LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

INFARTO MATA O ESCRITOR LEDO IVO



Waldson Costa Do G1 AL
6 comentários
Escritor alagoano Lêdo Ivo morreu ao 86 anos (Foto: Ricardo Lêdo/Gazeta de Alagoas/Cortesia)Escritor alagoano Lêdo Ivo morreu aos 88 anos
(Foto: Ricardo Lêdo/Gazeta de Alagoas)
A literatura alagoana e a brasileira estão de luto. Morreu, na madrugada deste domingo (23), em Sevilha, na Espanha, vítima de infarto, o escritor alagoano Lêdo Ivo, de 88 anos.
Segundo informações de familiares, o jornalista passou mal quando almoçava num restaurante, ele seguiu até o hotel onde recebeu atendimento médico, mas acabou falecendo antes mesmo de ser encaminhado ao hospital da cidade.
“Ele estava na cidade espanhola a passeio, onde passaria o Natal com alguns familiares, e retornaria na próxima semana para Maceió, para cumprir sua agenda de trabalho”, disse a sobrinha do escritor, Laudicéia Eurídice Ivo.
Familiares estão resolvendo os trâmites legais para trazer as cinzas do escritor para o Brasil. Lêdo Ivo estava na Europa acompanhado do filho, o artista plástico radicado na Espanha, Gonçalo Ivo. "Lêdo Ivo será cremado. Quanto as homenagens, familiares e amigos estão se mobilizando para realizarem missas no Rio de Janeiro e em Maceió", completou Laudicéia Ivo ao enfatizar que ainda não há horário para os restos mortais do escritor chegarem no Brasil.
Em nota encaminhada a imprensa, a presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Ana Maria Machado, lamentou a morte do escritor e determinou que a bandeira da  Academia  fosse hasteada a meio mastro. Também foi convocado para o dia 10 de janeiro uma sessão acadêmica extraordinária para homenagear Lêdo Ivo.
Na ocasião, Ana Maria Machado descreveu Lêdo Ivo como um "poeta e ficcionista versátil, de obra variada que abarcava vários gêneros" e lembrou que o escritor "gozava de uma vitalidade assombrosa para seus quase noventa anos e sua saúde frágil. Falava alto, gostava de comer bem, se esmerava em contar histórias divertidas", escreveu a presidente.
Embora ainda não se tenha a data fixada, as cinzas do Acadêmico e poeta Lêdo Ivo serão trasladadas para o Rio de Janeiro nos primeiros dias do ano que vem, logo após a cremação de seu corpo, que será feita na Europa. Suas cinzas serão sepultadas no Mausoléu da Academia Brasileira de Letras (ABL), no Cemitério São João Batista.
Biografia
Lêdo Ivo nasceu em 1924, em Maceió (AL), filho de Floriano Ivo e Eurídice Plácido de Araújo Ivo. Casado com Maria Lêda Sarmento de Medeiros Ivo (1923-2004), o casal teve três filhos.
Estreou na literatura em 1944 com As Imaginações, poesia, e no ano seguinte publicou Ode e Elegia, distinguido com o Prêmio Olavo Bilac, da Academia Brasileira de Letras.
O escritor, que é o quinto ocupante da Cadeira nº 10 da Academia Brasileira de Letras (ABL), também é sócio efetivo da Academia Alagoana de Letras, sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, sócio honorário da Academia Petropolitana de Letras e sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário