LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

COMO CURAR UMA RESSACA


 
Muito comemorado, o mês de dezembro marca um período do ano de muitas celebrações e festividades. E, em muitas ocasiões, a bebida alcoólica sempre está presente, seja em um simples "amigo oculto" ou nas festas mais agitadas. Há quem comemore sem ingerir esse tipo de bebida, mas para aqueles que bebem em excesso, o organismo pode sofrer com a "famosa" ressaca. Ela apresenta sintomas de intoxicação como náusea, dor de cabeça e diarreia. "Tudo em excesso não é bom. O uso exagerado da bebida alcoólica pode trazer graves consequências ao corpo, como hipertensão, diabetes e problemas no fígado", alerta a médica psiquiatra Maria Célia Brangioni. A especialista ainda afirma que o consumo demasiado do álcool também pode trazer riscos às pessoas que têm problemas físicos e para aquelas com tendência genética para o desenvolvimento de alguma doença.

Segundo a doutora Maria Célia, o desgaste causado pela ressaca pode ser amenizado com uma alimentação adequada. "É importante manter refeições saudáveis e tomar muito líquido". Para manter o bom funcionamento do corpo, a ingestão de água é essencial, assegura a nutricionista Isis Moreira. "Ela mantém a circulação sanguínea. Se a pessoa não beber a quantidade ideal de água, os nutrientes não chegam de maneira adequada às células e, dessa forma, as toxinas não são devidamente eliminadas", explica. De acordo com a nutricionista Raquel Ferreira, é comum as pessoas beberem refrigerante à base de cola, mas ela explica que essa não é uma boa opção. "As melhores alternativas são os sucos de frutas com água gelada ou água de coco", garante. Frutas que ajudam na hidratação, como abacaxi, laranja e melancia, são boas escolhas. O importante é escolher pelo menos uma fruta", acrescenta Raquel.

A refeição para quem está de ressaca deve ganhar reforço de alimentos com pouca gordura e açúcar, para não prejudicar ainda mais o organismo, indica Raquel Ferreira. "Salada, vegetais escuros e carboidratos integrais são opções interessantes para desintoxicar o fígado. Carnes magras, como filé de frango e peixe, também podem ser consumidos". Raquel relembra que alimentos comuns nas ceias de fim de ano, como peitos de peru ou chester, podem ser consumidos, desde que não sejam muito gordurosos. Investir na alimentação é essencial, mas não só no almoço, aponta a nutricionista Isis Moreira. Ela recomenda o uso de especiarias no preparo de alimentos nas demais refeições do dia. "Gengibre e hortelã ajudam no combate à náusea. O alecrim e a pimenta-vermelha podem aliviar a dor de cabeça. A canela normaliza picos de glicose associados ao consumo do álcool".

Formas de prevenção
Para se prevenir da ressaca, muitos recorrem a medicamentos específicos, que podem ser obtidos sem prescrição médica. E, no período de fim de ano, a procura aumenta. A reportagem do Correio Braziliense visitou cinco drogarias e confirmou, embora sem dados precisos, que a venda desses remédios cresce entre novembro e dezembro. "Cerca de dez medicamentos são vendidos com a mesma finalidade. Eles ajudam a acelerar o metabolismo do fígado", conta a farmacêutica Paula Regina Meira. Contudo, ela faz um alerta e diz que o uso abusivo desses produtos medicinais pode trazer riscos ao corpo. A médica psiquiatra Maria Célia vai além. "O excesso de automedicação pode até matar".

O estudante Victor Meira, 20 anos, não acredita no efeito de alguns desses medicamentos. "Nunca senti diferença. Tomei seguindo as instruções e não surtiu efeito", garante. "Sempre que consumo álcool costumo beber muita água", diz. A estudante Mada Victória Garcia, 23 anos, também evita comprar os remédios para ressaca. "O máximo que tomo são aqueles para dor de cabeça". De acordo com a nutricionista Raquel Ferreira, é importante não consumir medicação à base de paracetamol sem orientação médica se o organismo estiver intoxicado. "Essa substância, que pode ser encontrada em remédios para dor de cabeça, depende do funcionamento do fígado", avisa.

Outra maneira eficiente de evitar a ressaca é fazer uma boa refeição antes de tomar alguma bebida alcoólica. Como muitas confraternizações são realizadas a noite, a nutricionista Isis Moreira recomenda uma janta leve. "Não é adequado consumir carboidratos refinados, como açúcar e alimentos feitos com farinha branca (pães e massas). O mais correto é comer alimentos integrais, com fibras, vitaminas e minerais". Segundo a especialista, uma alimentação inadequada, com muitos aditivos químicos, tais como corantes e conservantes, só faz o organismo se intoxicar ainda mais rápido. "É importante não extrapolar tanto no fim de ano", aconselha. "Tem que saber participar das festas e aproveitá-las de forma que o organismo não sofra os sintomas do álcool", endossa a doutora Maria Célia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário