LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

quinta-feira, 5 de julho de 2012

TCE DIVULGA NOVA LISTA DE FICHAS SUJAS

O Tribunal de Contas do Estado divulgou uma nova lista com políticos com condenações transitadas em julgado na Corte. São 45 novos nomes que, caso tentem o registro de candidatura no pleito de 2012, poderão sofrer pedido de impugnação do Ministério Público Eleitoral. Na nova relação do TCE há prefeitos candidatos a reeleição, ex-gestores que já tiveram os nomes homologados em convenções e ainda aspirantes a vereador. O prefeito de Alto do Rodrigues, Eider Medeiros, e o gestor de Pendências, Ivan Padilha, ambos candidatos a reeleição, figuram na listagem do TCE. O atual prefeito de João Câmara, Ariosvaldo Targino também está entre os fichados pelo TCE.

No documento, estão diversos ex-prefeitos que tiveram os nomes homologados em convenções.  José Robenilson Ferreira, é postulante ao cargo de prefeito de Bento Fernandes, mas está na lista do TCE. Edinólia Melo pretende entrar na disputa pela Prefeitura de Ceará-Mirim. O ex-gestor de Nova Cruz, Cid Arruda, que também passou pela convenção do PSB para concorrer a prefeitura daquela cidade, está na lista do TCE.

No documento emitido pela Corte de Contas do Estado consta o nome do ex-prefeito Carlos Eduardo e da prefeita de Apodi Maria Goreti da Silveira Pinto. No entanto, no caso desses dois gestores o TCE faz a ressalva de que a decisão está sub judice. Ou seja, embora estejam no documento, Carlos Eduardo e Maria Goreti não são incluídos na listagem dos condenados, porque conseguiram liminar judicial que suspende os efeitos das condenações.

O Tribunal de Contas da União, desde o mês passado, está atualizando diariamente a lista dos condenados pela Corte. No entanto, no Rio Grande do Norte não houve acréscimo na listagem já divulgada.

Pelo TCU estão condenados  212 pessoas. O documento traz nomes de ex-prefeitos, ex-secretários e também de políticos que já estavam fazendo articulações para entrarem na disputa do pleito 2012.

A lista do TCU traz a  relação de pessoas físicas que tiveram contas julgadas irregulares por decisão válida contra a qual não cabe mais recurso. As informações subsidiam a declaração de inelegibilidade, feita pela Justiça Eleitoral. O período considerado para a elaboração da lista são os oito anos imediatamente anteriores à realização de cada eleição.
http://www.tce.rn.gov.br/2009/index.asp?link=Rel_FichaLimpa&desc=Rela%E7%F5es%20encaminhadas%20%E0%20Justi%E7a%20Eleitoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário