LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

terça-feira, 18 de setembro de 2012

LIGA NORTERIOGRANDENSE PARALIZA CIRURGIAS

A Liga Norte-Rio-Grandense contra o Câncer está sendo diretamente prejudicada com o impasse entre as cooperativas médica (Coopmed) e dos anestesistas (Coopanest) com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Com a paralisação dos serviços, os médicos que fazem cirurgias na Liga deixaram de realizar os procedimentos. Os médicos do quadro próprio da Liga continuam trabalhando normalmente, fazendo quimioterapia, radioterapia e radiologia, mas o que depende das cooperativas está parado, como as consultas de acompanhamento pós-curúrgico. Praticamente todos os cirurgiões são das cooperativas.

O diretor da Liga, Roberto Sales, lembrou que não há uma greve interna, dentro da própria Liga, mas sim uma indefinição da prestação dos serviços. Durante a greve dos médicos cooperados, apenas consultas ambulatoriais e de retorno, além de cirurgias de urgência estão sendo feitas.

"A Liga continua aberta, com ambulatório, internação e centro cirúrgico. Porém não tem médico. Só não tem médicos para atender porque são todos da cooperativa", afirmou ontem o diretor do Hospital Luiz Antônio, Luciano Luiz. A situação é preocupante. "São pacientes com câncer e o câncer não espera o fim da greve. Os tumores estão evoluindo. Enquanto houver o impasse dos gestores com as cooperativas, os pacientes estão em casa com seus tumores crescendo", lamenta ele.

Todas as unidades de saúde do município estão com as atividades prejudicadas. A SMS havia determinado a concentração de todos os serviços no Hospital dos Pescadores (Rocas) e na UPA Pajuçara. Contudo, ontem apenas a UPA estava funcionando normalmente. Uma funcionária do Hospital dos Pescadores informava aos pacientes que chegavam que os médicos estavam em greve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário