LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

quinta-feira, 24 de julho de 2014

PRIMO DE ARIANO DIZ QUE CHICÓ EXISTIU

Manoel Dantas é primo de Ariano Suassuna (Foto: Taiguara Rangel/G1)Manoel Dantas é primo de Ariano Suassuna
(Foto: Taiguara Rangel/G1)
'Chicó' existiu e morou em Taperoá, no Cariri paraibano. O relato sobre o personagem icônico de Ariano Suassuna em O Auto da Compadecida é de Manoel Dantas Vilar, 77 anos, primo do escritor que morreu na quarta-feira (23). 'Seu Manoelito' explicou que, à semelhança do personagem, famoso por contar histórias fantásticas que oscilavam entre o real e o imaginário, o falecido Chicó original era conhecido na cidade pelo mesmo apelido e costume de imaginar e relatar causos heróicos.
Ao contrário do mentiroso e vadio que na obra de Ariano se satisfazia com o mero prazer de protagonizar suas histórias fictícias, Manoel Dantas explicou que 'João Grilo' foi uma adaptação literária do personagem que permeava a cultura popular de cordel, originalmente concebido em contos medievais, adaptados às narrativas que ambientavam o matuto na seca nordestina.
“João Grilo é um personagem clássico da literatura, que sobrevivia graças à sua astúcia, de onde Ariano se inspirou para recriar os atos de seu próprio João Grilo no Auto da Compadecida”, diz o primo do escritor.
Também protagonista da obra mais conhecida do literato paraibano, Chicó era “um doido que morava na cidade”, segundo Manoel Dantas. “Até o nome era igual. Tinha dois doidos em Taperoá, na época, eram 'Ventania' e 'Chicó'. Dos personagens de Ariano, Chicó realmente existiu. No Auto da Compadecida, tem muita conversa lá na boca do Chicó [personagem] que eram 'verdades' contadas pelo Chicó de Taperoá”, confirmou Seu Manoelito.
“Chicó existia e morava em Taperoá. Morava lá para o lado do [sítio] Chã da Mata, no fim da 'rua grande'. Ariano teve contato com ele por algum tempo. Ariano ainda viveu em Taperoá até 1942, depois foi para Pernambuco”, disse.
Sobre a convivência com o primo escritor, dramaturgo e poeta, o engenheiro e fazendeiro Manoel Dantas conta que mesmo a diferença de uma década de idade não afastou o convívio de ambos. "Aquela casa ali embaixo é dele”, disse Manoel, apontando para uma das construções existentes na fazenda Carnaúba dos Dantas, zona rural de Taperoá. “Ele passava aqui sistematicamente nos meses de julho, janeiro e fevereiro. Depois os filhos cresceram e ele veio menos. Ariano comprou também um sítio aqui perto e batizou de 'Malhada do Gato'. Isso porque o pai dele possuía antigamente uma terra que se chamava 'Malhada da Onça', mas ele disse que a terra dele era tão pequena que não caberia uma onça, só um gato”, afirmou.
Tem muita conversá lá na boca do Chicó [personagem] que eram 'verdades' contadas pelo Chicó de Taperoá"
Manoel Dantas
“Ariano era o único intelectual brasileiro empenheado em vender o Brasil para os brasileiros. Os outros só querem vender para os gringos. Ele era daquele jeito sempre, contando histórias e causos para a família. Ariano vivia disso. Levava vantagem sobre qualquer um de nós. Se eu ou você contamos uma história, chamam a gente de mentiroso. Se Ariano conta, aí vira literatura”, destacou Manoel Dantas.
Vida
Ariano nasceu em 16 de junho de 1927, na capital paraibana, e cresceu no Sertão paraibano. Mudou-se com a família para o Recife em 1942. Mesmo com os problemas na saúde, ele permanecia em plena atividade profissional. "No Sertão do Nordeste a morte tem nome, chama-se Caetana. Se ela está pensando em me levar, não pense que vai ser fácil, não. Ela vai suar! Se vier com essas besteirinhas de infarto e aneurisma no cérebro, isso eu tiro de letra", disse ele, em dezembro de 2013, durante a retomada de suas aulas-espetáculo.
Morte
Ariano Suassuna estava internado desde a noite de segunda (21) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Português, onde foi submetido a uma cirurgia na mesma noite após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico. Segundo boletim médico, o escritor faleceu às 17h15. "O paciente teve uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana".
Obra
A primeira peça do escritor, "Uma mulher vestida de sol", ganhou o prêmio Nicolau Carlos Magno em 1948. Ariano escreveu um de seus maiores clássicos, "O Auto da Compadecida", em 1955, cinco anos depois de se formar em direito. A peça foi apresentada pela primeira vez no Recife, em 1957, no Teatro de Santa Isabel, sem grande sucesso, explodindo nacionalmente apenas quando foi encenada – e ganhou o prêmio – no Festival de Estudantes do Rio de Janeiro, no Teatro Dulcina. A obra é considerada a mais famosa dele, devido às diversas adaptações. Guel Arraes levou o “Auto” à TV e ao cinema em 1999. O escritor considera que seu melhor livro é o “Romance d'A Pedra do Reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta”. A obra começou a ser produzida em 1958 e levou 12 anos para ficar pronta. Foi adaptada por Luiz Fernando Carvalho e exibida pela Rede Globo em 2007, com o nome de "A pedra do rein

terça-feira, 22 de julho de 2014

ARIANO SUASSUNA SOFRE AVC HEMORRÁGICO




Foto: Annaclarice Almeida/DP/D.A Press
Foto: Annaclarice Almeida/DP/D.A Press
O escritor Ariano Suassuna foi internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Real Hospital Português, na noite desta segunda-feira (21), após ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico. De acordo com os médicos, o estado de saúde do dramaturgo é considerado grave, porém estável.

Ariano Suassuna foi hospitalizado às 20h desta segunda com um sangramento intracraniano. Ele foi levado para a sala de cirurgia em um procedimento emergencial. A operação neurológica foi considerada bem-sucedida e terminou por volta das 23h. De acordo com o Hospital Português, em seguida, ele foi encaminhado para a UTI Neurológica da unidade e não tem previsão de alta.

Dantas Suassuna, filho do paraibano radicado em Pernambuco, estava em viagem quando soube da internação do pai. "Minha irmã me ligou falando que ele passou mal e foi para o Hospital Português. Nem sei direito o que aconteceu. Estou voltando para casa", desabafou.

Na última sexta-feira (18), o escritor concedeu uma aula espetáculo no Festival de Inverno de Garanhuns, no Agreste. Na manhã do sábado (19), ainda tirou fotos com fãs que participavam do evento. Segundo Samaroni Lima, assessor de Ariano, ele estava ótimo e muito animado. "Não se queixou de fraquezas ou qualquer outro problema. Ele estava normal, estava bem", contou. Ainda de acordo com o assessor, o autor não tinha aulas programadas para esta semana.

Coração
Em agosto passado, Ariano Suassuna sofreu um infarto agudo do miocárdio e foi internado no Hospital Português. Segundo os médicos, ele teve um comprometimento cardíaco considerado de pequenas proporções. Dois dias após receber alta médica, deu entrada novamente na unidade. Ele teria sido encontrado desacordado no chão de casa por familiares e passou mais quatro dias na UTI.

domingo, 20 de julho de 2014

RADIO BANCA QUE DUNGA JA ASSINOU CONTRATO COM A CBF

Contrato teria sido assinado no início da tarde deste sábado

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A rádio Jovem Pan, por meio do jornalista Wanderley Nogueira, informa que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) assinou contrato com Dunga na tarde deste sábado e o treinador voltará ao cargo que deixou há quatro anos.
A emissora noticia desde a última quinta-feira, quando Gilmar Rinaldi foi anunciado coordenador de Seleções, a conversa para o retorno do técnico para substituir Luiz Felipe Scolari.
A CBF marcou para a próxima terça-feira a apresentação do novo treinador, mas cria suspense com o nome. Até o momento nenhum dirigente da entidade se pronunciou oficialmente sobre o assunto.