LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

IDOSO É SALVO DE ENGASGO COM UMA CANETA


81 comentários
Idoso passa bem depois do susto no almoço do Dia dos Pais (Foto: Jean Schwarz/Agência RBS)Idoso passa bem depois do susto no almoço do Dia dos Pais (Foto: Jean Schwarz/Agência RBS)
Um atendimento de emergência em meio ao almoço em uma churrascaria do Bairro Floresta, em Porto Alegre, no domingo (12), impressionou funcionários e clientes que comemoravam o Dia dos Pais reunidos em família. Um idoso de 81 anos se engasgou e contou com a ajuda de um médico, que almoçava no mesmo local, para reagir. O profissional usou uma faca e uma caneta para fazer uma traqueostomia.
 Passava das 12h quando o aposentado José Fernando Pires chegou à churrascaria, acompanhado da mulher e da filha, como mostra a reportagem do Jornal do Almoço (veja o vídeo). Ao garçom, pediu um filé com fritas. Quando estava no fim da refeição, o inesperado aconteceu. Ele se engasgou com o último pedaço de carne que havia no prato. "Era maiorzinho, e trancou. Me lembro só da falta de ar", conta o idoso.
 Ao perceber que o cliente passava mal, o proprietário da churrascaria pediu que um médico que estava no local ajudasse com o atendimento de urgência. "Já tinha mais gente na volta, tentaram pegar ele por trás para ver se saía (o pedaço de carne). Em seguida o doutor tomou uma atitude que salvou a vida de uma pessoa", lembra o proprietário Jorge Aita.
Após receber a autorização da família para fazer uma traqueostomia, o médico agiu. "Peguei a faca que estava na mesa dele e ainda não havia sido usada, dessas de serrinha, e fiz uma pequena incisão. Quando introduzi a ponta da faca na traqueia, ele já começou a respirar", explica o cirurgião-geral Luciano Bastos Moreira. O médico cortou cerca de 2cm do pescoço de José Fernando e inseriu a caneta para deixar o ar passar.
Já em casa com a mulher, nesta segunda-feira (13), e com um curativo no pescoço, José Fernando lembrava os momentos de aflição que passou no almoço de domingo. "Diz a patroa que eu fiquei roxo, cinza", conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário