LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

quarta-feira, 30 de julho de 2014

HENRIQUE E WILMA LIDERAM PESQUISA DE INTENÇÃO DE VOTO



ESTIMULADA PARA O GOVERNO
Henrique Alves – 37,06%
Robinson Faria – 22,71%
Robério Paulino- 1,18%
Araken Farias– 0,71%
Siomone Dutra –0,41%
Nenhum – 18,88%
Não sabem – 19,06%

A pesquisa 96FM/Consult foi registrada na Justiça Eleitoral com o protocolo 008/2014. Em 58 municípios potiguares foram entrevistadas 1.700 pessoas, desde o último sábado até a última segunda-feira. A margem de erro é de 2,3% para mais ou para menos.
Registro no TSE 261/2014.

ESTIMULADA PARA O SENADO FEDERAL
Wilma de Faria – 39,35%
Fátima Bezerra – 28,29%
Professora Ana Célia – 0,76%
Roberto Ronconi – 0,53%
Professor Lailson – 0,29%
Nenhum – 14,53%
Indecisos – 16,24%
A pesquisa 96FM/Consult foi registrada na Justiça Eleitoral com o protocolo 008/2014. Em 58 municípios potiguares foram entrevistadas 1.700 pessoas, desde o último sábado até a última segunda-feira. A margem de erro é de 2,3% para mais ou para menos.
Registro no TSE 261/2014.

PANORAMA POLITICO TN



BAIA FORMOSA RECEBE ETAPA DO SUL AMERICANO DE SURF

Por Natal
Comente agora
Baía Formosa, a 96 km de Natal, será palco da primeira etapa do ASP South America Pro Junior Series 2014. O Red Nose Pro Junior será realizado de 8 a 10 de agosto, e cerca de 50 surfistas da nova geração já garantiram participação. Os dois últimos campeões sul-americanos da categoria para surfistas com até 20 anos de idade também estão confirmados. O catarinense Luan Wood defende o título conquistado no Peru, em 2013. Já o campeão de 2012, o potiguar Ítalo Ferreira, vai competir em casa nas direitas do Pontal de BF, onde iniciou no esporte.
Ítalo Ferreira - surfista profissional (Foto: Fabriciano Jr/Dendê)Ítalo Ferreira tem a chance de vencer etapa do Sul-Americano em casa (Foto: Fabriciano Jr/Dendê)


Luan Wood está na Califórnia para disputar a prova da categoria sub-20 de um dos maiores campeonatos do mundo, o Vans US Open of Surfing, em Huntington Beach, que na mesma semana vai promover uma etapa do WCT feminino e uma masculina do ASP Prime. Depois, Luan Wood volta ao Brasil e parte para o Rio Grande do Norte para iniciar a corrida pelo bicampeonato sul-americano Pro Junior.

Ítalo Ferreira faturou o título no ranking do Circuito Sul-Americano de 2012, mas não participou da única etapa realizada no ano passado em Lobitos, no Peru. Com isso, ficou de fora do Mundial Pro Junior de 2013, que pela primeira vez foi realizado no Brasil e teve Gabriel Medina como campeão na Praia da Joaquina, em Florianópolis. O potiguar agora vai começar a disputa pelas quatro vagas no time sul-americano para o próximo Mundial Pro Junior em casa.

O surfista de Baía Formosa também está começando a competir em etapas profissionais do ASP Qualifying Series e conseguiu dois bons resultados nas três provas que participou esse ano, chegando às semifinais no ASP 6-Star do México e no ASP 3-Star da Argentina. No momento, ele ocupa a 44ª posição no ranking que indica dez surfistas para a elite dos top-34 do ASP World Championship Tour.
Pontal de Baía Formosa (Foto: Eros Sena/Terral Filmes)Pontal de Baía Formosa é um dos principais picos do Rio Grande do Norte (Foto: Eros Sena/Terral Filmes)


Além dos campeões sul-americanos, também são fortes concorrentes ao título do Red Nose Pro Junior em Baía Formosa o peruano Juninho Urcia, vice-campeão na final contra Luan Wood no ano passado, o argentino Facundo Arreyes e os brasileiros Matheus Navarro, Deivid Silva, Yan Daberkow e Pedro Neves.

Segunda etapa feminina

Entre as meninas já inscritas no Red Nose Pro Junior, apenas quatro estão no ranking 2013 da ASP South America por terem competido no ano passado em Lobitos, no Peru: a peruana Vania Torres, a argentina Josefina Ane e as brasileiras Marina Rezende e Karol Ribeiro. Elas também participaram da primeira etapa feminina deste ano em San Bartolo, no Peru. A melhor foi Vania Torres, que só parou nas semifinais e ocupa a terceira posição no ranking sul-americano Pro Junior de 2014. As duas brasileiras ficaram nas quartas de final e dividem a quinta colocação, enquanto a argentina perdeu uma fase antes e ficou em nono lugar.

CANDIDATOS "BIZARROS" TAMBEM DISPUTAM NOSSO VOTO AQUI NO RN




CRÉDITOS PARA O JORNAL DE HOJE

Candidatos com nomes esquisitos e até bizarros disputam eleição 2014 no Estado

56u5u35u
Ciro Marques
Repórter de Política
A disputa eleitoral não pode ser considerada igual para todos os que concorrem a uma vaga na Câmara Federal ou na Assembleia Legislativa. Falta tempo de TV e espaço na mídia para boa parte dos candidatos a deputado federal e estadual e, por isso, toda eleição, há aqueles que buscam se destacar em meio à multidão de concorrentes por meio de nomes ou roupas extravagantes. Neste ano, claro, a situação não é diferente no Rio Grande do Norte, como mostra um levantamento feito pel’O Jornal de Hoje com base em informações disponíveis sobre as candidaturas no DivulgaCand 2014, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
6yu56u3
Exemplo? “Edson Xaxá”, comerciante mossoroense que é candidato a deputado estadual pelo PSDC, ou “Bolinha”, servidor público estadual de Martins, do PCB. Na concorrência pela Assembleia Legislativa, dos 271 candidatos, destaca-se também: “Irmão Cícero da Rádio”, filiado ao PSOL, e “Samoel Xaropinho”, funcionário de almoxarife e filiado ao PT.
Outro que chama atenção na lista de concorrentes a Assembleia Legislativa é Edilson Honório da Silva, popularmente conhecido como Marrom, candidato pelo PRB, Damião Elias Fernandes, o “Damião Potência”, comerciante e candidato pelo PSDC. E o que falar de “Carlos Vendedor”, representante comercial de Acari, mais um do PSDC.
rtjr6tj56u
“Vendedor”, por sinal, é um dos que coloca no nome de campanha o nome a profissão que exerce, como forma de chamar a atenção. Essa técnica foi usada também por Luciano Moura da Consertec, do PV de Jucurutu; “Eleázaro, o Enfermeiro Amigo”, técnico de enfermagem do PSDC; Israel do Sindicato, vigilante do PRB, e Lucas Tur, do PSC. E pelos músicos, “Tom Sertanejo”, cantor e compositor filiado ao PSC, e “Amazan”, que também é empresário e filiado ao PSD.
7i4674i
GORDINHO, BANDIDO E POP SHOW
A profissão não é a única técnica utilizada por aqueles que querem se destacar entre a multidão de candidatos. Há também aqueles que usam os apelidos adquiridos pela mídia como forma de se destacar e criar uma identificação com o leitor. Tipo: poucos conhecem Lucenildo Alexandre de Azevedo, mas vários sabem quem é o Gordinho da Mercato, que ganhou fama estadual por se revoltar contra um suposto mau trato praticado pelo desembargador do Tribunal de Justiça, Dilermano Mota. Pois é: ele agora é candidato a deputado federal, levantando a bandeira da indignação como linha de campanha.
68843
O Gordinho da Mercatto, que é filiado ao PRTB, não é o único que se destaca na disputa pela Câmara Federal tendo, a seu favor, um “vídeo amador” gravado e compartilhado pelas redes sociais. O ex-candidato a vereador de Caicó, Cícero Vale da Silva, ou Cicão Bandido (PHS), também tem esse perfil. A gravação da prisão dele durante um protesto (colocou carcaças de animais em frente a Cohab de Caicó para reclamar da demora no abastecimento) rodou o RN e o fez celebridade, com centenas de apoiadores.
u562uy2
Nessa mesma situação de Cição e do Gordinho está Rivaldo Feliz de Lima, popularmente conhecido como Rei Pop Show, do PSH. O “sucesso” dele, no entanto, não foi graças a um vídeo amador. Foi devido à participação no programa “Lata Velha”, do global de Luciano Huck. Lá, Pop Show mostrou sua arte – e humildade – para todo o Brasil e, agora, tenta colher os frutos, que vão além da recuperação do carro velho.
Além desses midiáticos, também também o popular delegado Lucena, da Polícia Civil, que já trabalhou em diversas regiões do Estado e estava, recentemente, na DP de Ponta Negra. Além dele, outro membro da segurança pública na concorrência é o Sargento Sérgio Pastel, Policial Militar e filiado ao PSL. Por fim, Eliel do Gás, do PTN, completa a lista de nomes esquisitos.
67io67i643
Alias, nomes novos e esquisitos, porque alguns antigos estão novamente na disputa. É o caso do Xeique Humberto, do PTC, que já foi candidato a prefeito de Natal e, vestido com a roupa de um xeique, prometeu leite encanado para os mais humildes. Miguel Mossoró, que também já concorreu ao executivo municipal e ao estadual prometendo a ponte entre Natal e Fernando de Noronha, também será candidato. Este pelo PTC.
HOMÔNIMOS
O ex-senador Garibaldi Alves e o atual ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, destaca-se, não estão na disputa eleitoral deste ano. Contudo, se alguém pesquisar no DivulgaCand o nome “Garibalde”, encontra. Trata-se de Garibalde Leite, candidato a deputado estadual pelo PPS, que se enquadra na extensa lista de homônimos da Eleição 2014.
y7k67
Há também Ary Gomes, que não é o vereador de Natal de mesmo nome. O Ary candidato a deputado estadual é de Santa Cruz, comerciante e do PSDB. Além dele, há outro quase homônimo: Betinho Rosado Segundo. Filho do deputado federal Betinho Segundo, este é candidato a deputado estadual e foi, recentemente, secretário da gestão da ex-prefeita Cláudia Regina, em Mossoró.

GOVERNO DO RN PAGA DIA 31

O parcelamento do salário é um absurdo.

De acordo com informações colhidas na tarde desta terça-feira (29).

O pagamento dos servidores estaduais começa na quinta-feira (31), nesse dia será creditado o pagamento de todos os servidores da Segurança, Saúde e Educação (inclusive UERN), independentemente do valor do salário, que representam um total de 58.987 servidores.

Será pago ainda no dia 31 aos servidores das demais secretarias e dos outros órgãos que recebem até 2.000,00

No dia 10 de agosto, os servidores que ganham acima de R$ 2 mil líquidos.

A direção do SINSP repudia o atraso no pagamento dos servidores estaduais pelo 11° mês consecutivo. Essa atitude de desrespeito por parte do governo Rosalba Ciarline só vem demonstrar a falta de respeito com o funcionalismo público estadual.

terça-feira, 29 de julho de 2014

MESÁRIO PODE TER ISENÇÃO DE TAXA DE CONCURSO EM NATAL E NO ESTADO DO RN

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) vem desenvolvendo a Campanha de Mesário Voluntário, com o intuito de garantir a presença de mesários interessados em participar do pleito eleitoral e, para tal, tornou esta Campanha uma ação permanente da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte.
O TRE-RN está chamando o eleitor a ser partícipe da condução do pleito eleitoral no seu momento mais decisivo e crucial, em que não basta somente a força de trabalho dos juízes e promotores eleitorais, servidores, policiais, dentre outros servidores, mas também a preciosa parceria de cidadãos que, nas mesas receptoras de votos, representam a própria Justiça Eleitoral e prestam inestimável serviço à Sociedade.
A Campanha destina-se aos servidores públicos, professores, universitários, alunos do ensino médio (18 anos completados até a data da eleição) e demais cidadãos que tenham interesse em colaborar com a Justiça Eleitoral.
Veja os principais benefícios em ser um mesário voluntário:
  • Isenção em concursos Públicos no RN
Os mesários do Rio Grande do Norte terão isenção no pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos no âmbito estadual e do município do Natal, conforme aprovação das Leis 6.336/2012 (Municipal) e 9.643/2012 (Estadual).
De acordo com as leis, poderão receber o benefício os cidadãos que trabalharem nas eleições político-partidárias como componentes de mesa receptora de voto ou de justificativa, nas seguintes condições: presidente de mesa, primeiro ou segundo mesário ou secretário, membro ou escrutinador de Junta Eleitoral, supervisor de local de votação, e designados para auxiliar os trabalhos, inclusive aqueles destinados à preparação e montagem de votação.
Para ter direito à isenção, o eleitor convocado deverá comprovar o serviço prestado à Justiça Eleitoral, por, no mínimo, duas eleições, consecutivas ou não. Além disso, o benefício terá validade de quatro anos, a partir da data em que o eleitor trabalhar nas mesas receptoras de votos.
Agora, com os benefícios estendidos a todos os mesários do Rio Grande do Norte, os eleitores terão um atrativo a mais para participarem da condução das eleições, auxiliando o Tribunal Regional Eleitoral no seu período mais decisivo, em que não basta somente a força de trabalho dos juízes e promotores eleitorais, servidores, policiais, dentre outros servidores, mas também a valiosa parceria dos cidadãos.
Ser mesário já é considerado como critério de desempate em concursos públicos para provimento de cargos efetivos no âmbito dos tribunais regionais eleitorais. Outras vantagens de ser mesário são: dispensa do trabalho pelo dobro dos dias de convocação, sem prejuízo do salário, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral; e, caso seja estudante de universidade e/ou faculdade conveniada, as horas trabalhadas para a Justiça Eleitoral poderão ser convertidas em atividades complementares.
  • Aproveitamento de horas na Faculdade/ Universidade
O TRE/RN firmou convênio com as Instituições de Ensino Superior (IES), com vistas à utilização de horas trabalhadas nos pleitos eleitorais como atividades extracurriculares, em até 25 horas/aula:
05 horas – em razão da participação do estudante universitário em treinamento para mesários.
10 horas – em face do trabalho realizado pelo estudante universitário como mesário no 1º turno da eleição.
10 horas – pelo desenvolvimento das funções de mesário no 2º turno pelo estudante universitário.
O benefício pode ser ampliado a critério da universidade
Instituições conveniadas:
  • UNIVERSIDADE POTIGUAR (UnP): Convênio nº 02/2012-TRE/RN;
  • CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN): Convênio nº 03/2012-TRE/RN;
  • FACULDADE NATALENSE DE ENSINO E CULTURA (FANEC): Convênio nº 04/2012-TRE/RN;
  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE: Convênio nº 05/2012-TRE/RN;
  • SOCIEDADE UNIVERSITÁRIA DE EXCELÊNCIA EDUCACIONAL DO RIO GRANDE DO NORTE (FATERN); Convênio nº 06/2012-TRE/RN;
  • INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN): Convênio nº 07/2012-TRE/RN.

Estamos esperando por você! Venha ver de perto como se faz uma eleição!!!

Acesse:

domingo, 27 de julho de 2014

SISTEMA ELEITORAL DO BRASIL PODE SER FRAUDADO


URNA ELETRÔNICA É CONFIÁVEL?       Um computador, por mais protegido que esteja, é potencialmente vulnerável a vírus e invasões cujos métodos se aperfeiçoam na mesma proporção dos aplicativos protetores. Desconfio que algumas empresas proprietárias de antivírus mantêm um setor específico para criar os que elas próprias, depois, vão eficientemente combater. É a melhor explicação que encontro para a propagação dessa praga cibernética.
       A urna eletrônica usada nas eleições do Brasil é semelhante a um micro. É programada por seres humanos e seu software é alterável de acordo com as peculiaridades de cada pleito. Por ser programável pode sofrer a ação de maliciosos que queiram alterar resultados em seus interesses e modificar o endereço do voto com mais facilidade do que se inocula um vírus no seu micro via Internet. Além disto, pode desvendar nosso voto, pois o número do título é gravado na urna na mesma ocasião e fica a ela associado.
       Há várias formas de se fazer isto. Por exemplo: é possível introduzir um comando que a cada cinco votos desvie um para determinado candidato mesmo que o eleitor tenha teclado o número de outro.
       Talvez eventuais alterações maliciosas sejam possíveis de serem detectadas a posteriori. Mas descobrir a fraude depois de ocorrida não adianta. O importante é prevenir.
       A preocupação com a vulnerabilidade da urna eletrônica é antiga. Pode ser acompanhada no site Voto Seguro, mantido por técnicos especializados, engenheiros, professores e advogados que defendem que a urna eletrônica virtual - que não registra em apartado o voto do eleitor e que será usada nas próximas eleições - admite uma vasta gama de possibilidades de invasões, sendo definitivamente insegura e vulnerável.
Recentemente o engenheiro Amílcar Brunazo Filho (especialista em segurança de dados em computador) e a advogada Maria Aparecida Cortiz (procuradora de partidos políticos) lançaram o livro "Fraudes e Defesas no Voto Eletrônico" (capa acima), pela All Print Editora, no mínimo inquietante. Mesmo para os não familiarizados com o informatiquês ele é claro e transmite a idéia de que as urnas eleitorais brasileiras podem ser fraudadas.
       São detalhados os vários modos de contaminação da urna e se pode depreender que, se na eleição tradicional, com cédulas de papel, as fraudes existiam, eram também mais fáceis de ser apuradas porque o voto era registrado. Agora não. O voto é invisível e, como diz o lema do Voto Seguro: "Eu sei em quem votei, eles também, mas só eles sabem quem recebeu meu voto", de autoria do engenheiro e professor Walter Del Picchia, Professor Titular da Escola Politécnica da USP.
       O livro detalha a adaptação criativa de fraudes anteriores, como o voto de cabresto e a compra de votos, e outros meios mais sofisticados, como clonagem e adulteração dos programas, o engravidamento da urna e outros. Além das fraudes na eleição, são possíveis fraudes na apuração e na totalização do votos.
O livro demonstra que a zerésima - um neologismo para a listagem emitida pela urna antes da votação e na qual constam os nomes dos candidatos com o número zero ao lado, indicando que nenhum deles recebeu ainda votos, na qual repousa a garantia de invulnerabilidade defendida pelo TSE -, ela própria pode ser uma burla porque é possível se imprimir qualquer coisa, como o número zero ao lado do nome do candidato, e ainda assim haver votos guardados na memória do computador (página 27).
       O livro não lança acusações levianas. Explica como as fraudes podem ocorrer e ao mesmo tempo apresenta soluções, ao menos parciais, como o uso da Urna Eletrônica Real - que imprime e recolhe os votos dos eleitores em compartimento próprio - ao contrário da urna eminentemente virtual, que não deixa possibilidade de posterior conferência.
       O mais instigante é que os autores e outros técnicos e professores protocolizaram no TSE pedidos para efetuar um teste de penetração visando demonstrar sua tese e isto lhes foi negado, apesar da fundamentação usada.

 Mas depois que se descobriu que o Poder Judiciário não é imune à corrupção - veja-se o caso de Rondônia - nada é impossível, principalmente em matéria eleitoral. Por isto é incompreensível a negativa do TSE em admitir o teste requerido e, o que é pior, insistir em utilizar a Urna-E Virtual com apoio na Lei n. 10.740/03, aprovada de afogadilho e sem o merecido debate, ao invés da mais segura Urna Eletrônica Real.
       Se não é certo, em Direito, dizer que quem cala consente é, todavia, correto dizer que quem obsta o exercício de um direito é porque tem algo a esconder. Ou, por outra, que há alguma coisa que aconselha a ocultação. Ou porque - e agora estou me referindo ao caso concreto - se intui que pode haver algo de podre no seio da urna eletrônica que poderia provocar severas desconfianças às vésperas do pleito. 
 

veja o vídeo abaixo