LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

sábado, 29 de setembro de 2012

HOMEM É ASSASINADO EM IGAPÓ




Um assassinato, com características de execução, aconteceu na madrugada de hoje (29), no bairro de Igapó, zona Norte de Natal. O corpo de Anderson Alves, de 22 anos, foi encontrado num terreno baldio na rua Henrique Dias. A morte foi provocada por arma de fogo, mas não há informações de quantos tiros foram disparados contra a vítima.

Segundo informações da Polícia Militar, Anderson foi tirado de casa por três pessoas que se passavam por policiais. Os criminosos diziam ser da Delegacia de Furtos. Segundo moradores, é o quarto crime com características semelhantes a acontecer naquela região somente este mês.

GOVERNO ANUNCIA VANTAGENS A PROFESSORES

Por meio da Secretaria Estadual de Educação, o Governo do Estado vai liberar o pagamento de pecuniárias e títulos represados de anos anteriores a mais de dois mil servidores, alguns com processo de atualização parado desde 2003. Mais de 60% dos servidores que estão com essas vantagens represadas receberão na folha de setembro e os demais terão os valores atualizados nos meses seguintes, à medida que os processos tiverem andamento.
Rodrigo SenaPara secretária Betânia Ramalho, Plano Estadual de Educação tem foco na escolaPara secretária Betânia Ramalho, Plano Estadual de Educação tem foco na escola

As vantagens pecuniárias foram regulamentadas pela Lei Complementar Estadual 164, de 1999. De acordo com a legislação, os servidores com tempo de serviço entre 15 e 20 anos, passariam a receber como gratificação incorporada 1/6 do vencimento, e assim progressivamente, até que os servidores com mais de 30 anos no desempenho de suas atividades receberiam a mais 50% do salário. Com a Lei 203/2001, o valor de referência para a concessão das pecuniárias passou a ser o salário base do servidor em setembro de 2001.

A Secretaria de Educação,  professora Betania Ramalho, esclarece que o Plano de Cargos do Magistério, regulamentado pela Lei Complementar 322, de 2006, extinguiu as pecuniárias para os servidores que ainda não haviam conquistado a vantagem, de acordo com o tempo de serviço. Já as vantagens por título dizem respeito à conquista de gratificações de cinco, dez e quinze por cento do salário, de acordo com o título obtido pelo servidor, como especialização. Os valores pagos na folha de setembro serão retroativos ao mês de janeiro de 2012.

De acordo com a secretária de Estado da Educação essa é mais uma clara demonstração de que a governadora Rosalba Ciarlini está realmente colocando em prática o seu Plano de Educação, que tem o foco na escola e na valorização do professor. "Já havíamos demonstrado isso através do reajuste de 63,77%, concedido à categoria em pouco mais de um ano de governo, e agora com a autorização para pagamento das vantagens pecuniárias e por título, negadas pelas gestões anteriores. Mesmo com o aperto no orçamento, cada vez maior devido à queda no repasse do Fundo de Participação dos Estados, estamos fazendo o que é possível para valorizar os nossos professores", concluiu a Secretária.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

FILHO TENTA COMER A CARNE DA PRÓPRIA MÃE

Hoje
Cristiane Simplício está internada em estado grave
Um adolescente de 16 anos de idade é suspeito de arrancar um dos olhos da própria mãe, furar o outro e comer partes do corpo dela em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
Segundo testemunhas, o jovem fugiu de casa por volta das 20h. A mãe foi atrás dele e o localizou em um quarto abandonado, onde ocorreram as agressões.
Vizinhos chamaram a polícia, que encontrou a mulher com o corpo desfigurado. De acordo com os agentes, um dos olhos da vítima estava pendurado e o outro furado. Outras partes do corpo também estavam dilaceradas. Ainda segundo os policiais, o menino tem problemas mentais.
A mulher, que também teve pedaços do rosto e do seio arrancados com os dentes, está internada em estado grave em um hospital do Rio de Janeiro.
A cena espantou até mesmo os policiais, acostumados a lidar com casos bizarros no cotidiano violento da Baixada Fluminense. O delegado Luiz Jorge Rodrigues, da Delegacia da Posse (58ª DP), classificou a situação como deplorável.
— Na verdade, os PMs foram atrás da informação de que um filho bateu na mãe. Quando eles entraram no quarto, viram o filho pelado, a mãe pelada, ele grudado nela e comendo, mastigando o dedo da mãe, literalmente.
O delegado disse que os policiais do Batalhão de Mesquita (20º BPM) se surpreenderam ao presenciarem aquele cenário dentro de um quarto abandonado. Mesmo assim, os militares uniram forças para tentar salvar a mulher, que ficou muito ferida, e ao mesmo tempo conter o adolescente sem machucá-lo.
— Eles tentaram soltar o filho e viram que realmente o olho da mãe estava pendurado, o outro olho furado, a testa com retalho, a perna e o seio dilacerado, ou seja, muito machucada.
De acordo com o delegado, o rapaz foi apreendido e encaminhado para uma instituição para recuperação de menores. Caso seja comprovado que ele tem problemas mentais, como foi dito pela mãe aos PMs, ele deve ser internado pelo Estado em uma clínica psiquiátrica, onde pode permanecer até completar 21 anos.
O caso foi encaminhado para a delegacia da área, de Comendador Soares (56ª DP), já que a 58ª DP era apenas central de flagrantes.
Cristiane dos Santos Simplício, de 30 anos, foi levada para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, zona norte do Rio de Janeiro, onde permanece internada em estado grave.
Dependência química
Psiquiatras que analisaram o caso disseram que esse tipo de ataque é raro entre portadores de doença mental. Para especialistas, também é possível que o rapaz seja dependente químico. O psiquiatra Miguel Chalub diz que as mães costumam ser os alvos mais comuns.
— Quando um doente mental comete uma violência, ele não sai pela rua agredindo as pessoas. Não é assim que acontece. Ele vai agredir aquelas pessoas que têm contato com ele, pois são as pessoas que reprimem, que controlam, são as pessoas que exigem e não compreendem as coisas. Eles acabam agredindo como se fosse um ato de libertação, para se livrar um pouco da opressão, do controle que estão sendo vítimas. E a mãe, quase sempre, é a que mais faz esse papel.

POLITICO DE NOVA CRUZ É PRESO COM ARMAS EM CASA

Policiais civis lotados na Delegacia de Nova Cruz, cidade distante 93Km da capital potiguar, prenderam na manhã desta sexta-feira (28) um homem identificado como Germano de Azevedo Targino, de 39 anos, na fazenda dele onde foi encontrada armas e uma grande quantidade de munições.

A apreensão do material foi feita por meio de cumprimento a um mandado de busca e apreensão expedido pela justiça. De acordo com o delegado Normando Feitosa, o mandado foi solicitado depois de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) feito contra Germano na semana passada, no qual ele é acusado de ter ameaçado uma pessoa de morte fazendo uso de uma arma.

Diante da acusação, os policiais civis fizeram uma varredura na fazenda de Germano, por volta das 8h30 da manhã de hoje, onde foi encontrado o seguinte material: uma espingarda calibre 12; um revólver calibre 38; um carregador de pistola calibre 380; 28 munições calibre 12; uma algema; seis munições calibre 44; 49 munições calibre 380; 39 munições calibre 38; três coldres (suporte para carregar arma).  Uma das armas apreendidas tem registro na Secretaria de Segurança da Paraíba.
O acusado foi preso em flagrante na propriedade por posse ilegal de armas e munições.
.]FONTE: TRIBUNA DO NORTE

PARA TSE PREFEITO SÓ É INELEGÍVEL SE CONTAS FOREM REPROVADAS PELA CAMARA

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram, na sessão dessa terça-feira (25), manter, por maioria, para as eleições municipais deste ano, o deferimento do registro de candidatura de Sandoval Cadengue de Santana ao cargo de prefeito de Brejão, no agreste pernambucano.
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) manteve a sentença de primeiro grau, apesar de o Tribunal de Contas do Estado ter rejeitado as contas de Sandoval, referentes a 2001 e 2004, quando o candidato foi prefeito municipal.
O Tribunal Regional concluiu na linha de entendimento do TSE que a competência do julgamento das contas do prefeito é da Câmara Municipal e, dessa forma, não havendo, no caso, decisão da Câmara de Vereadores rejeitando as contas, o candidato não estaria inelegível.
O Tribunal regional se baseou na alínea g do artigo 1º da Lei das Inelegibilidades (LC 64/90), modificada pela Lei da Ficha Limpa (LC 135/10). Essa alínea considera inelegíveis os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, para as eleições que se realizarem nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

ELEITOR PODE SOLICITAR 2ª VIA DE TITULO ATÉ HOJE

Reprodução
Quem perdeu o título de eleitor tem apenas até o final da tarde de hoje (27) para solicitar a segunda via do documento. O interessado deve comparecer ao cartório eleitoral com a carteira de identidade oficial com foto e uma cópia dela, além do pedido para requisitar a segunda via do título de eleitor.

As eleições municipais de 2012 ocorrem no próximo dia 7, e o segundo turno, em 28 de outubro. Pelos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 140 milhões de eleitores estão aptos para a escolha de prefeito e vereador.

Para votar, o eleitor não precisa apresentar o título. É necessário mostrar apenas um documento de identificação oficial com foto. O documento pode ser a carteira de identidade, a de Trabalho, a de habilitação, passaporte ou outro documento oficial equivalente, inclusive, a carteira de categoria profissional. As certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas como prova de identidade.

Para as autoridades da Justiça Eleitoral, é fundamental, porém, que o eleitor confirme no título o número da seção e seu local de votação. Se o ele não puder votar, terá de justificar a ausência, identificando o número do título, para preenchimento do formulário.
 

GEMEAS SIAMESAS NASCEM EN NATAL RN


Data: 26 setembro 2012 - Hora: 14:19 - Por: Portal JH
Elisvânia descobriu que as filhas eram gêmeas siamesas com 2 meses de gravidez. Foto: Mauricio Cuca
Um dos maiores desafios da medicina é saber como lidar com as cirurgias a serem feitas com o nascimento de gêmeos siameses. Unidas pelas nádegas, as gêmeas Ana Clara e Any Vitória, nascidas há 14 dias no Hospital Antônio Prudente, em Natal, aguardam pelo momento ideal para passar pela cirurgia de separação. Segundo informações do neurocirurgião que cuida do quadro clínico das meninas, apesar desse ser um dos casos mais simples de risco cirúrgico em gêmeos siameses, a cirurgia é um pouco delicada e depende do desenvolvimento dos bebês, que devem atingir a idade mínima de oito meses.
As meninas representam o primeiro acontecimento relatado de gêmeos siameses Pigópagos no Brasil e o terceiro no mundo. O tipo Pigópagos de siameses constitui na união dos bebês pelo cóccix, estrutura óssea localizada abaixo do sacro, sendo o último segmento da coluna vertebral. “Nós damos a classificação dos siameses de acordo com a parte do corpo que foi colada. Quando é o sacro, que é esse osso localizado na bacia, chama-se Pigópagos”, explica o neurocirurgião Ângelo Raimundo da Silva.
A formação dos gêmeos siameses é monozigótica, formados pelo mesmo zigoto. “Com a fecundação do espermatozóide e do óvulo, forma-se o embrião. Porém, com os gêmeos siameses, é como se o embrião quisesse gerar gêmeos, mas o disco embrionário não consegue se dividir por completo, produzindo gêmeos que estarão ligados por uma parte do corpo”, disse o médico.
Segundo Dr. Ângelo, o fato das meninas serem muito saudáveis pode ocasionar um “problema cirúrgico”. “As duas crianças estão muito bem de saúde e o que mais nos preocupa é que elas não têm déficit neurológico. E isso traz ainda mais responsabilidade para a futura equipe que irá operar. Poucas pessoas operaram esses casos no mundo. Na literatura médica do Brasil, não há nenhum relato”, disse o neurocirurgião, apontando que em Natal não há equipe médica nem hospital especializado para realizar a cirurgia das meninas.
A fase inicial da pré-cirurgia é permitir que as crianças cresçam, pois, de acordo com o médico, “elas não aguentam uma cirurgia nessa idade, porque a perda sanguínea é muito grande”. Os poucos casos operados no mundo foram realizados com os bebês entre o oitavo e o nono mês. Apenas um caso na Inglaterra em que a cirurgia foi feita durante o terceiro mês de nascimento. “O ideal é que as crianças cresçam, sejam bem amamentadas e ganhem peso”, disse Dr. Ângelo.
Elisvânia Costa, mãe das gêmeas, disse que vai permitir que a cirurgia de separação seja feita nas crianças. “Descobri a situação das minhas filhas ainda no segundo mês de gestação, quando fui fazer a primeira ultrassonografia. Eu e meu marido aceitamos normalmente e queremos que elas sejam separadas para que elas possam ter uma vida mais confortável”, disse.
De acordo com Elisvânia, que veio de Alto do Rodrigues para realizar o parto em Natal, Ana Clara e Ana Vitória já estão passando pelos primeiros exames que deverão comprovar a possibilidade cirúrgica nas filhas. “Tenho outra filha de quatro anos que é apaixonada pelas meninas e não vê a hora de vê-las brincando, sem nenhum problema. Venho vivendo exclusivamente para os meus bebês e sei que vamos conseguir proporcionar um futuro mais confortável para elas”, afirmou.
Dificuldades cirúrgicas
O neurocirurgião Ângelo Raimundo disse que a possibilidade da cirurgia ser realizada com sucesso é grande, desde que seja feita com uma equipe multidisciplinada. “Infelizmente o Hospital Universitário de Natal não tem UTI pediátrica, o estado não possui um hospital pediátrico e vive em calamidade pública. A única UTI pediátrica é no Hospital Maria Alice, que não tem condições de realizar uma cirurgia deste tipo”, disse.
Segundo o médico, há uma perspectiva de no próximo ano ter uma UTI pediátrica no Hospital Onofre Lopes. “Seria, talvez, uma opção ideal para fazer a cirurgia das meninas. Mas a primeira dificuldade é que a cirurgia precisa de dois anestesistas e um cirurgião pediátrico, já que terá que separar o ânus e reconstituir em ambos os bebês. Além de ter que separar nervos por nervos, uma vez que as medulas espinhais delas se unem no sacro, onde existem nervos para as pernas, bexigas e ânus”, explica.
Outra dificuldade apontada pelo médico é saber como e onde a cirurgia será feita. “Embora a gente veja que não temos condições de realizar a cirurgia aqui, temos contato em São Paulo, com médicos especializados. Mas eu posso garantir que ninguém no Brasil tem experiência nesse caso. Será inédito. Quem pegar o caso deverá ter planejamento cirúrgico baseado em casos internacionais”, disse.

LEI ELEITORAL GARANTE FOLGA DOS MESÁRIOS

A juíza Claudia Márcia Soares, da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (Amatra 1), chamou a atenção hoje (26) para os direitos trabalhistas das pessoas que atuam como mesários nas eleições. A juíza destacou, em entrevista à Agência Brasil, que o mesário, na época da eleição, uma vez solicitado o seu trabalho, passa a exercer uma função pública.

“Como ele vai ficar à disposição da Justiça Eleitoral dentro de um período, que pode ser pequeno ou grande, dependendo da função, ele tem a folga compensatória”, disse. A Lei Eleitoral 9.504/97 garante que para cada dia trabalhado como mesário, a pessoa tem direito a duas folgas compensatórias. Observou, entretanto, que o mesário não se torna empregado do setor público em função da prestação desse serviço.

Caberá à empresa onde a pessoa trabalha dar as folgas compensatórias, acrescentou a juíza Claudia Márcia Soares. “Sendo ele mesário servidor público ou empregado regido pela CLT [Consolidação das Leis do Trabalho], de qualquer forma ele tem direito a essa folga dobrada. Ou no serviço público, por meio do seu superior hierárquico, ou na empresa privada, tem obrigação de conceder essa folga em dobro”.

A magistrada do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro ressaltou, ainda, que essa folga não pode ser transformada em dinheiro. Insistiu que o empregador, tanto público como privado, tem de ter ciência que, em determinados dias, aquela pessoa ficou à disposição da Justiça Eleitoral.

Cabe aos mesários e pessoas que exerçam quaisquer outras funções públicas na eleição pegar uma certidão na Justiça Eleitoral e levá-la para seu empregador, de forma a comprovar o serviço prestado. “A partir do momento em que ele [empregador] recebe esse documento, tem que providenciar a folga”.

Claudia Márcia enfatizou que não pode haver desconto no salário do empregado que trabalhar na época da eleição. “Pelo contrário. Ele está exercendo uma função pública. Não pode haver desconto”. Recordou que a função do mesário não se restringe aos dias de votação no primeiro turno e, eventualmente, no segundo turno. “Porque pode haver, por exemplo, uma convocação prévia para treinamento, o que é muito usual. Esse treinamento já integra a prestação de serviço público naquele momento”. O mesário já vai ter direito à folga dobrada compensatória, desde que haja a certidão emitida pela Justiça Eleitoral de que participou daqueles dias de treinamento. “Também os dias de treinamento são objeto de folga compensatória”, disse.

Como nos grupos de mesários tem sempre um que exerce a função de chefia, esses são mais solicitados, o que implica, muitas vezes, que seu trabalho não termina no dia da votação, mas avança após a eleição, declarou a juíza. “Mesmo no dia seguinte, ele tem que ficar à disposição da Justiça Eleitoral para questões específicas, como assinar ou entregar algum documento”.

A juíza explicou que se durante o contrato de trabalho, a empresa não conceder a folga compensatória, o empregado tem direito a pagamento. Ele pode ir à Justiça do Trabalho. “Mas ao fazer isso na constância do contrato, ele corre um risco muito grande de ser dispensado”. A orientação, nesses casos, é que as reclamações sejam apresentadas somente ao fim dos contratos de trabalho e, mesmo assim, o trabalho como mesário deverá ser comprovado pela certidão correspondente, bem como o não usufruto das folgas.

TAXA DE ANALFABETISMO NO RN É MUITO ALTA

Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) está orientando os funcionários do Banco do Brasil e Caixa Econômica a acatarem o fim da greve nas assembleias que acontecem em todos os estados nesta quarta-feira (26). Após rodada de negociações entre o Comando Nacional dos Bancários e representantes dos bancos, a Contraf-CUT afirma que a greve conseguiu novos avanços nas propostas para as reivindicações específicas do funcionalismo.

Nas negociações com o Banco do Brasil, entre as decisões, foi aceito colocar no acordo coletivo a data para implantar o quadro de funções comissionadas com jornada de seis horas, adesão a cláusula de combate ao assédio moral, gratificação de caixa na carreira de mérito, retroativa a 2006, novo piso do estágio probatório.

Já nas negociações com a Caixa, os bancários conseguiram a PLR social de 4% do lucro líquido distribuído linearmente, contratação de mais 7 mil trabalhadores até 2013, melhoria nas condições de trabalho dos tesoureiros, a ampliação da concessão de bolsas de estudos, concessão de 6 horas por mês para estudar na Universidade Caixa dentro da jornada de trabalho e apresentação de estudo para critérios de descomissionamento até 31 de março de 2013.


No Rio Grande do Norte, o sindicato da categoria defende a continuidade da greve, que chegou hoje a nove dias. De acordo com os representantes dos bancários no Estado, o reajuste oferecido pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que aumentou a proposta de 6% para 7,5%, não é compatível com as reivindicações. Hoje, às 18h30, no Colégio Imaculada Conceição (CIC), acontece uma assembleia para discutir os rumos da greve no RN.

CATARINENSE LEILOA VIRGINDADE NA INTERNET

Reprodução
Catarina Migliorini, que está leiloando a virgindade na internet

Uma catarinense de 20 anos está leiloando sua virgindade pela internet, após aceitar participar de um documentário de um cineasta australiano. Os lances para fazer sexo com Catarina Migliorini já chegam a US$ 155 mil (cerca de R$ 315,3 mil) e vêm de compradores dos EUA, Índia, Brasil e Austrália.
Catarina e o russo Alexander Stepanov, 21 anos, foram selecionados há cerca de dois anos pelo cineasta Justin Sisely, idealizador de "Virgins Wanted". O documentário, que segue o formato reality show, contará a história dos dois jovens, que terão suas primeiras relações sexuais com o vencedor dos leilões.
Temendo eventuais problemas judiciais na Austrália, Sisely desistiu de filmar o projeto em seu país. Enquanto espera o fim do leilão, que começou em 17 de setembro e termina em 15 de outubro, Catarina está na Indonésia.
Em entrevista à Fox News em 2011, o cineasta disse que os virgens ficarão com todo o dinheiro dos lances, para que ele não possa ser acusado de ganhar dinheiro com a iniciativa. Na mesma entrevista, Sisely disse não se preocupar com a polêmica. "Considero que isto é arte, não prostituição", afirmou.
Em entrevista ao jornal australiano Herald Sun, Catarina garantiu que não foi pressionada a participar do projeto. "Vou seguir até o fim com o leilão", disse ela. "Espero encontrar alguém depois, porque o leilão é uma oportunidade de negócio, e não uma oportunidade amorosa."
De acordo com as regras do leilão, publicadas na internet, a relação sexual acontecerá até dez dias depois de o vencedor ser definido. Catarina terá de passar por um exame médico que garanta sua virgindade ao comprador.
Por sua vez, o vencedor do leilão terá de passar por um exame médico para mostrar que não possui doenças sexualmente transmissíveis. As regras definem que, durante a relação sexual, o comprador não poderá estar drogado, envolver uma terceira pessoa, beijar a virgem, realizar qualquer fantasia ou fetiche, usar brinquedos eróticos, telefone ou qualquer aparelho de gravação. A duração mínima da relação sexual - que, segundo o site, é definida como "o pênis entrando na vagina" - é de uma hora.
Só uma relação sexual é exigida e nenhuma outra pessoa além do comprador e da virgem poderão entrar no local. Não haverá filmagem deste momento.

AUMENTA AVALIAÇÃO DO GOVERNO DILMA

A avaliação positiva do governo da presidenta Dilma Rousseff subiu para 62% em setembro, ante 59% em junho, enquanto sua aprovação pessoal permaneceu estável em 77%, mostrou pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta quarta-feira.

AP
Aprovação pessoal da presidenta se manteve estável em 77%, segundo pesquisa CNI/Ibope
De acordo com o levantamento, 29% dos entrevistados veem o governo como regular, contra 32% na sondagem anterior, e 7% o classificam como péssimo ou ruim, contra 8% que pensava assim em junho.
Esta foi a primeira pesquisa de aprovação do governo da presidenta realizada após o julgamento do mensalão e a CPI do Cachoeira, que foram lembrados por 16% dos entrevistados em respostas espontâneas. Segundo a avaliação da CNI, os episódios não afetaram a aprovação da presidenta por não estarem ligados diretamente ao governo Dilma, mas a mandatos anteriores.
Segundo o levantamento, o porcentual dos que confiam na presidenta passou de 72% para 73%, mas se manteve na margem de erro. As áreas com maior aprovação por parte dos entrevistados são as de combate à fome (65%), ao desemprego (57%) e a preservação do meio ambiente (54%). A CNI atribui a avaliação positiva a inicitivas populares do governo na economia, como a redução do IPI em veículos, redução das tarifas de energia elétrica e a queda dos juros.
A pesquisa levantou também a avaliação dos entrevistados do governo Dilma em relação ao mandato anterior, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva  - 57% dos entrevistados pelo Ibope consideram o governo Dilma igual ao governo Lula, 22% acham pior e 18%, melhor.
O setor com maior reprovação continua a ser o da saúde (65%), seguido de impostos (57%) e segurança pública (57%).
O Ibope ouviu 2.002 pessoas em 143 municípios entre os dias 17 e 21 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

POLÍCIA RECUPERA CARROS ROUBADOS EM TIBAU DO SUL



Policiais civis da Deprov conseguiram recuperar na tarde desta quarta-feira quatro veículos roubados que estavam de posse de dois homens identificados como Adauto Correia da Silva e João Maria Galvão Januário. A operação apreendeu quatro veículos modelos Gol, um Hyundai i30, um modelo Celta e uma pick-up Toyota Hilux.
Segundo o titular da Deprov, Frank Albuquerque a polícia estava investigando Adauto que havia comprado quatro placas frias e estava com documentos de veículos. Durante abordagem a polícia localizou com o acusado um veículo modelo em Natal. Em seguida, o suspeito levou a polícia a Parnamirim onde foi encontrado um veículo modelo Gol.
Os policiais civis também apreenderam em Tibau do Sul com o mecânico João Maria dois veículos importados, um Hyundai i30 e uma Toyota Hilux. A dupla foi autuada em flagrante na Deprov.

MP QUER MAIS RIGOR DA POLÍCIA NO PLEITO ELEITORAL DA 12ª ZONA



Tendo em vista a proximidade do pleito eleitoral de 07 de outubro, a Promotoria de Justiça da Comarca de Nova Cruz expediu Recomendação às Autoridades Policiais dos Municípios de Nova Cruz/RN, Montanhas/RN, Passa e Fica/RN e Lagoa D’anta/RN  para que estes mantenham rigor na coibição e apuração das condutas que configuram crime eleitoral, além de outras previstas na legislação eleitoral.
 
Dentre as condutas mencionadas na Recomendação está doar, oferecer, prometer doar, solicitar ou receber dinheiro, dádiva, ou vantagens pessoais de qualquer natureza, como materiais de construção, vestuários, consultas e receitas médicas, remédios, alimentos etc, pelo Candidato ou por “cabos eleitorais”;  utilizar organização comercial de vendas, distribuição de mercadorias, prêmios e sorteios para propaganda ou aliciamento de eleitores, dentre outros.
 
A Recomendação foi encaminhada ao Delegado Titular da 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil, ao Comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, ao Comandante do 5º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual, em Nova Cruz/RN, e aos Comandantes dos Destacamentos da Polícia Militar de Montanhas/RN, Passa e Fica/RN e Lagoa D’anta/RN, bem como ao Juízo da 12º Zona Eleitoral e aos representantes dos partidos políticos e coligações que estão disputando o pleito eleitoral no âmbito da 12ª Zona Eleitoral.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

POLICIA DA REGIÃO REGISTROU VARIAS OCORRENCIAS

A região agreste esta se tornando muito violenta, além da confusão que se instaurou na ciddae de Pedro Velho outras cidadaes do agreste tiveram ocorencias policiais.
Veja:

Trio encapuzado assalta agência dos Correios de Serra Caiada


O Comando de Policiamento do Interior confirmou mais um assalto à agência dos Correios na tarde dessa terça-feira(25) Dessa vez, o alvo dos bandidos foi o município de Serra Caiada, situado a 66 km de distância de Natal.
 
Segundo o tenente Moura, comandante da Polícia Militar na área, três bandidos encapuzados chegaram em um Fiat Siena branco, com placas da cidade de Extremoz, renderam os funcionários e levaram do cofre uma quantia não revelada.
 
Na ocasião, nenhum funcionário do estabelecimento foi agredidos. Diligências foram realizadas pela região, mas nenhum suspeito foi encontrado.
 

Empresário é vítima de assalto em São José de Campestre


O empresário Kerginaldo Paulino foi vítima de assalto em seu próprio estabalecimento comercial as 08:30 desta manhã. 
Segundo informações, cinco homens entraram na sua loja e anunciaram o assalto, enquanto dois homens ficaram dentro do estabelecimento rendendo as pessoas que chegavam, outros tres conduziram o empresário até sua residência que fica vizinho a loja, o empresário e familiáres ficaram trancados dentro de um quarto enquanto os assaltantes fugiram do locam com um grande volume de dinheiro, jóias e outros pertences, populares informaram que os cinco assaltantes fugiram em um Eco Export de cor vermelho.


Polícia Militar prende foragido de Alcaçuz em Goianinha


Os policiais militares de Goianinha prenderam hoje de manhã (26) o foragido do presídio de Alcaçuz José Marcos do Nascimento Bastos, conhecido como "Bugi".

Ele foi localizado no distrito de Jundiá de Baixo, após denúncia anônima e tentou fugir do cerco policial.

Bugi cumpria pena na penitenciária por latrocínio, roubo seguido de morte, e foi um dos onze presos que fugiram da penitenciária na madrugada do dia 26 de junho.

TRE ORIENTA ELEITORES( VEJA SEU LOCAL DE VOTAÇÃO)

Guia do eleitor


  • A Corregedoria Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, com o objetivo de contribuir para o pleito municipal que se aproxima, disponibiliza a presente atualização do Guia do Eleitor – Eleições 2012, direcionado ao Cidadão, principal destinatário dos serviços prestados por esta Justiça Especializada.
  • Buscamos reunir, de forma clara e direta, esclarecimentos úteis para orientar o eleitor no exercício maior da cidadania, notadamente ao abordar questões como a importância do voto, direitos e deveres, votação nas seções com identificação biométrica, voto do portador de necessidades especiais, exemplificação dos crimes e garantias eleitorais, dentre outros.
  • Expressando a convicção de que o presente trabalho foi criteriosamente elaborado, e, na certeza de estar cumprindo o seu papel institucional de velar pela regularidade dos serviços eleitorais, a Corregedoria Regional Eleitoral apresenta, com grande satisfação, o Guia do Eleitor – Eleições 2012.

Acesse:


Prazos importantes


  • 27/09/2012: Último dia para o eleitor requerer a segunda via do título eleitoral dentro do seu domicílio eleitoral (Código Eleitoral, art. 52).

  • 27/09/2012: Data a partir da qual os Tribunais Regionais Eleitorais informarão por telefone, na respectiva página da internet ou por outro meio de comunicação social, o que é necessário para o eleitor votar, vedada a prestação de tal serviço por terceiros, ressalvada a contratação de mão de obra para montagem de atendimento telefônico em ambiente supervisionado pelos Tribunais Regionais Eleitorais, assim como para a divulgação de dados referentes à localização de seções e locais de votação.

Locais de votação

MONTANHAS:FOTOS DA MOVIMENTAÇÃO NO INGÁ

Ontem foi a vez da população do Ingá receber de braços abertos  a ColigaçãoVitoria que vem do Povo, foi a maior concentação popular que já aconteceu naquela localidade.
veja algumas fotos créditos de Vandré : http://www.facebook.com/vandre.cristhianobeckcosta












A HIPOCRISIA DO MENSALÃO

Como era de se esperar, a combinação do julgamento do chamado mensalão pelo STF com a campanha para as eleições municipais, tem gerado muita polêmica. Mais ainda porque agora, diferente do entendimento que se tinha antes, começa a se disseminar a percepção que de o julgamento – e o vasto noticiário a respeito - incide na formação de opinião dos eleitores. Vou me permitir, neste artigo, uma opinião a respeito.

Hipocrisia I
Começo falando das hipocrisias que tem cercado as discussões sobre o assunto. Primeiro a hipocrisia da direita tradicional do país, representada partidariamente pelo DEM, PSDB, PPS e assemelhados. Declarações dos dirigentes políticos destes partidos apresentam o julgamento como uma evidência de que a corrupção na política brasileira é obra exclusiva do PT e de Lula, e que esta prática seria extirpada do cenário político do país com a condenação dos acusados, Zé Dirceu à frente. Fala-se até em resgate da política no Brasil. Inacreditável, simplesmente deletam, só para dar um exemplo, a existência do mensalão de Minas, em torno das atividades do ex-governador Azeredo, do próprio PSDB.

Chegam a soar patéticas as peças da propaganda eleitoral do candidato do PSDB na cidade de São Paulo, José Serra, atribuindo ao candidato do PT, Fernando Hadad, a pecha de ser portador de relações perigosas com pessoas envolvidas no crime de corrupção em pauta. Um dos condenados no julgamento do mensalão apóia a candidatura do próprio Serra. O PSDB chega a apresentar o mensalão como o maior processo de corrupção que já ocorreu na história do nosso país. No entanto, para sermos justos, o mínimo que precisa ser dito é que este título é disputado, palmo a palmo, com a bandalheira com patrimônio e recursos públicos realizada nos processos de privatização nos governos do tucanato, nos oito anos que antecederam o primeiro governo Lula.

Esta é a verdade, evidente para qualquer cidadão medianamente informado em nosso país. A corrupção tem sido marca registrada de todos os governos e governantes que passaram pelo Palácio do Planalto. Não vale a pena perder tempo falando de Collor de Mello, mas é preciso registrar que esta prática foi utilizada com particular intensidade nos governos do PSDB/DEM /PMBD encabeçados pelo ex-presidente FHC. Isto se pode observar nos processos de privatização, passando pelas maracutaias para salvar banqueiros amigos, até a compra de votos no Congresso Nacional para aprovar emenda constitucional que possibilitou mais um mandato para o então chefe de governo.

A cumplicidade de boa parte da imprensa nacional (Veja e rede Globo à frente) que dá guarida a esta versão falaciosa sustentada pela direita conservadora, apenas serve para nos lembrar de que os grandes meios de comunicação não estão aí para informar o público. Estão aí para difundir as informações que atendam aos interesses – quase nunca publicáveis - dos proprietários destes meios de comunicação. Da mesma forma que alguns outros meios de comunicação usam os mesmos métodos para defender o governo e o PT, movidos também por interesses nada republicanos.

Hipocrisia II
Mas há outra hipocrisia em toda esta discussão, e por isso o plural no título deste artigo. Os defensores do PT e dos acusados no mensalão, contra todas as evidências e fatos concretos teimam em dizer que não houve corrupção, que se trata de tentativa de golpe da direita contra Lula, que tudo isso não passa de invenção da mídia golpista. Com o maior cinismo, alguns dizem que tudo se resumiu a caixa dois de campanha, como se combater esta prática não fosse uma das razões que o PT alegava para a sua própria existência. Fosse isso apenas, e já seria grave o suficiente para ser repudiado por todos.

E não são apenas os fatos relacionados ao chamado mensalão. Que nome dar à troca do apoio de Maluf ao candidato do PT em São Paulo, pela nomeação de um apaniguado deste senhor para um alto cargo do Ministério das Cidades? Este “afilhado” de Maluf foi nomeado para agregar competência técnica, preocupação social ao Ministério das Cidades? Alguém acredita nisso? Que falar dos acordos vergonhosos feitos pelo Governo Dilma para segurar investigações que poderiam acabar com o mandato (e muito mais) do senador José Sarney, fato este ocorrido ainda no ano passado? Cadê a faxina?

E, à exceção do trabalhador comum, que muitas vezes têm em relação à Lula uma confiança quase messiânica, todos os demais defensores do legado Lula o fazem com a consciência de que, sim, a corrupção foi um elemento importante na constituição da base de sustentação do governo Lula (e agora Dilma). Muitos são dirigentes e ativistas das lutas sindicais e populares, muitas vezes estão nas lutas dos trabalhadores junto conosco. Isso é o que causa mais tristeza.

Parecem ter esquecido que no sistema político vigente há séculos em nosso país, os altos cargos da administração pública são utilizados como instrumentos dos grupos políticos que estão no poder para oferecer benefícios – quase sempre pouco lícitos – aos grupos empresariais. Estes, em troca, financiam as campanhas eleitorais dos políticos donos dos cargos. O que mudou desta prática nos governos Lula e agora, no governo Dilma? Nada! O nome disso, caros companheiros, é corrupção. O mesmo nome que tinha quando o governo era FHC e todos nós, juntos, denunciávamos esta prática.

Para sermos um pouco mais precisos teríamos de registrar que a corrupção é parte essencial do sistema político e do sistema de governo da sociedade capitalista. Apropriar-se dos recursos públicos e/ou usar de favores dos governantes para potencializar seus ganhos privados é uma política universal do grande empresariado de todas as partes do mundo. Qual explicação, se não essa, para a prática generalizada dos bancos e grandes empresas em investir (sim, o termo é esse mesmo, investir) centenas e centenas de milhões de reais para financiar candidatos em todas as eleições?

Identidade política ou ideológica não vale como resposta, pois os grandes financiadores têm dado dinheiro igualmente para o PT, PSDB, PMDB (ou outro partido qualquer que apresente chance de ganhar as eleições). Isso é assim para que, depois, o governante eleito fique comprometido em atender os interesses - não do eleitor que lhe deu o voto - mas sim o do financiador que lhe deu milhões de reais (afinal de contas, em quatro anos haverá outra eleição e alguém terá de pagar sua campanha milionária).

É preciso, portanto, repudiar sim, com veemência as práticas corruptas que estiveram presentes no governo Lula e que estejam presentes no atual governo. Da mesma forma que é preciso, com igual veemência,a repudiar a corrupção dos governos do PSDB, DEM, PMDB e companhia. Não se pode admitir a idéia de que por sermos “todos iguais”, seria hipocrisia um falar da corrupção do outro. Não! Nós não somos todos iguais. Eu sou dirigente de um partido que não tem nem aceita esta prática, assim como há muito dirigentes e militantes políticos em outras organizações que não coadunam com a corrupção.

O STF está frente ao desafio de, além de condenar aqueles contra os quais haja provas de corrupção no processo em curso do mensalão, também julgar com celeridade, e condenar aqueles contra os quais haja provas de corrupção no processo de mensalão de Minas. Isso para não falar de tantas outras denúncias paradas nos escaninhos da Justiça brasileira. Se não o fizer, estará apenas confirmando mais uma vez o caráter político, e não jurídico, da atuação dos tribunais em nosso país.

Fraude
Mas não quero terminar estas linhas sem tocar numa questão que surge do julgamento em andamento no STF. Uma fraude, gigantesca, que teria sido praticada contra o país, no Congresso Nacional. O relator do julgamento, Ministro Joaquim Barbosa, afirmou em seu voto que a aprovação da Reforma da Previdência em 2003 (além de outras leis importantes aprovadas neste período) foi garantida na base da compra de votos de parlamentares. Aliás, a própria Procuradoria Geral da República em sua denúncia já havia chamado a atenção para a coincidência entre votações importantes no Congresso e o repasse de dinheiro do esquema do mensalão a parlamentares.

Já havíamos feito este questionamento antes junto à Procuradoria Geral da República que, naquele momento, não aceitou dar curso à denúncia. Confirmada esta hipótese pelo julgamento, estará provado que a aprovação daquela reforma se deu em base a uma fraude. Uma fraude não pode – pelo ordenamento legal brasileiro - constituir ato jurídico perfeito. Teremos então que direitos de milhões de trabalhadores foram e estão sendo prejudicados por uma lei que não pode ter sua validade mantida, pois foi fruto de uma fraude. Há que se corrigir esta ilegalidade!

*Zé Maria é metalúrgico, participa da Coordenação Nacional da CSP-Conlutas e é presidente nacional do PSTU

NATAL:PESQUISA MOSTRA 50% DE RENOVAÇÃO DE VEREADORES

A renovação na Câmara Municipal de Natal não é só o desejo de alguns políticos, mas uma previsão da Start. Na pesquisa divulgada hoje, o Instituto prevê que dos 29 nomes (oito a mais que o número atual de cadeiras), 15 sejam eleitos pela primeira vez para a vaga de vereador. Entre os nomes, a professora Amanda Gurgel, do PSTU, Ubaldo Fernandes, do PMDB, e Valtécio, do PSDB.
E não é só. Os líderes comunitários Joãozinho do Planalto, do PDT e Aroldo Alves, do PSDB, estão entre os mais citados. O músico da banda Grafith, Júnior Grafith, do PRB; o ex-chefe de gabinete da prefeita Micarla de Sousa, Kalazans Bezerra, do PV, e Rodrigo Bico, do PT, também aparecem entre os 29 primeiros.
Dentro dessa previsão, inclusive, os familiares de muitas de lideranças políticas do RN devem ser eleitas. Felipe Alves, do PMDB, filho do conselheiro do TCE, Paulo Roberto Alves e sobrinho do ministro e senador Garibaldi Alves Filho, é um deles, mas não é o único. Na lista dos 29 primeiros colocados da Start aparecem também Dickson Nasser Jr, do PSDB, filho do vereador Dickson Nasser; Rafael Motta, do PP, filho do deputado estadual e presidente da Assembleia, Ricardo Motta (PMN); e Bertone Marinho, do PMDB, irmão da deputada estadual Gesane Marinho, do PSD.
Entre os que devem continuar na Câmara Municipal de Natal, segundo a Start, estão Adão Eridan, do PR; Chagas Catarino, do PP; Aquino Neto, do PV; Júlio Protásio, do PSB; Júlia Arruda, do PSB; Edivan Martins, do PV; Fernando Lucena, do PT; Maurício Gurgel, do PHS; Professor Luis Carlos, do PMDB; Raniere Barbosa, do PRB; Assis Oliveira, do PR; Franklin Capistrano, do PSB; Enildo Alves, do DEM; e Albert Dickson, do PP. Luiz Almir, do PV, e Wober Júnor, do PPS, que já foram vereadores, também estão cotados para voltar a Câmara.
INDECISOS
Como se trata de uma pesquisa espontânea, a Start apontou ainda um alto índice de eleitores indecisos. Para se ter uma ideia, Adão Eridan, o mais citado (33 vezes), teve 10 vezes menos citações que o “não sei”. Os indecisos, na Start, foram 35,2%, ou seja, 340, dos 965 entrevistados, não souberam dizer em quem vão votar. Os votos em branco e nulo representaram 12,1% (117 respostas).
OPERAÇÃO IMPACTO
A juíza convocada do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), Tatiana Socoloski, encaminhou para oferecimento de parecer final da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), o processo da Operação Impacto que tramita no Juízo de segundo grau.
A magistrada disse que aguarda o retorno da matéria, que encontra-se atualmente com 89 volumes, para que possa proferir o voto da Apelação criminal que visa modificar a sentença do juiz de primeiro grau, Raimundo Carlyle, que condenou 16 réus por corrupção passiva e ativa durante a votação do Plano Diretor de Natal, em 2007.
Somente de posse do parecer da PGJ, Socoloski proferirá o voto e o encaminhará para o magistrado revisor. Em seguida, o processo será posto em pauta para julgamento da Câmara Criminal, que é composta pelos desembargadores Zeneide Bezerra e Virgílio Macêdo e pelo juiz convocado Assis Brasil.
É importante lembrar que os vereadores e ex-vereadores Emilson Medeiros, Dickson Nasser, Geraldo Neto, Renato Dantas, Adenúbio Melo, Edson Siqueira, Aluísio Machado, Júlio Protásio, Aquino Neto, Salatiel de Souza, Adão Eridan e Carlos Santos foram condenados em primeira instância.
Desses nomes, Dickson Nasser não é candidato, mas apoia a candidatura do filho, Dickson Nasser Júnor. Adenúbio Melo também não, mas tem como candidata a mulher, Janderre. Júlio Protásio, Aquino Neto e Adão Eridan, mesmo com a condenação, aparecem entre os mais citados na pesquisa da Start. (CM)

CALCULE SEU IMC

 Clique no link abaixo e veja seu indice de obesidade e os riscos que ela pode causar a sua saúde

http://saude.ig.com.br/minhasaude/2012-09-25/como-a-obesidade-afeta-o-corpo.html

SENADO APROVA CÓDIGO FLORESTAL

Senado Federal aprovou hoje (25), sem alterações, o projeto de lei de conversão referente à Medida Provisória do Código Florestal. O texto original enviado pelo Poder Executivo recebeu quase 700 emendas na comissão especial mista que analisou a matéria. Nela, após muita polêmica, um acordo entre congressistas ruralistas e ambientalistas resultou no texto aprovado pela Câmara dos Deputados e, hoje, pelo Senado.

Entre as alterações inseridas no projeto pela comissão especial, as principais são referentes às áreas de preservação permanentes (APPs) em margens de rios e de nascentes. Os parlamentares da comissão modificaram a chamada “escadinha” proposta pelo governo federal, que estabelecia quanto das margens de rios desmatadas deveriam ser replantadas de acordo com o tamanho da propriedade.

Por serem maioria, os parlamentares da bancada ruralista conseguiram estabelecer no projeto que, nas propriedades de 4 a 10 módulos fiscais deverão ser recompostos 15 metros de mata nas margens dos rios com até 10 metros de largura. Quem tiver propriedades maiores que isso, independente do tamanho do curso d’água, deverá recompor de 20 metros a 100 metros, a ser definido pelas autoridades estaduais.

Já os parlamentares ambientalistas se deram por satisfeitos ao conseguirem impor no texto que as nascentes e olhos d’água deverão ter APPs ao seu redor de, no mínimo, 15 metros, a serem recompostos em caso de desmatamento pelos donos das propriedades. Além disso, o projeto também prevê a manutenção de 50 metros de APPS no entorno das veredas e áreas encharcadas.

Para que a recomposição seja feita, será criado um Programa de Regularização Ambiental (PRA) que regulamentará a permissão para que os produtores possam converter as multas ambientais em investimentos no reflorestamento de suas reservas legais e APPs.

A Medida Provisória do Código Florestal foi editada pela presidenta Dilma Rousseff para suprir as lacunas deixadas pelos vetos feitos por ela à lei que reformou o código. Durante as negociações sobre a MP na comissão especial, o governo chegou a divulgar nota na qual declarou não ter participado do acordo que resultou no texto aprovado hoje e que, portanto, não tinha qualquer compromisso com ele. A declaração gerou tensão entre os parlamentares ruralistas, que ficaram com receio de que a presidenta faça novos vetos ao projeto aprovado pelo Congresso.

Apesar disso, o senador Jorge Viana (PT-AC), que tem atuado como porta-voz informal do governo nas questões ambientais, disse acreditar que a presidenta não deverá tomar esta medida novamente. Na opinião dele, a proposta aprovada é “a melhor para o meio ambiente” e esse deve ser o argumento usado para tentar convencer a presidenta a não promover novos vetos na matéria.

“O entendimento que foi construído aqui leva em conta a realidade das bacias hidrográficas. O texto que sai daqui resolve o passivo ambiental brasileiro”, declarou o senador que atuou como relator do projeto do código anteriormente e foi um dos negociadores do atual projeto.

O projeto de lei de conversão segue agora para sanção presidencial, uma vez que não sofreu alterações e não precisará retornar para nova análise da Câmara dos Deputados.
 

POLICIA NEGA SEQUETRO DE FAMILIA EM PEDRO VELHO

A Polícia Militar negou há pouco a informação do sequestro de uma família no distrito de Carnaúba, município de Pedro Velho,na tarde de ontem. Segundo informações de populares, o suspeito de ter matado dois policiais civis, em setembro passado, em São José do Mipibu, apelidado de “Curau” havia rendido a família e exigia a presença da juíza que lhe condenou.

De acordo com policiais do Grupo Tático Operacional de Canguaretama, que participaram das buscas de hoje, os moradores do distrito deduziram que entre os três homens armados que renderam um lavrador no início da tarde, exigindo dinheiro, seria Curau e espalhou a notícia na comunidade.

“O povo está assustado com a possibilidade deste foragido está se escondendo no município e tudo que acontece de errado é o tal de Curau. Realizamos diligências a tarde toda e não encontramos ninguém”, contou o soldado Abraão.

Amanhã (27), outra equipe de policiais retornará ao distrito na tentativa do lavrador reconhecer, através de fotos, se algum dos homens que lhe ameaçaram foi realmente o Curau.
A polícia confirma apenas a prisão  de Gutemberg Azevedo e de Edval.

TRE ENVIA URNAS AO INTERIOR

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte começou a preparação das urnas eletrônicas para as zonas eleitorais do interior. Nessa fase, são incluídos os dados do pleito no sistema dos equipamentos. Desde segunda-feira até hoje estão sendo preparadas as urnas das zonas eleitorais de São José de Mipibu (7ª), São Paulo do Potengi (8ª), Goianinha (9ª), João Câmara (10ª), Canguaretama (11ª), Nova Cruz (12ª), Santo Antônio (13ª), Touros (14ª), Santa Cruz (16ª/68ª), Currais Novos (20ª), Assu (29ª), Macau (30ª), Areia Branca (32ª), Apodi (35ª), Pau dos Ferros (40ª), São Miguel (43ª), Monte Alegre (44ª) e Tangará (53ª).
O trabalho de inserir as informações nas urnas está sendo feito pelo Centro de Operações da Justiça Eleitoral (Coje). Esse é o trabalho chamado aplicativo de carga, quando são colocados no equipamento todos os dados oficiais referente aquela determinada Seção.
As urnas das demais 50 zonas eleitorais, incluindo a região metropolitana de Natal, serão preparadas pelas próprias equipes dos Cartórios, de acordo com cronograma estabelecido pela Secretaria de Tecnologia da Informação; trabalho que será concluído até o dia 3 de outubro.
No pleito deste ano serão usadas sete mil urnas nas 69 zonas eleitorais. Na semana do pleito, a equipe de suporte técnico da Secretaria de Tecnologia da Informação será deslocada para a sede das 10 regiões do Estado (Natal, São Paulo do Potengi, João Câmara, Santo Antônio, Currais Novos, Caicó, Mossoró, Assu, Caraúbas e Pau dos Ferros), para atender a eventuais necessidades de substituição de urnas.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

POLICIA PRENDE FUGITIVOS EM PEDRO VELHO

Foragido da penitenciária de Alcaçuz, Gilmar da Cruz Silva, conhecido como "Curau", está neste momento com uma família refém no distrito de Carnaúba, no município de Pedro Velho. Informações dão conta de que ele estaria junto a Gutemberg Lima de Azevedo, baleado em troca de tiros com a polícia civil no final da manhã de hoje. Gutemberg Azevedo e um homem identificado até o momento apenas como Edival podem ter ligação com um suspeito de ter participado do assassinato dos dois policiais civis, no início de setembro passado, em São José do Mipibu.No entanto, as informações de que eles estavam juntos ainda não foram confirmadas. Curau cobrou a presença da juíza que o condenou para poder libertar os reféns, o que não ocorreu até o fim da tarde.

DivulgaçãoGilmar da Cruz Silva, mais conhecido como CurauGilmar da Cruz Silva, mais conhecido como Curau
Curau fugiu no momento em que os policiais trocavam tiros com Gutemberg Lima, quando as autoridades foram cumprir diligências pela morte de dois policiais civis no início do mês.

Fugitivo desde agosto, a ficha criminal de Curau é extensa. Em janeiro de 2001, numa tentativa de assalto, ele assassinou a tiros um médico em Pedro Velho, na região Agreste, quando tinha 15 anos.  Em 25 de maio de 2005, um homem identificado como Rafael Fernandes da Silva, de 51 anos, também foi assassinado em Pedro Velho. Já em maio de 2006, ele foi acusado de matar o vigilante Francisco Belmiro, o "Chicão", crime ocorrido na avenida Jaguarari, cuja autoria ele negou. Além disso, ele é um dos acusados da morte dos policiais civis Jovanez de Oliveira Borges e Antonio  Pereira Pinto Neto, no dia 3 de setembro.

POLICIA PRENDE DOIS EM PEDRO VELHO
Uma ação da Polícia Civil prendeu, no final da manhã desta terça-feira (25), Gutemberg Lima de Azevedo na cidade de Pedro Velho, distante cerca de 90 quilômetros de Natal. Ele é condenado da Justiça e com mandados de prisão em aberto desde 2004. Informações preliminares dão conta de que a ação da polícia teve como objetivo prender possíveis envolvidos na emboscada que matou os policiais civis Jovanez de Oliveira Borges e Antonio Pereira Pinto Neto, na noite do dia 3 de setembro, na comunidade de Taborda, em Parnamirim. Não há confirmação sobre a participação do suspeito nos homicídios.

De acordo com as informações apuradas pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE, a Polícia Civil partiu para efetuar a prisão de Gutemberg, após um "processo de investigações na cidade". Os policiais deram voz de prisão ao foragido da Justiça, que tentou fugir. Nesse momento, houve troca de tiros entre os agentes e o bandido, que foi ferido.

As primeiras informações repassadas por populares dão conta de que Gutemberg foi baleado e encaminhado ao hospital para atendimento médico. Ainda não há informações sobre o estado de saúde do bandido. As informações extra-oficiais são de que policiais da Deicor participaram da ação e o objetivo era a busca por envolvidos no duplo homicídio.

JUSTIÇA RETIFICA CAUSA MORTIS DE WLADIMIR HERZOG

A certidão de óbito do jornalista Vladimir Herzog (1937-1975) será alterada. Por decisão judicial, divulgada ontem, a causa do óbito terá uma nova explicação. Em vez de suicídio, estará escrito no documento: “A morte decorreu de lesões e maus-tratos sofridos em dependência do II-Exército – SP (DOI-Codi)”.
O juiz Márcio Bonilha Filho, da Segunda Vara de Registros Públicos de São Paulo, acatou um pedido da viúva de Herzog, Clarice, e da Comissão Nacional da Verdade.
É o primeiro resultado prático obtido pelos membros do grupo formado pela presidente Dilma Rousseff, que ontem se reuniu em São Paulo. O juiz, em sua sentença, afirma que não acatar o pedido de mudança do motivo da morte de Herzog é “prolongar o martírio da viúva e dos familiares e afrontar a consciência pública nacional”.
No dia 25 de outubro de 1975, Vladimir Herzog morreu após uma sessão de tortura. Ele compareceu de forma espontânea à sede do DOI-Codi, na rua Tutóia, no bairro do Paraíso (zona sul).
Os agentes repressores, depois da morte do jornalista, armaram a cena para simular um suicídio. Nota oficial do Exército, emitida logo após a morte, confirmou, na época, que o próprio Herzog havia dado fim a sua vida.
O episódio virou um símbolo na luta contra a ditadura militar. No dia 31 de outubro, 8.000 pessoas se reuniram na praça da Sé, centro de São Paulo, em um ato ecumênico para lembrar a morte de Herzog, dias antes.

HOMEM MORRE EM TIROTEIO EM S J DE MIPIBU

VNT do Portal BO

Foto: Digital Mipibu

Um tiroteio no Centro da cidade de São José de Mipibu deixou duas pessoas mortas, neste sábado. Criminosos teriam ido matar um homem identificado como Jocélio Pinheiro da Rocha, de 30 anos, mas acabaram sendo surpreendido por policiais e um dos bandidos também morreu em confronto com a polícia.
A ocorrência foi registrada em uma lanchonete, onde Jocélio, mais conhecido como “Gordo Peba”, estava. Dois homens foram até o local e efetuaram vários disparos contra ele. Cerca de quatro tiros atingiram a cabeça da vítima, que caiu morto dentro da lanchonete. Em seguida, a dupla saiu correndo.
No entanto, policiais passavam no local no mesmo instante e, a partir daí, iniciou-se uma perseguição. A dupla chegou a atirar contra os policiais, que revidaram. Os bandidos chegaram a invadir uma casa, mas foram cercados. Como um deles estava ferido e sua munição havia acabado, ele foi detido dentro da residência.
O homem, que ainda não foi identificado, foi socorrido e levado ao hospital de São José de Mipibu, no entanto, não resistiu aos ferimentos e morreu. O outro atirador conseguiu fugir. A polícia ainda não sabe o qual era a motivação do homicídio contra Jocélio Pinheiro, mas a suspeita é de acerto de contas pelo tráfico.
Os dois corpos foram levados ao Instituto Técnico-Científico de Polícia, em Natal. O caso deverá ser investigado pela Delegacia da Polícia Civil em São José de Mipibu. Jocélio Pinheiro, de acordo com a polícia, já havia sido preso.

PESQUISA PARA PREFEITO DE MONTANHAS PODERÁ SER DIVULGADA HOJE

 

Pesquisa realizada sábado sobre a intenção de voto do eleitor de Montanhas para prefeito pode ser divuldada hoje. A pesquisa foi encomendada pela radio Belém Fm Ltda,
A cidadae de Montanhas tem mais de 9000 pessoas aptas a votar e quatro candidatos disputando a preferencia do eleitorado.
São eles :
Adraina Cruz   PV
Manuel Gustavo PSDC
Letinha  PMDB
Otemia Maria PSD
 Veja no link abaixo o questionário que foi feito pela empresa pesquisadora:

http://pesqele.tse.jus.br/pesqele/publico/CarregarArquivoQuestionario.abrir?id=10726

A VERDADE SOBRE OS PROTESTOS ISLAMITAS DESTE MES




7 coisas que não lhe contaram sobre a "#MuslimRage":

Como qualquer pessoa, a maioria dos muçulmanos acharam o vídeo islamofóbico de 13 minutos de má qualidade e ofensivo, e os protestos se espalharam rapidamente, tocando em feridas compreensíveis e duradouras sobre o neo-colonialismo dos EUA e a política externa ocidental no Oriente Médido, assim como a sensibilidade religiosa no que diz respeito a representações do profeta Maomé. Mas frequentemente a cobertura de mídia omite algumas informações importantes:
  1. As estimativas iniciais mostram que a participação em protestos contra o filme representam de 0,001 a 0,007% da população mundial de muçulmanos: 1.5 bilhão de pessoas -- essa porcentagem representa uma pequena fração do número de pessoas que marcharam pela democracia durante a Primavera Árabe.
  2. A grande maioria dos protestos foram pacíficos. As violações das embaixadas estrangeiras foram quase todas organizadas ou nutridas por indivíduos do movimento salafista, um grupo radical islâmico que se preocupa mais com destruir os grupos islâmicos populares moderados.
  3. Oficiais líbios e americanos de alto escalão estão divididos sobre se o assassinato do embaixador dos EUA na Líbia foi planejado previamente para coincidir com o aniversário do 11 de setembro, e portanto não estaria relacionado com o filme.
  4. Além dos ataques feitos pelos grupos militantes radicais na Líbia e Afeganistão, uma avaliação das notícias atuais feita no dia 20 de setembro sugeriu que os manifestantes mataram, ao todo, zero pessoas.
  5. Quase todos os líderes mundiais, muçulmanos ou ocidentais, condenaram o filme, e quase todos eles condenaram qualquer tipo de violência que possa vir a acontecer enquanto resposta.
  6. O papa visitou o Líbano no auge da tensão, e líderes do Hezbollah participaram do sermão papal, abstiveram-se de protestar sobre o filme até que a santidade deixasse o local, e clamaram por mais tolerância religiosa. Sim, isso aconteceu.
  7. Após o ataque em Bengazi, cidadãos comuns foram às ruas da cidade e em Tripoli com cartazes, muitos deles escritos em inglês, com pedidos de desculpas e afirmando que a violência não os representava, nem sua religião.

Além dos pontos listados acima, há um grande número de notícias que foram ignoradas pela mídia na semana passada para dar margem a capa da revista Newsweek, a #MuslimRage e a cobertura dos conflitos. Na Rússia, dezenas de milhares protestaram nas ruas de Moscou contra o presidente russo Vladimir Putin. Centenas de milhares de portugueses e espanhois marcharam em protestos contra austeridade; e mais de um milhão de catalãos marcharam por independência.

Ira Muçulmana ou Estratégia Salafista

Conheça o Sheikh Abdallah, o apresentador de TV salafista que divulgou publicamente o filme. Foto: Ted Nieter
O filme "A Inocência dos Muçulmanos" foi escolhido e distribuído com legendas por Salafistas da extrema direita -- seguidores radicais de um movimento islâmico apoiado há muito tempo pela Arábia Saudita. O filme era uma produção barata, desastre no YouTube até que o apresentador de TV egípcio salafista, Sheikh Khaled Abdullah (à direita) começou a divulgá-lo para seus espectadores no dia 8 de setembro. A maioria dos muçulmanos insultados ignoraram o filme ou protestaram pacificamente, mas os salafistas, de posse de suas bandeiras pretas, lideravam os provocadores dos protestos mais agressivos que invadiram embaixadas. Os líderes do partido salafista egípcio participaram do protesto em Cairo que culminou na invasão da embaixada dos EUA.

Como a extrema direita nos EUA ou na Europa, a estratégia salafista e arrastar a opinião pública para a direita, aproveitando-se de oportunidades para espalhar o ódio e demonizar os inimigos de sua ideologia. Essa abordagem lembra muito o apelo anti-muçulmano do pastor americano Terry Jones (o primeiro a divulgar o filme no Ocidente) e outros extremistas nesse lado do mundo. Entretanto, nas duas sociedades os moderados ultrapassam (e muito!) em número os extremistas. Uma figura pública da Irmandade Muçulmana do Egito (o mais forte e popular oponente político dos salafistas no Egito) escreveu um artigo no New York Times dizendo: "Não responsabilizamos o governo americano ou seus cidadãos pelos atos daqueles que abusam das leis que protegem a liberdade de expressão".

A boa cobertura jornalística

Um solitário grupo de jornalistas e acadêmicos se aproximaram dos protestos com a intenção de entender de verdade as forças por trás das manifestações. Entre eles, Hisham Matar, que descreve com afinco a tristeza na cidade de Benghazi após a morte do embaixador Steven, e Barnaby Phillips, que explora como os conservadores islâmicos manipularam o filme em prol de si mesmos. A antropóloca Sarah Kendzior alerta para que não se trate o mundo muçulmano como uma unidade homogênea. E o professor Stanley Fish aborda a seguinte questão: porque tantos muçulmanos são tão sensíveis a representações muito pouco lisonjeiras do Islã.

MONTANHAS:ADOLESCENTE MORRE EM ACIDENTE DE CARRO

Um acidente terminou de forma trágica, na noite deste domingo (23), entre os municípios de Montanhas e Nova Cruz. O adolescente Rodrigo Soares Paixão, 14 anos, foi atingido por um gol cinza que invadiu a contramão e bateu de frente com a vítima. Rodrigo morreu no local, próximo de casa.

Rodrigo vinha com um amigo em uma bicicleta quando o carro desgovernado invadiu a pista contrária e se chocou com os dois garotos. O colega de Rodrigo sofreu um corte na perna e foi encaminhado ao Hospital Walfredo Gurgel, mas passa bem.

Na manhã desta segunda-feira (24), o pai da vítima fatal, José Roberto Soares Paixão, esteve no Instituto Técnico Científico de Polícia (ITEP) para a retirada do corpo. Ainda abalado, José Roberto disse que presenciou o acidente.

“Eu estava em casa quando vi o carro atropelar meu filho, corri e quando cheguei lá ele já estava morto”, disse.

O condutor do veículo não prestou socorro, fugiu e abandonou o carro próximo a uma fazenda da região. Até o momento, ele não foi localizado.
PAI DO ADOLESCENTE

Do NovaCruzOficial

CALENDÁRIO DA JUSTIÇA ELEITORAL 2012

Chegando a reta final, candidatos e coligações devem ficarem atentos aos calendário eleitoral divulgado pelo TSE: 
SETEMBRO - TERÇA-FEIRA, 25.9.2012
  1. Último dia para a reclamação contra o quadro geral de percursos e horários programados para o transporte de eleitores no primeiro e eventual segundo turnos de votação (Lei nº 6.091/1974, art. 4º, § 2º).
SETEMBRO - QUINTA-FEIRA, 27.9.2012
(10 dias antes)
  1. Último dia para o eleitor requerer a segunda via do título eleitoral dentro do seu domicílio eleitoral (Código Eleitoral, art. 52).
  2. Último dia para o juízo eleitoral comunicar aos chefes das repartições públicas e aos proprietários, arrendatários ou administradores das propriedades particulares, a resolução de que serão os respectivos edifícios, ou parte deles, utilizados para o funcionamento das mesas receptoras no primeiro e eventual segundo turnos de votação (Código Eleitoral, art. 137).
  3. Data a partir da qual os tribunais regionais eleitorais informarão por telefone, na respectiva página da Internet ou por outro meio de comunicação social, o que é necessário para o eleitor votar, vedada a prestação de tal serviço por terceiros, ressalvada a contratação de mão de obra para montagem de atendimento telefônico em ambiente supervisionado pelos tribunais regionais eleitorais, assim como para a divulgação de dados referentes à localização de seções e locais de votação.
SETEMBRO - SEXTA-FEIRA, 28.9.2012
  1. Último dia para o juízo eleitoral decidir as reclamações contra o quadro geral de percursos e horários para o transporte de eleitores, devendo, em seguida, divulgar, pelos meios disponíveis, o quadro definitivo (Lei nº 6.091/1974, art. 4º, § 3º e § 4º).
OUTUBRO - TERÇA-FEIRA, 2.10.2012
(5 dias antes)
  1. Data a partir da qual e até 48 horas depois do encerramento da eleição, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto (Código Eleitoral, art. 236, caput).
  2. Último dia para os partidos políticos e coligações indicarem aos juízos eleitorais representantes para o comitê interpartidário de fiscalização (Lei nº 9.504/1997, art. 65 e Resolução nº 22.712, art. 93).
OUTUBRO - QUINTA-FEIRA, 4.10.2012
(3 dia antes)
  1. Data a partir da qual o juízo eleitoral ou o presidente da mesa receptora poderá expedir salvo-conduto em favor de eleitor que sofrer violência moral ou física na sua liberdade de votar (Código Eleitoral, art. 235, parágrafo único).
  2. Último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão (Lei nº 9.504/1997, art. 47, caput).
  3. Último dia para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa entre as 8 e as 24 horas (Código Eleitoral, art. 240, parágrafo único e Lei nº 9.504/1997, art. 39, § 4º e § 5º, I).
  4. Último dia para a realização de debate no rádio e na televisão, admitida a extensão do debate cuja transmissão se inicie nesta data e se estenda até as 7 horas do dia 5 de outubro de 2012.
  5. Último dia para o juízo eleitoral remeter ao presidente da mesa receptora o material destinado à votação (Código Eleitoral, art. 133).
  6. Último dia para os partidos políticos e coligações indicarem, perante os juízos eleitorais, o nome das pessoas autorizadas a expedir as credenciais dos fiscais e delegados que estarão habilitados a fiscalizar os trabalhos de votação durante o pleito eleitoral.
OUTUBRO - SEXTA-FEIRA, 5.10.2012
(2 dia antes)
  1. Último dia para a divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução na Internet do jornal impresso, de propaganda eleitoral (Lei nº 9.504/1997, art. 43).
  2. Data em que o presidente da mesa receptora que não tiver recebido o material destinado à votação deverá diligenciar para o seu recebimento (Código Eleitoral, art. 133, § 2º)
OUTUBRO - SÁBADO, 6.10.2012
(1 dia antes)
  1. Último dia para entrega da segunda via do título eleitoral (Código Eleitoral, art. 69, parágrafo único).
  2. Último dia para a propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som, entre as 8 e as 22 horas (Lei nº 9.504/1997, art. 39, § 3º e § 5º, I).
  3. Último dia, até as 22 horas, para a distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos (Lei nº 9.504/1997, art. 39, § 9º).
  4. Data em que a Comissão de Votação Paralela deverá promover, entre as 9 e 12 horas, em local e horário previamente divulgados, os sorteios das seções eleitorais.
  5. Último dia para o Tribunal Superior Eleitoral tornar disponível, em sua página da Internet, a tabela de correspondências esperadas entre urna e seção.
  6. Data em que, após as 12 horas, será realizada a oficialização do Sistema de Gerenciamento dos Tribunais e Zonas Eleitorais.
OUTUBRO - DOMINGO, 7.10.2012
DIA DAS ELEIÇÕES
(Lei nº 9.504, art. 1º, caput)
Data em que se realiza a votação, observando-se, de acordo com o horário local:

Às 7 horas
Instalação da seção eleitoral (Código Eleitoral, art. 142).

Às 7:30 horas
Constatado o não comparecimento do presidente da mesa receptora, assumirá a presidência o primeiro mesário e, na sua falta ou impedimento, o segundo mesário, um dos secretários ou o suplente, podendo o membro da mesa receptora que assumir a presidência nomear ad hoc, dentre os eleitores presentes, os que forem necessários para completar a mesa (Código Eleitoral, art. 123, § 2º e § 3º).

Às 8 horas
Início da votação (Código Eleitoral, art. 144).

A partir das 12 horas
Oficialização do Sistema Transportador.

Até as 15 horas
Horário final para a atualização da tabela de correspondência, considerando o horário local de cada unidade da Federação.

Às 17 horas
Encerramento da votação (Código Eleitoral, arts. 144 e 153).