LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

sábado, 23 de junho de 2012

VALE VAI INVESTIR EM EÓLICAS NO RN

As empresas Vale e Pacific Hydro vão investir R$ 650 milhões para realizar a construção de dois parques eólicos no Rio Grande do Norte. Cada um terá a capacidade de gerar, aproximadamente, 140 megawatts (MW).

O acordo entre as duas empresas foi assinado nesta sexta-feira (22), no Rio de Janeiro, e reuniu o presidente da Vale, Murilo Ferreira; o principal executivo da Pacific Hydro, Rob Grant; o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão e a primeira ministra da Austrália, Julia Gillard.

Com licença ambiental de instalação já liberada, os parques estão previstos para iniciar operação em 2014. O objetivo do empreendimento é que a energia produzida seja consumida integralmente pela Vale durante 20 anos e é o primeiro empreendimento no âmbito da energia eólica.

Já a Pacific Hydro, fornece energia renovável para algumas das maiores mineradoras do mundo, como a Rio Tinto, na Austrália, e a CODELCO, no Chile.

O diretor de Energia da Vale, Ricardo Mendes, afirmou para o Valor Econômico que os parques eólicos no Rio Grande do Norte e a participação de 9% na hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, contribuirão para a mineradora aumentar, de 45% para 50%, seu índice de autossuficiência energética. A parceria reduzirá os custos da empresa com o insumo energético para aumentar sua competitividade no mercado global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário