK TIMES


Nem a governadora Rosalba Ciarlini, no auge da crise da saúde pública do Rio Grande do Norte, conseguiu uma repercussão negativa tão grande quanto essa do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, ao utilizar um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para levar amigos e a noiva para assistir ao jogo do Brasil no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. Isso porque, além de circular nos principais jornais do país, o “erro” do parlamentar foi noticiado até por jornais estrangeiros, como o The New York Times, o mais importante jornal dos Estados Unidos.
No Brasil, a Folha de São Paulo foi o primeiro jornal a noticiar a ida de Henrique – junto à noiva, Laurita Arruda, dois filhos e um irmão dela, o publicitário Arturo Arruda, com a mulher Larissa – ao estádio do Maracanã em um vôo da FAB que partiu de Natal. A notícia, que rapidamente se tornou a mais lida no país, a mais comentada e a mais compartilhada do portal, não demorou para ser publicada em outros jornais, como o Uol Notícias, o Terra e o Globo.com.
Foi também citada em reportagens das emissoras Band e Record, além de ser divulgada no Jornal Nacional, da Rede Globo. Esse “feito” em uma notícia negativa só havia sido conseguido, em uma história recente, quando a crise na saúde pública no Governo Rosalba Ciarlini levou a uma matéria mostrando a falta de leitos e de equipamentos para proceder operações no território potiguar.
Porém, nem isso foi tão negativo para um político do Rio Grande do Norte que causasse repercussão “lá fora”, como foi o caso de Henrique e o vôo da FAB. Na realidade, para o The New York Times, o maior problema foi porque o presidente da Câmara dos Deputados se envolveu em um escândalo como esse, dias depois do país assistir a uma verdadeira onda de manifestações cobrando mais trabalho e lisura dos políticos.
Por sinal, Henrique, na sexta-feira antes do vôo polêmico, chegou a receber manifestantes diplomaticamente na Câmara dos Deputados. Os líderes do grupo que fez quase um mês inteiro de protestos em Brasília, entregaram uma lista de reivindicações que o presidente da Casa prometeu que iria “discutir” com os demais deputados.
“Funcionários do governo usando o dinheiro do contribuinte para pagar por férias ou passar extravagantemente em viagens oficiais de negócios é uma história antiga no Brasil. Mas no clima atual, como a presidente Dilma Rousseff e políticos de todos os níveis têm se esforçado para reagir à indignação nas ruas, o momento da viagem de Alves foi mais inoportuno”, afirmou a matéria do The New York Times.
Jornalista de um dos principais jornais americanos, inclusive, chegaram a fazer uma série de entrevistas com pessoas comuns no bairro de Pinheiros, em São Paulo. “‘Multidões estão nas ruas e eles estavam voando para ver um jogo de futebol?’, disse Mauro César Garcia, de 52 anos, um vendedor de São Paulo. ‘Ele deveria ter se preocupado com a nação. Ele deveria ser um exemplo para as pessoas’”, citou o jornal.
O The New York Times citou que na internet a revolta foi semelhante “‘Somente um cínico, uma porca ou uma pessoa completamente desinformado poderia ter ignorado o que aconteceu no país nas últimas semanas e fazer isso’, escreveu Kiko Nogueira. ‘É como se ele estivesse dizendo: Vocês são otários para pensar que algo iria mudar’”, acrescentou o noticiário.
É importante ressaltar que depois de publicada no The New York Times, a notícia foi repercutida em outros sites e jornais dos Estados Unidos, como o The Daily Journal Online e o DailyMe.

LADRÃO MORRE EM TIROTEIO COM A POLÍCIA APÓS ASSALTAR CORREIOS

Um dos assaltantes foi baleado pela polícia após troca de tiros e acabou morrendo. Foto: Divulgação
Um dos assaltantes foi baleado pela polícia após troca de tiros e acabou morrendo. Foto: Divulgação
Um assalto à agência dos Correios do município de Timbaúba dos Batistas terminou com um ladrão morto durante troca de tiros com policiais militares, na área rural de Caicó. Outros três integrantes da quadrilha conseguiram escapar correndo por um matagal e estão sendo procurados por toda a região. O carro usado pelos bandidos, bem como parte do dinheiro roubado e as bolsas das funcionárias do estabelecimento, foram recuperados.
Segundo o comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, comandante Walmary Costa, após o assalto, os ladrões tentaram fugir em direção à divisa com a Paraíba, no entanto, teriam se atrapalhado e acabaram entrando na área de Caicó. Ao passarem pela BR-427, eles se depararam com viaturas policiais e tentaram fugir, dando início à perseguição.
“Eles decidiram abandonar o veículo usado no assalto, às margens da rodovia, e se embrenharam no meio do matagal tentando despistar os policiais, que os seguiram e foram recebidos com vários disparos. Na troca de tiros, um deles ficou ferido e acabou se afastando dos outros, que conseguiram escapar”, explicou.
O major Costa afirmou que, minutos depois do fim da troca de tiros, os policiais encontraram o corpo de Douglas Alves da Silva, de 19 anos, caído com uma pistola calibre 380 com 11 munições intactas e vários maços de notas de R$ 5 e de R$ 50. Para o oficial, devido à gravidade dos ferimentos, ele pode ter sido abandonado pelos comparsas no meio do mato.
Além disso, o comandante do 6º BPM descobriu que o veículo usado no crime pertence a um familiar de Douglas, que reside no município paraibano de São Bento, na divisa com o Rio Grande do Norte. O carro, um Corolla preto de placas HVQ-8726/PB, foi abandonado na BR-427
“Esse tio teria emprestado o veículo para ele fazer o transporte de uma pessoa para uma unidade hospitalar, mas, mesmo depois disso, o rapaz não teria entregue o veículo e sumido. A família só voltou a ter notícias do Douglas e do Corolla quando ele foi encontrado morto, após o assalto aos Correios de Timbaúba dos Batistas”, explicou o major.
Dentro do Corolla, foram encontrados vários maços de dinheiro e uma sacola plástica cheia de moedas, cujos valores não foram contabilizados. Estavam lá ainda as duas bolsas das funcionárias da agência, que também foram roubadas durante a ação criminosa. Ambas foram entregues de volta às suas proprietárias.
O major Costa disse ainda que as diligências continuaram ontem à noite e devem se estender durante todo o dia de hoje e amanhã, até que os três ladrões que conseguiram fugir do cerco policial sejam identificados e detidos. “Não vamos descansar até prender o último deles”, afirmou o oficial.
Três agências foram atacadas em dois dias
O mês de julho já começou com três ocorrências contra agências dos Correios no Rio Grande do Norte. No dia 1º, dois homens assaltaram a unidade do município de Campo Grande, mas acabaram sendo presos horas depois. Antônio Cássio Praxedes Filho, de 19 e Francisco Fernandes de Anselmo, 23, foram capturados pelos policiais da cidade.
No dia seguinte, bandidos armados invadiram o estabelecimento no município de Afonso Bezerra, no Oeste, e fugiram levando uma quantia não determinada, além de pertences pessoais dos funcionários e clientes que estavam no local no momento do crime. Nem mesmo o fato do prédio ser vizinho à Delegacia de Afonso Bezerra fez com que os bandidos desistissem do plano.
Com o crime de ontem, já são seis agências atacadas por bandidos em apenas uma semana. As outras unidades assaltadas foram as de Grossos, no último dia 26 de junho; seguida por Parnamirim e Martins, ambas na sexta-feira da semana passada. Na última, os ladrões estavam usando capacetes com viseiras escuras, para impedir um possível reconhecimento pelas vítimas.
Conforme o comandante do Policiamento no Interior (CPI), coronel Reinaldo de Lima, a maioria dos crimes é cometida, geralmente, por duas pessoas armadas que entram nos locais se passando por clientes comuns. Para tentar inibir esse tipo de crime, a Polícia Militar iniciou esta semana as ações de fiscalização dentro da operação “Divisa Segura”, em vários municípios situados próximos à divisa com os estados do Ceará e Paraíba.

PROJETO DE ALUNOS DE QUIMICA DA UFRN FABRICAM PRODUTOS COMERCIALIZAVEIS

Fotos: Wallacy Medeiros

O material que está sendo produzido e comercializado pelos alunos é o spray “Vision Limp”. Trata-se de um limpador de lentes de equipamentos que exigem cuidado como óculos, telas de celulares, telas de monitores e notebooks. Diferente dos demais produtos de limpeza, o PH do spray é neutro, sendo ideal para limpar esses aparelhos


Por Gaston Poupard
Os alunos do curso de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizam na prática todos os passos da produção de um produto voltado a atender às necessidades do cotidiano.

Projeto de extensão, “Vision Limp” é uma empresa júnior apoiada pela ONG internacional Junior Achievement. No programa, os estudantes passam por funções práticas de fabricação, simulando tudo aquilo que se passa nas grandes indústrias químicas.

O material que está sendo produzido e comercializado pelos alunos é o spray “Vision Limp”. Trata-se de um limpador de lentes de equipamentos que exigem cuidado como óculos, telas de celulares, telas de monitores e notebooks. Diferente dos demais produtos de limpeza, o PH do spray é neutro, sendo ideal para limpar esses aparelhos.

De acordo com o aluno de licenciatura em Química da UFRN Álef Bruno Dos Santos, que é presidente da empresa júnior, os profissionais da área não ficam apenas restritos ao laboratório, como é o imaginário comum. Nesta iniciativa, os alunos aprendem e desenvolvem outras habilidades como a comunicação no comércio, o gerenciamento da empresa e o processo de elaboração do produto. É neste cenário que os próprios alunos acabam descobrindo novas vertentes do funcionamento de uma empresa.

Álef dos Santos destaca que a empresa também trabalha com questões voltadas à responsabilidade social, já que 25% dos lucros são destinados a instituições filantrópicas. A Universidade, assim como os demais centros de pesquisa, incentiva os alunos a se relacionarem desde cedo com o funcionamento do mercado. Antes de ser comercializado, o material passa por uma série de requisitos que vão desde a ideia do produto até chegar ao preço.

O aluno de licenciatura em Química da UFRN Álef Bruno Dos Santos, que é presidente da empresa júnior, destaca que a empresa também trabalha com questões voltadas à responsabilidade social, já que 25% dos lucros são destinados a instituições filantrópicas
O presidente da empresa júnior disse que o spray surgiu primeiro com uma consulta de objetos que são necessários no mercado. “O produto deve ser prático e acessível a todos. Uma vez verificada a função do material, os alunos começam a estudar toda a formulação, composição e reagentes, sempre acompanhados de perto por três professores especialistas da área”, revela.

A embalagem do spray, por exemplo, também foi planejada para ser reaproveitada, seguindo a tendência de produtos não degradantes ao meio ambiente. O produto foi exposto na Semana do Meio Ambiente da UFRN, que aconteceu no mês de junho.

O spray é produzido no Laboratório de Química Analítica da UFRN aos sábados. No primeiro momento, foram fabricadas 600 unidades para comercialização. Contudo, antes de ser produzido em massa, o produto passa por um rigoroso processo de qualidade no laboratório com a supervisão de professores especialistas, que verificam a rentabilidade do material.

De acordo com o professor Daniel de Lima Pontes, do Instituto de Química da UFRN, que coordena a parte de produção da empresa júnior, a iniciativa começou há sete anos com outros produtos fabricados também pelos próprios alunos.

Ele menciona o apoio fundamental da empresa Junior Achievement, que auxilia na escolha do material e orienta as diversas fases da produção. Daniel Pontes disse que os próprios alunos são responsáveis por todos os setores da empresa júnior “Vision Limp”, com a proposta de demostrar o funcionamento de uma empresa na área de Química.

Os alunos aprendem que o especialista em Química pode ocupar outras áreas de gestão de uma empresa e que o mercado de trabalho exige que os profissionais saibam se responsabilizar por etapas que não sejam apenas a da fabricação de produtos. “Neste ano já foram produzidos cerca de 2 mil frascos com uma equipe de 30 alunos encarregados da produção do Spray”, informa Daniel Pontes.

Com relação ao capital inicial, que é o princípio básico de toda empresa, o professor menciona que os alunos são os acionistas e que cada um entra com uma parte e incentiva o desenvolvimento do negócio, seguindo, desta forma, o mesmo procedimento que acontece em grandes corporações.


Alunos aprendem e desenvolvem outras habilidades como a comunicação no comércio, o gerenciamento da empresa e o processo de elaboração do produto
Porém, como não há tributos e impostos na empresa júnior, ele explica que parte dos lucros obtidos é doado para instituições de caridade. A “Vision Limp” tem validade de três meses. Ao termino, é feito o relatório final informando todo o andamento que ela teve ao longo desse período.
Em anos anteriores, outras empresas juniores na área de Química também foram criadas:

2007 – Phyttos do Brasil: óleo pós-banho e sabonetes feitos com produtos naturais 100% orgânicos.
2008 – Botanics: sabonete líquido
2009 – ECO Feeling: sabonetes líquidos e hidratantes com fragrâncias de frutas.
2010 – ECO Limp: Sabão 100% ecológico
2011 – Branquim: Sabão Líquido
2012 – EcoAroma Sensações da Natureza: produto de higiene
2013 – Vision Limp: limpador de telas e lentes

PARAIBANOS SÃO PRESOS POR ASSALTOS EM BAIA FORMOSA

Por Redação
Foto: Divulgação / PM
Dois paraibanos, sendo um adolescente de 17 anos, foram detidos, em Baía Formosa, por suspeita de assaltos naquela região. A dupla, de acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, teria roubado motocicletas e também feito assaltos em postos de combustíveis.
Ainda segundo a PM, os dois suspeitos são residentes na Pitanga da Estrada, comunidade do município de Mamanguape, na Paraíba. O jovem maior de idade foi identificado como João Anderson Santana da silva, de 19 anos.
Após serem presos pela Polícia Militar, os dois foram conduzidos para a Polícia Civil. A dupla teria confessado pelo menos quatro assaltos. Porém, eles também estão sendo investigados por mais dois casos.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

SIMULADOS DO ENEM

Atenção alunos o Jornal Tribuna do Norte  de Natal RN, publicou simulados do Enem, é bom que se baixem e ersolvam, pois já é uma boa ajuda pra quem vai se submeter a esse exame

1) simulado de Ciências humanas e suas Tecnologias
2) SIMULADO DE LINGUAGENS
3) SIMULADO DE  MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

SENADO ESTENDE FICHA LIMPA ATODOS OS FUNCIONARIOS PUBLICOS

O Senado Federal aprovou na noite desta terça-feira (2) uma proposta de emenda à Constituição que cria a "ficha limpa" para cargos públicos, sejam eles comissionados e de confiança ou efetivos (preenchidos após concurso). O projeto é semelhante à lei da Ficha Limpa, válida para cargos eletivos do Legislativo e Executivo.
A proposta impede a nomeação de condenados, em decisão colegiada da Justiça (segunda instância ou superior), ainda que o processo não tenha transitado em julgado (quando não há possibilidade de recursos), e de profissionais cassados por conselhos profissionais para cargos públicos.
A matéria foi apreciada pelo Senado em dois turnos: no primeiro, foi aprovada com 61 votos a favor, uma abstenção e nenhum voto contrário; no segundo, foram 54 votos favoráveis e nenhum voto contrário.
A proposta original --PEC nº 6/2012, de autoria do senador Pedro Taques (PDT-MT)-- previa a ficha limpa apenas para cargos comissionados e de confiança. Os senadores, inclusive Taques, concordaram em votar e aprovar um substitutivo do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), relator da matéria, que estende a regra para todos os servidores públicos.

Concursos públicos

No dia 27 de junho, o Senado aprovou, em turno suplementar, o substitutivo ao projeto que regulamenta a realização de concursos públicos para a Administração Pública Federal.

Entre as novidades da proposta conhecida como Lei Geral dos Concursos Públicos está a proibição de certames exclusivamente para cadastro reserva. Também ficam proibidos novos exames sem que os aprovados em provas anteriores tenham sido convocados.
Agora, a matéria vai à Câmara dos Deputados, onde também precisará ser submetida a duas votações em plenário para ser aprovada e entrar em vigor. Por ser uma PEC, a proposta não necessita de sanção presidencial para vigorar.
Ao plenário, Taques afirmou não ser razoável que condenados em segunda instância não possam se candidatar a cargos eletivos, mas possam ser indicados a cargos públicos de peso. "Ele não pode ser candidato a vereador, mas pode ser Ministro da Fazenda, secretário de Estado, presidente do Banco Central, da Casa da Moeda. isso não é razoável", disse.

Crime doloso

Em segundo turno, os senadores rejeitaram parte do substitutivo proposto pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) que proibia também que condenados por crimes dolosos ocupassem cargos públicos.
"Se aprovarmos esta parte, corremos o risco de condenar à morte civil cidadãos de bem", afirmou o senador Pedro Taques ao pedir para os colegas rejeitassem o trecho. "Além do STF (Superior Tribunal Federal) poder rejeitar a medida como inconstitucional, imaginemos um cidadão que avança o sinal vermelho com medo de um assalto, bate em outro carro e quebra a perna do ocupante do outro veículo e é condenado dolosamente por isso. Seria justo enquadrá-lo na Ficha Limpa?", questionou o parlamentar.
O relator e a maioria dos senadores concordou com o argumento de Taques. "O importante é que a medida aprovada visa defender o dinheiro público", disse Eunício de Oliveira. "Agora, a Ficha Limpa vale para todos os brasileiros", afirmou o senador.

terça-feira, 2 de julho de 2013

AUTORITARISMO: MP RECOMENDA O RETORNO DOS DIRETORES DO SINTE RN AS SUA FUNÇÕES NAS ESCOLA

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPE) recomendou que a titular da secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), Betânia Ramalho, convoque, imediatamente, 32 servidores e professores – de um total de 35 –  atualmente afastados para o exercício de funções junto ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte/RN). O MPE quer que estes servidores reassumam as funções junto à secretaria. A recomendação assinada pelo promotor Paulo Batista Lopes Neto define ainda que apenas três funcionários podem continuar afastados da SEEC para exercer funções  no sindicato.
Emanuel AmaralSecretária de Educação do Estado, Betânia Ramalho é favorável à recomendação do MPESecretária de Educação do Estado, Betânia Ramalho é favorável à recomendação do MPE

A recomendação do MPE tem como base jurídica, entre outros, o artigo 101, parágrafos 1º e 2º, da Lei Complementar Estadual número 122/94. De acordo com o ordenamento jurídico, “somente podem ser licenciados os servidores eleitos para cargos de direção ou representação nas referidas entidades, até o máximo de três por entidade”. Além disso,  diz a lei que “a licença tem duração igual a do mandato, podendo ser prorrogada, no caso de reeleição, e por uma única vez”.

De acordo com a secretária Betânia Ramalho, existem hoje 35 servidores da SEEC afastados de suas funções habituais para dedicação exclusiva ao sindicato. Alguns deles por tempo superior a dois mandatos. “O sindicato solicitou a cessão de 36 servidores. Estávamos acompanhando esse processo até que o MPE resolveu expedir essa recomendação. Considerado que é uma decisão acertada, pois o sindicato tem, por mês, um orçamento de R$ 400 mil onde é possível promover uma articulação sem a necessidade de tantos funcionários”, disse.

Para o MPE, o afastamento de 35 servidores, além de afrontar diretamente as disposições da Lei Complementar Estadual 122/94, “deixa lacunas nas escolas, salas de aula e outros setores administrativos da SEEC, comprometendo a eficiência e a regularidade do serviço público de educação, que sofre, há bastante tempo, com a falta de servidores e professores”, escreve o promotor Paulo Batista.

O promotor fixou um prazo de 15 dias para que a secretária comprove ao MPE as medidas adotadas em cumprimento à recomendação. O prazo está correndo desde o último dia 25. Em caso de não acatamento da recomendação, o MPE informa que adotará “as medidas legais necessárias a fim de assegurar a sua implementação, inclusive através do ajuizamento das ações judiciais cabíveis”.

Segundo a secretária, a recomendação será cumprida no prazo hábil. “Sou favorável à recomendação do Ministério Público e vou cumpri-lá como está colocada”, informou Betânia Ramalho.

A reportagem tentou, por várias vezes, contato com a presidente do Sinte-RN, Fátima Cardoso, porém, o celular da mesma estava fora de área ou desligado durante todo o dia de ontem. Um assessor de imprensa do sindicato informou que Fátima estava viajando e só poderia nos atender hoje pela manhã. Segundo o assessor, nenhum outro diretor do sindicato estaria apto a falar com a reportagem.

A titular da SEEC estava em Brasília e, por telefone, disse que já enviou um comunicado ao sindicato. Ramalho informou também que está preparando um novo censo na secretaria. “Desde que assumi o cargo, implantei uma gestão diferenciada para conseguir melhores resultados”, ressaltou.

FONTE TRIBUNA DO NORTE

segunda-feira, 1 de julho de 2013

JORNALISTAS ELEGEM OS MELHORES PARLAMENTARES DO CONGRESSO

 DO RN APENAS FÁTIMA BEZERRA FOI CITADA

Dois políticos da oposição, e ambos do pequenino PSOL, foram apontados por 167 profissionais que fazem a cobertura jornalística do Congresso como os melhores representantes da população no Parlamento.
Na opinião deles, Chico Alencar (RJ), na Câmara dos Deputados, e Randolfe Rodrigues (AP), no Senado, são os dois nomes que hoje melhor representam os eleitores no Poder Legislativo. A dupla repete assim a dobradinha que liderou a escolha dos jornalistas de 2012.
A votação, realizada pelo Congresso em Foco em conjunto com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, é a primeira etapa do Prêmio Congresso em Foco, criado em 2006 para incentivar a população a acompanhar com mais atenção o desempenho dos congressistas.
Todos os parlamentares pré-selecionados pelos jornalistas serão automaticamente homenageados, e receberão pelo menos um diploma na festa de premiação que será realizada em Brasília, no dia 26 de setembro, no centro de eventos Unique Palace.
A sociedade define a lista final dos premiados, podendo acrescentar nomes aos escolhidos pelos jornalistas, além de determinar a ordem de classificação dos congressistas. Sua voz se fará ouvir pela internet, no período de 9 de julho a 9 de setembro, em votação que contará com o monitoramento da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).
O prêmio foi uma decorrência natural da proposta editorial que tem orientado este site desde o seu lançamento, em fevereiro de 2004. Uma proposta que é, sobretudo, jornalística, e envolve o esforço para trazer à tona temas, levantamentos, reportagens e artigos de opinião que contribuam para ampliar o conhecimento da população sobre os seus representantes. Mas que também inclui, na outra ponta, a disposição de contribuir para a mudança de hábitos políticos.
Um exemplo é a nossa atuação em relação aos parlamentares acusados criminalmente.
Em março de 2004, mês seguinte à sua criação, o Congresso em Foco levou ao ar a primeira lista de políticos processados a sair na imprensa brasileira. Foi o pontapé inicial do debate público sobre os chamados “ficha suja”, que ganhou corpo nos anos seguintes, a ponto de motivar a sociedade a oferecer, por meio de suas organizações próprias, uma resposta ao problema – o projeto de iniciativa popular que resultou na Lei da Ficha Limpa. Aderimos de corpo e alma àquela campanha, ainda na fase de coleta de assinaturas. E, claro, continuamos de olho nas denúncias criminais contra os parlamentares.
É, aliás, impedido de receber o Prêmio Congresso em Foco quem responde a inquéritos ou ações penais no Supremo Tribunal Federal (STF), assim como aqueles acusados de grave violação aos direitos humanos.
Patrocinado pela Ambev e pela Petrobras, o Prêmio Congresso em Foco 2013 tem o apoio da APCF, da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), da Associação Nacional dos Auditores Ficais da Receita Federal do Brasil (Anfip), do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp) e da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), contando com a parceria institucional do Sindicato dos Jornalistas e da ONG carioca A Voz do Cidadão.
Confira os selecionados:
Melhores senadores:
Randolfe Rodrigues (Psol-AP) 76
Pedro Taques (PDT-MT) 65
Cristovam Buarque (PDT-DF) 60
Pedro Simon (PMDB-RS) 49
Eduardo Suplicy (PT-SP) 42
Paulo Paim (PT-RS) 37
Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) 33
Ana Amélia (PP-RS) 42
Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) 29
Walter Pinheiro (PT-BA) 15

Melhores deputados
Chico Alencar (Psol-RJ) 75
Jean Wyllys (Psol-RJ) 59
Reguffe (PDT-DF) 48
Alessandro Molon (PT-RJ) 45
Ivan Valente (Psol-SP) 36
Luiza Erundina (PSB-SP) 35
Miro Teixeira (PDT-RJ) 27
Domingos Dutra (PT-MA) 23
Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) 19
Beto Albuquerque (PSB-RS) 14
Carlos Sampaio (PSDB-SP) 13
Henrique Fontana (PT-RS) 13
Jandira Feghali (PCdoB-RJ) 12
Mara Gabrilli (PSDB-SP) 11
Ronaldo Caiado (DEM-GO) 11
Nilmário Miranda (PT-MG) 7
Benedita da Silva (PT-RJ) 6
Fernando Ferro (PT-PE) 6
Jerônimo Goergen (PP-RS) 6
Arlindo Chinaglia (PT-SP) 5
Glauber Braga (PSB-RJ) 5
Paulo Rubem Santiago (PDT-PE) 5
Paulo Teixeira (PT-SP) 5
Tiririca (PP-SP) 5

Parlamentares de Futuro
Randolfe Rodrigues (Psol-AP) 48
Jean Wyllys (Psol-RJ) 41
Reguffe (PDT-DF) 37
Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) 31

Defesa da Democracia
Chico Alencar (Psol-RJ) 30
Randolfe Rodrigues (Psol-AP) 30
Pedro Simon (PMDB-RS) 28
Pedro Taques (PDT-MT) 25

Defesa da Seguridade Social e dos Servidores Públicos
Paulo Paim (PT-RS) 66
Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) 11
Darcísio Perondi (PMDB-RS) 11
Chico Alencar (Psol-RJ) 10

Defesa dos Consumidores
Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) 23
Reguffe (PDT-DF) 16
Ivan Valente (Psol-SP) 11
Paulo Paim (PT-RS) 10

Defesa do Desenvolvimento Econômico
Francisco Dornelles (PP-RJ) 26
Aloysio Nunes (PSDB-SP) 16
Delcídio Amaral (PT-MS) 10
Armando Monteiro (PTB-PE) 9

Defesa da Gestão Pública
Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) 16
Pedro Taques (PDT-MT) 16
Randolfe Rodrigues (Psol-AP) 10
Alessandro Molon (PT-RJ) 8
Chico Alencar (Psol-RJ) 8

Combate ao Crime Organizado
Pedro Taques (PDT-MT) 39
Alessandro Molon (PT-RJ) 8
Fernando Francischini (PEN-PR) 8
Luiz Couto (PT-PB) 6

Defesa da Educação
Cristovam Buarque (PDT-DF) 104
Fátima Bezerra (PT-RN) 16
Ana Amélia (PP-RS) 9
Ivan Valente (Psol-SP) 9

domingo, 30 de junho de 2013

CABO DA PM MATA SUSPEITO DE MOLESTAR SUA FILHA


Um fato trágico marcou e assustou os moradores da pequena cidade de Ipueira (RN) nas primeiras horas deste sábado (29). Um crime de homicídio ao que tudo indica motivado pela defesa da honra, acordou toda a comunidade e trouxe a tona uma história terrível.
Segundo as primeiras informações o Cabo da PM conhecido como Santos, residente na cidade e destacado em Timbaúba dos Batistas (RN), teria descoberto que um indivíduo da cidade, por sinal seu amigo, que tem o apelido de João da Perua, molestava sua filha desde quando a mesma tinha 10 anos (hoje a garota já tem 13).
Enfurecido com a descoberta desta triste notícia, por volta da meia noite desta sexta-feira o cabo foi até a residência do seu “amigo” e sem muita conversa deferiu alguns disparos de arma de fogo contra o mesmo, que inclusive estava deitado dormindo.
João da Perua foi socorrido para a cidade de Patos na Paraíba, onde foi atendido no Hospital daquela cidade mas não resistiu aos ferimentos vindo a morrer na manhã deste sábado. Segundo testemunhas durante seu socorrimento ele conversou com populares e a todo momento negava que teria praticado o fato contra a filha do militar.
Cabo Santos se entregou prontamente a policia local, sendo conduzido para delegacia de policia civil onde foi feito o flagrante, comunicado ao oficial de dia do 6º BPM que conduziu o mesmo para a sede do batalhão da PM onde se encontra nesse momento recolhido a disposição da justiça da comarca de Caicó.
Fonte: Blog do Niltinho Ferreira

DATAFOLHA: PROTESTOS AFETAM POPULARIDADE DE DILMA


A presidente Dilma Rousseff perdeu apoio dos eleitores, em meio a protestos que acontecem nas principais cidades do país, e, se as eleições presidenciais fossem hoje, ela teria provavelmente de enfrentar o segundo turno, segundo nova pesquisa Datafolha, publicada na edição deste domingo (30) do jornal "Folha de S.Paulo".
Dilma teria hoje 30% das intenções de votos para a disputa presidencial de 2014, em um cenário de disputa que inclui Marina Silva (Rede), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). Nesta simulação, a petista tinha 51% das intenções de voto na pesquisa anterior, realizada nos dias 6 e 7 deste mês. Ou seja, a presidente perdeu 21 pontos em três semanas.
Em segundo lugar aparece Marina Silva, que subiu de 16% para 23%. Aécio foi de 14% para 17%. Campos oscilou de 6% para 7%. Os três adversários juntos pularam de 36% para 47%.

O número de eleitores que dizem não saber quem escolher ou que afirmam votar em branco, nulo ou nenhum subiu de 12% para 24%.
A pesquisa foi realizada na quinta (27) e sexta (28) com 4.717 pessoas, em 196 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Cenários com Barbosa e Lula
O Datafolha também inclui Joaquim Barbosa nas simulações. Em seu melhor cenário, o  presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) aparece com 15% das intenções de voto, empatado com Aécio e atrás de Marina (18%) e Dilma (29%). Campos pontua 5%.
No cenário com Lula sendo o candidato do PT, ele poderia vencer no primeiro turno, segundo o Datafolha, apesar de também ter caído. Na simulação em que a disputa inclui Marina, Barbosa, Aécio e Campos, Lula teria 45% e os quatro adversários somariam 43%, ficando empatados tecnicamente com o ex-presidente.
Em outro cenário, sem Barbosa na disputa, Lula tem 46% das intenções contra 37% de Marina, Aécio e Campos somados, o que apontaria para uma vitória no primeiro turno.
Aprovação da gestão Dilma cai
Pesquisa divulgada pelo Datafolha neste sábado (29) mostra que a aprovação do governo Dilma caiu para 30%. O número de eleitores que consideram o governo bom ou ótimo caiu 27 pontos percentuais desde o início dos protestos no país. Há três semanas, a aprovação era de 57%. De acordo com o instituto, é a maior queda de popularidade registrada desde o início da gestão Dilma.
É a segunda vez desde que a presidente assumiu o cargo, em 2011, que sua avaliação cai acima da margem de erro da pesquisa. Em março, o índice de aprovação do governo atingiu 65%.

O percentual de pessoas que consideram a gestão Dilma ruim ou péssima passou de 9% para 25%, segundo a pesquisa. A nota média da presidente, numa escala de 0 a 10, caiu de 7,1 para 5,8.
Os entrevistados pelo Instituto Datafolha também avaliaram o desempenho da presidente em relação aos protestos. O levantamento apontou que, para 32%, a postura de Dilma foi ótima ou boa. Outros 38% julgaram como regular e 26% avaliaram como ruim ou péssima.
Diante das manifestações em centenas de cidades brasileiras, a presidente Dilma Rousseff fez um pronunciamento na TV no dia 21 de junho e propôs aos 27 governadores e aos 26 prefeitos de capitais convidados por ela para reunião no Palácio do Planalto, no dia 24, a adoção de cinco pactos nacionais: por responsabilidade fiscal, reforma política, saúde, transporte, e educação.