LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

quarta-feira, 11 de julho de 2012

OBAMA LIDERA PESQUISA NOS EUA

O presidente norte-americano, Barack Obama, aumentou para 6 pontos percentuais a sua vantagem sobre o rival republicano Mitt Romney neste mês, já que os eleitores ficaram levemente mais otimistas com a economia, mostrou nesta terça-feira (10) uma pesquisa Reuters/Ipsos.
A quatro meses das eleições, em 6 de novembro, o democrata Obama lidera com 49% dos eleitores registrados, contra 43% de Romney. No mês passado, Obama mantinha uma vantagem de 1 ponto percentual sobre o ex-governador de Massachusetts.
A melhora no desempenho de Obama foi estimulado pelo aumento no otimismo em relação ao futuro, com uma queda de 5 pontos no número de norte-americanos que acreditam que o país está no caminho errado, para 58%.
O índice de aprovação do presidente passou de 47 para 48%, e a reprovação caiu de 50 para 47 por cento.
A mudança acontece depois de um mau resultado para Obama em junho, que refletiu o agravamento das preocupações econômicas naquele período e a definição de Romney como virtual candidato da oposição para a eleição de novembro. Na pesquisa de maio, Obama tinha uma vantagem de 7 pontos percentuais.
"O mês passado foi uma época particularmente ruim para Obama, mas agora a corrida parece ter voltado à sua posição normal, o que fez Obama subir alguns pontos", disse Chris Jackson, especialista em pesquisas.
O novo levantamento foi feito entre os dias 5 e 9 de julho, ouvindo 1.154 adultos, sendo 885 eleitores registrados, por telefone fixo e celular. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para a amostra inteira, e de 3,4 por cento para os eleitores registrados.
Durante o período da pesquisa, foram divulgados números ruins para a geração de empregos, mostrando que o desemprego permaneceu em 8,2 por cento.
Por outro lado, a Suprema Corte confirmou a validade da reforma da saúde implantada por Obama, o preço da gasolina caiu e as preocupações com a crise da dívida europeia ficaram ligeiramente menores.
Na opinião de 45% dos entrevistados, Obama tem uma atuação ruim na geração de empregos e na gestão da economia, contra 35% que veem uma atuação satisfatória. É a menor marca de Obama desde dezembro.
Em todos os outros temas, as opiniões favoráveis superam as desfavoráveis, embora 48% dos entrevistados sejam contrários à lei que estabeleceu a reforma da saúde, contra 45% que são favoráveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário