LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

SER EMPRESÁRIO É UM BOM NEGÓCIO

Muitas pessoas estão cansadas de trabalhar em uma determinada função e querem ter a sua própria autonomia. A partir dessa visão, surge a profissão do empresário, que é responsável pela administração de uma determinada empresa e/ou indústria. Ele pode trabalhar sozinho ou com uma equipe. Apesar de ter vários pontos positivos, montar uma empresa exige diversos cuidados.

De acordo com Edwin Aldrin, responsável pela Orientação Empresarial do Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (Sebrae), as pessoas precisam desenvolver uma ideia. Caso não tenha, precisa buscar algo que lhe der prazer e, ao mesmo tempo, renda.

“Se ele trabalhar no que gosta e não faturar com essa atividade, o empresário vai ficar reclamando o tempo todo que ganha pouco. Caso ele fature bastante e não tem amor com o que faz, vai se sentir frustrado”, disse.

Uma ideia simples pode se transformar em um grande investimento. É o caso da bonelaria Dantas, em Caicó, que esteve presente em um stand na Feira do Empreendedor. A empresa começou simples e dez anos depois, fabrica 50 mil bonés por mês e se tornou a 2ª maior fabricante do produto no Brasil.

Outra é a Sushi Station, criada pelo empresário Eugênio Santos, que teve um restaurante especializado na culinária nipônica. Trata-se de um conjunto de equipamentos e ferramentas que permite qualquer pessoa operar e produzir comidas japonesas, como sushis, niguiri e entre outros alimentos. De acordo com Santos, as máquinas surgiram há dois anos, mas elas haviam sido desenvolvidas há quatros anos.

Lara Paiva/Nominuto.com
Sushi Station é um conjunto de equipamentos que permite qualquer pessoa a produzir comidas japonesas.

O objetivo é evitar o custo de mão de obra e permitir que todas as pessoas consigam cozinhar esse tipo de alimento. As máquinas já foram apresentadas nos Estados Unidos, França e Austrália. Além disso, já foram exibidas em importantes veículos de comunicação.

Caso o empresário não tem a ideia de montar uma empresa própria, ele pode optar pela franquia. A franquia é um sistema de venda de licença em que uma pessoa cede à outra o direito de uso da sua marca, patente, infraestrutura, conhecimento processual, direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços.

“Franquia é muito boa para quem não tem experiência, pois ela passa toda a noção de administração da empresa. Para o empresário que já é experiente não é vantagem, pois tudo o que a franquia oferece, ele já tem”, comentou Edwin.

O profissional também pode criar uma empresa através de uma sociedade, quer dizer, investir num negócio junto com outras pessoas ou ser um empreendedor individual. “São empresários que não participam de uma sociedade e tem, no máximo, um funcionário. Esse tipo de empresário tem que faturar 60 mil reais anualmente. Para ser um empreendedor individual, tem que encaixar em algumas categorias e atividades”, explicou Edwin Aldrin. Ao optar pela parte de empreendedorismo individual, o cidadão pode criar a sua empresa através da internet.

Para dar o primeiro espaço ao criar uma empresa, precisa criar o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (conhecido como CNPJ). Segundo Edwin, o CNPJ é como se fosse à certidão de nascimento de uma empresa e após a sua criação, o empresário poderá obter financiamento, obter créditos e comprar produtos e equipamentos de forma mais barata do que fosse comprar em pessoa física.
Lara Paiva/Nominuto.com
De acordo com Edwin Aldrin, responsável pelo setor de Orientação Empresarial do Sebrae, a pessoa precisa desenvolver uma ideia ao montar uma empresa.

Aldrin comenta que o CNPJ é essencial para o empresário, pois hoje não é vantagem trabalhar na informalidade. E montar uma empresa não está sendo complicado como era há dez anos.

De acordo com o responsável pela Orientação Empresarial do Sebrae, algumas questões burocráticas foram reduzidas, principalmente para a área de microempresa. Apesar dessa boa notícia, algumas empresas ainda exigem um pouco mais de cuidados e por isso, demora o seu processo de montagem. Sobre as áreas mais procuradas, Edwin comentou que a área de serviço é bastante requisitada por ter um custo baixo.

“As áreas que são montadas com menos recursos são as de serviço, pois só precisa gastar mais com a mão de obra do que com os equipamentos”, comentou. Edwin respondeu que as franquias também são procuradas para iniciar um negócio.

Para não cair em certas armadilhas, o empresário precisa planejar o que vai fazer com o seu negócio e também obter conhecimento. Aldrin também comentou que precisa trabalhar com a gestão financeira, pois precisa diferenciar os gastos com os lucros. Por isso é necessário à figura do contador nas empresas, ele é “o braço direito do empresário”.

“O empreendedor precisa ter planejamento para saber se a atividade é lucrativa, ter persistência, conhecimento de mercado e informação sobre gestão”, afirma Edwin.

Lara Paiva/Nominuto.com
Apesar das inúmeras vantagens, montar uma empresa exige diversos cuidados.

A empresa também deve utilizar a propaganda a seu favor. Hoje é fácil divulgar o seu produto em menores custos, graças às mídias sociais. Durante a feira do empreendedor havia um stand chamado “Conecte o seu negócio” no qual um empresário podia criar gratuitamente um site para sua empresa. O projeto é do Sebrae em parceria com o Google.

Ele comentou que as pessoas têm medo de se aventurar na vida de negócios, por isso procuram a Orientação Empresarial, que esteve presente durante a Feira do Empreendedor. Várias pessoas procuraram o setor para saber a melhor maneira de criar uma empresa. Lá, tinha a parte de orientação de vendas, planejamento, marcas e patentes, consultoria e formalização.

No último dia da feira, somente 250 pessoas procuraram a área de orientação, que também tinha a parte de pesquisa que mostravam quais bairros de Natal são propícios para a montagem de alguns tipos de empresas.

Feira do Empreendedor 2012
A Feira do Empreendedor tinha como lema “É hora de tirar as ideias do papel” e aconteceu entre os dias 1 a 4 de agosto no Centro de Convenções. Evento atraiu mais de 10 mil pessoas durante os quatro dias de evento.

A feira trouxe mais de 200 palestras que falaram sobre sustentabilidade, tendências no mercado, Copa do Mundo de 2014 e entre outros assuntos. Também teve diversos stands que mostravam as novas franquias do mercado, opções de negócio e novos produtos para melhorar a sua empresa.
Lara Paiva/Nominuto.com
Pessoa participando da Orientação Empresarial na Feria do Empreendedor 2012. 

Além disso, mostraram as pesquisas do mercado natalense e orientações na hora de montar a sua empresa.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário