LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

quinta-feira, 19 de julho de 2012

MAIS MULHERES SE CANDIDATAM A PREFEITURAS NO RN

A eleição municipal de 2012 traz peculiaridades no Rio Grande do Norte e também no país que revelam, segundo as estatísticas, uma miscigenação social e cultural que engloba uma mistura de classes, gêneros e um nível de instrução. Há, segundo os números, um quantitativo mais abundante de mulheres participantes no pleito, um maior interesse de empresários na disputa pelas prefeituras, e a prevalência, entre os concorrentes, que apontam o nível de escolaridade equivalente ao do ensino médio. Um comparativo entre os dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições de  2008 e a deste ano revelam um aumento no rol feminino de 35%. Um dado alentador, enfatizou o presidente licenciado da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), prefeito de Lajes, Benes Leocádio. Sobre esse aspecto, o prefeito faz apenas uma ressalva: "Seria melhor se houvesse mais espontaneidade nessa questão e não que essas mulheres estivessem sendo praticamente convocadas para fazer valer a legislação".

A ponderação de Benes é fundamentada na própria lei, que exige a presença de pelo menos 30% de mulheres no pleito. "O que vimos foi o esforço das coligações para cumprirem essa determinação", comentou ele. Em 2008, 60 mulheres se candidataram prefeitas no Rio Grande do Norte, número elevado para 81 este ano. O quantitativo é visivelmente baixo se comparado ao universo de homens candidatos, cuja tabela apontou 357 em 2008, e 331, em 2012. De qualquer maneira, embora  prevaleça a presença masculina, diminuiu o número de homens no pleito, ao contrário da feminina, que - e um jeito ou de outro - aumentou.

Em Mossoró, segundo "colégio eleitoral" do Estado, há um exemplo da presença feminina na disputa majoritária. Disputam a sucessão da atual prefeita, Fafá Rosado, Cláudia Regina (DEM) e Larissa Rosado (PSB). Enquanto isso, em Natal, não há mulheres na corrida pela sucessão de Micarla de Sousa. 

Uniformidade

Os candidatos potiguares se revelaram uniformes em alguns aspectos. O grau de instrução predominante entre os concorrentes é o de nível médio, tanto na eleição municipal de quatro anos atrás como na deste ano. O percentual de candidatos com nível superior passou de 19% (2008) para 21% (2012) e o número dos que declararam não ter formação escolar é ínfimo no comparativo com os demais. Em 2008 foram 5 os candidatos. Este ano 9 registraram pedidos de registros de candidaturas. Benes Leocádio enfatiza que cabe à população observar os melhores nomes e escolhê-los de acordo com a eficiência, honestidade e possibilidades concretas de contribuição desses propensos gestores ao serviço público. "Hoje há uma necessidade de profissionalização e conhecimento da administração pública. Infelizmente muitos deixam a desejar, então é preciso analisar tudo isso", opinou. 

Ele alerta que as condições atuais, tanto orçamentárias quanto materiais, dos municípios, não é das melhores, então é preciso escolher representantes que contribuam efetivamente na solução dos problemas.

Campanha antecipa corrida pela sucessão presidencial

A disputa pela prefeitura de Belo Horizonte ganha cada dia mais ares de uma prévia da briga eleitoral que PT e PSDB devem travar em 2014. Ontem, a coordenação da campanha do ex-ministro Patrus Ananias confirmou que o marketing do candidato ficará a cargo de João Santana, marqueteiro do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que intermediou as negociações. Sua missão será tentar superar Cacá Moreno, encarregado do marketing do prefeito Marcio Lacerda (PSB), que disputa a reeleição, e responsável por desenvolver campanhas para o governador Antonio Anastasia (PSDB) e para seu mentor político, o senador Aécio Neves (MG), principal nome tucano para a próxima corrida presidencial.

Oficialmente, o comando da campanha petista rechaça a tese de nacionalização do pleito. "Posso afirmar que estamos tremendamente satisfeitos com o João Santana à frente do marketing da campanha. Mas isso (nacionalização do pleito) é a visão de analistas políticos e da mídia", afirmou o coordenador de comunicação de Patrus, o ex-secretário de Comunicação do PT, Gleber Naime. O PT não revela valores do contrato com Santana, amigo pessoal de Lula, que já negocia com o comando da campanha de Patrus possíveis visitas à cidade.

Nos bastidores, porém, petistas admitem que a participação do marqueteiro de Lula e da presidente Dilma Rousseff pode ajudar a "sincronizar" participações da presidente e do ex nas campanhas em Belo Horizonte e São Paulo, pois Santana também está encarregado da imagem do ex-ministro Fernando Haddad, que disputa a prefeitura de São Paulo. "Com certeza ajuda a planejar essas participações. Por mais que digam que não, a eleição aqui (Belo Horizonte) tem um caráter nacional", avaliou outro integrante da coordenação da campanha petista na capital mineira

"Nosso programa é para a cidade e não uma plataforma para o País Mas o aspecto nacional é evidente, porque uma derrota do (Marcio) Lacerda pode ser fatal para as pretensões presidenciais do senador Aécio", emendou o deputado estadual Rogério Correia (PT), que também integra a coordenação da campanha petista.

Maioria é formada por empresários

Há uma infinidade de profissionais dos mais diversos setores e segmentos, que pretendem disputar a eleição municipal deste ano no Rio Grande do Norte, mas a população das 167 cidades do Estado disporá de um leque de opções onde prevalecem candidatos empresários, médicos, comerciantes e, em maior número, prefeitos que pretendem concorrer à reeleição.  Para o prefeito de Lajes e presidente licenciado da Femurn, Benes Leocádio, não se trata um grupo elitizado que pretende alçar o mais alto cargo da esfera municipal. "A população precisa escolher os que estejam vocacionados para os serviço público e os conscientes de que essa é hoje uma missão difícil", exclamou.

Se em 2008 eram 63 os prefeitos que tentaram a reeleição, este ano a soma aponta somente 53, uma baixa de 15%. Esse número não se deve necessariamente a uma queda no número de prefeitos com a intenção de se candidatarem a permanecer no cargo. O que pode ter havido é que muitos dos atuais chefes de Executivo estão cumprindo o segundo mandato e, portanto, estão impedidos de concorrerem novamente no pleito. Poucos são os que, a exemplo da prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), poderiam tentar a reeleição porque somam apenas um mandato, mas optaram por afastar-se do pleito.

Benes alerta para as qualificações dos candidatos e uma atenção redobrada da população. "Não é qualquer pessoa que que dispõe de condições de assumir uma gestão municipal até devido a situação precária dessas cidades para tocar serviços básicos", pondera ele. O presidente licenciado da Femurn é candidato à reeleição.

Começam os  julgamentos dos registros

No Rio Grande do Norte 14 candidatos a vereador que pediram registro no pleito de 2012 já apresentaram a solicitação de renúncia. Em Pedro Avelino, São Bento do Trairi, Assu, Santa Maria e Taipu ocorreram dois pedidos de renúncia em cada um.

Nas cidades de Martins, Governador Dix-Sept Rosado, Lagoa de Velhos um candidato a vereador renunciou em cada município. As renúncias foram apresentadas antes mesmo do julgamento do pedido de registro.

Enquanto alguns já apresentaram a renúncia do pleito, a Justiça Eleitoral deverá começar a julgar nos próximos dias os pedidos de registro dos candidatos. Após o prazo para o Ministério Público Eleitoral entrar com impugnação, os magistrados das zonas eleitorais começarão a analisar cada um dos pedidos. No total, foram protocolados 412 pedidos de registro para disputar as 167 prefeituras potiguares. Na disputa pelos cargos de vereador 7.653.

Em algumas zonas eleitorais, os juízes já começaram a analisar o pedido. Em Acari, o candidato a prefeito Isaías Cabral (PMDB) teve o pedido aceito pela Justiça Eleitoral. O prefeitável do PSB em Itajá, Licélio Guimarães já foi oficializado como candidato pela Justiça Eleitoral. Em Jucurutu, os dois prefeitáveis, George Soares do PMDB e Professora da Guia do PP, já tiveram os pedidos de registro deferidos pelo juiz eleitoral. Em Messias Targino, o candidato Arthur (PMDB) foi registrado.

Já em Mossoró, quatro candidatos foram registrados até o momento: Larissa Rosado (PSB), Cláudia Regina (DEM), Professor Josué (PSDC) e Cinquentinha (PSOL) foram aceitos. Falta apenas a análise do pedido de Professor Ednaldo Calixto (PRTB).
FONTE :TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário