LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

quarta-feira, 18 de julho de 2012

ARQUEÓLOGOS ENCONTRAM ESQUELETO DA MONALISA

Uma equipe de arqueólogos afirmou ter encontrado sob o piso de um convento em Florença, na Itália, os ossos de Lisa Gherardini --que teria posado para o quadro "Mona Lisa", de Leonardo Da Vinci.


Gherardini era casada com um mercador de seda chamado Francesco del Giocondo (na Itália, a pintura é conhecida como "La Gioconda") e muitos historiadores acreditam que ela seria a moça retratada na famosa obra de Da Vinci.
No ano passado, a equipe de arqueólogos começou a escavação do convento Santa Úrsula, onde ela viveu desde que seu marido morreu até sua morte. Inicialmente, foi encontrada uma cripta em que Gherardini teria sido enterrada. Lá, os pesquisadores acharam um crânio aparentemente feminino e outros fragmentos de ossos humanos.
Claudio Giovannini/France Presse
AnteriorPróxima
Equipe de arqueólogos começou pesquisa no convento Santa Úrsula em 2011 
A pesquisa foi interrompida temporariamente por falta de dinheiro e foi retomada em junho deste ano. Nesta semana, um esqueleto humano foi encontrado. Cientistas farão agora testes para verificar se os ossos do esqueleto combinam com o crânio.
Depois disso, será feito um exame para comparar o DNA dos ossos com os dos restos mortais de dois filhos da modelo. A etapa seguinte será tentar reconstruir o rosto da mulher e compará-lo com o quadro de Da Vinci.
"Não sabemos ainda se os ossos pertencem a apenas um esqueleto ou mais. Mas isso confirma nossa hipótese de que o convento de Santa Úrsula ainda tem ossos humanos e não podemos excluir que entre eles estejam os de Lisa Gherardini", afirmou o arqueólogo Silvano Vinceti, segundo o jornal "Daily Mail".

Nenhum comentário:

Postar um comentário