LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

quinta-feira, 24 de maio de 2012

MESMO SEM GREVE TEM ALUNOS SEM AULAS NO RN

Com 2.500 profissionais à espera de convocação e alunos estudantes sem aulas em toda rede por falta de professor, o descaso do Governo com a Educação é crescente e está cada vez mais exposto. “A angústia da comunidade escolar não está sendo percebida nem pelo Ministério Público, nem pela Secretaria de Educação.”, avalia a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso.
Esta situação merece que se destaquem alguns pontos. Primeiro o governo anunciou que havia mais de 1,7 mil professores fantasmas no quadro e decidiu procurá-los. Destes, foram encontrados mais de 1,4 mil. Alguns estavam falecidos, outros aposentados, outros haviam sido readaptados ou cedidos a convênios e assim por diante. A convocação dos novos profissionais seria feita a partir desse levantamento e da demanda que se constatasse. Mas não é isso que se vê.
Em segundo lugar, há mais probabilidade que a situação piore, se for considerada a lentidão e falta de interesse do Governo e da Justiça. “O Ministério Público afirma que este ano será pior que o de 2011. Mas ouvimos esta declaração de forma muito serena, já que até agora não houve greve e a irregularidade das aulas se mantém, revelando o desrespeito do Governo com a Educação. Ou seja, não dá para o poder público dizer que a greve é a causa dos problemas da educação.”, disse a sindicalista.
Para a dirigente, as medidas que a Promotoria está tomando são insuficientes e a principal ação a ser executada para se garantir a normalidade das aulas é a convocação imediata dos aprovados no concurso. Vale lembrar que dos mil convocados, cerca de 20% solicitou reclassificação e o Governo já deveria, portanto, ter feito a reposição. A direção do SINTE vai continuar cobrando ao Ministério Público e ao Governo uma solução para a normalização das aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário