LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

quinta-feira, 5 de julho de 2012

RESULTADO DA REUNIÃO DO SINTE RN COM BETANIA RAMALHO

A direção do Sinte participou de audiência com a secretária Betânia Ramalho nessa quarta-feira (4) para discutir uma pauta recorrente dos trabalhadores em Educação do Estado. Foram discutidos assuntos como o funcionamento de comissões, PCCR, Convocações, pagamento de retroativos etc. Apesar dos muitos assuntos abordados, o encontro gerou poucos resultados.
Funcionários
O Sindicato exigiu o enquadramento dos/as Funcionários/as que ainda não tiveram os nomes publicados, o pagamento da 1ª parcela do PCCR a quem nunca o recebeu, e o pagamento de retroativos. A secretária reconheceu a necessidade de buscar respostas para essas, mas não apresentou nenhuma proposta. A direção do Sinte entende que é preciso que a categoria se mobilize para que o governo deixe de fazer promessas e comece a cumprir a lei.
Funcionamento das comissões
Além de cobrar resultados, a direção do Sinte advertiu a gestora de que o ano esta passando e que é necessário haver rapidez para que haja tempo hábil para revisar o Plano de Carreira do magistério em 2012. O cumprimento das promoções horizontais através da avaliação de desempenho conforme o plano de carreira, também foi citado. A direção ainda exigiu o escalonamento de pagamentos atrasados da categoria, das promoções verticais, e o funcionamento do Comitê Político do Profuncionário.
Convocação de concursados/as
A secretária anunciou que está preparando a convocação de mil concursados. Indagada sobre a convocação de pedagogos, a secretária não soube responder. A direção do Sinte reafirmou a necessidade de convocar esses profissionais.
Professores dos Convênios
De acordo com Betânia Ramalho, a situação dos professores de convênios já está sendo resolvida, ela disse ainda que o Estado não fará diferenciação salarial para esses profissionais. Para a direção do Sinte, a primeira etapa do trabalho foi vencida. No entanto, este mês ainda houve desconto no salário e a categoria deve ficar em alerta para situações como essa. Os prejudicados devem procurar o Sinte para buscar a regularização do pagamento.

Pedagogos

A situação continua indefinida. A secretária afirmou que a situação continuará por motivo emergencial de falta de professores. O Sinte apresentou situações concretas onde o estado não pode ferir a legislação tais como: os Especialistas em Educação, Administradores, Supervisores e Orientadores não podem assumem funções de Ensino; os Pedagogos com formação de Suporte Pedagógico não assumem sala de aula.
Readaptados/as
A secretaria informou que estes profissionais irão passar pela junta médica para atualizar a situação e serão convocados a assumir sala de aula onde se fizer necessário. A secretaria informou que por se tratar de uma situação emergencial, esses servidores só voltarão à readaptação se a necessidade for confirmada pela junta médica. A direção do Sinte vai manter a luta em defesa da categoria. Pedimos que os que se sentirem prejudicados procurem o Sinte.
Retroativo da correção do Piso Salarial
A secretária disse que não tem decisão a respeito do retroativo tanto para os profissionais da ativa quanto para os aposentados.
Hora-atividade
Mais uma vez, a secretaria diz que está aguardando decisão judicial para que haja a implantação do terço de hora-atividade.
Reformas nas escolas
A secretaria confirmou que há uma programação para isso e já consta no PAR. Foram citadas situações especificas de Serrinha dos Pintos, Açu e Ceará Mirim.
Diretores
Sobre a sobrecarga de trabalho de Diretores nas escolas, a secretaria anunciou que está realizando um estudo e que deverá fazer parcerias com os municípios passando essa demanda para a rede municipal.
“A diretoria do Sinte pede que, se já há algum informe das Direds para 2013, o SINTE seja avisado, pois não aceitarmos este tipo de ação do Governo sem fazer a defesa dos profissionais e a análise pedagógica da situação”, disse Fátima Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário