LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

sábado, 3 de março de 2012

POLÍTICOS E POLÍTICA

O Engenheiro Manuel Gustavo confirmou sua pré candidatura pelo PSDC a prefeitura da cidade de Montanhas RN, ele afirmou que terá como pré candidato a vice o comerciante Ramalho Albuquerque.
Ele afirmou que a candidatura vem recebendo apoios e está aberto a alianças mais não abre~mão de sua pré candidatura nem da de seu pré candidato a vice.
Com essa confirmação já temos tres grupos pré candidaturas confirmadas postulando a prefeitura de nossa cidade.

foto tirada do blog http://psdc27montanhasrn.blogspot.com/

PROFESSORES PODEM ENTRAR EM GREVE DIA 14

DEU NA TRIBUNA DO NORTE
Os professores da rede estadual e municipal de ensino resolveram unificar o indicativo de greve para o próximo dia 14. A decisão foi tomada na manhã de ontem em assembleia depois de acalorada discussão entre quase dois mil professores que se reuniam na sede do clube Assem, em Natal. De um lado, aqueles que queriam iniciar a greve já na segunda-feira, 5, como estava prevista a data da rede municipal. Do outro, os que preferiam deflagrar a greve simultaneamente com a paralisação nacional, que ocorre dos dias 14 a 16 de março, estratégia que daria mais força ao movimento local. Por uma margem apertada de votos, venceu o segundo grupo.
Adriano AbreuAssembeia da categoria adiou greve do município que iniciaria nesta segunda-feira. Eles se unem ao movimento nacionalAssembeia da categoria adiou greve do município que iniciaria nesta segunda-feira. Eles se unem ao movimento nacional

De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (SINTE/RN), a greve, nesse momento, serviria apenas para mascarar os problemas estruturais das escolas e desviar a atenção da luta que a classe vem travando por melhores remunerações e condições de trabalho. Antes da votação, representantes das escolas e Centros de Educação Infantil vieram ao palanque para listar a situação em suas escolas: falta de merenda, atraso nos salários, equipamentos quebrados, bebedouros inutilizados e reformas inacabadas. A lista era imensa. A cada três minutos, um novo professor tinha a oportunidade de falar.

Na vez em que a proposta de reajuste do secretário da Educação de Natal foi citada, um intensa vaia invadiu o auditório. O aumento de 10% é considerado insuficiente pela maioria da classe, que espera 22% de acréscimo. Walter Fonseca, no entanto, mantém a posição da Prefeitura e ameaça iniciar o processo de judicialização da greve caso a paralisação siga adiante.

Enquanto a decisão não sai, os professores prometeram realizar passeatas próximo às escolas que apresentam as piores condições. A intenção é chamar a atenção da sociedade. "Queremos que os pais estejam do nosso lado. Nossa intenção é construir juntamente com eles um educação de qualidade", declarou o coordenador-geral do SINTE, José Teixeira. Um ofício com as revindicações debatidas na assembleia foi enviado às secretarias de educação. A comissão do SINTE espera que, em breve, uma nova oportunidade de diálogo seja dada aos profissionais da classe. Se a greve em Natal for deflagrada, mais de 4 mil professores cruzarão os braços.

Entre os dias 14 e 16 de março de 2012, as escolas públicas de nível básico em todo Brasil paralisarão as atividades para protestar contra situação da Educação no país. Na carta aberta à sociedade divulgada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (NCTE), as exigências vão desde a separação de 10% do PIB para a área passando pela necessidade de vinculação do piso nacional à carreira de magistério. Em âmbito nacional, a greve marcará o início da jornada de luta dos trabalhadores por educação pública.

Acumulado de reajuste chega a 63,77% na rede estadual

A secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho, disse ontem que o momento não é de embate com professores sobre reajustes salariais ou pagamento do piso nacional. "O Governo já garantiu o pagamento do piso para toda categoria. Aliás, nos últimos seis meses, já concedemos reajuste salarial acumulado de 63,77% aos professores, um percentual dificilmente já concedido por outras administrações em tão curto espaço de tempo", analisou.

Os reajustes descritos por Betânia Ramalho são referentes aos percentuais concedidos de setembro a dezembro do ano passado que, segundo ela, somaram 34%. "Além desse, a governadora Rosalba Ciarlini já garantiu o reajuste de 22,22% referente ao piso nacional. Ou seja, agora em março, o salário do professor da rede estadual será 63,77% maior que em agosto do ano passado", destacou.

A secretária estadual disse que conta com a sensibilidade dos professores da rede estadual de ensino para evitar a greve nesse momento em que - depois de muitos anos - o governo estadual sinaliza com valorização real da carreira do magistério. "É importante que a comunidade escolar tome conhecimento do esforço que estamos fazendo para realmente priorizar a educação pública no Rio Grande do Norte. E esse esforço, que começou com a valorização dos professores, está continuando com a garantia de transporte escolar, com a recuperação da estrutura física das escolas... são ações concretas que já estão em andamento", comentou. Quanto ao transporte escolar, Betânia Ramalho adiantou que 26 novos ônibus escolares já estão oferecendo o serviço aos alunos de Natal, e que na próxima semana, os veículos destinados ao interior serão entregues.

sexta-feira, 2 de março de 2012

CARLOS LIDERA PESQUISA PARA PREFEITO

O Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-RN) divulgou hoje (1) a segunda rodada da série de pesquisas da Consult sobre Administração, Política e Aspectos Gerais para Natal. Na pergunta estimulada sobre a intenção de voto do eleitor, o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) lidera com 44,2% das preferências, seguido por Wilma de Faria (PSB) com 19,8% das citações.

Rogério Marinho (PSDB) aparece em terceiro lugar com 6,8% das intenções; Fernando Mineiro (PT) tem 3,7% das preferências; Hermano Morais surge com 3,6% das intenções de voto; Felipe Maia (DEM) é citado por 2,1% dos entrevistados; Micarla de Sousa (PV) aparece com 1,1%; e Albert Dickson (PP) com 0,6%.
Arte: Nominuto.com
Pesquisa foi registrada em 15/02/2012: Protocolo RN 00006/2012- TSE - TRE

Nenhum dos nomes somou 9.7% e não soube dizer 8,4%.

A pesquisa foi realizada pela Consult entre os dias 24 e 26 de fevereiro em 44 bairros das regiões Norte, Sul, Leste e Oeste de Natal.

A pesquisa foi registrada em 15/02/2012: Protocolo RN 00006/2012- TSE - TRE.

Os resultados da pesquisa, com a aplicação de 1000 entrevistas, estão sujeitos a um erro máximo permissível de 3.0%, com confiabilidade de 95%.

LULA SEGURA TEIXEIRA NA CBF

Apesar do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, ter visto uma breve insurgência de algumas federações quando surgiram as informações de que poderia renunciar ao cargo, o que de fato incomoda e desanima o cartola, além das denúncias de corrupção, é a falta de respaldo do atual governo, especialmente a rejeição da presidenta Dilma Rousseff. Ainda assim, Teixeira acabou não desistindo do poder, se negando, pelo menos por ora, a deixar a CBF.


Se Dilma não contribuiu em nada para esta decisão, pelo contrário, alguns dos seus aliados mais influentes, como o ex-presidente Lula, o governador do Rio, Sérgio Cabral, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, ajudaram a convencer o cartola a não renunciar. Opositores, como o senador Aécio Neves, também deram apoio por telefone ao cartola.
A informação foi confirmada por pessoa muito próxima a Teixeira, afirmando que o apoio de pessoas ligadas a Dilma, que nitidamente se esforça para manter distância do presidente da CBF e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014, sensibilizou o cartola. Teixeira sente desprezado pelo governo após ter conquistado para o Brasil o direito de sediar o Mundial. A ligação de Lula, uma das que mais influenciaram a decisão do dirigente, aconteceu há cerca de uma semana. Nela, o ex-presidente teria argumentado, entre outras coisas, que renunciar ao cargo em meio a denúncias poderia soar como uma confissão de culpa.

Na assembleia-geral realizada na quarta-feira, na CBF, o dirigente tratou de se posicionar diante dos 27 presidentes de federações, entre eles alguns que fomentavam um movimento para convocação de eleições, rapidamente suprimido pelo anúncio de que Teixeira não renunciaria. Um destes presidentes de federações conversou com o iG pedindo anonimato e revelou que Teixeira atendeu reservadamente alguns dos cartolas presentes.

Foto: Divulgação
Lula e Teixeira em 2007, quando o Brasil era candidato a receber a Copa
Nesta conversa, confirmou que um exame que fará nos próximos dias, talvez até nesta sexta-feira, poderá fazer com que peça uma licença médica. Não foi especificado, contudo, se o exame se refere à diverticulite, inflamação no intestino que já está sendo tratada por Teixeira, ou alguma outra enfermidade. O cartola relatou que, na terça-feira, Teixeira teria deixado a entidade às pressas também por conta de algum problema de saúde. O presidente da CBF foi visto, neste mesmo dia, no Hospital Samaritano, em Botafogo, por volta das 19h30. Estava de terno, conversando com os médicos.

Ainda segundo o presidente de federação que participou da conversa com Teixeira, o presidente da CBF parecia "cansado e abatido". Incentivado a dar sua opinião sobre o tema, ele disse ter quase certeza que Teixeira pedirá em breve a licença médica. O cartola disse ainda que, por ora, Ricardo Teixeira não indicou, ou pelo menos não sinalizou aos presidentes de federação, qual dos seus cinco vice-presidentes assume no caso de a licença médica se concretizar.
Pelo estatuto, no caso de licença temporária, o presidente tem o direito de indicar quem quer como sucessor. No caso de renúncia ou vacância definitiva, assume o vice mais idoso, que no caso seria o ex-presidente da Federação Paulista (FPF), José Maria Marín, nome que não agrada boa parte dos membros da assembleia-geral.

OS 2/3 É LEI

No dia 24 de agosto de 2011 foi publicado no D,O,U o seguinte acordão sobre o piso nacional do magistério
Foi publicado no Diário da Justiça eletrônico do Supremo Tribunal Federal desta quarta-feira (24) o acórdão do julgamento da Corte na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4167, que considerou constitucional a norma que instituiu o piso nacional dos professores de ensino básico das escolas públicas brasileiras.
Pela decisão, são constitucionais os dispositivos da Lei 11.738/08 que fixam o piso salarial com base no vencimento, e não na remuneração global dos professores. Por maioria de votos, os ministros entenderam que a União tem competência para dispor sobre normas gerais relativas ao piso de vencimentos dos professores da educação básica “como forma de utilizá-lo como mecanismo de fomento ao sistema educacional e de valorização profissional, e não apenas como instrumento de proteção mínima ao trabalhador”.
O caput do artigo 2º da lei determina que o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica será de R$ 950,00 mensais para a formação em nível médio, na modalidade "Normal". O parágrafo 1º do artigo 2º, que foi declarado constitucional, determina que o “piso salarial profissional nacional é o valor abaixo do qual a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios não poderão fixar o vencimento inicial das carreiras do magistério público da educação básica, para a jornada de, no máximo, 40 horas semanais”.
O parágrafo 4º do artigo 2º da lei, por sua vez, determina que, na composição da jornada de trabalho do professor, é necessário observar o limite máximo de dois terços da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos.

Portanto o gestor que não cumprir essa determinação incorre em crime de improbidade administrativa.

SINTE ADERE A GRVE NACIONAL

A rede estadual aderiu à greve nacional. Essa foi uma das deliberações da assembleia da categoria, realizada na manhã dessa quarta-feira (29). A paralisação ocorre de 14 a 16 deste mês em todo o Brasil e poderá se prolongar no RN, caso o Governo não apresente uma proposta às reivindicações dos trabalhadores. A decisão sobre a manutenção da greve no Estado após o período definido para o país será tomada na próxima assembleia, a ser realizada no dia 14. Mas esse é apenas um dos pontos deliberados para a Campanha Salarial de 2012. Veja outras ações definidas pela categoria:
1 - Realização de assembleias em todas as regionais do Sinte;
2 - Participação de toda a categoria no ato político e cultural que será realizado no próximo dia 08. A atividade é promovida pelo Fórum dos Servidores e tem como objetivo a entrega da pauta de reivindicação das categorias, além de um pedido de audiência ao Governo. A concentração do evento será em frente à Secretaria de Agricultura, às 8h30;
3 - Mobilização nas escolas, Direds e na Seec;
4 - Denúncia da falta de compromisso do Governo com a Educação e com a valorização profissional. A ação será realizada nos bairros de Natal por meio de carro de som;
5 - Veiculação de anúncio na TV durante a semana da greve nacional.
6 - Realizar atividades em conjunto com a rede municipal que envolvam caminhada e panfletagem em todas as zonas da cidade durante a greve geral.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

SÓ SERÃO CHAMADOS 900 PROFESSORES

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Apenas 900 professores serão chamados para assumir suas funções...

A secretaria estadual de Educação, Betânia Ramalho, informou que dos 2.900 professores aprovados no concurso público, serão chamados imediatamente 900 concursados para substituírem os estagiários que ocupam cargos de servidores efetivos do magistério.

BIBLIOTECA DE MONTANHAS RECEBE RECURSOS

O Programa de Atualização e Ampliação de Acervos de Bibliotecas de Acesso Público da FBN (Fundação Biblioteca Nacional) está investindo alto no Estado este ano. As 25 bibliotecas cadastradas localizadas em 17 cidades do Rio Grande do Norte foram contempladas com R$ 183 mil no Programa de Atualização e Ampliação de Acervos de Bibliotecas de Acesso Público, projeto coordenado pela a Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC). Este montante será todo empenhado na compra de títulos de baixo preço cadastrados no Portal do Livro da FBN (www.bn.br/plbn).
A Biblioteca Pública Municipal Universitário José Alberto de Melo Silva, vinculada a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, no município de Montanhas – RN foi uma das 25 bibliotecas do RN contempladas, a mesma, possui cadastro no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, e Montanhas foi uma das 17 cidades do RN a receber o recurso na ordem de R$ 8.739,54
“Nos últimos três anos a atual gestão resgatou a biblioteca municipal com investimentos em mobiliário, novos livros e implantação do sistema de acesso a internet wirelles, com estes investimentos a biblioteca passou a ser reconhecida pela FBN e foi contemplada em 2010 e agora também em 2012″. Afirma André Balduino Bispo, Secretário de Turismo,Cultura, Esporte e lazer de Montanhas.

DO BLOG:PARABÉNS AO PROFESSOR E MESTRE LUIZINHO POR ESSA LUTA

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

FUTEBOL PELO BRASIL

Neste domingo (26), a bola rolou em 19 estados, além do Rio Grande do Norte - e em três já são conhecidos os campeões dos respectivos primeiros turnos (quando aplicável). Eis os placares:

AL
CRB 5 x 0 Murici

BA
Juazeirense 1 x 1 Atlético
Fluminense de Feira 0 x 3 Itabuna
Feirense 2 x 0 Bahia de Feira
Vitória da Conquista 1 x 1 Juazeiro
Vitória 3 x 0 Serrano
Camaçari 0 x 3 Bahia

CE
Icasa 2 x 1 Trairiense
Crato 1 x 2 Tiradentes
Crateús 1 x 1 Ceará
Fortaleza 4 x 1 Ferroviário

DF
Legião 0 x 6 Gama
Botafogo 0 x 2 Brazlândia

ES
Espírito Santo 0 x 3 Conilon

GO
Anapolina 0 x 0 Goiás
Atlético 1 x 1 Itumbiara
CRAC 0 x 1 Aparecidense
Rio Verde 4 x 2 Goianésia

MA
São José 2 x 2 Santa Quitéria
Cordino 2 x 2 Sabiá
Viana 0 x 0 Sampaio Corrêa
Maranhão 4 x 3 Moto Club
Imperatriz 3 x 3 Bacabal

MG
Caldense 2 x 0 Nacional
Guarani 0 x 4 Atlético

MS
Maracaju 2 x 0 SERC
Mundo Novo 2 x 2 Itaporã
Águia Negra 2 x 2 Ivinhema

MT
Mixto 1 x 0 Rondonópolis
União Rondonópolis 2 x 1 Cuiabá
Luverdense 0 x 0 Vila Aurora
Sorriso 2 x 0 CRAC

PB
Botafogo 2 x 1 Auto Esporte
Treze 1 x 1 Campinense
Nacional 2 x 1 Esporte
Sousa 0 x 0 Paraíba

PE
Náutico 3 x 1 Belo Jardim
Central 1 x 1 Sport
Ypiranga 2 x 0 América
Araripina 1 x 1 Serra Talhada

PR
Londrina 2 x 1 Rio Branco
Corinthians 2 x 2 Operário
Paranavaí 1 x 3 Atlético
Arapongas 1 x 1 Cianorte
Iraty 0 x 5 Toledo
Coritiba 5 x 0 Roma Apucarana
Atlético campeão do 1º turno

RJ
Friburguense 2 x 2 (pên: 2 x 4) Nova Iguaçu
Vasco 1 x 3 Fluminense
Fluminense campeão da Taça Guanabara (1º turno)

RS
Caxias 1 x 1 (pên: 5 x 4) Grêmio
Novo Hamburgo 3 x 2 Juventude

SC
Marcílio Dias 2 x 1 Atlético Ibirama
Camboriú 1 x 5 Figueirense
Avaí 0 x 1 Metropolitano
Criciúma 1 x 1 Chapecoense
Brusque 1 x 2 Joinville
Figueirense campeão do 1º turno

SE
Socorrense 2 x 1 Lagarto
Olímpico 0 x 2 Itabaiana
Confiança 2 x 1 Sergipe

SP
Palmeiras 3 x 3 São Paulo
XV de Piracicaba 1 x 2 Ituano
Guaratinguetá 2 x 1 Guarani
Oeste 1 x 2 Mogi Mirim
Comercial 0 x 1 Mirassol
São Caetano 1 x 1 Portuguesa
Catanduvense 2 x 4 Bragantino

TO
Tocantinópolis 1 x 1 Guaraí
Paraíso 1 x 2 Colinas

AULAS

Aulões Descomplicando a Língua da Secretaria Estadual da Educação, preparatórios para o vestibular da UERN, reúnem mais de 1.500 estudantes em Natal e Mossoró na manhã deste domingo (26).

Em Natal, mais de 1.300 estudantes concluintes do Ensino Médio na capital e em municípios da região metropolitana superlotaram as dependências do Ginásio do Colégio CDF, na Avenida Deodoro, Cidade Alta.

Em Mossoró, centenas de estudantes pré-vestibulandos estiveram presentes no Aulão "Descomplicando a Língua" realizado nas dependências do Ginásio Pedro Ciarlini, na Avenida Dix-Neuf Rosado, Centro.

Matheus Gabriel Lopes, 16 anos, concluinte do Ensino Médio, morador no município de Parnamirim, acompanhou atentamente as aulas no Ginásio do CDF em Natal. "Estes aulões são uma iniciativa muito boa e ajudam a todos os alunos, independente das condições financeiras de cada um, dando a oportunidade da gente estudar com ótimos professores", afirmou o estudante que vai concorrer a uma vaga no curso de Engenharia Mecânica.

A oportunidade qualificada que está sendo dada aos estudantes pelo projeto dos Aulões Descomplicando a Língua da SEEC em parceria com a equipe do CALL (Centro de Aperfeiçoamento da Língua e Linguagem) é também destacada por Paola Cunha, 16 anos, moradora na Cidade da Esperança, Natal, e concluinte do Ensino Médio. "Estou gostando muito porque tem qualidade, é gratuito, e tem uma boa carga horária", diz a estudantes Paola que vai concorrer a uma vaga no curso de Psicologia.

O estudante Rodrigo Guilherme Fagundes de Melo, 17 anos, morador em Ceará-Mirim, ressalta a abordagem dos professores nos assuntos mais importantes. "Os professores são bons e abordam todos os assuntos dando foco nos mais importantes", fala Rodrigo Guilherme, que irá concorrer a uma vaga no curso de Ciência e Tecnologia.

"O projeto Descomplicando a Língua é uma ação da SEEC que estabelece uma maior aproximação com o estudante pré-vestibulando e tem por objetivo prepará-lo para a conquista de uma das vagas oferecidas pelas universidades do Estado. A grande participação e aprovação dos estudantes mostram o sucesso do projeto", destaca a secretária estadual da Educação, professora Betania Ramalho, que acompanhou os Aulões neste domingo (26) no Ginásio Pedro Ciarlini em Mossoró.

Presente no Aulão de Mossoró, a estudante Mayara Silva, da Escola Estadual Jerônimo Rosado, disse estar satisfeita com a iniciativa da SEEC que estimula o jovem a buscar a realização dos seus sonhos. "Esse projeto de Aulões está ajudando a mudar a realidade para os pré-universitários que são da rede pública de ensino", falou Mayara Silva, que vai disputar uma vaga no curso de Jornalismo.

Larissa Duarte, estudante da Escola Estadual Moreira Dias, reconhece a importância do Aulão Descomplicando a Língua na preparação dos pré-vestibulandos. "É muito importante. As matérias de História e Geografia são voltadas também para o âmbito estadual", acrescentou Larissa Duarte, que concorre a uma vaga no curso de Administração.

Programação

Os estudantes de Natal e região metropolitana tiveram aulas de Matemática - com o professor Adriano Gomes, Física – com o professor Jailson Nobre, Química – com Joarez Nobre, e Biologia – com o professor Kleber (Fininho).

O Descomplicando a Língua levou para Mossoró aulas de Redação – com o professor Rosemberg Ramalho, Literatura – com a professora Ana Cláudia, História – com o professor Henrique, e Geografia – com o professor Bosco.

A três dias do início do ano letivo, próxima quinta-feira, 1º de março, ainda pairam muitas incertezas nas escolas das redes municipal, de Natal, e estadual de Educação. Há riscos que ainda não foram dissipados, como o indicativo de greve dos professores da rede municipal, que têm assembleia geral na quarta-feira, 29, e ameaçam não entrar em sala de aula, caso as reivindicações da categoria não sejam atendidas. Há promessas não cumpridas, como a contratação de professores para suprir o déficit nas duas redes e as reformas e preparação dos prédios para receber os alunos, e há dúvida se elas virão ainda no primeiro semestre. Para os pais a preocupação é a de garantir vagas para matricular seus filhos.
Alberto LeandroA escassez de vagas é apenas um dos problemas. As soluções definitivas ainda parecem distantesA escassez de vagas é apenas um dos problemas. As soluções definitivas ainda parecem distantes

Embora baseado apenas em dados preliminares, o secretário municipal de Educação, Walter Fonseca, arrisca dizer que "quase não haverá excedente" na rede municipal. No entanto, as demandas registradas pelos Conselhos Tutelares dão conta de que a realidade não é bem essa. Até ontem, 579 pais já haviam procurado os Conselhos Tutelares das zonas Oeste e Norte, na esperança de garantir escola para os filhos. A maior parte procura vaga na rede municipal.

Fontes da TRIBUNA DO NORTE na SME revelam que somente no bairro do Planalto, zona Oeste de Natal, onde não há escolas, nem municipal, nem estadual, a demanda reprimida - ou seja, de crianças fora da sala de aula - chega a, pelo menos, 1.000 - a maioria necessitando de vaga nas séries inciais da educação infantil e do ensino fundamental. Em 2011, a Prefeitura de Natal foi obrigada, por não suprir toda a demanda, a contratar, na rede privada, 4.862 vagas por meio do Programa Escolas para Todos (PPET).

Este ano, segundo Valter Fonseca, os dados computados, até a quinta-feira, 23, quando concedeu entrevista à TRIBUNA DO NORTE, apontam apenas 142 excedentes, na educação infantil. Já no ensino fundamental, segundo Fonseca, quase duas mil vagas ainda não foram preenchidas.

Ao mesmo tempo, que revela a possível inexistência de "déficit", o titular da Educação mostrou números que sinalizam para o encolhimento da rede municipal, de 55 mil alunos, em 2011, para 49 mil alunos, agora em 2012 - 6 mil matrículas a menos. Ele não soube explicar as razões da retração. "Certamente", disse ele, "foi por motivos vários".

A mudança de nível do 9º ano para o 1º ano do ensino médio é uma das razões, segundo ele. "Mas outros alunos", disse ele, "podem ter procurado a rede estadual e privada ou outra opção, que não sei qual poderia ser". A redução, disse ele "é uma coisa significativa" e "mostra o compromisso que a prefeitura está tendo com a Educação". Ele disse que, em 2011, na educação infantil houve uma absorção bastante acentuada, com a contratação do PPET.

Fonseca reconheceu que os números podem mudar. "Esses dados que estou apresentando é o que está registrado hoje [até a quinta-feira, 23], mas podemos ainda ter alteração". As informações, segundo o secretário, ainda estão sendo checadas, e serão divulgadas nos próximos dias, mas "pelos dados preliminares é provável que não precise contratar o PPET, mas se for necessário é para muito pouco".

O titular da Educação disse que, apesar da 'inexistência de excedente', a prefeitura vai abrir matrículas no PPET e que elas devem ser finalizadas até 15 de março. Em janeiro, o secretário chegou a anunciar que a demanda reprimida ficaria em torno de 5 mil crianças, baseado no número de matriculas no PPET. Na entrevista a TN ele não soube explicar para onde migrou esse contingente de crianças

domingo, 26 de fevereiro de 2012

SINTE VAI A JUSTIÇA PELO PISO

Direção do Sinte protocola ação na Justiça
Nesta segunda-feira (27), a direção protocola uma nova ação na Justiça, desta vez pedindo o cumprimento integral da Lei 11.738/08, que versa sobre o Piso Salarial Nacional dos Professores. No documento é solicitada, também, que haja repercussão na tabela salarial do Plano de Carreira da categoria. Com isso, o Sinte realiza uma ação preventiva e fundamentada em tudo o que pode garantir o cumprimento, na íntegra, das duas leis.
A medida leva em consideração o período que o piso salarial deixou de ser complementado e que, pela lei, passou a ser integral e o governo não cumpriu. Esse período é contado a partir de 1º de janeiro de 2010, data em que se deu a integralização do piso. É justamente por esse motivo que a direção solicita, nesta ação, o pagamento da diferença que foi ignorada pelo governo.
Outro ponto da ação que coincide com a posição da CNTE diz respeito ao valor do piso para o nível médio, levando em consideração a carreira do magistério. A ação cita os profissionais ativos e os aposentados (professores/as e Especialistas em Educação, de acordo com a lei do plano de carreira). Foram destacados também os profissionais do quadro suplementar para que ninguém seja prejudicado.
A ação pede, ainda, a condenação do Estado a atualizar anualmente a matriz Salarial conforme determina a lei 11.738/08. “Consideramos existir uma dívida do Estado para com a categoria. Neste sentido, pedimos o pagamento dos valores retroativos tendo por base a matriz salarial da categoria.”, disse a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso.