LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

domingo, 8 de julho de 2012

PEQUENO PAIS É MAIOR CONSUMIDOR DE MACONHA DO MUNDO

Um pequeno grupo de ilhas do Pacífico com a população de uma cidade pequena foi considerado o país com o consumo mais alto de cerveja e maconha.
O Relatório Mundial sobre Drogas de 2012 da ONU, publicado em junho, diz que a nação com o nível mais alto de uso de maconha entre adultos é Palau.

O diminuto país, que é parte da Micronésia, no oeste do oceano Pacífico, abriga somente 21 mil pessoas. Mas lá, um quarto dos adultos consome a substância.
Os palauanos não só estão à frente de todo o mundo com o número, como lideram com uma margem expressiva. O segundo país da lista é a Itália, onde – segundo o relatório – cerca de 15% dos adultos usam a droga.
Se a ideia de que Palau é uma espécie de retiro hedonista soa familiar, pode ser porque a ilha já esteve no topo de uma tabela da Organização Mundial de Saúde em 2011, que examinava outro vício.


De acordo com o relatório global sobre álcool e saúde da OMS, os palauanos bebem mais cerveja per capita do que qualquer outro país do mundo.
Dados intrigantes
Mas o que acontece com Palau? Vamos observar primeiro as estatísticas da bebida. O relatório da OMS foi publicado em 2011, mas contém dados de 2005. Isso é importante porque, por alguma razão, os palauanos parecem ter bebido mais naquele ano. Em outros anos, eles caem algumas posições na tabela.
Mas, o mais importante é que, apesar de beberem muita cerveja, os habitantes de Palau não bebem muito mais de nada. Quando se olha para o total de álcool consumido – em vez de só cerveja – Palau cai para o 42º lugar, de 188. Nessa lista, é a República Tcheca que tem a honra dúbia de estar no topo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário