LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

domingo, 22 de julho de 2012

DESCASO:UTI DO VARELA SANTIAGO PODE FECHAR

Os médicos plantonistas da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Varela Santiago que são conveniados com a Prefeitura Municipal do Natal estão com os salários atrasados. De acordo com o diretor geral do hospital, Paulo Xavier, ele não consegue falar nem com a prefeita Micarla de Sousa nem a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para solucionar o impasse.

Ele falou que os médicos só receberam o pagamento de junho porque o próprio hospital pagou a eles nessa semana, apesar da obrigação ser da SMS. O diretor disse que teve que tomar essa atitude porque sabe a dificuldade de se encontrar um médico pediátrico, visto que são poucos profissionais.

Há três anos, um convênio foi assinado pelo Ministério Público, a Prefeitura, as secretarias estadual e municipal de saúde, o Conselho de Saúde e os diretores do hospital que o Município tiraria 20% dos repasses da SMS para pagar os profissionais.

Antes, esse repasse era feito pelo Governo do Estado. Esses 20% equivalem a 105 mil reais.

“Eles (os médicos) têm todos os motivos de ficarem chateados com a prefeitura”, respondeu o diretor do Varela Santiago que também comentou que essa situação está insuportável, pois cogita na possibilidade de desativar a UTI do hospital por causa desse impasse.

“Por isso que a saúde do Rio Grande do Norte está um caos”, desabafou Paulo.

O Hospital Varela Santiago fica no centro de Natal e conta com 420 funcionários e a folha mensal varia entre R$ 500 mil e R$ 600 mil. É um hospital filantrópico, quer dizer, é mantido por doações de diversas instituições, entre elas o Ministério da Saúde, Governo do Estado e a Prefeitura do Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário