LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

sábado, 30 de março de 2013

BOA NOTICIA: AÇUDE SANGRA NO SERTÃO PARAIBANO


Comente agora
Açude do Serrote, em Monteiro, entrou em colapso (Foto: Taiguara Rangel/G1)
O período de chuvas começou e conforme previsão dos analistas da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) da Paraíba, alguns açudes já estão retomando seus volumes. O órgão registrou o primeiro sangramento de um reservatório este ano no açude Cafundó, localizado no município de Serra Grande, no Sertão paraibano. O manancial do Cafundó tem capacidade para 313.680 metros cúbicos de água e ultrapassou o limite de sua lâmina máxima na última terça-feira (26).
O açude do Serrote, em Monteiro, no Cariri, foi também o primeiro a entrar em colapso este ano e secou no último dia 18 de março, quando a Aesa registrou no local uma medição de 0,0% do seu volume. Conforme medição da Aesa, 51 reservatórios ainda estão com até 20% da capacidade, sendo 36 em observação e 15 em situação considerada crítica.
saiba mais
Ainda de acordo com a agência, oito municípios tiveram chuvas, segundo registro da última quarta-feira (27). As precipitações atingiram as estações de monitoramento nas cidades de Baraúnas, Cuité, Emas, Frei Martinho, Ouro Velho, Serra Branca, São Bento e Taperoá, no Curimataú, Cariri e Sertão do estado. A previsão dos meteorologistas da Aesa é de que o período chuvoso deve se estender até o mês de maio.
"Continuamos apresentando a mesma situação prevista na reunião climática, com início da temporada de chuvas. Já tivemos chuvas isoladas nos últimos dias no Sertão, que devem continuar", disse a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira. Segundo o gerente de bacias hidrográficas Lucílio Vieira, as precipitações registradas ainda são insuficientes para que haja uma recarga nos volumes dos açudes.

COREIA DO NORTE DECLARA ESTADO DE GUERRA COM COREIA DO SUL


Militares norte-coreanos participam nesta sexta-feira (29), na capital Pyongyang, de manifestação de apoio ao governo e a favor do ataque aos rivais Coreia do Sul e EUa (Foto: AP)Militares norte-coreanos participam nesta sexta-feira (29), na capital Pyongyang, de manifestação de apoio ao governo e a favor do ataque aos rivais Coreia do Sul e EUa (Foto: AP)
A Coreia do Norte afirmou neste sábado (30) que está em "estado de guerra" com a Coreia do Sul, informou a agência oficial de notícias norte-coreana KCNA. Segundo comunicado, quaisquer questões entre os dois países serão tratadas sobre esta base.
A retórica belicosa da Coreia do Norte contra a rival e vizinha Coreia do Sul e contra os EUA, aliados sul-coreanos, vinha aumentando ao longo das últimas semanas, após a ONU ter decidido, em 7 de março, impor novas sanções internacionais ao regime norte-coreano, em represália ao terceiro teste nuclear feito pelo país comunista, em fevereiro.

"A partir de agora, as relações Norte-Sul estão entrando no estado de guerra e todas as questões levantadas entre o Norte e o Sul vão ser tratadas sob o protocolo da guerra", diz comunicado norte-coreano deste sábado, assinado conjuntamente por todas as instituições e órgãos do fechado governo norte-coreano.
"A situação que prevalece há muito tempo, segundo a qual a Península Coreana não está nem em guerra, nem em paz, terminou", diz o comunicado.
O texto também adverte que qualquer provocação militar próximo às fronteiras terrestres ou marítimas das Coreias acarretaria "um conflito em grande escala e uma guerra nuclear".
Armistício
Tecnicamente, a Coreia do Sul e a Coreia do Norte estão em guerra desde 1953, porque o conflito entre os dois países, entre 1950 e 53, foi encerrado com um armistício, e não com um tratado de paz.
Apesar do comunicado norte-coreano deste sábado (pelo horário local), não há indicação de que um ataque vá ocorrer imediatamente.
A anulação do cessar-fogo abre, teoricamente, o caminho para o reinício das hostilidades.
Mas, segundo analistas, esta não é a primeira vez que a Coreia do Norte anuncia o fim do armistício.
Diplomacia e incerteza
Na sexta-feira, autoridades americanas afirmaram ter "acenado" para o governo norte-coreano com a possibilidade de uma saída diplomática na escalada da retórica de violência.
Mas autoridades americanas ouvidas pela agência Reuters afirmaram que é difícil lidar com o jovem ditador norte-coreano Kim Jong-un, de cerca de 30 anos, considerado menos previsível que seu pai, Kim Jong-il, que "barganhava" ameaças de guerra por ajuda internacional ao país.
mapa teste nuclear coreia (Foto: 1)
Também nesta sexta, a Coreia do Norte afirmou que estava direcionando seus mísseis para atacar o território dos EUA e bases americanas no Pacífico e na própria Coreia do Sul, o que levou a Rússia a manifestar preocupação.
A ordem de direcionar os mísseis foi emitida durante uma reunião de emergência com o Estado-Maior norte-coreano e é uma resposta direta às manobras conjuntas dos Estados Unidos e da Coreia do Sul na península, feitas na véspera, com bombardeiros invisíveis americanos B-2, capazes de transportar armas nucleares.
Em caso de provocação imprudente dos Estados Unidos, as forças norte-coreanas "deverão atacar sem piedade o (território) continental americano (...), as bases militares do Pacífico, incluindo Havaí e Guam, e as que se encontram na Coreia do Sul", declarou Kim na sexta-feira, citado pela agência oficial.
Analistas afirmam que o público das ameaças militares norte-coreanas aos rivais é "interno", no que seria apenas uma tentativa de Kim Jong-un consolidar seu poder dentro do isolado país
Kim, que acredita-se que esteja perto dos 30 anos, assumiu o poder após a morte de seu pai, Kim Jong-il, em dezembro de 2011, completando mais uma sucessão dinástica na família Kim, e, segundo analistas sul-coreanos, poderia enfrentar resistências internas na "velha guarda" do governo.
Foto de ditador da Coreia do Norte com iMac gera especulação online (Foto: Reuters/KCMA)Foto do ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, nesta sexta-feira (29) (Foto: Reuters/KCMA)
 

sexta-feira, 29 de março de 2013

DRAUZIO VARELLA AFIRMA PORQUE ATEU DESPERTA IRA DE RELIGIOSO

Sou ateu e mereço o mesmo respeito que tenho pelos religiosos.

"Os religiosos  não entendem como
se pode discordar de sua cosmovisão"
A humanidade inteira segue uma religião ou crê em algum ser ou fenômeno transcendental que dê sentido à existência. Os que não sentem necessidade de teorias para explicar a que viemos e para onde iremos são tão poucos que parecem extraterrestres.

Dono de um cérebro com capacidade de processamento de dados incomparável na escala animal, ao que tudo indica só o homem faz conjecturas sobre o destino depois da morte. A possibilidade de que a última batida do coração decrete o fim do espetáculo é aterradora. Do medo e do inconformismo gerado por ela, nasce a tendência a acreditar que somos eternos, caso único entre os seres vivos.

Todos os povos que deixaram registros manifestaram a crença de que sobreviveriam à decomposição de seus corpos. Para atender esse desejo, o imaginário humano criou uma infinidade de deuses e paraísos celestiais. Jamais faltaram, entretanto, mulheres e homens avessos a interferências mágicas em assuntos terrenos. Perseguidos e assassinados no passado, para eles a vida eterna não faz sentido.

Não se trata de opção ideológica: o ateu não acredita simplesmente porque não consegue. O mesmo mecanismo intelectual que leva alguém a crer leva outro a desacreditar.

Os religiosos que têm dificuldade para entender como alguém pode discordar de sua cosmovisão devem pensar que eles também são ateus quando confrontados com crenças alheias.

Que sentido tem para um protestante a reverência que o hindu faz diante da estátua de uma vaca dourada? Ou a oração do muçulmano voltado para Meca? Ou o espírita que afirma ser a reencarnação de Alexandre, o Grande? Para hindus, muçulmanos e espíritas esse cristão não seria ateu?

Na realidade, a religião do próximo não passa de um amontoado de falsidades e superstições. Não é o que pensa o evangélico na encruzilhada quando vê as velas e o galo preto? Ou o judeu quando encontra um católico ajoelhado aos pés da virgem imaculada que teria dado à luz ao filho do Senhor? Ou o politeísta ao ouvir que não há milhares, mas um único Deus?

Quantas tragédias foram desencadeadas pela intolerância dos que não admitem princípios religiosos diferentes dos seus? Quantos acusados de hereges ou infiéis perderam a vida?

O ateu desperta a ira dos fanáticos, porque aceitá-lo como ser pensante obriga-os a questionar suas próprias convicções. Não é outra a razão que os fez apropriar-se indevidamente das melhores qualidades humanas e atribuir as demais às tentações do Diabo. Generosidade, solidariedade, compaixão e amor ao próximo constituem reserva de mercado dos tementes a Deus, embora em nome Dele sejam cometidas as piores atrocidades.

Os pastores milagreiros da TV que tomam dinheiro dos pobres são tolerados porque o fazem em nome de Cristo. O menino que explode com a bomba no supermercado desperta admiração entre seus pares porque obedeceria aos desígnios do Profeta. Fossem ateus, seriam considerados mensageiros de Satanás.

Ajudamos um estranho caído na rua, damos gorjetas em restaurantes aos quais nunca voltaremos e fazemos doações para crianças desconhecidas, não para agradar a Deus, mas porque cooperação mútua e altruísmo recíproco fazem parte do repertório comportamental não apenas do homem, mas de gorilas, hienas, leoas, formigas e muitos outros, como demonstraram os etologistas.

O fervor religioso é uma arma assustadora, sempre disposta a disparar contra os que pensam de modo diverso. Em vez de unir, ele divide a sociedade - quando não semeia o ódio que leva às perseguições e aos massacres.

Para o crente, os ateus são desprezíveis, desprovidos de princípios morais, materialistas, incapazes de um gesto de compaixão, preconceito que explica por que tantos fingem crer no que julgam absurdo.

Fui educado para respeitar as crenças de todos, por mais bizarras que a mim pareçam. Se a religião ajuda uma pessoa a enfrentar suas contradições existenciais, seja bem-vinda, desde que não a torne intolerante, autoritária ou violenta.

Quanto aos religiosos, leitor, não os considero iluminados nem crédulos, superiores ou inferiores, os anos me ensinaram a julgar os homens por suas ações, não pelas convicções que apregoam.

créditos http://www.paulopes.com.br/2012/04/drauzio-varella-diz-por-que-ateu.html#.UVX39hee3Pw
Leia mais em http://www.paulopes.com.br/2012/04/drauzio-varella-diz-por-que-ateu.html#ixzz2Oxjol8SF 


DOIS MENORES ASSALTAM LIVRARIA EM NOVA CRUZ



A Polícia Militar de Nova Cruz (8° BPM) prendeu na manhã de ontem (28/03) dois menores que assaltaram a Livraria “O Estudante”, em Nova Cruz/RN.

Por volta das 10 horas dois menores invadiram a livraria, situada na Rua Marechal Dutra por trás da Escola Rosa Pignatáro. Um menor de 17 anos de cor morena com inicias M. B. L., natural de Itambê/PB, entrou na loja e, armado com uma revólver calibre 32, anunciou o assalto o outro menor, de 15 anos, das iniciais L. F. N., natural de Nova Cruz e que reside no Bairro São Judas Tadeu, ficou observando de longe.

Fotos: Ademilson Amorim


Após o assalto os dois fugiram. A policia foi acionada e entrou em diligências para capitular os dois infratores. Não demorou muito tempo para a localização dos mesmos, que estavam escondidos em um matagal no Bairro São Judas Tadeu, onde a policia efetuou a prisão dos mesmos.

Com eles a policia encontrou um revolver calibre 32, munição, um celular e a importância de oitenta e dois reais que, segundo a PM, foi furtada do estabelecimento. Os dois foram encaminhados para o 8° PBM onde foram ouvidos pelo Major PM Tavares, Comandante do Batalhão e que também participou das buscas e apreensão dos dois menores. 

Em seguida os mesmos foram encaminhados para a Polícia Civil, onde serão ouvidos e ficarão a disposição da Justiça.

NOVACRUZ OFICIAL

ALUNOS AGRIDEM PROFESSORA DURANTE APAGÃO


Uma professora foi agredida por alunos de uma escola estadual de Franco da Rocha, na Grande São Paulo. Na segunda-feira (25), estudantes apagaram a luz da sala de aula e jogaram uma lixeira que acertou o olho da professora de sociologia e filosofia Maria de Fátima.
A agressão aconteceu na Escola Estadual Zilton Bicudo. "Quando eu estava saindo, próximo da porta já, as luzes apagaram e a lixeira veio na minha direção", disse a professora. "Na hora eu senti muita dor, não consegui enxergar nada, deu um desespero."

A Secretaria de Estado da Educação não permitiu a entrada da reportagem da TV Globo na escola. O quadro de luz que foi quebrado e desligado fica no fim de um dos corredores internos. Essa não foi a primeira vez que os alunos provocaram um apagão.

A Delegacia de Ensino abriu um procedimento disciplinar. Além disso, segundo Nicoleti, o colégio está convocando o conselho de escola, formado por professores, alunos, pais e funcionários para que tome providências. “Pode ocorrer uma suspensão ao aluno ou até mesmo uma transferência compulsória”.
Segundo o dirigente regional de ensino Celso Nicoleti, haverá punição aos envolvidos. “É inadmissível que ocorra um fato como esse dentro de uma unidade escolar. Todos os procedimentos relacionados à apuração dos fatos ocorrerão”.
Para Nicoleti, é importante a participação da família junto à unidade escolar para que o caso não se repita. “A família tem o papel de acompanhar o desempenho dos alunos”.
 

quinta-feira, 28 de março de 2013

DETRAN DEFINE DATAS PARA TESTE DE DIREÇÃO


o VNT do NCO
O Detran divulgou hoje,(27), o cronograma de datas do mês de abril para a realização dos exames práticos de direção veicular no interior do Estado.Na cidade de Nova Cruz os testes serão realizados no dia 11 de abril.
A equipe do Detran, que foi reforçada em 40% com a capacitação de novos peritos e examinadores, também estará em outras cidades do Agreste e Litoral Sul que são, Canguaretama, Passa e Fica, Nísia Floresta e Goianinha. A data dos exames para estas cidades, como também para outras do interior do estado, você confere na lista abaixo
Cronograma Exame de Direção Veicular – Datas de Abril 2013
01 a 05- Mossoró
01 – São Paulo do Potengi
02- Ceará- Mirim
03- Canguaretama
04- Passa e Fica
05- Goianinha
08 e 09- Currais Novos
10- Tangará e Nísia Floresta
11- Nova Cruz
12- Santa Cruz
15 e 16- Caicó
17- Jucurutu
18 e 19- Currais Novos
22- Parelhas
23- Jardim do Seridó
24- Santa Cruz
25- Ceará- Mirim
26- João Câmara e Macau
29- Apodi
30- Pau dos Ferros

APLICATIVOS MOVEIS PODEM FAZER CHAMADAS GRATUITAS PELO FACEBOOK


Facebook AppAnunciado semana passada, o recurso de chamadas gratuitas pelo aplicativos móveis do Facebook também está disponível do Brasil. A informação partiu de um dos engenheiros de softwares da companhia, o brasileiro Thiago Hirai.

A função não aparece em primeiro plano na plataforma. Após selecionar um contato da lista do Facebook, o usuário deve apertar o botão "i". Uma janela se abrirá oferecendo a opção de chamada telefônica gratuita.

A função está disponível para usuários da última versão do Facebook para iOS e Facebook Messenger para iOS e Android. É preciso que os dois lados da ligação utilizem um dos aplicativos para que ela seja realizada.

Segundo Hirai, as chamadas via Facebook móvel já estão disponíveis para 95% dos usuários do país. Por Olhar Digital

quarta-feira, 27 de março de 2013

PREFEITO DE MONTANHAS ENTREGA CHOCOLATE,PÃO,MARGARINA E LEITE A POPULAÇÃO CARENTE

Numa iniciativa inédita a Prefeitura Municipal de Montanhas entregou juntamente com o leite a que as pessoa recebem todo o dia , pão , café margarina e chocolate.
 A medida pegou de surpresa muita gente que se deslocou até o local para receber o leite, mais o que se viu foi a expressão de contentamento das pessoas que iam até lá para receber "seu kit".
A entrega contou com a presença  "in loco" do Prefeito Municipal.
São decisões deste tipo que faz com que as pessoas tenham felicidade na hora de fazer suas refeições, já que a seca que assola nossa região tem trazido dificuldades para muitas famílias aqui do município,são medidas simples mais que causam impacto, e até agradam "gregos e troianos" como se dava pra constatar no rosto das pessoas.
Abaixo temos as fotos: ( baixados do facebook)
cortesia das fotos: http://www.facebook.com/ednalva.araujo










TEMPESTADES SOLARES PODEM TRAZER RISCOS A TERRA


Em 1859, o Sol entrou em erupção, e na Terra os fios emitiram faíscas que deram chocaram nos operadores de telégrafo e queimaram seus papéis.
Foi a maior tempestade geomagnética registrada na história. O Sol atirou bilhões de toneladas de elétrons e prótons zunindo em direção à Terra, e quando essas partículas bateram no campo magnético do planeta criaram auroras espetaculares, com tons verdes, vermelhos e púrpura no céu noturno -- juntamente com poderosas correntes elétricas que saíam do chão para os fios, sobrecarregando os circuitos.
Nasa
Imagens da Nasa captam forte explosão solar
Imagens da Nasa captam forte explosão solar
Se uma tempestade dessas ocorresse no século 21, alguns satélites de telecomunicações muito acima da Terra seriam inutilizados. Os sinais de GPS se embaralhariam. E as redes elétricas poderiam falhar, mergulhando um continente inteiro na escuridão.
Os cientistas dizem que é impossível prever quando vai acontecer a próxima tempestade solar gigante --e se a Terra estará em seu caminho. O que eles sabem é que com mais manchas solares vêm mais tempestades, e neste outono o Sol deverá atingir o auge de seu ciclo de manchas de 11 anos.
As manchas solares são regiões com campos magnéticos turbulentos onde se originam as labaredas solares. Seus altos e baixos são observados há séculos, mas somente nas últimas décadas os cientistas solares descobriram que os campos magnéticos no interior das manchas podem desencadear os clarões fortes chamados labaredas solares e as erupções gigantescas de partículas carregadas conhecidas como ejeções de massa coronária.
Os especialistas estão divididos sobre as consequências para a Terra de uma erupção solar cataclísmica, conhecida como evento de Carrington, nome do astrônomo britânico que documentou a tempestade de 1859.
Um blecaute continental afetaria muitos milhões de pessoas, "mas é administrável", disse John Moura, da Corporação Norte-Americana de Confiabilidade Elétrica, um grupo sem fins lucrativos fundado por distribuidoras para ajudar a administrar a rede de energia. A maior parte da rede poderia ser religada em cerca de uma semana, ele disse.
Outros são mais pessimistas. Temem que uma erupção enorme e bem dirigida do Sol causaria não apenas o desligamento da iluminação, mas também danificaria os transformadores e outros componentes críticos.
Alguns lugares poderiam ficar sem energia durante meses, e "há possibilidade de escassez crônica durante vários anos", segundo o Conselho Nacional de Pesquisa, o principal grupo de pesquisa científica dos Estados Unidos.
E mesmo que o Sol projete uma grande explosão, como ocorreu em julho passado, há probabilidade de que ela siga inofensivamente em outra direção do sistema solar. Só raramente uma explosão gigante voa diretamente para a Terra.
O exemplo mais claro e estudado da capacidade do Sol de afetar as redes de energia ocorreu em 13 de março de 1989 em Quebec, no Canadá. Nas primeiras horas da manhã, uma tempestade solar gerou correntes nas linhas de transmissão, danificando os interruptores de circuito. Em poucos minutos um blecaute se estendeu pela província. A energia foi restabelecida no mesmo dia. O Canadá foi atingido novamente alguns meses depois, quando outra tempestade solar causou o desligamento de computadores na Bolsa de Toronto.
A organização de Moura divulgou um relatório no ano passado dizendo que as distribuidoras seriam advertidas com tempo suficiente para desligar a rede e proteger os transformadores.
Os perigos não vão desaparecer depois que passar o máximo solar - o período de clima espacial mais pesado. Mesmo quando está calmo, com poucas manchas, o Sol pode produzir uma erupção gigantesca.
As labaredas solares, que viajam na velocidade da luz, chegam à Terra em menos de 8,5 minutos e podem interromper algumas transmissões de rádio. Mas são as ejeções de massa coronária - em que bilhões de toneladas de elétrons e prótons são projetadas e aceleram a mais de 1,5 milhão de quilômetros por hora - que causam maior preocupação.
As partículas ejetadas, que geralmente levam dois ou três dias para percorrer os 150 milhões de quilômetros entre o Sol e a Terra, nunca atingem a superfície: o campo magnético do planeta as desvia.
Mas então elas ficam presas no campo. Seu movimento de um lado para outro gera novos campos magnéticos, a maior parte no lado noturno, e estes, por sua vez, induzem correntes elétricas no solo. Essas correntes brotam do chão para as linhas de transmissão elétrica.
O Sol está disparando em média algumas ejeções de massa coronária por dia, incluindo uma em 15 de março que atingiu diretamente a Terra, gerando auroras pitorescas tão ao sul quanto o Colorado, mas sem causar danos perceptíveis.
As espaçonaves de observação do Sol da Nasa rastreiam as manchas solares e podem dar advertências de quais regiões apresentam probabilidade de erupções.
John Kappenman, um engenheiro elétrico que é dono da Storm Analysis Consultants, tem advertido sobre uma potencial catástrofe. "Em certo sentido, estamos jogando roleta-russa com o Sol", ele disse.

SUSPEITA DA CHACINA DE ESPIRITO SANTO É PRESA EM MACAU



A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu na manhã desta segunda-feira uma mulher suspeita de participar dos assassinatos dos universitários Manoel Gomes Teixeira Neto, 20 anos, e José Costa de Lima Júnior, 21 anos. Os corpos das vítimas foram encontrados no dia 3 deste mês numa estrada entre Espírito Santo e Goianinha, a pouco mais de 50 quilômetros de Natal. A prisão aconteceu em Macau, município a 170 quilômetros da capital potiguar.

De acordo com o delegado do caso, Wellington Segundo, a mulher é uma das que foi vista com os universitários em um bar na noite do crime. “Ela foi reconhecida por meio de fotos. A gente já fez a identificação dela através de fotografias e testemunhas que estavam no local na noite do crime a reconheceram”, disse o delegado.

Wellington Segundo informou ainda que a Polícia Civil está fazendo a identificação criminal da suspeita, já que “provavelmente o documento apresentado por ela é falso”. Segundo ele, a Polícia Civil teve informações através do serviço de inteligência de que a mulher estaria em Macau. “Deslocamos uma equipe de polícia pra lá e montamos uma campana até efetuar a prisão”, disse.

O delegado já havia pedido a prisão preventiva da suspeita e a Justriça concedeu. Após passar por exames de corpo de delito no Itep, ela será encaminhada para a delegacia de Goianinha. O delegado preferiu não divulgar o nome da mulher presa na manhã desta segunda-feira (25).

terça-feira, 26 de março de 2013

LADRÃO DEVOLVE ROUBO E PEDE DESCULPAS EM BILHETE


Um fato inusitado chamou a atenção de uma professora que mora em um condomínio no Bairro Cristal, na Zona Sul de Porto Alegre. Depois de sua casa ter sido invadida por um assaltante, ela foi surpreendida por um bilhete manuscrito no qual o suspeito pedia desculpas pelo crime e ainda que Deus a abençoasse. O papel estava em uma embalagem plástica junto com documentos e cartões que haviam sido levados, como mostra a reportagem desta terça-feira (26) do Bom Dia Rio Grande, da RBS TV (veja o vídeo).
Com diversos erros de ortografia, o bilhete foi deixado no pátio da residência. A professora percebeu que seus pertences haviam sido devolvidos quatro dias após o crime, em 19 de março. Ela ainda teve uma televisão levada. No dia 15 de março, os assaltantes entraram na casa enquanto ela estava no banho, e depois fugiram.
"Disculpa dona Maria que DEUS li abençoe foi pelos meus filhos que tive que robá sei que não é serto mais só DEUS para mijuga que DEUS ilumine seu caminho e que tide em dobro", diz o texto do bilhete.
Assaltante deixou documentos da professora com um bilhete em que pedia desculpa (Foto: Reprodução/RBS TV)Assaltante deixou documentos da professora com bilhete
em que pedia desculpa (Foto: Reprodução/RBS TV)
“Fiquei mais de uma hora sentada com o bilhete na mão e olhando os riscos no documento. A gente que é professora sabe que são de criança pequena. Então aqueles meus documentos estiveram na mão de uma criança. Parei para pensar: será realmente que tem uma pessoa que está num estado de desespero que faz isso porque precisa, porque não tem um trabalho, porque não tem como dar comida ao filho? E se eu tivesse descido com eles aqui dentro, o que teria acontecido?”, reflete a professora, que preferiu não se identificar.
Ela recorda do dia do furto, pouco antes das 6h do dia 15 de março. “Tomei o maior susto, não pude nem trabalhar. Fiquei mal, muito chateada porque a gente trabalha, cuida das coisas, compra muitas vezes à prestação e alguém entra e se acha no direito de pegar”, lamenta.
Logo após o assalto, a mulher bloqueou os cartões e registrou ocorrência na delegacia. O bilhete será entregue à polícia, que vai tentar identificar o suspeito do crime

TIM E OI IRÃO COMPARTILHAR ANTENAS NO SISTEMA 4G


A empresa de telefonia TIM entregará hoje (26) à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o contrato que firmou com a concorrente Oi prevendo o uso compartilhado de antenas de telefonia celular de quarta geração (4G). Segundo o vice-presidente de Assuntos Regulatórios da TIM, Mario Girasole, o documento será analisado pelo conselho diretor da Anatel e a expectativa é que seja aprovado “em poucas semanas”.

“[O contrato] está sendo finalizado e será entregue hoje. Às vezes, uma torre não tem espaço, então coloca-se apenas uma antena que trabalha com as duas frequências das operadoras. Para o cliente final é imperceptível, mas torna os investimentos mais eficientes e resolve problemas de urbanismo e de [falta de] espaço físico [para instalação das antenas]”, disse, ao participar de um seminário, em Brasília.

Girasole explicou que o documento define de forma “bastante clara” as responsabilidades operacionais de cada empresa, principalmente no que diz respeito à qualidade do serviço prestado. “Nesse aspecto não muda absolutamente nada e as empresas farão de forma que não se transfira para a outra nenhuma responsabilidade”, disse.

Ele acrescentou que o contrato permite às empresas incrementarem sua infraestrutura, por exemplo, para ampliar a cobertura em determinado local, independentemente da outra. “Há um compartilhamento de eficiência e independência de desenvolvimento de infraestrutura própria. Isso significa um grande trabalho de engenharia”, destacou.

Girasole acredita que o compartilhamento seja praticado a partir de abril, inicialmente nas cidades que sediarão os jogos da Copa das Confederações.

O presidente da Anatel, João Batista de Rezende, disse que a agência tem “todo o interesse” que a questão avance. “Resolvendo as questões atuais, ligadas principalmente à divisão de tarefas entre as operadoras, temos todo o interesse que isso ande”, disse.

Pelo cronograma de instalação definido pela Anatel, a tecnologia 4G deve funcionar em abril deste ano nas cidades-sede da Copa das Confederações e em dezembro de 2013 nas cidades-sede da Copa do Mundo.

Uma lei federal para unificar as regras sobre instalação de antenas nos municípios brasileiros foi aprovada no Senado, e a expectativa do governo é que a matéria seja analisada pela Câmara dos Deputados no primeiro semestre deste ano.

ESTADO DIVULGA CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DO MÊS DE MARÇO




A direção do SINSP confirmou na tarde desta segunda-feira (25), que o pagamento dos servidores estaduais acontecerá na próxima quarta – feira (27) e quinta – feita (28).
Recebem no dia 27, os servidores que tem matricula com final 1, 2, 3, 4 e 5 e no dia 28 os servidores que tem matricula com final 6, 7, 8, 9 e 0.
A antecipação deve-se ao feriado bancário desta sexta feira 

NATAL:ESTÁTUA DO ANJO AZUL É DESTRUIDA

O destino da enorme escultura azul celeste de aspecto um tanto ‘kitsch’, feita de ferro e concreto e que servia como referência para a galeria de arte de arte Anjo Azul que funcionou no Tirol entre 2007 e 2010, ainda é incerto. Desde o fechamento da galeria, Jordão vem tentando encontrar um novo endereço para o Anjo: já tentou doar para a Prefeitura de Natal, proposta que acabou não prosperando devido o custo do serviço de remoção e reinstalação; a mesma questão (de custos) também inviabilizou que a obra fosse para a praia de Caraúbas, em Maxaranguape, litoral Norte do RN, e para a serrana Monte das Gameleiras.
Aldair DantasA estátua Anjo Azul foi transferida do Tirol para Ponta Negra em maio do ano passado, onde permanece desmontada.A estátua Anjo Azul foi transferida do Tirol para Ponta Negra em maio do ano passado, onde permanece desmontada.

Diante do impasse, moradores do Conjunto Alagamar, em Ponta Negra, procuraram o artista em abril do ano passado e fizeram a proposta para instalar o Anjo Azul na praça Omar O’Grady. A operação para desmontar e transportar a obra até o novo local teve apoio da Semsur, mas a Prefeitura havia avisado que não se responsabilizaria pela remontagem. “Vai fazer aniversário”, disse Jordão sobre o tempo que a obra está no chão. “Não dá para ficar esperando pelo poder público, tem que correr atrás: se ninguém procurar apoio não vão resolver”. Ele garante que é mais fácil reformar do que fazer outro. “É demorado, precisa de muito dinheiro, vai uns dois anos de trabalho se for fazer um novo. Aquele já está pronto só falta montar”, garante.

saiba mais

VENDEDOR DE CARROS É MORTO POR PISTOLEIROS


Por Sérgio Costa e Thyago Macedo
Fotos: Sérgio Costa
 O vendedor de carros David Dantas Batista, de 32 anos, foi executado com vários tiros, na noite desta segunda-feira (25), no bairro do Goladim, em São Gonçalo do Amarante. Este foi o segundo assassinato caso em menos de duas horas registrado na grande Natal. Antes, um foragido tinha sido morto a tiros em uma residência,na zona Norte.
 

 
David Dantas estava em um veículo Ford Ka, de cor branca e placas NPT-0911 (Araçagi-PB). Ele tinha acabado de deixar a esposa em uma academia, na rua Professor Luís Soares, quando foi surpreendido por dois homens em duas motocicletas. Os bandidos encostaram no carro da vítima e atiraram várias vezes.
As balas transfixaram o vidro do veículo e atingiram David na cabeça e no tórax. Com isso, o jovem teve morte instantânea. Já os dois assassinos conseguiram fugir sem serem identificados. Nem mesmo os modelos das motos em que eles estavam foram identificados.
O sargento F. Costa, do 11º Batalhão da Polícia Militar, destacou que apesar de o crime ter sido registrado em via pública e em um horário com movimento, nenhum popular quis dizer o que viu.
A mulher da vítima, Ivonete de Souza, foi até o local da morte de David e, chorando bastante, informou ao Portal BOque o companheiro trabalhava vendendo carros no Alecrim. Ela ressaltou, no entanto, que não sabia de nenhum envolvimento dele com crimes ou de possíveis ameaças.
 

 

CASAL SOFRE SEQUESTRO RELAMPAGO EM PIPA




Um casal teve seu veículo roubado ontem por volta das 18:00h, na praia de Pipa, litoral sul do RN, a aproximadamente 80 Km da capital potiguar. O casal foi abordado por dois homens e duas mulheres, que anunciaram o assalto com uso de arma de fogo. Os meliantes abrigaram as vítimas a seguir viajem em direção a praia de Sibaúma, distante 15 Km de Pipa, fizeram a travessia do rio pela fazendinha de Barra do Cunhaú e libertaram as vítimas em Piquirí, distrito de Canguaretama.
``Foram momentos terríveis ´´ exclamou uma das vítimas, que após ser deixada as margens da estrada saiu a procura de auxilio. A PM foi acionada, realizou buscas na região mas nem o veículo, nem os acusados foram localizados.
As vítimas ainda reconheceram um dos assaltantes através de fotos, que não foi divulgada para não atrapalhar o andamento das investigações.

segunda-feira, 25 de março de 2013

VERGONHA NACIONAL:SEM PROFESSORES ESCOLAS DO RN FAZEM RODIZIO DE AULA


Situação apresentada até na mídia nacional destaca que em algumas unidades, estudantes só têm três dias de aula. Foto: Wellington Rocha
Situação apresentada até na mídia nacional destaca que em algumas unidades, estudantes só têm três dias de aula. Foto: Wellington Rocha
Por falta de professores para suprir toda a carga horária de aulas, algumas escolas da rede estadual em Natal estão adotando um sistema de ensino incomum. Através de um “rodízio” de alunos, há estudantes que, ao longo da semana, só passam três dias em sala de aula e o restante em suas casas. Essa realidade foi apresentada em mídia nacional, através de matéria publicada na semana passada pela Folha de S. Paulo.
O modelo adotado vai contra o sistema da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que determina uma carga horária de 800h de aula por ano, distribuídas em 200 anos letivos, no mínimo. A situação se dá pelo término de contrato com os professores temporários, que ocupam os horários de licença dos professores efetivos. O Jornal de Hoje foi em quatro escolas da rede estadual que teoricamente estavam abraçando sistema.
A situação mais grave foi identificada na Escola Estadual Aldo Fernandes de Melo, localizada no conjunto Guamoré, no bairro Lagoa Azul – zona Norte de Natal. Segundo a vice-diretora da unidade, Edigites Mendes, as turmas do turno da manhã estão com as aulas completas. Entretanto, os alunos vespertinos são os mais prejudicados com a ausência dos professores.
“Das 14 turmas que funcionam à tarde, apenas dez estão cumprindo regularmente com os horários. Dependendo do dia, temos 12 turmas funcionando. Enquanto isso acontece, muitos alunos estão ficando sem aulas. Desde o início deste ano letivo que estamos nessa situação”, disse. A vice-diretora lembra que no ano passado tiveram problemas recorrentes da ausência de professores, mas ainda dava para “tapar buracos” com a ajuda de horários suplementares de alguns profissionais.
“Só que esse ano, devido ao cancelamento do contrato de professores temporários, a gente ficou com menos professores no quadro. Teríamos que suprir 12 aulas diariamente, mas não temos profissional suficiente”, contou Edigites, afirmando que as matérias mais prejudicadas são a de Português e Matemática. “Que chance esse alunos têm diante dos estudantes de outras escolas? Estamos deixando de dar a base de educação a jovens que estão projetando o seu futuro”.
A Escola Aldo Fernandes de Melo conta com cerca de 1,2 mil alunos, dos quais 510 estão sofrendo diretamente com o sistema de “rodízio”. “Das 25h aulas da semana, os alunos estão perdendo, no mínimo, 10h. Estamos fazendo uma força-tarefa grande, mobilizando pais e comunidade para atentar o governo dessa realidade. A repercussão está sendo tão grande que levamos o nome de ‘escola da mídia’. Mas, mesmo assim, ainda não estamos vendo um resultado que possa mudar esse cenário”, afirmou.
Outras escolas apontadas por adotar esse mesmo sistema são a Escola Estadual Cônego Luis Wanderley e a Escola Estadual Paulo Pinheiro de Viveiros, localizadas também em Lagoa Azul. Apesar da vice-diretora da Cônego Luis Wanderley apontar que isso não acontece em sua unidade de ensino, Edigites informou que representantes da unidade estavam participando das manifestações em protesto contra a Secretaria de Educação do Estado, alegando a mesma carência de profissionais.
Na Escola Paulo Pinheiro, o diretor Joelson Nunes Vieira disse que tem turmas funcionando com até 80% das aulas. “Não coloco nossa escola nesse sistema de rodízio. Tivemos uma turma que estava com apenas dois dias de aula, mas conseguimos encaminhá-la para outra escola do bairro, de forma que os alunos não fossem prejudicados”, afirmou.
Outra unidade visitada por este vespertino foi a Miriam Coelly, que acolheu a turma encaminhada pela última escola citada. De acordo com a diretora Ana Maria Andrade, eles estão conseguindo equilibrar a situação com a ajuda de três professores que estão trabalhando em sistema de carga horária suplementar. “Nosso problema é mais com o ensino fundamental, do 7º ao 9º ano.
Conseguimos três professores para ajudar em turnos diferentes. Se não fosse isso, sinceramente não sei o que seria de nossos alunos”.
A secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho, disse que o maior problema que levou ao agravamento do quadro foi o aumento do número de aposentadorias de professores. “Esse ano, foram mais de 30 mil profissionais aposentados”, disse. A titular da Secretaria informou que mais de mil professores foram convocados recentemente e outros 500 docentes deverão ser convocados nos próximos dias. “Estamos fazendo de tudo para solucionar isso o mais rápido possível. Entendemos que esses alunos estão sendo prejudicados e não podem, de maneira alguma, ficar desassistidos