ESCOLAS PRIVADAS SÃO MENOS EQUIPADAS QUE AS PÚBLICAS
As informações recolhidas pelo Ministério da Educação
junto às 153 mil escolas de educação básica do País quebram um mito: o
de que pagar uma mensalidade é garantia de acesso à melhor
infraestrutura escolar.
Os dados do Censo Escolar 2011 mostram que a rede privada,
proporcionalmente, está menos equipada com laboratórios de informática e
internet, possui tão poucas quadras de esporte quanto a rede municipal e
oferece o mesmo tanto de bibliotecas e laboratórios de ciências que a
rede estadual.
De cada 10 colégios particulares, seis possuem laboratório de
informática. Comparando com as escolas municipais urbanas, o número
sobre para sete. Na rede estadual, 89% dos colégios oferecem acesso a
computadores e, na federal, 95% deles.
No quesito internet, apesar dos números próximos, há menos colégios
privados (84,5%) com acesso à banda larga do que públicos. Na rede
federal, o acesso chega a 90,6% das escolas. Entre os colégios
estaduais, 89,7% das escolas têm banda larga, e, na rede municipal,
86,1%.
A análise foi feita pelo pesquisador da Universidade de São Paulo
(USP) Thiago Alves a partir dos microdados do Censo Escolar 2011,
liberados há pouco mais de um mês pelo Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais (Inep).
“Os números dos itens de infraestrutura desmentem o mito de que a
escola privada tem sempre melhor infraestrutura que as públicas. É
preciso considerar que as escolas privadas com infraestrutura de
primeira são exceção e destinadas a uma minoria que pode arcar com
mensalidades altas”, pondera.
Alves comenta que o item mais ausente na infraestrutura das escolas é
laboratório de ciências. De cada cinco escolas urbanas, apenas uma
oferece esse ambiente (22%). Nos colégios urbanos, a presença de
laboratórios é comum a 67,7% da rede federal, a 34,7% da rede estadual, a
32,1% das escolas privadas e a apenas 6,9% das municipais.
Foto: Marina Morena Costa
Estudantes brincam em quadra coberta de escola estadual do interior de São Paulo
Diferenças regionais
A falta de infraestrutura adequada nas escolas privadas ocorre,
principalmente, nos Estados do Norte e Nordeste. Nas duas regiões, cerca
de 69% dos estabelecimentos de ensino oferecem acesso à internet de
banda larga, enquanto nas públicas a oferta supera os 73% em todas as
redes.
Menos da metade das escolas privadas (43%) possui laboratórios de
informática no Nordeste e, no Norte, está em 52%. Entre as públicas, a
rede urbana municipal nordestina é que oferece a menor quantidade de
computadores (56,6%). Laboratórios de ciências também estão em poucas
escolas. Só existem em 17,9% das privadas nessas regiões e em menos de
4% das municipais. Cidade X campo
Nas comparações dos números, Alves descarta as escolas rurais. Apesar
de serem numerosas – 71,5 mil do total de 153 mil – poucas são privadas
(354). Além disso, elas atendem menos estudantes e têm uma realidade
muito específica para serem agrupadas nas análises gerais, segundo o
pesquisador.
“É preciso separar a análise da área rural da urbana. Essas escolas
são pequenas, têm poucas salas de aula e, claro, sofrem com a falta de
muitos equipamentos disponíveis nas estruturas urbanas. Por isso, é
danoso incluí-las nas comparações”, afirma.
Na opinião do coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à
Educação, Daniel Cara, a preocupação com a infraestrutura das escolas
não pode se esgotar apenas com a oferta dos insumos. “Não adianta apenas
ter o insumo, é preciso usá-lo. O importante é discutir o projeto
pedagógico da escola”, diz.
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