LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

domingo, 12 de agosto de 2012

PESQUISA ELEITORAIS: RECIFE E BELO HORIZONTE

RECIFE 
Humberto Costa (PT) lidera a disputa pela prefeitura de Recife com 35% das intenções de voto. É o que revela a primeira pesquisa Datafolha realizada na capital pernambucana em 2012 após o registro das candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral.

O senador petista está 13 pontos percentuais à frente do candidato Mendonça (DEM) que aparece em segundo lugar com 22% das menções.

A seguir aparecem Daniel Coelho (PSDB) com 8%, Geraldo Júlio (PSB) com 7% e Esteves Jacinto (PRTB) com 2%. Edna Costa (PPL), Jair Pedro (PSTU) e Roberto Numeriano (PCB) têm 1% cada. Declaram que pretendem votar em branco ou nulo 13% dos eleitores e 10% estão indecisos.

Foram ouvidos 828 eleitores de Recife, com 16 anos ou mais, nos dias 19 e 20 de julho de 2012. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na intenção de voto espontânea quando não são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados, o senador petista alcança 11% de citações, Mendonça, 6%. A maioria (55%) não soube opinar. Neste caso, 12% dos eleitores da capital pernambucana afirmam que votarão em branco ou anularão o voto. Geraldo Júlio é citado por 4%, o atual prefeito João da Costa, que não pode concorrer à eleição, é citado por 3%, mesmo índice de João Paulo. Daniel Coelho é mencionado por 1%, mesmo índice notado por “candidato do PT”.

BELO HORIZONTE
Marcio Lacerda (PSB) lidera a disputa pela prefeitura de Belo Horizonte com 44% das intenções de voto. É o que revela a primeira pesquisa Datafolha realizada na capital mineira em 2012, após o registro das candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral.

O atual prefeito está 17 pontos percentuais à frente do candidato petista Patrus Ananias que aparece em segundo lugar com 27% das citações.
A seguir aparecem Vanessa Portugal (PSTU), (4%), Pepe (PCO) e Maria da Consolação (PSOL) (1%, cada). Dr. Alfredo Flister (PHS) e Tadeu Martins (PPL) foram citados, porém não alcançaram 1% das intenções de voto cada. Declaram que pretendem votar em branco ou nulo 11% dos eleitores e 12% estão indecisos.

Foram ouvidos 827 eleitores de Belo Horizonte, com 16 anos ou mais, nos dias 19 e 20 de julho de 2012. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Marcio Lacerda se destaca entre os mais jovens (55%), e entre os que avaliam como ótima ou boa a sua gestão à frente da prefeitura (64%). Patrus Ananias, por sua vez, destaca-se entre os simpatizantes do seu partido (43%) e entre os eleitores que avaliam como ruim ou péssima a gestão de Marcio Lacerda (48%).

Na intenção de voto espontânea Lacerda alcança 16% de citações e Patrus Ananias é lembrado por 11%. A maioria (61%) não soube apontar espontaneamente nenhum candidato. Neste caso, 6% dos eleitores da capital mineira afirmam que votarão em branco ou anularão o voto.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário