Newell´s Old Boys team coach Gerardo Martino (R) argues with assistant referee Pablo Dovaldo
O Barcelona confirmou na manhã desta terça-feira a contratação do técnico argentino Gerardo "Tata" Martino. Depois de levar o Newell's Old Boys à semifinal da Copa Libertadores, o treinador entrou em acordo com os dirigentes do clube catalão para substituir Tito Vilanova, que deixou o clube na última semana para continuar sua luta contra o câncer, e comandará o elenco liderado pelo compatriota Lionel Messi pelos próximos três anos.
Responsável também por levar o Paraguai às quartas de final da última Copa do Mundo da FIFA, quando só foi cair em um jogo complicado contra a Espanha, Martino, de 50 anos, chegará ao Camp Nou acompanhado de dois fiéis escudeiros: o auxiliar técnico Elvio Paolorrosso e o preparador físico Jorge Pautasso.
.Argentine football coach Gerardo Martino, aka "El Tata", gets down from his car
No Barcelona, Martino encontrará Messi, com quem tem uma boa ligação. Isso por conta da relação com o pai do melhor jogador do mundo, Jorge, que é torcedor fanático do Newell’s e teve Martino como ídolo na adolescência. Além disso, o próprio Messi atuou pelos leprosos durante a infância antes de viajar para Espanha para defender o Barcelona.
Argentina's Newell's Old Boys' coach Gerardo Martino looks on
Martino ainda não tem data para assumir o clube e se tornar também o novo treinador de Neymar e Daniel Alves. No amistoso desta quarta-feira contra o Bayern de Munique, na Alemanha, o atual campeão espanhol deve ser comandado por Jordi Roura, que chegou a liderar o clube em cerca de três meses neste ano, quando Vilanova já havia se desligado para tratar de sua doença.