LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

sábado, 23 de março de 2013

ALUNOS DA UFRN TIRAM A ROUPA EM PLENO CAMPUS CENTRAL


Alunos do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ficaram nus no campus central da instituição, em Natal, na tarde desta quinta-feira (21). A manifestação artística faz parte Semana de Antropologia da universidade. Uma nova manifestação,  semelhante à realizada nesta quinta, está prevista para a tarde desta sexta (22).
Segundo a UFRN, a XII Semana de Antropologia é realizada pelo Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). A foto da manifestação - alterada graficamente pelo autor - foi tirada ao lado do prédio do CCHLA na tarde desta quinta. Nesta manhã, o G1 ligou várias vezes para o número do Departamento de Artes que está disponível no site da UFRN, mas ninguém atendeu.
De acordo com o texto publicado no site da universidade, o evento aborda o tema 'Antropologia, Políticas Públicas e Direitos Humanos'.

TENTE VER O VÍDEO

CUIDADO AO ALIMENTAR SEU BICHO DE ESTIMAÇÃO


A gente sabe, você provavelmente já alimentou seu animal de estimação com algum item desta lista e nada aconteceu. Mas isso não quer dizer que estes alimentos façam bem. E não vale dizer que se rendeu aos olhos pidões. Nem tudo que seu animal de estimação cobiça faz bem para a saúde. Por isso, quando o assunto é evitar problemas com a balança, não é só na sua dieta que você deve estar de olho – a alimentação dos bichinhos também precisa de atenção. Para ajudar você a cuidar dos seus melhores amigos peludos, a SUPER listou 6 alimentos que podem prejudicar a saúde de cães e gatos:

1. Leite
Esqueça a imagem fofinha acima – apesar do que diz o senso comum, uma tigela de leite não é sempre a melhor opção para os seus bichinhos. O organismo de cachorros e gatos não possui grandes quantidades de lactase, enzima essencial para a digestão de leite e seus derivados. Isso significa que a maioria dos bichinhos apresenta algum grau de intolerância à lactose, o que acaba tornando um simples copo de leite num desastre: seu consumo pode causar dores abdominais, náuseas e diarreia.
Para animais com maior tolerância a lactose (algo que só o veterinário pode avaliar), o consumo de leite não traz prejuízo, mas não deve substituir a alimentação completa e balanceada.

2. Ossos

Faz parte da cultura popular a imagem de cão com um osso na boca – mas você não deve reproduzir essa cena clássica em casa. Os animais não conseguem mastigar bem os ossos animais, como os de galinha. Ao ingerir pedaços dos ossinhos, cães podem acabar perfurando o esôfago ou o intestino. Além disso, este alimento acaba contribuindo para ressecar as fezes– o que pode deixar o bichinho com grandes dificuldades para defecar.
O ideal é optar por alimentos disponíveis no mercado que simulam o formato do osso, mas são feito com carne de boi. Além de estimular a dentição em cães jovens, ajuda na limpeza do dentes.

3. Carne crua
Quando o assunto é carne, há quem prefira um bife bem mal passado. Mas, por mais que animais salivem ao avistar um suculento pedaço de carne crua, é melhor cozinhá-lo bem antes de levar o alimento ao prato de seu bichinho. Os motivos são os mesmos que nos motivam a não comer alimentos crus: o risco de contaminação por bactérias, protozoários e verminoses é alto.
.
4. Doces
Quem pensa que está fazendo um agrado ao bichinho ao lhe dar um doce nem imagina o mal que pode estar causando à saúde do animal. Os pequenos companheiros também podem ter graves problemas com a balança se abusarem de doces. Além de levar à obesidade, alimentos ricos em açúcar podem provocar cáries, tártaro e diabetes mellitus nos animais.
O assunto fica ainda mais sério quando o doce é feito de cacau. “O chocolate é tóxico para os animais, pois possui uma substância chamada teobromina, um alcalóide que os cães e os gatos não conseguem metabolizar e por isso se acumula no organismo atingindo rapidamente concentrações tóxicas”, explica a médica veterinária Manuela Fischer. Estudos indicam que para causar um quadro grave de intoxicação são necessárias entre 100 e150 gramas de chocolate por quilo do animal – o que significa que, para sofrer intoxicação, um cão yorkshire de 3kg precisaria comer três barrinhas. Mas um pedacinho só também não é inofensivo: a metade de um “quadradinho” já seria o suficiente para causar taquicardia, excitação, espasmos musculares, vômitos e diarreia.
.
5. Restos de comida
Se o seu bichinho é do tipo que ronda a mesa na hora das refeições e faz cara de pidão para ganhar os restinhos que sobram no prato, saiba que o melhor a se fazer é resistir aos charmes do seu companheiro peludo. A maior parte das sobras de comida é composta por carboidratos – arroz, massas, pães e batata. Só que cães e gatos necessitam principalmente de proteína e gordura na dieta. Por isso, estes “lanchinhos” não só devem ser evitados, como não devem substituir a refeição principal. As consequências de uma alimentação desbalanceada podem ser sérias: em logo prazo, a dieta desregrada pode causar desnutrição, anemia, deficiência de vitaminas e minerais, problemas de pele e pelagem, entre outros.
Mas, caso você não queira alimentar seu bichinho com rações já prontas, a comida caseira é sim uma opção. Neste caso, nada de restos: recomenda-se que seja procurada a orientação de um veterinário, que ajudará a montar o “cardápio” ideal. Para preparar estas refeições é preciso tempo, precisão (uma balança deve ser usada para determinar a proporção ideal de alimentos) e dedicação – dá mais trabalho, mas o seu amiguinho agradece.
.
6. Suplementos alimentares e excesso de comida
Ao contrário do que se pode imaginar, cães de raças grandes não precisam de suplementação de vitaminas e minerais para crescerem fortes. Animais que consomem alimentos de qualidade já possuem todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento e o excesso de minerais só prejudica a saúde do animal em longo prazo. Outro erro comum quando se trata de filhotes de cães pesos-pesados é a superalimentação: exagerar nas porções não só não colabora para o desenvolvimento do animal, como também pode acarretar problemas irreversíveis.
“Ao contrário do que se pensa, esses filhotes devem ter a alimentação extremamente controlada para que o crescimento e o desenvolvimento sejam lentos o suficiente para evitar prejuízos às articulações. Bem alimentado é diferente de superalimentado. Na primeira opção, os animais atingirão o crescimento máximo e terão saúde, já na segunda, eles também atingirão o crescimento máximo mas terão grandes chances de desenvolver problemas articulares graves, sem cura”, explica Fischer.
Dica: Para evitar que o bichinho exagere na comida o ideal é seguir a indicação nos rótulos das rações, que orientam sobre a quantidade aproximada que deve ser dada ao bichinho – lembrando também que essa porção deve ser dividida em pelo menos duas refeições diárias.  Para escolher a melhor ração ou o alimento mais indicado para o seu bichinho o ideal é consultar um veterinário. Apesar de apresentarem, em geral, necessidades nutricionais semelhantes, há bichinhos que fogem à regra e precisam de uma alimentação diferenciada.  Além disso, idade, nível de atividades físicas e predisposição a doenças influenciam na escolha do melhor alimento.

SUPERINTERESSANTE

sexta-feira, 22 de março de 2013

DILMA LIDERA PESQUISA E VENCERIA NO 1º TURNO


O instituto datafolha  divulga:
A presidente Dilma Rousseff lidera a mais nova pesquisa Datafolha de intenções de voto para a Presidência da República. Se a eleição fosse hoje, a petista teria 58%, seguida pela ex-senadora Marina Silva (Rede), com 16%.
Logo atrás estão o senador Aécio Neves (PSDB-MG), com 10%, e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que aparece com 6% das intenções de voto. Neste cenário, 6% declararam voto nulo ou em branco, e 3% disseram não saber em quem votar.
Na pesquisa anterior, realizada em dezembro do ano passado, Dilma tinha 54%, Marina aparecia com 18%, Aécio, 12%, e Campos, 4%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 21 de março e ouviu 2.653 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Leia na edição da Folha deste sábado mais detalhes sobre a pesquisa Datafolha.(LEANDRO COLON)

POLICIA CIVIL PRENDE PISTOLEIROS QUE ATUAVAM EM MONTANHAS,PEDRO VELHO E PARNAMIRIM


De acordo com a polícia, bando teria praticado cerca de 20 homicídios


Uma operação da Polícia Civil, batizada de Muralha, resultou na prisão de quatro pessoas, na cidade de Pedro Velho, na manhã desta sexta-feira (22). A ação visa desarticular uma quadrilha suspeita de crimes de pistolagem e execução.
De acordo com a assessoria de comunicação da Polícia Civil, foram presos José Carlos Fernandes, conhecido pelo apelido de “Pai Carlinhos”, José Hermínio Filho, José Edson Peixoto e Maria Jose da Silva.
Os quatro tiveram mandado de prisão expedido pela comarca de Pedro Velho, após investigações apontarem a participação deles em homicídios. A Operação Muralha foi deflagrada no início da manhã, sob o comando do delegado Normando Feitosa.
Ainda de acordo com a polícia, a quadrilha era especializada em matar pessoas com dívidas com o tráfico de drogas. Aproximadamente 20 pessoas teriam sido assassinada nos últimos meses, nas cidades de Parnamirim, São José de Mipibu, Montanhas e na própria Pedro Velho.
O delegado confirmou que a ação visou prender envolvidos com assassinatos de pessoas que tinham ligação com o crime de tráfico de drogas. "Todos os presos também têm associação com o tráfico", afirmou Feitosa.

A Operação Muralha contou com a participação de cinco delegados e quinze agentes de polícia. Segundo o soldado Onildo de Brito, da Polícia Militar de Pedro Velho, a ação começou por volta das 4h.

Segundo as investigações da Polícia Civil, no agreste potiguar havia um grupo de extermínio chefiado por Gerivaldo Silva da Cruz, vulgo “Val da Paulista”, que cometia vários homicídios entre as cidades de Parnamirim, São José do Mipibu, Pedro Velho e Montanhas. A quadrilha liderada por ele foi desvendada através de interceptação telefônica, na qual foi apontado também os quatro acusados como integrantes do grupo, além de um adolescente.
A rede criminosa envolvia além de homicídios, os crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de armas. Val da Paulista já respondeu por tentativa de homicídio no Distrito Federal, por homicídios em São Paulo, Parnamirim e Natal, e crime de tráfico de entorpecentes no Rio Grande do Norte.
Em depoimentos prestado por testemunhas, vários disseram terem visto Val em dois recentes homicídios, motivado por acerto de contas referente ao tráfico de drogas. Val está ligado diretamente a pelo menos vinte homicídios no estado.

quinta-feira, 21 de março de 2013

VERGONHA: CAOS NA EDUCAÇÃO DO RN É NOTICIA NA FOLHA DE SÃO PAULO


COM A PALAVRA A SENHORA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO QUE INSISTE EM MENTIR NA MÍDIA DO ESTADO

Rio Grande do Norte faz 'rodízio' de aluno por falta de professor

DANILO SÁ
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM NATAL

Com um número insuficiente de professores, a rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte decidiu adotar um "rodízio" de alunos.
Ao longo da semana, em geral, os alunos têm passado três dias em sala de aula e os outros dois em casa. O "rodízio" atinge principalmente adolescentes dos últimos anos do ensino fundamental.
O sindicato potiguar dos professores estima em cerca de 20% os estudantes do Estado atingidos pela medida. A rede tem cerca de 280 mil alunos -destes, 56 mil no rodízio, segundo o sindicato.
Nesta semana a Folha visitou algumas dessas escolas.
Uma delas é a Escola Estadual Aldo Fernandes de Melo. Ela tem cerca de 1.200 alunos, biblioteca, laboratório de informática e salas de aulas em boas condições. No entanto, faltam professores de diferentes disciplinas, e cada turma só frequenta a escola três vezes por semana.
"Cada turma fica pelo menos dois dias em casa", disse a diretora, Marluce da Silva. "Estamos sendo obrigados a escolher quais turmas terão as disciplinas", completou.
Editoria de Arte/Folhapress
A própria diretora lembra que a medida vai contra a LDB (Lei de Diretrizes e Bases), que determina o cumprimento de, no mínimo, 200 dias letivos ao ano.
Se um aluno passar todo o ano letivo nesse regime, terá tido apenas 120 dias de aula.
Segundo o governo de Rosalba Ciarlini (DEM), já foram convocados mil professores e outros 500 aprovados em concurso serão chamados nos próximos dias para tentar resolver o problema.
Na periferia de Natal, um dos alunos em "rodízio" é André Mateus Silva, 14, do sétimo ano. "Na hora que deveríamos estar aprendendo na escola estamos em casa."
Joyce Lohane da Silva, 13, e colega de sala de aula de André, afirma que a turma está se preparando para disputar uma vaga no IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte). "Como estamos sendo prejudicados, não estamos preparados [para o concurso]", disse a estudante, que sonha se formar em medicina.
INTERIOR
Segundo o Sinte-RN (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN), o deficit de profissionais não se restringe apenas a Natal. No interior, a situação é parecida.
De acordo com números do último Ideb (Instituto de Desenvolvimento da Educação Básica), de 2011, o Rio Grande do Norte tem um dos piores desempenhos no ensino fundamental do país.
Nos anos iniciais, o Estado fica à frente apenas de Alagoas, que aparece como último colocado no país. Nos anos finais, ele fica à frente de Alagoas e empatado com Bahia, Paraíba e Sergipe.
Com 2,9 no Ideb, a rede estadual não cumpriu a meta para o 9º ano e ficou abaixo da média nacional, de 3,9.
OUTRO LADO
A Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Norte informou que foram convocados mais de mil professores para suprir a demanda. O órgão diz que outros 500 docentes concursados serão chamados nos próximos dias para compor o quadro da rede pública de ensino.
A secretária estadual, Betânia Ramalho, diz que o deficit deste ano foi causado por vários fatores, como aumento no número de aposentadorias e de matrículas --cerca de 30 mil delas só em Natal.
Para Ramalho, muitos dos professores aprovados em concurso não atenderam as primeiras três convocações, o que acabou diminuindo a quantidade de efetivos.
A expectativa é que, com a quarta chamada, os novos professores já estejam nas salas de aula em até 30 dias. Até lá, o governo potiguar pretende suprir horários vagos com "aulões" aos sábados e com a contratação de educadores para atuar em horário complementar durante a semana.
Esses "aulões" devem ser aplicados para repor o conteúdo perdido. Ainda não há previsão, porém, de quando os primeiros devem ocorrer.
No interior do Estado, o governo diz que o problema ocorre devido à falta de professores em matérias específicas, o que será resolvido com hora extra de professores

quarta-feira, 20 de março de 2013

PREFEITO DA LITORAL SUL DO RN TEM SEU MANDATO CASSADO


O juiz Cleanto Pantaleão, da comarca de Arez, acabou de cassar por compra de voto o mandato do prefeito eleito de Arez, Dr. Erço do PR que foi eleito com 3.031 votos.
O juiz de Arêz, determina que o segundo colocado Antonio Braulio do DEM, que teve 3.001 votos assumir imediatamente. Dr. Erço precisa conseguir liminar de sufragio para conseguir retornar ao cargo, porém ele vai ter que provar por A + B que não doou um freezer a uma eleitora que fez a denúncia ao Ministério Público. Por Thalita Moema

RECEITA DE MIOJO VALE NOTA 560 NO ENEM




Um candidato resolveu descrever como preparar um miojo no meio da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012, que tinha como tema o movimento imigratório para o Brasil no século 21, e recebeu 560 pontos - a nota máxima é 1.000. A informação é do jornal "O Globo". Ontem (18), o jornal carioca também informou queredações com nota máxima apresentaram erros como "trousse", "enchergar" e "rasoavel"


dedicou um parágrafo inteiro ao preparo do macarrão instantâneo  "Para não ficar muito cansativo, vou agora ensinar a fazer um belo miojo, ferva trezentos ml's de água em uma panela, quando estiver fervendo, coloque o miojo, espere cozinhar por três minutos, retire o miojo do fogão, misture bem e sirva".
Após passar a receita, o estudante voltou a escrever sobre a imigração. Segundo o jornal, o candidato recebeu 120 pontos (de um total de 200) na competência 2 da correção, que avalia a compreensão da proposta da redação e a aplicação de conhecimentos para o desenvolvimento do tema. Já na competência 3, que avalia a coerência dos argumentos, o candidato recebeu metade dos pontos possíveis -- 100 de 200.
Em nota enviada ao jornal "O Globo", o MEC afirmou que "a presença de uma receita no texto do participante foi detectada pelos corretores e considerada inoportuna e inadequada, provocando forte penalização especialmente nas competências 3 e 4". O órgão disse entender que o aluno não fugiu do tema nem teve a intenção de anular a redação, pois não feriu os direitos humanos e não usou palavras ofensivas.

Candidato não podia recorrer da nota

Os candidatos que fizeram o Enem 2012 puderam acessar a correção de suas redações no início de fevereiro. O aluno devia informar o CPF ou o número de inscrição e a senha no site do Enem. As correções têm apenas finalidade pedagógica, ou seja, não são passíveis de recurso.
O boletim de correção traz as notas por competência e dá direito à vista da redação.
Ao todo, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), foram corrigidas 4.113.558 redações, das quais 1,82% estavam em branco e 1,76% obtiveram nota zero. 

terça-feira, 19 de março de 2013

POLICIAL QUE MATOU ADVOGADA TEM PEDIDO DE LIBERDADE NEGADA PELA JUSTIÇA



Foi negado o pedido de liberdade provisória para o soldado PM Gleyson Alex de Araújo Galvão, 35 anos, acusado de ter matado a pauladas a ex-namorada, a advogada Vanessa Ricarda de Medeiros, 37. Ele está detido desde o dia do crime, ocorrido em 14 de fevereiro, na cidade de Santo Antônio, no Agreste Potiguar. A decisão de manter o acusado preso foi dada nesta terça-feira pelo juiz Ederson Solano Batista de Morais, da comarca de Santo Antônio.
Em sua decisão, o magistrado argumenta que há indícios suficientes da autoria do crime por parte do soldado, além de haver perigo à ordem pública. Segundo ele, isso se dá porque “se encontra respaldado na constatação de que o réu no ato de prisão ameaçou de morte os policiais militares na cita ocasião, o que evidencia a grande possibilidade de que volte a delinqüir caso seja posto em liberdade”.
A advogada Vanessa Ricarda de Medeiros foi morta a pauladas no dia 14 de fevereiro deste ano dentro dentro de um motel. De acordo com informações colhidas pela polícia, funcionários do local acionaram a guarnição depois que escutaram uma discussão do casal. Gleyson foi encontrado na área comum do motel, apresentando sinais de embriaguez e manchas de sangue pelo corpo. Ao entrarem no quarto, os policiais encontraram a advogada desacordada e ensanguentada. O soldado PM foi, então, detido em flagrante e está custodiado no quartel do Batalhão de Operações Especiais da PM (Bope).

ACUSADO DE ESTUPRAR GAROTA ENTRE MONTANHAS E PEDRO VELHO É PRESO



Policiais Civis da cidade de pedro Velho prenderam nesta terça-feira (19) Ulisses Alves Gomes, acusado de estuprar uma jovem no último dia 10 de março.
A vítima, que teve sua identidade preservada, contou que estava em um bar com um grupo de pessoas e entre elas estava Ulisses. O acusado então sugeriu uma carona para a jovem – pois esta não tinha como voltar para a casa de um parente – mas, desviou o caminho e a levou até um matagal entre as cidades de Montanhas e Pedro Velho onde a forçou a ter relações sexuais com ele.
O crime vinha sendo investigado pela Polícia Civil de Pedro Velho acerca de uma semana e a prisão de Ulisses ocorreu por força de mandado de prisão.

POLICIA PRENDE SUSPEITOS DA CHACINA DE ESPIRITO SANTO



Depois de aproximadamente seis quilômetros de perseguição ao longo da BR-101, em Goianinha, a Polícia Civil prendeu três suspeitos de envolvimento nos assassinatos dos universitários Manoel Gomes Teixeira Neto, 20 anos, e José Costa de Lima Júnior, 21 anos. Os corpos das vítimas foram encontrados no dia 3 deste mês numa estrada entre Espírito Santo e Goianinha, a pouco mais de 50 quilômetros de Natal.


Manoel é filho do vereador Wober de Souza Teixeira (DEM), eleito em Espírito Santo. Já o amigo, filho de um subtenente aposentado da PM.
Segundo o delegado do caso, Wellington Segundo, o suposto mandante do crime, uma mulher (que foi vista com os rapazes antes deles morrerem) e um outro homem, também suspeito de executar as vítimas, foram presos.
"Durante a perseguição eles atiraram contra as viaturas, jogaram drogas pela janela e tentaram nos despistar. Mas conseguimos cumprir os três mandados de prisão preventiva", disse o delegado. "Ainda vamos cumprir outros, mas não podemos revelar mais detalhes para não atrapalhar a conclusão da investigação", acrescentou Wellington.
A  mulher detida foi atingida durante a troca de tiros, mas passa bem. "Ela foi atingida de raspão. Ela é uma das duas mulheres que foram vistas com as vítimas antes do crime", afirmou o delegado.
Morte encomendada
De acordo com as investigações, um traficante é suspeito de ter encomendado a morte de José Costa de Lima Júnior, de 21 anos. "Suspeitamos que o mandante queria a morte de José Costa por questões ligadas ao tráfico de drogas. Já o Manoel, estava na hora errada e no lugar errado, não estava marcado para morrer", indicou o delegado.

segunda-feira, 18 de março de 2013

CAPOTAMENTO NA BR 101 MATA PAI E FILHOS


Um capotamento na BR 101, próximo ao município de Baía Formosa, tirou a vida de três integrantes de uma mesma família, na tarde deste domingo (17). Pai e dois filhos, com idade de 10 e 12 anos, morreram na hora e a mãe das crianças, que dirigia o veículo, está internada em estado grave.
Segundo o Instituto Técnico-Científico de Polícia, as vítimas são de Recife, em Pernambuco, mas moravam em Natal, onde trabalhava o sargento da Marinha Leandro Félix Pereira, de 40 anos. As duas crianças mortas foram identificadas como Davi de Lima Pereira e André de Lima Pereira.
Ainda de acordo com atendentes do ITEP, os familiares das vítimas já foram comunicadas do acidente e estão vindo de Recife para Natal, nesta segunda-feira (18). Eles farão a identificação oficial e liberação dos corpos e, em seguida, deverão levar os corpos para sepultamento na capital pernambucana.
A mulher que conduzia o veículo foi identificada pela Polícia Rodoviária Federal como sendo Severina Sandra de Lima, de 42 anos. Ela é esposa do militar e teria perdido o controle do carro, modelo Pálio, que capotou várias vezes. A mulher foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o estado de saúde é considerado grave. A PRF ainda não sabe o que teria provocado o acidente.
 

domingo, 17 de março de 2013

CRIME EM XEREM VITIMA RAPAZ QUE JÁ MOROU EM MONTANHAS

Um homem conhecido aqui em Montanhas pelo apelido de Ceguinho foi assassinado  hoje no distrito de Xerem, em Duque de Caxias , RJ, segundo informações que obtivemos pelo Facebook o mesmo foi assassinado em frente a sua residencia.
Ceguinho ou Edmilson era natural de Mamanguape  e trabalhou muito tempo com Lula Pilão aqui em Montanhas, atualmente ele trabalhava e residia em Xerém . O mesmo deixa a esposa e quatro filhos.

POLICIA PRENDE QUADRILHA QUE ROUBAVA MOTOS EM PEDRO VELHO E MONTANHAS


Três jovens foram presos suspeitos de integrarem uma quadrilha de roubo a moto que age na região do litoral sul do Rio Grade do Norte.  As prisões ocorreram após um roubo a uma moto registrado na tarde do último sábado (16) na zona rural de Pedro Velho.

O mototaxista Carlos Alberto de Araújo, residente em Pedro Velho teria recebido uma ligação de uma mulher identificada como Daniele. A mulher dizia que um homem conhecido como Juca queria fazer uma corrida de moto. O mototaxista se deslocou para a localidade conhecida como Mucuriu, na zona rural do município, onde estaria o suposto cliente quando foi surpreendido pela ação do Juca e mais outros três elementos que armados de revolveres, anunciaram o assalto e levaram a moto da vítima. 

Em seguida a polícia foi acionada e após diligências conseguiu chegar ao Francisco Lourenço de Sales, o Juca, que foi preso em flagrante, entregando os comparsas, identificados como Tiago Pereira Soares e um outro homem conhecido como Daladiê. A polícia conseguiu prender o Tiago e no momento da ação policial a vítima disse ter reconhecido o Pequeno, irmão do Tiago, como sendo outro dos assaltantes que, também foi levado para a delegacia. Os irmãos residem no Loteamento Santa Rita, na cidade de  Montanhas-RN.

Na casa dos irmãos a polícia apreendeu a moto Yamaha/Factory YBR 125 preta, de placa NNV 3310/RN, usada para a realização do crime a inda peças de outras motos. Outra moto também foi apreendida durante a ação da polícia. Uma Honda CG 125, Fan ES, cor preta, placa, MZC 6634/RN, também usada durante o assalto, que estava com Josias Gomes Balbínio.  Após ser levado à 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil, sediada em Nova Cruz, e ouvido, Josias foi liberado.             

Ficaram presos Juca, Tiago e Pequeno.

REVIRAVOLTA APÓS DEPOIMENTOS

Tiago e Juca disseram em depoimento a Polícia Civil que o jovem identificado como Pequeno, não teria feito parte da ação criminosa e que Josias teria sido um dos mentores do crime. Alegaram que só não comunicaram esse fato a polícia militar porque ficaram  com medo da reação do Josias. Jubileu, como é mais conhecido o Josias, até às 17h00 ainda não tinha sido localizado.

DESTINO DA MOTO ROUBADA

A moto roubada, uma Honda Fan 125, de cor preta, placa OJR – 4657-RN, foi imediatamente repassada para um homem identificado apenas como Roberto que teria levado o veiculo para Barra de Camaratuba-PB.

Daladiê que, também é conhecido como Magão, pode ter sido responsável por outro roubo a moto, registrado já na manhã deste domingo (17) na região. O suspeito está foragido.

Foram responsáveis pelas prisões as guarnições da Polícia Militar de Pedro Velho e de Montanhas-RN, todos sob o comando do Major Tavares – Comandante do 8º BPM-RN –, do Cap. PM Luiz Carlos – Comandante da Cia. PM de Canguaretama- RN e do Ten. PM Costa Neto – Comandante do Pelotão de Pedro Velho.
cortesia: blog do mago

GOVERNO ROSALBA ARRECADA MAIS DE UM MILHÃO POR HORA



O ritmo de arrecadação que o Governo do Estado começou o ano perdendo um pouco de fôlego, mas mesmo assim a gestão Rosalba Ciarlini continua com uma média diária bem superior aos números de 2012. Pelo menos, é o que demonstra o Portal da Transparência da atual administração estadual, em dados já atualizados com informações de fevereiro. Pelos números, é possível constatar que a governadora do DEM já teve em 2013, só considerando os dois primeiros meses, R$ 1,565 bilhão. A previsão até o final do ano é de arrecadar R$ 10,998 bilhões.
Esse valor já conseguido até agora significa que o Rio Grande do Norte arrecadou, por dia, R$ 26,539 milhões. Mais de R$ 1,1 milhão por hora. E é porque esse valor ainda é um pouco menor que o arrecadado diariamente em janeiro, quando a gestão Rosalba Ciarlini conseguiu impressionantes R$ 28 milhões por dia. Porém, consideravelmente maior do que a média vista em todo o ano passado, quando a receita estadual atingiu uma média de R$ 22 milhões diários.
Em uma comparação rápida, é possível dizer que em 2013 o Governo do Estado está conseguindo arrecadar cerca de 18% a mais, por dia, que em 2012. É o mesmo também que dizer que a gestão Rosalba Ciarlini arrecada cerca de R$ 4 milhões a mais também diariamente. Ao final dos dois primeiros meses, foram R$ 236 milhões a mais.
E essa na média de arrecadação diária em comparação a janeiro e fevereiro, claro, não é resultante apenas do fato do segundo mês do ano ser três dias menor que o primeiro. É consequência, sim, de uma diminuição nos tipos de arrecadação na passagem de um mês para o outro. Afinal, em janeiro, foram arrecadados, exatamente, R$ 922 milhões. Só de receitas correntes – incluindo a receita patrimonial, tributária e de transferências correntes – o Governo do Estado conseguiu R$ 740 milhões.
Em fevereiro, o valor total arrecadado foi menor que o conseguido só com esse tipo de receita: R$ 643 milhões. De recursos ordinários, foram “apenas” R$ 435 milhões. Não se tem registro, porém, da receita patrimonial, por exemplo, o que poderia explicar boa parte da redução.
Enquanto isso, a maior quantia arrecadada em fevereiro foi, novamente, na receita tributária, que rendeu para os cofres públicos R$ 334 milhões, sendo R$ 303 milhões de Imposto sobre a Produção e Circulação de Mercadorias (ICMS). Desde o ano passado, a arrecadação do ICMS mostra-se a maior fonte de renda do Rio Grande do Norte.
UNIDADES GESTORAS
Considerando apenas as unidades gestoras, os recursos de 2012 nos primeiros meses do ano foram, principalmente, da Coordenadoria de Administração Financeira, responsável por R$ 1,293 bilhão, e o Instituto da Previdência dos Servidores do Estado, com R$ 141 milhões. Este, inclusive, já teve uma despesa de R$ 124,9 milhões, mas ainda tem “restos a pagar” de, aproximadamente, R$ 60 mil.
A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) foi a pasta que mais arrecadou: R$ mais de 40,5 milhões. A unidade foi seguida pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (R$ 24 milhões) e a Secretaria de Estado, do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Semthas), com R$ 18 milhões. A Sesap, porém, ainda tem altos valores de restos a pagar: R$ 39 milhões.
E é porque o valor mais que dobrou em relação ao mês de janeiro, quando bateu R$ 19,7 milhões. Não por acaso, a Sesap, do secretário Isaú Gerino, é a mais devedora somando os dois primeiros meses, seguida pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER), que está devendo R$ 22,5 milhões.

OPERAÇÃO DA POLICIA FAZ BLITZ NA FRONTEIRA RN-PB


O comandante interino do 4º Batalhão, Major Givaldo Medeiros participou da operação Divisa Segura realizada na tarde desta sexta-feira (15) na localidade de Marco Zero, entre os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, na extremidade dos municípios de T acima-PB e Passa e Fica-RN.
A barreira policial foi montada na fronteira com o objetivo de impedir a passagem de drogas, veículos furtados e coibir a entrada de quadrilhas organizadas, sobretudo as especializadas em furto a caixas eletrônicos. A operação contou com o apoio de 20 policiais da PB e 15 do RN entre militares e civis que na oportunidade abordaram e revistaram aproximadamente 230 veículos e 270 pessoas.
Os Subsecretários de segurança publica, Airton Ferraz do RN e Dr. Jean da PB estiveram acompanhando os trabalhos dos militares.
Os veículos apreendidos foram encaminhados para o batalhão de transito do Rio Grande do Norte para as devidas providências.

TEXTO ANTIGO DIZ QUE PILATOS OFERECEU SACRIFICAR FILHO EM LUGAR DE JESUS











Um recém decifrado texto cristão egípcio de cerca de 1,2 mil anos traz uma versão inédita da crucificação de Jesus Cristo e de seus últimos dias. Entre as teses encontradas no ancestral documento estão a de que a última ceia de Jesus foi com Pôncio Pilatos e de que o profeta tinha a capacidade de mudar de forma. As informações são da publicação científica Live Science. 
Escrito em língua copta, o texto diz que o romano Pôncio Pilatos, que ordenou a crucificação, jantou com Jesus e ofereceu sacrificar o seu próprio filho para que Jesus não fosse crucificado.  O texto também diz que Jesus foi preso na noite de terça-feira, e não na quinta-feira, o que representaria uma mudança no calendário pascal. Com estas mudanças, a última ceia de Jesus teria sido com o juiz romano, e não com os apóstolos, como conta a Bíblia. 
No texto, Jesus conforta Pilatos dizendo: "Ó Pilatos, você é digno de uma grande graça porque mostrou boa disposição para mim". O profeta também teria mostrado a Pilatos que poderia escapar se assim o quisesse. "Pilatos, então, olhou para Jesus e ele ficou incorpóreo: ele (Pilatos) não o viu (Jesus) por um longo tempo...", diz o texto. Pilatos é considerado um santo nas igrejas cristãs Copta e da Etiópia . 


Na Bíblia, o apóstolo Judas trai Jesus em troca de dinheiro ao identificá-lo com um beijo para que pudesse ser preso por oficiais judeus. O texto recém traduzido traz uma explicação para esse fato. O ato seria uma forma de identificar Jesus porque este teria a habilidade de mudar forma, "algumas vezes era branco, outras vermelho, outras cor de trigo, algumas vezes jovem, outras velho...". O beijo seria o modo encontrado por Judas para que fosse possível identificar quem era exatamente Jesus.
A tradução do texto foi publicada pelo holandês Roelof van den Broek, da Universidade de Utrecht, no livro Pseudo-Cyril of Jerusalem on the Life and the Passion of Christ. "A descoberta do texto não quer dizer que estes eventos aconteceram, mas que algumas pessoas vivendo na época aparentemente acreditavam neles", disse o autor. 
Cópias do texto foram encontradas em dois manuscritos em museus nos Estados Unidos. Ele foi escrito em nome de São Cirilo de Jerusalém, que viveu no Século IV, e há 1,2 mil anos estava no monastério de São Miguel, no deserto egípcio e próximo a atual cidade de al-Hamuli. Acredita-se que o monastério tenha fechado no início do século X. O texto foi reencontrado em 1910 e comprado em 1911 pelo magnata americano J.P. Morgan, que posteriormente os cedeu para os museus. Terra