LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

sábado, 20 de abril de 2013

POLICIA PRENDE MAIS BANDIDOS EM NOVA CRUZ



Mais uma ação da policia Militar Do 8º Batalhão comandada pelo Major Tavares abordou uma ação de uma quadrilha que estava agindo na Rua Campo Santo em Nova Cruz.
As viaturas do GTO e da Rádio Patrulha foram acionadas através de uma denuncia anônima para se deslocar até a Rua Campo Santo conhecido como Rua do Sapo onde foi constatada a veracidade da denuncia pela policia.
No local foram presos 6 homens, dois menores foram apreendidos e uma mulher num total de 9 pessoas suspeitas,  que ao perceberem  a presença da policia tentaram se evadir por trás da casa que da saída para as margens do Rio Curimataú.
Foi detido e feito a abordagem e foi encontrada uma arma de fogo tipo Revolver de marca Rossi 22.
Os detidos são Rogério Targino (tó), Wellington de Lima (canela), Severino Pinheiro de Lima (Bil), Jerônimo Dias de Lima(Gordo),Manoel Lima Silva (nana),José Wellington Viera Pereira (didi).
Os menores são; I.F.S e o outro A.C.S
Os mesmo se encontram no 8º Batalhão de Polícia Milita para em seguida serem conduzidos para a 6ª DRP de Policia Civil onde serão ouvidos pelo delegado Normando de Nova Cruz.

PF PRENDE ONIBUS ESCOLAR FAZENDO TRANSPORTE IRREGULAR

 
 
Ônibus escolares públicos estavam sendo usados irregularmente por 23 prefeituras da Paraíba. A constatação foi feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Ministério Público da Paraíba (MPPB) durante fiscalização em rodovias que dão acesso à Campina Grande, na noite de quinta-feira (18). De acordo com a PRF, foram aplicadas 42 notificações de irregularidades nos ônibus vistoriados na noite de quinta.
Segundo o inspetor da PRF, Aurivam Freitas, os transportes escolares que deviam ser usados apenas para transportar alunos da educação básica, dentro dos limites do município, estavam servindo de transporte para alunos universitários para outras cidades e até famílias para hospitais. “Os transportes estavam sendo usados com desvio de finalidade. Transportando pessoas para casamentos, praia, culto ou missas. Utilização proibida, perante a lei. Todas as prefeituras foram autuadas e incluídas em um relatório que vamos encaminhar para o Ministério Público, que deve tomar medidas judiciais sobre o caso”, explicou.
A PRF ressalta que para conduzir ônibus escolares é preciso que o motorista tenha uma habilitação específica, além de ter feito um curso para conduzir crianças em ônibus. Os veículos precisam ainda passar por uma vistoria semestral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

sexta-feira, 19 de abril de 2013

GOVERNO DO ESTADO VAI CONVOCAR MAIS 1200 PROFESSORES



O Governo do Estado, via Secretaria de Educação, vai convocar 1.200 professores para a sede pública de ensino. A princípio, 600 profissionais terão os nomes publicados no Diário Oficial do Estsdo até o dia 27 deste mês. Os demais serão convocados em 60 dias.O anúncio foi feito nesta sexta-feira pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM), em entrevista coletiva à imprensa.
Segundo Rosalba, a convocação agora garantirá mais agilidade ao processo de admissão e direciona os professores para suprir a necessidade das escolas em todas as regiões do estado.
A primeira metade dos educadores será distribuída para todos os cinco polos do RN, entretanto os aprovados para o Polo 1 serão encaminhados prioritariamente para as escolas da Zona Norte da capital potiguar e os convocados para o Polo 4 serão direcionados para a região de Angicos, da 8ª Diretoria Regional de Educação (DIRED).
Aconvocação dos professores atende uma demanda urgente porque todos os 1.200 educadores estão substituindo os profissionais que se aposentaram ou que não se apresentaram na última convocação feita.
A governadora lembrou o aumento de 76,7% concedido ao setor que já tem 3.500 professores convocados por concurso público desde 2011.
NO NovaCruzOficial por César Santos

POLICIA DE NOVA CRUZ PRENDE TRAFICANTES

Uma operação iniciada por volta das 10h pela Polícia Militar de Nova Cruz, prendeu cinco rapazes que estavam envolvidos com o tráfico de drogas. De acordo com o Major Tavares, que comandou a operação que envolveu 30 policiais, o motivo da ação se deu por meio de uma denúncia anônima indicando os endereços das residências onde os envolvidos estavam.
DivulgaçãoJovens foram surpreendidos por policiais quando estavam em casaJovens foram surpreendidos por policiais quando estavam em casa

Na ação foram apreendidas 58 trouxas de maconha, um tablete de maconha num vidro de café, uma pistola nove milímetros com carregador e seis munições, nove munições de um revólver calibre 38 embaixo de tijolos, uma câmera digital, três celulares, um notebook da marca Lenovo, um playstation 2, uma prancha de cabelo, chave de roda, macaco e 56 reais em dinheiro.
DivulgaçãoParte do material apreendido com os traficantes de Nova CruzParte do material apreendido com os traficantes de Nova Cruz

Todo o material apreendido estava divido em duas casas próximas localizadas no bairro do Salgado, em Nova Cruz. Dos cinco rapazes presos, um é de menor. Eles ficarão na 6ª Delegacia Regional de Polícia de Nova Cruz.

Confira o nome dos homens que foram presos por tráfico de drogas

- Alexandre Martins da Costa, conhecido como "Nano Velho", 19 anos

- Severiio Francisco da Silva Júnior, conhecido como "BOca de Bauru", 20 anos

- Edvaldo da Silva Moreira, conhecido como "Valdinho", 23 anos e chefe da quadrilha

- Erivaldo da Silva Moreira, irmão de "Valdinho", 19 anos

- L.G.S, um menor de 15 anos

MAIS DE 13 MIL SE INSCREVEM PARA CONCURSO DA CAERN

A Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern) divulgou a concorrência do concurso público 2013 da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). O certame teve um total de 13.804 inscritos para o provimento de 27 cargos, com vagas e cadastro de reserva. O quadro de candidatos por vaga está disponível no site www.funcern.br.

O cargo com maior concorrência geral foi o de nível fundamental Auxiliar/Operador de Sistema de Água e Esgoto - Opção 1, com 924 inscritos para Natal, seguido por Auxiliar/Operador de Sistema de Água e Esgoto - Opção 3, com 623 pessoas concorrendo para Natal. Para o nível médio-técnico a maior demanda pelas vagas oferecidas é no cargo de Técnico em Engenharia/Edificações, com 448 inscritos no total, sendo 255 concorrendo para Natal, além de Técnico em Segurança do Trabalho/Técnico em Segurança do Trabalho, com 358 inscritos e 205 candidatos inscritos concorrendo para a capital potiguar.

No nível superior, a maior procura foi para a função de Advogado, com total de 611 inscritos, sendo destes, 457 para Natal. O segundo mais concorrido foi o cargo de Engenheiro Civil para Natal, com 307 dos 371 inscritos no total. Ao todo foram 489 beneficiados com a taxa de isenção, sendo 13.315 candidatos pagantes.  As provas serão aplicadas no próximo dia 5 de maio nos municípios de Natal, Mossoró, Pau dos Ferros e Caicó e o resultado final está previsto para 17 de julho. O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados da data de publicação do Edital de Homologação do Resultado Final no Diário Oficial do Estado – RN, podendo ser prorrogado por igual período.


quinta-feira, 18 de abril de 2013

PREFEITURA DE MONTANHAS REALIZA PROGRANMA SAUDE NA ESCOLA

A Prefeitura Municipal de Montanhas RN, com a administração de Algacir, juntamente com a Secretaria de Saúde e o PSE, vem realizando nos dias 15 a 19 de abril de 2013, a SEMANA DA SAÚDE NA ESCOLA; com o tema ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, onde o objetivo é alertar sobre a obesidade, como também, a higiene bucal e a visão.








ESCOLA BELO HORIZONTE COMEMORA O DIA DO LIVRO

A E. M. Belo Horizonte, através da Diretora, Professores e Alunos, trabalharam hoje, atividades relacionadas ao dia Nacional do Livro Infantil e teatros referentes as personagens de Monteiro Lobato. Parabéns E.M. BELO HORIZINTE, pela essa grande homenagem !!!




POR  www.facebook.com/vandre.cristhianobeckcosta?

ADVOGADO ESCLARECE RETIRADA DOS AUTOS DO PROCESSO CONTRA DIPLOMAÇÃO DE ALGACIR

Devido ao grande  numero de  visualizações da postagem anterior  vimos aqui fazer a correção da materia publicada a pedido do advogado  o Sr. Sanderson Mafra, ele nos informa que os autos foram retirados apenas para ter vistas  e analise do mesmo.

  1. O recurso contra a diplomação de Algacir segue normalmente. Reitero o pedido de correção, ficando ao seu dispor para informações.
  2. O que deve ter confundido você foi a informação: "autos retirados", isto é, ter vista do processo fora do TRE para análise.
  3. Solicito a correção de matéria publicada no seu blog que trata da suposta desistência de recurso contra diplomação de Algacir.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

PREFEITOS VÃO PEDIR RECURSOS PARA SECA

fabio faria prefeitos
O deputado federal Fábio Faria (PSD-RN) recebeu, no gabinete da segunda vice-presidência, em Brasília, nove prefeitos do Rio Grande do Norte que buscam ações e recursos para o enfrentamento à situação de calamidade vivida na região do semiárido do Estado. Participaram do encontro os prefeitos de Montanhas, Algacir Januário (PSD); Florânia, Janúncio Júnior (PSD); José da Penha, Antônio Dólar (PMN); São Vicente, Joci Lins (PMDB); Tenente Laurentino, Titico (PMDB); Coronel João Pessoa, Pachica (PP); Lucrécia, Walter (PSB); Upanema, Luís Jairo (PR); Jaçanã, Esdras (DEM); além do ex-prefeito de São Miguel, Galeno Torquato.
“Diariamente, estamos discutindo com os prefeitos ações que possam minimizar o sofrimento do povo que vive esta que é a maior seca dos últimos 50 anos. Já aprovamos emenda que apresentei ampliando o volume de milho adquirido pela Conab para 550 mil toneladas, com o propósito de atender os pequenos produtores. E também estamos indicando emendas à uma nova Medida Provisória que deve ser votada esta semana em Plenário da Câmara com vistas ao fortalecimento das ações governamentais para a convivência com a seca”, disse Fábio Faria.

GOVERNO LIBERA ACESSO A PÍLULA DO DIA SEGUINTE

O governo federal distribuiu cerca de 175 mil cartilhas na rede pública de saúde com o objetivo de facilitar o acesso das mulheres à chamada pílula do dia seguinte.


É a primeira vez que o Ministério da Saúde dá orientações claras a médicos e enfermeiros de postos de saúde e hospitais sobre a distribuição do contraceptivo emergencial.
No livreto, o governo reforça que os comprimidos podem ser entregues por enfermeiros sem exigência de receita médica. A prescrição continua sendo obrigatória para venda nas farmácias, apesar de, na prática, a prescrição não ser exigida.
A Folha revelou em março de 2012 que o acesso à pílula era precário no SUS. A prática, muitas vezes, era exigir a receita médica, mas consultas com ginecologistas podiam demorar até dois meses.
A pílula do dia seguinte tem efeito contraceptivo até o quinto dia após uma relação sexual desprotegida.
"O benefício é tão absurdamente vantajoso que vale a pena. É uma forma de evitar aborto, porque evita uma gravidez indesejada", disse Helvécio Magalhães, secretário de Atenção à Saúde.
O Conselho Federal de Medicina diz que não foi informado oficialmente. Resolução da entidade diz que "cabe ao médico a responsabilidade pela prescrição [da pílula] como medida de prevenção" à gravidez indesejada. É possível, porém, que a norma seja reavaliada agora.

Editoria de Arte/Folhapress
APOIO
A medida é apoiada pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia.
"No Brasil, muitas informações que chegam à população não são científicas, passam pelo crivo religioso.
Muitos dizem que a pílula do dia seguinte é abortiva, mesmo entre profissionais da saúde", declarou Olímpio Barbosa Moraes Filho, dirigente da entidade.
'EMERGÊNCIA'
A previsão é que neste ano sejam entregues cerca de 1 milhão de cartelas do levonorgestrel (pílula comprada e distribuída pelo ministério).
O governo alerta que o remédio não deve ser usado para substituir o método contraceptivo de rotina. E destaca ainda que as usuárias que receberem o medicamento devem receber também orientação sobre planejamento reprodutivo.
"O próprio nome já diz: é de 'emergência'. A pílula não deve ser entregue mecanicamente, tem que ser acompanhada de um processo educativo", afirma Ana Costa, presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde.

terça-feira, 16 de abril de 2013

PRESOS SÃO ALGEMADOS A BARRA DE FERRO EM NOVA CRUZ

O titular da Delegacia Regional de Nova Cruz, Normando Feitosa, divulgou ontem imagens de cinco homens algemados a uma barra de ferro enquanto aguardam uma vaga no sistema penitenciário. A cena já se tornou corriqueira. Em outro momento sete homens tiveram que passar o dia inteiro presos a estrutura de ferro. “Não é novidade e a coisa se agravou mais depois que estão interditando tudo ai”, afirma o delegado.
Normando FeitosaNa falta de celas, os presos são algemados em barras de ferro, no corredor das unidades. Ontem, a delegacia de Nova Cruz tinha cinco homens nessa situaçãoNa falta de celas, os presos são algemados em barras de ferro, no corredor das unidades. Ontem, a delegacia de Nova Cruz tinha cinco homens nessa situação

A ideia de instalar uma barra de ferro foi do próprio delegado. O objetivo inicial era dar mais segurança aos policiais civis e militares durante os procedimentos de registro de flagrante policial. “Se eu soubesse que ia ter esse fim não teria colocado. Mas se não tivesse colocado não sei onde esse pessoal ficaria”, avaliou.

O delegado alerta para o prejuízo provocado ao trabalho da Polícia Civil pela situação. “Os policias ficam tomando conta do pessoal. Quando um quer ir ao banheiro é preciso de um homem para tirar a algema e outro para dar cobertura para acompanhar ao banheiro. É assim o dia todo. O que eu acho ainda mais constrangedor é por que isso tudo ocorre na recepção da delegacia”, descreve.

A situação fica ainda mais complicada a noite. Por falta de efetivo, a delegacia fecha a noite e os presos são levados pela Polícia Militar para passar a noite no 8º Batalhão. Pela manhã, retornam para a delegacia e são presos à barra de ferro. “Eu já liguei, fui  no CDP, tentei falar com a Coape, mas essa situação não se resolve”, diz.


 O número de homens algemados na barra de ferro reduziu de cinco para quatro depois que um deles recebeu alvará de soltura. “Não foi por que arrumaram uma vaga”, reforça.

Interdições

Na semana passada as delegacias de Cruzeta e Goianinha foram interditadas, tendo a transferência dos presos determinada, por decisão judicial. Em Cruzeta, onde há quatro presos, o juiz Marcus Vinícius Pereira visitou a delegacia e constatou o “abandono do distrito policial”. No caso de Goianinha, policiais civis decidiram não custodiar mais os 13 presos detidos no local. A juíza Ana Karina de Carvalho deu um prazo de 48h para a transferência dos presos. O prazo se esgotou no sábado passado. “Nada mudou até agora”, afirma Oliveira. A Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) afirmou que não tem como atender à ordem judicial por falta de vagas. Atualmente, o Rio Grande do Norte possui 14 unidades prisionais interditadas.

POLÍCIA PRENDE MULHER QUE MATOU INIVERSITÁRIOS EM ESPIRITO SANTO RN


Suspeita foi identificada como Maria Eduarda Santos Gomes (Foto: Divulgação/Polícia Civil do RN)Mulher foi identificada como Maria Eduarda Santos
Gomes (Foto: Divulgação/Polícia Civil do RN)
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte divulgou foto de uma mulher suspeita de ter participado diretamente da morte dos jovens universitários Manoel Gomes Teixeira Neto, de 20 anos, e José Costa de Lima Júnior, de 21, cujos corpos foram encontrados na madrugada de 3 de março deste ano à beira de uma estrada entre os municípios de Espírito Santo e Goianinha, há pouco mais de 50 quilômetros de Natal. Segundo o chefe de investigações da Delegacia de Goianinha, Neto Galvão, existe um mandado de prisão preventiva expedido há duas semanas contra a mulher, identificada como Maria Eduarda Santos Gomes, natural de Canguaretama. "Ela é loira, aparenta ter aproximadamente 30 anos e que está grávida de sete meses", acrescentou.

A loira, ainda de acordo com o chefe de investigações, é apontada por todos os demais suspeitos (já presos ao longo da investigação) como a autora dos disparos que vitimaram os rapazes, afirmou.
Neto Galvão explicou ao G1 que uma outra mulher, presa no dia 25 de março deste ano, então apontada como suspeita de participação no crime, não foi reconhecida pelas testemunhas e pelos os outros suspeitos e foi solta. “Através dos três suspeitos presos conseguimos identificar Maria Eduarda. Nós enviamos a foto dela para os familiares das vítimas e eles estão fazendo campanha nas redes sociais para que a população nos ajude a encontrá-la”, acrescentou o policial.
Ainda de acordo com Neto Galvão, o inquérito aponta que as duas mulheres (tanto uma morena que está presa quanto a loira procurada) agiram a mando de um traficante (que também está preso). “José Costa Júnior devia R$ 800 a este traficante. Elas fingiram que iam parar na estrada para urinar e Maria Eduarda atirou neles. A outra mulher (a morena) estava junto. Já o Manoel Gomes só foi morto porque estava com o amigo”, explicou.
Nós enviamos a foto dela para os familiares das vítimas e eles estão fazendo campanha nas redes sociais"
Neto Galvão, chefe de investigação
As vítimas

Manoel Neto é filho do vereador Wober de Souza Teixeira (DEM), eleito em Espírito Santo. Já o amigo, José Costa Júnior, filho de um subtenente aposentado da PM. Familiares de Manoel confirmaram que ele estudava Matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O amigo, cursava Fisioterapia, afirmou um tio dele.
Para o investigador, o caso começou a ser esclarecido quando um casal foi preso na praia da Pipa, em Tibau do Sul, com alguns bens roubados das vítimas. “Eles não tinham ligação direta com o crime, mas através deles nós chegamos aos três suspeitos que foram presos posteriormente”, acrescentou.
Até o momento, a polícia descobriu que dois casais e um adolescente tiveram participação na morte dos universitários. O adolescente foi apreendido junto com o traficante e a mulher morena, mas já foi solto. O casal continua detido. Além de Maria Eduarda, a polícia também procura por um homem identificado apenas como 'Tonhão'.
Local onde Manoel Gomes e José Costa foram executados no RN (Foto: Matheus Magalhães/G1)Local onde Manoel Gomes e José Costa foram executados no RN (Foto: Matheus Magalhães/G1)
Morte encomendada
Após seis quilômetros de perseguição ao longo da BR-101, em Goianinha, a Polícia Civil prendeu, no dia 19 de março, três suspeitos de envolvimento nos assassinatos dos universitários. Segundo o delegado Wellington Segundo, foram detidos o suposto mandante do crime, uma mulher (que foi vista com os rapazes antes deles morrerem) e um outro homem, também suspeito de participar do crime.
"Durante a perseguição, eles atiraram contra as viaturas, jogaram drogas pela janela e tentaram nos despistar. Mas conseguimos cumprir os três mandados de prisão preventiva", disse o delegado.
Ainda de acordo com o delegado, um traficante teria encomendado a morte de José Costa Júnior. "Suspeitamos que o mandante queria a morte dele por questões ligadas ao tráfico de drogas. Já o Manoel, estava na hora errada e no lugar errado, não estava marcado para morrer", afirmou Wellington.
Seis dias depois, uma outra mulher foi presa, em Macau, também suspeita de estar envolvida no dupo homicídio.
As mulheres
As duas mulheres, uma morena e uma loira, ainda de acordo com as investigações, estiveram em um bar de Espírito Santo na companhia dos rapazes. Depois, ambas foram vistas no local onde os corpos viriam a ser encontrados.
Foto tirada pela namorada de Manoel (Foto: Acervo da namorada)Foto tirada pela namorada de Manoel
(Foto: Acervo da namorada)
A Polícia Militar confirmou que um policial chegou a ver duas mulheres paradas numa moto, no mesmo local onde os corpos dos jovens universitários foram encontrados. Segundo o capitão da PM Fábio Sandrine, o policial que passou pelo local disse que viu uma loira e uma morena, muito bonitas, paradas com uma motocicleta na beira da pista. "Ele não desconfiou de nada. Até porque, naquele momento, as duas estavam sozinhas e os rapazes não haviam chegado ao local”, acrescentou.
Entenda o caso
Bar onde os rapazes estavam antes de morrer (Foto: Matheus Magalhães/G1)Bar onde os rapazes estiveram em Espírito Santo
(Foto: Matheus Magalhães/G1)
Os corpos de Manoel Gomes Teixeira Neto, de 20 anos, e José Costa de Lima Júnior, de 21, foram encontrados na madrugada deste último domingo (3), por volta de 1h30, com perfurações de tiros. Eles estavam estirados na beira de uma estrada conhecida como 'Fava Seca', entre os municípios de Espírito Santo e Goianinha.
Segundo o capitão Fábio Sandrine, comandante do policiamento ostensivo de Goianinha, cada um levou um tiro na cabeça. Ainda de acordo com o oficial, informações preliminares dão conta de que os dois rapazes saíram de Espírito Santo em um Fiat Uno. O carro ainda não foi encontrado.
“Se foi latrocínio ainda não sabemos. Só posso afirmar que eles foram executados. Tiros na cabeça são características claras de execução”, disse Sandrine.
A mãe de Manoel contou ao G1 que, ainda na noite do sábado (2), estava com o marido (o vereador Wober) e os dois rapazes em um bar na cidade de Espírito Santo, onde residem. “Não fiquei mais que dez minutos com eles. Fui embora e meu marido ficou com os dois”, afirmou. Antes de partir, ainda segundo ela, duas moças chegaram numa motocicleta e foram direto para a mesa onde eles estavam. “Nunca tinha visto elas antes. Mas ouvi dizer que elas são de Jundiá”, recordou.
Depois de ir embora, Marilene contou que o marido deixou os rapazes acompanhados das duas mulheres e também se retirou do bar, já por volta das 22h. Uma sobrinha de Marilene, que também foi ao Itep, confirmou a versão da tia. “As duas mulheres saíram numa moto e os dois foram de carro atrás delas”, disse Amélia Teixeira, prima de Manoel.

MORRE EM SP A ATRIZ CLEYDE YACONIS


Brígida (Cleyde Yáconis), na novale Passione em 2010 (Foto: TV Globo / Alex Carvalho)Brígida (Cleyde Yáconis), na novale Passione em
2010 (Foto: TV Globo / Alex Carvalho)
Cleyde Yáconis morreu, aos 89 anos, em São Paulo nesta segunda-feira, 15.  A informação foi confirmada pela assessoria do do Hospital Sírio Libanês para o EGO, mas não revelou mais detalhes. Desde o final de março, a atriz estava internada no hospital.
Veja o comunicado do Hospital Sírio Libanês:  "A senhora Cleyde Becker Yaconis, 89 anos, faleceu na tarde desta segunda-feira, 15 de abril de 2013, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internada desde outubro de 2012. O corpo será velado nesta terça-feira, no distrito de Jordanésia, município de Cajamar, onde será sepultado."
Em 2010, a atriz passou por uma cirurgia no hospital Barra D'Or na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e ficou internada por seis dias devido a uma queda que sofreu, tendo fraturado a cabeça do fêmur.
Em seu último papel na televisão, a atriz interpretou a personagem Brígida, na novela "Passione", que era casada com Antero, vivido por Leonardo Villar, e tinha um relacionamento misterioso com seu motorista, Diógenes, personagem de Elias Gleiser.

Entre seus trabalhos na TV, destacam-se as novelas: Mulheres de Areia, Os Inocentes, Gaivotas, Ninho da Serpente, Rainha da Sucata, Vamp e Torre de Babel. Cleyde Yáconis era irmã da atriz Cacilda Becker.
Cleyde Yáconis nasceu em Pirassununga, São Paulo. Entre 1958 e 1969, a atriz foi casada com o ator Stênio Garcia. Sua estreia no cinema aconteceu em 1954, na produção "Na Senda do Crime". Ao lado de sua irmã, Cacilda, Cleyde fundou o "Teatro Cacilda Becker", junto com Ziembinski, Walmor Chagas e Fredi Kleeman, em 1953, estreando com a peça "O Santo e a Porca", de Ariano Suassuna.
Pelo seu papel na novela "Torre de Babel", Cleyde ganhou o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de melhor atriz coadjuvante, 1999. Seu primeiro prêmio foi em 1975, por seu trabalho em "Os Inocentes".
Brígida (Cleyde Yáconis), na novale Passione em 2010 (Foto: TV Globo / Alex Carvalho)Brígida (Cleyde Yáconis), na novale Passione em 2010 (Foto: TV Globo / Alex Carvalho)

PROERD REALIZA EVENTO CONTRA AS DROGAS EM MONTANHAS RN


PARABÉNS !!! Parabéns para todos aqueles que particparam desta grande festa: A Micareta do Proerd. A Prefeitura Municipal de Montanhas, os responsáveis do PROERD em Montanhas, Secretaria de Educação, Educadores, Alunos, etc. Enfim todos, todos aqueles que querem dar um " BASTA NAS DROGAS".
PROERD é um programa de caráter social e preventivo posto em prática em todos os estados do Brasil, por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. É desenvolvido uma vez por semana em sala de aula, durante quatro meses em média, nas escolas de ensino público e privado para os alunos que estejam cursando quinto ou sétimo anos do ensino fundamental.

Através do livro do estudante PROERD, os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos, onde nas aulas são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que a crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável.

O programa Também é desenvolvido à família, em um curso específico para pais ou responsáveis , durante um mês, uma vez por semana , com duração de duas horas cada encontro.

Em 2010 o PROERD iniciou o programa para Educação Infantil, seu objetivo é possibilitar o reconhecimento de situações que possam comprometer sua segurança e saúde, é composto por lições com atividades orientadas para a pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental, com objetivo de levar o aluno a participação e interatividade nas discussões e no desenvolvimento de habilidades que os conduza a solução de problemas e dificuldades, ensinando procedimentos a adotar em situações de emergência ou quando ocorrem eventos inesperados, como também as primeiras noções de habilidades vitais essenciais, como dizer não e pedir ajuda.









segunda-feira, 15 de abril de 2013

MÃE E FILHO DE 4 ANOS MORREM EM ACIDENTE DE MOTO EM SERRA DE SÃO BENTO

Por Thyago Macedo
Foto: Reprodução
Daniela Tião pilotava a motocicleta.
A falta de uso de capacete pode ter provocado a morte de mãe e filho, na tarde deste domingo (14), na rodovia que liga as cidades de Monte das Gameleiras e Serra de São Bento. Daniela Tião, de 24 anos, pilotava uma motocicleta modelo Honda Pop, quando teria se chocado de frente com uma caminhonete. O filho dela, o menino Rudson Gustavo Tião da Costa, de 4 anos, estava na garupa da moto.
Tanto mãe quanto o filho não usavam capacete e, com o impacto da colisão, Daniela acabou morrendo no próprio local do acidente. Já a criança chegou a ser socorrida, no entanto, morreu a caminho do hospital Walfredo Gurgel, em Natal.
O acidente aconteceu na RN 269, em um trecho composto por curvas acentuadas. Testemunhas contaram para a polícia que o acidente teria sido causado após a jovem Daniela entrar na contramão, porém, ainda não se sabe se ela tentava livrar algum buraco na pista ou se perdeu o controle da motocicleta.
Os corpos de mãe e filho foram levados para o Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP), na Ribeira, e deverão ser liberados para sepultamento, na manhã desta segunda-feira (15). As duas mortes chocaram a população das duas cidades vizinhas.
O blogueiro Paulo Henrique de Mendonça, de Serra de São Bento, chegou a comentar: “É comum flagrarmos condutores cometendo diversos tipos de infração, entre as principais estão a falta do uso do capacete e o transporte de mais de um passageiro na garupa. Em alguns casos, chegando a ter cinco passageiros em apenas uma moto”.
FOTOS IONALDO BALBINO - REGIONAL ON LINE
 

EXPLOSÃO DEIXA FERIDOS NA MARATONA DE BOSTON

  • Reprodução/Twitter
    Espectadores são socorridos após explosões na maratona de Boston, nos Estados Unidos Espectadores são socorridos após explosões na maratona de Boston, nos Estados Unidos

A chegada da maratona de Boston nesta segunda-feira teve duas explosões que resultaram em pelo menos seis espectadores feridos. Ainda não há informações sobre as causas do incidente. Mais de 130 brasileiros estavam inscritos na corrida de rua, considerada a mais antiga do mundo.
Aproximadamente três horas depois que os vencedores finalizaram a prova, houve uma explosão barulhenta próxima a um hotel na Boylston Street, logo antes da linha de chegada. Outra explosão aconteceu segundos depois.
Segundo a rede norte-americana CNN, pelo menos seis pessoas ficaram feridas após as explosões. Espectadores foram socorridos pelo serviço médico disponível no local para atender aos corredores exaustos.
O hotel que servia copmo base para a organização da prova foi interditado depois das explosões. A corredora Laura McLean descreveu o momento: "Havia pessoas que estavam realmente sangrando. Eles estavam empurrando elas para uma área médica".
A espectadora Cherie Falgoust relatou à agência AP que ouviu as explosões enquanto aguardava seu marido: "Eu não sei o que havia naquele prédio, simplesmente explodiu, e então voaram cacos de vidro por toda a parte. Alguma coisa atingiu a minha cabeça, não sei o que era".
O canadense Mike Mitchell, um atleta que terminou a maratona, disse que estava olhando para trás na linha de chegada e viu uma "explosão massiva": "A fumaça subiu 15 metros. As pessoas começaram a correr e gritar após ouvirem o barulho. Todo mundo está assustado".
"Houve uma explosão, policiais, bombeiros e equipes de emergência médica estão no local. Não temos indicação de quantas pessoas estão feridas", disse uma porta-voz do Departamento de Polícia de Boston.

PRF RECUPERA VEICULOS ROUBADOS


Durante a ronda de uma equipe da PRF no Km 297 da BR 304, em Macaíba, às 11:00h do últomo sábado (13) foi abordado o veículo Fiat UNO de placa EIM-8937/SP , conduzido por Marinaldo Alexandre da Silva, 38 anos. Após verificação dos elementos identificadores do veículo, constatou-se, através do número do motor, que na verdade tratava-se de veículo de mesmo tipo, cor e ano, mas de placa NNQ-0032/RN, com ocorrência de roubo na cidade de Parnamirim no dia seis de dezembro de 2010. O condutor alegou desconhecer a ocorrência envolvendo seu veículo e que o havia adquirido licitamente de um conhecido revendedor de carros na cidade de Montanhas-RN. Marinaldo foi conduzido à Polícia Civil, por indícios de crime de receptação.

No dia anterior, policiais rodoviários federais de Mossoró já haviam recuperado um Fiat Doblô de placa MYX-1448/RN que havia sido roubado naquele mesmo dia. O veículo foi entregue ao proprietário.

Ainda na sexta-feira, atuando na divisa com a Paraíba, município de Canguaretama, policiais do Núcleo de Operações Especiais – NOE recuperaram o VW/Jetta, que apresentava a placa fria OGL-5919/GO, roubado em setembro de 2012 no estado de Goiás. A placa verdadeira do veículo era OGX 6117/GO. A fraude foi descoberta após a verificação dos elementos identificadores veiculares feita pelos policiais. Foram apreendidas na ocorrência 5 munições calibre 38 e um Certificado de Registro e Licenciamento Veicular - CRLV com suspeita de adulteração. Carlos Roberto de Oliveira, 52 anos, condutor, foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil local, pelos indícios de crime de receptação.

GOVERNO PROPÕES SALARIO MINIMO DE R$ 719,48 EM 2014


O salário mínimo vai subir dos atuais R$ 678 para R$ 719,48 a partir de 2014, segundo a proposta para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) divulgada nesta segunda-feira (15) pelo Ministério do Planejamento. A proposta ainda vai passar pelo Congresso e, se for aprovada, o novo valor do mínimo passa a valer a partir de janeiro do ano que vem.

Esse valor proposto para o salário mínimo em 2014, entretanto, pode ser alterado no futuro, com base nos parâmetros estabelecidos para sua correção (crescimento do PIB do ano de 2012 e da inflação, medida pelo INPC, deste ano).

Além de 2014, a proposta também informa a previsão do salário mínimo para 2015 (R$ 778,17) e para 2016, quando deve atingir R$ 849,78.

Na proposta da LDO, o governo também informou a previsão de que o IPCA, índice que mede a inflação oficial, terá variação de 4,5% em 2014. Para este ano, a previsão é de 5,2%.
PIB e inflação
O governo também apresentou a sua previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), de 3,5% para este ano e 4,5% em 2014. Na LDO do ano passado, o governo estimava um crescimento maior para a economia no ano que vem: 6%.
O secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, disse sobre a inflação que o governo tem tido "atenção constante" com a possibilidade de alta da inflação, como ocorreu no início deste ano. Na semana passada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), usada como base para as metas do governo, apresentou variação de 0,47% em março – taxa inferior à registrada no mês anterior, de 0,60%.
No acumulado dos últimos 12 meses até março, porém, a taxa de inflação é de 6,59%, acima do teto da meta de inflação estabelecida pelo Banco Central, que é de 6,5% - dois pontos acima do centro da meta, que é de 4,5%.
“[O controle da inflação] é um processo que exige atenção constante. O governo continua trabalhando para que ela possa convergir para a meta [de 4,5% em 2013]”, disse Augustin. Sobre a variação do PIB, ele afirmou que o governo está otimista e espera para o ano que vem um “processo de crescimento importante” da economia.
“Eu entendo que a economia brasileira vem retomando o crescimento. A velocidade talvez seja um pouco abaixo do que gostaríamos, mas ela vem retomando o crescimento”, disse o secretário do Tesouro Nacional.

Superávit
Na proposta de LDO, o governo informa que sua meta de superávit primário em 2014 será de R$ 167,4 bilhões, o que equivale a 3,1% do PIB estimado para o ano que vem. O superávit primário é a economia feita pelo governo federal, estados e municípios para pagar juros da dívida pública e tentar manter sua trajetória de queda.

Do total de R$ 167,4 bilhões, R$ 116,1 bilhões correspondem à parcela da União. Os outros R$ 51,2 bilhões, cabem a estados e municípios.

Augustin informou, entretanto, que já a partir de 2013 a União não terá mais a obrigação legal de compensar o resultado de estados e municípios, caso a meta de superávit não seja cumprida por eles.

Isso significa, portanto, que o governo se compromete a cumprir apenas a sua parte (R$ 116,1 bilhões, no caso da LDO de 2014) e que buracos deixados na conta de estados e municípios “podem” ser abatidos da meta total.

Segundo Augustin, para que a desobrigação passe a valer já, o governo vai enviar um projeto ao Congresso para alterar a Lei Orçamentária de 2013.

"Não estamos dizendo que a meta [não cumprida por estados e municípios] vai ser abatida [da meta total de superávit]. Estamos dizendo que a LDO permite que isso ocorra. Se vai ser feito ou não, isso vai ser definido ao longo de 2014", disse o secretário do Tesouro Nacional.

A proposta de LDO também fixa em R$ 67 bilhões o valor de abatimento da meta de superávit possível com os investimentos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e com desonerações de tributos em 2014. Para este ano, o limite é de R$ 65 bilhões.