LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

sábado, 24 de novembro de 2012

PF DESMONTA QUADRILHA DO ALTO ESCALÃO DO GOVERNO

Agentes da Polícia Federal cumpriram mandados de busca e apreensão ontem no gabinete da Presidência da República em São Paulo, na Advocacia-Geral da União (AGU), em duas agências reguladoras, em um ministério e na sede dos Correios. Seis pessoas foram presas, sendo dois funcionários públicos de alto escalão, e 18 indiciadas na Operação Porto Seguro, desencadeada ontem pela PF, em parceria com o Ministério Público Federal (MPF). Os agentes desarticularam uma organização que agia em órgãos federais pagando propina por pareceres técnicos fraudulentos. Entre os indiciados, estão o advogado-geral adjunto da União, José Weber Holanda Alves, e a chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Nóvoa de Noronha.

José Weber e Rosemary foram indiciados ontem após serem ouvidos pela PF. Ele prestou depoimento depois que policiais apreenderam documentos em seu gabinete, que tem acesso direto à sala do advogado-geral da União, Luís Inácio Adams. A AGU abriu investigação interna sobre a conduta de Weber. Em seu currículo, suspeitas de envolvimento em denúncias de desvio de dinheiro público já o derrubaram do primeiro escalão do órgão em 2003. Ele voltou à AGU em 2009, a convite de Adams, que se reuniu ontem com sua equipe para discutir o impacto da operação da PF.

Além dos dois altos funcionários do governo, 16 pessoas foram indiciadas por diferentes crimes, como corrupção ativa e passiva, violação de sigilo funcional, falsidade ideológica, falsificação de documento particular e tráfico de influência.

Segundo a PF, o núcleo da organização era composto pelas seis pessoas presas ontem. Os servidores públicos são os irmãos Rubens Vieira e Paulo Vieira, diretores de Infraestrutura Aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e de Hidrologia da Agência Nacional de Águas (ANA), respectivamente, que teriam sido indicados para os cargos por Rosemary. O outro irmão deles, o empresário Marcelo Vieira, também foi preso preventivamente. Os advogados Patrícia Santos Maciel de Oliveira, Marcos Antônio Negrão Martorelli e Lucas Henrique Batista foram detidos temporariamente. Patrícia foi solta logo depois.

Os seis são acusados de formação de quadrilha. De acordo com o delegado Roberto Troncon Filho, superintendente regional da PF em São Paulo, a organização corrompia funcionários de outros órgãos federais. “(A quadrilha) prestava serviço a empresários que tinham interesse na aceleração de processos e, até mesmo, na formulação de pareceres técnicos fraudulentos, mediante pagamento e outros benefícios.”

O delegado disse que a organização cooptou funcionários da Anac, da ANA, da Agência Nacional de Transporte Aquaviários (Antaq), da Secretaria de Patrimônio da União, do Tribunal de Contas da União (TCU), da Advocacia-Geral da União (TCU), da Advocacia-Geral da União (AGU), dos Correios e do Ministério da Educação (MEC). Foram cumpridos 43 mandados de busca e apreensão nesses órgãos e em residências em Brasília, São Paulo, Cruzeiro (SP), Dracena (SP) e Santos (SP).

As investigações começaram em março do ano passado, depois de denúncia de um servidor do TCU. De acordo com Troncon, esse servidor revelou ter sido procurado por um dos integrantes da organização para fazer um parecer técnico fraudulento, com a promessa de receber R$ 300 mil. Chegou a ganhar R$ 100 mil da quadrilha. Porém, arrependeu-se, devolveu o dinheiro e procurou a PF, que constatou que aquele não era um caso isolado. “Os dois servidores (os irmãos Vieira) tinham a função de identificar e contatar funcionários de outros órgãos federais. Os demais integrantes se encarregavam dos contatos com grupos empresariais ou pessoas físicas interessadas em vantagens ilegais na administração pública federal.”

O delegado destacou que os superiores dos funcionários públicos envolvidos não sabiam das negociações criminosas e que os órgãos federais colaboraram “prontamente” com a ação da PF. Segundo Troncon, independentemente dos documentos apreendidos ontem, a PF já tem provas “robustas” para fechar as investigações, que serão concluídas em 60 dias.

UFRN FAZ VESTIBULAR PARA MAIS DE 3000 VAGAS

Às vésperas do principal vestibular do estado, para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), professores falam sobre as principais dicas para os 28.614 inscritos que concorrem as 3.015 vagas oferecidas. Entre os alertas dados, é comum o destaque para os vestibulandos se manterem tranquilos e confiantes. O concurso Vestibular começa amanhã, com o acesso aos locais de provas permitido aos inscritos a partir das 7h20. Os portões fecham às 8h. Para os cursos de todas as áreas, as provas deste domingo serão objetivas com questões de Fisica, Química, Biologia, Matemática e Línguas Estrangeira. No segundo dia (26/11), os candidatos farão as provas de Português e Literatura, e da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, que envolve as provas objetivas de História e Geografia. Além dessas objetivas, todos os candidatos terão a prova de redação. As provas do terceiro dia são divididas pelas áreas específicas que cada candidato presta vestibular. Candidatos para cursos da área Humanística I farão provas discursivas de Matemática, História e Geografia; cursos da área de Humanística II farão provas de Língua Estrangeira, História e Geografia; da área Tecnológica I as provas discursivas a serem aplicadas são das disciplinas de Matemática, História e Física; para Tecnológica II, os candidatos farão provas discursivas de Matemática, Física e Química; e, para os candidatos aos cursos da área Biomédica, as provas do último dia de vestibular serão de Biologia, Física e Química. No primeiro dia, serão aplicadas  60 questões objetivas, no segundo 44 questões objetivas e a redação e, no terceiro dia, o caderno de provas terá 12 questões discursivas, sendo quatro de cada disciplina.

Línguas estrangeiras

- É necessário enfatizar a presença da interpretação e sua importância para o vestibulando.

- Atenção com as palavras cognatas, que caíram em quatro questões do último vestibular.

- Imagens, números e os nomes próprios são essenciais na interpretação e resolução das questões, que devem ser respondidas em português.

- Nas provas de espanhol, atenção com a interpretação. Esse será um ponto importante. Cuidado com as palavras heterosemânticas, aquelas com escrita e muitas vezes pronúncia semelhante ao português, mas significado diversos.

Química

- Os conteúdos mais prováveis são os cálculos de variação da entalpia (êH) usando energia de ligação; separação de misturas, principalmente utilizando material de laboratório; e PH e deslocamento de equilíbrio.

- Lembre-se: o êG, que mede a variação da energia livre de Gibbs, relacionado ao êH e o êS é uma possível relação a ser cobrada nas questões da disciplina neste vestibular. Alotropia  e hibridação associada à geometria molecular também são conteúdos considerados.

- Em Química Orgânica, atenção para as reações de oxidação de álcool (que há algum tempo não aparece nas provas da UFRN), reações de desidratação, hidrólise e a Regra de Markovnikov.

- Estude os assuntos mais comuns ao mesmo tempo que dê uma olhada nos menos abordados, como os gráficos de misturas eutéticas.

Português

- A redação costuma abordar temas tradicionais, como situações envolvendo a Mulher e a Educação, assim como possíveis soluções para melhorá-la. De um modo geral, problemas sociais devem ser privilegiados.

- O Nordeste é um tema com grandes chances de ser cobrado nas redações, principalmente por 2012 ser o ano de centenário de duas personalidades importantes da cultura nordestina: o cantor Luiz Gonzaga e o escritor Jorge Amado.

- Em relação à estrutura da redação, a carta e o artigo são os mais cobrados, o que motiva os vestibulandos a estarem atentos. Porém, as possibilidades de a Comperve pedir aos concorrentes a produção de um editorial (carta ao leitor), de uma carta do leitor, ou até mesmo uma resenha crítica de alguma obra literária que teve leitura exigida pela comissão organizadora do vestibular, não deve ser ignorada.

Biologia

- Os principais conteúdos abordados, que merecem destaque, são a Citologia, a Fisiologia, a Ecologia e a Evolução, sem deixar de lado outros conteúdos também abordados frequentemente como Genética.

- Mantenha o foco nas questões mais tradicionais, sem deixar nenhum conteúdo de lado.

- Cuidado nas questões que costumam ter enunciados longos. É preciso estar atento para evitar se perder nos extensos enunciados.

Matemática

- Dois temas essenciais: Funções e Geometria Plana. Em comparação com as provas do Enem,  as provas da Comperve costumam cobrar questões relacionadas às fórmulas, trazendo menos questões sobre o cotidiano.

- Prepara-se para questões relacionadas a Progressão Aritmética (PA), Progressão Geométrica (PG) e Probabilidade. Elas têm grande chance de aparecerem nas provas já que costumam ser "bastante equilibradas".

História

- Os pontos cruciais da disciplina que merecem atenção em relação à História do Brasil são: as décadas de 1920 e 1930 e os marcos do período como a Semana de Arte Moderna, de 1922 e a Revolução Constitucionalista de 1932, durante o governo provisório de Getúlio Vargas; o período Republicano; e a Ditadura Militar, que ocorreu entre os anos de 1964 e 1985.

- Para a História do RN, o destaque é o período colonial, abordando questões como a produção de açúcar, os massacres de Cunhaú e Uruaçú, assim como a participação de Natal na 2ª Guerra Mundial (a Parnamirim Field, base aérea da cidade) e a presença dos holandeses no território potiguar. Também a possível abordagem de obras de Luís da Câmara Cascudo, que possam remeter ao estado.

- Sobre História Geral,  preste atenção aos assuntos relativos às revoluções Francesa e Industrial e destaca também uma possível ênfase à Roma Antiga nas questões do vestibular da UFRN, tanto nas discursivas quanto nas objetivas. A Primeira e a Segunda Guerra Mundial também são  importantes, assim como a Crise de 1929.

- A luta pelos direitos civis dos negros também tem chance de ser abordada nesse vestibular, como as que Martin Luhter King participou. Assim como a luta dos negros.

- Como 2013 será um ano olímpico, não está descartada a chance de abordagens de anos históricos de Olimpíadas como, por exemplo, o ano de 1936, quando Hitler se negou a premiar um atleta negro que estava no pódio; e 1972, quando palestinos mataram atletas israelenses, causando o que passou a ser chamado de Massacre de Munique.

- As guerras da Coreia e do Vietnam, assim como a Guerra das Malvinas, disputada entre Argentina e Inglaterra, pelas Ilhas Malvinas, chamadas pelos ingleses de Ilhas Falkland, causada pela crise econômica ligada ao petróleo.

- As ditaduras latino-americanas, de um modo geral, podem ser cobradas neste vestibular, assim como as questões relacionadas aos negros e à África como o Imperialismo, as Guerras Coloniais e o Apartheid.

- Já que neste ano a UFRN está fazendo a "despedida" do vestibular (a partir do próximo ano o ingresso na federal será através das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio - Enem), é possível mais questões sobre a História do RN, que não é mais abordada nas provas do Enem.

Geografia

- Entre os temas mais prováveis estão a Amazônia, relacionando a questão do desmatamento e da expansão do agronegócio, e questões relacionadas ao papel da mulher no mundo atual, lembrando que é importante o candidato relacionar o papel de Angela Merkel, chanceler da Alemanha, na tentativa de recuperar a economia europeia (ques está em crise desde 2007), assim como os papéis da presidente brasileira Dilma Rousseff e da argentina Cristina Kirchner no bloco ecomômico Mercosul.

- A  inserção do Brasil na política global (como a suspensão do Paraguai do Mercosul), assim como polêmicas nacionais, como a relacionada a usina hidrelétrica de Belo Monte.

- Outro assunto provável está relacionado aos 50 anos da crise dos mísseis cubanos, um dos maiores momentos de tensão da Segunda Guerra Mundial, em outubro de 1962, quando suspeitou-se que a União Soviética teria instalado mísseis em território cubano para atacar os Estados Unidos.

- Atenção, ainda, para a questão da Urbanização e os assuntos agregados a este tema como as migrações, a condição humana nas cidades, o meio ambiente urbano, as áreas de risco de enchentes e as devidas justificativas e a impermeabilização do solo.

- Dinâmica populacional, abordando a transição e a pirâmide geográficas,  assim como as migrações internas, que vêm se intensificando nas três últimas décadas, principalmente as intraregionais. Relacionados, estão os temas das dinâmicas climáticas e o relevo brasileiro, além dos domínios morfoclimáticos da estrutura geográfica brasileira.

- Em relação à Geografia do Rio Grande do Norte, podem cair questões da geoeconomia potiguar, considerando as atividades de mineração, turismo e a fruticultura.

Física

- Assuntos de Termodinámica, Eletrodinâmica e Dinâmica, de forma geral, são os mais prováveis neste vestibular.

- Os conteúdos de Magnetismo e Física Moderna também têm grande propabilidade de estarem presentes nas provas.

ROSALBA TORRA O DINHEIRO DO ESTADO COM DIARIAS

 
 
O gasto do Governo do Estado com diárias, este ano, já chega a cifra de R$ 11,5 milhões. O que aponta que a média por dia de gasto na gestão Rosalba Ciarlini apenas no ano de 2012 foi de R$ 36.054,99.
Em 320 dias foram destinados exatos R$ 11.537.596,80 para diárias. Apenas no mês de outubro o valor com esse segmento chegou a R$ 1.289.348,40.
No acumulado do ano a Secretaria que mais gastou diária foi a Saúde com R$ 2.186.481,67. A segunda no ranking é a Secretaria de Educação que chegou a R$ 1.357.167,38 com diárias. A Polícia Civil acumula em diárias no ano R$ 1.276.960,00.
A Emater alcançou a cifra de R$ 559.330,00 e o Idema gastou R$ 530.148,08
A Emater alcançou a cifra de R$ 559.330,00 e o Idema gastou R$ 530.148,08.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

APESAR DE SALDO POSITIVO MANO ESTA FORA DA SELEÇÃO



Tite, Muricy Ramalho e Felipão são os favoritos para assumir o cargo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro e São Paulo
3526 comentários
POSIÇÃO JOGADORES (total = 102)
GOLEIROS (13): Júlio César, Diego Alves, Jefferson, Victor, Rafael, Gabriel, Renan, Renan Ribeiro, Gomes, Neto, Fábio, Cássio e Diego Cavalieri
LATERAIS-DIREITOS (9): Daniel Alves, Maicon, Danilo, Fábio, Rafael, Mariano, Mário Fernandes, Lucas Marques e Marcos Rocha
LATERAIS-ESQUERDOS (8): André Santos, Adriano, Cortês, Kleber, Alex Sandro, Marcelo, Carlinhos e Fábio Santos
ZAGUEIROS (16): Thiago Silva, David Luiz, Lúcio, Dedé, Réver, Juan, Bruno Uvini, Luisão, Leandro Castan, Henrique, Alex, Breno, Rhodolfo, Emerson, Leonardo Silva e Durval
VOLANTES (18): Lucas, Jucilei, Ralf, Paulinho, Sandro, Ramires, Hernanes, Wesley, Anderson, Henrique, Luís Gustavo, Elias, Rômulo, Casemiro, Fernandinho, Fernando, Jean e Arouca
MEIAS (23): Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Oscar, Ganso, Carlos Eduardo, Thiago Neves, Douglas Costa, Lucas, Éderson, Giuliano, Elano, Douglas, Jadson, Renato Augusto, Renato Abreu, Cícero, Willian, Elkeson, Diego Souza, Bruno César, Dudu, Bernard e Fellype Gabriel
ATACANTES (15): Neymar, Robinho, Alexandre Pato, Diego Tardelli, André, Hulk, Phillipe Coutinho, Nilmar, Kléber, Leandro Damião, Luis Fabiano, Jonas, Fred, Borges e Wellington Nem
Mano Menezes foi demitido pela CBF e não é mais técnico da seleção brasileira. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira após reunião na Federação Paulista de Futebol (FPF), em São Paulo, entre o presidente da CBF, José Maria Marin, o vice Marco Polo del Nero, e o diretor de Seleções, Andrés Sanches. A entidade confirmou a informação em seu site, às 16h06m, e comunicou que toda a comissão técnica foi afastada. O novo comandante será apresentado apenas no início de janeiro: Tite (Corinthians), Muricy Ramalho (Santos) e Luiz Felipe Scolari (ex-Palmeiras) estão cotados.
Mano foi comunicado da decisão por Andrés logo após a reunião. O treinador está em São Paulo e não vai se pronunciar sobre a demissão no momento. O técnico foi contratado em julho de 2010 pelo ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, como susbtituto de Dunga.
No comunicado oficial desta sexta, a CBF informou que o técnico da Seleção sub-20, Emerson Ávila, continua no cargo, enquanto Márcio Oliveira assume o comando da equipe feminina.
Pouco depois, em entrevista coletiva, Adrés disse que, apesar de ter sido contra a demissão de Mano, irá permanecer no cargo de diretor de Seleções.
A era Mano Menezes: 102 convocados
No comando da Seleção principal em 33 partidas, Mano conseguiu 21 vitórias, seis empates e seis derrotas desde que estreou no dia 10 de agosto de 2010. O treinador deixa o cargo apenas com as taças do Superclássico das Américas de 2011 e de 2012, fracassos na Copa América e nas Olimpíadas e queda histórica no ranking mensal da Fifa.
Após muitas críticas por ter perdido títulos importantes e por não ter formado uma base para a Copa das Confederações de 2013 e, principalmente, a Copa do Mundo de 2014, o técnico vinha de elogios por três boas atuações contra Iraque (6 a 0), Japão (4 a 0) e Colômbia (1 a 1), mas não resistiu mesmo com a conquista do segundo Superclássico na última quarta.
Galeria Mano Menezes seleção Brasil (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Os momentos de Mano na Seleção: fracasso na Copa América e em Londres (Fotos: Editoria de Arte)
No total, Mano convocou 102 jogadores diferentes depois que substituiu Dunga. O principal nome desta fase foi Neymar, que ficou fora do Mundial da África do Sul, estreou junto com Mano e terminou a era Mano como artilheiro da Seleção: 17 gols em 27 jogos. Por outro lado, Paulo Henrique Ganso, que também iniciou sua carreira com a amarelinha com grande atuação no 2 a 0 sobre os Estados Unidos em 10 de agosto de 2010, perdeu espaço e estava fora dos planos do treinador recentemente.
Poucos jogadores da Copa de 2010 continuaram no grupo. O zagueiro Thiago Silva, o meia Kaká, o lateral-direito Daniel Alves e o volante Ramires foram os remanescentes para o período de renovação promovido por Mano de olho no Mundial no Brasil. Além de Neymar, a Seleção passou a contar com nomes como Oscar, Lucas, Leandro Damião, David Luiz, Paulinho e Hulk frequentemente na lista de convocados do treinador.
O primeiro grande teste de Mano foi a Copa América do ano passado, na Argentina. Sem apresentar grandes atuações, a Seleção acabou eliminada nos pênaltis pelo Paraguai nas quartas de final, com cobranças erradas de Elano, Thiago Silva, André Santos e Fred.
Mesmo com o fracasso, o técnico foi mantido pela CBF e sobreviveu também à mudança na presidência da entidade: saiu Ricardo Teixeira, entrou José Maria Marin em março de 2012. Pressionado, o técnico viajou para Londres neste ano em busca do ouro inédito. O time chegou à final, mas voltou para casa sem a sonhada medalha: derrota de 2 a 1 para o México na decisão em Wembley.
O fraco desempenho nos duelos com seleções tradicionais pesou contra Mano. Foram cinco derrotas, dois empates e duas vitórias (ambas no Superclássico das Américas contra a Argentina, quando as equipes só podiam contar com jogadores que atuassem nos dois países): Brasil 0 x 1 Argentina (2010); Brasil 0 x 1 França, Brasil 0 x 0 Holanda, Brasil 2 x 3 Alemanha, Brasil 0 x 0 Argentina e Brasil 2 x 0 Argentina (2011); Brasil 3 x 4 Argentina, Brasil 2 x 1 Argentina e Brasil 1 x 2 Argentina (2012).
Sob o comando do técnico, o Brasil caiu para sua pior posição na história do ranking da Fifa: 14º lugar em outubro. Atualmente, o time pentacampeão mundial está em 13º. Apenas em cinco oportunidades, a Seleção ficou fora do “top 10”. Em todas, sob o comando de Mano em 2012: 11º em julho; 13º em agosto; 12º em setembro; 14º em outubro; e 13º em novembro.
Além de artilheiro, Neymar também foi o jogador que mais atuou sob o comando de Mano. O craque do Santos entrou em campo em 27 oportunidades, contra 25 do capitão Thiago Silva. O segundo goleador é Alexandre Pato, que balançou a rede oito vezes.
Prédio da FPF reunião  (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)Reunião que decidiu queda de Mano foi realizada
na FPF (Foto: Leandro Canônico/Globoesporte.com)
A maior decepção da era Mano foi Ganso. Agora no São Paulo, o meia sofreu com contusões no Santos e demorou a recuperar espaço na Seleção. Após a boa estreia, não aproveitou as oportunidades que recebeu, mal apareceu nas Olimpíadas e foi desbancado por Oscar, que cresceu de produção e passou a ser destaque também no Chelsea.
Entre os veteranos, a primeira grande aposta do treinador foi Ronaldinho Gaúcho, que voltou a ser chamado após algumas boas exibições no Flamengo em 2011. Porém, o atual ídolo do Atlético-MG também não caiu nas graças do técnico e foi esquecido nas últimas listas. Por outro lado, Kaká acabou ganhando as primeiras chances neste ano e passou a ser nome forte para a Copa das Confederações.
A demissão do treinador foi anunciada por Marin nesta sexta, dois dias após a conquista do Superclássico das Américas. No jogo de ida, em Goiânia, no dia 20 de setembro, a Seleção venceu a Argentina por 2 a 1 em partida marcada por vaias da torcida contra Mano e pedidos por Luiz Felipe Scolari. A volta seria em outubro na cidade argentina de Resistencia, mas o confronto foi adiado por causa de um apagão no estádio quando as equipes já estavam em campo.
Apesar de a CBF ter manifestado o desejo de ver a Seleção declarada bicampeã do Superclássico, a Conmebol remarcou a final do torneio para a última quarta, na Bombonera. O Brasil perdeu por 2 a 1 no tempo normal e conseguiu o bi do torneio com 4 a 3 nos pênaltis.
Confira todos os jogos da era Mano Menezes na Seleção principal (sem olímpica):
DATA JOGO COMPETIÇÃO LOCAL
10/08/2010 Brasil 2 x 0 Estados Unidos Amistoso Nova Jersey (EUA)
07/10/2010 Brasil 3 x 0 Irã Amistoso Abu Dhabi (Emirados)
11/10/2010 Brasil 2 x 0 Ucrânia Amistoso Derby (Inglaterra)
17/11/2010 Brasil 0 x 1 Argentina Amistoso Doha (Qatar)
09/02/2011 Brasil 0 x 1 França Amistoso Paris (França)
27/03/2011 Brasil 2 x 0 Escócia Amistoso Londres (Inglaterra)
04/06/2011 Brasil 0 x 0 Holanda Amistoso Goiânia
07/06/2011 Brasil 1 x 0 Romênia Amistoso São Paulo
03/07/2011 Brasil 0 x 0 Venezuela Copa América La Plata (Argentina)
09/07/2011 Brasil 2 x 2 Paraguai Copa América Córdoba (Argentina)
13/07/2011 Brasil 4 x 2 Equador Copa América Córdoba (Argentina)
17/07/2011 Brasil 0 x 0 Paraguai Copa América La Plata (Argentina)
10/08/2011 Brasil 2 x 3 Alemanha Amistoso Stuttgart (Alemanha)
05/09/2011 Brasil 1 x 0 Gana Amistoso Londres (Inglaterra)
14/09/2011 Brasil 0 x 0 Argentina Superclássico Córdoba (Argentina)
28/09/2011 Brasil 2 x 0 Argentina Superclássico Belém
07/10/2011 Brasil 1 x 0 Costa Rica Amistoso San José (Costa Rica)
11/10/2011 Brasil 2 x 1 México Amistoso Torreón (México)
10/11/2011 Brasil 2 x 0 Gabão Amistoso Libreville (Gabão)
14/11/2011 Brasil 2 x 0 Egito Amistoso Doha (Qatar)
28/02/2012 Brasil 2 x 1 Bósnia Amistoso St.Gallen (Inglaterra)
26/05/2012 Brasil 3 x 1 Dinamarca Amistoso Hamburgo (Alemanha)
30/05/2012 Brasil 4 x 1 Estados Unidos Amistoso Washington (EUA)
03/06/2012 Brasil 0 x 2 México Amistoso Dallas (EUA)
09/06/2012 Brasil 3 x 4 Argentina Amistoso Nova Jersey (EUA)
15/08/2012 Brasil 3 x 0 Suécia Amistoso Estocolmo (Suécia)
07/09/2012 Brasil 1 x 0 África do Sul Amistoso São Paulo
10/09/2012 Brasil 8 x 0 China Amistoso Recife
19/09/2012 Brasil 2 x 1 Argentina Superclássico Goiânia
11/10/2012 Brasil 6 x 0 Iraque Amistoso Malmo (Suécia)
16/10/2012 Brasil 4 x 0 Japão Amistoso Breslávia (Polônia)
14/11/2012 Brasil 1 x 1 Colômbia Amistoso Nova Jersey (EUA)
21/11/2012 Brasil 1 (4) x (3) 2 Argentina Superclássico Buenos Aires (Argentina)

XXI SEMANA CULTURAL:SHOW DE CALOUROS

Vejam as fotos do show de calouros daXXI Semana Cultural do Ocila













OCILA FICA ENTRE A 3 MELHORES ESCOLAS PUBLICAS DA REGIÃO NO ENEM

A Escola Estadual Professora Ocila Bezerril , conseguiu a 3ª melhor nota do enem entre as escolas publicas jurisdicionadas a 3ª DIRED , a média alcançada pela escola está dentro do que o mec considera uma nota média a nota 500 foi definida pelo Inep como a média dos estudantes concluintes no exame (fora treineiros ou egressos) . A prova não mede a quantidade de acertos, mas sim o quanto o aluno conhece ou não. Por isso, quanto mais distante o aluno estiver da nota 500, mas longe ele está da média dos estudantes. Uma nota 800, por exemplo, diz que ele está muito acima da média; uma 250, por outro lado, mostra que ele está muito abaixo.
Só essas tres escolas conseguiram ficar acima da média 500


 
Há de se convir que muitos alunos que ainda que vão fazer o enem não são concluintes, no Ocila por exemplo  muitos alunos do 2º ano  e até alguns do 1º ,foram fazer a prova o que faz baixar a média das notas dadas elo MEC .
Apesar disso o Ocila se mantem no topo da região a frente de escolas premiadas  por isso devemos parabenizar seus professores , coordenadores, seu diretor e sua vice diretora e toda equipe de apoio que contribuem para que este ídice continue se elevando, mais em particular os maiores responsáveis são os alunos esforçados que estudam para ter uma melhor expectativa de vida e elevam  a escola a este patamar.

Veja a média de cada escola da 3ª dired-REDE PUBLICA


ESCOLA
MUNICÍPIO
MÉDIA
JOSE LUCIO RIBEIRO
BREJINHO
483,74
JOAQUIM DA LUZ
ESPIRITO SANTO
477,35
MARIA DO ROSÁRIO
BOA SAÚDE
470,81
JOÃO BERNARDO
JUNDIÁ
SN
ANTONIA GUEDES
LAGOA DANTA
469,75
JOÃO TOMAZ
LAGOA DE PEDRAS
480,77
EDMUNDO NEVES
LAGOA SALGADA
525,22
PROF OCILA BEZERRIL
MONTANHAS
503,45
FELISMINO DA COSTA
MONTE DAS GAMELEIRAS
499,02
ROSA PIGNATARO
NOVA CRUZ
499,64
ALBERTO MARANHÃO
NOVA CRUZ
SN
DJALMA MARINHO
PASSA E FICA
486,10
ANTONIO FAGUNDES
PASSAGEM
SN
MARIA OCILA BEZERRIL
PEDRO VELHO
494,74
PROF HERODINA CALDAS
SERRA CAIADA
474,75
FILOMENNA DE AZEVEDO
SANTO ANTONIO
521,19
DIÓGENES DA CUNHA LIMA
SÃO JOSE DE CAMPESTRE
474,75
JOAQUIM TORRES
SERRA DE SÃO BENTO
488,58
DOMITILA NORONHA
SERRINHA
474,83
DON JOAQUIM DE ALMEIDA
VÁRZEA
SN