LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

sábado, 6 de abril de 2013

ÍNDIOS PODEM PERDER SUAS TERRAS EM SAGI -BAIA FORMOSA



Na Praia de Sagi em Baía Formosa, a 101 quilômetros de Natal, está localizada a Fazenda Pituba, lar dos descendentes dos Índios Potiguaras que batizaram o local de aldeia Sagi-Trabanda. São 75 hectares de paisagem natural, onde atualmente vivem 43 famílias. Mas a tribo corre o risco de ser retirada do local, já que um empresário moveu uma ação de reintegração de posse, afirmando ter comprado da área. A Justiça deu ganho de causa ao empresário, uma vez que a Fundação Nacional do Indio (Funai) não confirmou a presença de índios nas terras em questão.

Segundo o cacique Manoel Leôncio, a sobrevivência da tribo vem da agricultura e da pesca há mais de 100 anos. Mesmo com traços diferente de outros povos indígenas, eles se esforçam para manter as tradições, repassando as danças e os cantos de geração para geração. 

Em 13 de março, a juíza Daniela do Nascimento Cosmo, da comarca de Canguaretama, determinou a reintegração de posse ao empresário e presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis, Waldemir Bezerra.

 “Eles disseram que compraram a terra há sete anos. Como pode, se eu moro aqui há 28 anos. Quem é o verdadeiro dono da terra, que comprou a terra há sete anos ou quem vive aqui há 28 anos", questionou Osmar Jerônimo, descendente de índio.
No cemitério da aldeia, seu José Amaro mostrou onde estão enterrados os irmãos. Um deles nascido em 1911 na aldeia Trabanda. Para o descendente, é a prova  de que habitam a região há cerca de um século. “Agora eles querem tirar a gente do nosso lugar", lamentou Amaro da Silva, descendente de índio.

Para o empresário, a decisão judicial é a prova da legalidade da posse das terras, e da falta de provas de que os moradores da região são descendentes indígenas. Mesmo com a decisão desfavorável, os índios garantem que irão continuar lurando lutar pelo direito de permanecer nas terras onde nasceram.

"Estamos esperando um documento chegar de Brasília pra gente poder entrar em ação. Enquanto não chegar estamos esperando ajuda. Daqui a gente não vai arredar o pé de jeito nenhum", finalizou Manoel Leôncio, o cacique da tribo.

POLICIA ENCONTRA OSSADA QUE PODE SER DE ELIZA SAMUDIO


No VNT do G1 RN
Corpo foi encontrado na zona rural de Nova Serrana
(Foto: Christyam de Lima / Jornal Agora)
Um exame de DNA que ficará pronto na próxima semana poderá confirmar se uma ossada encontrada no dia 30 de janeiro em Nova Serrana, no Centro-Oeste do estado, é da modelo e ex-amante do goleiro Bruno, Eliza Samudio, desaparecida desde junho de 2010. O caso está sendo investigado pelo delegado da cidade, Rodrigo Noronha, que trabalha a partir das características semelhantes às do corpo de Eliza.
Segundo o delegado, após terem encontrado a ossada, a primeira hipótese foi de que ela seria de alguma mulher desaparecida na região, porém, a polícia mudou de ideia depois da divulgação de um laudo do Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte, que apresentava características parecidas com as de Eliza. “Ela calçava 37 e o crânio apresentava sinais de golpe. E o que também chamou a atenção foi a ausência de alguns membros”, afirmou.
A ossada estava enterrada em um buraco com profundidade de aproximadamente seis metros. O local fica dentro de uma propriedade particular à beira de uma estrada vicinal que fica a 800 metros da MG-423. “Quando encontraram os ossos faltavam as duas mãos e um braço completo. Junto com a ossada também haviam vestes femininas, uma sandália rasteirinha tamanho 37 e um cinto. Ainda tinha um tecido que não soubemos precisar se era uma saia ou se era uma blusa”, contou o delegado.

TRE RN REALIZA ELEIÇÕES PARA PREFEITO HOJE EM DUAS CIDADES



O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte – TRE/RN está na fase final dos preparativos para a realização das duas eleições suplementares que acontecem neste domingo, 7, nos municípios de Caiçara do Rio do Vento e Serra do Mel.
O horário de votação é o mesmo das eleições de 2012, ou seja, das 8h às 17h. Quem não puder comparecer à votação deve justificar a ausência. Na véspera, a partir das 7h será iniciada a instalação das sessões eleitorais.
O município de Serra do Mel, que pertence a 34ª. Zona Eleitoral, conta com 9.033 eleitores que serão distribuídos em 34 sessões eleitorais (duas conjugadas) e 32 urnas. Dois candidatos disputam o pleito: Fabio Bezerra de Oliveira (Fabinho), da coligação “Serra do Mel de Todos”, integrada por PMDB/PP/PR e Francisca Rodrigues Costa (Dona Francisca), da coligação “A mudança é pra valer, essa mudança inclui você”, composta de PT/PTB/PCdoB.
Já Caiçara do Rio do Vento, que pertence a 17ª. Zona Eleitoral tem 3.449 eleitores e contará com 12 urnas distribuídas em 12 sessões. Dois candidatos estão na disputa: Arnaldo Aciole de Lima, do PMDB e Conceição de Maria Gomes Lisboa Rocha (Ceiça), apoiada pela coligação “Unidos por uma Caiçara melhor”, integrada por PR/PSDB/DEM/PSD/PP.
O que provocou a eleição suplementar de Serra do Mel foi o fato do candidato Manoel Cândido da Costa ter o registro indeferido por não apresentar a Certidão de Quitação Eleitoral em razão de não ter prestado contas do pleito de 2006.
Já em Caiçara do Rio do Vento, o candidato Felipe Muller teve registro indeferido pelo fato do seu pai ter exercido o cargo de prefeito por dois períodos consecutivos, o que contraria a Constituição Federal por caracterizar um terceiro mandato por pessoas pertencentes a um mesmo grupo familiar.

BANDIDOS ASSASSINAM DEFICIENTE FISICO


Por Sérgio Costa
Fotos: Cedida
A noite desta quinta-feira (4) foi de violência na Grande Natal, com quatro crimes de homicídio. Um deles aconteceu na cidade de Macaíba, onde um deficiente físico foi assassinado na calçada de uma casa, quando estava sentado em uma cadeira de rodas.
A vítima, que ainda está como não identificada no Instituto Técnico-Científico de Polícia, estava sozinho da residência, localizada na rua Governador Dinarte Mariz, quando foi surpreendido por homens armados. Os criminosos se aproximaram do deficiente e atiraram na cabeça dele.
Pelo menos dois tiros foram efetuados, matando o homem no local onde estava. A vítima chegou a cair da cadeira de rodas e ficar no chão da calçada. Informações repassadas pela polícia dão conta que o deficiente físico posse ter sido vítima de um acerto de contas, no entanto, ainda não se sabe a motivação.
 

ROSALBA PODE DEIXAR O DEM PRA SE ALIAR A DILMA


Pela segunda vez em poucos dias a Governadora Rosalba Ciarlini, do DEM, anuncia publicamente a sua intenção de no próximo ano votar na reeleição da Presidente Dilma Rousseff, do PT, para Presidente da República.
A cidadã Rosalba Ciarlini vota em quem bem desejar e acreditar.
A Governadora Rosalba Ciarlini tem lá alguns limites no movimento político eleitoral.
Ela é do DEM, presidido nacionalmente pelo Senador José Agripino, seu aliado regional e um dos líderes da oposição ao Governo Federal.
Dificilmente, nas atuais condições de temperatura e pressão, a Governadora faria este movimento mais à esquerda sem contrariar profundamente o seu partido e seu aliado histórico.
Além de todas as restrições e barreiras da legislação.
A não ser que a Governadora esteja informada do que pode acontecer na anunciada reforma política que a Câmara Feederal que votar ainda este mês.
E começa a amolecer as resistências.
Se vier a “janela” ela pode deixar o DEM e assumir o comando do PTB no RN.
Aí estará num partido da base aliada de Dilma Roussef.
O PTB, inclusive, está neste momento negociando espaços maiores na estrutura do Governo Federal.
Não é demais lembrar que o PTB agora é presidido nacionalmente por Benito Gama, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do Governo de Rosalba Ciarlini.
Somente com esta mudança, pra não causar constrangimento maior, é que a migração torna-se possível.
E aí subir no palanque, defender e votar no Governo do PT será um ato natural.
Aposto que bem aceito.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

EDUCAÇÃO:ESTADO DO RN JÁ DISCUTE A IMPLANTAÇÃO DE 1/3 DE HORA ATIVIDADE



Entre as atividades da agenda intensa da última terça-feira (26), a direção do SINTE/RN reuniu-se com dirigentes da SEEC para discutir a implementação do terço de hora atividade na rede estadual.
A expectativa do Sindicato era da existência de uma proposta para implantar o benefício neste primeiro semestre, já que é uma divida que se arrasta desde a aprovação da lei em julho de 2008. A direção do SINTE/RN foi indagada sobre a percepção do cálculo e sobre o entendimento se o não comparecimento do profissional no dia do planejamento implica na aplicação de falta.
Sobre o primeiro ponto a resposta foi contundente: o profissional tem direito a quatro dias na semana com os estudantes e um dia de trabalho na semana para planejar na escola durante o seu turno de trabalho.
Sobre a segunda questão, o SINTE/RN entende que no dia do planejamento se o profissional não comparecer deve-se colocar falta. A direção do Sindicato respondeu que, exceto a falta justificada por documento, esse é um dia normal de trabalho e deve ser tratado como os outros.
Não houve contestação das idéias apresentadas pelo SINTE/RN até porque a regra tem sido geral e os tribunais não tem posto em dúvida a forma do cálculo. 

PASTOR VOLTA CHAMAR AFRICANOS DE AMALDIÇOADOS



Em defesa protocolada no STF (Supremo Tribunal Federal), o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) reafirmou que paira sobre os africanos uma maldição divina e procurou justificar a fala com uma afirmação que, publicamente, tem rechaçado: a de que atrelou seu mandato parlamentar à sua crença religiosa.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara é alvo de inquérito no STF por preconceito e discriminação por uma declaração no microblog Twitter.
Em 2011, ele escreveu que "a podridão dos sentimentos dos homoafetivos leva ao ódio, ao crime, à rejeição".
Na época, Feliciano também postou que africanos são amaldiçoados pelo personagem bíblico Noé. "Isso é fato", escreveu no microblog. O post depois foi deletado.
Manifestantes protestam contra Marco Feliciano do lado de fora da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados em 3 de abril
As declarações provocaram protestos que tomaram conta de redes sociais e das sessões da comissão. A Procuradoria Geral da República, o denunciou ao STF --onde também responde a uma ação acusado de estelionato.
Feliciano é acusado de induzir ou incitar discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, sujeito a prisão de um a três anos e multa. Não existe tipificação penal para homofobia.
Em sua defesa no STF, protocolada no dia 21, Feliciano diz que não é homofóbico e racista. Reafirma, porém, a sua interpretação de que há a maldição contra africanos.
"Citando a Bíblia [...], africanos descendem de Cão [ou Cam], filho de Noé. E, como cristãos, cremos em bênçãos e, portanto, não podemos ignorar as maldições", afirmou, na peça protocolada em seu nome pelo advogado Rafael Novaes da Silva.
"Ao comentar [no Twitter] acerca da 'maldição que acomete o continente africano', diz sua defesa, o deputado quis afirmar que é "como se a humanidade expiasse por um carma, nascido no momento em que Noé amaldiçoou o descendente de Cão e toda sua descendência, representada por Canaã, o mais moço de seus filhos, e que tinha acabado de vê-lo nu".
A defesa do deputado diz ainda que há uma forma de "curar a maldição", entregando "os seus caminhos ao Senhor". "Tem ocorrido isso no continente africano. Milhares de africanos têm devotado sua vida a Deus e por isso o peso da maldição tem sido retirado", diz o texto.
Historicamente, interpretações distorcidas do trecho da Bíblia citado pelo pastor serviram como justificativa para atitudes e manifestações racistas, como as dos proprietários de escravos no Brasil e nos EUA no século 19.
Ao STF, Feliciano não entra em detalhes sobre sua afirmação sobre os gays --diz apenas que não há lei que criminalize sua conduta.
FÉ E MANDATO
O pastor também afirma que seu mandato está atrelado à religião, embora tenha dito durante a atual crise que sua crença não afeta sua atuação na Câmara. Usou esse argumento para se manter na presidência da comissão.
Ao STF, afirmou que suas manifestações no Twitter estão "ligadas ao exercício de seu mandato". As estratégia é vincular as declarações à imunidade parlamentar.
Feliciano foi eleito para a comissão em março. Após os protestos, o pastor conseguiu aprovar requerimento fechando-as para o público.

MAIS UM CRIME FÚTIL COMETIDO POR UM POLICIAL


Por Redação
Fotos: Cedidas / Blog do João Moacir
 

 
O soldado da Polícia Militar Odionelson Pereira está sendo procurado, desde o início da tarde desta quinta-feira (4), após ser apontado como autor de um duplo assassinato, na cidade de Taboleiro Grande, distante 379 km de Natal. Ainda não se sabe realmente o que teria motivado o crime, mas populares contaram que seria uma discussão por causa da política.
Testemunhas contaram aos policiais da cidade que o soldado Odionelson Pereira estaria discuntindo com as duas vítimas, identificadas com Damacicleide de Medeiros Bessa, de 37 anos, e Lima Neto de Bessa, de 24 anos. Os dois são primos e, inclusive, moravam vizinhos ao policial militar.
Durante a discussão, o clima ficou tenso e o soldado acabou sacando a arma e atirando contra as vítimas. Um dos homens morreu no local e o outro foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Logo em seguida, o policial militar fugiu com destino ignorado.
Várias equipes da região já foram acionadas para tentar localizar e prender o soldado Odionelson Pereira, que é lotado no próprio Destacamento de Taboleiro Grande

quinta-feira, 4 de abril de 2013

MULHER É ENCONTRADA CRIVADA DE BALAS EM NOVA CUZ



Uma mulher identificada por nome de guarda chuva foi encontrada morta com sinais de bala na manhã desta quarta feira 03, no portal do Agreste na entrada de Nova Cruz de quem vem da cidade de Santo Antonio.As informações colhidas pela nossa reportagem, a policia foi acionada por volta de 05h50min minutos da manhã desta quarta feira, quando uma viatura da policia militar chegou ao local e constatou o crime.Segundo o Major Tavares que falou com a nossa reportagem disse que pela execução do crime tudo leva a ter ligação com o mundo das drogas, uma vez que a vitima vivia envolvida com drogas e que agora a policia Civil é quem vai investigar o caso a policia Militar isolou  local para que a pericia do ITEP  removesse o cadáver para a necropsia. E em seguida entregar para os familiares.

ATENÇÃO IMAGENS FORTES (NÃO ACONSELHÁVEIS PARA MENORES DE 18 ANOS)


FONTE: XUÁ DO AGRESTE

terça-feira, 2 de abril de 2013

REGIONAL DO SINTE RN DIVULGA CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PARA ABRIL


Confiram o calendário de atividades e lutas da Regional.

  • DIA 02/04/2013: ASSEMBLEIA EM NOVA CRUZ COM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL ÀS  15:00hs NA ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO PEIXOTO MARIANO
  • DIA 03/04/2013:  REUNIÃO EM NOVA CRUZ COM A COMISSÃO ELEITORAL  - ELEIÇÃO PARA NÚCLEO DE SERRINHA.
  • DIA 03/04/2013: SÃO JOSÉ DO CAMPESTRE - AUDIÊNCIA COM O PROMOTOR E PREFEITOS ÀS 14:00hs. (São José do campestre, Serra de São Bento e Monte das Gameleiras) sobre demandas da educação, entre elas o reajuste do piso dos professores e cumprimento da hora-atividade.
  • DIA 04/04/2013: SERRA DE SÃO BENTO - ASSEMBEIA ÀS 09:00hs COM OS PROFISSINAIS DA REDE MUNICIPAL.
  • DIA 05/04/2013: II DEBATE PÚBLICO DA COMISSÃO FICA UERN/UFRN NO IFRN DE NOVA CRUZ ÀS 09:00hs
  • DIA 08/04/2013:  BREJINHO - ASSEMBLEIA COM OS PROFISSINAIS DA REDE MUNICIPAL ÀS 09:00hs (Ação já ajuizada cobrando salário atrasado da categoria)

As conquistas resultam da luta! Estejamos todos/a dispostos à luta!

ABERTA AS INSCRIÇÕES PARA O BRASIL ALFABETIZADO - MONTANHAS 16 VAGAS




Abertas as Inscrições de Bolsistas para o Programa Brasil Alfabetizado / Secretaria de Educação de Esporte e Cultura (SEEC), para a 10ª ETAPA.

• Inscrições pelo site www.ifesp.edu.br/ead – a partir das 8h do dia 26 de março até às 23h e 59min do dia 04 de abril de 2013.

Veja o quadro de vagas para as cidades que compõe a 3ª DIRED de Nova Cruz:

3ª DIRETORIA
REGIONAL DE ENSINO
Município
Turmas
Total
Coordenadores


Zona
Urbana
Zona
Rural


Nova Cruz
Boa Saúde/Januário Cicco
--
--
--
--
Nova Cruz
Brejinho
6
12
18
03
Nova Cruz
Espírito Santo
--
--
--
--
Nova Cruz
Jundiá           

3
5
8
01
Nova Cruz
Lagoa D’anta
6
11
17
02
Nova Cruz
Lagoa de Pedra
3
6
9
01
Nova Cruz
Lagoa Salgada
4
9
13
02
Nova Cruz
Montanhas   
6
10
16
02
Nova Cruz
Monte das Gameleiras
4
10
14
02
Nova Cruz
Nova Cruz
10
30
40   
06
Nova Cruz
Passa e Fica
6
8
14
02
Nova Cruz
Passagem
4
10
14
02
Nova Cruz
Pedro Velho
6
8
14
02
Nova Cruz
Santo Antônio
6
17
23
03
Nova Cruz
São José do campestre
3
11
14
02
Nova Cruz
Serra de São Bento
3
8
11
01
Nova Cruz
Serrinha        
--
--
--
--
Nova Cruz
Várzea
--
--
--
--
Total:

70
155
225
31





























Do NovaCruzOficial