LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

domingo, 12 de agosto de 2012

PESQUISA ELEITORAL NAS CAPITAIS

 RIO DE JANEIRO
O prefeito Eduardo Paes (PMDB), candidato à reeleição, lidera a disputa pela prefeitura do Rio de Janeiro com 54% das intenções de voto. É o que revela a primeira pesquisa Datafolha realizada na capital carioca após o registro das candidaturas pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Marcelo Freixo (PSOL) tem 10% das intenções de voto e aparece tecnicamente empatado com Rodrigo Maia (DEM) citado por 6%. Otavio Leite (PSDB) obtém 4% das menções. Antonio Carlos PCO (PCO), Aspásia (PV), Cyro Garcia (PSTU) e Fernando Siqueira (PPL) atingiram 1% das intenções de voto, cada um. Votos em branco ou nulos somam 14% e 8% estão indecisos.

Foram ouvidos 927 eleitores do Rio de Janeiro, com 16 anos ou mais, nos dias 19 e 20 de julho de 2012. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Eduardo Paes (PMDB) destaca-se principalmente entre os mais velhos e entre os menos escolarizados (60%, em cada segmento), entre os evangélicos não pentecostais (68%) e entre os que aprovam sua atual gestão (81%). Já Marcelo Freixo (PSOL) obtém seus melhores resultados entre os mais escolarizados (24%) e entre os que avaliam negativamente a gestão de Eduardo Paes (18%).

Na intenção de voto espontânea, onde não são apresentados os nomes dos candidatos ao eleitor, Eduardo Paes lidera com 21% das intenções de voto. Marcelo Freixo é citado por 4% e Rodrigo Maia tem 1%. Pretendem votar em branco ou anular o voto 11% e 55% estão indecisos.

SÃO PAULO
José Serra (PSDB) e Celso Russomanno (PRB) estão em situação de empate técnico na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Serra tem 30% e Russomanno chega a 26%, o que caracteriza uma empate técnico, já que a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Os índices atingidos por ambos no atual levantamento são parecidos com aqueles obtidos em 25 e 26 de junho, na última pesquisa Datafolha realizada antes das convenções que definiram as candidaturas. Naquele cenário, Serra tinha 31%, e Russomanno, 24%. O levantamento do final de junho, porém, trazia os nomes dos pré-candidatos Netinho (PC do B) e Luiz Flávio Borges D’Urso (PTB), que não disputarão o cargo de prefeito, além de não incluir outros candidatos que agora tiveram seus nomes registrados na Justiça Eleitoral.

Serra e Russomanno são seguidos, no atual levantamento, por Fernando Haddad (PT) e Soninha (PPS), que têm 7% cada, Gabriel Chalita (PMDB), com 6%, Paulinho da Força (PDT), com 5%, e Ana Luiza (PSTU), Carlos Gianazzi (PSOL) e Levy Fidelix, que aparecem com 1% cada. Os candidatos Miguel (PPL), Anaí Caproni (PCO) e Eymael ficaram abaixo de 1%. A fatia dos que não souberam se posicionar em relação a esses nomes é de 6%, enquanto 11% dizem que votarão em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos apresentados.
Foram ouvidos 1075 eleitores de São Paulo, com 16 anos ou mais, nos dias 19 e 20 de julho de 2012. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

CURITIBA
A primeira pesquisa Datafolha realizada na capital paranaense em 2012 após o registro das candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral revela que a disputa para prefeitura de Curitiba está bastante acirrada. O candidato Ratinho Júnior (PSC) tem 27% das intenções de voto, Gustavo Fruet (PDT), e o atual prefeito Luciano Ducci (PSB), têm 23% cada um, configurando empate técnico entre os três candidatos.

O ex-prefeito e ex-ministro do esporte e turismo, Rafael Greca (PMDB) atinge 10% das menções. Carlos Moraes (PRTB), Bruno Meirinho (PSOL), Alzimara-Alzi (PPL) e Avanilson (PSTU) foram citados mas não alcançaram 1% das intenções de voto cada. Declaram que pretendem votar em branco ou nulo 9% dos eleitores, enquanto que 7% não souberam responder.

Foram ouvidos 832 eleitores de Curitiba, com 16 anos ou mais, nos dias 19 e 20 de julho de 2012. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Ratinho Júnior se destaca entre eleitores com idade entre 25 e 34 anos (34%), entre os com ensino médio (32%), entre os menos escolarizados (30%), entre os mais pobres (31%) e entre os simpatizantes do PT (38%). Fruet, por sua vez, obtém taxas de intenção de voto maiores entre os mais ricos (32%) e entre os mais escolarizados (32%). Já o prefeito Luciano Ducci obtém suas melhores taxas de intenção de voto entre os simpatizantes do PSDB (42%), entre os mais jovens (33%) e entre os que avaliam a sua gestão como ótima ou boa (41%).

Na intenção de voto espontânea, na situação em que não são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados, 63% não souberam identificar o seu candidato. Luciano Ducci recebe 9% das menções, Gustavo Fruet alcança 7% e Ratinho Júnior, 6%. Neste caso, 9% afirmam que votarão em branco ou anularão o voto, 2% citaram outros candidatos, e Rafael Greca surge com 2% das menções.


PORTO ALEGRE
Com 38% das intenções de voto, Fortunati (PDT) inicia a disputa pela renovação de seu mandato na liderança da corrida eleitoral em Porto Alegre, revela a primeira pesquisa Datafolha realizada na capital gaúcha em 2012, após o registro das candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral. O atual prefeito tem como adversária mais próxima Manuela D’Ávila (PC do B), que obtém 30% das intenções de voto.

Em seguida aparecem Villa (PT), com 3%, Roberto Robaina (PSol), com 2%, Jocelin Azambuja (PSL), com 1%. Wambert di Lorenzo (PSDB) e Erico Correa (PSTU) não atingiram 1% das indicações de voto. Uma fatia de 15% não soube se posicionar em relação aos nomes apresentados, e outros 10% declararam votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos na disputa.
Foram ouvidos 829 eleitores de Porto Alegre, com 16 anos ou mais, nos dias 19 e 20 de julho de 2012. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos

Na análise da pesquisa de acordo com a idade dos entrevistados, Fortunati fica com índice acima de sua média entre aqueles que têm de 45 a 59 anos (43%) e entre quem têm 60 anos ou mais (52%). No grupo dos mais jovens, de 16 a 24 anos, a tendência é inversa, com índice abaixo da média (25%). O mesmo acontece na faixa dos que têm de 25 a 34 anos (32%). O atual prefeito também tem preferência acima da média entre aqueles com ensino superior (45%), entre quem ganha mais de 10 salários mínimos (56%). No grupo dos que avaliam seu governo como ótimo ou bom, seu índice chega a 63%. A preferência por Fortunati fica abaixo da média, no entanto, entre aqueles com renda mensal familiar de até 2 salários (31%). Entre os que avaliam a gestão do pedetista como regular, 28% declaram votar por sua reeleição. Na fatia dos que dizem que administração Fortunati é ruim ou péssima, esse índice vai a 2%. A candidatura de Manuela D’Ávila se destaca nos segmentos em que Fortunati tem desempenho abaixo da média. Entre os eleitores de 16 a 24 anos e de 25 a 34 anos, por exemplo, a candidata do PC do B tem 38% de preferência. Na fatia dos que estudaram até o ensino fundamental, Manuela aparece com 37%. A mesma tendência é observada entre aqueles que têm renda de até 2 salários por mês (37%), entre os que dizem ter o PT como partido preferido (34%) e entre os que avaliam a gestão Fortunati como ruim ou péssima (39%).

Na pesquisa de voto espontânea, em que os nomes dos candidatos na disputa não são apresentados aos eleitores, Fortunati aparece com 19% e Manuela D’Ávila é citada por 11%. Em seguida aparecem Villa (1%) e candidato do PT (1%). A maioria (57%), porém, não soube citar espontaneamente nenhum candidato. Os que dizem votar em branco, nulo ou em nenhum candidato somam 8%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário