LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

sábado, 27 de abril de 2013

GOVERNO DE ANGOLA BANIU EVANGÉLICOS

O governo de Angola baniu a maioria das igrejas evangélicas brasileiras do país.
Segundo o governo, elas praticam "propaganda enganosa" e "se aproveitam das fragilidades do povo angolano", além de não terem reconhecimento do Estado.


"O que mais existe aqui em Angola são igrejas de origem brasileira, e isso é um problema, elas brincam com as fragilidades do povo angolano e fazem propaganda enganosa", disse à Folha Rui Falcão, secretário do birô político do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) e porta-voz do partido, que está no poder desde a independência de Angola, em 1975.
Cerca de 15% da população angolana é evangélica, fatia que tem crescido, segundo o governo.
Em 31 de dezembro do ano passado, morreram 16 pessoas por asfixia e esmagamento durante um culto da Igreja Universal do Reino de Deus em Luanda. O culto reuniu 150 mil pessoas, muito acima da lotação permitida no estádio da Cidadela.
O mote do culto era "O Dia do Fim", e a igreja conclamava os fiéis a dar "um fim a todos os problemas que estão na sua vida: doença, miséria, desemprego, feitiçaria, inveja, problemas na família, separação, dívidas."
O governo abriu uma investigação. Em fevereiro, a Universal e outras igrejas evangélicas brasileiras no país -- Mundial do Poder de Deus, Mundial Renovada e Igreja Evangélica Pentecostal Nova Jerusalém-- foram fechadas.

Editoria de Arte/Folhapress
No dia 31 de março deste ano, o governo levantou a interdição da Universal, única reconhecida pelo Estado.
Mas a igreja só pode funcionar com fiscalização dos ministérios do Interior, Cultura, Direitos Humanos e Procuradoria Geral da Justiça. As outras igrejas brasileiras continuam proibidas por "falta de reconhecimento oficial do Estado angolano". Antes, elas funcionavam com autorização provisória.
As igrejas aguardam um reconhecimento para voltar a funcionar, mas muitas podem não recebê-lo. "Essas igrejas não obterão reconhecimento do Estado, principalmente as que são dissidências, e vão continuar impedidas de funcionar no país", disse Falcão. "Elas são apenas um negócio."
Segundo Falcão, a força das igrejas evangélicas brasileiras em Angola desperta preocupação. "Elas ficam a enganar as pessoas, é um negócio, isto está mais do que óbvio, ficam a vender milagres."
Em relação à Universal, a principal preocupação é a segurança, disse Falcão.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

SELEÇÃO DE MONTANHAS SE CLASSIFICA NA COPA ESTADUAL GAROTO BOM DE BOLA


A Seleção de Montanhas consegue mais um triunfo na 1ª COPA ESTUDANTIL GAROTO BOM DE BOLA, promovida pela Secretaria Estadual de Esporte, ao desclassificar a Seleção de Várzea em jogo realizado no campo do adversário, agora o desafio é a Seleção de Pedro Velho.
A Seleção de Montanhas está contando com total apoio da Prefeitura Municipal de Montanhas, inclusive o prefeito Algacir tem prestigiado os jogos  da equipe.

O Prefeito Algacir, o Secretário  Municipal de Educação José Clermônio, o Coordenador de Esporte Milton Américo (Mita) e a Equipe Técnica  José Rivanaldo (Beba) e Josenaldo ( Naldo de doutor) parabenizam a todos os atletas da Seleção de Montanhas pela classificação na 1ª COPA ESTUDANTIL GAROTO BOM DE BOLA, promovida pela Secretaria Estadual de Esporte.  
1º Jogo - Montanhas  03 X 01  Várzea  ( jogo realizado em Montanhas).
2º Jogo  -  Várzea 01 X 01 Montanhas  ( jogo realizado em Várzea).
 O próximo jogo será contra a Seleção de Pedro Velho neste sábado, dia 27 de Abril na cidade de Pedro Velho e o jogo de volta será realizado em Montanhas no dia 04 de Maio.
Prefeito sempre prestigiando os jogos

seleção de Montanhas

execução do hino


bola rolando


prefeito Algacir e vereador Ronaldo

gol de Montanhas

quinta-feira, 25 de abril de 2013

PROFESSORES DE MONTANHAS ADEREM A PARALISAÇÃO NACIONAL

Os trabalhadores em educação de Montanhas/RN aderiram à paralisação nacional de professores por três dias,  23, 24 e 25 de abril. As reivindicações por piso, plano de carreira, melhores condições de trabalho e profissionalização dos funcionários da rede pública de ensino e aplicação de 10% do PIb e 50% do pré-sal na Educação..
A adesão parou as escolas municipais e estaduais, inclusive com caravana se deslocando até Natal para participar de uma caminhada pelas ruas da cidade.Hoje os trabalhadores do municipio fazem assembleia na Escola Municipal Grimaldi Ribeiro.a novidade no municipio de Montanhas é que não há nemhuma pressão por parte do poder público contra este movimento de tres dias.
Os três dias de paralisação fazem parte da 14ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, programada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

 Ocila Bezerril ( estadual) e Fátima Aranha ( municipal) 3 dias sem aulas

quarta-feira, 24 de abril de 2013

PARTIDOS POLITICOS DE MONTANHAS TEM SUAS CONTAS DE 2012 REJEITADAS PELA JUSTIÇA ELEITORAL

A justiça eleitoral desaprovou as contas dos partidos PSB e PRP no município de Montanhas RN   referentes as eleições passadas, o fato deve-se a irregularidades nas contas da campanha eleitoral.Segundo o Juiz isso caracteriza uma irregularidade grave.
Mais detalhes é só acessar o diario eletronico da justiça eleitoral do dia 25 de  abril de 2013, páginas 16,17,18 E 19.
Diario da Justiça AQUI


CHOVE EM QUASE TODAS AS REGIÕES DO ESTADO




A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou a maior chuva do estado entre a manhã dessa terça-feira (23) e a manhã de hoje (24) no município de Apodi, região Oeste potiguar, onde choveu 49,2 milímetros. Em Caraúbas e Baraúna, também no Oeste, choveu 41,2 mm e 38,5 mm, respectivamente. A Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN considera o estado dividido em quatro regiões principais na emissão de seu boletim: Oeste, Central, Agreste e Leste potiguares.
EmparnO mapa mostra a distribuição de chuvas no RN entre essa terça-feira e hoje (24)O mapa mostra a distribuição de chuvas no RN entre essa terça-feira e hoje (24)

De acordo com os dados da Emparn, registro semelhante ao do município de Apodi ocorreu em Lajes, na região Central potiguar, onde choveu 48 mm. O segundo maior índice pluviométrico dessa região foi encontrado em Fernando Pedroza, onde chouve 15,5 milímetros entre as 7h da manhã de ontem e as 7h de hoje.

A região do Agreste potiguar teve seu maior índice pluviométrico em Bento Fernandes, com 37 mm. Ielmo Marinho vem em seguida, com registro de 19,8 milímetros.

Já no Leste potiguar, região da capital, o município Senador Georgino Avelino apresentou chuvas de 40 mm nessas 24 horas. De acordo com a Emparn, Natal teve a quinta maior chuva da região, atrás de Nísia Floresta, Taipu e Extremoz.

Os índices mais baixos registrados pela Emparn no estado foram encontrados nos municípios de Maxaranguape (1 mm); São Bento do Trairi (0,4 mm); no posto medidor do Itans em Caicó (0,1 mm); e Venha Ver, onde registrou-se 2mm de chuva.
Magnus NascimentoA rua José Borges, no bairro Lagoa Nova, foi uma das que amanheceu alagada na manhã de hoje (24)A rua José Borges, no bairro Lagoa Nova, foi uma das que amanheceu alagada na manhã de hoje (24)

Em Natal, entre noite de ontem e o início da manhã de hoje, predominou clima chuvoso. A previsão para a capital potiguar nesta quarta-feira é de sol com nuvens e possibilidade de chuva a qualquer hora. Durante a manhã de hoje algumas ruas da cidade ainda estavam alagadas devido às chuvas.

TRE-RN NEGA PROVIMENTO A R.E. DA COLIGAÇÃO FORÇA DO POVO

Recebemos a informação do advogado e vice prefeito de Montanhas Caldas Neto, que aconteceu ontem o julgamento do RE  nº 36974 (RECURSO ELEITORAL - REGISTRO DE CANDIDATURA - SUBSTITUIÇÃO DE CANDIDATO - IMPUGNAÇÃO AO REGISTRO DE CANDIDATURA - CARGO - PREFEITO - VICE-PREFEITO - CONDIÇÃO DE ELEGIBILIDADE - FILIAÇÃO PARTIDÁRIA - AUSÊNCIA DE AMPLA DIVULGAÇÃO) impertrado  pela Coligação Força do Povo contra a coligação COLIGAÇÃO VITÓRIA QUE VEM DO POVO.
O julgamento ocorreu no plenário do TRE onde os desembargadores negaram provimento ao pedido da coligação Força do Povo.

veja:
RELATOR(A): JUIZ VERLANO DE QUEIROZ MEDEIROS
ASSUNTO: RECURSO ELEITORAL - REGISTRO DE CANDIDATURA - SUBSTITUIÇÃO DE CANDIDATO - IMPUGNAÇÃO AO REGISTRO DE CANDIDATURA - CARGO - PREFEITO - VICE-PREFEITO - CONDIÇÃO DE ELEGIBILIDADE - FILIAÇÃO PARTIDÁRIA - AUSÊNCIA DE AMPLA DIVULGAÇÃO - (PREVENÇÃO A AC Nº 326-76.2012.6.20.0000 - PROTOCOLO 94.820/2012)
LOCALIZAÇÃO: SPF-SECAO DE PROCESSAMENTO DE FEITOS
FASE ATUAL: 23/04/2013 17:18-Julgamento RE nº 36974 em 23/04/2013. Acórdão. Não-Provimento (Cód.239) - Com Mérito.

LIMINAR : PROFESSORES DEVERÃO RECEBER EM MÉDIA 20% DE ACRÉSCIMOS A PARTIR DESTE MES

  Os professores do Rio Grande do Norte deverão perceber um acréscimo de, em méida, 20% nos seus salários a partir deste mês. O governo do Estado deverá fechar a folha já com o aumento, mas não descarta a possibilidade de pagar em folha suplementar.
A conquista é fruto da liminar concedida pelo desembargador Cláudio Santos à pedido do Sinte-RN. O desembargador determinou que o governo terá que pagar horas-extras sempre que o professor trabalhar durante o terço do expediente destinado a atividades fora da sala de aula e deu caráter retroativo à decisão.
Para a coordenadora geral do Sinte-RN professora Fátima Cardoso trata-se de uma conquista histórica que renova a esperança da categoria no Poder Judiciário.
“Ficará em nossa memória este julgamento. A decisão do desembargador Cláudio Santos nos devolveu o sentimento de Justiça. Fica a sensação e que a Justiça não está cega para os clamores da classe trabalhadora e que a sociedade deve continuar acreditando no compromisso do Poder Judiciário para com a justiça social.
Fátima ressaltou ainda que a resposta do desembargador tem repercussão positiva em toda a sociedade. “Trata-se de uma decisão de ampla importância social, já que atende também os anseios de pais, alunos e de todos os que defendem uma educação pública de qualidade.”, conclui Fátima.

SERVIDORES DA EDUCAÇÃO ADEREM A PARALIZAÇÃO NACIONAL



edProfessores da rede pública estadual de ensino em todo o país cruzaram os braços desde ontem (23) e pediram melhores condições de trabalho. A paralisação foi convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e deve durar três dias, até amanhã (25). Segundo a entidade, 22 estados aderiram oficialmente ao movimento e os sindicatos do Distrito Federal e demais estados que não aderiram apóiam formalmente a ação. As paralisações da rede pública estadual têm adesões também de trabalhadores das redes municipais de ensino fundamental e médio.
Os estados que aderiram são: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Segundo a CNTE, eles podem continuar ou não a greve após os três dias dependendo das negociações nos locais.
As regionais e núcleos municipais do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (SINTE/RN) estão realizando atividades dentro da Greve Nacional da Educação.
Através de palestras, audiências públicas, assembleias da categoria e atos nas ruas o SINTE/RN planeja envolver a sociedade e principalmente aos usuários da escola pública nas atividades.
Uma grande mobilização está sendo organizada: a Marcha em Defesa e Promoção da Educação Pública reunirá nesta quarta-feira (24) professores, funcionário, pais e alunos de todo o estado na Praça Cívica de Natal. A concentração começa às 14 horas, próximo ao Palácio dos Esportes. Ao final da Marcha será realizada uma assembléia popular para a aprovação da Carta de Natal. Um instrumento que provocará as autoridades para investir e garantir que a educação seja prioridade em todo território brasileiro.
A principal reivindicação dos profissionais é o cumprimento da Lei do Piso Nacional dos Professores da Rede Pública. Pela norma vigente, o piso salarial nacional do magistério da educação básica é R$ 1.567 e deve ser pago em forma de vencimento. Além disso, a categoria pede a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), que direciona as políticas para a área nos próximos dez anos, a destinação de 100% dos royalties do pré-sal para o setor e a definição de diretrizes nacionais de carreira para os profissionais da educação básica.
A ação faz parte da 14ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública de Qualidade, promovida pela CNTE. A semana ocorre anualmente. "Queremos uma educação melhor e a valorização dos profissionais. A carreira de docente não é atrativa à juventude, os professores trabalham muito e não tem uma jornada respeitada para poderem viver com razoável dignidade", diz o presidente da CNTE, Roberto Leão. "Para termos uma escola pública de qualidade, precisamos valorizar esses profissionais".
A Lei do Piso, Lei 11.738/2008, principal bandeira do movimento, determina um valor mínimo que deve ser pago pelos estados e municípios a professores da rede pública com jornada de 40 horas semanais e estipula uma jornada de, no máximo, dois terços da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os alunos.
De acordo com levantamento feito pela CNTE em março deste ano, apenas o Distrito Federal e quatro estados (Acre, Ceará, Pernambuco e Tocantins) cumprem integralmente a lei.

ATIVISTAS JOGAM AGUA EM ARCEBISPO

Ativistas seminuas do grupo feminista Femen invadiram uma conferência em uma universidade de Bruxelas. Durante o ato, manifestantes jogaram água no arcebispo de Mechelen-Bruxelas, Andre-Joseph Leonard. O religioso não reagiu e evitou olhar para as ativistas.
O protesto foi contra a homofobia, de acordo com agências internacionais. No fim da manifestação, o arcebispo beijou uma imagem da Virgem Maria ao deixar a sala.
Nascido na Ucrânia e com filiais em vários países (incluindo o Brasil e nações de maioria islâmica), o Femen costuma fazer campanhas pelos direitos das mulheres e de minorias. Uma de suas bandeiras é a defesa do casamento gay. O grupo também já realizou atos contra os casos de pedofilia na Igreja.

JOVEM CIDADÃ MONTANHENSE SE INCREVE NO THE VOICE BRASIL DA REDE GLOBO


106 Post
 Do blog Montanhas em Ação

Tá no Blog Montanhas Verdade que a cidadã Montanhese Leotina Duarte se inscreveu para participar do grande programa da Rede Globo de Televisão The Voice Brasil.
Desejamos sucesso e muita dedicação nessa nova trajetória, apesar de muito bonita e fotografar muito bem, Leotina canta e encanta a todos nós com a sua voz maravilhosa.
 Do blog:
A jovem é filha do professor Antonio Duarte( toinho)
Se depender da voz e da postura enquanto canta , ela vai chegar longe neste programa pois tem uma grande perspectiva de sucesso, além da torcida que não vai faltar.

SUSPEITA DA MORTE DE ESTUDANTES EM ESPIRITO SANTO SE ENTREGA A POLICIA



 Maria Eduarda Santos Gomes, 22 anos (Foto: Fred Carvalho/G1)A feirante Maria Eduarda dos Santos Gomes, de 22 anos, uma das suspeitas de participar diretamente da morte dos jovens universitários Manoel Gomes Teixeira Neto, de 20 anos, e José Costa de Lima Júnior, de 21 - assassinados no início de março numa estrada que liga os municípios de Espírito Santo a Goianinha, a pouco mais de 50 quilômetros de Natal -, se apresentou espontaneamente à Polícia Civil na manhã desta terça-feira (23). A jovem está grávida de três meses.
A suspeita se apresentou acompanhada do advogado Marcus Alânio Vaz. Após prestar depoimento, ela foi encaminhada para a ala feminina do Complexo Penal João Chaves, na zona Norte de Natal.
Segundo o delegado que investiga o caso, Wellington Segundo, a mulher é uma das duas mulheres que foram vistas na companhia dos universitários num bar no dia do crime. “Ela foi reconhecida por testemunhas e conforme as nossas investigações estava no local onde aconteceu os assassinatos participando ativamente de tudo”, afirmou.
A suspeita chegou à Delegacia Geral da Polícia Civil (Degepol), em Natal, por volta das 11h numa viatura, escoltada por funcionários de uma empresa particular de segurança e usando coletes à prova de balas.
O delegado acredita que cinco pessoas estão envolvidas no crime, sendo um deles menor de idade, e que os assassinatos estejam relacionados com dívidas de drogas. Um casal suspeito já foi preso pela Polícia Civil e o marido de Maria Eduarda, também suspeito do duplo homicídio, está sendo procurado pela Polícia Civil.

FORAGIDO SE ENTREGA EM BAIA FORMOSA PRA" NÃO PASSAR FOME"



O jovem Clednilson Santos do Nascimento, de 18 anos, procurou a polícia de Baía Formosa para se entregar, nesta segunda-feira (22). “Mago”, como e mais conhecido, era foragido da delegacia de Pipa. Ele havia escapado no dia 19 de março, juntamente com mais três presos, após serrarem grades da cela.
De acordo com a polícia, Clednilson é suspeito de um assalto à mão armada, na praia do Sagi, em Baía Formosa, no inicio do mês passado. Além disso, é suspeito de tráfico de drogas na Praia da Pipa, onde foi preso em flagrante, mas acabou fugindo.
Os policiais militares do Destacamento de Baía Formosa informaram ainda que "Mago", quando ainda era menor de idade, praticou assalto a turistas naquela cidade, crime pelo qual foi apreendido e liberado em seguida.
Segundo este policial, Clednilsom Santos do Nascimento contou que estava passando fome e que era melhor ficar preso do que na rua. “Mago”, como é conhecido o jovem, fugiu da delegacia de Pipa com outros três presos, no último dia 19 de março, serrando as grades da cela e desde então vinha sendo procurado pela Polícia na região.

CRIME PASSIONAL? PROFESSOR É BRUTALMENTE ASSASSINADO EM PIQUIRÍ



Professor de ensino fundamental Sérgio Laureano de Mendonça, de 34 anos (Foto: Divulgação/Arquivo da Prefeitura de Caguaretama)O professor de ensino fundamental Sérgio Laureano de Mendonça, de 34 anos, foi executado a tiros na noite desta segunda-feira (22). Segundo a polícia, o crime aconteceu na comunidade de Piquiri, na zona rural de Canguaretama, a 68 quilômetros de Natal. Segundo o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, major Genilton Tavares, o homicídio foi registrado por volta das 21h30. A vítima sofreu pelo menos seis tiros.
De acordo com o relatório da PM, o professor foi morto dentro de casa, na rua 17 de Maio. “Dois homens pularam o muro e entraram na residência. Ele estava deitado no sofá. Um dos homens entrou na sala e atirou pelo menos seis vezes contra ele. O professor morava com os pais desde que se separou da esposa”, revelou o major. Os idosos, ainda segundo o oficial, não foram agredidos fisicamente. “Ao que parece, ele era mesmo o alvo da execução”, afirmou Tavares.
De acordo com relatos de testemunhas, os dois homens fugiram em uma moto. A polícia fez diligências pela região, mas não encontrou nenhum dos suspeitos. O caso foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Canguaretama. O delegado Wellington Segundo, responsável pelas investigações, disse que a polícia ainda não sabe o que pode ter motivado o crime.
A secretaria de Educação de Canguaretama informou que o professor era pedagogo e dava aula para crianças do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Antônio Câmara, localizada em Piquiri. Sérgio era tido como um homem calmo e conhecido pela população. De acordo com uma representante da secretaria, que não quis se identificar, “a cidade está comovida. Ninguém conhecia um vício dele ou algo que justificasse isso”.
O corpo do professor já foi liberado pelo Itep e o velório está acontecendo em Piquiri.
Foto
CRIME PODE TER MOTIVOS PASSIONAIS 



O delegado Wellington Segundo - responsável pelas investigações do assassinato do professor Sérgio Laureano, de 34 anos, - ainda não aponta o suposto ex companheiro da vítima como suspeito do assassinato. O crime aconteceu na última segunda-feira (22) em Canguaretama, a 68 quilômetros de Natal.

"O ex-namorado dele se apresentou espontaneamente na delegacia. Ele disse que não tem nada a ver com o crime. Mas eu ainda vou interrogá-lo, ainda hoje ou no início da manhã desta terça (24)", disse o delegado Wellington.

Ainda segundo o delegado, tudo leva a crer que o professor foi executado. "Pela quantidade de tiros, e como só ele foi atingido acreditamos que foi uma execução. Agora precisamos entender o motivo e chegar aos suspeitos. Estamos na rua investigando", afirmou o delegado.

"Ainda não posso adiantar nada. Mas temos várias testemunhas para serem ouvidas e possivelmente poderemos cumprir mandados de busca", acrescentou Segundo.

Familiares do professor acreditam que  o crime foi passional. Segundo José Célio Laureano Mendonça, irmão da vítima, o mandante do homicídio seria um homem com quem Sérgio teve um relacionamento amoroso. O namoro teria chegado ao fim há duas semanas.

O irmão do professor também afirma que os dois tinham brigas violentas. “Em uma dessas brigas ele (o namorado) chegou a agredir a nossa mãe”, afirmou Célio. Maria Lourdes de Mendonça, de 69 anos, mãe de Sérgio, confirma a história.

terça-feira, 23 de abril de 2013

BANDIDOS ARROMBAM CAIXA DO BB NA UFRN


Esse ano já foram arrombados terminais na Secretaria de Educação, Idema, IFRN e em cidades do interior. Foto: José Aldenir
Esse ano já foram arrombados terminais na Secretaria de Educação, Idema, IFRN e em cidades do interior. Foto: José Aldenir
Quatro homens armados arrombaram o caixa eletrônico do Banco do Brasil, instalado no prédio da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, ontem à noite. Para a ação, que durou cerca de uma hora, a quadrilha rendeu o agente de segurança que estava de plantão e ainda roubou a arma de fogo e o radiocomunicador usados pelo funcionário. O crime aconteceu dois dias após a explosão de um terminal de auto-atendimento bancário em Vera Cruz, na Região Metropolitana de Natal.
Segundo o diretor da Divisão de Segurança Patrimonial (DSP) da UFRN, Manoel Euflausino, o segurança que foi feito refém não foi agredido pelos criminosos, que ao fugirem deixaram um caderno pequeno com diversas anotações caído no local do crime. Ele disse também que a ação foi registrada por câmeras da central de monitoramento eletrônico da Reitoria e que as imagens serão encaminhadas para as polícias Civil e Federal, que investigarão o caso.
Ele explicou que, conforme o relato do segurança, um homem chegou ao local por volta das 20h40 e perguntou à vítima se o caixa eletrônico estava funcionando naquele momento. Ao ouvir a negativa, o desconhecido teria se afastado, mas logo retornado com outros três homens, que renderam o segurança e arrombaram o equipamento com um maçarico.
“Ele me disse que os homens tomaram a arma e o rádio-comunicador que estava em seu poder e que ficasse quieto, sem dizer nenhuma palavra, até que eles terminassem o serviço e fossem embora. Depois de uma hora, foram embora e o abandonaram no local. Foi aí que ele pode sair e denunciar o arrombamento à Polícia Militar, que chegou minutos depois e isolou a área”, explicou Euflausino.
Na manhã de hoje, dois funcionários do Banco do Brasil estiveram no local para verificar o estrago provocado pela ação criminosa e também conversar com o responsável pela segurança na UFRN. Eles informaram que não eram autorizados a falar com a imprensa sobre o acontecido e que não sabiam se o caixa eletrônico atacado havia sido abastecido recentemente.
“A expectativa é que as câmeras instaladas na Reitoria tenham gravado a ação e que as imagens captadas possam ajudar a Polícia na identificação dos quatro criminosos, que estavam em dois veículos. Infelizmente, apesar de termos duas equipes de vigilância móvel circulando constantemente pela universidade, nenhuma delas percebeu a movimentação criminosa no local”, afirmou Euflausino.
Outras ações parecidas
O arrombamento do caixa eletrônico instalado no prédio da Reitoria da UFRN aconteceu menos de 48 horas após uma quadrilha ter explodido o auto-atendimento do Bradesco na cidade de Vera Cruz, na Região Metropolitana de Natal. O crime, que foi cometido na madrugada de sábado, chamou a atenção da população do município pelo estrago que causou aos imóveis vizinhos ao prédio usado pelo banco.
Há 11 dias, nove homens armados invadiram o prédio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seec), dentro do Centro Administrativo Estadual, e arrombaram dois caixas eletrônicos do Banco do Brasil. A quadrilha conseguiu entrar no imóvel após se passarem por funcionários de uma empresa de refrigeração.
No início do mês, quatro homens armados invadiram o shopping de artesanato Mãos de Arte, na Praia dos Artistas, na zona Leste de Natal, e arrombaram o terminal eletrônico da Caixa Econômica Federal, que fica instalada no andar térreo do edifício. Antes, eles entraram no local usando cópias das chaves dos cadeados que fechavam a administração e renderam os dois agentes de portaria que estavam de plantão.
Em fevereiro, cinco homens armados invadiram a sede do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e arrombaram o caixa eletrônico do Banco do Brasil que fica no prédio, em Natal. Nesta ação, os bandidos também usaram um maçarico para abrir o equipamento, de onde tiraram todo o dinheiro. Antes de fugir, o bando ainda roubo o celular do vigilante, para impedir que ele acionasse a polícia.
Outro caixa eletrônico que se transformou em alvo dos bandidos foi o do IFRN, localizado na Avenida Salgado Filho. Até hoje a Polícia não conseguiu identificar nenhum dos autores desses crimes.

Caixa era usado por comunidade acadêmica e população em geral
Apesar de ter realizado diligências em toda a região, a Polícia Militar não conseguiu identificar nenhum suspeito de ter participado do arrombamento do terminal do Banco do Brasil da UFRN. Para o diretor de Segurança do campus, o fato das entradas e saídas da universidade serem abertas à população durante o final de semana, pode ter contribuído para a ação e fuga dos criminosos.
“Apesar do terminal ter sido instalado para uso da comunidade acadêmica, muitas pessoas de fora sabem da existência dele aqui na Reitoria e o usam também, por isso, não temos como saber quem pode ter planejado essa ação criminosa. Pode ter sido qualquer pessoa, por isso, a nossa esperança é que a polícia consiga identificar os ladrões através das imagens captadas pelas câmeras do prédio”, disse Euflausino

domingo, 21 de abril de 2013

BANDO EXPLODE CAIXA DO BRADESCO EM VERA CRUZ


Criminosos invadiram a cidade de Vera Cruz, na madrugada deste sábado (20), e promoveram mais um crime contra agências bancárias. Desta vez, os assaltantes foram até a agência do Banco Bradesco e usaram explosivos para arrombarem um caixa eletrônico da unidade. A explosão destruiu parte do prédio.
As informações foram confirmadas ao Portal BO pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva. Ele explicou que o crime foi registrado por volta das 2h30, quando o movimento nas ruas da cidade é bastante pequeno.
Mesmo assim, algumas testemunhas revelaram para os policiais que o assalto foi praticado por seis homens. Eles estavam em um Fiat Strada e também em duas motocicletas, usadas como apoio. Os bandidos entraram na agência e, provavelmente usando dinamites, explodiram o caixa eletrônico.
Informações repassadas por moradores para a reportagem dão conta que o impacto da explosão provocou grande destruição no prédio do Bradesco, bem como chegou a atingir um estabelecimento comercial vizinho. Antes de fugir, os bandidos chegaram a efetuar disparos em via pública, como forma de intimidação.
 

FILME MEU PÉ DE LARANJA LIMA ESTREIOU NESTA SEXTA FEIRA

Tudo começou quando a produtora Katia Machado, tocada pela história de Zezé, resolveu adaptar “Meu Pé de Laranja Lima”. O livro de José Mauro de Vasconcelos vendeu mais de 1 milhão de exemplares no País, foi traduzido para 52 línguas e, na Coreia do Sul, chegou a ganhar uma edição em quadrinhos. De novo no Brasil, originou um filme (em 1970) e três telenovelas. Katia encomendou o roteiro a seu amigo Marcos Bernstein. Ocorreu o que poderia parecer improvável - Bernstein gostou tanto da história e do próprio roteiro (que escreveu com Melanie Dimantas) que só faltou suplicar a Katia que o deixasse dirigir. Ela topou, e fez muito bem. “Meu Pé de Laranja Lima”, que estreia nesta sexta-feira, 19, em mais de cem salas, é um belo filme e um provável candidato a best-seller.
DivulgaçãoApesar da história regional, o livro publicado em 1968 se torna universal por tratar de temas comuns com humanismoApesar da história regional, o livro publicado em 1968 se torna universal por tratar de temas comuns com humanismo

É verdade que o livro alcançou esse número extraordinário ao longo de quase meio século, ou seja, atravessando gerações. Mas, se o boca a boca funcionar, Bernstein e Katia podem sonhar com o sucesso. Será merecido. E o importante é que o filme é bom. Bernstein tem currículo. Coescreveu, com João Emanuel Carneiro (autor de “Avenida Brasil”), o roteiro de “Central do Brasil”, de Walter Salles. Dirigiu “Do Outro Lado da Rua”, com Fernanda Montenegro e Raul Cortez. Que ninguém espere dele uma versão derramada da história do menino que foge da miséria de sua pequena vida refugiando-se no mundo da imaginação. Zezé elege a árvore do título como amiga (e confidente). A versão de 1970, de Aurélio Teixeira, carregava nos sentimentos para arrancar lágrimas. Bernstein chega a ser minimalista. Ele diz que nunca viu “O Corvo Amarelo”, clássico japonês (de Heinesuke Gosho), famoso pelo uso da cor, também sobre a infância carente, do qual seu filme parece herdeiro.

A história é regional e vira universal por sua humanidade. “Meu Pé de Laranja Lima já participou de festivais no exterior e, em toda parte, o público se interessa pelos personagens, se comove com a narrativa”, conta Bernstein. “No Festival de Roma, foi escolhido por um júri de jovens como o melhor filme infantojuvenil.” E tem mais. “A história de Zezé é um triunfo da imaginação. Para quem vive de contar histórias, como eu, seja como roteirista ou diretor, tem tudo a ver.” Era um filme cheio de desafios. Criança, árvore, não falta nem mesmo um trem como personagem decisivo na trama. “O trem, como a própria árvore, é essencial. Como se faz isso? Filmei com o mesmo sentimento com que escrevemos, Melanie e eu. Mas o filme não seria tão bom sem esse elenco maravilhoso.” Bernstein conseguiu reunir atores como José de Abreu, Fernanda Viana (do Grupo Galpão), Caco Ciocler. O grande achado foi o garoto João Guilherme Ávila, que faz Zezé.

“Ele é ótimo. Fizemos uma preparação, mas quando chegava a hora de filmar dava para ver a entrega”, diz o diretor. O garoto retribui os elogios. “Foi muito legal fazer o filme com todos esses grandes atores. Foram generosos comigo. É muito bom poder dizer que fiquei amigo do Zé, do Caco.” Zé de Abreu vem de um dos maiores sucessos de sua carreira - o Nilo da novela “Avenida Brasil”. Ele se surpreende com o alcance da novela. “Filmamos antes do estouro de Avenida Brasil. Teria sido muito mais complicado, se o filme tivesse sido feito durante, ou depois.” As filmagens foram realizadas em Cataguases, interior de Minas, onde o pioneiro Humberto Mauro iniciou, nos anos 1920 e 30, um ciclo fundamental do cinema brasileiro.

MEU PÉ DE LARANJA LIMA Direção: Marcos Bernstein. Gênero: Infantil (Brasil / 2012, 97 min). Classificação: 10 anos.