LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

sábado, 10 de maio de 2014

EM CANGUARETAMA FUNCIONÁRIOS REAGEM A TRUCULÊNCIA DE UMA ADMINISTRAÇÃO SEM RUMO



Democracia é a forma de governo em que a soberania é exercida pelo povo. Mas não é assim que tem acontecido no Município de Canguaretama, lá a Democracia é o conjunto de homens nas mãos de um só poder, (a prefeita), os servidores públicos municipais as educação estão sendo tratados como LIXO, no inicio do ano letivo de 2014 a senhora “Rainha” (a prefeita) nos comunicou através de seus “conselheiros” ( secretária municipal de educação, diretores de escolas, cães de guarda e etc...), verbalmente sem nenhum ato administrativo formal, que a carga horária iria mudar de 6h corridas para 8h intercaladas 4 e 4 horas, nós os servidores, ao questionar o motivo recebemos de seus “conselheiros” a humilde e gentil justificativa: A SENHORA “RAINHA” ASSIM O QUER. Perguntamos: “e a democracia?” e mais uma vez fomos contemplados com a mais humilde das respostas: DEMOCRACIA É QUANDO EU MANDO E VOCÊ OBEDECE. Diante de tanta humildade não tivemos escolha, saímos nas ruas de Canguaretama e gritamos: Prefeita, quem reina soberanamente é o povo, esse mesmo povo que te colocou em seu “trono” e se o povo não te tirar quem te tira é o tempo, nós não, somos permanentes, funcionários da administração direta e não vamos aceitar suas imposições, não somos inimigos e sim aliados e não estamos declarando guerra, estamos nos defendendo da TRUCULENCIA e estamos prontos a sentar e conversar no momento que decidir nos ouvir e deixar de nos tratar como súditos, somos trabalhadores e não escravos, temos deveres e também direitos e vamos a luta sem medo e com fé na justiça, não chegamos a aqui para desistir.
FOTOS DO PROTESTO









GOVERNO DO ESTADO PODE FECHAR 75 ESCOLAS NO RN


FONTE: TRIBUNA DO NORTE
A Secretaria Estadual de Educação do RN (Seec) pretende reordenar escolas que tenham menos de cem alunos matriculados. Consta na secretaria 75 unidades, que serão estudadas individualmente, para relocação de estudantes e professores. Elas compreendem 11% da rede estadual de ensino, com registro de 648 escolas em todo o estado e 268.462 matriculados. Somente em 2014, 11 escolas foram fechadas.
Joana LimaIsabel Gondim, nas Rocas, é uma das que será fechada pela Secretaria de Educação. Unidade tem 187 matriculados, mas a frequência diminuiu e salas estão esvaziadasIsabel Gondim, nas Rocas, é uma das que será fechada pela Secretaria de Educação. Unidade tem 187 matriculados, mas a frequência diminuiu e salas estão esvaziadas

O reordenamento consiste na extinção das atividades da escola e mudança dos alunos matriculados para unidades próximas de suas residências, com turmas escolares compatíveis. O objetivo é unir turmas, ou escolas,  com número reduzido de alunos para “otimizar os recursos e profissionais”. “Estamos vendo como ação estratégica da secretária”, diz o secretário adjunto Joaquim Oliveira.

Ele explica que a manutenção de uma escola, com matriculados em menor quantidade do que a capacidade, eleva o custo por aluno. “O custo benefício fica muito baixo, e o custo aluno sobe demais. E o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) monitora todo estado, isso impacta também na liberação de recursos”, argumenta. Com dados do FNDE, o valor anual de gasto por aluno estimado no RN é entorno de R$ 2.6 mil.


Após a conclusão do reordenamento dessas escolas com menos de 100 alunos, o secretário disse que serão avaliadas as escolas com menos de 200 alunos e tenham uma alta diferença entre a capacidade e matrícula. O mapeamento da rede se deu graças ao Sistema Integrado de Gestão e Educação (Sigeduc), pelo qual todas as escolas do Estado processaram suas matrículas, além de atualizar a frequencia dos estudantes. Por isso, esclarece, a ação de reordenamento acontece após o início do ano letivo.

No caso, as 79 unidades escolares listadas, de ensino fundamental e médio, serão caso a caso estudadas. Elas estão distribuídas em todo o RN, sendo três locadas na capital potiguar. Segundo Oliveira, nem todas deverão ser fechadas, pois existe a situação de escolas que estão localizadas no meio rural e não teriam outra unidade próxima para onde enviar os estudantes.

As escolas variam com o mínimo de 5 matriculado e máximo de 98. Em Natal, a E.E. General Antonio V Santos Rocha, localizada no Tirol, está om 60% da sua capacidade, que é de 130 alunos. Hoje, apenas 80 estão matriculados.

O cenário de baixa de alunos não é exclusivo dessas escolas, mas de toda a rede estadual. Com dados da Seec, em 2013, haviam 666 escolas estaduais no estado, com 280.095 mil estudantes matriculados. Já são 11.633 estudantes e 18 escolas a menos para o ano atual.

Joaquim elenca quatro motivos para a redução de alunos: a diminuição da taxa de natalidade, que tem como consequencia menos jovens na sociedade; a elevação do poder aquisitivo, proporcionando às famílias colocarem os filhos em escolas particulares; a mobilidade urbana, com a criação de novos bairros e mudança de casa moradia, para centro comercial; e o descrédito da escola pública pela sociedade.

Para Fátima Cardoso, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte-RN), existem outras soluções que não seja o fechamento de escolas. “Para nós fechar escola não é a solução. É criar mais um problema”, afirma. “A secretaria está ao invés de construir, destruindo a estrutura da rede”, acredita.