LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

NATAL:PESQUISA MOSTRA 50% DE RENOVAÇÃO DE VEREADORES

A renovação na Câmara Municipal de Natal não é só o desejo de alguns políticos, mas uma previsão da Start. Na pesquisa divulgada hoje, o Instituto prevê que dos 29 nomes (oito a mais que o número atual de cadeiras), 15 sejam eleitos pela primeira vez para a vaga de vereador. Entre os nomes, a professora Amanda Gurgel, do PSTU, Ubaldo Fernandes, do PMDB, e Valtécio, do PSDB.
E não é só. Os líderes comunitários Joãozinho do Planalto, do PDT e Aroldo Alves, do PSDB, estão entre os mais citados. O músico da banda Grafith, Júnior Grafith, do PRB; o ex-chefe de gabinete da prefeita Micarla de Sousa, Kalazans Bezerra, do PV, e Rodrigo Bico, do PT, também aparecem entre os 29 primeiros.
Dentro dessa previsão, inclusive, os familiares de muitas de lideranças políticas do RN devem ser eleitas. Felipe Alves, do PMDB, filho do conselheiro do TCE, Paulo Roberto Alves e sobrinho do ministro e senador Garibaldi Alves Filho, é um deles, mas não é o único. Na lista dos 29 primeiros colocados da Start aparecem também Dickson Nasser Jr, do PSDB, filho do vereador Dickson Nasser; Rafael Motta, do PP, filho do deputado estadual e presidente da Assembleia, Ricardo Motta (PMN); e Bertone Marinho, do PMDB, irmão da deputada estadual Gesane Marinho, do PSD.
Entre os que devem continuar na Câmara Municipal de Natal, segundo a Start, estão Adão Eridan, do PR; Chagas Catarino, do PP; Aquino Neto, do PV; Júlio Protásio, do PSB; Júlia Arruda, do PSB; Edivan Martins, do PV; Fernando Lucena, do PT; Maurício Gurgel, do PHS; Professor Luis Carlos, do PMDB; Raniere Barbosa, do PRB; Assis Oliveira, do PR; Franklin Capistrano, do PSB; Enildo Alves, do DEM; e Albert Dickson, do PP. Luiz Almir, do PV, e Wober Júnor, do PPS, que já foram vereadores, também estão cotados para voltar a Câmara.
INDECISOS
Como se trata de uma pesquisa espontânea, a Start apontou ainda um alto índice de eleitores indecisos. Para se ter uma ideia, Adão Eridan, o mais citado (33 vezes), teve 10 vezes menos citações que o “não sei”. Os indecisos, na Start, foram 35,2%, ou seja, 340, dos 965 entrevistados, não souberam dizer em quem vão votar. Os votos em branco e nulo representaram 12,1% (117 respostas).
OPERAÇÃO IMPACTO
A juíza convocada do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), Tatiana Socoloski, encaminhou para oferecimento de parecer final da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), o processo da Operação Impacto que tramita no Juízo de segundo grau.
A magistrada disse que aguarda o retorno da matéria, que encontra-se atualmente com 89 volumes, para que possa proferir o voto da Apelação criminal que visa modificar a sentença do juiz de primeiro grau, Raimundo Carlyle, que condenou 16 réus por corrupção passiva e ativa durante a votação do Plano Diretor de Natal, em 2007.
Somente de posse do parecer da PGJ, Socoloski proferirá o voto e o encaminhará para o magistrado revisor. Em seguida, o processo será posto em pauta para julgamento da Câmara Criminal, que é composta pelos desembargadores Zeneide Bezerra e Virgílio Macêdo e pelo juiz convocado Assis Brasil.
É importante lembrar que os vereadores e ex-vereadores Emilson Medeiros, Dickson Nasser, Geraldo Neto, Renato Dantas, Adenúbio Melo, Edson Siqueira, Aluísio Machado, Júlio Protásio, Aquino Neto, Salatiel de Souza, Adão Eridan e Carlos Santos foram condenados em primeira instância.
Desses nomes, Dickson Nasser não é candidato, mas apoia a candidatura do filho, Dickson Nasser Júnor. Adenúbio Melo também não, mas tem como candidata a mulher, Janderre. Júlio Protásio, Aquino Neto e Adão Eridan, mesmo com a condenação, aparecem entre os mais citados na pesquisa da Start. (CM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário