LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

sábado, 28 de janeiro de 2012

QUE CALOR

DIRIGENTE MÃOS LEVE

Dirigente que guardou medalha da Copinha diz que ela foi cortesia

José Maria Marin, vice-presidente da CBF, se defende dizendo que gesto aconteceu ‘na frente de todo mundo’

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro
O vice-presidente da CBF, José Maria Marin, deu explicações sobre a polêmica da medalha guardada por ele na final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na cerimônia de premiação do Corinthians, campeão da disputa, o dirigente é flagrado, em vídeo, colocando uma das lembranças no bolso. Em entrevista para a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, Marin disse que ganhou a medalha como “cortesia” da Federação Paulista de Futebol.
O dirigente se defendeu dizendo que o gesto ocorreu “na frente de todo mundo”. Ele afirmou que guardou a medalha justamente para que ninguém pensasse que ele estava pegando uma peça que não era sua.
- Enrolei e guardei. Se eu ponho no pescoço, iriam falar: 'Esse cara não disputou [a final] e não é dirigente do Corinthians nem do Fluminense' – disse Marin à colunista.
Quem quase ficou sem a sua medalha foi o goleiro Matheus Caldeira. Enquanto os companheiros recebiam a premiação após a vitória contra o Fluminense, o arqueiro dava entrevistas na beira do campo. Quando passou pelo local para ganhar a sua lembrança, não havia mais nenhuma disponível. Mas ele, um dos destaques do Timão na Copinha, acabou agraciado. Já nos vestiários, ele recebeu o seu prêmio. A informação foi confirmada pela mãe do goleiro, Dagmar Caldeira.

ACIDENTE EM PASSA E FICA

Quatro pessoas morreram num acidente automobilístico registrado no início da tarde de ontem, na RN-093, saída do município de Passa e Fica. Uma Blazer de placas BXL - 5434 colidiu de frente com um caminhão, placas MMZ - 2557, que estava carregado com frutas e verduras. Todas as vítimas estavam no veículo menor.
Rodrigo SenaAcidente atraiu curiosos que acompanharam retirada dos corposAcidente atraiu curiosos que acompanharam retirada dos corpos

Os corpos ficaram presos entre as ferragens e foi necessário deslocar equipes do Corpo de Bombeiros ao local. De acordo com policiais militares, o motorista do caminhão teria fugido do local e não há informações sobre a identidade e o estado de saúde dele. Mas havia ainda a possibilidade de ele ter sido socorrido de imediato por outra pessoa.

Os dois veículos trafegavam em sentidos opostos e, à altura do parque de vaquejada de Passa e Fica, houve a colisão frontal. Ivonildo do Nascimento Lima, 43 anos, conduzia a Blazer. Além dele, estavam no veículo os seguintes passageiros: Joselho André de Silva, 38 anos, Francineide Pereira da Costa, 43 anos, e Mônica Bezerra do Vale, 32 anos. Todos faleceram no local.

Dentro do veículo, os peritos do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) encontraram uma garrafa de cachaça vazia. A prima

de Mônica, a aposentada Josefa Nunes Fernandes, esteve no local da colisão e relatou que os quatro ocupantes do carro estavam bebendo antes do acidente. "Eles estavam bebendo, farreando. Soube que queriam ir para outra cidade e aconteceu essa tragédia", disse. As duas mulheres são naturais da cidade de Tacima (PB) e, segundo populares, visitam a cidade de Passa e Fica com frequência. "Elas sempre vinham para se divertir mesmo", afirmou Josefa.

O Corpo de Bombeiros foi chamado para retirar os corpos presos às ferragens. As equipes usaram pinça e espaçador hidráulico. Foi preciso a ajuda de um trator para tirar a blazer que ficou parcialmente debaixo do caminhão. Com o impacto, o cilindro de gás do veículo menor foi lançado a uma distância de 30 metros. Os bombeiros tiveram dificuldade e os corpos foram recolhidos pelo Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep) somente quatro horas após o acidente.

O sargento PM José Antônio Alexandria contou que esse não foi o primeiro acidente no local. A estrada que liga os municípios de Passa e Fica e Tangará serve de rota para muitos caminhoneiros. "Esse caminhão vinha de São José do Campestre, teve feira por lá hoje [ontem]. Sempre ocorre acidente. O pessoal não presta atenção", disse.

Policiais do Comando Comando de Policiamento Rodoviário do Estado (CPRE) também estiveram no local do acidente. A estrada ficou interditada por mais de cinco horas. As primeiras informações apuradas pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE dão conta de que o motorista da blazer invadiu por um instante a contramão da pista, o suficiente para colidir de frente com o caminhão. Porém, somente após o resultado da perícia, será esclarecido o que ocasionou a colisão.

Parte da carga que era transportada pelo caminhão ficou espalhada no asfalto. O acidente atraiu muitos curiosos. A polícia e Corpo de Bombeiros tiveram dificuldade em conter a população que insistia em invadir a área isolada pelos policiais. Ninguém sabia informar quem estava conduzindo o caminhão. O sargento Alexandria disse ainda que havia um passageiro no veículo. "Mas não sei dizer quem era e nem para onde foi. Vamos investigar".

A polícia vai apurar também se o condutor da blazer estava dirigindo sob efeito do álcool. A presença da garrafa de cachaça vazia dentro do veículo, segundo os policiais, é um indício de que houve ingestão de álcool. Mas somente os exames feitos no Instituto Técnico e Científico de Polícia poderão revelar se o motorista estava ou não embriagado.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

BRADO RETUMBANTE

TV AO VIVO


TV ao vivo: a qualquer momento, um comentário cretino sobre o que está no ar, em tempo real, na televisão brasileira.

O presidente do Brasil em “O Brado Retumbante” é mulherengo como o Aécio, bebe como o Lula, é corno de argentino como o Suplicy e honesto como o… como… como o…

UM NOVO REI?

novo Rei

Uma das maiores publicações do planeta, revista TIME elege Messi rei do futebol.
A mais importante revista do planeta, a TIME, estampou o gênio Lionel Messi em sua capa da nova edição.

Em enormes letras brancas, o termo “King Leo”, denominando o jogador do Barcelona o novo rei do futebol.

O texto da reportagem é de Bobby Ghosh, o experiente jornalista que já cobriu guerras pelo mundo e causou polêmica em 2010 com o artigo “América Islamofóbica”.

TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu cerca de 400 aves silvestres no Sertão da Paraíba desde o dia 17 de janeiro, quando iniciou uma operação em caráter investigativo para coibir o tráfico de animais silvestres. O trabalho foi intensificado na quinta-feira (26) em Patos, uma das cidades que polarizam a região, e em municípios circunvizinhos.
saiba mais

Conforme o órgão, cerca de dez proprietários foram notificados. Alguns deles teriam entregado gaiolas e pássaros de forma espontânea. Os envolvidos podem responder por crime contra o meio ambiente, previsto na Lei n° 5.197/67, que define até cinco anos de prisão sem direito de fiança e multa.
As espécies raras recuperadas pelo Ibama estão sendo encaminhadas para o Centro de Triagem do órgão no município de Cabedelo, no litoral paraibano, onde os animais devem receber acompanhamento até terem condições de retornar ao habitat natural.
Conforme o órgão, os agentes devem permanecer na região de Patos até sábado (28) fazendo uma 'varredura' em locais suspeitos. A ação é desencadeada com o auxílio das Polícias Civil e Militar.

CONFIE NA JUSTIÇA

MP denuncia dois juízes federais por apropriação indébita

Ex-presidentes da Ajufer venderam imóvel da associação e embolsaram verba

O Ministério Público Federal (MPF) em Brasília denunciou criminalmente, por apropriação indébita, os juízes federais Moacir Ferreira Ramos e Solange Salgado da Silva Ramos de Vasconcelos - ex-presidentes da Associação dos Juízes Federais da 1.ª Região (Ajufer), entidade que reúne magistrados do Distrito Federal e de 13 estados.
Ramos (presidente da associação entre 2008-2010) e Solange (presidente por dois mandatos, de 2002 a 2006) são acusados de terem vendido, em fevereiro de 2010, sem autorização de assembleia da Ajufer, a única sala comercial da entidade, no edifício Business Point, Setor de Autarquias Sul, em Brasília. O dinheiro da venda, 115.000 reais, segundo o MPF, foi usado para abater dívidas de empréstimos que os dois magistrados tinham com a Fundação Habitacional do Exército (FHE/Poupex).
Ramos é autor de representação criminal no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a ministra Eliana Calmon, corregedora nacional da Justiça, que o afastou liminarmente da função em novembro de 2010.
O ministro Marco Aurélio Mello, do STF, cassou a decisão de Calmon, mas, por maioria de votos, os desembargadores do TRF-1 restabeleceram a ordem de afastamento do juiz Moacir Ramos. A juíza Solange continua exercendo suas funções. Em outra acusação, o Ministério Público Federal atribui crime de receptação a um terceiro juiz federal, Charles Renaud Frazão de Moraes, que também presidiu a Ajufer.
Perda do cargo - A denúncia criminal, protocolada em dezembro, é subscrita pelo chefe da Procuradoria Regional da República-1, Juliano Villa-Verde de Carvalho. Em dez páginas, ele descreve a ação dos juízes Moacir Ramos e Solange e requer a condenação de ambos inclusive à perda do cargo de juiz federal.
O procurador pediu, preliminarmente, o deslocamento do processo ao STF, alegando impedimento da maioria dos desembargadores do TRF-1, já que 17 deles são associados à Ajufer "e, portanto, direta ou indiretamente interessados na causa". O TRF-1 deve decidir no início de fevereiro se recebe a denúncia ou se remete os autos ao Supremo.
"Da documentação trazida percebe-se que foram os próprios denunciados, à revelia da assembleia geral de associados e sem mesmo sequer obter autorização expressa da diretoria executiva, que deliberaram pela venda do único imóvel de propriedade da Ajufer", assinala o procurador Juliano Villa-Verde.
Segundo a denúncia, os magistrados "infringiram normas estatutárias da entidade, o que revela a intensidade do dolo com que se houveram, premeditadamente, criando a disponibilidade financeira à custa do patrimônio da entidade, na intenção de se apropriar de recursos que passariam a deter em nome do ente jurídico".
O procurador destaca que o imóvel foi negociado a um valor muito reduzido. Avalia que o venda poderia chegar a R$ 350 mil. "O que se verifica é que a pressa em alienar o bem, para dar destino ilícito no produto do negócio, foi o que justificou sua venda por preço inferior ao de mercado."
Fraude em empréstimos. Relatório do corregedor do TRF-1, desembargador Cândido Ribeiro, aponta contratos de empréstimos supostamente fraudulentos, entre 2000 a 2009, contra 182 juízes federais. Ele propôs abertura de Processo Administrativo Disciplinar contra eles.
Solange afirmou nos autos que as despesas cotidianas da Ajufer eram reunidas para o pagamento semanal e/ou mensal e quitadas diretamente na agência da Caixa Econômica Federal, mediante a emissão de um único cheque com o valor total, e que tal procedimento tinha por objetivo dar maior praticidade.
Mas o desembargador Cândido Ribeiro anotou em seu voto: "A relação dos 21 cheques assinados pela referida magistrada (Solange) para o seu sobrinho, totalizando R$ 491.673,89, não aponta para pagamento de despesas cotidianas da Ajufer".
A Ajufer é alvo de ação de cobrança da Fundação Habitacional do Exército, que alega ser credora de R$ 21 milhões. "Conseguimos suspender a ação de cobrança e identificar todos os que retiraram os empréstimos, por volta de 40 juízes, e também identificar cerca de 180 em cujos nomes foram feitos contratos fraudulentos", declarou o atual presidente da associação, Roberto Carvalho Veloso. "A própria fundação não sabia que estava sendo fraudada."

O CASO DO DENOCS

Quando o Tribunal de Contas da União (TCU) mostrou o relatório da Controladoria Geral da União (CGU), apontando um possível rombo de R$ 312.048.625,19 no DNOCS, todos correram para ver os grandes investimentos e encontrar neles os desvios.

Olhamos o relatório do CGU, inclusive com a defesa do DNOCS. E a Nota de Esclarecimento do ainda diretor do DNOCS, Elias Fernandes. Par ao povo Potiguar, o grande problema não está nos grandes valores investidos. Não é aqui que estes valores estão sendo investidos.

É nos pequenos. Observe que o prejuízo de R$ 119.794.533,92, referente à folha de pessoal, o Elias Fernandes alega que não é responsabilidade do DNOCS. É do Ministério do Planejamento. Sendo um ou outro, o cidadão brasileiro deveria ser ressarcido.

O CGU aponta supostos erros em obras do DNOCS que teria resultado em prejuízo de R$ 192.254.091,27. Ficaram todos atordoados procurando estas obras. É muito dinheiro. Elias apresentou explicações e o deputado Henrique Eduardo Alves acredita que será inocentado.

Mas ainda falta uma explicação. É referente aos erros grosseiros e absurdos nas obras pagas pelo DNOCS através das prefeituras do Rio Grande do Norte. As obras em outros estados certamente têm erros igualmente absurdos, mas as do RN tem um diferencial.

É um nó. E não é fácil de desatar. Complica o filho Elias Fernandes, o deputado estadual Gustavo Fernandes, do PMDB, e por tabela, também acerta o poderoso Henrique Eduardo Alves, que tem 11 mandatos de deputado federal e é líder do partido na Câmara.

Como?

A resposta eu li no jornal Correio Braziliense, que mostrou as cidades que o DNOCS deu dinheiro aos prefeitos para eles investir na estrutura danificada pela seca e/ou excesso de chuvas. O quadro é nebuloso. Sugere um dá lá dá cá. Isto deve ser proibido.

Coincidentemente os recursos do DNOCS foram repassados antes das eleições de 2010 e os referidos prefeitos pediram votos para Gustavo Fernandes e, algumas situações, fazendo dobradinha com o deputado federal Henrique Eduardo Alves.

Foi mais ou menos assim: “peça voto pra mim que te dou o dinheiro para algumas ‘obras’”. Foi feito. Só que foram nestas obras que o CGU encontrou empresa fantasma, contratos superfaturados, algumas pagas e inacabadas e outras coisas absurdas.

Mesmo com o pedido de demissão de Elias Fernandes, estes contratos precisam de esclarecimentos e se comprovado os erros, a punição deve ser dura contra os culpados. Ainda é muito cedo para se dizer de quem foi o erro. Só sabemos quem se beneficiou

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Filho de Elias Fernandes teria se beneficiado de verbas do Dnocs

Convênios do Departamento Nacional Contra a Seca (Dnocs) beneficiaram o filho de Elias Fernandes Neto, diretor do órgão, nas eleições de 2010. Pelo menos R$ 9,3 milhões em recursos liberados e de convênios firmados em ano eleitoral - sem vinculação com obras emergenciais - foram para 27 municípios do interior em que prefeitos apoiaram a candidatura de Gustavo Fernandes (PMDB) para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Em 2010, de acordo com o Dnocs, R$ 12,2 milhões em recursos públicos abasteceram convênios do Rio Grande do Norte.


Elias liberou convênios que beneficiaram eleição do filho. Foto: Marco Polo/DN/D.A Press
Desconhecido no estado e com caixa de campanha oficial de R$ 259 mil, o filho do diretor do Dnocs conseguiu figurar como deputado mais votado nos municípios que receberam recursos do órgão do Ministério da Integração (veja o quadro abaixo) sem ter que rodar o estado para pedir votos. Gustavo Fernandes também recebeu uma ajuda de empreiteira que recebe recursos do Ministério da Integração. A Empresa Industrial Técnica (EIT), empresaque ganhou R$ 21 milhões da pasta em 2010, transferiu R$ 50 mil para a campanha do filho do diretor do Dnocs.


Gustavo, filho de Elias, foi um dos mais votados no estado. Foto:Eduardo Maia/DN/D.A Press
Prefeito que faz oposição ao PMDB no município de Pau dos Ferros, Leonardo Rego (DEM) reclama que sua cidade foi prejudicada nas transferências de verbas pois não fez parte do acordo. "Foi explícito, quando conversávamos com vários prefeitos da região, eles nos relatavam o privilégio da liberação dos convênios após a pactuação de apoio ao filho dele (Elias Fernandes). Há relatos de colegas prefeitos de que houve atropelo das etapas de liberação dos empenhos e que em alguns casos os convênios foram pagos em parcelas únicas e nós sabemos que para se aprovar um projeto que envolve verba federal é uma verdadeira maratona", denuncia o prefeito de Pau dos Ferros.

No estado, mudanças de comportamento de líderes municipais, como a prefeita de Martins, Maria José Gurgel, chamara a atenção dos partidos na capital. Correligionários da prefeita do DEM se aborreceram após a chefe do executivo municipal declarar apoio a Gustavo Fernandes em vez de defender a candidatura de deputados estaduais de sua legenda. A cidade tinha, desde 2008, um convênio de R$ 600 mil com o Dnocs que estava parado por falta de execução orçamentária. Após as eleições, no entanto, os recursos foram liberados de uma só vez. Procurada pela reportagem, a assessoria do departamento informou que três ordens bancárias de pagamento foram expedidas, mas a segunda ordem bancária cancelou a primeira e por isso os recursos foram todos pagos em 2011.

Os recursos do convênio destinavam-se à recuperação do acesso ao sítio arqueológico Casa de Pedra, ponto turístico da região. O apoio ao município de Martins rendeu a Gustavo Fernandes sucesso eleitoral no município. Ele recebeu 30,9% dos votos válidos na cidade. Na disputa pela Assembléia, o deputado estadual mais votado teve média de votação inferior a 4% em todo o estado. O recorde do filho do diretor do Dnocs, no entanto, foi registrado no município de Água Nova. Ele recebeu 51,3% dos votos válidos e em novembro de 2010 a cidade recebeu R$ 100 mil para a construção de uma passagem molhada, nome dado às pontes que ligam comunidades separadas por riachos.

Na lista dos convênios liberados em ano eleitoral também está recurso de R$ 150 mil para readequação de 40 casas em Alto do Rodrigues. A Controladoria-Geral da União (CGU) relacionou problemas na execução do convênio, como direcionamento de licitação e suspeita de desvio de recursos graças à utilização de empresas de fachada para realizar os serviços. Mesmo assim, eleitoralmente a proximidade do Dnocs com o município rendeu a Gustavo Fernandes desempenho de 22,2% entre os eleitores de Alto do Rodrigues.

Questionada pela reportagem, a assessoria de imprensa do DNOCS afirmou que "desconhece o favorecimento de municípios que ajudaram a campanha do Deputado Estadual Gustavo Fernandes."

Lista dos municípios favorecidos

Martins R$ 600 mil para a recuperação de sítio arqueológico 30,9% dos votos válidos.

Rafael Fernandes R$ 390 mil para passagens molhadas, em agosto de 2010 25,2% dos votos válidos São Paulo do Potengi R$ 390 mil para abastecimento de água, convênio firmado em setembro de 2010 4,7% dos votos válidos

São Bento do Norte R$ 351 mil para a construção de passagens molhadas, convênio firmado em agosto de 2010 12,2% dos votos válidos

Serra de São Bento R$ 341 mil para construção de passagens molhadas, convênio firmado em agosto de 2010 32,6% dos votos válidos Porto alegre R$ 341 mil para recuperação de açude, convênio firmado em junho de 2010 18,9% dos votos válidos

São João do Sabugi R$ 200 mil para pavimentação, repasse feito em dezembro de 2010 12,5% dos votos válidos Alto do Rodrigues R$ 150 mil para a realocação de 40 casas, em dezembro de 2010 22,2% dos votos válidos

Pilões R$ 130 mil para construção de passagem molhada, em dezembro de 2010 23,4% dos votos válidos

Água Nova R$ 100 mil para a construção de passagens molhadas, em novembro de 2010 51,3% dos votos válidos

Ceará-Mirim R$ 100 mil para a desobstrução de canal, em maio de 2010 8,7% dos votos válidos


 


Homem é preso e confessa ter estuprado enteada durante oito anos

Um homem foi preso nesta manhã de quarta-feira (25/1), no Novo Gama, suspeito de estuprar a enteada quando ela tinha 10 anos. Em depoimento à polícia, a vítima contou que durante oito anos sofreu abusos do padrasto, mas só agora, 11 anos depois, ela tomou coragem para denunciar.

Hoje com 21 anos, a jovem contou que na época em que aconteceu o primeiro abuso, foi até um posto de saúde com muitos ferimentos. Ela explicou que mentiu para a mãe na ocasião, dizendo que tinha sido violentada por um estranho, por medo do que o padrasto pudesse fazer.

Durante a investigação, a polícia conseguiu gravar um telefonema do suspeito para a enteada, em que ele relembrava os abusos cometidos. Ermínio está preso temporariamente no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) do Novo Gama. Ele foi detido quando chegava para trabalhar como pedreiro na construção de uma creche na cidade.

Ermínio Francisco Alves, de 67 anos, confessou os abusos. Para a polícia, ele disse que se sentia atraído pela menina. Como o crime aconteceu quando ainda vigorava a lei antiga para esse tipo de crime, ele será julgado por atentado violento ao pudor e não estupro de vulnerável, o que pode resultar em uma pena mais branda para ele.
Correio Braziliense

ISSO É SALTO ALTO

Voltando a pecar na armação das jogadas e nas conclusões, o América sofreu a segunda derrota consecutiva no Campeonato Estadual e despencou na tabela de classificação. O novo líder da competição é o Coríntians, que garantiu a vitória com gol de Felipe Espada no minuto final de jogo. A queda de produção da equipe pode provocar novas mudanças para o clássico de domingo contra o ABC.

As duas equipes realizaram uma partida tecnicamente muito fraca na etapa inicial, ainda que em momentos raros os dois goleiros trabalharam, Fabiano foi exigido em duas oportunidades criadas pelos caicoenses e apareceu bem para garantir o empate. O lance mais perigoso dos donos da casa ocorreu aos 19 minutos, quando Zé Maria escapou pela esquerda, cruzou e Ebinho de frente para o gol mandou pra fora.

O América apresentando o mesmo problema de falta de criatividade que prejudicou equipe na derrota para o Baraúnas, criou pouco, viveu de lances esporádicos e esbarrou nas seguras defesas de Deivid, sempre pegando chutes de fora da área. A melhor oportunidade da equipe ocorreu aos 43, quando Isac foi lançado por Xuxa, entrou na área, mas chutou para fora.

No segundo tempo o jogo ficou mais aberto, porém os donos da casa continuaram dominando as ações e tiveram as melhores chances de largar na frente. O América esbarrou na forte marcação e nem a velocidade de Soares, que entrou no lugar de Wanderley, foi suficiente para acabar com a apatia do seu setor ofensivo. No Galo, Felipe Espada deixou o banco para garantir a importante vitória para os caicoenses, aos 46, desviando de cabeça um escanteio cobrado por Lamar. Ele ofereceu o gol e a vitória a esposa, que está grávida.

Ficha técnica

Coríntians - 1

América - 0

Coríntians: David Lôbo; Eli Soares, Anselmo, Messinho e Índio; Emerson, Jozicley, Neto Maranhão (Felipe Espada) e Lamar (Fabinho); Ebinho (Lee) e Zé Maria. Técnico: Sérgio Gaúcho.

América: Fabiano, Mauro (Ferreira), Edson Borges e Zé Antônio; Fabinho, Ricarddo Baiano, Nata, Júnior Xuxa (Jairo); Isac e Wanderley (Soares). Técnico: Flávio Araújo.

Estádio: Marizão

Árbitro: Flávio Roberto

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Educação tem deficit de 5 mil vagas

No primeiro dia de matrícula para novos alunos na rede municipal de Ensino de Natal, a estimativa da Secretaria Municipal de Educação é de que a demanda reprimida, no ensino fundamental, chegue a 5 mil crianças. Isso representa 25% a mais em relação ao ano passado. Em 2011, 4 mil alunos ficaram fora da rede municipal, segundo dados da SME e da Promotoria de Justiça da Educação.
Alberto LeandroNo CMEI N. S. de Lourdes, em Mãe Luíza, uma placa já avisava aos pais de alunos, no fim da manhã de ontem, que não havia mais vagasNo CMEI N. S. de Lourdes, em Mãe Luíza, uma placa já avisava aos pais de alunos, no fim da manhã de ontem, que não havia mais vagas

Na educação infantil, a situação não é diferente. As matriculas seguem até a sexta-feira, 27, mas ontem, logo nas primeiras horas da manhã, as vagas já estavam praticamente esgotadas para o Berçário, que recebe crianças de até 2 anos, e para os níveis iniciais da Educação Infantil (1 e 2), que atende crianças de 2 e 3 anos. As zonas Norte e Oeste, segundo a promotora de Justiça da Educação, Zenilde Ferreira, concentram a maior demanda reprimida.

Em dois bairros visitados pela TRIBUNA DO NORTE, Mãe Luiza, na zona Leste, e em Felipe Camarão, na zona Oeste, não há mais vaga disponível para berçário e níveis iniciais da Educação Infantil. Ouvido pela TN, o secretário municipal de Educação, Walter Fonseca, reconhece que a situação é a mesma na maioria dos Centros Municipais de Educação Infantil - CMEIs.

O município tem uma rede de 74 unidades, que devem matricular perto de 13 mil crianças. Walter Fonseca não soube informar o número de novas vagas ofertadas para a Educação Infantil. Segundo ele, as unidades estão finalizando, simultaneamente, as matrículas de antigos e novos alunos. Nos CMEIs, o quadro de novas vagas estava fixado na frente das unidades desde a sexta-feira, 20, e foi, segundo os diretores, informado a SME.

Fonseca prometeu para a próxima segunda-feira divulgar a demanda em toda a rede de CMEIs; o número de crianças efetivamente atendidas e o excedente. Para muitas mães e pais, a noite da segunda-feira, 23, foi de longas filas e de angústia, na porta dos Centros. Quem não conseguiu vaga, apelou para o Conselho Tutelar.

Foi o caso das mães Jéssica Jordânia, 20, e Andreia dos Santos, 24, moradoras de Mãe Luiza. As duas recorrerem, na manhã de hoje, ao Conselho Tutelar da Zona Leste. Elas chegaram, por volta das 10h, no CMEI N. Sra. de Lourdes, em Mãe Luiza, com um requerimento do Conselho Tutelar. Foram recebidas pela diretora Ana Maria Guimarães de Araújo, que informou da indisponibilidade de vaga.

A reação delas foi imediata. "O conselho manda matricular, a escola diz que não tem e a gente que precisa deixar o filho num berçário para ir trabalhar, como vai fazer?", questionou Jéssica. Ela tem uma filha de 1 ano e nove meses e está em busca de vaga para o Berçário.

Andreia tem duas filhas. Só conseguiu vaga para uma delas, de 2 anos, matriculada no CMEI João Perestrello, em Mãe Luiza. Essa unidade não tem Berçário. Atende crianças de 2 aos 4 anos de idade. "Já bati várias creches. Para a que tem menos de 2 anos, não tem vaga em nenhum".

As duas chegaram a ir, na madrugada de ontem, por volta das 2h, ao CMEI Galdina Guimarães, ficaram na fila por quase cinco horas, mas não conseguiram pegar ficha. A diretora do CMEI N. Sra. de Lourdes afirmou que vai remeter ofício ao Conselho Tutelar justificando a falta de vagas na unidade.

Em Mãe Luiza, as 26 novas vagas oferecidas para Berçário pelos CMEI's N. Sra. De Lourdes (18) e Galdina Guimarães (8) esgotaram em menos de uma hora entre 6h e 7h. Em algumas unidades, ainda há disponibilidade de vagas apenas para o nível final da educação infantil. Mesmo assim são poucas. É o caso do CMEI Galdina Guimarães.

Às 10h de ontem, a unidade tinha apenas duas vagas em aberto, uma para o nível 3 (crianças de 4 anos) e outra para o nível 4 (crianças de 5 anos). Para esses dois níveis, a escola deve matricular 95 crianças [45, para o nível 3; e 50, para o nível 4], de acordo com a diretora Francigleide Pereira de Souza.

Ela disse que para o nível 2, o Centro matriculou quatro crianças excedentes e vai atender a todas. "Ao invés de 15, vamos ter 19 alunos na sala nesse nível". Milena da Silva, 19 anos, mora em Mãe Luiza. Tem duas filhas, de 4 anos e de 3 anos. Ontem, só conseguiu vaga para uma delas nesse CMEI. A mais nova deveria ser matriculada no nível 2, mas não há vaga disponível. "Vou procurar em outra creche, mas já sei que vai ser difícil. Aqui no bairro não tem mais vaga".

No CMEI N. Sra de Lourdes, o cartaz na porta da escola já anuncia "vagas esgotadas em todos os níveis". Depois do Berçário, o nível inicial (1), que abriu 30 vagas, foi o que teve maior demanda. "A todo momento chega algum pai à procura de vaga, mas nós temos um limite de alunos por sala e não podemos extrapolar", afirmou a diretora Ana Maria.

Academia de Hollywood anuncia lista do Oscar 2012

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou nesta terça-feira (24) a lista de indicados ao Oscar 2012.

O filme de Martin Scorsese "A Invenção de Hugo Cabret" lidera a lista, com 11 indicações da Academia, que vai revelar os vencedores no dia 26 de fevereiro, em Los Angeles.

Sergio Mendes e Carlinhos Brown concorrem ao prêmio de melhor canção original, pelo tema da animação "Rio".

Veja a lista completa de indicados:

Melhor filme
"Cavalo de guerra"
"O artista"
"O homem que mudou o jogo"
"Os descendentes"
"A árvore da vida"
"Meia-noite em Paris"
"História cruzadas"
"A invenção de Hugo Cabret"
"Tão forte e tão perto"

Melhor ator
Demián Bichir - "A better life"
George Clooney - "Os descendentes"
Jean Dujardin - "O artista"
Gary Oldman - "O espião que sabia demais"
Brad Pitt - "O homem que mudou o jogo"

Ator coadjuvante
Kenneth Branagh - "Sete dias com Marilyn"
Jonah Hill - "O homem que mudou o jogo"
Nick Nolte - "Warrior"
Max Von Sydow - "Tão forte e tão perto"
Christopher Plummer - "Beginners"


Melhor animação
"A Cat in Paris"
"Chico & Rita"
"Kung Fu Panda 2"
"Gato de Botas"
"Rango"

Melhor atriz
Glenn Close - "Albert Nobbs"
Viola Davis - "Histórias cruzadas"
Rooney Mara - "Os homens que não amavam as mulheres"
Meryl Streep - "A dama de ferro"
Michelle Williams -"Sete dias com Marilyn"

Melhor atriz coadjuvante
Octavia Spencer - "Histórias cruzadas"
Bérénice Bejo - "O artista"
Jessica Chastain - "Histórias cruzadas"
Janet McTeer - "Albert Nobbs"
Melissa McCarthy - "Missão madrinha de casamento"

Melhor roteiro original
"O artista"
"Missão madrinha de casamento"
"Margin Call"
"Meia-noite em Paris"
"A separação"

Trilha sonora original
"As aventura de Tintim" - John Williams
"O Artista" - Ludovic Bource
"A invenção de Hugo Cabret" - Howard Shore
"O espião que sabia demais" - Alberto Iglesias
"Cavalo de guerra" - John Williams

Canção original
"Man or Muppet", de "Os Muppets", música e letra de Bret McKenzie
"Real in Rio", de "Rio", música de Sergio Mendes e Carlinhos Brown, letra de Siedah

Garrett Maquiagem
"Albert Nobbs"
"Harry Potter"
"A dama de ferro"

Direção de arte
"O artista"
"Harry Potter"
"A invenção de Hugo Cabret"
"Meia-noite em Paris"
"Cavalo de guerra"

Fotografia
"O artista"
"Os homens que não amavam as mulheres"
"A invenção de Hugo Cabret"
"A árvore da vida"
"Cavalo de guerra"

Figurino
"Anonymous"
"O artista"
"A invenção de Hugo Cabret"
"Jane Eyre"
"W.E."

Diretor
Michel Hazanavicius - "O artista"
Alexander Payne - "Os descendentes"
Martin Scorsese - "A invenção de Hugo Cabret"
Woody Allen - "Meia-noite em Paris"
Terrence Malick - "A árvore da vida"

Documentário (longa-metragem)
"Hell and Back Again"
"If a Tree Falls: A Story of the Earth Liberation Front"
"Paradise Lost 3: Purgatory"
"Pina"
"Undefeated"

Documentário (curta-metragem)
"The Barber of Birmingham: Foot Soldier of the Civil Rights Movement"
"God Is the Bigger Elvis"
"Incident in New Baghdad"
"Saving Face"
"The Tsunami and the Cherry Blossom"

Edição
"O artista"
"Os descendentes"
"Os homens que não amavam as mulheres"
"A invenção de Hugo Cabret"
"O homem que mudou o jogo"

Melhor filme em língua estrangeira
"Bullhead" - Bélgica
"Footnote" - Israel
"In Darkness" - Polônia
"Monsieur Lazhar" - Canadá
"Separação" - Irã

Curta-metragem de animação
"Dimanche"
"The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore"
"La Luna"
"A Morning Stroll"
"Wild Life"

Curta-metragem
"Pentecost"
"Raju"
"The Shore"
"Time Freak"
"Tuba Atlantic"

Edição de som
"Drive"
"Os homens que não amavam as mulheres"
"A invenção de Hugo Cabret"
"Transformers: o lado oculto da lua"
"Cavalo de guerra"

Mixagem de som
"Os homens que não amavam as mulheres"
"A invenção de Hugo Cabret"
"O homem que mudou o jogo"
"Transformers: o lado oculto da lua"
"Cavalo de guerra"

Efeitos visuais
"Harry Potter"
"A invenção de Hugo Cabret"
"Gigantes de aço"
"Planeta do macacos"
"Transformers: o lado oculto da lua"

Roteiro adaptado

"Os descendentes"
"A invenção de Hugo Cabret"
"Tudo pelo poder"
"O homem que mudou o jogo"
"O espião que sabia demais"

Governo havia sinalizado seu “não” aos planos de carreira e salários

VOCÊ AINDA ACREDITA NESSE GOVERNO?
 - A constatação de que a governadora Rosalba Ciarlini não tende a implementar neste início de ano, diferentemente do que havia prometido, os planos de carreira, cargos e salários de grupos de servidores estaduais, feita nos últimos dias por líderes sindicais das diferentes categorias, levou ontem um dirigente de entidade representativa a dar um testemunho sobre um acontecimento premonitório.
Segundo conta, no penúltimo trimestre de 2.011, quando finalmente resolveu se reunir para tratar com dirigentes sindicais, em substituição aos secretários que até então a representavam neste não-diálogo, ou numa conversa que só visava empurrar o problema com a barriga, Rosalba fechou pessoalmente alguns acordos.
Foi assim no encontro com dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Indireta (Sinai), assistido a dois metros de distância da mesa em que as partes dialogavam, pelo agropecuarista e ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado, marido e principal conselheiro político de Rosalba.
Fração de segundos depois que Rosalba considerou o pacto celebrado e enquanto ela, sorrindo, apertava as mãos dos interlocutores, Carlos Augusto teria dito em voz alta que "o governo não concorda com este acordo".

Mercadante anuncia programa para estimular alfabetização infantil

VEJA O QUE PENSA O NOVO MINISTRO

O novo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nesta terça-feira, durante cerimônia de transmissão de cargo, que vai criar um programa para garantir a alfabetização de crianças na idade apropriada. De acordo com ele, o programa incluirá materiais didático adequado, avaliação permanente e mais recursos direcionados para o que chamou de “fase crítica do aprendizado”.
Leia também: Primeiro problema de Mercadante: faculdade do Prouni cobra o dobro de bolsista
“Temos que ter consciência que se uma criança não aprende a ler e a escrever até no máximo 8 anos de idade, todo processo de aprendizado futuro fica comprometido e o custo depois de você recuperar pedagogicamente esse aluno é muito, além do risco de perdermos essa criança e ela simplesmente abandonar a escola”, disse.
Leia também:
- Lula inicia campanha para Haddad em pleno tratamento
- Lula vira homenageado em posse na Esplanada
Mercadante também abordou, em seu discurso de posse, a questão da valorização do professor. Ele defendeu que as políticas precisam estar centradas nesse objetivo. “Não iremos a lugar nenhum sem bom professores, sem um magistério bem estruturado e motivado, desde a educação infantil até o ensino superior”, disse.
O ministro anunciou que o MEC quer criar políticas de incentivo para alocar os melhores professores nas escolas com baixo desempenho nas avaliações ou ainda aquelas localizadas na periferia dos grandes centros urbanos. Um dos mecanismos para recrutar esses professores, citado por Mercadante, é a Prova Nacional de Ingresso na Carreira Docente.
Veja também: Mercadante diz que regras do Prouni serão cobradas
O projeto, que já está sendo desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), será um concurso nacional para professores. Os profissionais interessados participarão da prova e as redes de ensino municipais e estaduais poderão contratar esses docentes sem a necessidade de que cada uma realize seu próprio concurso. Segundo ele, a proposta será discutida com as centrais sindicais.
“Nós sempre vamos trabalhar em um regime de responsabilidade compartilhada. As adesões são sempre voluntárias, mas nós temos visto que, nos bons programas, você tem a adesão dos prefeitos e governadores. Você trabalha isso de forma suprapartidária, educação permite isso”, disse. Mercadante também citou que o programa que já estava sendo preparado pelo MEC para melhorar a qualidade do ensino nas escolas do campo deverá ser lançado em breve.
Sobre as possíveis mudanças que serão feitas na equipe do ministério, o ministro disse que irá se reunir com o atual secretariado para avaliar quais alterações serão feitas a partir desta quarta-feira.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

APADRINHADO DO DEPUTADO HENRIQUE CAI FORA DO DNOCS

Dilma intervém no Dnocs e tira o cofre de Elias, agora acusado de favorecer o RN


Lendo as edições de hoje dos três principais jornais do país - Folha de S.Paulo, O Globo e O Estado de S.Paulo -, a gente fica sabendo que a temperatura continua alta, quase fervendo, no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) que tem como diretor-geral o potiguar Elias Fernandes Neto.

Vão se acumulando as denúncias, as suspeitas.

A Folha foi quem menos se atreveu no assunto, limitando-se apenas a contar que o comando do PMDB operou para evitar a demissão de Elias, indicado pelo líder do partido na Câmara, o também potiguar Henrique Eduardo Alves.

"Ao menos por enquanto", diz o jornal, o partido conseguiu reverter a decisão.

Já o Estadão vai mais longe e publica uma detalhada reportagem de Christiane Samarco informando que a presidente Dilma Rousseff manteve Elias no Dnocs, mas tirou o cofre dele e entregou o destino do norte-rio-grandense ao Tribunal de Contas da União (TCU).
"Caso o tribunal aponte irregularidades nas prestações de contas do diretor-geral, ficou acordado que ele mesmo deverá tomar a iniciativa de desocupar a cadeira e facilitar a vida do Palácio do Planalto, sem crises com o PMDB" - escreve a jornalista.

Mas coube ao O Globo a mais dura e incisiva matéria do dia, assinada por Roberto Maltchick, Gerson Camarotti e André de Souza. Eles tiveram acesso ao relatório de 252 páginas da Controladoria Geral da União (CGU) sobre o Dnocs e ficaram sabendo que os prejuízos "na gestão de pessoal e em contratações irregulares" chegam a R$ 312 milhões. E descobriram uma "concentração significativa" de convênios para ações preventivas de Defesa Civil no Rio Grande do Norte, estado de Elias e de seu protetor, o deputado Henrique Eduardo Alves. Segundo o jornal, "os auditores se surpreenderam com o rateio de R$ 34,2 milhões para a execução de convênios entre prefeituras e o Dnocs voltados a ações de Defesa Civil." Está escrito na reportagem que de 47 convênios, "37 contemplaram municípios do Rio Grande do Norte, que contrataram R$ 14,7 milhões." E muitos desses convênios, de acordo com a CGU, estão recheados de irregularidades, como pagamento a empresas com "ligações políticas, com sócios de baixa escolaridade e, inclusive, empresas não encontradas, indicando serem de fachada".

Elias e Henrique foram ouvidos pelo jornal e é claro que negaram qualquer irregularidade. O deputado e líder do PMDB reagiu assim: "Como que esse dinheiro (14,7 milhões), para atender a dezenas de municípios prejudicados por calamidades, pode ser favorecimento? Consegui esse dinheiro para o meu estado com muito sacrifício, com muita luta. É uma coisa simplória".

Simplória?

Henrique é um gozador...

Juiz condena 16 a prisão, multa e perda de cargos

SERÁ QUE A LEI VAI VALER?
Quase
cinco anos após ser deflagrado o cantado esquema de corrupção no âmbito
da Câmara Municipal de Natal (CMN), quando da votação do Plano Diretor
da cidade, em 2007, o saldo consolidado é de 16 condenados, entre eles
vereadores, ex-parlamentares, antigos funcionários da CMN e um
empresário do ramo imobiliário. A sentença do juiz da 4ª Vara Criminal
da capital, Raimundo Carlyle de Oliveira, prestigiou praticamente na
integralidade a denúncia do Ministério Público Estadual, que teve início
com um número considerável de promotores do Patrimônio Público mas
acabou solitariamente nas mãos de Afonso de Ligório Bezerra Júnior,
considerado atento e de olhar minucioso inclusive pela defesa dos réus. A
maior pena acabou no colo dos dois considerados mentores do esquema - o
ex-vereador Emilson Medeiros e o então presidente da CMN e atual
vereador, Dickson Nasser (PSB). A ambos foi imputada a liderança do
esquema no âmbito do legislativo natalense, sendo que Eminson foi
apontado como "chefe" do esquema.
Adriano AbreuCarlyle aponta que crimes são incompatíveis com cargos públicosCarlyle aponta que crimes são incompatíveis com cargos públicos

Dickson
e Emilson foram condenados por corrupção passiva nas penas do art. 317,
caput, § 1º do Código Penal, a mesma punição endereçada pelo
magistrados a outros 10 denunciados - os atuais e ex-parlamentares
Geraldo Neto, Renato Dantas, Adenúbio Melo, Edson Siqueira, Adão Eridan,
Aluísio Machado, Júlio Protásio, Aquino Neto, Salatiel de Souza e
Carlos Santos. Essa pena é direcionada a quem solicita ou recebe, para
si ou para outrem, vantagem indevida ou aceitar qualquer promessa para
tal. A acusação da qual estavam implicados os condenados tinha como
escopo o suposto pagamento de R$ 30 mil em troca da derrubada de três
vetos do então prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves.

No caso
de Emilson Medeiros e Dickson Nasser pesa ainda um agravante da pena. A
eles foi atribuída a infração ao art. 62 também do Código Penal em razão
de haverem ambos promovido e organização o crime. O empresário Ricardo
Abreu foi condenado enquanto corruptor. A ele foi atribuída a pena
estabelecida no art. 333 do mesmo código, o que quer dizer corrupção
ativa. O empresário foi absolvido, no entanto, junto com José Pereira
Cabral, João Hernandes e Joseilton Fonseca - estes últimos considerados
co-autores por, segundo o MP, haverem dissimulado a movimentação, a
origem e o destino da propina do crime de lavagem de dinheiro, ocultação
de bens, direitos e valores.

O juiz Raimundo Carlyle assinalou
que estavam presentes nos autos provas contundentes que incriminassem os
réus agora condenados. Mas entendeu não ser este o caso dos réus Edivan
Martins (atual presidente da CMN) e do ex-vereador Sid Fonseca, que foi
considerado o delator do esquema. "Inexistem provas que tenha aceitado
ou recebido vantagem ilícita para votar contra os interesses do
corruptor", afirmou o magistrado sobre Edivan Martins. Ele completou
ainda: "os diálogos interceptados demonstram, ilustrativamente, que a
tese do órgão acusador não se sustenta em elementos racionais de prova".

Sobre
Sid Fonseca, Raimundo Carlyle afirmou que o Ministério Público também
não logrou êxito ao considerá-lo culpado do crime de corrupção passiva.
"Ao denunciar, ainda que informalmente, um esquema criminoso de votação e
derrubada dos vetos do prefeito às emendas ao Plano Diretor de Natal, o
acusado agiu como um cidadão e parlamentar responsável, enfrentando,
inclusive, a ira dos seus pares", destacou.

Punições precisam ser confirmadas

Os
condenados da Operação Impacto Emilson Medeiros, Dickson Nasser,
Geraldo Neto, Renato Dantas, Adenúbio Melo, Edson Siqueira, Aluísio
Machado, Júlio Protásio, Aquino Neto, Salatiel de Souza, Carlos Santos,
Adão Eridan, Klaus Charlie, Francisco de Assis Jorge e Hermes da Fonseca
receberam do juiz Raimundo Carlyle uma das mais temidas punições: a
perda do cargo, função pública ou mandato eletivo.

"Verificado
que, pela extensão da gravidade dos crimes, é incompatível a permanência
dos aludidos réus em atividades ligadas à administração pública",
destacou. Ele determinou ainda, após transitada em julgado a sentença,
que seja oficiado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para fim de
suspender os direitos políticos dos condenados.

O juiz condenou
ainda à devolução de recursos apreendidos em poder de Geraldo Neto
(R$.77.312,00), Emilson Medeiros (R$.12.400,00) e Edson Siqueira
(R$.6.119,00). O montante totaliza R$.95.831,00. "Sendo efeito da
condenação a perda em favor da União do produto do crime ou de qualquer
bem ou valor que constitua proveito auferido pelo agente com a prática
do fato criminoso, decreto a referida perda", apontou o magistrado. O
empresário Ricardo Abreu foi condenado a pena de seis anos e oito meses
de reclusão em regime semi-aberto e ao pagamento da multa de 750
salários mínimos; Emilson Medeiros e Dickson Nasser devem cumprir o
período de sete anos e nove meses em regime semi-aberto e ao pagamento
de 150 salários minimos; os demais vereadores e ex-vereadores foram
condenados à pena definitiva de seis anos e oito meses e ao pagamento
150 salários-mínimos.

Os condenados poderão recorrer da decisão
do juiz de primeira instância. Enquanto os recursos estiverem em
tramitação, as punições não podem ser executadas.

Advogados afirmam que vão recorrer contra condenações

Os
advogados que representam os condenados na sentença da Operação Impaco
foram unânimes em afirmarem que recorrerão contra a sentença do juiz
Raimundo Carlyle, titular da 4ª Vara Criminal. Os advogados têm o prazo
de cinco dias para avisarem do recurso ao Tribunal de Justiça e oito
dias para apresentarem a apelação à Câmara Criminal do TJ, integrada por
quatro desembargadores.

Manguinhos ganha PAC, mas não tem polícia nem coleta de lixo

Das quatro áreas de urbanização do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nas favelas no Rio de Janeiro, Manguinhos é a única sem processo de pacificação. O Complexo do Alemão foi tomado pelas forças de segurança, em novembro de 2010, e está ocupado pelo Exército. A polícia entrou na Rocinha e manteve o Bope lá. Pavão-Pavãozinho/Cantagalo tem UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) desde dezembro de 2009.
Especial: PAC completa cinco anos e vira bandeira do governo Dilma para 2012
Manguinhos, porém, continua sob o domínio do tráfico e o abandono dos serviços públicos, presentes no resto da cidade. Os moradores reclamam de ausência de coleta de lixo, da iluminação precária, do esquecimento pela polícia e pelos Correios e da inexistência de cabos de telefonia – o que os impede de ter linha telefônica fixa, em pleno conjunto habitacional entregue pelo PAC em 2010.

Foto: Raphael Gomide
Biblioteca Parque de Manguinhos tem 27 mil títulos e recebe de 300 a 500 visitantes por dia

As obras estão previstas em R$ 671 milhões - valor só inferior ao quase bilionário PAC do Alemão. O governo federal repassou praticamente o total de sua parte, R$ 298 milhões, e o Estado aportou R$ 292,2 dos R$ 359 milhões previstos, segundo a Secretaria de Obras - restante cabe à prefeitura. A execução das obras, porém, anda em ritmo mais lento que a liberação de recursos.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Rita Lee anuncia aposentadoria dos palcos em show no Rio

A cantora Rita Lee afirmou, durante uma apresentação no Rio de Janeiro, que vai se aposentar dos palcos. O anúncio aconteceu na noite deste sábado (21), num show no Circo Voador. Segundo ela, o motivo é sua "fragilidade física".
Veja letras e ouça músicas de Rita Lee no Vagalume
"Quem me viu ontem pode bem atestar minha fragilidade física", escreveu em seu twitter, algumas horas depois. O afastamento, no entanto, é apenas de apresentações ao vivo. Ela não pretende parar de compor ou gravar música.
"Aposento-me de shows, da música nunca", afirmou, também no twitter. A cantora está trabalhando em um novo disco, que deve ser lançado ainda no primeiro semestre deste ano. Seu último disco de estúdio, "Balacobaco", é de 2003.
Leia também: Dez razões para não acreditar em shows de despedida
Rita Lee sofre de problemas na coluna. Em 2009, teve que fazer uma cirurgia de hérnia de disco e, em 2010, anunciou que precisaria ser operada novamente.

Foto: Jorge Rosenberg, especial para o iGAmpliar
Rita Lee
A cantora tem apenas mais uma apresentação agendada, segundo seu site oficial. O show será em Aracaju, Sergipe, no próximo sábado (28). A performance de ontem no Circo Voador marcou a estreia da artista na famosa casa de shows no Rio.
Nascida em 31 de dezembro de 1947, Rita Lee iniciou sua carreira musical nos anos 1960, com a banda Mutantes. Em 1973, deixou o grupo e iniciou sua carreira solo. Entre seus maiores sucessos, estão as músicas "Mania de Você" e "Ovelha Negra".

 
enviar por e-mail
Rita Lee anuncia aposentadoria dos palcos em show no RioAos 64 anos, cantora diz que não fará mais apresentações ao vivo por "fragilidade física"
* campos são obrigatórios
corrigir
Rita Lee anuncia aposentadoria dos palcos em show no RioAos 64 anos, cantora diz que não fará mais apresentações ao vivo por "fragilidade física"
* campos obrigatórios

Notícias Relacionadas



     


Escola Estadual Proefssora Ocila Bezerril

Hoje as 5 da manhã já havia gente em frente ao ocila para realizar matriculas

começam a partir de hoje as matriculas no ocila bezerril

Começam hoje e se estendeão ate 01 de fevereiro a matricula para quem desejar estudar na escol estadual professora ocila bezerril

23 a 27 matriculam-se os alunos antigos e os novatos para o ensino medio
de 30 /01 a 01/02 matriculam-se os alunos novatos para o ensino fundamental

domingo, 22 de janeiro de 2012

ASSALTO EM CAMPINAS SP

Uma quadrilha fez 13 pessoas reféns em um supermercado de Hortolândia, região de Campinas, no interior do Estado de São Paulo, na manhã deste sábado. Segundo informações da Polícia Civil, 12 funcionários que chegaram para trabalhar foram rendidos, por volta de 7 horas. Uma pessoa que passava pela rua também foi abordada e levada para dentro do local, no Jardim Amanda.

Quatro homens foram presos e permaneceram na delegacia da cidade na manhã deste sábado. Um revólver calibre 38 e uma granada de gás lacrimogêneo foram apreendidos.

De acordo com a polícia, a única pessoa ferida foi o gerente do estabelecimento, que levou uma coronhada na cabeça e foi levado para o Hospital Márcio Covas. Policiais informaram que os suspeitos queriam estourar o cofre do supermercado.

A polícia chegou ao local cerca de uma hora após o início da ação. Um integrante do grupo que estava armado fugiu.

SINTE É CONTRA O IMPOSTO SINDICAL

A direção do Sinte está solicitando às prefeituras que não descontem o Imposto Sindical dos Trabalhadores em Educação. A decisão é motivada porque o Sindicato considera legítimo o trabalhador fazer sua associação livremente. “A nossa categoria, quer seja no Estado ou nos Municípios é livre para fazer sua escolha. A imposição de se descontar de um dia de trabalho é para manter direções Sindicais que se acomodam frente à organização da categoria e de um projeto de classe.”, disse a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso.
A dirigente ainda falou sobre o fortalecimento do Sindicato, que para ela é o sinal mais visível de que só a liberdade de organização é que faz um sindicato ser verdadeiro. A direção do Sinte tem encontrado em algumas prefeituras a resistência dos gestores alegando que tal desconto é lei.
Sobre essa questão, veja o que o Superior Tribunal do Trabalho tomou como medida para um Sindicato que não é público. Para o serviço público, então é que se tem todas as condições de solicitar dos gestores a suspensão da contribuição assistencial.

Aumento dos gastos com folha ameaça prefeituras

 sufoco financeiro dos municípios brasileiros - e não é diferente no Rio Grande do Norte - deve se intensificar ainda mais com o reajuste de 14,13% no salário mínimo e do piso nacional dos professores, este possivelmente em torno de 22%. O vice-presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, destacou que os dois aumentos combinados deverão pendurar uma conta extra de quase R$ 8 bilhões nas Prefeituras. Ele alerta que as dificuldades para fechar os balanços orçamentários ocorrerão este ano devido aos impactos sobre as folhas de pagamento do funcionalismo e inclusive com o fantasma da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) batendo a porta.

"Os prefeitos são a favor de um salário mínimo generoso porque ajuda a economia, o país e a todos, mas um aumento de 14% quando a inflação foi de 6,5% preocupa muito os prefeitos", ponderou Jaime. Ele ressaltou ainda que a geração atual, que na sua opinião já está sacrificada por causa da crise financeira internacional encontrou os municípios (fomentadores de políticas locais) com a principal renda - no caso o Fundo de Participação dos Municípios - FPM - em uma situação caótica. "Houve uma queda [do FPM] em 2009, outra em 2010 e uma certa recuperação em 2011, que não foi suficiente", completou ele.

Os maiores problemas nos cálculos das Prefeituras, segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), deverão ocorrer no Nordeste, Norte, Centro-Oeste e parte de Minas Gerais, em cidades pequenas, onde a maioria dos servidores ganha o mínimo. "O aumento real do salário, desde o início do governo Lula (2003), já impactou as contas dos municípios em R$ 13,651 bilhões", disse em entrevista no início do mês o presidente da CMN, Paulo Ziulkoski. "Só no ano passado, foi R$ 1,3 bilhão mais, e em 2010, 1,7 bilhão", emendou ele.

A CNM está finalizando os cálculos para determinar com mais precisão o tamanho do rombo. Por causa do aumento do salário do ano passado, 650 cidades estouraram os limites de gastos com pessoal da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Ainda não há cálculos exatos para o que acontecerá este ano, depois que o mínimo, a partir de 1.º de janeiro de 2012, subiu de R$ 545 para R$ 622, mas o impacto não deve ser menor. Esse cenário tem chamado a atenção da Femurn, que já fala em mobilização. "Precisamos de alguma compensação porque caso contrário, além dos problemas financeiros habituais os prefeitos terão complicação com a LRF porque será inevitável o aumento do limite prudencial com a folha em crescimento e a arrecadação não correspondendo", opinou Jaime Calado.

A lei determina que os gastos do Poder Executivo Municipal com funcionalismo não podem ultrapassar 54% do total. A situação das Prefeituras na região Nordeste é considerava a mais grave. No Ceará, por exemplo, a média era de 36% dos funcionários ganhando o salário mínimo. No interior, chega a 60%. A estimativa da CNM é de que haja no País atualmente 5,380 milhões de servidores municipais. Só o aumento do salário mínimo expandirá a despesa de pessoal das prefeituras brasileiras em aproximadamente R$ 2,8 bilhões anuais.

Piso nacional dos professores tem reajuste

O prefeito Jaime Calado lembrou também que o reajuste do piso nacional dos professores é mais um fator motivo de preocupação porque também ampliará o número de cidades em dificuldades com a LRF em 2012. A estimativa da CNM é que a chaga atinja mais de 1 mil Prefeituras em todo o Brasil. O valor, que até o ano passado era de R$ 1.187,97 para 40 horas semanais de trabalho passa a ser de aproximadamente R$ 1.450, um aumento real de 22%. Os percentuais das folhas estão crescendo muito além do que a LRF permite, independente da vontade do prefeito. Além disso, nessa situação a capacidade de investimento, que é tão necessária, fica praticamente inexistente", alertou Jaime Calado.

Ele disse acreditar que o cenário aponta para uma extrapolação em massa o limite prudencial que já vem sendo difícil de manter principalmente nos municípios menores. "Os maiores tem outras fontes que eventualmente podem compensar, mas os pequenos ficam assim quase em um beco sem saída", observou o vice-presidente da Femurn. O reajuste do piso salarial dos professores seguiu a variação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O impacto no Brasil será de cerca de R$ 5 bilhões. "E este é um ano de fim de mandato. Não pode deixar restos a pagar", lembrou.

Outro problema apontado pelos representantes dos municípios é que a legislação obriga que um terço do tempo dos professores seja dedicado a atividades extraclasse, como, por exemplo, preparação de aulas. Isso, automaticamente, aumenta a necessidade de contratação de professores na mesma proporção, o que só nos municípios geraria um déficit de 300 mil profissionais.

Presidente da CNM alerta para influência na disputa eleitoral

As previsões da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), divulgadas semana passada, apontaram para redução de 12,5% no Fundo de Participação dos Municípios em janeiro, na comparação com dezembro passado. Essa receita é a mais substancial de muitas das Prefeituras do interior do Estado, sobretudo as que tem o coeficiente de número 0,6 (cidades que têm até 10.188 habitantes). São elas as mais prejudicadas quando o FPM não se projeta conforme o esperado.

Ainda de acordo com os números divulgados pela STN a previsão é de aumento de 23% em fevereiro, em relação a janeiro. E queda de 30% em março em relação a fevereiro. A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte já repassou aos prefeitos as previsões do STF e recomendou o máximo de cautela nos gastos. Um fato agravante, para o equilíbrio financeiro das prefeituras, já debilitado pelo comportamento oscilante do FPM durante todo 2011, é que janeiro é exatamente o mês de implantação do reajuste do salário mínimo.

Júnior Lucas, prefeito de São Bento do Norte, município com coeficiente 0,6 afirmou que ainda não encontrou um remédio específico para sanar o impasse ocasionado pela queda do FPM e reajustes salariais. "Estou tentando de tudo para encontrar uma solução, mas está difícil", enfatizou ele. O prefeito disse que uma possibilidade é reduzir o número de funcionários da Prefeitura. "Outra alternativa é a terceirização de alguns serviços. Tem algumas coisas que estamos vendo através do empreendedor individual, que tem uma carga tributária menor", assinalou.

Ele destacou que no caso de São Bento do Norte o último concurso público ocorreu há mais de dez anos, então existe hoje na cidade uma demanda considerável de de funcionários que trabalham através de vínculo de contratação temporária. Sobre a questão do limite prudencial da LRF, Júnior Lucas afirmou que prefere aguardar como as receitas vão se comportar para ter um panorama específico sobre a situação. Em São Bento do Norte, a arrecadação do ISS oriundo da implantação da energia eólica na cidade tem sido uma das principais válvulas de escape das finanças municipais.

O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, reforça que o aumento do salário mínimo e o reajuste no piso nacional dos professores deverão acrescentar uma conta extra bilionária nas contas das prefeituras em um ano de eleições municipais, com possível influência no pleito.