LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

sábado, 4 de maio de 2013

ACHADOS QUE DEIXAM OS CIENTISTAS CONFUSOS



Com o grande desenvolvimento da tecnologia e a criação de ferramentas como o Google Maps, por exemplo, muita gente acha que não há muitos segredos que ainda possam ser descobertos pelo homem. No entanto, alguns objetos realmente antigos ainda são misteriosos o suficiente para deixar os cientistas confusos.
Descobertas e criações variadas que foram investigadas por diversos estudiosos. Contudo, eles não conseguiram obter respostas sobre a procedência desses objetos e, em alguns casos, nem mesmo qual a utilidade deles. Você está preparado? Então, continue lendo.
1. As esferas cheias de segredo
Algumas décadas atrás, um grupo de minerados da América do Sul encontrou duas esferas no meio das suas escavações. Uma delas é feita de metal e conta com marcações que indicam o equador e linhas paralelas a ela. A outra é do mesmo formato e com as mesmas características, mas feita de uma substância esponjosa.
De acordo com a análise de cientistas, esses dois objetos têm 2,8 bilhões de anos, o que é uma marca realmente impressionante. Por conta da antiguidade dessas esferas, os estudiosos não conseguem saber que civilização as fez, nem o método usado para isso ou a utilidade que elas teriam.
2. Tecnologia perdida
Em 1900, um mecanismo feito de bronze foi retirado do mar, perto de uma ilha chamada de Antikythera. Em um primeiro momento, os estudiosos não identificaram nada de estranho, pois acharam que o objeto se tratava de um Astrolable, que era um instrumento utilizado por especialistas da Astronomia no século I. Contudo, uma observação mais detalhada constatou que esse mecanismo continha uma composição complexa de engrenagens, coisa que só deveria vir a existir em 1575. Apesar de estudos, não foi possível constatar quem fez algo tão desenvolvido há quase 2 mil anos atrás, nem como a tecnologia foi perdida ou a finalidade do objeto.
3. Viagem no tempo?
Em 1961, um casal estava caçando em uma montanha na Califórnia, até que acharam uma geode — formação mineral de segunda classe, sendo que eles poderiam vendê-la por um bom preço. Quando chegaram em casa, os dois decidiram abrir a pedra, já que ela é brilhante por dentro.
Por conta disso, eles acharam uma peça de cerâmica bastante estranha. Depois de estudos, ficou constatado que o objeto era uma vela de ignição datada de 1920. No entanto, para estar dentro de uma geode, seria necessário que a peça tivesse cerca de 500 mil anos, o que sugere uma possível viagem no tempo. No entanto, essa descoberta sumiu e mais nada foi constatado.
4. Várias esferas perfeitas
Na década de 1930, alguns homens, que estavam limpando terreno para plantações de banana na Costa Rica, acharam dezenas de esferas de pedra perfeitas. Havia uma variedade enorme de tamanho, sendo que algumas eram do tamanho de bolas de tênis até outras chegavam a pesar incríveis 16 toneladas.
Essas esferas foram claramente torneadas por trabalho humano, mas não se sabe quem as fez, o motivo por trás dessa iniciativa e nem mesmo o método utilizado para conseguir criar esferas tão perfeitas. E aí, você tem algum palpite?

5. Civilização antiga
Na década de 1990, alguns mineradores russos estavam atrás de ouro, mas eles acabaram achando uma quantidade grande de objetos de metais manufaturados, como os que você pode conferir na imagem acima. A princípio, não é nada de chamativo, já que você pode achar molas em praticamente qualquer lugar.
Contudo, cientistas constaram que esses objetos têm cerca de 100 mil anos — ou seja, bem antes das sociedades conhecidas começarem a trabalhar com o metal. Por conta disso, os estudiosos não sabem como eles foram feitos ou por quem, possibilitando a teoria de que uma civilização avançada e bem antiga tenha se perdido pela história.

É lógico que o mundo ainda esconde mais segredos, mas não seria possível colocá-los todos somente em uma lista. Por conta disso, se você tiver uma teoria para alguma dessas descobertas ou saiba de outros mistérios.

JUSTIÇA OBRIGA PREFEITURA DE CANGUARETAMA REINTEGRAR SERVIDORES

O município de Canguaretama terá mesmo que realizar a reintegração de servidores, que foram destituídos dos cargos, sob o argumento de impossibilidade de convocação de candidatos, diante de suposta proibição da legislação eleitoral.
O relator do processo, desembargador Amaury Moura, considerou que tal argumento não é suficiente para afastar o argumento da sentença inicial, a qual definiu que a suspensão das convocações, através da Portaria nº 21/2013-GP ocorreu em afronta ao estabelecido no artigo 73 da Lei nº 9.504/97.
A lei possibilita a nomeação de aprovados em concurso público desde que o respectivo processo seletivo tenha sido homologado antes do período de três meses do pleito eleitoral até a posse dos eleitos.
O desembargador também destacou que os candidatos já tinham sido devidamente nomeados e empossados pela Administração Pública Municipal, observados, para tanto, os Editais nº 19/2012, 20/2012 e 21/2012. “Devendo ser enfatizado, neste ponto, que a questão da ilegalidade de convocação de candidatos classificados fora do número de vagas previsto no Edital norteador do certame sequer foi abordada nas razões da decisão contestada”, esclarece o relator.
O relator ainda considerou que a portaria que suspendeu as convocações constituiu afronta aos princípios constitucionais do contraditório, do devido processo legal e da ampla defesa, fato esse, que, em conjunto com as provas dos autos, autoriza o atendimento ao pedido dos aprovados.

CHINESES SÃO PRESOS COM MERCADORIA CONTRABANDEADA EM CANGUARETAMA(BR101)

Do G1 RN

Dois chineses, ambos com 39 anos, foram presos por descaminho nesta sexta-feira (3) em Canguaretama, município a 67 quilômetros de Natal. A prisão foi confirmada em nota emitida pela Polícia Rodoviária Federal do Rio Grande do Norte (PRF).
Segundo a nota, os policiais apreenderam com a dupla "mercadorias de procedência estrangeira sem o devido desembaraço aduaneiro". Além dos produtos, a PRF apreendeu R$ 32.834,40 em espécie.
A prisão se deu durante fiscalização conjunta entre  equipes da PRF do Rio Grande do Norte e da Paraíba, no Km 174 da BR 101. Os chineses estavam em um carro com placas da Paraíba. Um dos estrangeiros estava sem visto de entrada no país.
A ocorrência foi encaminhada à Polícia Federal, em Natal. Os chineses foram autuados pelo crime de descaminho. O veículo, as mercadorias e o dinheiro estão apreendidos. G

ROBINSON DIZ TER APOIO DE CARLOS EDUARDO E WILMA


Em um estado onde nem as lideranças políticas, nem a própria governadora assumem disputar o Governo do Estado de 2014, o vice-governador do Estado, Robinson Faria é o primeiro pré-candidato assumido. E, por isso, está conquistando boa parte da oposição. Em entrevista nesta quinta-feira, por exemplo, Robinson confirmou já ter conquistado alguns apoios, entre eles, o da ex-governadora e atual vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, do PSB.
“Fui semana passada à Brasília e fui visitado por Wilma de Faria e Sandra Rosado (deputada federal do PSB). Conversamos sobre 2014 e eu voltei a perguntar a Wilma a possibilidade dela repensar sua candidatura (atualmente a deputada federal) e mudar o seu projeto e ser candidata a governadora. Ela afirmou que tinha até o projeto de ser senadora, mas governadora, ‘nunca mais’”, contou Robinson, em entrevista ao Jornal Verdade, da SimTV!.
Segundo o vice-governador, Wilma teria dito, também, que Robinson seguisse em frente com o projeto de ser governador que ele teria todo o apoio dela. O mesmo apoio, inclusive, que ele revelou ter do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, que é também presidente do PDT em Natal. O gestor municipal, que teve o apoio de Robinson na campanha de 2012, já teria revelado a ele (ainda não assumiu publicamente) que o apóia na eleição de 2014. “Carlos Eduardo já declarou várias vezes. O pai dele (Agnelo Alves, deputado estadual) também falou que votaria no meu nome para governador”, acrescentou.
O apoio mais difícil para formar “um bloco forte” para a disputa ao Governo do Estado tem sido, justamente, o do PMDB. Mas “apenas” pelo fato do partido continuar na base aliada da administração DEM e não pelo desejo peemedebista de disputar o pleito com uma candidatura própria. “Estive em Brasília semana passada, almocei com o Senador Garibaldi Alves, e à noite jantei com o deputado Henrique Alves. Ambos disseram a mim que não passa em nenhum momento a possibilidade de ser candidatos ao governo”, afirmou.
É importante lembrar que apesar de não ter esse objetivo, os dois têm sido os “nomes fortes” quando se fala na possibilidade dos partidos terem candidatura própria ao Governo do Estado em 2014. Garibaldi, porém, já teria dito que “não tem mais esse desejo” e Henrique “me revelou em Brasília que não (quer ser candidato a governador em 2014), pensa em ser candidato a reeleição (à Câmara)”, revelou Robinson.
Contudo, Robinson Faria se mantém confiante, uma vez que garante ter com Henrique uma relação de muita “amizade, admiração e respeito. E onde existe isso, pode evoluir para uma parceria política”. E, enquanto aguarda essa possibilidade, o vice-governador afirma que o objetivo é mesmo unir a oposição no Rio Grande do Norte, ou seja, vai buscar firmar alianças com o PT, PDT, PSB e PC do B.
E trabalha para buscar, claro, também, o apoio do povo. “Se eu me tornar governador será pela boa vontade do povo da rua”, afirmou ele, acrescentando que tem feito pesquisas que o confirmam como um “nome forte para o pleito”. “Sempre faço pesquisa, mas não tenho divulgado, mas me motiva para ir adiante”, revelou.

Robinson Faria e Wilma eram aliados até 2010
Robinson Faria pode até estar animado com o anuncio do apoio de Wilma de Faria, contudo, vale lembrar que a relação dos dois é formado por muitas “idas e vindas” e, também, promessas não cumpridas por parte da ex-governadora. Afinal, Robinson é hoje vice-governador, justamente, porque foi preterido do projeto de governador de Wilma em 2010, quando deixou o pessedista, que era tido como o principal nome para o Governo, de lado para apoiar Iberê Ferreira, vice-governador na época.
“Wilma não foi uma líder. Líder é quem tem posição de isenção e não escolhe candidato por conveniência privada. Faltou ela ser uma magistrada. Ela perdeu a essência de líder quando foi pequena ao colocar um candidato debaixo do braço e mostrar sua força contra três colaboradores que foram fundamentais para ela ser governadora do Estado. Vou ser vice porque fui expulso (da base da governadora). Poderia barganhar mil coisas, não estou fazendo isso”, afirmou Robinson, em 2010, quando se oficializou como candidato a vice-governador.
“O mais grave de tudo isso foi o comportamento, a imprensa é testemunha. Todos os sinais do governo foram para fortalecer o candidato Iberê. Foram tentando me esvair para que eu me tornasse candidato fraco e aceitasse de forma submissa apoiar Iberê Ferreira. Foi montada uma trama, ela (Wilma de Faria) colaborou com essa trama, que saiu do laboratório do vice-governador. O que Iberê tentou fazer o tempo todo foi me expulsar”, acrescentou ele.
A adesão de Robinson Faria ao projeto de Rosalba Ciarlini, no entanto, não durou muito. Quando ele decidiu integrar o PSD, foi também posto de lado pela governadora. Resolveu então deixar a pasta de Recursos Hídricos que ocupava na administração estadual e rompeu com Rosalba, continuando como vice-governa

sexta-feira, 3 de maio de 2013

RN: ESTADO CONVOCA MAIS 600 PROFESSORES

 A secretaria de Educação esta convocando 600 professores e suporte pedagógico aprovados no ultimo concurso publico, a prioridade são as escolas da Grande Natal.

O Diário Oficial do Estado publicou nesta sexta-feira (3) a lista de 600 professores e especialistas pedagógicos para atuar na rede estadual de ensino. Os profissionais foram aprovados no concurso que ofertou 3.900 vagas e até o momento 3.119 tinham sido convocas e 2.540 efetivamente nomeados.

Os convocados deverão entregar a documentação exigida em cinco pólos da secretaria, em Natal, Macau, Santa Cruz, Mossoró e Pau dos Ferros.

Veja a relação no link abaixo;

professores convocados

SINTE RN INFORMA AO JUIZ DESCUMPRIMENTO NO PAGAMENTO DO HORA EXTRA DO ESTADO

A direção do SINTE/RN por meio da Assessoria Jurídica do Sindicato informou ao juiz o descumprimento do pagamento do terço de hora atividade. Depois do estado não pagar as 16 horas de trabalho extra aos professores de sala de aula, fato que foi objeto da liminar proferida pelo desembargador Dr. Claudio Santos, o governo continua agindo como se nada devesse.
Na terça-feira (30) foi protocolada uma peça judicial dando ciência ao juiz e nesta quinta-feira (2) será feita uma visita para explicar ao magistrado que a direção do Sindicato já teve várias conversas com os secretários.
“Apesar do governo ter mostrado dificuldades operacionais para implantar na folha de abril, não haverá desculpas para fazer uma folha suplementar”, disse a coordenadora geral Fátima Cardoso.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

GOVERNO DO RN NÃO PAGA PROMOÇÃO HORIZONTAL A PROFESSORES

O governo mais uma vez foge de suas responsabilidades e não pagou as promoções horizontais. Após três anos de governo e três documentos com pontos não cumpridos, será que o governo espera que a categoria assista passivamente essa falta de compromisso e de respeito? A SEEC também não deu nenhuma satisfação sobre o assunto. “Não podemos deixar de denunciar este tipo de relação com a categoria. Exigimos respeito”, critica a coordenadora geral Fátima Cardoso.
“Com a independência de classe e com o perfil de diálogo que temos o que, no mínimo, deveria acontecer era uma relação de respeito. Certamente o governo acha normal fazer propaganda dizendo que está fazendo acontecer no RN enquanto a população vive as contradições e os efeitos de um governo que em crise permanente. Vende-se uma realidade inexistente, concluiu a sindicalista.

AMÉRICA E POTIGUAR (MOSSORÓ) VÃO DECIDIR CAMPEONATO POTIGUAR



O atacante Tiago Adan entrou no segundo tempo para fazer o gol do América, levar o clube à final e tranquilizar os torcedoresNuma rodada sensacional que levou a emoção dos torcedores até o fim das partidas, América e Potiguar acabaram se classificando para realizar a final da Copa Cidade do Natal (fase de volta do 2º turno do Estadual). Essa definição ocorreu apenas nos dez minutos final da rodada, por que antes disso chegaram a existir três probabilidades de decisões diferentes.

Quando marcou o seu gol aos 22 minutos do primeiro tempo, sobre o ASSU, o ABC esteve classificado primeiro para enfrentar o Potiguar, que empatava com o Santa Cruz e na ocasião caia para segunda colocação, com o alvinegro na liderança beneficiado pela vitória parcial do Alecrim no clássico contra o América. Essa configuração de final se estendeu até meados do segundo tempo, quando a roleta começou a girar de novo, primeiro com o Coríntians fazendo 1 a 0 no Baraúnas no estádio Nogueirão, mas os mossoroenses empataram logo em seguida e não demoraram muito para o Baru virar o placar e reconfigurar a final para um confronto caseiro contra o Potiguar.

A essa altura o América já havia empatado o jogo, mas continuava fora da final, até que aos 38 minutos do segundo tempo, o centro avante Tiago Adan, que havia saído do banco de reservas, marcou o gol da virada. Mas eis que o Santa Cruz, clube de pior aproveitamento no segundo turno, empata o confronto contra o Potiguar. Ai a final passou a ser entre América e Baraúnas, mas cinco minutos depois o alvirrubro mossoroense voltou a ficar na frente no placar e sacramentou a vitória. Nem o terceiro gol do Baraúnas e o segundo do ABC  mudaram mais essa configuração de final. 

CHUVA NÃO SIGNIFICA QUE O INVERNO 'PEGOU'



chuva oeste
O cenário no interior do Rio Grande do Norte mudou nas últimas semanas. A chuva que caiu em todas as regiões do Estado transformou a paisagem em poucos dias. O cinza da vegetação sem vida deu lugar ao verde que salta aos olhos, as nuvens surgiram e o cheiro de terra molhada anima os agricultores. À primeira vista, a impressão de que a severa estiagem deu uma trégua aos potiguares convence, porém essa ainda não é a realidade. As últimas chuvas amenizaram o sofrimento, mas não garantiram, por exemplo, o abastecimento dos reservatórios. Agricultores e pecuaristas temem que o período de chuvas seja muito curto e a “seca verde” castigue a produção.
A Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) registrou, até a última segunda-feira, um bom volume de chuvas em todo Estado. O maior acúmulo foi no município de Major Sales, a 427 quilômetros de Natal. Lá, o registro é de que já caiu 626,1mm de água. Na outra ponta da lista, está Japi, a 134 quilômetros da capital, onde choveu apenas 32,6mm. A chuva trouxe esperança para o homem do campo e foi a responsável pelo surgimento de pasto e sangria de pequenos açudes na região Oeste.
Mas as precipitações, até o momento, não chegaram a mudar de forma efetiva a realidade nos rincões do  Estado. Na última terça-feira, o Jornal TRIBUNA DO NORTE  percorreu parte do Seridó e região Central do RN e ouviu o relato de pecuaristas e agricultores. Há uma dualidade de sentimentos: esperança e medo. “A chuva deu uma aliviada. A gente não tinha nem onde levar o gado para comer. Agora, tem. Mas se não chover mais, tudo vai se perder”, resumiu Pedro de Brito, 49 anos, pequeno criador no município de São José do Seridó.
O criador estava, na manhã da última terça-feira, cuidando de oito cabeças de gado que comiam a vegetação rasteira que nasceu às margens da RN-288. “Vendi as outras nove cabeças de gado que tinha. Ficaram essas e escaparam por pouco. Não fosse as chuvas da semana passada, a coisa estava bem pior”, disse Pedro de Brito. Segundo a Emparn, em São José do Seridó, choveu 256 mm até a última segunda-feira.
O mato – conhecido como babuge – que nasceu recentemente é motivo de alegria, mas também de preocupação. Alguns animais passam mal depois de ingerir o alimento e é preciso cuidado para que eles não morram. “O gado, morto de fome, come muito a babuge. Às vezes tem lagarta no meio do mato e isso dá dor de barriga no gado”, explicou Pedro de Brito. Devido às dores, os animais deitam no chão. Alguns morrem

CAPRILES PEDIR INPUGNAÇÃO DA ELEIÇÃO VENEZUELANA

O governador do estado de Miranda, Henrique Capriles, anunciou hoje (1º) que pedirá amanhã (2) ao Tribunal Superior de Justiça (TSJ) da Venezuela a impugnação das eleições presidenciais realizadas em 14 de abril. Capriles foi derrotado pelo presidente Nicolás Maduro por uma diferença de 1,5% dos votos e alega que houve irregularidades no processo conduzido pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE).
“Esgotaremos as possibilidades institucionais, ainda que não confiemos nos entes do Estado. Temos certeza de que este caso terminará percorrendo cada país onde exista democracia, para que a comunidade internacional nos ajude a conseguir que a Justiça seja feita na Venezuela”, declarou em Chacal, capital de Miranda, durante concentração de eleitores da oposição neste Dia do Trabalho.

Capriles pediu ao CNE que a auditoria que será realizada a partir do próximo dia 6 também verifique os cadernos com os nomes dos eleitores que votaram nas sessões eleitorais, mas o conselho informou que o procedimento não poderá ser feito e que a auditoria contemplará os 46% das urnas que ainda não foram verificados.
Entre as irregularidades apontadas pelos oposicionistas, está a denúncia de que votos de pessoas que já morreram foram registrados. O processo eleitoral no país foi acompanhado por uma missão observadora da União de Nações Sul-americanas (Unasul) que, na ocasião, disse que o sistema venezuelano é “inviolável e cem por cento seguro”.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

GOVERNO DO RN CONVOCARÁ PROFESSORES ESTA SEMANA



A chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Educação, Yraguacy Araújo, confirmou que ainda esta semana será publicada a convocação de 600 professores concursados. Este ano já são mais de 2 mil professores convocados pelo Governo do Estado.
Yraguacy Araújo confirmou que 400 novos professores serão lotados na Grande Natal e os demais irão para os outros pólos, principalmente, em Angicos. “Ainda temos problemas na zona norte, em Extremoz, em Ceará-Mirim, com essa convocação resolveremos o problema”, observ

MONTANHAS VAI RECEBER MAQUINAS PARA PERFURAÇÃO DE POÇOS TUBULARES



O empenho do Governo do Estado para amenizar os efeitos da seca no Rio Grande do Norte teve mais uma conquista: a aquisição de máquinas para a perfuração de 120 poços tubulares. As máquinas farão um rodízio entre os 23 municípios associados à Amlap (Associação dos Municípios do Agreste Potiguar), que terão a responsabilidade de realizar a manutenção dos equipamentos, como despesas de combustível, canos e ferramentas para perfuração. A assinatura do termo de cooperação entre Estado e municípios aconteceu na manhã desta terça-feira (30), na sede da prefeitura de Várzea, a primeira cidade que receberá os poços.
A escolha da ordem das cidades foi feita por meio de um sorteio. Os municípios associados à Amlap vão receber duas máquinas perfuratrizes, uma para perfurar o sedimento e a outra para o cristalino. O Governo do Estado disponibilizará, além das máquinas, técnicos especializados para as ações.
A cerimônia de assinatura contou com a participação de diversos prefeitos, do secretário de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo, e do presidente da Amlap e também prefeito de Serrinha, Fabiano Teixeira, que agradeceu o empenho do Governo do Estado.
Na solenidade, a governadora Rosalba Ciarlini enfatizou a intenção de estar presente na assinatura do Termo. Segundo ela, este é um passo fundamental para garantir que no futuro os efeitos da estiagem sejam minimizados e não prejudiquem tanto o trabalhador rural. “Precisamos estar em um constante diálogo para podermos nos ajudar. Essa sintonia e essa ajuda mútua é que podem deixar o nosso RN maior e melhor”, afirmou.
A governadora ainda destacou o empenho do Governo do Estado na realização de ações estruturantes. “Já conseguimos recuperar, perfurar e instalar 530 poços no Rio Grande do Norte, um número ainda pequeno, mas que está fazendo a diferença nas comunidades rurais que tanto precisam da água. Vamos continuar com esse trabalho porque em breve vamos ter concretizado um sonho de 50 anos, que é a construção da barragem de Oiticica, uma obra que vai mudar a vida de milhares de potiguares e aliviar os efeitos da seca no nosso RN”.
Fazem parte da Amlap: Várzea, Espírito Santo, Jundiá, Montanhas, Riachuelo, São Tomé, Bom Jesus, Lagoa D’Anta, Passa e Fica, Serra de São Bento, Monte Alegre, Lagoa de Pedras, Serrinha, Boa Saúde, Passagem, Nísia Floresta, Senador George Avelino, Arêz, Goianinha, Tibau do Sul, Canguaretama, Vila Flor e Baía Formosa.

ESTUPRADOR É SOLTO POR FALTA DE VAGAS NA CADEIA

O agricultor Francisco Almir Galdino, de 22 anos, foi preso nesta segunda-feira (29) suspeito de ter estuprado uma menina de 11 anos. O crime aconteceu na cidade de Cerro Corá, a 128 quilômetros de Natal. O jovem, no entanto, continuará solto. “Ele não foi preso por que não foi pego em flagrante. E não pedimos a prisão preventiva porque não temos onde prendê-lo”, disse Raimundo Bezerra, chefe de investigações da delegacia de Currais Novos, responsável pelo inquérito que apura o crime.


O coordenador do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte, major PM Castelo Branco, disse que a decisão de prender ou não cabe à Polícia Civil. No entanto, ele admitiu que “a situação não é fácil”. Ele disse que "a Justiça interditou os Centros de Detenção Provisória de Caicó, Currais Novos, Mossoró, Assu e Pau dos Ferros. Além disso, a comarca de Natal está sob intervenção judicial. A Secretaria (de Justiça e Cidadania) precisa de autorização judicial para trazer presos de outras regiões do estado para capital". Ele também afirmou que "isso acaba atrapalhando bastante, pois o preso fica aqui ao mesmo tempo em que responde pelo crime em outra cidade”.
Mesmo assim, o major afirma que, se o delegado pedir a prisão, a Coordenadoria do Sistema Penitenciário irá solicitar autorização judicial para prender o suspeito em Natal dada a gravidade do crime.
A prisão
O agricultor foi preso depois que a Polícia Militar foi chamada ao Conselho Tutelar, onde uma menina de onze anos estava acompanhada dos pais. “Ele acusaram o rapaz de ter praticado atos sexuais com a criança”, disse o soldado Ferreira.

De acordo com a conselheira tutelar de Cerro Corá, Lucinéia Batista, a menina contou à mãe que mantinha um relacionamento com o rapaz. “Nós seguimos os procedimentos e levamos o caso para a polícia", informou. “Nós fomos até a casa do suspeito e o conduzimos à delegacia”, acrescentou o soldado.
Ainda de acordo com o policial, o suspeito confessou que teve relações com a menina duas vezes. “Ele disse que a menina gostava dele, que tinha mandado cartas, mas ela é uma criança”, ressaltou.
Na confissão do suspeito, documento que foi repassado ao G1 assinado pelo delegado Petrus Ferreira, o agricultor afirma que a menina é quem o chamava para se encontrar com ela e que eles tiveram relações sexuais por duas vezes.
Os pais da garota afirmaram à polícia que desconheciam a relação da filha com o homem e que, logo que tomaram ciência do fato, acionaram o conselho tutelar. Segundo o chefe de investigação Raimundo Bezerra, o jovem confessou que mantinha o relacionamento com a menina há cerca de dois meses. Ele disse que ela mandava recados para ele. Mas ela é uma criança muito pequena, ainda nem se formou fisicamente”, argumentou o investigador.
Ainda de acordo Bezerra, o suspeito não foi preso, primeiramente, por não ter sido pego em flagrante. “Também não pedimos a prisão preventiva porque o Centro de Detenção Provisória (CDP) está interditado pela Justiça. E as outras comarcas não recebem nossos presos”, afirmou Raimundo. “Não temos onde prendê-lo”, pontuou.

terça-feira, 30 de abril de 2013

BANCÁRIOS DO BANCO DO BRASIL CRUZAM OS BRAÇOS HOJE

BB

Os bancários de todo o país decidiram na noite desta segunda-feira (29) fazer uma paralisação nas agências do Banco do Brasil nesta terça, véspera do feriado do Dia do Trabalho, contra o novo plano de carreira do banco que segundo os sindicalistas fere direitos dos funcionários.
A paralisação acontecerá em todo o país.
Em São Paulo, a decisão foi tomada em assembleia do Sindicato dos Bancários realizada agora à noite. Também decidiram pela paralisação os trabalhadores de Alagoas, Bahia, Brasília, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rondônia e Roraima, entre outros.
Os bancários reivindicam a revisão do plano de funções, que, dizem, trouxe prejuízos aos empregados e reduziu as gratificações, entre outros problemas.
Desde fevereiro, o BB mudou o plano de carreiras, definindo basicamente dois tipos de cargo e jornada: os comissionados, que estão em cargos de confiança, com oito horas diárias, e os demais, com seis.

MAGISTERIO:PAGAMENTO DE INDENIZAÇÃO POR 1/3 DE ATIVIDADE DEVE SER PAGO ESTA SEMANA

O governo do Estado ainda não cumpriu a determinação judicial que beneficia os professores que estejam atuando em sala de aula durante ao terço da jornada destinado a atividades extraclasse.
A decisão foi publicada no último dia 09 e o Mandado de Intimação foi entregue no dia 12, com determinação de cumprimento imediato. O governo chegou a prometer que pagaria na folha de abril ou em folha suplementar.
Hoje(29), a coordenadora geral do Sinte-RN, Fátima Cardoso e o assessor jurídico Odilon Garcia, foram até a Secretaria de Educação para saber do andamento da questão.
Segundo a coordenadora Fátima Cardoso, a informação da Chefia de Gabinete é que ainda não foi concluída a listagem do segmento que terá direito à indenização: os professores em sala de aula. “A previsão deles é que essa listagem seja concluída hoje a tarde ainda. Mas só vamos sossegar quando o valor da indenização for depositado”, afirma Fátima.
O assessor jurídico do Sinte-RN, Odilon Garcia explica que, caso a decisão judicial não seja cumprida, o Secretário de Administração Alber Nóbrega, será responsabilizado judicialmente. “Pela Lei, ele é obrigado a determinar o pagamento, sob pena de pagar multa ou até mesmo prisão”, explica o advogado.

QUANTO GANHA UM PROFESSOR POR ESTADO

Uma das principais lutas dos trabalhadores da educação brasileira, a Lei Nacional do Piso do Magistério, promulgada em 2008 (Lei 11.738/08), ainda não é respeitada, na íntegra, por 22 estados, o que inclui o vencimento de carreira e a hora-atividade de no mínimo 1/3 da jornada de trabalho do professor.
O piso nacional refere-se a carga horaria de 40 horas semanais e alguns estados não aplicam a proporcionalidadae nem a redução de 1/3 da jornada.

para ver a tabela  clique  AQUI

BOLETIM DA EMPARN PREVE MAIS CHUVA PARA ESTA SEMANA


O boletim pluviométrico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) confirmou a incidência de chuva em todas as regiões do Rio Grande do Norte, durante o fim de semana. Entre às 7h da sexta-feira (26/04) às 7h do da segunda-feira (29/04), choveu em 70 municípios do Estado – dos quais em 15 as precipitações foram superiores a 32 milímetros. Os municípios onde que mais choveu foram: Extremoz, na Grande Natal (70,3 mm); Senador Georgino Avelino, no Leste potiguar (68,9 mm) e Nata (60,4 mm).

Segundo a Emparn, a previsão é de chuva também para os próximos dias, tanto na capital, quanto no interior do Estado. No final de semana, a região Oeste  registrou precipitações em 19 municípios, variando entre 1mm e 43,5mm; na região Central, em 13 com chuvas entre 1,3mm e 12,4 mm; no Agreste, em 22 cidades, com índices entre 10,5mm e 40mm e no Leste potiguar, em 16, com precipitações variando entre 22mm e 70,3 mm.

No Oeste, a chuva mais forte foi em Major Sales (43,5mm); na região Central, em Caiçara do Rio dos ventos (12,4mm) e no Agreste, em Jundiá (40mm). Entre a sexta-feira da semana passada e a manhã de ontem, foram  60,4 milímetros de chuva em Natal. Nas áreas mais periféricas da cidade, como aconteceu no bairro Bom Pastor, na zona Oeste, um caminhão caiu em um buraco aberto no asfalto. O acidente aconteceu na madrugada de ontem, na avenida Bom Pastor, próximo ao cruzamento com a Avenida Capitão Mor Gouveia.

As chuvas também provocaram transtornos a quem tentava trafegar pelas principais vias da cidade. Na BR-101 até o início da avenida Senador Salgado Filho, o trânsito ficou muito lento durante toda a manhã, prejudicando quem seguia da zona Sul por esta rota. Também houve dificuldade de tráfego na Avenida Prudente de Moraes, próximo ao cruzamento com a Alexandrino de Alencar, sentido Centro-Sul,  devido a grande quantidade de água empoçada em vários trechos.

De acordo com o motorista do veículo, Edmilson Liberato da Silva, 38, eram 3h30 e estavam chovendo muito quando ele sentiu o caminhão afundar no buraco. “Sorte que eu vinha em baixa velocidade”, exclamou. O peso do caminhão baú, que seguia com destino a Macau com um carregamento de ferro, fez com que o chão cedesse ainda mais, aumentando a cratera no meio da via. O trânsito no local sofreu interferência, provocando, inclusive, a mudança nas rotas de cinco linhas de ônibus, 01, 22, 59, 71 e 66. Edmilson Liberato contou que seu ajudante estava no banco do passageiro na hora do acidente e bateu a cabeça contra o para-brisas do veículo, mas não sofreu ferimentos.

O secretário de Defesa Civil de Natal, Osair Vasconcelos, confirmou que recebeu três chamados no fim de semana de pessoas que reclamavam de problemas provocados pela chuva. “No entanto, em nenhum deles houve grandes estragos”, garantiu o titular da Semdes. Um dos chamados foi para a Comunidade do Jacó, na zona Leste, onde estourou uma caixa de contenção da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

“Como o assunto era de competência da Companhia, os acionamos e eles foram resolver o problema”, informou Osair Vasconcelos. A comunidade é uma das 74 áreas de risco da cidade.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

ARIANO SUASSUNA FALA DO FORRÓ ATUAL

Ariano Suassuna falando do forró atual...

‘Tem rapariga aí? Se tem, levante a mão!’. A maioria, as moças, levanta a mão. Diante de uma plateia de milhares de pessoas, quase todas muito jovens, pelo menos um terço de adolescentes, o vocalista da banda que se diz de forró utiliza uma de suas palavras prediletas (dele só não, e todas bandas do gênero). As outras são ‘gaia’, ‘cabaré’, e bebida em geral, com ênfase na cachaça. Esta cena aconteceu no ano passado, numa das cidades de destaque do agreste (mas se repete em qualquer uma onde estas bandas se apresentam). Nos anos 70, e provavelmente ainda nos anos 80, o vocalista teria dificuldades em deixar a cidade.
Pra uma matéria que escrevi no São João passado baixei algumas músicas bem representativas destas bandas. Não vou nem citar letras, porque este jornal é visto por leitores virtuais de família. Mas me arrisco a dizer alguns títulos, vamos lá: Calcinha no chão (Caviar com Rapadura), Zé Priquito (Duquinha), Fiel à putaria (Felipão Forró Moral), Chefe do puteiro (Aviões do forró), Mulher roleira (Saia Rodada), Mulher roleira a resposta (Forró Real), Chico Rola (Bonde do Forró), Banho de língua (Solteirões do Forró), Vou dá-lhe de cano de ferro (Forró Chacal), Dinheiro na mão, calcinha no chão (Saia Rodada), Sou viciado em putaria (Ferro na Boneca), Abre as pernas e dê uma sentadinha (Gaviões do forró), Tapa na cara, puxão no cabelo (Swing do forró). Esta é uma pequeníssima lista do repertório das bandas.
Porém o culpado desta ‘desculhambação’ não é culpa exatamente das bandas, ou dos empresários que as financiam, já que na grande parte delas, cantores, músicos e bailarinos são meros empregados do cara que investe no grupo. O buraco é mais embaixo. E aí faço um paralelo com o turbo folk, um subgênero musical que surgiu na antiga Iugoslávia, quando o país estava esfacelando- se. Dilacerado por guerras étnicas, em pleno governo do tresloucado Slobodan Milosevic surgiu o turbo folk, mistura de pop, com música regional sérvia e oriental. As estrelas da turbo folk vestiam-se como se vestem as vocalistas das bandas de ‘forró’, parafraseando Luiz Gonzaga, as blusas terminavam muito cedo, as saias e shortes começavam muito tarde. Numa entrevista ao jornal inglês The Guardian, o diretor do Centro de Estudos alternativos de Belgrado. Milan Nikolic, afirmou, em 2003, que o regime Milosevic incentivou uma música que destruiu o bom-gosto e relevou o primitivismo est tico. Pior, o glamour, a facilidade estética, pegou em cheio uma juventude que perdeu a crença nos políticos, nos valores morais de uma sociedade dominada pela máfia, que, por sua vez, dominava o governo.
Aqui o que se autodenomina ‘forró estilizado’ continua de vento em popa. Tomou o lugar do forró autêntico nos principais arraiais juninos do Nordeste. Sem falso moralismo, nem elitismo, um fenômeno lamentável, e merecedor de maior atenção. Quando um vocalista de uma banda de música popular, em plena praça pública, de uma grande cidade, com presença de autoridades competentes (e suas respectivas patroas) pergunta se tem ‘rapariga na plateia’, alguma coisa está fora de ordem. Quando canta uma canção (canção?!!!) que tem como tema uma transa de uma moça com dois rapazes (ao mesmo tempo), e o refrão é ‘É vou dá-lhe de cano de ferro/e toma cano de ferro!’, alguma coisa está muito doente. Sem esquecer que uma juventude cuja cabeça é feita por tal tipo de música é a que vai tomar as rédeas do poder daqui a alguns poucos anos.

Ariano Suassuna

domingo, 28 de abril de 2013

MUNICÍPIOS POTIGUARES RECEBERÃO COMPLEMENTAÇÃO DO FUNDEB

Os Municípios do Rio Grande do Norte voltam a ter os valores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) referentes à complementação da União foram reajustados.

Os valores foram divulgados na quinta-feira, 25 de abril, no Diário Oficial da União (DOU), por meio da Portaria 344/2013. O  reajuste será de apenas crédito nas contas do Fundeb, e beneficia 1.923 Municípios de dez Estados, com o montante superior a R$ 1,3 bilhão.
Além do Rio Grande do Norte os Municípios que receberão os recursos da complementação da União ao Fundeb são dos Estados de: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí.
A CNM recomenda que os gestores municipais tomem conhecimento dos lançamentos a crédito nas contas, e reorganizem o planejamento municipal da área da Educação.
Confira o valor do ajustes a crédito dos Municípios do RN  AQUI

SECA:DEFESA CIVIL RECONHECE ESTADO DE EMERGENCIA PARA JUNDIÁ E MONTANHAS


Jundiá/RN (Foto: catandonoticias)
A Secretaria Nacional de Defesa Civil reconheceu situação de emergência em 30 municípios, em nove estados do país, afetados pela seca e pelas chuvas. A Portaria nº 54 entra em vigor hoje (26) e, a partir do reconhecimento da situação pelo governo federal, os municípios podem solicitar ajuda financeira ao governo federal. Duas cidades do Rio Grande do Norte estão na lista, Montanhas e Jundiá.
Os dois municípios do estado entraram na lista em virtude da seca, que também atingiu dois municípios de Alagoas, cinco da Bahia, dois do Piauí e seis de Minas Gerais. Já as inundações e chuvas intensas atingiram um município do Amazonas; um de Goiás, quatro de Mato Grosso, três de Mato Grosso do Sul, um de Minas Gerais e três do Paraná.
As situações de emergência estabelecem uma situação jurídica especial que permite o atendimento às necessidades temporárias de interesse público, ou seja, resposta aos desastres, reabilitação do cenário e reconstrução das áreas atingidas. Os municípios que precisam receber recursos de reconstrução para áreas destruídas por desastres devem apresentar um plano de trabalho no prazo de 90 dias da ocorrência do desastre.
Para aquisição de cestas básicas, medicamentos, fornecimento de aluguel social e implantação de obras provisórias, os municípios devem aderir ao Cartão de Pagamento de Defesa Civil (CPDC).

ENTRADA DE MONTANHAS

SAIDA(ZONA RURAL/JACARÁU)

CLÁSSICO "O PEQUENO PRÍNCIPE" COMPLETA 70 ANOS

Era uma vez um menino que vivia num castelo, como um rei. Sonhava em voar e inventava bicicletas com asas. Cresceu, virou piloto de avião e passou a reinar pelos céus.
Deixou um herdeiro: um principezinho cheio de ensinamentos, personagem de um dos livros mais famosos do mundo, "O Pequeno Príncipe", que completa 70 anos neste mês.
Quem escreveu essa história foi o francês Antoine de Saint-Exupéry. Ele foi piloto aventureiro, daqueles que fazem manobras arriscadas, e escritor de livros para adultos, como "Voo Noturno".
Mas ficou conhecido mesmo como o pai do Pequeno Príncipe, herói de uma fábula (história em que animais falam) ilustrada por aquarelas também criadas pelo autor.
O principezinho nasceu bem antes de 1943, quando virou livro. A figura do menino aparece em muitas correspondências, cadernos e até guardanapos de papel.
Ficou um tempão rondando a cabeça do autor. Contam que certa vez, enquanto rascunhava um garoto na toalha de um restaurante, um amigo lhe perguntou o que desenhava. O autor respondeu: "Apenas o garoto que existe no meu coração".
Para conhecer mais a história do criador e da criatura de "O Pequeno Príncipe", a designer Sheila Dryzun andou por desertos, vasculhou bibliotecas e conversou com familiares do piloto. "A história do personagem é a própria vida do autor."
Ela conta que há semelhanças entre a rosa (personagem do livro) e a mulher do escritor: eram caprichosas e, vaidosas, passavam horas se arrumando. Também relaciona a raposa que o príncipe encontra no deserto e a que Saint-Exupéry relatou ter visto quando sofreu um acidente de avião.
Outra coincidência entre o principezinho e o escritor é lembrada pela pesquisadora: ambos desapareceram misteriosamente.
No livro, o pequenino some da Terra depois de um encontro com a serpente. Na vida, o autor desaparece em uma missão aérea um ano depois de lançar "O Pequeno Príncipe".

Reprodução
Ilustração do livro "O Pequeno Príncipe"
Ilustração do livro "O Pequeno Príncipe"
200 LÍNGUAS
Em sete décadas, "O Pequeno Príncipe" foi traduzido para mais de 200 línguas. No Brasil, segundo a editora, a obra vende 300 mil exemplares por ano --um livro costuma ser publicado com 3.000 exemplares e muitas vezes demora anos para que esse total seja vendido.
É ou não é resultado para impressionar qualquer "pessoa grande"? (O livro diz que os adultos gostam mais de números do que de outras características mais importantes).
Conheça a curiosa história do príncipe e de seu "pai".

Editoria Arte/Folhapress/Editoria Arte/Folhapress

Editoria de Arte/Folhapress/Editoria de Arte/Folhapress