LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

domingo, 20 de maio de 2012

AMÉRICA VENCE E LIDERA A SERIE B

A atuação do América na reestreia da equipe na série B do Brasileiro parece ter vindo por encomenda. O campeão potiguar não tomou conhecimento do campeão goiano na tarde deste sábado, no estádio Nazarenão, e além de virar o marcador aplicou uma goleada histórica no adversário: 5 a 2. O cartão de visita da equipe comandada por Roberto Fernandes não podia ser melhor e levou os torcedores a um verdadeiro êxtase na cidade de Goianinha. Com o resultado que surpreendeu até mesmo o mais otimista entre os americanos, a equipe natalense terminou a primeira rodada na liderança da competição. Júnior Xuxa, Isac (2), Lúcio (2), marcaram para o América, enquanto Júnior Viçosa e Rafel Toli (pênalti) descontaram para os visitantes.

Uma tarde chuvosa, onde a partida iniciou de modo surpreendente para os torcedores americanos, que viram o Goiás escapulir no placar logo aos 3 minutos, quando Júnior Viçosa se aproveitou de uma falha coletiva do sistema defensivo, dominou a bola do jeito que quis, dividiu com o goleiro Dida e chutou duas vezes para marcar, acabou em festa nos primeiros 45 minutos para o América, que levou apenas alguns minutos para se refazer do susto e terminou a etapa promovendo uma virada sensacional para cima do Goiás: 4 a 1.

O início da participação da equipe em sua volta a série B do Brasileirão prolongou o estado de êxtase que a torcida do alvirrubro vem vivendo desde a arrancada para conquista do Campeonato estadual com quatro vitórias seguidas sobre o ABC. Tá certo que o time visitante além de largar na frente chegou a dar uns sustos na defesa natalense, mas a boa postura do goleiro Dida transmitiu a confiança necessária ao restante do grupo que partiu para cima atrás de recuperar a diferença e o fez com juro.
 
Aos 19 minutos, o América que já havia criado algumas situações embaraçosas para a defesa goiana, armou uma boa trama pelo lado direito de ataque e a bola sobrou para Júnior Xuxa, que bateu forte, tirando a bola do alcance do experiente goleiro Harlei. Decretado o empate, com o adversário buscando fazer a linha burra na defesa, na base da velocidade o América tomou conta da situação em campo e os gols foram surgindo como consequência dessa boa atuação. A virada aconteceu aos 23 minutos, quando Isac recebeu um lançamento primoroso de Fabinho, entrou na área, passou como quis pelo goleiro e tocou para o gol vazio.

No prejuízo, o Goiás tentou responder, mas como não encontrava espaços para penetração, afrouxou na marcação e cedeu espaços preciosos que não foram desperdiçados pelos homens ofensivos americanos. Aos 34, numa tabela com Lúcio, Isac se viu novamente na cara do gol e não desperdiçou, tocou para o fundo da rede. Depois foi a vez de Lúcio, aos 38 fazer o quarto gol numa jogada idêntica, mas dessa vez com Júnior Xuxa. O placar ainda ficou barato, dado ao número de oportunidades criadas, as defesa de Harlei e a bola na trave que Norberto acertou.

Se o placar da etapa inicial foi suficiente para deixar os goianos presentes ao estádio Nazarenão estarrecidos, foi preciso a bola rolar apenas cinco minutos no segundo tempo, para em mais uma tabela com Júnior Xuxa, Lúcio aparecer na cara do gol e marcar o quinto, fazendo Harlei ter certeza de que realmente estava vivendo o seu dia de cão na tarde deste sábado, em Goianinha.

Com a vitória garantida e o adversário atônito em campo, o América continuou pressionando, mas em ritmo mais lento. Com toques envolventes, não demorou muito para os torcedores iniciarem o grito de "olé" na arquibancada, o treinador Roberto Fernandes também aproveitou para tirar sua dupla de atacante e dar mais velocidade com as entradas de Thiago, Soares e Pingo, este último ainda obrigou o goleiro esmeraldino a realizar grande intervenção e evitar um vexame maior. O Goiás só conseguiu diminuir um pouco a vexaminosa diferença aos 39, com Rafael Tolói cobrando um pênalti, que só o árbitro cearense Francisco Almeida Filho viu, assinalando toque de mão do zagueiro Edson Rocha num lance tumultuado na área alvirrubra.

Ficha Técnica

América: Dida, Norberto, Cléber, Edson Rocha e Wanderson; Ricardo Baiano, Nata (Tiago), Fabinho e Júnior Xuxa; Isac(Soares) e Lúcio (Pingo). Técnico: Roberto Fernandes.

Goiás: Harlei, Vitor, Rafael Toloi, Hernando e Bruno Colaço (David); Marcos Paulo, Rychelly, Thiago Mendes e Thiago Humberto (Alisson); Ricardo Goulart (Netinho) e Júnior Viçosa. Técnico: Enderson Moreira.

Juiz: Francisco Almeida Filho (CE)

Gols: América: Júnior Xuxa, Isac (2), Lúcio (2); Goiás: Júnior Viçosa e Rafel Toli (pênalti)

Renda: R$ 25.345,00

Público: 1.951 pagantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário