LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

MONTANHAS:CAERN VAI MUDAR TUBULAÇÃO PARA AUMENTAR OFERTA DE AGUA

z


A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai substituir 3,6 quilômetros de tubos da adutora que abastece as cidades de Montanhas e Nova Cruz. "O serviço vai melhorar sensivelmente a distribuição de água para as duas cidades", informa o gerente da Regional Litoral Sul, engenheiro João Alberto Dantas. 

No trecho que vai ganhar nova tubulação, à saída da captação, no Rio Piquiri, em Pedro Velho, registra as maiores ocorrências de vazamentos, haja vista a pressão da água, esclarece o engenheiro, revelando que, em média, três vazamentos são retirados por semana.

O melhoramento, que vai ser executado pela Caern, está orçado em R$ 3 milhões, para a prestação do serviço de engenharia e aquisição do material. A obra deve ser iniciada em setembro e concluída em 180 dias. A nova tubulação terá diâmetro de 40 centímetros e vai aumentar a oferta de água em cerca de 10%, passando de 430 para 470 mil litros de água por hora.

REFRIGERANTE EXPLODE E ABRE CORTE DE 31 PONTOS EM ROSTO DE GAROTO

Um garoto chinês levou 31 pontos no rosto após uma lata de refrigerante explodir e postou uma foto com as marcas na web, relata o "Gawker".
O refrigerante estava armazenado no freezer e explodiu quando aberto, machucando seu rosto com estilhaços de alumínio. Ele levou 31 pontos na bochecha e mais sete dentro da boca.
A mãe do menino postou a foto no Weibo, serviço chinês semelhante ao Twitter.
O "Gawker" explica que, quando bebidas carbonatadas são congeladas, a água torna-se gelo e expande, e o dióxido de carbono solidifica dentro da mistura. A pressão nas paredes internas da lata cresce e ela vira uma "bomba relógio".
Garoto chinês mostra os pontos que levou após refrigerante explodir perto de seu rosto (Foto: Reprodução)Garoto chinês mostra os pontos que levou após refrigerante explodir perto de seu rosto (Foto: Reprodução)

RUA SOME PARA DAR LUGAR A IGREJA MUNDIAL

Uma rua vai "sumir" para permitir a construção de um templo da Igreja Mundial do Poder de Deus em Santo Amaro, zona sul de São Paulo.
A rua está prevista desde 1988 no plano viário da região, mas nunca foi construída. No lugar, a Igreja Mundial está fazendo um templo.
Ontem, a Câmara Municipal aprovou em primeiro turno um projeto do prefeito Gilberto Kassab (PSD) que muda o planejamento viário para que a rua deixe de existir.
Isso dá segurança jurídica à Igreja Mundial de que não corre mais o risco de ter parte de seu templo desapropriado no futuro para o prolongamento de 135 metros da rua Bruges até a rua Benedito Fernandes, a meio quarteirão da marginal Pinheiros.
O projeto, caso seja aprovado em segundo turno -a votação está prevista para a próxima semana-, abre brecha para que a Secretaria da Habitação emita o alvará de construção do templo.
A obra, que já tem ao menos dois anos, está sendo feita sem licença da prefeitura por omissão da fiscalização.
Apenas um vereador votou contra o projeto ontem: Aurélio Miguel (PR). Foram 31 votos favoráveis. A bancada do PT, que estava na sessão, decidiu não votar.
Nos corredores da Câmara, o tema era tratado como "o projeto do José Olímpio".
Olímpio (PP) era vereador até o ano passado, quando renunciou para assumir uma cadeira de deputado federal.
Líder da Igreja Mundial, ele votou em José Police Neto (PSD) para presidente da Câmara em 2010. Em troca, negociou com Kassab a liberação da obra da igreja.
A prefeitura não adotou nenhuma medida de fiscalização para impedir que a obra avançasse, mas a igreja ainda cobrava a regularização do empreendimento.
Ontem, vereadores governistas -inclusive do PSDB- apostavam que, com a aprovação do projeto e a iminente regularização da obra, o apóstolo Valdemiro Santiago, fundador da Igreja Mundial, vai anunciar o apoio a José Serra (PSDB), candidato de Kassab à prefeitura.

Editoria de Arte/Folhapress
RUA DESNECESSÁRIA
Na justificativa do projeto encaminhada à Câmara, Kassab argumenta que não há mais necessidade do prolongamento da rua Bruges.
"As intervenções promovidas no sistema viário ao longo desses anos já atendem, de maneira satisfatória, as necessidades de tráfego na região", diz um trecho da justificativa do projeto.
A mudança na lei, acrescenta a prefeitura, não causará prejuízo aos vizinhos, que têm acesso ao local pela rua Benedito Fernandes, evitará o gasto com uma rua desnecessária e permitirá a regularização da situação dos lotes afetados pela lei.
A Folha procurou a Igreja Mundial no início da noite de ontem, após a votação do projeto, mas não conseguiu contato com nenhum dirigente.

JUSTIÇA PODE EMBARGAR PARQUE EÓLICO DE GALINHOS

Uma disputa judicial envolvendo a construção do parque eólico Rei dos Ventos I nas dunas do município de Galinhos, a 180 quilômetros, terá um novo capítulo escrito hoje.

Entidades representativas e a prefeitura do município se posicionaram contra a construção na região, considerada turística. Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
A 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) votará o pedido de reconsideração feito pelo Ministério Público Estadual (MPRN) para a liminar que proibia a continuidade da obra. O efeito suspensivo acatado na Comarca de São Bento do Norte foi derrubado no mês de junho, quando o TJRN julgou procedentes dois agravos de instrumento impetrados pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e consórcio Brasventos, grupo responsável pelo projeto da usina eólica.

Participarão da votação na 3ª Câmara Cível o desembargador Amaury de Souza Moura Sobrinho, a juíza Welma Menezes, que substitui o desembargador Vivaldo Pinheiro, e a juíza Sulamita Pacheco, que substitui o desembargador Saraiva Sobrinho. O processo foi parar na Justiça devido à falta de consenso entre o consórcio e a comunidade acerca da instalação do Rei dos Ventos I em uma área conhecida como Dunas do Capim, considerado principal cartão postal de Galinhos.

Alegando prejuízos ambientais e econômicos, já que boa parte da população tem no turismo a fonte de renda, entidades representativas e a prefeitura do município se posicionaram contra a construção naquela região específica. O grupo chegou a propor a realocação de cinco dos 35 aerogeradores, porém a comunidade queria que pelo menos 23 equipamentos fossem realocados.

Paralisação
Sem acordo após duas audiências públicas e reuniões técnicas, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) decidiu conceder a licença de instalação ao consórcio em março. Foi quando a questão foi levada às vias judiciais pelo Ministério Público, que já havia recomendado ao órgão ambiental a não emissão do documento. Em abril o MPRN entrou com uma ação civil pública para suspender a licença e conseguiu paralisar as obras através de uma liminar. O pedido foi acatado pela juíza Maria NivaldaTorquato, da comarca de São Bento do Norte, suspendendo a licença até o julgamento da ação.

No dia 15 de junho a liminar do MP e da Comarca de São Bento do Norte foi suspensa através de dois agravos de instrumento impetrados pela PGE e Brasventos que foram acatados pelo desembargador Saraiva Sobrinho do TJ. Com a licença autorizada o consórcio tocou o projeto, iniciando a terraplanagem e construção de estradas de piçarro sobre as dunas. Independente do resultado do julgamento, as partes envolvidas podem recorrer.

ENTERRO DE GALINHA TEM 2 MIL PESSOAS



Publicação: 30/08/2012 14:47 Atualização: 30/08/2012 14:55

 (Reprodução/Maispatos.com/Divulgação)
Um enterro inusitado vem chamando a atenção na internet. Emoção, choro contido, mas também muito riso e piada com a situação. Estes foram os sentimentos identificados nas pessoas que compareceram, na tarde dessa quarta-feira (29), à rua Panatis, no bairro Belo Horizonte, em Patos. No local, acontecia o velório da Galinha Rafinha, que foi roubada no último dia 20, quando a família Oliveira teve a casa invadida por um ladrão.

O velório e enterro da galinha foram organizados pelo humorista patoense Tatu, com a permissão da família. Cerca de dois mil patoenses pessoas estiveram presentes no enterro, que tinha caixão, grinaldas e até livro de presença. O humorista patoense Tatu, com a permissão da família Oliveira, foi quem organizou o enterro da galinha.

Até o prefeito de Patos, Nabor Wanderley (PMDB), compareceu ao enterro para prestar a sua solidariedade a família da Galinha Rafinha. Uma equipe do programa Pânico na Band também esteve na cidade para fazer uma reportagem sobre o enterro. A matéria deve ir o ar no próximo domingo (2), na Band.

Emocionada, Dona Genecira de Oliveira, explicou bastante emocionada que enterrar Rafinha seria uma forma de homenageá-la pela última vez. “As pessoas até podem achar engraçada essa situação, mas não sabem o quanto estamos sofrendo sem nossa galinha, pois ela era muito especial pra nos e fazer o enterro de Rafinha ainda é pouco diante do que ela representou em nossa vida nesses cinco anos”, desabafou.

A Galinha Rafinha foi enterrada no Cemitério São Miguel.

TRE RN ENVIA TECNICOS AS ZONAS ELEITORAIS

A partir desta quinta-feira (30), os 69 cartórios eleitorais do Rio Grande do Norte contarão com um ou mais técnicos de urna contratados pelo TSE para o pleito de 2012 (objeto do contrato nº 80/2012), objetivando a prestação de serviços de suporte ao voto informatizado. Para a definição do quantitativo por zona, dentre o total de 292 técnicos, foram considerados o número de municípios, de seções e de pontos de ponto existentes em cada zona eleitoral; respeitado o mínimo de técnicos que trabalharam em 2010.

Os referidos profissionais deverão cumprir uma jornada de trabalho de 44 horas semanais, exceto na semana do pleito, quando também atuarão na véspera e no dia da eleição.

A Empresa ENGETEC S/A, líder do consórcio vencedor da licitação a partir da qual foram contratados os técnicos de urna, distribuiu um kit para cada selecionado, composto por colete, ferramentas e apostila para treinamento.

DILMA SANCIONA LEI DE COTAS PARA UNIVERSIDADE

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira (29/8) a lei que institui o sistema de cotas raciais e sociais para universidades federais de todo o país. A lei prevê que as universidades, assim como os institutos técnicos federais, reservem, no mínimo, 50% das vagas para estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública, com distribuição das vagas entre negros, pardos ou indígenas.

Para a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, a Lei de Cotas sancionada deverá ampliar de 8,7 mil para 56 mil o número de estudantes negros que ingressam anualmente nas universidades públicas federais.

Segundo a ministra, a associação de critérios sociais e raciais para as cotas foi a solução "politicamente possível" para tentar reverter a desigualdade no acesso ao ensino superior público. "Todo o esforço ao longo do tempo foi no sentido de se constituir cotas para negros, independentemente da sua trajetória escolar. Mas as propostas são colocadas de acordo com o grau de maturidade política da sociedade. Dentro dessa medida, conseguimos um resultado que eu considero positivo", avaliou.



As universidades e institutos federais terão quatro anos para implantar progressivamente o percentual de reserva de vagas estabelecido pela lei, mesmo as que já adotam algum tipo de sistema afirmativo na seleção de estudantes. As regras e o cronograma para a transição ainda serão estabelecidos pela regulamentação, que deve sair ainda este ano.

Na avaliação da ministra, como a maioria das instituições federais já adota algum mecanismo de reserva de vagas para facilitar o acesso de certos grupos da população ao ensino superior, a adequação ao percentual estabelecido pela nova lei não será difícil. "O que o projeto faz é estabelecer um piso mais alto. Na maioria dos casos serão arranjos muito pequenos".

Além de ampliar a diversidade no ensino superior público, Luiza Bairros acredita que a nova lei deverá estimular a melhora da qualidade do ensino médio nas escolas da rede pública. "A escola pública passará a ser procurada por outros alunos. A tendência é recuperamos no Brasil aquilo que já foi o ensino médio público brasileiro, que permitia a entrada das pessoas na universidade", avaliou.

Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

TRE APROVA ENVIO DE FEDERAIS PARA 112 CIDADES DO RN

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte aprovou  o pedido de tropas federais para 46 zonas eleitorais, o que abrange 112 municípios. Apesar do Governo do Estado ter respondido ao ofício da Corte Eleitoral afirmando ter condições de garantir a segurança do pleito, todos os pedidos feitos pelos juízes eleitorais foram aprovados pela Corte.
Júnior SantosJuízes do Tribunal Regional Eleitoral decidem sobre recursos contra candidatos a prefeitoJuízes do Tribunal Regional Eleitoral decidem sobre recursos contra candidatos a prefeito

Ao votar, o desembargador Saraiva Sobrinho, presidente da Corte Eleitoral potiguar, esclareceu que não se tratava de um  deferimento genérico. "Todas as justificativas foram apreciadas individualmente, considerando as peculiaridades de cada localidade e a jurisprudência hodierna", destacou o desembargador, acrescentando: "Registre-se, ainda, que na hipótese de todos os pedidos serem deferidos, não estaremos de um quantitativo tão discrepante do que foi deferido em eleições pretéritas".

Todos os pedidos das zonas eleitorais foram aprovados pela Corte, em consonância com o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral. A Corte Regional Eleitoral continuou ontem a julgar os processos dos recursos de registro de candidatura. Até o fechamento desta edição ainda não haviam sido analisados os recursos dos prefeitáveis de Barcelona, Carlos Zamith (PMDB), e  Apodi, Goreti Pinto.

TRE JULGA E INDEFERE ALGUMAS CANDIDATURAS

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) teve sessão movimentada no dia de hoje. Tomou decisões que mexem com cenário sucessório em alguns municípios.
São Miguel
Em São Miguel, Dario Almeida, que disputa a prefeitura do município, teve derrota às suas pretensões por 6 x 1, quando foi acatada a tese de sua inelegibilidade por improbidade administrativa.
Ele pode recorrer ainda ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Alexandria
Ney Rossatto garantiu sua candidatura a prefeito de Alexandria. Derrubou parecer técnico contra a postulação do Tribunal de Contas do Estado (TCE). 
DO BLOG: A SITUAÇÃO DE ROSSATO É  A MESMA DA CANDIDATA OTEMIA MARIA DE MONTANHAS RN, QUE TAMBÉM SERÁ JULGADA PELO JUIZ JAILSOM LEANDRO QUE AO JUSTIFICAR O DEFERIMENTO DE NEY ROSSATO(CONDENADO PELO TCE) DECLAROU:"Se há uma decisão judicial que suspendeu a decisão do Tribunal de Contas não nos compete nada, a não ser acatar", afirmou o juiz relator Jailsom Leandro.




JUIZ JAILSOM LEANDRO


Pedro Avelino
A sucessão em Pedro Avelino vai continuar com a candidatura a prefeito de Neide Costa (DEM). Ela manteve a postulação, mas é certo que a matéria deve subir ao TSE.
O TCE tinha emitido registro com ela na listagem ficha-suja, mas não acatado por TRE,
Guamaré
O sempre complicado município de Guamaré segue em sua sina. O julgamento do candidato Mozaniel Rodrigues (PMN) foi suspenso, com o pedido de vista de Nilson Cavalcanti. O placar estava 1 x 1.
Tangará
O TRE negou o pedido de registro a prefeito de Giovanni César, o “Gija”, que tenta alcançar a Prefeitura Municipal de Tangará. Tribunal de Contas do Estado e Tribunal de Contas da União (TCU) deram parecer desfavorável a ele.
Tiago Erociano, vice de Gija, também teve seu nome reprovado pelo TRE.
Ele não pode disputar as eleições como vice, porque o pai dele, Erociano, é o atual vice-prefeito, no segundo mandato.
Prefeito e vice impugnados. Mas podem recorrer ao TSE.

GOVERNADORES INIMIGOS DO PROFESSOR APOIAM DILMA ROUSSEF EM SUA MAIORIA

Eles não cumprem a Lei 11.738, que determina o pagamento do piso nacional do magistério e a implantação de 1/3 de hora-atividade

         GOVERNADORES
 
geraldo_alckmin
Geraldo Alckmin (PSDB) - São Paulo
antonio_anastasia_psdb_mg
Antonio Anastasia (PSDB) - Minas Gerais
renato_casagrande_psb_es
Renato Casagrande (PSB) - Espírito Santo
camilo_capiberibe_psb_ap
Camilo Capiberibe (PSB) - Amapá
carlos_alberto_richa_psdb_pr
Carlos Alberto Richa (PSDB) - Paraná
confucio_moura_pmdb_ro
Confúcio Moura (PSB) - Rondônia
jaques_wagner_pt_ba
Jaques Wagner (PT) - Bahia
jose_wilson_siqueira_campos_psdb_to
José Wilson Siqueira Campos (PSDB) -Tocantins
marcelo_deda_pt_se
Marcelo Déda (PT) - Sergipe
raimundo_colombo_dem_sc
Raimundo Colombo (PSD) - Santa Catarina
ricardo_coutinho_psb_pa
Ricardo Coutinho (PSB) -
Paraíba

teotonio_vilela_psdb_al
Teotonio Vilela Filho (PSDB) - Alagoas
andre_puccineli
André Puccinelli (PMDB) Mato Grosso do Sul
wilson_martins_pi_psb
Wilson Martins (PSB) Piauí
tarso_genro_pt_rs
Tarso Genro (PT) - Rio Grande do Sul

                        

CIDADES COM MAIOR QUEDA DE IDEB PREFEITOS FICARAM MAIS RICOS

Não é apenas o péssimo desempenho de alguns municípios brasileiros na mais recente avaliação sobre a qualidade do ensino médio que envergonha os brasileiros. Um cruzamento feito pelo Estado de Minas comparando os dados do Ministério da Educação (MEC) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que, em boa parte das cidades, enquanto o ensino público despencou, o patrimônio dos prefeitos – boa parte deles de olho na reeleição – ascendeu. E não são números isolados: em 20 das 30 cidades onde o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) registrou as maiores quedas, comparando-se os resultados de 2011 com os de 2009, os atuais prefeitos ou vice-prefeitos são candidatos nas eleições de outubro.
Em 14 desses municípios, os políticos aumentaram os respectivos patrimônios. "O Congresso Nacional precisa aprovar uma lei de responsabilidade educacional para evitar a má aplicação dos recursos e punir os gestores que não cumprirem as metas", defendeu o professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) Célio da Cunha.
As histórias absurdas se multiplicam, como os recursos nas contas bancárias dos administradores públicos. Com 14 mil habitantes e distante 446 quilômetros de Salvador, Glória (BA) foi reprovada na avaliação de qualidade do ensino feita pelo MEC. O município, que se orgulha das festas populares locais, faz parte da lista de mais de 900 cidades brasileiras que viram piorar o desempenho dos alunos da rede municipal nos anos iniciais do ensino fundamental. Mas, na contramão da qualidade educacional, os moradores também viram o fenômeno da multiplicação do patrimônio da prefeita Ena Vilma Pereira Negromonte (PP), mulher do ex-ministro das Cidades Mário Negromonte (PP-BA), que reassumiu o mandato na Câmara dos Deputados.
Em 2008, Ena Vilma declarou à Justiça Eleitoral ter dois lotes, no valor total de R$ 8 mil. Neste ano, informou um patrimônio de R$ 281 mil, 35 vezes mais do que o registrado há quatro anos. O secretário de Governo da Prefeitura de Glória, Nivaldo Lopes, afirmou que "o patrimônio da prefeita Ena Vilma é perfeitamente compatível com sua renda e está devidamente declarado no Imposto de Renda". Já em relação à redução da nota do Ideb, ele diz que a prefeitura atingiu índices acima da média brasileira. A alegação é que as três maiores escolas da cidade não foram incluídas no Ideb, o que teria prejudicado a avaliação do município.
Agricultor
O fenômeno não está restrito à senhora Negromonte. Em Nova Castilho (SP), segunda cidade com maior queda no Ideb entre 2009 e 2011, o atual vice-prefeito, João Tamborlim Neto (PSDB), que tenta agora se eleger prefeito, também ficou mais rico. Ele passou de um patrimônio declarado de R$ 73 mil em 2008 para R$ 960 mil neste ano: aumento de 1.215%. A profissão dele, nesse período, continuou a mesma: agricultor. O que mudou, além da nova lista de bens com mais três carros e propriedades de terra, é o grau de instrução escolar de Tamborlim. Na eleição passada, ele declarou estar cursando nível superior, mas deve ter desistido, pois aparece este ano apenas com o ensino médio completo.
Tamborlim estranhou seus dados no TSE. "Tem alguma coisa errada nessa declaração. O que eu tinha em 2008 eu tenho agora em 2012. Não comprei nem vendi nada. Creio que o meu pessoal declarou errado", justifica Tamborlim. Sobre o Ideb, aí sim, ele não se isenta de responsabilidade. "O vice-prefeito tem limites. Não quis ficar me inteirando muito nisso (educação). Mas as coisas vão melhorar", promete o candidato único.
Em Neves Paulista, também em São Paulo, o Ideb registrou a terceira maior queda entre as duas últimas avaliações. Nesse período, enquanto o prefeito Ilso Parochi (PSDB) viu os alunos da rede pública municipal terem desempenho ruim na avaliação do MEC, ele próprio ascendeu economicamente e hoje busca a reeleição. O patrimônio do político pulou de R$ 4,5 mil para R$ 70,1 mil em quatro anos. O prefeito possuía uma moto e, agora, diz ser dono de um veículo no valor de R$ 45 mil, uma caderneta de poupança de R$ 10 mil e um investimento de previdência privada de R$ 15 mil. "Eu era padre e não tinha nada. Agora, guardo dinheiro", justificou Ilso Parochi.
Já o atual prefeito de Salto Grande, Geraldinho (PMDB), que tenta a reeleição, multiplicou o patrimônio por cinco entre 2008 e 2012: de R$ 35 mil para R$ 185 mil. Enquanto isso, os alunos da rede municipal tiveram em 2011 desempenho pior do que o registrado em 2009. "Fiz uma reunião com o pessoal da educação e percebemos que a nota do último Ideb (2009) foi fora da realidade. Agora, voltou ao normal", explica.
Saiba mais - Critérios do cálculo
O Ideb é calculado a partir das notas dos alunos em avaliações nacionais, como a Prova Brasil. O índice vai de zero a 10 e serve para comparar, a cada dois anos, a qualidade do ensino fundamental (de responsabilidade dos municípios) e do médio (de competência do estado). Em 2011, o índice do 1° ao 5° ano melhorou: foi nota 5. A meta estipulada pelo governo era de 4,6, a mesma alcançada em 2009. A maioria dos alunos matriculados nessa etapa está em escolas municipais. Mais de 77% dos municípios alcançaram ou superaram a meta.

ESTADOS QUE PAGAM MAIS TIVERAM IDEB MELHOR

Na equação que pretende ter como resultado uma educação de qualidade não há espaço para fórmulas mágicas. Ainda que o alto desempenho educacional esteja relacionado a uma série de variáveis, a remuneração adequada de professores precisa fazer parte da conta. É o que dizem especialistas e pode ser visto no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Estados com professores mais bem remunerados tiveram performance melhor na avaliação do Ministério da Educação.
Entre os estados do Brasil, o Rio está apenas em 12 lugar na lista dos que remuneram melhor os professores do ensino fundamental. Com rendimento bruto médio de R$ 1.478, os docentes do Rio ganham menos da metade do que os seus colegas do Distrito Federal. A comparação foi feita com dados colhidos pelo IBGE, no Censo 2010, que incluem as redes pública e privada. As informações foram fornecidas em entrevistas pelos próprios professores.
De alguma forma, a lógica da remuneração reflete-se no desempenho do ensino. Do 1 ao 5 ano do ensino fundamental, o Rio ocupa a 8 posição no ranking do Ideb, considerando as redes pública e privada. Em seis dos estados à frente do Rio, a remuneração dos docentes é melhor do que a existente aqui.
Nos anos finais - do 6 ao 9 ano, a tendência se repete. O Rio está na 7 posição no ranking das notas do Ideb. Nesse caso, cinco dos estados à frente do Rio pagam melhor seus docentes.
- Existe uma relação positiva entre o salário do professor e o desempenho dos alunos. Escolas, municípios ou estados que pagam mais acabam atraindo os melhores professores. Além disso, quanto maior o salário, a tendência é de que o professor fique mais motivado - diz Rodrigo Leandro de Moura, professor de economia da Fundação Getúlio Vargas.
'Há uma noção negativa da carreira'
Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Ocimar Munhoz Alavarse acredita que baixos salários não devem servir de desculpa para resultados ruins na educação. Ainda sim, o professor afirma que é preciso melhorar a qualidade da remuneração dos docentes brasileiros.
- A média do salário dos professores no Brasil não é alta. E a variabilidade é muito grande. No país, há uma noção negativa da carreira. O jovem pensa e constata que, fazendo cursos com dificuldade semelhante ao de Pedagogia, por exemplo, pode ganhar mais. Isso pesa - diz.
Ocimar também destaca que há outros componentes relacionados ao desempenho dos alunos, como a estrutura das escolas, o apoio dado aos profissionais, além das condições socioeconômicas dos próprios estudantes.
O secretário de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, destaca a importância da remuneração.
- Os baixos salários afastam os bons profissionais da educação e fazem com que os jovens não procurem a carreira. Se continuarmos assim, teremos um apagão de professores. Vão faltar professores em certas disciplinas. Qual jovem vai querer passar quatro anos estudando para ter uma profissão com baixos salários? - questiona Araújo.
Como é a situação no Rio
Cidades do Rio - As dez cidades de maior Produto Interno Bruto do estado não tiveram notas expressivas no Ideb, comparando as redes municipais do estado do Rio.
Maiores - Rio (R$ 1.954) e Petrópolis (R$ 1.622) são as que apresentam a melhor média de salário para professores do ensino fundamental, segundo o IBGE.
Menores - Já São Gonçalo (R$ 1.014) e Nova Iguaçu (R$ 1.014) são os municípios que têm a pior média salarial entre os municípios mais ricos.
Brasil - Ainda segundo o IBGE, o salário médio do professor de ensino fundamental no país é de R$ 1.375.
Piso - O governo federal fixa um piso salarial para os professores, que, neste ano, foi reajustado para R$ 1.451.

CANDIDATOS TEM ATE DOMINGO PARA VALIDAR NOME E FOTO NA URNA



Os candidatos que concorrem aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas Eleições 2012 têm até o próximo domingo (2) para verificar e validar a foto, o nome e o cargo que constarão na urna eletrônica no dia da votação. A verificação será feita em audiência perante o juiz eleitoral.


Para participar da verificação das fotografias e dos dados, o candidato poderá nomear um procurador para representá-lo com procuração individual. O candidato deve também conceder poderes específicos para validação dos dados, dispensado o reconhecimento de firma.

Os aspectos que vão ser levados em consideração na audiência serão o nome para a urna, cargo, número, partido, sexo e a fotografia.

Caso seja necessária a substituição de foto, o candidato ou procurador será intimado para outra audiência até o dia 4 de setembro de 2012 para apresentar os dados para alteração.
Vale lembrar que a alteração da fotografia somente será requerida quando for constatado que a definição da foto digitalizada poderá dificultar o reconhecimento do candidato.

Para as Eleições 2012, a Justiça Eleitoral recebeu, em todo o país, 480.500 pedidos de registro de candidaturas. Em disputa estão os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador de 5.568 municípios brasileiros.

FURACÃO ISAAC CHEGA AS COSTAS DOS EUA


Ondas derrubam o cais e atingem quintais de casas ao longo em Nova Orleans Foto: Butch Dill/AP / Butch Dill/AP
Ondas derrubam o cais e atingem quintais de casas ao longo em Nova Orleans Butch Dill/AP / Butch Dill/AP
NOVA ORLEANS, Estados Unidos - O furacão Isaac atingiu nesta quarta-feira o sul da Louisiana, nos Estados Unidos, com ventos fortes e chuvas torrenciais e se dirige a uma velocidade de 130 quilômetros por hora para chegar nesta manhã a Nova Orleans.
Milhares de pessoas na Louisiana, Mississipi e Alabama estão sob estado de emergência. Logo na primeira hora de tormenta, ao menos 55 mil pessoas ficaram sem energia elétrica em Nova Orleans - cerca de 160 mil no estado.
As previsões do Centro Nacional de Furacões mostraram a tempestade se aproximando do delta do Mississippi na noite desta terça-feira, possivelmente indo diretamente para Nova Orleans. Inundações provocadas pela tempestade já estavam ocorrendo em áreas costeiras do sudeste da Louisiana, disse o Centro Nacional de Furacões em boletim.

- Muitas partes do Estado poderão ter de 24 a 38 horas de tempestade tropical com ventos fortes - disse o governador da Louisiana, Bobby Jindal, em entrevista coletiva mais cedo. - Nós vamos ver a queda de um monte de árvores e linhas de energia... precisamos que as pessoas fiquem em lugar seguro.
A tempestade tropical se tornou um furacão categoria 1 na tarde desta terça-feira, quase sete anos depois de a região ser arrasada pelo Katrina. Oficiais federais também advertiram que a passagem lenta do furacão poderia atingir os estados vizinhos à Louisiana por mais de dois dias, causando tempestades significativas em partes da costa do Golfo.
Em seu último boletim na noite desta terça-feira, o centro afirmou que "um fortalecimento leve é ​​esperado antes de que Isaac chegue ao continente". A velocidade de avanço do furacão é relativamente baixa, a 16 quilômetros por hora, o que é uma preocupação para as pessoas no caminho da tempestade, uma vez que ciclones lentos podem causar chuvas mais pesadas e durar mais tempo.
- Como o centro da tempestade será atingido em terra, esta noite não será o fim do incidente, mas apenas o começo - disse Rick Knabb, diretor do Centro Nacional de Furacões. - A chuva pesada deve alcançar centenas de quilômetros do interior.
Os ventos, chuvas e tempestades do Isaac representam um grande teste para o novo sistema de controle de inundações e os diques reforçados de Nova Orleans.
- O Isaac finalmente se transformou em um furacão, por isso estamos oficialmente no combate e a cidade de Nova Orleans está na linha de frente - afirmou o prefeito de Nova Orleans, Mitch Landrieu.
Com fuzis automáticos para afastar qualquer ameaça de saques, as tropas da Guarda Nacional do Exército chegaram em veículos militares e tomaram posições em ruas quase desertas. Elas chegaram junto com a chuva e os ventos fortes, que começaram a atingir o famoso bairro francês da cidade.
Mais cedo, num discurso aos americanos, o presidente Barack Obama pediu que os cidadãos da Costa Sul do país obedeçam as orientações de autoridades e deixem as áreas ameaçadas pela chegada de tropical Isaac. No último relatório divulgado, o furacão estava a 170 quilômetros a sudeste da foz do rio Mississipi e a 250 quilômetros a sudeste de Nova Orleans.
- À medida em que nós nos preparamos para a chegada de Isaac, quero encorajar a todos os moradores da costa sul do país para que escutem com atenção as orientações de autoridades locais e sigam suas ordens, incluindo deixar suas casas em áreas de risco - disse o presidente, em discurso na Casa Branca - Agora não é hora de tentar a sorte. Não é hora de ignorar os alertas das autoridades. Vocês precisam levar isso a sério.
Petrobras paralisa produção no Golfo do México
Na tarde desta terça-feira, o Corpo de Engenharia do Exército começou a fechar pela primeira vez a nova comporta da maior barreira contra tempestades do mundo, no Lago Borgne, a leste de Nova Orleans.
Empresas de energia esvaziaram plataformas de petróleo em alto mar e fecharam refinarias da Costa do Golfo, já que a tempestade ameaça atingir o cinturão de refino de petróleo. A Petrobras disse nesta terça-feira que havia paralisado sua produção em seus campos em Cascade e Chinook, mas que seus funcionários permaneceram a bordo dos petroleiros de descarregamentos no local.
A empresa brasileira opera somente sobre unidades flutuantes de produção, armazenagem e navio petroleiro de descarregamento (FPSO, na sigla em inglês), que pode ser separado e movido para fora da trajetória do furacão, se as condições climáticas piorarem.
Segundo autoridades, os piores danos não serão causados pelos ventos, mas sim pela água da chuva que criará inundações, já que grande parte da metrópole está abaixo do nível do mar. Como medida de precaução, autoridades pedem a milhares de moradores em áreas baixas que saiam de suas residências. Os que preferem ficar estocam comida, água e artigos de primeiros socorros, fortalecendo janelas com madeiras e protegendo carros e barcos.
Apesar de ser bem abaixo da intensidade de Katrina, um furacão de categoria 5, o tamanho do Isaac faz com que os meteorologistas prevejam grandes inundações. Em 29 de agosto de 2005, o furacão Katrina chegou à região e causou bilhões de dólares em prejuízos e matou mais de 1.800 pessoas. A tempestade Isaac já matou pelo menos 22 pessoas e causou inundações e danos significativos no Haiti e na República Dominicana, antes de contornar a ponta sul da Flórida, no domingo.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

POLÍCIA FEDERAL CONTINUA COM GREVE

Os policiais federais decidiram manter a greve e recusaram o reajuste de 15,8%, divididos em três anos, a partir de 2013. Segundo o diretor de Estratégia Sindical da Federação Nacional dos Policias Federais (Fenapefe), Paulo Paes, a proposta do governo não atende às reivindicações da categoria. A decisão foi tomada ontem (27), após assembleia por teleconferência com os policiais federais e, com isso, a greve continua.

Os únicos serviços que estão sendo prestados são os de segurança de instalação, custódia de presos e emissão de passaportes emergenciais. Uma nova assembleia foi marcada para amanhã (29) para decidir os rumos do movimento, que teve adesão de agentes, escrivães e papiloscopistas de todo o país.

Segundo documento divulgado pelo Ministério do Planejamento, os agentes federais reivindicam reajustes que variam entre 109,3% e 139,4%. O salário especial, para quem atingir o topo de carreira, passaria de R$ 11,8 mil para R$ 24,8 mil. A remuneração inicial subiria de R$ 7,8 mil para R$ 18,8 mil.

Os policiais federais pedem ainda o reconhecimento de suas atividades como de nível superior e que sejam observados para os salários critérios usados por outras entidades como a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), por exemplo.

Hoje (28) termina o prazo dado pelo Executivo para que os grevistas aceitem a proposta de aumento e assinem os acordos. As categorias que não aceitarem a oferta do governo ficarão sem aumento em 2013.

Até o momento, três categorias aceitaram a proposta do governo: os servidores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Federação de Sindicatos de Professores de Instituições de Ensino Superior (Proifes), que representa a minoria dos docentes federais, e da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra), representante dos técnicos-administrativos universitários.

* Com informações da Agência Brasil

MONTANHAS GANHARÁ AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL EM 2013

A continuidade do convênio entre o Governo do Estado e Banco do Brasil vai beneficiar mais sete municípios com a abertura de novas agências até o ano de 2013. Os municípios escolhidos foram Arez, Brejinho, Vera Cruz, Poço Branco, Campo Redondo, Montanhas e Cerro-Corá. Até o final deste ano estão garantidas as aberturas das agências em três deles: Arez, Cerro-Corá e Vera Cruz, os demais ficaram para 2013.
 

Montanhas ganhará agencia por ter mais de 12000 habitantes

 
Os municípios beneficiados possuem entre doze a treze mil habitantes e as Prefeituras também ganharão com a comodidade dos pagamentos e transações financeiras do ente público. “É de extrema importância porque beneficia toda uma região, não só o município onde a agência vai ser construída. Atende também os turistas e pessoas que passam pela cidade e precisam de serviços bancários” afirmou a governadora Rosalba Ciarlini.
Em 2012 já foram inauguradas sete novas agências no Estado, são elas: Alto do Rodrigues, Cohabinal (em Parnamirim), Nísia Floresta, Tibau do Sul, Pedro Velho, Lagoa Nova e Upanema. Hoje o Banco possui 85 agências no RN, com compromisso de chegar ao número de 100 até o final de 2013.
No NovaCruzOficial por Bruno Giovanni

JUIZ DE NOVA CRUZ PROIBE O USO DO "PAREDÃO DO HULK"



Em documento enviado as duas coligações que disputam o pleito eleitoral em Nova Cruz, o Juiz Eleitoral, Dr. Ricardo Henrique de Farias, cita várias denuncias de moradores de Nova Cruz quando abusos de uso de carro de som durante as manifestações políticas.

Relata também que na última segunda-feira (13 de agosto), o som do Paredão do Hulk foi o alvo das maiores denúncias.

No documento o Juiz chega a relatar que presenciou alguns desses abusos e mesmo sem receber denuncias formalizadas por nenhuma das coligações resolveu determinar algumas normas para coibir tais abusos.
O DOCUMENTO ABAIXO FALA QUE A PROIBIÇÃO É EM TODA 12ª ZONA ELEITORAL

Abaixo a parte final do documento enviado as duas coligações:

"Com base no artigo 76 §1º, da Resolução 23.370/2011, bom como contido no artigo 41, §1º da Lei 9504/1997, usando do poder de policia a mim conferido legalmente, com fins a resguardar a igualdade entre as coligações, bom como impedir execessos que causem prejuízos à população, liminarmente, PROÍBO o TRIO ELÉTRICO DENOMINADO INCRÍVEL HULK, de fazer propaganda eleitoral em qualquer evento nesta 12ª Zona Eleitoral, bem como o USO DO TRIO ELÉTRICO DURANTE PASSEATAS E CARREATAS, sob pena de multa de até R$ 8.000,00 (oito mil reais)  a ser aplicada de forma solidária à coligação, partido e candidato que usarem, salvo se for verificado que a coligação contratante foi a mesma que já usou no evento do dia 13 de agosto de 2012 (coligação A Força do Povo), quando a multa será de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais), já que poderá ser caracterizada a reincidência, bem como determino as seguintes providências:"

Dentre outras providências o Dr Ricardo Henrique de Farias, cita:

"autuem-se e junte-se a estes autos a resposta ao 5º DPRE quanto a se ter feito ou não o cadastramento do Paredão conhecido como "Incrível Hulk" que teria participado da carreata/passeata da coligação A Força do Povo nos dias 13 e 19 de agosto de 2012;"

"Envie-se cópia desta decisão ao 5º DPRE e ao 8º BPM para que, acaso tomem conhecimento do descumprimento da decisão, aprendam o citado trio Incrível Hulk, bem como para que também passem a exigir o efetivo credenciamento de todos os veículos de som, sem execessão, para funcionarem em evento políticos, apenas dando-se a tolerância de 10% no limite máximo do volume (de 80 para 88 decibeis), quando se tratar de situação de somas de barulhos concorrentes ao do som, já que os decibelímetros não têm como subtrair do resultado o barulho já existente de outras fontes, como das pessoas gritando em passeatas, ou do motor do aparelho de som, por exemp

BANDIDOS USAVAM NOMES DE MORTOS PARA CLONAR CARTÕES

oliciais civis da Delegacia de Capturas e Polinter (Decap) prenderam sete pessoas na última sexta-feira (24) e sábado (25) em Natal e Recife/PE, acusados de usarem nomes de empresários e executivos mortos para realizar compras fraudulentas.

Segundo o delegado Ben-Hur Cirino, titular da Decap, a quadrilha já cometia os crimes há certo tempo e estima-se que tenha obtido cifras milionárias com os golpes, em Natal. “Eles conseguiam o cadastro de pessoas ricas em instituições financeiras e solicitavam a reposição de cartões de créditos, antes que familiares pudessem informar do falecimento do beneficiário. Depois realizavam compras, ou então financiavam carros de luxo se passando pela pessoa morta”.

O delegado ainda explicou que por vezes o grupo apenas simulou compras em estabelecimentos comerciais inidôneos para sacar o valor da suposta compra. “Eles chegaram a passar o valor de 25 mil reais em um salão de beleza”.

Ainda de acordo com o delegado, o grupo também usava os dados para abrir empresas de fachada e decretavam falência após compras volumosas. “Nas primeiras compras eles pagavam os fornecedores para ganhar a confiança deles e depois faziam compras faturadas que nunca pagavam”.

O grupo foi preso após denúncia de um funcionário de uma das instituições financeiras fraudadas, dando conta de que Tiago Soares da Cruz havia solicitado uma segunda via do cartão de crédito do executivo da Yoki, Marcos Matsunaga, esquartejado pela esposa em junho passado. Segundo requisição, o cartão deveria ser entregue na residência dos pais do suspeito, em Natal.

Ele e Sílvio Pereira da Silva foram os primeiros a serem presos. Os dois foram localizados em Recife/PE e eram os responsáveis por conseguir os dados cadastrais para o grupo. Clóvis Alberto Almeida, Gleice Kelly de Almeida, Andréa Paula Padilha, Jorge Inoue e Iram Carlos da Silva foram presos em Natal.

“O líder da quadrilha era o Clóvis; Gleice Kelly a responsável por abrir empresas para as fraudes; Andréa Paula, dona do estabelecimento usado para simular as compras; e Jorge Inoue e Iram Carlos, os negociadores do grupo com fornecedores”, explicou o delegado.

Além do executivo da Yoki o delegado ainda apontou outros nomes usados pelos estelionatários: Fernando Arruda Botelho, Solleon Menezes, José Gosson, e Eduardo Robson de Barros.

E finalizou a coletiva concedida esta manha (27) na Delegacia Geral da Polícia Civil revelando que outro integrante do grupo continua foragido e que passados dois meses de investigações, prisões e apreensões “este trabalho está só começando”.
 

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

PT SAIRÁ COM DERROTA DO REDUTO NORDESTINO

O baixo desempenho dos candidatos petistas no Nordeste acendeu o sinal de alerta na cúpula da sigla.


Recentes pesquisas eleitorais indicam que, apesar de ter candidato próprio em 7 das 9 capitais da região, em só uma, Recife (PE), o partido está liderando, com Humberto Costa, que no entanto caiu oito pontos percentuais desde o início da disputa.
Nas outras duas, os apoiados pelo PT também não estão na frente. Em Maceió (AL), o pedetista Ronaldo Lessa está em empate técnico com o tucano Rui Palmeira. Em Aracaju (SE), Valadares Filho (PSB) está mais de 40 pontos percentuais atrás de João Alves Filho (DEM).
Se as posições das pesquisas forem corroboradas nas urnas, o resultado deste ano será ainda pior que o do pleito municipal anterior, em 2008, quando o PT lançou nomes em sete capitais e venceu em duas (Recife e Fortaleza).
Ainda assim, naquele ano, passado o segundo turno, sete das nove capitais terminaram nas mãos de partidos da base aliada. Hoje, segundo os levantamentos, a oposição lidera em quatro capitais com ao menos dez pontos percentuais de diferença. Em outras duas, está na frente, mas com vantagens menores.
A importância estratégica do Nordeste se evidenciou na eleição presidencial, na qual Dilma venceu em todos os Estados da região e conquistou 18 milhões de votos, mais que o dobro do tucano José Serra.
O PT não aponta causas para o atual cenário, mas alguns fatores ajudam a explicá-lo.
Nelson Pelegrino, candidato petista em Salvador, não decola devido ao efeito negativo das greves dos professores no Estado comandado por Jaques Wagner (PT), segundo integrantes do partido.
No Recife o efeito do racha entre PT e PSB, do governador Eduardo Campos, é tido como um dos elementos da queda de Humberto Costa.
Já o candidato do partido em Fortaleza, Elmano de Freitas, passaria pelo mesmo problema de Fernando Haddad em São Paulo: ainda não é conhecido pelos eleitores.
mobilização
A conjuntura foi apresentada nesta semana em reunião da cúpula do PT em SP, quando o comando do partido se debruçou sobre dados das disputas de todas as regiões.
"Temos de mobilizar as lideranças para fazer acompanhamento minucioso e tentar reverter alguns cenários", disse o coordenador da bancada do Nordeste e vice-presidente do PT, José Guimarães (CE). "Temos potencial, mas os candidatos ainda não decolaram. Não deixa de ser um sinal de alerta."
Antes disposto a atuar apenas em algumas cidades -como São Paulo, Recife e Belo Horizonte- o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recrutado para ajudar Pelegrino na Bahia.
Também serão convocados a participar das campanhas na região os ministros Alexandre Padilha (Saúde), Paulo Bernardo (Comunicação) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil).

editoria de arte/folhapress

OTEMIA PODE TER SUA CANDIDATURA CONFIRMADA ATRAVÉS DE LIMINAR DO STF

Mendes Cunha consegue liminar no STF declarando TCE incompetente para julgar contas de prefeito

Nesta segunda (20.08), em Reclamação Constitucional (Rcl 14.155 CLIQUE AQUI) ajuizada por Caio Vitor Barbosa, sócio do Mendes Cunha Advogados, o Ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, concedeu medida liminar em favor de Otêmia Maria, candidata a prefeita no município de Montanhas – RN, pelo PSD.
Otemia tem o apoio da deputada Gesane Marinho

Na decisão, o Ministro suspendeu julgamentos do Tribunal de Contas do Estado, por entender que a competência para julgar as contas de Prefeitos seria da Câmara Municipal, e não do TCE. Com essa liminar, Otêmia deverá reverter a decisão desfavorável ao seu registro de candidatura, e disputar, normalmente, a eleição em Montanhas.
Vale salientar que a Camara municipal de Montanhas aprovou as contas da ex- prefeita Otemia Maria e reprovou as contas da prefeita atual , em breve estaremos publicando este relatório da sessão da Camara Municipal em breve o que aprovou e o que reprovou.

PRESO ACUSADO DE ESTUPRO EM CAICÓ

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com blog do Eduardo Dantas

 (Blod Eduardo Dantas/Divulgação)
Policiais civis da Delegacia de Caicó prenderam na manhã desta segunda-feira um jovem identificado como Júlio César da Silva, 18 anos, mais conhecido por “Divuca” acusado cometer um estupro contra uma mulher na noite do último sábado.

Duvíca foi reconhecido pela vitima do estupro e os policiais civis realizaram a abordagem na casa do acusado, onde ainda conseguiram apreender as roupas e o capuz usados por ele na hora da pratica criminosa do estupro.

O acusado que também responde por tentativa de homicídio estava com um ferimento causado por tiro. Júlio César da Silva foi autuado por estupro e está preso e internado no Hospital Regional do Seridó algemado e sob escolta policial.

domingo, 26 de agosto de 2012

MULHERES MOSTRAM OS SEIOS EM PROTESTO

Dezenas de mulheres fizeram topless no coração de Nova York (EUA) para exigir os mesmos direitos dos homens e poderem mostrar os seios - especialmente no verão!

O evento foi organizado pelo grupo GoTopless e teve marchas semelhantes em outras cidades pelo mundo.


PERFIL DE NEIL ARMSTRONG QUE MORREU ONTEM

Com a morte de Neil Armstrong, 82, o programa espacial americano recebe mais um lembrete de que suas glórias estão cada vez mais no passado que no futuro. E, possivelmente, os EUA perderam um dos que mais se preocupavam com isso.
Embora estivesse oficialmente afastado havia décadas do dia a dia da Nasa, Armstrong jamais deixou de se importar com o que acontecia por lá.
Quando do recente cancelamento do Projeto Constellation, que pretendia levar homens à Lua mais uma vez depois das históricas missões Apollo das quais Neil foi o máximo protagonista, o ex-astronauta manifestou diversas vezes, através de cartas publicadas na imprensa, seu temor pelos rumos do programa.
Foi o presidente Barack Obama que decidiu cancelar os ambiciosos - e subfinanciados - planos lunares, em favor de uma estratégia que privilegiasse os então incipientes esforços de transporte espacial comercial.
Mas é evidente que a principal contribuição de Armstrong ao mundo - e não só aos EUA - foi o "pequeno passo para um homem, um gigantesco salto para a humanidade", dado ao pé da escada do módulo lunar Eagle, da missão Apollo 11, em 20 de julho de 1969.
Apesar da frase eloquente - que Armstrong jura ter sido pensada durante o trajeto para a Lua, sem combinação prévia com a Nasa -, o comandante da mais famosa missão espacial da história era um sujeito frio e profissional.
Nunca se vangloriou de sua primazia e, como declarou sua família após sua morte, foi um "heroi americano relutante, que sempre acreditou estar apenas fazendo seu trabalho".

Divulgação/Nasa
Morreu aos 82 anos o astronauta Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na lua
O astronauta Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na lua, em foto tirada pelo seu colega Edwin "Buzz" Aldrin
Desafio que exigia muito mais antigamente do que poderia cobrar agora de um piloto de espaçonave prestes a pousar na Lua. Os computadores a bordo das naves Apollo, por exemplo, tinham menos poder computacional que qualquer celular chinfrim de hoje. Durante o pouso da Apollo 11, eles "travaram" e boa parte do procedimento teve de ser feito "no visual".
Armstrong lidou com isso com a frieza de um aviador e astronauta experiente, que já havia passado por apertos no espaço. Ironicamente, essa característica dele também foi o que lhe garantiu o nome na história.
Além de ser o mais preparado para pilotar a descida do módulo lunar pela primeira vez (Armstrong precisou desviar de última hora de uma região acidentada do solo lunar e realizou a alunissagem com apenas 25 segundos de combustível remanescente), seu espírito prático também impediu que seu colega Buzz Aldrin fosse o primeiro a marcar pegadas no satélite natural da Terra.
Buzz estava muito mais ansioso para ser o primeiro, mas, pela configuração do módulo lunar, Armstrong é que ficava mais perto da escotilha e uma inversão de posições seria complicada demais para que caprichos individuais pudessem ditá-la.
Assim como Yuri Gagarin (por parte dos russos), Armstrong foi escolhido a dedo pelo governo americano para representar seu país como símbolo máximo de seu programa espacial.
Competente, discreto e conduzindo uma vida longe da mídia, Armstrong quase terminou seus dias sem deixar uma biografia autorizada - coube ao historiador James Hansen, da Universidade Auburn, em Alabama, convencê-lo de que o texto do livro privilegiaria os aspectos técnicos de suas contribuições ao mundo para que Neil concordasse. A obra, "First Man", foi publicada em 2005. Mas, dois anos antes, os direitos de adaptá-la para o cinema já haviam sido comprados por Clint Eastwood.

MERCADANTE QUER FAZER MUDANÇAS NO ENSINO MÉDIO


Brasília  - A substituição da Prova Brasil pelo Exame Nacional do Ensino Médio para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb), como planeja o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, pode custar pelo menos mais R$ 17 milhões por ano. A primeira alteração a ser feita, caso se concretize a ideia do ministro, que pretende com a mudança "turbinar" o Ideb, é tornar o Enem obrigatório, o que significaria incluir entre os avaliados mais 300 mil concluintes do ensino médio. A conta, feita com base no custo por aluno da prova deste ano, pode ser maior se o Instituto Nacional de Estatísticas e Pesquisas Educacionais (Inep), que prepara o estudo pedido por Mercadante, concluir que será necessário também ampliar a estrutura de aplicação da prova.

Este ano, com o Enem feito em 1.680 municípios, o custo foi de aproximadamente R$ 57 por candidato. A perspectiva do Ministério da Educação é trabalhar com o mesmo valor. Os 300 mil concluintes que não farão a prova e terão que ser incluídos, no entanto, podem estar em cidades mais distantes e locais de mais difícil acesso, o que poderia obrigar o ministério a ter que ampliar o número de cidades onde a prova é realizada e, consequentemente, toda a estrutura de distribuição e pessoal e o gasto necessário.
Valter Campanato/ABrAloízio Mercadante defende proposta de Haddad de criar um certificado de qualidade do ensinoAloízio Mercadante defende proposta de Haddad de criar um certificado de qualidade do ensino


O custo, no entanto, não é uma grande preocupação no MEC. Com um dos maiores orçamentos da Esplanada, o ministério já irá gastar este ano R$ 332,6 milhões para que 5,79 milhões de candidatos possam fazer o Enem - número que inclui estudantes de outras séries e que já concluíram o ensino médio. Os R$ 17 milhões a mais, avaliam integrantes da Pasta, não são considerados um grande problema. Há outros, mais complicados, que podem até mesmo impedir que a proposta de Mercadante se torne realidade.

A ideia saiu da cabeça do ministro. A proposta logo entusiasmou o resto da equipe porque poderia ampliar a quantidade de alunos avaliados. Hoje, a Prova Brasil é a única do Ideb que é por amostra, e não censitária como os testes do 5º e do 9º ano. Em 60 dias, o Inep precisa entregar um estudo que deverá dizer se é viável usar o Enem como parte da Prova Brasil.

Há pouco mais de duas semanas, em uma entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, o ministro havia descartado a hipótese, já estudada há algum tempo, de tornar o Enem obrigatório. Seu antecessor, o hoje candidato petista à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, pensava em transformar a prova em uma certificação nacional para os concluintes do ensino médio, mas para isso precisava da anuências de todos os Estados, o que nunca aconteceu.

Agora, no entanto, para evitar distorções nos resultados, fazer com que todos os formandos do ensino médio participem da avaliação é condição básica para usá-la na Prova Brasil. De acordo com as contas do ministério, faltam apenas 300 mil dos 1,8 milhão de estudantes que terminam o 3º ano em escolas públicas anualmente no País - este ano, há 1,5 milhão de inscritos no Enem nessa condição. Esses, no entanto, representam 20% dos concluintes e podem ter um peso significativo na nota, já que são justamente aqueles que parecem não ter interesse em fazer universidade.

Para o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, o governo não está criando "uma saída para mascarar os números". "Temos desafios no ensino médio e pretendemos achar uma medida mais exata para enfrentá-los. A nota do Enem mostra uma outra tendência, mas não minimiza os problemas que temos. O sinal amarelo foi dado, qual caminho devemos seguir?"

Enem tem 5,7 milhões de alunos inscritos no Brasil

A avaliação do ministro Aloízio Mercadante é que os estudantes que fazem o exame do ensino médio têm maior empenho, já que pode ser o caminho para a universidade. Aqueles que participam da Prova Brasil não teriam a mesma vontade, já que o teste não teria valor. O que diferencia os candidatos do Enem e os estudantes da Prova Brasil não é apenas o empenho. O Enem, que tem este ano 5,79 milhões de candidatos, atrai um público com maior perspectiva de entrar em uma universidade, o que já garante estudantes não apenas com mais empenho, mas também com melhor formação.

Além disso, apenas 1,5 milhão dos que farão a prova este ano são concluintes do ensino médio. A grande maioria é de pessoas que já terminaram a escola. Se é verdade que parte desse público pode ter esquecido parte do conteúdo aprendido na escola, outra parte pode ter melhorado sua aprendizagem nesse período pós ensino médio.

Outro risco que será analisado pelo Inep é o de que se perca a série histórica da prova, já que a prova que compõe o Ideb e o Enem são diferentes na formulação e na abrangência e não podem ser comparadas entre si. Enquanto o Enem avalia todo o conteúdo do ensino médio, a Prova Brasil se concentra em português e matemática.

Um dos pontos estudados é a possibilidade de se reunir conteúdos de ciências em apenas uma prova para que esse passasse também a entrar na avaliação da Prova Brasil - algo que é estudado já há algum tempo - mas dentro do próprio ministério há quem se pergunte como fazer isso, se até mesmo a formação dos professores de química, biologia e física são separadas. Apesar do desejo de Mercadante, não há garantias de que a mudança possa ser colocada em prática. Trabalha-se, já, com a ideia de que se tenha dois índices para o ensino médio, um com a Prova Brasil e outro com o Enem.
Logo depois das eleições, o Ideb será tema de seminários no âmbito das prefeitura

FILHO DE RATINHO LIDERA PESQUISA PARA PREFEITO DE CURRITIBA

Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira revela uma disputa acirrada pela prefeitura de Curitiba. No segundo levantamento feito na capital paranaense, o deputado federal Ratinho Júnior (PSC), filho do apresentador de TV Carlos Massa, lidera com 27% das intenções de votos, seguido de perto pelo socialista Luciano Ducci, com 23%, e pelo pedetista Gustavo Fruet, com 21%.

A pesquisa encomendada pela RPC TV, afiliada à Rede Globo, foi feita entre os dias 21 e 23 de agosto, e entrevistou 602 pessoas. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, o que indica um empate técnico entre Ratinho e Ducci e outro empate técnico, entre Ducci e Fruet.

Rafael Greca, do PMDB, segue em quarto lugar, com 6% e Bruno Meirinho (PSOL) tem 1% dos votos. Carlos Moraes (PRTB), Alzimara Bacellar (PPL) e Avanilson Araújo (PSTU) não foram citados por nenhum entrevistado. Votos brancos ou nulos somam 10% e os indecisos, 12%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), sob o número PR-00066/2012.